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Apresentação

Em janeiro de 1972 foi inaugurado o primeiro campus universitário na cidade de Imperatriz com a presença de integrantes do projeto Rondon, o ministro Costa Cavalcante e o governador Pedro Neiva de Santana (BARROS, 1972). O Projeto Rondon foi criado em 1967 e tinha como parte integrante o programa de Campus Avançado, iniciado em 1969.A finalidade era estratégica, política e econômica, como elemento de apoio a ocupação de vazios demográficos e com processo de redução dos níveis culturais, com um esforço de integração do desenvolvimento, caracterizado pela presença permanente de instituições de ensino superior, na região da sede do Campus Avançado. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Prefeitura Municipal de Imperatriz e a Fundação Projeto Rondon, assinaram convênio em 23/09/1972, para o funcionamento do “Campus Avançado de Imperatriz-MA”. A Prefeitura doou para as instalações do Projeto Rondon uma parte do terreno que era a pista de pouso do Aeroporto, da Praça Tiradentes até o atual Fórum, equivalente a 38 mil metros quadrados. Foi somente em 21 de novembro de 1974 que as instalações na Rua Simplício Moreira ficaram prontas. A razão da demora foi o atraso na construção do novo aeroporto Guilherme Cortez, que deixaria livre a área destinada ao Campus Avançado da UFPR. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) também enviava estudantes para que atuassem em conjunto com os alunos da UFPR. Em 1983, o Campus Avançado de Imperatriz foi repassado para a Universidade Federal do Maranhão, que passou a dirigi-lo como um Campus da Universidade, aproveitando todo o acervo que foi deixado pela UFPR. (IBGE,1993) Nos últimos anos a UFMA cresceu, modernizou suas instalações, equipamentos e tecnologias e interiorizou as suas atividades para todo o estado com vistas a atender às demandas da sociedade civil. (UFMA, 2016a). A Universidade Federal do Maranhão, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina, e ainda de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional/2012-2016 e o Projeto Pedagógico Institucional/2011-2016, propõe a criação de um novo projeto pedagógico de curso que visa atender as atuais solicitações nesse momento histórico de reestruturação na formação médica no Brasil, além da demanda local do município de Imperatriz, Maranhão, sede do Curso de Expansão de Graduação em Medicina. Esta proposta busca ainda atender à missão da instituição e contribuir com a formação integral do acadêmico. Há relevância e a necessidade social do curso para a população local, onde ainda há a vontade política do município com a assinatura de convênio amplo de colaboração, o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). Nesse documento é possível ainda haver uma visão de como a UFMA formulará o seu novo projeto para o curso de graduação em Medicina, com base nas metodologias ativas. Por fim, apresenta-se a estrutura curricular do curso, na qual considera-se relevante a inserção dos estudantes em cenários de prática desde o início da graduação, um currículo construído com eixos formativos, fortalecendo a interdisciplinaridade, a articulação da instituição de ensino com a rede de saúde, e a implementação da carga horária mínima de 30% de atividades na atenção básica e em serviços de urgência e emergência no estágio curricular. Este modelo pedagógico visa centralizar o papel no discente, com objetivos de aprendizagem voltados à aquisição de competências importantes para a atuação médica.

Informações sobre o Curso

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