Ir para acessibilidade
Foto do docente CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA

CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA

DBIO - DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCBS

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
06/2020 Grupo de Pesquisa em Educação, Divulgação Científica e Ambiente (DiCEA),
Artigos (16)
2023, ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO DE CIÊNCIAS E LITERATURA: PERSPECTIVAS À INTERDISCIPLINARIDADE E À FORMAÇÃO LEITORA A PARTIR DA ANÁLISE DE GÊNEROS TEXTUAIS EM LIVROS JUVENIS, ISSN: 21787476
2023, A Educação ambiental no jogo The Sims - Vida Sustentável, ISSN: 23594993
2023, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE ATUAÇÃO AMBIENTAL APRESENTADAS NA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS, ISSN: 23186674
2022, Uma análise da Educação Ambiental no contexto formativo de um Curso Técnico em Meio Ambiente em São Luís-MA, ISSN: 22385533
2022, A Educação Ambiental em Licenciaturas de Ciências Humanas: um olhar sobre projetos pedagógicos de cursos de uma universidade pública do Maranhão, ISSN: 21760136
2021, Dimensões da sustentabilidade em cursos de licenciatura a distância da área de ciências naturais: estudo dos projetos pedagógicos, ISSN: 19800118
2020, Práticas docentes no ensino de ciências e biologia para alunos com deficiência visual: uma análise à luz da perspectiva inclusiva, ISSN: 19843178
2019, FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CRÍTICA DO CURRÍCULO, ISSN: 22366377
2017, CONCEPÇÕES DE PROFESSORES A RESPEITO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS - MA, ISSN: 22361774
2016, Educação Ambiental na Escola: uma análise dos trabalhos desenvolvidos pelo Colégio Universitário de São Luís (MA), ISSN: 19811764
2014, O MUSEU COMO ESPAÇO DE CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA, ISSN: 18090354
2012, A Interatividade no Jornalismo Online: análise do portal de O Imparcial, ISSN: 21765111
2011, Assédio Moral e Imprensa: caracterização e aspectos legais, ISSN: 21762457
2010, A permissão à palavra impressa: condições de circulação dos primeiros jornais no Brasil e no Maranhão, ISSN: 1809564X
2010, Escola, Educação em Saúde e Representações Sociais: problematizando as parasitoses intestinais, ISSN: 21760136
2007, Cambiassu e a disseminação de estudos em Comunicação, ISSN: 01023853
Publicação em eventos (184)
2023, Mateus de Lima Correia, Carlos Erick Brito de Sousa, O aplicativo digital Bora Trilha da Natureza e sua potencialidade para a Educação Ambiental e o ensino de Ciências, IX Congresso Nacional de Educação - Conedu, Trabalho Completo
2023, , Sala de aula invertida: uma análise de produções acadêmicas sobre a concepção epistemológica da avaliação de aprendizagem, IX Congresso Nacional de Educação ? Conedu,
2023, CORREIA, MATEUS DE LIMA, Carlos Erick Brito de Sousa, ABORDAGENS SOBRE A AMAZÔNIA NO JOGO JORNADA BIOMAS ESCOLAS SOB O VIÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, IV Congresso Internacional da RIEOnLIFE, VIII Festival Internacional do We, Learning with the Cibricity WLC e do III Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão SINEPE, Trabalho Completo
2023, , Inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Ambiental em uma escola de ensino fundamental de tempo integral no Maranhão, XVI Congresso Nacional de Educação - Educere, VII Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e IX Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD,
2023, Kerven Benedito Barbosa Amorim, Carlos Erick Brito de Sousa, Biodiversidade e Educação Ambiental Crítica: análise de recursos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia, XVII Encontro Humanístico, Trabalho Completo
2023, Thereza Cristinna Vieira Trindade, Carlos Erick Brito de Sousa, Educação financeira e sustentabilidade: uma proposta pedagógica para a educação de jovens e adultos, IX Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic), Trabalho Completo
2023, , Explorando a ludicidade na Educação Ambiental e no ensino de Ciências a partir do aplicativo Bora Trilha da Natureza, V Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia - Jalequim,
2023, , Desafios no ensino do comabte às doenças negligenciadas: uma abordagem interdisciplinar, III Simpósio Maranhense de Pesquisa e Ensino de Biologia (SIMAPEB)/III Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática do Maranhão (ENPECIMA),
2023, Mateus de Lima Correia, Carlos Erick Brito de Sousa, Explorando a ludicidade na Educação Ambiental e no ensino de Ciências a partir do aplicativo Bora Trilha da Natureza, V Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia - Jalequim, Trabalho Completo
2023, , Biodiversidade e Educação Ambiental Crítica: análise de recursos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia, XVII Encontro Humanistico,
2023, Mateus de Lima Correia, Carlos Erick Brito de Sousa, Aspectos da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em uma reportagem televisiva sobre as quebradeiras de coco babaçu do Maranhão: potencialidades para o ensino de Ciências, IX Congresso Nacional de Educação - Conedu, Trabalho Completo
2023, , Educação financeira e sustentabilidade: uma proposta pedagógica para a educação de jovens e adultos, IX Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic),
2023, Rosângela Borges Almeida, Carlos Erick Brito de Sousa, Ada Maria Conceição Sousa, Michele Batista Vale, Desafios no ensino do comabte às doenças negligenciadas: uma abordagem interdisciplinar, III Simpósio Maranhense de Pesquisa e Ensino de Biologia (SIMAPEB)/III Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática do Maranhão (ENPECIMA), Trabalho Completo
2023, Helen Camila de Andrade Mendes, Carlos Erick Brito de Sousa, Experiências diante do Novo Ensino Médio e o PIBID como um programa essencial à licenciatura em Ciências Biológicas, III Simpósio Maranhense de Pesquisa e Ensino de Biologia (SIMAPEB)/III Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática do Maranhão (ENPECIMA), Resumo
2023, Vera Lucia Gonçalves Pires, Carlos Erick Brito de Sousa, Lúcia Fernanda de Sousa e Sousa Marques, Domicio Magalhaes Maciel, Sala de aula invertida: uma análise de produções acadêmicas sobre a concepção epistemológica da avaliação de aprendizagem, IX Congresso Nacional de Educação - Conedu, Trabalho Completo
2023, Carlos Erick Brito de Sousa, Kelly Rafaela Barros Teixeira, Poluição e Educação Ambiental em conjuntos educativos para o ensino de Ciências e Biologia, XXXV Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e XV Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação (SEMITI), Resumo
2023, Carlos Erick Brito de Sousa, Inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Ambiental em uma escola de ensino fundamental de tempo integral no Maranhão, XVI Congresso Nacional de Educação - Educere, VII Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE e IX Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD, Trabalho Completo
2023, , Alfabetização ecológica em recursos didáticos para a Educação Ambiental no ensino de Ciências, XXXV Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e XV Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação (SEMITI),
2023, , Abelhas indígenas em um espaço não-formal em uma abordagem para o ensino básico, Educare - Congresso de Países de Língua Portuguesa sobre Educação,
2023, Carlos Erick Brito de Sousa, Kerven Benedito Barbosa Amorim, Alfabetização ecológica em recursos didáticos para a Educação Ambiental no ensino de Ciências, XXXV Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e XV Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação (SEMITI), Resumo
2023, , O Pibid Biologia como espaço-tempo de constituição de identidades docentes: um resgate de experiências formativas (2018-2020), IX Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic),
2023, Fernanda Brito da Silva, Carlos Erick Brito de Sousa, Maria Consuelo Alves Lima, Abelhas indígenas em um espaço não-formal em uma abordagem para o ensino básico, Educare - Congresso de Países de Língua Portuguesa sobre Educação, Trabalho Completo
2023, , Experiências diante do Novo Ensino Médio e o PIBID como um programa essencial à licenciatura em Ciências Biológicas, III Simpósio Maranhense de Pesquisa e Ensino de Biologia (SIMAPEB)/III Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática do Maranhão (ENPECIMA),
2023, , O aplicativo digital Bora Trilha da Natureza e sua potencialidade para a Educação Ambiental e o ensino de Ciências, IX Congresso Nacional de Educação ? Conedu,
2023, Marina Isabelle Costa Pereira, Carlos Erick Brito de Sousa, Potencialidades da animação O Show da Luna como recurso digital para o ensino de Ciências, V Simpósio Internacional e VIII Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Trabalho Completo
2023, , Aspectos da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em uma reportagem televisiva sobre as quebradeiras de coco babaçu do Maranhão: potencialidades para o ensino de Ciências, IX Congresso Nacional de Educação - Conedu,
2023, , Relato de experiência no Pibid Biologia: aplicação de um bingo no ensino de Ciências, III Simpósio Maranhense de Pesquisa e Ensino de Biologia (SIMAPEB)/III Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática do Maranhão (ENPECIMA),
2023, Maria Eduarda Santos David Silva, Carlos Erick Brito de Sousa, Relato de experiência no Pibid Biologia: aplicação de um bingo no ensino de Ciências, III Simpósio Maranhense de Pesquisa e Ensino de Biologia (SIMAPEB)/III Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática do Maranhão (ENPECIMA), Resumo
2023, , Poluição e Educação Ambiental em conjuntos educativos para o ensino de Ciências e Biologia, XXXV Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e XV Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação (SEMITI),
2023, , Potencialidades da animação O Show da Luna como recurso digital para o ensino de Ciências, V Simpósio Internacional e VIII Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2023, , Abordagens sobre a Amazônia no jogo Jornada Biomas Escolas sob o viés da Educação Ambiental Crítica, IV Congresso Internacional da RIEOnLIFE,
2023, Carlos Erick Brito de Sousa, O Pibid Biologia como espaço-tempo de constituição de identidades docentes: um resgate de experiências formativas (2018-2020), IX Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic), Resumo
2023, , Educação Ambiental e interdisciplinaridade no espaço escolar, II Seven International Multidisciplinary Congress,
2022, , Metodologias ativas e uso de tecnologias na prática docente, Semana Pedagógica de Codó - MA,
2022, , O jogo digital SOS Biomas sob a perspectiva da Educação Ambiental crítica, IV Simpósio Internacional e VII Nacional de Tecnologias Digitais na Educação ? SNTDE,
2022, , A Educação Ambiental em programas e projetos de arborização urbana da região Nordeste, VIII Congresso Nacional de Educação - Conedu,
2022, Mateus de Lima Correia, Carlos Erick Brito de Sousa, O jogo digital SOS Biomas sob a perspectiva da Educação Ambiental crítica, IV Simpósio Internacional e VII Nacional de Tecnologias Digitais na Educação ?SNTDE, Trabalho Completo
2022, , Metodologia do Ensino, Seminário do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia,
2022, , Da curiosidade na infância ao desinteresse pelas aulas de ciências: onde estamos perdendo nossos alunos?, V Seminário do Programa Ensinar,
2022, , Biodiversidade e Educação Ambiental Crítica: análise de recursos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia, XXXIV Seminário de Iniciação Científica (SEMIC),
2022, , Visões de comunicação e construção de conhecimentos no âmbito de projetos educomunicativos desenvolvidos no território maranhense, 74ª Reunião Anual da SBPC,
2022, Carlos Erick Brito de Sousa, A Educação Ambiental em programas e projetos de arborização urbana da região Nordeste, VIII Congresso Nacional de Educação - Conedu, Trabalho Completo
2022, Carlos Erick Brito de Sousa, Leidyane Ramos Matos, Visões de comunicação e construção de conhecimentos no âmbito de projetos educomunicativos desenvolvidos no território maranhense, 74ª Reunião Anual da SBPC, Resumo
2022, , Educação Ambiental e Protagonismo Juvenil, Semana de Meio Ambiente,
2022, Carlos Erick Brito de Sousa, Kerven Benedito Barbosa Amorim, Biodiversidade e Educação Ambiental Crítica: análise de recursos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia, XXXIV Seminário de Iniciação Científica - SEMIC, Resumo
2021, Graziela da Silva Dantas, Carlos Erick Brito de Sousa, Maria Consuelo Alves Lima, A ciência e a tecnologia e o papela do ensino de Ciências na formação inicial de licenciandos em Ciências Biológicas, VIII Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic), Trabalho Completo
2021, , Estudo de caso sobre doenças relacionadas à falta de saneamento básico: um relato de experiência do Estágio Supervisionado no Colégio Universitário da UFMA (Colun), IV Encontro de Licenciatura e Pesquisa em Educação (ELPED),
2021, Lucymara da Silva Bogéa, Felipe Rodrigues Lima da Silva, Gabriella de Sousa Reis, Carlos Erick Brito de Sousa, Estudo de caso sobre doenças relacionadas à falta de saneamento básico: um relato de experiência do Estágio Supervisionado no Colégio Universitário da UFMA (Colun), IV Encontro de Licenciatura e Pesquisa em Educação (ELPED), Resumo
2021, , Saberes docentes e Ensino de Biologia, Ciclo de Seminários do Pibid Biologia,
2021, , A ciência e a tecnologia e o papela do ensino de Ciências na formação inicial de licenciandos em Ciências Biológicas, VIII Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic),
2021, Laiane Morais de Almeida, Carlos Erick Brito de Sousa, Problemas ambientais e Educação CTS: uma abordagem sobre o lixo eletrônico no ensino fundamental, VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (Conapesc), Trabalho Completo
2021, , Educação Ambiental e Ensino Investigativo, Semana de Ciência e Tecnologia,
2021, , Problemas ambientais e Educação CTS: uma abordagem sobre o lixo eletrônico no ensino fundamental, VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (Conapesc),
2020, , Ciência, tecnologia e sociedade e Educação em Ciências, I Encontro Interdisciplinar de Ciências Naturais da Baixada Maranhense - Eincina,
2020, Mateus de Lima Correia, Deyla Moreira Coimbra, Victória de Jesus Santos Ferreira, Mônica Corrêa de Sousa, Carlos Erick Brito de Sousa, Oficinas de microecossistemas como instrumento de Educação Ambiental em uma escola da rede pública de São Luís, Maranhão, Brasil, II Simpósio Potiguar de Pós-Graduação em Ciências Florestais, Resumo
2020, , A Educação Ambiental no currículo cultural da animação Mouk, VII Congresso Nacional de Educação (Conedu),
2020, Carlos Erick Brito de Sousa, A Educação Ambiental no currículo cultural da animação Mouk, VII Congresso Nacional de Educação (Conedu), Trabalho Completo
2020, , Desafios e perspectivas para os professores nos tempos atuais, II Simpósio de Biodiversidade e Conservação,
2019, Victória de Jesus Santos Ferreira, Mateus de Lima Correia, Deyla Moreira Coimbra, Mônica Corrêa de Sousa, Carlos Erick Brito de Sousa, Oficinas de Microecossistemas como ferramentas no ensino e aprendizagem de Biologia em uma escola de rede pública em São Luís, Maranhão, Brasil, IV Seminário de Iniciação à Docência (Semid), Resumo
2019, Josâni Sousa dos Santos, Miguel da Silva Neto, Carlos Erick Brito de Sousa, Perspectiva da prática do Geoturismo no Parque Ambiental Jardim Botânico de Teresina, VI Congresso Nacional de Educação Ambiental (CNEA), Trabalho Completo
2019, Greyck Willyan Marques Santos, Stella Chrystine Câmara dos Santos, Carlos Erick Brito de Sousa, O contexto evolutivo em L'evoluzione: a música como recurso para ensino de Biologia, I Simpósio Maranhense de Pesquisa e Ensino de Biologia (Simapeb), Resumo
2019, Graça Mariel Soares Haickel, Carlos Erick Brito de Sousa, Importância e desafios da divulgação científica na Era da Conspiração, III Seminário Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (SIICS), Resumo
2019, Carlos Erick Brito de Sousa, Concepções de licenciandos sobre as competências necessárias ao professor de Ciências/Biologia, XIV Congresso Nacional de Educação (Educere), Resumo
2019, , Concepções de licenciandos sobre as competências necessárias ao professor de Ciências/Biologia, o XIV Congresso Nacional de Educação ? Educere,
2019, , Perspectiva da prática do Geoturismo no Parque Ambiental Jardim Botânico de Teresina, VI Congresso Nacional de Educação Ambiental (CNEA),
2019, Geovane Ferreira da Silva, Laís Araújo Souza Wolff, Mônica Corrêa de Sousa, Carlos Erick Brito de Sousa, Ciclo de Seminários do Pibid Biologia como ferramenta de discussão sobre as dificuldades no ensino de Ciências, IV Seminário de Iniciação à Docência (Semid), Resumo
2019, Carlos Erick Brito de Sousa, Dionísia Fernanda Paixão Santos, Tendências pedagógicas na Educação a Distância: uma análise do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância da Universidade Federal do Maranhão, II Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores (Cecifop), Trabalho Completo
2019, Carla Daniele Cutrim da Costa, Lívia Carmem Franco Ribeiro, Mônica Corrêa de Sousa, Carlos Erick Brito de Sousa, Ciclo de Seminários do Pibid Biologia sobre Educação Ambiental: novas reflexões e perspectivas de mudanças na escola e na sociedade, IV Seminário de Iniciação à Docência (Semid), Resumo
2019, , Desafios da integração Agroecologia-Educação Ambiental: análise de um projeto de horta escolar, XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA),
2019, , O contexto evolutivo em L'evoluzione: a música como recurso para ensino de Biologia, I Simpósio Maranhense de Pesquisa e Ensino de Biologia (Simapeb),
2019, , Educação, mídia e ambiente: um olhar sociocultural, III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade,
2019, , Abordagens sobre Anatomia Vegetal em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, I Simpósio Maranhense de Pesquisa e Ensino de Biologia (Simapeb),
2019, , Pesquisa, extensão e ensino: o retorno da ciência para a sociedade, XIV Mostra Acadêmico-Científica em Ciências Biológicas (XIV MACCBio),
2019, Mirlana Emanuele Portilho Rodrigues, Carlos Erick Brito de Sousa, Recursos de multimídia e cultura regional: uma análise de objetos de aprendizagem sobre Biomas Brasileiros, III Seminário Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (SIICS), Resumo
2019, Carlos Erick Brito de Sousa, Educação, mídia e ambiente: um olhar sociocultural, III Seminário Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (SIICS), Resumo
2019, Antonio Francisco Abreu da Silva Filho, Ana Paula Moreira Soeiro, Kerven Benedito Barbosa Amorim, Mônica Corrêa de Sousa, Carlos Erick Brito de Sousa, Contribuições do Pibid de Biologia para o espaço escolar e para a formação docente, IV Seminário de Iniciação à Docência (Semid), Resumo
2019, Amanda Laís Enes Costa, Amanda Cristine Abreu Silva, Nagela Janniny Velozo Coelho Moraes, Carlos Erick Brito de Sousa, Abordagens sobre Anatomia Vegetal em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, I Simpósio Maranhense de Pesquisa e Ensino de Biologia (Simapeb), Resumo
2019, Stella Chrystine Câmara dos Santos, Carlos Erick Brito de Sousa, Gêneros musicais e suas contribuições para as problematizações socioambientais: uma análise da canção Cacimba de Mágoa, III Seminário Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (SIICS), Resumo
2019, , Tendências pedagógicas na Educação a Distância: uma análise do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância da Universidade Federal do Maranhão, II Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores (Cecifop),
2019, Carlos Erick Brito de Sousa, Marlla Maria Barbosa Arouche, Desafios da integração Agroecologia-Educação Ambiental: análise de um projeto de horta escolar, XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), Resumo
2019, , Ressignificação da importância social do(a) professor(a) de Ciências e Biologia, Os Desafios de Ser Professor(a): Existência e Resistência no Ensino de Ciências e Biologia,
2018, Carlos Erick Brito de Sousa, Ambiente e sustentabilidade em um material educativo de uma empresa de distribuição de energia elétrica, 70ª Reunião Anual da SBPC, Resumo
2018, , Ambiente e sustentabilidade em um material educativo de uma empresa de distribuição de energia elétrica, 70ª Reunião Anual da SBPC,
2018, , Compostagem de resíduos sólidos orgânicos e suas contribuições para a Educação Ambiental no espaço escolar, VI Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial (CBEAAGT),
2018, Carlos Erick Brito de Sousa, Bárbara Michelle Garcês Moreno, Compostagem de resíduos sólidos orgânicos e suas contribuições para a Educação Ambiental no espaço escolar, VI Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial (CBEAAGT), Trabalho Completo
2018, , Mídia e Divulgação Científica: experiências institucionais, Diálogos sobre Divulgação Científica e Educação Ambiental,
2018, , O gênero RAP e as problematizações socioambientais: uma análise da música Portão do Céu, VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (Enebio),
2018, Stella Chrystine Câmara dos Santos, Carlos Erick Brito de Sousa, O gênero RAP e as problematizações socioambientais: uma análise da música Portão do Céu, VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (Enebio), Trabalho Completo
2017, Carlos Erick Brito de Sousa, Aproximações entre Bakhtin e Vygotsky na área de Educação em Ciências: um mapeamento de pesquisas fundamentadas no paradigma da linguagem, IV Congresso Nacional de Educação (Conedu), Trabalho Completo
2017, , Análise do filme Wall-e a partir de um enfoque CTSA: uma proposta para discussões no ensino de Ciências, IV Congresso Nacional de Educação (Conedu),
2017, , Contrapontos e ressonâncias de um contexto formativo: vozes de educadoras ambientais em constituição, IX Fórum Nacional de Educação Ambiental,
2017, , Aproximações entre Bakhtin e Vygotsky na área de Educação em Ciências: um mapeamento de pesquisas fundamentadas no paradigma da linguagem, IV Congresso Nacional de Educação (Conedu),
2017, José Luis dos Santos Sousa, Carlos Erick Brito de Sousa, Ensino de Biologia e as Tecnologias da Informação e da Comunicação: análise de softwares educacionais, II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (SNTDE), Trabalho Completo
2017, , Ensino de Biologia e as Tecnologias da Informação e da Comunicação: análise de softwares educacionais, II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2017, Karla Jeane Coqueiro Bezerra, Walantyme Ayalla Araujo de Jesus, Carlos Erick Brito de Sousa, Análise do filme Wall-e a partir de um enfoque CTSA: uma proposta para discussões no ensino de Ciências, IV Congresso Nacional de Educação (Conedu), Trabalho Completo
2017, , Concepções de Meio Ambiente e de Educação Ambiental de graduandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, IV Congresso Nacional de Educação (Conedu),
2017, Carlos Erick Brito de Sousa, Contrapontos e ressonâncias de um contexto formativo: vozes de educadoras ambientais em constituição, IX Fórum Nacional de Educação Ambiental, Resumo
2017, Marcos Vinicius Marques da Silva, Carlos Erick Brito de Sousa, Concepções de Meio Ambiente e de Educação Ambiental de graduandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, IV Congresso Nacional de Educação (Conedu), Trabalho Completo
2016, Carlos Vinícius Brito de Sousa, Carlos Erick Brito de Sousa, Educação Ambiental e a problemática de resíduos sólidos em logradouros públicos e áreas de reservas naturais no bairro Araçagi, São José de Ribamar - MA, VII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências, Resumo
2016, Dionísia Fernanda Paixão Santos, Carlos Erick Brito de Sousa, Formação Docente: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da Universidade Federal do Maranhão, I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (SNTDE), Trabalho Completo
2016, , Pesquisas de Estado da Arte na área de Educação em Ciências: um panorama de linhas de pesquisa e interesses de investigação, VII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências,
2016, , Percalços, dilemas, conquistas e desafios nas trajetórias da educação de surdos, III Congresso Nacional de Educação (Conedu),
2016, Carlos Erick Brito de Sousa, Pesquisas de Estado da Arte na área de Educação em Ciências: um panorama de linhas de pesquisa e interesses de investigação, VII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências, Resumo
2016, , Concepções de estudantes do Ensino Médio a respeito da crise ambiental no planeta e de suas repercussões glocais, XVI Ciclo de Estudos Biológicos,
2016, Carlos Erick Brito de Sousa, Produtos midiáticos e o ambiente social de leitura das crianças: uma investigação com professores e estudantes do ensino fundamental, I Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade (Endis), Trabalho Completo
2016, José Luis dos Santos Sousa, Carlos Erick Brito de Sousa, Análise de softwares educacionais livres destinados ao ensino de Biologia, VIII Fórum Internacional de Pedagogia (Fiped), Resumo
2016, , Uma análise do perfil do aluno a distância do Curso de Ciências Biológicas da UFMA, XV Encontro Humanístico,
2016, , Formação Docente: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da Universidade Federal do Maranhão, I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2016, Carlos Erick Brito de Sousa, Lanna Patricia Torres Fonseca, Educação Ambiental na escola: uma análise dos trabalhos desenvolvidos pelo Colégio Universitário de São Luís - MA, V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial (CBEAAGT), Trabalho Completo
2016, , Educação Ambiental e a problemática de resíduos sólidos em logradouros públicos e áreas de reservas naturais no bairro Araçagi, São José de Ribamar - MA, VII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências,
2016, , Educação Ambiental na escola: uma análise dos trabalhos desenvolvidos pelo Colégio Universitário de São Luís - MA, V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial (CBEAAGT),
2016, , Os projetos escolares de Educação Ambiental como instrumentos para a constituição do sujeito ecológico, XV Encontro Humanístico,
2016, Carlos Erick Brito de Sousa, Percalços, dilemas, conquistas e desafios nas trajetórias da educação de surdos, III Congresso Nacional de Educação (Conedu), Trabalho Completo
2016, Dionísia Fernanda Paixão Santos, Carlos Erick Brito de Sousa, Formação Docente no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da Universidade Federal do Maranhão, XVI Ciclo de Estudos Biológicos (CEB), Resumo
2016, , Conhecer para multiplicar: iniciativas antipoluição na área de Educação Ambiental, I Semana do Meio Ambiente da Mutual,
2016, Lanna Patricia Torres Fonseca, Carlos Erick Brito de Sousa, Os projetos escolares de Educação Ambiental como instrumentos para a constituição do sujeito ecológico, XV Encontro Humanístico, Resumo
2016, , Produtos midiáticos e o ambiente social de leitura das crianças: uma investigação com professores e estudantes do ensino fundamental, I Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade (Endis),
2016, Carlos Vinícius Brito de Sousa, Carlos Erick Brito de Sousa, Concepções de estudantes do ensino médio a respeito da crise ambiental no planeta e de suas repercussões glocais, XVI Ciclo de Estudos Biológicos (CEB), Resumo
2016, Dionísia Fernanda Paixão Santos, Carlos Erick Brito de Sousa, Uma análise do perfil do aluno a distância do Curso de Ciências Biológicas da UFMA, XV Encontro Humanístico, Resumo
2015, Kayla Rocha Braga, Carlos Erick Brito de Sousa, Ednilson Sérgio Ramalho de Souza, Práticas doutorais expurgáveis na visão de futuros doutores, I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (SIICS), Resumo
2015, , As repercussões das mídias sociais no âmbito da Educação, Roda de diálogos da Agência Matraca,
2015, , Formação Docente: Licenciatura Integrada em Matemática e Física, o que os dados estatísticos mostram?, I Congresso Internacional de Professores do Amapá,
2015, Dilene Kátia Costa da Silva, Carlos Erick Brito de Sousa, Ednilson Sérgio Ramalho de Souza, Kayla Rocha Braga, Formação Docente: Licenciatura Integrada em Matemática e Física, o que os dados estatísticos mostram?, I Congresso Internacional de Professores do Amapá, Trabalho Completo
2015, , Utilização de modelos didáticos para o ensino de Embriologia e Histologia Animal: uma experiência com estudantes do Ensino Médio, X Mostra Acadêmico-Científica e Cultural em Ciências Biológicas,
2015, Carlos Alberto Algarves Peixoto Neto, Carlos Erick Brito de Sousa, Utilização de modelos didáticos para o ensino de Embriologia e Histologia Animal: uma experiência com estudantes do Ensino Médio, X Mostra Acadêmico-Científica e Cultural em Ciências Biológicas (MACCBio), Resumo
2014, Luciana Soares Lima, Carlos Erick Brito de Sousa, O ensino de Botânica na escola: uma abordagem crítica e reflexiva visando à aprendizagem significativa, LXV Congresso Nacional de Botânica, Resumo
2014, Daniela de Lima Corrêa, Carlos Erick Brito de Sousa, Educação Ambiental na escola: percepção dos problemas ambientais por alunos do Ensino Médio em uma escola de aplicação em São Luís - MA, IX Mostra Acadêmico-Científica e Cultural em Ciências Biológicas (MACCBio), Resumo
2014, Tábata Kamila Monteiro Rocha, Carlos Erick Brito de Sousa, Herbene Meneses Monteiro de Oliveira, Ensino de Ciências, adolescência e sexualidade: a escola como espaço estratégico para a abordagem destas relações, VII Encontro Maranhense de História da Educação (EMHE), Resumo
2014, , As repercussões das diferentes finalidades do ensino escolar no livro didático de Biologia da década de 1960, VI Encontro de Educadores: pesquisas e experiências,
2014, Carlos Erick Brito de Sousa, Educação em valores para conservação da biodiversidade: uma análise da revista Ciência Hoje das Crianças, V Seminário de Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade, Trabalho Completo
2014, Natália Rocha de Jesus, Carlos Erick Brito de Sousa, Concepção de estudantes do ensino médio, da rede pública de São Luís - MA, sobre a importância da escola para a sua formação, Seminário Internacional Carajás 30 anos, Trabalho Completo
2014, , O ensino de Botânica na escola: uma abordagem crítica e reflexiva visando à aprendizagem significativa, LXV Congresso Nacional de Botânica,
2014, , Concepção de estudantes do ensino médio, da rede pública de São Luís - MA, sobre a importância da escola para a sua formação, Seminário Internacional Carajás 30 anos,
2014, Carlos Erick Brito de Sousa, As tensões entre as diferentes finalidades no ensino da disciplina escolar Biologia nos anos 1960, VII Encontro Maranhense de História da Educação (EMHE), Resumo
2014, Carlos Erick Brito de Sousa, As repercussões das diferentes finalidades do ensino escolar no livro didático de Biologia da década de 1960, VI Encontro de Educadores: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2014, , Montagem de Coleção de Artrópodes como recurso didático a alunos de Ensino Médio de uma escola de São Luís - MA, IX Mostra Acadêmico-Científica e Cultural em Ciências Biológicas (MACCBio),
2014, , Educação em valores para conservação da biodiversidade: uma análise da revista Ciência Hoje das Crianças, V Seminário de Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade,
2014, , Ensino de Ciências, adolescência e sexualidade: a escola como espaço estratégico para a abordagem destas relações, VII Encontro Maranhense de História da Educação,
2014, Denilson Costa Martins, Carlos Erick Brito de Sousa, Montagem de Coleção de Artrópodes como recurso didático a alunos do Ensino Médio de uma escola de São Luís - MA, IX Mostra Acadêmico-Científica e Cultural em Ciências Biológicas (MACCBio), Resumo
2013, Leudson da Silva Coêlho, Carlos Erick Brito de Sousa, O impresso Argos da Lei e o cenário do jornalismo maranhense no século XIX, I Encontro da Rede Maranhense de Pesquisa em Mídia (Remar), Resumo
2012, , O discurso da divulgação científica e seus matizes: análise de textos jornalísticos de divulgação em revistas especializadas, XII Semana de Comunicação,
2012, , Práticas educomunicativas de professores no ambiente escolar, 64ª Reunião Anual da SBPC,
2012, Diego Emir Pereira Chaves, Carlos Erick Brito de Sousa, Mídia e política na blogosfera maranhense: análise de blogues de jornalismo político à luz da teoria do agendamento, XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste, Intercom, Trabalho Completo
2012, Mayara Crystina Rego da Silva, Carlos Erick Brito de Sousa, As relações entre mídia e comunidade: um estudo sobre o jornalismo comunitário no bairro Vila Embratel, em São Luís, Maranhão, 64ª Reunião Anual da SBPC, Resumo
2012, Carlos Erick Brito de Sousa, Práticas educomunicativas de professores no ambiente escolar, 64ª Reunião Anual da SBPC, Resumo
2012, Mayara Crystina Rego da Silva, Kate Rose Silva Sousa, Carlos Erick Brito de Sousa, As relações entre mídia e comunidade: análise do jornalismo comunitário na TV Cidade em São Luís, MA, XII Semana de Comunicação, Resumo
2012, Carlos Erick Brito de Sousa, O discurso da divulgação científica e seus matizes: análise de textos jornalísticos de divulgação em revistas especializadas, XII Semana de Comunicação, Resumo
2011, , Crianças e performances de leitura da mídia, XI Semana de Comunicação,
2011, , A Pós-Graduação em Comunicação no Brasil, VIII Semana Interdisciplinar,
2011, Erica Roberta Silva Gomes, Carlos Erick Brito de Sousa, As práticas de assédio moral na imprensa maranhense, XI Encontro Humanístico, Trabalho Completo
2011, Carlos Erick Brito de Sousa, Crianças e performances de leitura da mídia, XI Semana de Comunicação, Resumo
2010, , O virtual, o hipertexto e as transformações das práticas de leitura, VII Semana Interdisciplinar,
2010, Carlos Erick Brito de Sousa, A mídia e o leitor-criança: desenhos como protocolos de leitura da mídia pelo público infantil, Seminário Nacional de Comunicação, Cultura e Cidadania, Trabalho Completo
2010, , A mídia e o leitor-criança: desenhos como protocolos de leitura da mídia pelo público infantil, Seminário Comunicação, Cultura e Cidadania,
2010, , Práticas pedagógicas e estratégias de divulgação científica em ambiente museal, X Encontro Humanístico,
2010, Carlos Erick Brito de Sousa, Práticas pedagógicas e estratégias de divulgação científica em ambiente museal, X Encontro Humanístico, Resumo
2010, , Práticas de leitura da mídia pelo público infantil escolar, 62ª Reunião Anual da SBPC,
2010, Carlos Erick Brito de Sousa, Práticas de leitura da mídia pelo público infantil escolar, 62ª Reunião Anual da SBPC, Resumo
2009, Carlos Erick Brito de Sousa, A emersão do intelectual: novos alentos às possibilidades curriculares no ensino de Ciências, V Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, Trabalho Completo
2009, Carlos Erick Brito de Sousa, A permissão à palavra impressa: condições de circulação dos primeiros jornais no Brasil e no Maranhão, II Encontro Maranhense de História da Educação: impressos, leitura e cultura escolar, Trabalho Completo
2009, , O campo jornalístico na Sociologia de Pierre Bourdieu, VI Semana Interdisciplinar,
2008, , Aquecimento global: alarde ou ameaça?, III Semana de Ciências Humans e Sociais,
2008, Carlos Erick Brito de Sousa, Educação para a cidadania?, Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania, Trabalho Completo
2008, , Jornalismo, campo político e espaço público local, III semana de Ciências Humanas e Sociais,
2008, Carlos Erick Brito de Sousa, Agenda-setting e estudo das coberturas midiáticas de campanhas políticas, X Congresso de Comunicação na Região Nordeste, Intercom, Trabalho Completo
2008, , O que a Lua está anunciando?: linguagens de poder em alegorias da publicidade, VIII Encontro Humanístico,
2008, , A balança nós-eu: o indivíduo e a sociedade para Norbert Elias, VIII Encontro Humanístico,
2008, , Agenda-setting e estudo das coberturas midiáticas de campanhas políticas, X Congresso de Comunicação na Região Nordeste, INTERCOM,
2008, Carlos Erick Brito de Sousa, Jornalismo, campo político e espaço público local, III Semana de Ciências Humanas e Sociais, Trabalho Completo
2008, Carlos Erick Brito de Sousa, Emanoelle Lyra Jardim, Aquecimento global: alarde ou ameaça?, III Semana de Ciências Humanas e Sociais, Trabalho Completo
2008, , Educação para a cidadania?, Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas persoectivas da Sociologia da Educação,
2008, Carlos Erick Brito de Sousa, Bárbara Souza Lima, A balança nós-eu: o indivíduo e a sociedade para Norbert Elias, VIII Encontro Humanístico, Trabalho Completo
2008, Carlos Erick Brito de Sousa, O que a Lua está anunciando?: linguagens de poder em alegorias da publicidade, VIII Encontro Humanístico, Resumo
2007, , A reviravolta da natureza: mídia, alertas e incertezas, VII Encontro Humanístico,
2007, , Mídia e Educação para a Ciência: um estudo sobre o conteúdo do Boletim Ciência Hoje, II Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica,
2007, , Entrelaçamento entre os campos cultural e político no discurso jornalístico: uma análise à luz do paradigma do agenda-setting, XIX Seminário de Iniciação Científica,
2007, Carlos Erick Brito de Sousa, Entrelaçamento entre os campos cultural e político no discurso jornalístico: uma análise à luz do paradigma do agenda-setting, XIX Seminário de Iniciação Científica, Resumo
2007, Carlos Erick Brito de Sousa, A reviravolta da natureza: mídia, alertas e incertezas, VII Encontro Humanístico, Resumo
2007, Carlos Erick Brito de Sousa, Apropriação do acontecimento pelo discurso jornalístico, II Foro de Ciências Sociais e Humanas, Resumo
2007, Carlos Erick Brito de Sousa, Mídia e Educação para a Ciência: um estudo sobre o conteúdo do Boletim Ciência Hoje, II Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica, Resumo
2007, , Apropriação do acontecimento pelo discurso jornalístico, II Foro de Ciências Sociais e Humanas,
2006, Carlos Erick Brito de Sousa, Agendamento entre política, mídia, e cultura em O Imparcial e O Estado do Maranhão no período junino de 2005, IV Encontro Nacional de História da Mídia, Trabalho Completo
2006, , Agendamento entre política, mídia, e cultura em O Imparcial e O Estado do Maranhão no período junino de 2005, IV Encontro Nacional de História da Mídia,
2005, , Relação de agendamento entre política, mídia e cultura nos jornais O Imparcial e O Estado do Maranhão durante o período junino de 2005, II ENCONTRO DE HISTÓRIA DAS MÍDIAS DO MARANHÃO & X SEMANA DE COMUNICAÇÃO,
Capítulos de livros (26)
2024, Abordagens sobre a Amazônia no jogo Jornada Biomas Escolas sob o viés da Educação Ambiental Crítica, O habitar do ensinar e do aprender onlife em tempos de ecologias inteligentes, Mateus de Lima Correia, Carlos Erick Brito de Sousa
2023, Science teaching and playfulness: Potentialities of the application "Desrotulando" as an educational resource, Uninting knowledge integrated scientific research for global development, Mateus de Lima Correia, Carlos Erick Brito de Sousa
2023, Conquistas e desafios rumo a uma educação integral: movimentos docentes em uma escola de tempo integral no Maranhão, Movimentos Docentes: construindo pontes entre os saberes docentes e a formação profissional, Carlos Erick Brito de Sousa
2023, Sala de Aula Invertida: análise de produções acadêmicas sobre a concepção epistemológica de avaliação da aprendizagem, Estratégias Pedagógicas: a arte de ensinar, Vera Lucia Gonçalves Pires, Carlos Erick Brito de Sousa, Domicio Magalhaes Maciel, Lúcia Fernanda de Sousa e Sousa Marques
2023, O Jogo Digital SOS Biomas sob a perspectiva da Educação Ambiental Crítica, Jogos Pedagógicos: mediadores no processo de ensino-aprendizagem, Mateus de Lima Correia, Carlos Erick Brito de Sousa
2023, Social representations on socio-environmental issues in the municipalities of São Luís and São José de Ribamar, Maranhão, Brazil, Uninting knowledge integrated scientific research for global development, Jessica Cristine Costa Carvalho, Carlos Erick Brito de Sousa
2023, Concepções de professores de uma escola pública de ensino médio de São Luís - MA sobre Educação Ambiental, Educação Ambiental: diálogos entre saberes e práticas, Deyla Moreira Coimbra, Carlos Erick Brito de Sousa
2023, Desafios do estágio supervisionado em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas frente ao ensino remoto emergencial, Práticas pedagógicas remotas na Educação Superior em tempos de pandemia da Covid-19, Tiany Silva Coelho, Geovane Ferreira da Silva, Carlos Erick Brito de Sousa
2022, Pibid Biologia e ensino remoto em caráter emergencial: contribuições e desafios aos docentes em formação, Experiências de educação em tempos de educação híbrida, Carlos Erick Brito de Sousa
2022, Socio-environmental characterization of the environmental protection area of Itapiracó, São Luís - MA, Themes focused on interdisciplinarity and sustenaible development worldwide, Jessica Cristine Costa Carvalho, Carlos Erick Brito de Sousa
2022, Um olhar crítico sobre o modo de pensar a ciência: contribuições do primeiro texto epistemológico de Ludwik Fleck, Ensino de Ciências, Carlos Erick Brito de Sousa
2021, Análise das visões de ciências em atividades experimentais no livro didático de Ciências, Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: ensinar e pesquisar Ciências em um Brasil pós-pandemia, Laiane Morais de Almeida, Carlos Erick Brito de Sousa
2021, Construindo uma escola sustentável: as contribuições de projetos de Educação Ambiental para uma escola pública, Discussões efetivas sobre a Sustentabilidade, Kelly Jardênia dos Santos da Silva, Carlos Erick Brito de Sousa, Daniela de Lima Corrêa
2021, A Educação Ambiental no currículo cultural da animação Mouk, Educação Contemporânea - v. 23, Carlos Erick Brito de Sousa
2020, Produção de sentidos sobre a América Latina na animação Mouk, Interconexões: saberes e práticas da Geografia, Carlos Erick Brito de Sousa
2020, Perspectiva da prática do Geoturismo no Parque Ambiental Jardim Botânico de Teresina, Educação Ambiental: o desenvolvimento sustentável na economia globalizada, joseâni sousa dos santos, Miguel da Silva Neto, Carlos Erick Brito de Sousa
2020, Tendências pedagógicas na Educação a Distância: análise de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância, A educação em suas dimensões pedagógica, política, social e cultural 4, Carlos Erick Brito de Sousa, Dionísia Fernanda Paixão Santos
2020, Divulgação científica e formação docente: análise das concepções de licenciandos em Ciências Biológicas e de seus formadores, A formação do professor: compartilhando saberes e experiências, Talyta Lima da Silva, Carlos Erick Brito de Sousa, Dionísia Fernanda Paixão Santos
2020, O ensino de Botânica no contexto formativo de graduandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira, Os percursos da Botânica e suas descobertas, Carlos Erick Brito de Sousa, Luana Antonia Gonçalves de Araújo
2020, Compostagem de resíduos sólidos orgânicos e suas contribuições para a Educação Ambiental no espaço escolar, Educação Ambiental no ambiente escolar, Carlos Erick Brito de Sousa, Bárbara Michelle Garcês Moreno
2020, Objetos de aprendizagem multimídia e ensino de Biologia: uma abordagem sobre biomas brasileiros, Ciências Biológicas: realidades e virtualidades, Mirlana Emanuele Portilho Rodrigues, Carlos Erick Brito de Sousa
2020, Orientação ciência, tecnologia e sociedade no espaço escolar: análise do projeto pedagógico de uma escola pública do Maranhão, Educação em Ciências e Matemática na Amazônia: percursos formativos, saberes e práticas, Carlos Erick Brito de Sousa, Licurgo Peixoto de Brito
2020, Alfabetização científica e divulgação científica, A alfabetização científica na formação cidadã: perspectivas e desafios no ensino de Ciências, Carlos Erick Brito de Sousa
2019, Análise do filme Wall-E a partir de um enfoque CTSA: Uma proposta para discussões no ensino de ciências, Educação no Século XXI: Ciências e Biologia, Karla Jeane Coqueiro Bezerra Soares, Walantyme Ayalla Araujo de Jesus, Carlos Erick Brito de Sousa
2010, As relações entre Jornalismo, Divulgação Científica e Educação e suas repercussões no contexto escolar, Currículo Escolar: dimensões pedagógicas e políticas, Carlos Erick Brito de Sousa, Antonio Paulino de Sousa
2008, O desvelamento da questão primordial: o desvelamento de um conhecimento enraizado no desconhecimento, A Filosofia Moderna, Carlos Erick Brito de Sousa, Bárbara Souza Lima
Livros (1)
2020, Pesquisas em Temas de Ciências da Saúde, Carlos Erick Brito de Sousa
Trabalho de conclusão de curso (53)
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DE APLICAÇÃO, EM SÃO LUÍS – MA: concepções, trabalhos desenvolvidos e contribuições, DANIELA DE LIMA CORREA , 06/2015
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ RODRIGUES DA COSTA: intencionalidades e perspectivas para a conservação do Rio Grajaú., ITAESE DA ROCHA SANTOS , 07/2015
ANÁLISE DE SOFTWARES EDUCACIONAIS LIVRES DESTINADOS AO ENSINO DE BIOLOGIA, JOSE LUIS DOS SANTOS SOUSA , 11/2015
JOGOS EDUCATIVOS E ENSINO DE CIÊNCIAS: análise de práticas educativas realizadas na Escola Municipal Professor Francisco Dias Dutra, em Grajaú - MA, EMANUELLA CINTHIA MONTE SAMPAIO , 11/2015
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA, DIONISIA FERNANDA PAIXAO SANTOS , 04/2016
UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDOS PELO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO - COLUN, LANNA PATRICIA TORRES FONSECA , 04/2016
COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR, BÁRBARA MICHELLE GARCES MORENO , 01/2017
PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE CIENCIAS E BIOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: uma análise à luz da perspectiva inclusiva, LOUIZE ROBERTA MAFRA DE SOUSA , 04/2018
O ENSINO DE BOTÂNICA NO CONTEXTO FORMATIVO DE GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS DOM DELGADO, LUANA ANTONIA GONCALVES DE ARAUJO , 06/2018
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO DE MEMBROS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, MARLLA MARIA BARBOSA AROUCHE , 07/2018
CONCEPÇÕES DE GRADUANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS RELAÇÕES COM SEUS ESPAÇOS/TEMPOS DE FORMAÇÃO, MARIA QUILANA VIEGAS FERREIRA , 07/2018
O PROJETO ECOA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL , JULIANA CHRISTINE GARCIA LIMA , 06/2018
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MORADORES DO ENTORNO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO ITAPIRACÓ, SÃO LUÍS – MA, SOBRE AS PROBLEMÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS LOCAIS, JESSICA CRISTINE COSTA CARVALHO , 07/2018
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DOCENTE: análise das concepções de licenciandos em Ciências Biológicas e de seus formadores , TALYTA LIMA DA SILVA , 07/2018
OBJETOS DE APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA E ENSINO DE BIOLOGIA: análise da abordagem sobre biomas brasileiros , MIRLANA EMANUELE PORTILHO RODRIGUES , 07/2019
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE INSETOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS-MA., FERNANDA BRITO DA SILVA , 08/2019
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO FORMATIVO DE UM CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DE SÃO LUÍS-MA., JULIO CESAR COIMBRA DE OLIVEIRA ARRUDA , 02/2020
CONSTRUINDO UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL:as contribuições de projetos de Educação Ambiental para uma escola pública de São Luís – MA , KELLY JARDENIA DOS SANTOS DA SILVA , 12/2020
Concepções de professores de Biologia sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) e suas ações ligadas à sexualidade., FERNANDA ROBERTA PEREIRA SA , 01/2021
A IMPORTÂNCIA DA BIOLOGIA NA VISÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, JOELMA BARBOSA PIRES , 01/2021
O ENSINO DE CICÊNCIAS PARA DISCENTES COM AUTISMO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL DA ESCOLA EMEF PROFESSORA FELICIDADE DE MATOS, KASSIA MAYARA SILVA E SILVA , 01/2021
ANÁLISE DO CRONOTIPO E DA QUALIDADE DO SONO EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, MARJONHY DA SILVA FRAZAO , 01/2021
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: os impactos das queimadas nas concepções de alunos do ensino médio, SAIONARA DA SILVA JORGE HONORATO , 01/2021
ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DA AREA DA SAÚDE EM LIVROS DIDÁTICOS, LUANA SANTOS FERREIRA , 01/2021
O NORDESTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS , BLENDA FERNANDA DIAS SOUSA , 05/2021
A degradação ambiental na região Nordeste: um levantamento de produções acadêmicas, ANGELA MARIA CAVALCANTE MOTA , 12/2020
ANÁLISE DE ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS , MARIANA DE JESUS SILVA , 09/2021
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO JOGO THE SIMS – VIDA SUSTENTÁVEL, MATEUS DE LIMA CORREIA , 09/2021
DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, TIANY SILVA COELHO , 09/2021
O CONTEXTO FORMATIVO PARA A EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LIVIA CARMEM FRANCO RIBEIRO , 01/2022
APLICABILIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SOLO NA ESCOLA, ANDRÉA KARLA BRAGA DE ARAÚJO , 01/2022
A EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: propostas pedagógicas para a construção de um ensino investigativo, ANNIE FRANCE DOS SANTOS DA SILVA , 01/2022
O PROCESSO DE FOSSILIZAÇÃO COMO MÉTODO PARA O ENSINO INVESTIGATIVO EM CIÊNCIAS, CARLOS ALBERTO ALGARVES PEIXOTO NETO , 01/2022
A PROBLEMÁTICA DO LIXO ESCOLAR: repensando o lixo na escola, FRANCISCA MARIA CUNHA VIANA , 01/2022
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE SÃO LUÍS - MA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DEYLA MOREIRA COIMBRA , 04/2022
ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, ALLANA CORREIA DE ABREU , 07/2022
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE SOBERANIA ALIMENTAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS – MA, ANA PAULA MOREIRA SOEIRO , 07/2022
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, JULIANY PEREIRA SAMPAIO , 07/2022
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) E SUAS AÇÕES LIGADAS À SEXUALIDADE, FERNANDA ROBERTA PEREIRA SA , 07/2022
A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO NORDESTE: um levantamento de produções acadêmicas, ANGELA MARIA CAVALCANTE MOTA , 07/2022
O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA DISCENTES COM AUTISMO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BARRA DO CORDA, KASSIA MAYARA SILVA E SILVA , 07/2022
A importância da disciplina de Ciências na visão de estudantes do ensino fundamental, JOELMA BARBOSA PIRES , 07/2022
ANÁLISE DO CRONOTIPO E DA QUALIDADE DO SONO EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, MARJONHY DA SILVA FRAZAO , 07/2022
ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DA ÁREA DA SAÚDE EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS, LUANA SANTOS FERREIRA , 08/2022
Uma análise das concepções de licenciandas em Ciências Biológicas sobre Educação Inclusiva , SILVENILMA CONCEICAO SANTOS , 12/2022
DESAFIOS DO ENSINO DE BIOLOGIA NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS - MA , ERIKA NOELY SENA SANTOS , 12/2022
UMA ANÁLISE DO USO DE FERRAMENTAS LÚDICAS DIGITAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA, NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DURANTE O ENSINO REMOTO, ANA GLENDA PEREIRA BALATA , 12/2022
Microbiologia e Educação CTS: um olhar sobre os livros didáticos de Ciências, GRACA MARIEL SOARES HAICKEL , 12/2022
ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO PERÍODO REMOTO EMERGENCIAL: um panorama de produções acadêmicas nacionais, INGRID MONTEIRO DA SILVA MARTINS , 07/2023
UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA A ATUAÇÃO DOCENTE FRENTE AOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E NEURODESENVOLVIMENTO, ARYELLY VIANA RABELO , 12/2023
“ABORDAGENS SOBRE ALTERAÇÕES AMBIENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO”, VICTORIA DE JESUS SANTOS FERREIRA , 12/2023
Análise da Educação Ambiental no Programa Agente Jovem Ambiental na região metropolitana de São Luís – MA, EDENIA ALMEIDA COQUEIRO , 12/2023
ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NO DOCUMENTÁRIO NOSSO PLANETA E SUA POTENCIALIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, KERVEN BENEDITO BARBOSA AMORIM , 12/2023
Orientação em pós-graduação (8)
Mestrado, LAIANE MORAIS DE ALMEIDA, 10/2020 - , Concluída em 09/2022
Mestrado, GLAZIANE SOARES ALVARENGA, 03/2021 - , Concluída em 03/2022
Mestrado, MARINA ISABELLE COSTA PEREIRA, 08/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, QUEZIA REGINA LISBOA BOTELHO, 08/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, LIVIA CARMEM FRANCO RIBEIRO, 08/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, DANIEL DE JESUS DA SILVA MONTEIRO, 09/2021 - 07/2023 , Orientação em Andamento
Mestrado, DANIEL DE JESUS DA SILVA MONTEIRO, 09/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, MATEUS DE LIMA CORREIA, 08/2022 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo