Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Procedimentos para Colação de Grau

2016-06-03 16:44:36.202

Procedimentos obrigatórios para Colação de Grau:

  • Atualizar seus dados cadastrais no SIGAA: para isso o próprio aluno abre sua página no portal acadêmico (clicando em Meus Dados Pessoais no canto direito da tela). Lembrando que algumas das informações constarão em seu diploma, por isso é necessário que os dados cadastrais estejam corretos e atualizados.
  • Entregar na Coordenação do Curso o nada consta de biblioteca: para isso o formando deverá se dirigir à biblioteca, regularizar sua situação e solicitar o nada consta esclarecendo ser para fins de colação de grau. Lembramos que ao solicitar o nada consta para fins de colação de grau o aluno não poderá mais fazer empréstimo de livros, por isso recomendamos solicitar o nada consta somente após defesa do trabalho de conclusão de curso. Mesmo quem nunca fez empréstimo de livro na biblioteca deverá requerer o nada consta e entregá-lo na Coordenação.
  • Informar à Coordenação do Curso (atribuição do líder de turma): Nome da Turma, Patrono, Paraninfo, Padrinho, Orador, Juramentista, Professores Homenageados e fotógrafo (nome completo e contatos).

Obs.: Caso o aluno não possa está presente na Solenidade de Colação de Grau:

  • O aluno que não puder comparecer à solenidade, poderá fazer-se representar somente por outro aluno concluinte, na qualidade de procurador, para o que deve encaminhar, com antecedência mínima de cinco dias úteis, anteriores à Coleção de Grau, requerimento e procuração simples(Modelo Institucional, disponível  em “Documentos”)  à Coordenação do Curso, que apreciará e deliberará a respeito do pleito.  Obs.: O aluno concluinte que não comparecer devidamente trajado com veste talar, nem se fizer representar por outro aluno como procurador terá sua ausência registrada na lista de presença e será excluído da relação dos diplomados do semestre.

Obs.: Sobre o diploma:

  •  O recebimento do diploma: ocorre na Divisão de Registros de Diplomas - DIRED (localizada no mesmo prédio da Biblioteca Central da UFMA), e o prazo previsto para a entrega dos diplomas não excede 90 dias após a colação de grau.
  • Depois de conferido o grau qualquer documentação(declaração, certificado, histórico) somente será emitido DIRED

fim do conteúdo