Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Projetos de pesquisa, ensino e extensão realizados atualmente por professores do Departamento de Artes Visuais

2022-05-30 17:26:59.41

Prof.ª Dr.ª Viviane Moura da Rocha coordena os seguintes projetos de pesquisa:
1) Arte sagrada, religiosa, mística e seu papel na formação religiosa e sociocultural do Maranhão. 2) Arte e estética instrumentais: processos de criação artística nas escolas como função pedagógica e terapêutica.

 

Prof.ª Dr.ª Larissa Lacerda Menendez

Projeto de pesquisa: Acervo de artes indígenas e a lei 11645/08. Linhas: ensino da cultura e história indígena, africana e afro- brasileira nas artes visuais. Artes indígenas Maranhão. Arte indígena contemporânea. Arte afro- brasileira no Maranhão.

 

Prof.ª Drª Maira Teresa Gonçalves Rocha
Coordena o “Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Arte, Educação e Estéticas Tecnológicas- GEPAEET” com foco na “Arte Contemporânea, Arte na Educação, espaços museológicos”, entre outros espaços.

 

Prof.º Drº Pablo Petit Passos Sérvio
Coordena a extensão em Processos fotográficos alternativos. O foco é a experiência práticas de processos fotográficos como a cianotipia, fitotipia, antotipia, pinhole, marrom van dyke, considerando os usos artísticos contemporâneos desses processos, mas principalmente enfatizando as potencialidades pedagógicas dessas experiências.

 

Prof.ª Drª Regiane Aparecida Caire da Silva
Coordena os seguintes projetos:
A cor na cena nos trabalhos de Bob Wilson e do grupo La Fura dels Baus: iluminação, figurino, maquiagem e cenário. (pesquisa)

A imagem gráfica na Coleção Artur Azevedo: estudo dos processos de impressão e da conservação preventiva do papel. (pesquisa)

A imagem sobre o papel: ações artísticas como meio de promover a educação ambiental. (extensão)

 

Prof.º Drº Frederico Fernando Sousa Silva
Coordena o Projeto de Ensino - Acervo Aberto: um estudo das coleções do banco central e bozano.

 

Prof.º Me. Marcelo Espirito Santo
Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História da Arte e da Cidade - GEPHAC
Áreas de Pesquisa: Teoria e História da Arte e da Arquitetura, Arte Pública e Arte Cemiterial, Planejamento Urbano e Urbanismo

 

Prof.ª Mariana Estellita Lins Silva
Coordena o projeto Arte e historia da arte sob o prisma da cultura visual, que articula grupo de estudos sobre arte contemporânea e realiza a pesquisa que tem como objetivo uma aproximação com artistas contemporâneos maranhenses.

fim do conteúdo