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Seção Extra

Dúvidas frequentes

 

📌 Como faço minha matrícula?

Calouros são matriculados pela própria UFMA (DIOAC/PROEN), mas a partir do segundo período cada aluno é responsável por solicitar sua matrícula dentro dos prazos estabelecidos em calendário acadêmico, diretamente no SIGAA:

  • Disciplinas em geral (obrigatórias, eletivas e optativas): Portal do aluno SIGAA > Ensino> Matrícula On-Line> Realizar Matrícula. Nas disciplinas que tem componente prático, o número de vagas é distribuído em subturmas, portanto é importante atentar para o número de vagas disponível e divisão de grupos da turma.
  • Atividades (Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Atividades Complementares): solicite na coordenação de curso, via e-mail, preenchendo o requerimento do discente disponível na aba “Documentos”>”Formulários”.

 

📌 Não está aparecendo para mim determinada disciplina ao tentar fazer minha matrícula online no SIGAA, o que faço? 

Nem todas as disciplinas são ofertadas regularmente, principalmente disciplinas de outras unidades e disciplinas optativas, portanto verifique primeiramente se ela será ofertada no semestre regular. Caso ela seja ofertada e, não estiver aparecendo, pedimos que seja realizado o print e encaminhado para a coordenação para verificação. Nosso curso possui somente uma grade curricular, portanto todas as disciplinas devem aparecer no sistema, entretanto, temos pré-requisitos de componentes que precisam ser cumpridos para que a matrícula seja deferida.

 

📌 Onde encontro o calendário acadêmico?

https://portalpadrao.ufma.br/proen/calendario-academico

 

📌 Quero cancelar meu curso, como faço?

O cancelamento é feito diretamente pelo aluno, no Sigaa, entrando no Portal do Aluno> Ensino > Cancelamento de inscrição regular. O cancelamento da inscrição é o desligamento do aluno de forma voluntária, portanto é importante que o aluno esteja certo da escolha ao selecionar a opção no SIGAA. É necessário se atentar para o período de cancelamento previsto no calendário.

📌 Como faço o trancamento de curso?

Portal do aluno SIGAA> “Ensino”> “Trancamento de Programa”. É necessário verificar o prazo de trancamento do curso no calendário acadêmico.

 

📌 Como faço a matrícula no estágio obrigatório?

O curso de Enfermagem possui um coordenador de estágio responsável pela organização e solicitação de local em tempo. Entre em contato pelo e-mail:

 

📌 Como solicito aproveitamento de disciplinas?

A solicitação de aproveitamento de estudos é feita, exclusivamente via SIGAA. Consulte o material disponível na aba “Documentos”> “Material didático”, lá você terá acesso ao Manual do discente com prints do Portal do Aluno e opções a serem escolhidas. É de inteira responsabilidade do aluno o anexo dos planos de disciplinas e escolha referente a equivalência correta.

Não é possível assegurar previamente o aproveitamento de uma disciplina, uma vez que a solicitação passa por análise de equivalência de carga horária e conteúdo programático, podendo ser deferida ou indeferida pelo parecerista designado pela unidade que oferta a disciplina ao qual está sendo solicitada.

Se você estiver matriculado na disciplina para a qual solicitou aproveitamento, recomenda-se permanecer matriculado e cursando até a emissão do parecer. Ressalta-se que a matrícula não impede o registro do aproveitamento no sistema.

 

📌 Estágio obrigatório e não obrigatório: qual a diferença?

Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto pedagógico do curso, com carga horária específica indispensável à integralização curricular, constituindo requisito para colação de grau e obtenção de diploma.

Para cursar o estágio obrigatório é necessário estar matriculado em estágio (matrícula solicitada via SIGAA), além de ter cumprido todos os créditos teórico-práticos, podendo faltar até duas disciplinas teóricas de até 60 horas, que devem ser cumpridas em semestres diferentes.

A Coordenação de estágio é responsável por organizar a distribuição dos discentes nos setores e grupos.

Estágio não obrigatório é aquele previsto no projeto pedagógico do curso, sem carga horária pré-fixada, desenvolvido como atividade opcional e complementar à formação profissional do estudante.

 

📌 Como localizar nome e e-mail de professores da UFMA?

Os contatos dos docentes da UFMA estão disponíveis no portal público da universidade.

Passo a passo:

  1. Acesse: www.ufma.br
  2. Vá em Links Diretos
  3. Clique em Sistemas Institucionais
  4. Entre no SIGAA
  5. Selecione a opção Acadêmico
  6. Clique em Docentes
  7. Pesquise pelo nome do docente ou pelo departamento
  8. Clique em Ver página pública para visualizar as informações de contato.

 

📌 Como contabilizar as horas de Atividades Complementares?

A contabilização das horas ocorre mediante envio à Coordenação do curso do seguinte material, em arquivo único:

  • Comprovantes de realização das atividades complementares
  • Formulário de Atividades Complementares, disponível em Documentos > Formulários, devidamente preenchido e assinado (assinatura eletrônica do SouGov).

O envio deve ser feito para o e-mail da Coordenação: enfermagemslz@ufma.br.

Prazos:

  • Para fins de colação de grau, a entrega deve respeitar o calendário acadêmico do semestre.
  • O aluno que já possuir todos os comprovantes pode solicitar a contabilização a qualquer momento, mesmo antes do último período do curso. Dessa forma, fica mais tranquilo para cumprir as demais exigências de final de curso.

 

📌 Abono de Faltas e Atestado Médico

A Coordenação não realiza abono de faltas.
Conforme o Art. 146, § 2º da Resolução 1892/2019 CONSEPE, que rege os Cursos de Graduação da UFMA:

“A frequência é obrigatória, sendo vedado por lei o abono de faltas, salvo nos casos previstos em legislação específica. A presença é condição indispensável para que o estudante se submeta às avaliações, inclusive reposição e prova final.”

Limite de faltas permitido

  • De acordo com o Art. 146, § 4º, II, a reprovação por frequência ocorre quando o estudante falta a mais de 25% do total de aulas e atividades previstas em cada componente curricular.

📑 Exercícios domiciliares

Nos casos previstos na mesma Resolução, é possível solicitar exercícios domiciliares, a serem avaliados pela Coordenação e docentes responsáveis. As situações contempladas incluem:

  • Licença maternidade;
  • Licença adotante;
  • Viagens para eventos acadêmicos;
  • Condições de saúde que impeçam a presença prolongada do estudante nas aulas.

👉 O processo deve ser solicitado antes ou durante o período do afastamento, mediante apresentação da documentação comprobatória, o requerimento para Exercícios domiciliares pode ser baixado em Documentos > Formulários

 

📌 O que significa estar com status CANCELADO?

O cancelamento temporário é a suspensão do vínculo do estudante com a UFMA por descumprimento de um dos quatro critérios previstos no Art. 127 da Resolução 1892/2019 CONSEPE, o que pode comprometer a integralização do curso.

🔔 Notificação

  • A responsabilidade pela notificação é da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN).
  • A comunicação pode ser feita por:
    • Site da UFMA;
    • Sistema Acadêmico (SIGAA);
    • E-mail institucional cadastrado pelo estudante.
  • Importante: mesmo que o aluno não receba o e-mail, a publicação no site da UFMA garante a validade da notificação.

🔄 Readmissão

  • O estudante com status CANCELADO pode solicitar readmissão no curso no mesmo semestre letivo em que ocorreu o cancelamento temporário.
  • O pedido deve respeitar os prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico, conforme os arts. 130 e 131 da Resolução 1892/2019 CONSEPE.
  • A readmissão no curso se dar através da adesão ao plano de estudos (documento criado como instrumento para acompanhamento do estudante que solicita readmissão), feita exclusivamente, pelo SIGAA, conforme GUIA DE READMISSÃO(Solicitação de Plano de Estudos), dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico. 
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