FABIANE RODRIGUES FERNANDES
DDET - DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCETBeginning of content
Profile
Personal description
Professora Adjunta DEDET/CCET/UFMA. Coordena juntamente com a Profa Dra Lívia Albuquerque o LABDesign com ênfase em experiência e inovação. É lider do GP LABDesign - experiência e inovação. Doutora em Design com ênfase em Ergonomia pela FAAC - UNESP/Bauru (2017). Mestre em Design com ênfase em Ergonomia pela FAAC - UNESP/Bauru (2013). Especialização em Gestão de Projetos pela FARC/Rio Claro (2010). Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (2005). Foi Professora Associada I do Departamento de Tecnologia em Design Gráfico, da Faculdade de Comunicação e Informática (FCI) da UNIMEP/Campus Taquaral (Piracicaba/SP) e FAAL (Limeira/SP) por 08 anos. Tem experiência na área do Design Ergonômico e da Interface Humano-Tecnologia, com ênfase em: Web Design, Visual Thinking, Information Design, User Experience (UX) & Usability. Membro do Comitê Científico da Revista Projética (ISSN: 2236-2207), Membro do Comitê Científico da Revista Design e Tecnologia (ISSN: 2178-1974), Membro do Comitê Científico da e-Revista Logo (ISSN: 2238-2542), Membro do Comitê Científico da Revista Human Factor in Design (ISSN: 2316-7963), Membro do Comitê Científico da Revista Pesquisa e Práticas Psicossociais (ISSN: 1809-8908) e Membro do Comitê Científico da Revista Moda Palavra (ISSN: 1982-615X).Education
Mestrado em Design com ênfase em Ergonomia - FAAC/UNESP Bauru;Doutorado em Design com ênfase em Ergonomia - FAAC/UNESP Bauru
Areas of Interest
Trabalhar com pesquisa e desenvolvimento experimental em Ciências Sociais e Humanas, no campo do Design, com foco no ser humano e suas relações com os artefatos físicos ou digitais e interativos, envolvendo as temáticas: design de interação, design de interfaces, design de informação, ergonomia informacional, visual thinking, design thinking, experiência do usuário, usabilidade e arquitetura de informação.PROPOSTA DE TEMAS PARA SUBPROJETOS:
a. Artefatos gamificados e construção de conteúdos educomunicativo com foco no design para aprendizagem;
b. Análise e produção de conteúdo informacional e interativo através da metodologia do Design Thinking;
c. Análise da usabilidade de aplicativos e websites existentes;
d. Percepção e comportamento do usuário na relação com artefatos interativos.
e. Design Centrado no Usuário (mapeamento da experiência e criação de valor).
f. Game design (jogo sério ou jogo educativo)
g. Pensamento visual (análise estrutural de artefatos visuais).
Lattes resume
http://lattes.cnpq.br/0490329444455023Education
No content available