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Apresentação

O Regimento Geral da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Art. 146 descreve que os departamentos acadêmicos constituem a menor fração da estrutura universitária para todos os efeitos de organização administrativa, didático-científica e de distribuição de pessoal, sendo organizados por área de conhecimento e vinculados às Unidades Acadêmicas - em nosso caso -, o Centro de Ciências Sociais (CCSO). As subunidades acadêmicas têm como atribuição principal a execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito de sua competência. O DEI, desde sua criação, abriga sob esta denominação um conjunto de docentes que desenvolve ensino, pesquisa e extensão, articuladas, prioritariamente, ao curso de graduação em Pedagogia e aos cursos de Licenciaturas do Centro de Ciências Humanas (CCH) - em Artes, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras, Letras-Libras, Música e Teatro -; das Licenciaturas do Centro de Ciências Exatas e Tecnológica (CCET) - em Física, Matemática e Química - e do curso de Licenciaturas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) - em Ciências Biológicas e Educação Física, junto aos programas de Pós-Graduação da UFMA em Educação (PPGE), O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto (PPGSAD). Ações desenvolvidas e pretendias pela chefia, na sua gestão: 1. Fortalecimento dos componentes curriculares do Departamento de Educação I (DEE-I), tanto do Curso de Pedagogia, quanto dos cursos de licenciaturas presenciais e na EAD; 2. Incentivo a publicações em portadores impressos e on-line de pesquisas relacionadas às áreas de conhecimentos do DE-I e de outras áreas dos demais cursos de licenciaturas que tratem sobre metodologias de ensino; 3. Promoção de discussões e deliberações acerca da modificação do currículo do Curso de Pedagogia no âmbito do DE-I e do colegiado do curso; 4. Publicação anual de um livro eletrônico/impresso sobre pesquisas relacionadas às áreas de conhecimentos do DEE-I e de outras áreas dos demais cursos de licenciaturas que tratem sobre metodologias de ensino; 5. Promoção de discussões e deliberações acerca de parcerias e ofertas de disciplinas nos cursos de licenciaturas presenciais e EAD; 6. Incentivo para a participação em eventos científicos da instituição e demais espaços; 7. Incentivo e promoção de eventos científicos permanentes nas diversas áreas de conhecimentos dos docentes pertencentes ao DEE-I, bem como, relacionados aos grupos/ projetos de pesquisa e de extensão; 8. Parcerias e participações em eventos estudantis do Curso de Pedagogia e demais licenciaturas; 9. Intercâmbios com os cursos de licenciaturas do campus de São Luís e dos campi do continente para troca de experiências e fortalecimento das existentes; 10. Reuniões específicas para discutir e aperfeiçoar as áreas de conhecimentos do DEE-I, tipo: Metodologia da Pesquisa, Estágios, Currículo, Didática, Metodologias do Ensino. 11. Parcerias com outras instituições de ensino superior, sobretudo as instituições públicas que ofereçam cursos de licenciaturas; 12. Encontros semestrais para organização dos programas e referenciais usados nas diferentes áreas de conhecimentos; 13. Encontros semestrais para a organização do Plano Departamental; 14. Encontros mensais para estudos e socialização de produções mensais, para discutir temáticas e fortalecer o trabalho docente; 15. Encontros semestrais para a realização da Jornada Pedagógica departamental. 16. Fortalecimento de ações empreendidas pelos os programas de formação de professores para a Educação Básica, como: PROFEBPAR, EAD e outros; 17. Criação e alimentação de página eletrônica do DE-I na perspectiva de informação e comunicação internas e externas; 18. Garantia nas assembleias departamentais, de representante estudantil do DEEI para discutir e deliberar sobre as ações em conjunto com o corpo docente; 19. Respeitar e fazer cumprir as normas institucionais da UFMA e os direitos dos servidores; 20. Representar e participar ativamente dos colegiados em que a Chefia do DE-I tiver assento; 26 – Criar comissão semestral de organização de atividades culturais envolvendo professores e demais servidores do Departamento; 28 - Estabelecer parcerias com o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) e demais programas de pós-graduação da instituição;


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