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Apresentação

Apresentação Sobre o curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química da UFMA O Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais/Química da UFMA é uma proposta de formação interdisciplinar de professores da área de Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental e de Química para atuarem no Ensino Médio. Este Projeto Político-Pedagógico é o fruto de um conjunto de discussões e reflexões que têm sido produzidas por professores, estudantes e corpo técnico-administrativo da UFMA desde o primeiro semestre de 2012, às quais possibilitaram reformular e apresentar uma nova proposta de formação de professores no âmbito das licenciaturas interdisciplinares. Originalmente, o curso de Ciências Naturais/Química, no campus de São Bernardo, foi criado pela Resolução Nº 138-CONSUN de 24 de maio de 2010 e modificado pela Resolução Nº 178-CONSUN, de 24 de abril de 2013 com o objetivo de contribuir para a elevação da qualidade do ensino da educação básica. O projeto político-pedagógico baseia-se numa matriz curricular disciplinar sem perder de vista a interdisciplinaridade, amplia a área de atuação profissional do egresso para o Ensino Médio, adota o regime acadêmico existente na Universidade e se constitui numa formação interdisciplinar conexa a uma formação específica, fortalecendo o perfil profissional do egresso do curso. Se considerarmos a complexidade dos problemas que se apresentam na realidade contemporânea, o trabalho interdisciplinar se torna cada vez mais indispensável para abrir sendas e veredas mais fecundas na identificação de encaminhamentos e soluções viáveis a esses problemas complexos. Esta Licenciatura será ofertada regularmente, com uma entrada anual de 60 vagas, em São Bernardo. O município foi criado pela Lei Estadual Nº 875, de 15 de julho de 1935, após inúmeras incorporações e desmembramentos. Tem uma área de 1.006,65 km2, com uma população de 26.480 habitantes (2010). O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,538 (2000) e o Produdo Interno Bruto (PIB) é de R$ 77 milhões (2008), com PIB per capita de R$ 2.948,4. O desafio posto à Universidade/Campus São Bernardo e ao Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais/Química em particular é, não só oferecer uma formação que possibilite aos egressos efetivamente contribuir para a aprendizagem dos alunos da educação básica, mas, ao mesmo tempo, na implementação do projeto político-pedagógico, contribuir com a melhoria da qualidade do ensino oferecido pela rede pública. O Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais/Química oferece 60 (sessenta) vagas para ingresso anual de estudantes, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). O Curso adota o regime acadêmico semestral para oferta de componentes curriculares/disciplina, com aulas presenciais, no turno noturno, seguindo o calendário proposto pela Universidade Federal do Maranhão. Cabe ao estudante a inscrição nos componentes curriculares/disciplinas em cada semestre letivo,devendo para tanto observar a sequência e organização da matriz curricular, o tempo mínimo e máximo para integralização curricular e os critérios e requisitos acadêmicos previstos neste Projeto. O trancamento de matrícula, aproveitamento de estudos e demais situações acadêmicas do discente serão regulamentadas pela Resolução nº 90/1999-CONSEPE ou outra norma acadêmica que venha a substituí-la. O tempo mínimo para a integralização do curso é de no mínimo 8 (oito) semestres letivos e no máximo 12(doze) semestres letivos. No que se refere aos créditos:15 (quinze) horas aulas equivalem a 1 (um) crédito teórico;30 (trinta) horas de atividades equivalem a 1 (um) crédito prático; 45 (quarenta e cinco) horas de atividades em estágio obrigatório equivalem a 1(um) créditos pré-profissional. A organização curricular compreendem disciplinas do Núcleo de Formação Básica, que se constitui de componentes curriculares obrigatórios e indispensáveis correspondendo aos conteúdos de natureza científico-cultural das áreas do conhecimento que serão objeto da atuação profissional do licenciado em Ciências Naturais/Química no Ensino Fundamental. Disciplinas do Núcleo de Formação Livre que se constitui de componentes curriculares à sua escolha e interesse, a partir de um conjunto de disciplinas previsto no projeto político pedagógico ou pertencentes a outras graduações, desde que autorizadas pelo Colegiado de Curso. Atividades do Núcleo de Formação Específica que se constitui de componentes curriculares obrigatórios e indispensáveis correspondendo ao conteúdo de natureza científico-cultural da área de química, objeto da atuação profissional do professor de Química no Ensino Médio, e por atividades do Núcleo de Formação Pedagógica que se constitui de componentes curriculares correspondendo a disciplinas pedagógicas e atividades de práticas pedagógicas e compõem uma carga horária total de 405 horas distribuída ao longo do curso. Durante o curso de Química, que é gratuito, o aluno tem uma série de oportunidades para ampliar seus conhecimentos desenvolvendo atividades diferenciadas de pesquisa, ensino e extensão, dentro do núcleo flexível denominado de Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais do curso. Algumas destas atividades constituem programas oficiais que dispõem de bolsas para estudantes de graduação, permitindo assim aos mesmos um suporte financeiro durante o período de estudos. O objetivo do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química da UFMA é formar o profissional habilitado para planejar, organizar e desenvolver atividades interdisciplinares de docência dos componentes curriculares obrigatórios da área de Ciências Naturais (Biologia, Física e Química) nas séries finais do Ensino Fundamental e de Química para o Ensino Médio, com percepção crítica da realidade e situado dentro do seu perfil profissional, capacitando-o, conforme a habilitação, para: -Conhecer e dominar os conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio; - orientar suas escolhas e decisões metodológicas e didáticas por valores democráticos e por pressupostos epistemológicos coerentes; - reconhecer e respeitar a diversidade manifestada por seus alunos, em seus aspectos sociais, culturais e físicos, detectando e combatendo todas as formas de discriminação; - participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula; - promover uma prática educativa interdisciplinar que leve em conta as características dos alunos e de seu meio social, seus temas e necessidades do mundo contemporâneo e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular; - fazer uso de recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a manter-se atualizado e a aumentar as possibilidades de aprendizagem dos alunos; - criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos, utilizando os conhecimentos da área de Ciências Naturais, das temáticas sociais transversais ao currículo escolar, dos contextos sociais considerados relevantes para a aprendizagem escolar, bem como as especificidades didáticas envolvidas; - identificar, analisar e produzir materiais e recursos para utilização didática, diversificando as possíveis atividades e potencializando seu uso em diferentes situações; - utilizar estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem e, a partir de seus resultados, formular propostas de intervenção pedagógica, considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos. - sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente, investigando o contexto educativo e analisando a própria prática profissional; - utilizar o conhecimento sobre a organização, gestão e financiamento dos sistemas de ensino, sobre a legislação e as políticas públicas referentes à educação para uma inserção profissional crítica; - manter-se atualizado em relação aos conteúdos da área de Ciências Naturais e ao conhecimento pedagógico; Sua atribuição central é a docência no Ensino Fundamental e Médio, que requer conhecimentos sobre os fundamentos da área de Ciências Naturais, domínio e reflexão sobre temas e questões relativas aos conhecimentos da Química, bem como sobre a mediação didática14destes conhecimentos em saberes escolares.Além de trabalhar diretamente na sala de aula, elabora e analisa material didático, realiza pesquisa em educação e pode contribuir profissionalmente em outras áreas no debate interdisciplinar A atual coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química, eleita pelo colégio eleitoral formado por todos os estudantes do curso e professores lotados nesta coordenação, para um mandato de dois anos, está assim constituída: Coordenadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Evangelista Garreto (mariagarreto@hotmail.com) Coordenadora de Estágio supervisionado: Profª. Drª. Louise Lee da Silva Magalhaes (louiseleester@gmail.com) Técnico em Administração/Secretário: Marcos Sampaio (markinhos1962@hotmail.com) E-mail da Coordenação:

Informações sobre o Curso

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