Situação das atividades durante à Greve Docente
2024-04-22 17:25:46.045
O Colegiado do Curso de Linguagens e Códigos - Mùsica, em reunião extraordinária do dia 22 de abril de 2024, conforme o Oficio Circular n.º 01-2024 PROEN-UFMA deliberou que durante o período de Greve Docente:
O funcionamento das atividades de ensino será:
• Estágios Supervisionados - Disciplinas do Prof. Jefferson Mendes
As atividades de estágio continuaram ocorrendo em razão do calendário escolar das escolas e espaços de ensino no qual os alunos observam ou atuam. As 20 horas da carga horária, restante, de atividades presenciais serão realizadas na UFMA, após a finalização da greve e retorno da regularidade do transporte universitário.
• Artes, Música e Culturas Populares - Disciplina Teórica e por escolha da Prof.ª Janine Perini que não aderiu à greve.
• As atividades TCC continuam conforme planjemaneto.
O posicionamento dos professores do Curso era de não parar as atividades. Mas sessenta po rcento dos nossos alunos não reside no município de São Bernardo e as prefeituras de suas respectivas cidades suspenderam o transporte devido à greve ou ausência mínima de 10 alunos por dia para uma viagem a São Bernardo, por isso, a manutenção presencial das aulas passa a ser inviável.
O indicativo de ministrar parte das aulas em formato remoto tem um grande prejuízo para formação técnica, musical e artística dos alunos para atuação profissional na docência. Em Assembleia com os alunos detectou-se que este formato de aula não se adequa para a realidade do Curso, com muitas queixas dos alunos sobre a aprendizagem no período da Pandemia do Covid-19, vivenciado entre 2020 a 2022. As ausências de equipamentos e serviços de internet para todos os alunos prejudicam a oferta democrática do ensino de qualidade.
O Prédio de Música ficará fechado durante o período de Greve. O acesso por parte dos alunos será somente quando algum professor do Curso estiver no Prédio.
Pedimos aos alunos que entrem em contato com os professores para que verifique como se manter ativos nos estudos de cada disciplina e aguardem novas decissões da UFMA, Direção do Centro de Ciências de São Bernardo e do Colegiado do Curso.