Banca de DEFESA: RAQUEL DOS SANTOS SOARES MACHADO
2019-08-22 13:09:21.789
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL DOS SANTOS SOARES MACHADO
DATA: 29/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: NTI Web/Video Conferência - Auditorio I
TÍTULO: A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COMO COMPONENTE CURRICULAR PARA SUBSÍDIOS NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM CIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Lógica de Programação. Ensino de Ciências. Currículo. Produção de
Significados em Ciências.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Nos últimos anos, alguns países realizaram mudanças no currículo da educação básica em
relação às componentes curriculares que envolvem os estudos referentes à informática. Dentro
deste contexto inserem-se os estudos da Lógica de Programação, que pode auxiliar os alunos
a desenvolverem o raciocínio lógico, a criatividade, a inovação, o pensamento crítico, a
resolução de problemas e a interação. Esta área de conhecimento associada ao Ensino de
Ciências, por exemplo, levaria o aluno a envolver-se na resolução de diversas atividades, tais
como: criação de jogos, simuladores, histórias animadas e compreensão de conteúdos
científicos. Desta forma, esta pesquisa buscou analisar de que modo Lógica de Programação
pode contribuir para o Ensino de Ciências, sendo essa inserida como subsídio na produção de
significados em Ciências frente aos avanços tecnológicos e a nova geração do conhecimento.
E ainda, realizar um breve levantamento de como a lógica de programação está estruturada
em outros países e de que maneira tem contribuído com o ensino de ciências de modo
interdisciplinar; Analisar as pesquisas e/ou estudos de caso no Brasil e apresentar os resultados
de aplicação do uso da lógica de programação na perspectiva sociocultural da Teoria da Ação
Mediada. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo documental, os documentos
selecionados para esta pesquisa foram: currículos de computação e Ensino de ciências e
engenharia, artigos e dissertações. A técnica de estudo utilizada foi a análise de conteúdo de
Bardin (2011) e seis categorias de análise foram construídas. Além disto, apresentamos os
resultados de uma sequência didática aplicada em uma escola da rede estadual de ensino, no
município de Bacaba MA, fruto das pesquisas do PEDIC. Como resultado, pudemos
compreender que os currículos analisados apresentam a lógica de programação para a
promoção de um ensino contextualizado e não estão fechados em uma perspectiva técnica.
Os currículos também apresentam um caráter transformador no sentido de levar seus alunos a
tomada de decisão frente a atual situação da população mundial, pois incentivam o pensamento
crítico possibilitando aos alunos maior envolvimento nas questões sociais. Nas publicações
selecionadas identificamos que a lógica de programação pode ser trabalhada envolvendo
conteúdos diversos, tais como, cinemática, gravidade, lançamento de projéteis,
hidrocarbonetos, energia, célula, sustentabilidade e meio ambiente. Estas pesquisas
demonstraram processos de Ensino de Ciências inovadores, criativos, dinâmicos, interativos
e motivacionais. A sequência didática construída a partir de uma perspectiva sociocultural da
Teoria da Ação Mediada revelou-nos que a proposição de atividades que envolvem situações
problemáticas, contribuem para a formação crítica de nossos alunos. Por fim, compreendemos
que é necessário no Ensino de Ciências a inserção de metodologias, recursos didáticos e
estrutura curricular, que levem os estudantes a um nível profundo de entendimentos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA
Presidente - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA
Externo à Instituição - THAIS HELENA CHAVES DE CASTRO - UFAM