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Apresentação

O Curso de História e Geografia foi criado no final do ano de 1952, tendo suas atividades acadêmicas iniciadas no primeiro semestre letivo de 1953. Tal acontecimento foi um resultado do movimento pela expansão de cursos universitários orientados para a formação de docentes habilitados para o ensino na educação básica, sobretudo no nível médio. Esse movimento se estruturou e ganhou corpo sob o influxo da criação de instituições de nível superior voltadas para essa finalidade: a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, na Universidade de São Paulo, e sua congênere na Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Ao se intitular Curso de História e Geografia, quando do seu surgimento, consagrava-se uma visão que admitia essas duas áreas do conhecimento como irmãs-gêmeas, tal como professavam seus instituidores. Desse modo, a finalidade maior do curso era formar professores de História e de Geografia, no chamado esquema três mais um. Ou seja, ao ingressar no curso, o discente devia cursar as disciplinas típicas do bacharelado em três anos letivos, podendo, com mais um ano de cumprimento das obrigações curriculares de natureza pedagógica, ser contemplado com o diploma de Bacharel e Licenciado em História e Geografia. A partir de 1963, começaram a serem projetadas mudanças importantes na estrutura curricular vigente. Esse processo culminou, em 1966, com a separação dos dois cursos. Atualmente, o curso de Graduação em História, pela Universidade Federal do Maranhão, é especificamente dedicado à Licenciatura, de modo a buscar fornecer para seus alunos subsídios teóricos e metodológicos para que estes possam exercer a carreira de professor de História. As aulas são ministradas durante dois períodos: vespertino e noturno e o tempo médio de conclusão do curso é de oito semestres. A Licenciatura em História da Universidade Federal do Maranhão tem por objetivo habilitar graduandos para intervir, com profissionalismo, postura ética, criatividade e responsabilidade no processo ensino-aprendizagem em nível da Educação Básica, mediante: · A compreensão da complexidade inerente à docência; · O compromisso com a função social própria da profissão; · A identificação, compreensão e resolução de situação-problema; · A autonomia para a tomada de decisões e o constante compromisso frente às opções feitas; 13 · A avaliação crítica da própria atuação como profissional; · A interação cooperativa com a comunidade profissional e com a sociedade; · O domínio dos aportes epistemológicos e metodológicos, tanto no que diz respeito ao âmbito pedagógico (da docência) como no que se refere à área específica de atuação; · A transposição didática do conhecimento social e historicamente produzido. O corpo docente que compõe o Departamento de História da UFMA conta, hoje, com vinte e umprofessores: - Alexandre Guida Navarro; - Antonia da Silva Mota; - Alírio Carvalho Cardoso; - Flávio José Silva Soares; Fernanda Rodrigues Galve; - Isabel Ibarra Cabrera; - Isabela Alves Silva; - João Batista Bitencourt; - Josenildo de Jesus Pereira; - Lyndon de Araújo Santos; - Manoel de Jesus Barros Martins; - Marcus Vinícius Baccega, Maria da Glória Guimarães Correia; - Maria Izabel Barboza de Morais Oliveira; - Marize Helena de Campos; - Nivaldo Germano; - Régia Agostinho da Silva; - Soraia Sales Dornelles; - Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo; Viviane Oliveira Barbosa e Wagner Cabral da Costa. Deste conjunto, 17 professores são doutores (sendo 6 pós-doutores) e 3 mestres. O grupo atual de professores envida esforços quanto à manutenção da qualidade e à perspectiva de crescimento do Curso. Desse esforço resultou a criação em 2010 do Programa de Pós-graduação em História (Mestrado), a publicação de obras de referência, o funcionamento de grupos de pesquisa, que são os seguintes: - Cultura e Colonialismo: África, Brasil e o Maranhão no Mundo Atlântico, Séc. XVIII XXI; - Família e Poder; - História e Intelectuais; - História e Religião; - Sociedade, Memória e Poder. A manutenção destas atividades de pesquisa e extensão dependerá do aumento do número de docentes. As áreas de pesquisa dos professores, incluindo os grupos de pesquisa e os campos de interesses de cada um, reúnem temáticas como: política, cultura, intelectuais, trabalho, poder, gênero, religiosidade, ensino dentre outras. Este universo contempla as perspectivas da pesquisa e do ensino de História no Estado do Maranhão e em todo o território nacional. A qualificação, a titulação, as novas contratações e a produção coletiva e individual têm garantido e garantirão a expansão e a relevância do Curso de História. (texto compilado do PPP História – UFMA)


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