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Pesquisa
Estes são os Projetos de Pesquisa ativos e cadastrados no Curso de Linguagens e Códigos - Música (Atualizado em 9 de março de 2024)
Número de Registro | Nome | Resumo | Coordenador | Período de Execução |
PVBER3391-2023 | Ciências musicais no Brasil: um estudo das publicações nas revistas brasileiras | O projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver um banco de dados com os resumos publicados nas principais revistas científicas brasileiras na área de música, no período 2015-2024. Vinculado ao Grupo de Pesquisa Música e Formação. O projeto lança a proposta aos participantes o desafio de organizar os resumos, termos e palavras-chave de doze revistas científicas na área de música. A pesquisa tem como cunho a metodologia modal e sua principal ferramenta de análise será o software livre Iramuteq. Espera-se ao fim da pesquisa fornecer aos interessados na pesquisa em música, em especial da área de educação musical, um banco de dados que forneça palavras-chave e termos indicados nos resumos das doze revistas científicas de música, auxiliando-os na organização das informações necessárias para o início das pesquisas de iniciação científica a monografias. Com o banco de dados disponível espera-se um aumento na eficiência do processo e a facilidade na localização dos segmentos de texto, reduzindo o tempo de busca de referenciais teóricos a serem utilizados nas pesquisas na área de música, além de todo o processo de formação realizada dentro do grupo de pesquisa, ampliando os conhecimentos dos acadêmicos na construção do papel professor-pesquisador. | Prof. Dr. Jefferson Tiago Amâncio de Souza Mendes da Silva | 2023/2025 |
PVBER3393-2023 | Cantador: repertório brasileiro como recurso para a percepção e leitura musical | A partir deste projeto realizaremos a coleta de melodias utilizadas no repertório de música brasileira, sem restrição quanto aos estilos, gêneros e contextos musicais, para posterior organização em sequências didáticas a serem estabelecidas durante a pesquisa. Como resultado, ocorrerá a publicação do material didático desenvolvido, em suporte digital (e-book). Nossa hipótese é que a utilização de repertório brasileiro irá contemplar tanto a identificação de quem utilizará o material por reconhecer algumas das melodias, quanto a possibilidade de ampliar o conhecimento de música brasileira no caso de confrontar-se a melodias até então desconhecidas pelo estudante. | Prof. Dr. Gustavo Frosi Benetti | 2023/2026 |