Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

FICA AQUI O MEU - MUITO OBRIGADO

2023-03-01 00:00:55.659

Prezados(as) discentes, docentes e colaboradores, é com uma mistura de sentimentos que me despeço antecipadamente da importante função de Coordenador do Curso de Educação Física Bacharelado, a partir de amanhã (01/03/2023).

 

Esse misto de sentimentos era esperado, pois estou encerrando esse ciclo na coordenação antes do tempo que eu previa e o mandato permitia após receber mais de 90% dos votos para o biênio 2022-2024. Todavia, por questões familiares, tomo essa importante decisão.

 

Brevemente, o que fizemos nestes quatro anos e 10 meses de muito aprendizado, resiliência e dedicação. Sempre escolhi dar o meu máximo da melhor forma possível em cada situação/decisão/tarefa. Então, tudo que foi ou não realizado, era o máximo que eu podia fazer no momento, da melhor maneira que conseguia. Se assim desagradei alguém, fica aqui meu humilde pedido de desculpas. Minha intenção sempre foi trabalhar em prol de um curso cada vez melhor. O que acredito ser o mínimo que poderia fazer ao assumir importante função na Universidade Federal do Maranhão.

 

De lá para cá, após formar os primeiros discentes do curso em 2018.2 (2 discentes), foram 83 discentes formandos no total, sendo, aproximadamente, 30 que atenderam aos critérios estabelecidos em Resolução e realizaram a Colação de Grau Especial. Desse total, 47 durante a pandemia (com 16 em Colação de Grau Especial).

 

Em 2019.1, mesmo com a ausência de um secretário (mas contando com a colaboração de docentes e discentes) conseguimos (após dias, e mais dias e noites e mais noites), organizar o que era preciso para receber os avaliadores do Ministério da Educação (MEC) para o reconhecimento do curso. Com um enorme trabalho em equipe, logramos êxito ao ficar com o conceito 4 (sendo 5 o conceito máximo).

 

Em 2019.2, organizamos o primeiro Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Foram inúmeras bancas de defesa de TCC. Tivemos TCC sendo assistido por mais de 40 discentes. Ao todo foram mais de 100 alunos registrando presença como ouvintes nas defesas e computando horas para Atividades Complementares.

 

Neste percurso foram duas provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), 2019 e 2021. Em ambas conseguimos conceito máximo (Conceito 5) nessa importante ferramenta que avalia os Cursos Superiores. Também recebemos Nota Máxima (Cinco Estrelas) em duas avaliações (2020 e 2021) do Guia da Faculdade (Quero Educação, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo).

 

Então, a partir de 2020.1 surge a terrível pandemia do COVID19. Apesar de todas as dificuldades e adaptações, conseguimos (em um esforço hercúleo e com a colaboração de todos) ofertar disciplinas e permitir que os discentes continuassem e concluíssem o curso, dentro do possível.

 

Enfim, me despeço desta função grato a todos os discentes, docentes e colaboradores que me permitiram sair com a certeza do dever cumprido.  

 

Todavia, é também com alegria que me retiro desta importante função com uma outra certeza, a de que a Coordenação do Curso de Educação Física Bacharelado estará em boas mãos. O bastão foi-me entregue pelo professor Mário Alves de Siqueira Filho (em maio de 2018) e agora o repasso para a professora Alessandra de Magalhães Campos Garcia.

 

Professora Alessandra de Magalhães Campos Garcia, lhe desejo uma excelente gestão. Sucesso em suas decisões e que Deus possa abençoá-la.

 

Portanto, peço a todos que a partir de amanhã (01/03/02023), as questões referentes à Coordenação do Curso de Educação Física Bacharelado sejam direcionadas ao e-mail da coordenação (ccefb2015@ufma.br) ou diretamente para a professora Alessandra de Magalhães Campos Garcia.

 

 

Grande abraço. 

 
 
At. te, Christian Cabido. 

fim do conteúdo