Go to accessibility
Beginning of content

Articulação do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade CCCO/UFMA e a Comunidade Alegria /APA Maracanã

2024-04-26 14:58:16.828

No dia 20 de abril de 2024 (sábado) foi realizada a atividade de campo referente à disciplina Educação Ambiental Não Formal e Etnoconservação da Sociobiodiversidade, ministrada pela Profa. Dra. Fabiana P. Correia no âmbito do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade, do Centro de Ciências de Codó (CCCO/UFMA). Na ocasião, a turma da especialização, juntamente com integrantes do Grupo de Pesquisa Geocultural Maranhão, do Grupo de Pesquisa e Ensino de Ciências Humanas (PEnCiH) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GEPESPO) participaram da inauguração da Trilha Ecológica e Cultural da Cia. Teatral Juçara com Farinha.

 

Ao expressar suas impressões sobre a atividade, Odelina Ferraz (moradora, representante do Conselho da APA do Maracanã e atriz da Cia. Teatral Juçara com Farinha) destacou: “iniciar o trabalho no Recanto Turístico da Cia. Juçara com Farinha foi um momento no qual se misturou expectativas, realizações e dever cumprido! O brilho no olhar de cada participante, assim como as falas, nos deu a certeza de que a APA do Maracanã é um território promissor e cheio de encantamentos!”.


Raimunda Ferraz, mais conhecida como Silvinha (moradora e atriz da Cia. Teatral Juçara com Farinha) enfatizou: “essa data ficará marcada na história da companhia por ser o dia em que colocamos em prática um sonho antigo adiado devido à pandemia e a outros fatores externos. Mas tudo está de acordo com a permissão de Deus e ele quis que nossa Trilha Ecológica e Cultural estreasse com a visita de um grupo seleto de estudantes da UFMA, o que nos deixou em uma posição muito confortável para partilhar conhecimentos e saberes. É extremamente importante sensibilizar a sociedade sobre a urgência do uso sustentável dos ambientes. Gratidão à professora Fabiana pela indicação do nosso trabalho e aos professores Alex e Dilmar, que através de suas considerações enalteceram o trabalho que vem sendo realizado em defesa da conservação, propagação da nossa APA e valorização cultural, conjunto tão necessário para garantir a identidade de um povo nativo que ama morar em um lugar tão peculiar e carinhosamente batizado como Paraíso Ecológico, amor este declamado em um trecho de cordel, que é o forte da Cia. Juçara com Farinha: “te amamos no ontem, no hoje e também no amanhã, pois você é nossa origem, nosso adorável Maracanã".

 

Para a professora Fabiana Correia, coordenadora do Grupo de Pesquisa Geocultural Maranhão, “foi uma honra ter a oportunidade de levar um grupo de discentes e docentes da UFMA/Codó para participar da atividade inaugural da Trilha Ecológica e Cultural da Cia. Teatral Juçara com Farinha, considerando a relevância da trilha enquanto recurso didático-pedagógico fundamental para processos de educação ambiental não formal na Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã, onde se encontra um dos últimos remanescentes florestais amazônicos do município de São Luís”.

 

O coordenador do curso de especialização, Prof. Dr. Dilmar Kistemacher, ressalta que “o desenvolvimento da Educação Ambiental junto às comunidades que residem em áreas de proteção ambiental é fundamental para a pesquisa academia e para a construção de valores e condutas sustentáveis para a vida planetária em sua diversidade”.


No mesmo sentido conflui a impressão do Prof. Dr. Alex de Sousa Lima, coordenador do PEnCiH: “A atividade foi rica em experiências e vivências. As falas de Odelina e Raimunda Ferraz reforçaram muitas das problemáticas apontadas durante o curso de especialização. Perceber que a APA do Maracanã tem uma história de tensões recentes e luta com resistência, por parte dos que nela habitam, nos mostra o quão árdua é a luta daqueles(as) que levam a sério a importância da educação ambiental. Sem dúvidas tocou nossos discentes”.


Acerca da experiência, a discente do curso de especialização, Jéssica Alves, fez o seguinte relato: “Nossa ida à APA foi um momento de reflexão e nostalgia. No caminho fiquei encantada com a paisagem, e chegar à comunidade foi ainda mais encantador. Ouvir os relatos de Odelina e Silvinha sobre suas lutas e resistências na proteção da APA e da comunidade nos faz refletir sobre o quanto precisamos respeitar o meio em que vivemos e também participar dessas lutas. Percorrer a trilha pela floresta e ser agraciados pela chuva e poesia da Cia. Teatral Juçara com Farinha nos mostra que a floresta resiste e sempre resistirá”.

Galeria de Fotos
End of content