Apresentação
A carência nacional de professores para atender à educação básica, especialmente na rede pública, qualificados em todas as áreas do conhecimento, é uma realidade no estado do Maranhão.
Dados do Censo da Educação revelam que apenas 15% dos professores que atuam na educação básica, nas escolas públicas do Estado do Maranhão, têm qualificação adequada. Em se tratando dos professores de História, o aumento do número de vagas ofertado à licenciatura em História na Universidade Federal do Maranhão UFMA e na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, únicas universidades que oferecem curso de História com Licenciatura, não resolve o problema da carência de profissionais para atuarem na rede de ensino do Estado do Maranhão, desprovidos de uma formação adequada.
Além disso, a dificuldade de conciliar o exercício do trabalho docente com um curso de graduação tem contribuído para a permanência de profissionais não habilitados no exercício da docência e consequentemente com a má qualidade do ensino e da aprendizagem de nossos jovens e adultos.
Consciente de tal problema e na tentativa de contornar essa situação, o Ministério da Educação criou o Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), no âmbito da UFMA, denominado PROFEBPAR.
O PROFEBPAR/UFMA, em parceria com a CAPES, visa oferecer emergencialmente aos municipios a formação inicial e continuada dos professores da educação básica da rede pública da educação, oferecendo cursos de graduação de primeira e segunda licenciaturas, para atender o que está sendo proposto no artigo 11, inciso III do decreto nº. 6.755, de 29 de janeiro de 2009, conforme explicitado abaixo.
Art. 11. III - oferta emergencial de cursos de licenciaturas e de cursos ou programas especiais dirigidos aos docentes em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica, que sejam: Ver tópico (4 documentos)
a) graduados não licenciados;
b) licenciados em área diversa da atuação docente; e
c) de nível médio, na modalidade Normal.
Assim sendo, o Curso de Licenciatura em História do PROFEBPAR é uma proposta que visa cumprir com o compromisso social junto a sociedade maranhense, contribuindo para suprir as carências do ensino básico no estado do Maranhão.
2 FINALIDADE, OBJETIVOS E METAS
2.1 Finalidade
Cumprir o que determina a Lei de Diretrizes e Bases nº. 9.394/96 de 20/12/1996 e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica da rede pública do estado do Maranhão.
2.2 Objetivos
2.2.1 Geral
Formar professores capazes de exercer atividade de docência, com competencia técnica e intelectual, consciência profissional e política, criatividade e responsabilidade para atuar na Educação Básica da rede pública dos Municípios do estado do Maranhão.
2.2.2 Específicos
Contribuir para o processo de formação do professor da educação básica instrumentalizando-o frente as questões do ensino e da aprendizagem, fortalecendo seu compromisso social com o seu município, a região e o estado do Maranhão.
Atender de forma sistemática as demandas previstas no Plano de Ações Articuladas do Estado do Maranhão - PAC.
Contribuir para o papel social desta IFES com o compromisso de assegurar o desenvolvimento pessoal e profissional do professor da escola da rede pública do estado do Maranhão.
2.3 Metas
Formar licenciados em História, com graduação plena, para o exercício da docência na educação básica. O curso terá a duração de três anos e meio, devendo o aluno obter sua integralização em 42 meses.
Informações sobre o Curso
- Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível
- Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas
- Convênio Acadêmico : PARFOR
- Modalidade de Curso: Presencial
- URL: UFMA CAMPUS BACANGA