HILCE DE CASTRO AGUIAR
DEII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOBeginning of content
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Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1996) e em Pedagogia pela mesma Instituição (2002). Concluiu o Doutorado em Educação em 2016, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Linha de Pesquisa: Educação e inclusão social em contextos escolares e não escolares, em 2016 defendeu tese intitulada "Mediação como estratégia no atendimento educacional especializado a aluno com deficiência intelectual: contribuições da abordagem histórico cultural". Realizou o Mestrado em Educação, com linha de pesquisa em Educação Especial, na Universidade Federal do Maranhão, concluindo-o em 2008. Atualmente, ligada profissionalmente a Universidade Federal do Maranhão - UFMA, lotada no Departamento de Educação II. Como parte constitutiva da formação profissional evidencia trajetória na Secretaria Municipal de Educação de São Luís/MA, onde realizou atividades na Superintendência da Área de Educação Especial, dentre as quais as de avaliação psicopedagógica, orientação, acompanhamento, formação continuada e elaboração de projetos específicos da área de Educação Especial.Areas of Interest
Coordena o Grupo de Pesquisa e Estudos Psicopedagógicos na Inclusão e neste atualmente (desde 2016) desenvolve pesquisa relacionada a mediação para a aquisição da leitura e da escrita por alunos com deficiência intelectual por entender que a ausência destas habilidades se constituem em barreira para o acesso ao currículo dos referidos alunos . Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Especial - GPEEUFMA vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação/UFMA. Nestes espaços mantém estreita relação com contextos escolares, busca-se alternativas pedagógicas à exclusão de alunos do contexto de aprendizagem escolar. Destaca, a importância de estudos segundo a abordagem histórico cultural, quanto a aprofundamentos do conceito de mediação e de processos neurocognitivos em pesquisas vinculadas à Educação. Defende que todo conhecimento que auxilia na compreensão da diversidade e complexidade do psiquismo humano se constitui recurso necessário no "alicerce" e invenção de uma escola para qualquer aluno. Há um desafio de considerável enfrentamento para as instituições escolares, que é lidar pedagogicamente com as formas superiores de aprendizagem do ser humano sem reduzí-lo em suas dimensões histórico culturais . Entre os temas de publicação bibliográfica e de participações em eventos científicos destacam-se os relacionados: à educação de alunos com deficiência intelectual e com dificuldades na aprendizagem; Inclusão e acesso curricular ao público alvo da Educação Especial; Mediação e processos neurocognitivos no Atendimento Educacional Especializado.Lattes resume
http://lattes.cnpq.br/2548329454257402Site
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