Ir para acessibilidade
Foto do docente JADIR MACHADO LESSA

JADIR MACHADO LESSA

DPSI - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH

inicio do conteúdo

Perfil

Descrição Pessoal

Nenhum conteúdo disponível

Formação

Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2011). Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2006). Membro da Academia Ludovicense de Letras; Membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – SOBRAMES; Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa; Membro da Academia de Letras Brasil/Suiça. Autor dos livros: Solidão e liberdade, A construção do poder pessoal, A clínica como exercício ético dos encontros afetivos e Análise Existencial: princípios fundamentais. Coautor dos livros: Arte e ressonância, A infância medicalizada: discursos, práticas e saberes para o enfrentamento da medicalização da vida, Fenomenologia: Teoria e Clínica, Fenomenologia e Psicologia: Estudos teóricos e investigações empíricas contemporâneas e Terapia poética. Autor dos artigos: a). A Análise Existencial e a Cura pela Intimidade. Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v. 5, p. 1, 2015; b). O Movimento Existencialista como Quebra de Paradigma. Jornal Existencial On Line, v. 8, p. 2, 2012; c). Gênese e desenvolvimento da análise existencial. Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v. 2, p. 332-344, 2012; d). A Origem da Psicoterapia Existencial. Jornal Existencial On Line, v. 7, p. 2, 2011; e). A Ética do Acontecimento Segundo o Pensamento Estóico. Jornal Existencial On Line, v. 6, p. 2, 2010; f). O Que Pode um Corpo? Do que seu Corpo é Capaz?. Jornal Existencial On Line, v. 5, p. 2, 2009; g). Humano, Simplesmente Humano. Jornal Existencial on line, v. 4, p. 2, 2008; h). A Construção do Poder Pessoal. Jornal Existencial on line, v. 3, p. 1, 2007; i). A Abelha Não Pode Ser Feliz. Só o Homem Pode!. Jornal Existencial On Line, v. 2, p. 2, 2005; j). Solidão e Liberdade. Jornal Existencial on line, v. 1, p. 01, 2004. Coautor dos artigos: a). A relação psicoterapêutica na abordagem fenomenológico-existencial. Análise Psicológica, v. 3, p. 393-397, 2006; b). O Papel do Idoso nas dinâmicas sociais de realização do ser-no-mundo-com-o-outro. Revista Multidisciplinar de Gerontología, v. 1, p. 7, 2006.

Áreas de interesse

Líder do Grupo de Pesquisa em Psicoterapias Existenciais e Humanistas - DEPSI - UFMA - CNPq, pesquisando no momento os seguintes temas: Análise Existencial, Psicodrama, Gestalt-Terapia, Abordagem Centrada na Pessoa e as modulações do conceito de essência humana.
Membro do Grupo de Pesquisa em filosofia e Psicologia Clínica da Universidade Federal Fluminense - UFF - cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq e coordenado pelo Professor Doutor Roberto Novaes de Sá com as seguintes áreas de atuação: A questão do método na psicoterapia sob uma perspectiva fenomenológico-hermenêutica; A psicoterapia e a questão da técnica; Fenomenologia hermenêutica e clínica psicoterápica; A questão da psicossomática no pensamento de Heidegger e na psicoterapia daseinsanalítica.
Livros publicados: Solidão e liberdade, A construção do poder pessoal, A clínica como exercício ético dos encontros afetivos e Análise Existencial: princípios fundamentais.
Membro do Conselho Editorial da Revista Transdisciplinar de Gerontologia da Universidade Sénior Contemporânea - Porto Portugal.

Formação

- DOUTORADO DOUTOR
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Endereço profissional

Nenhum conteúdo disponível

Sala

Vice-Reito

Telefone/Ramal

8335

E-mail

jadir.lessa@ufma.br

Plano Individual do Docente

Ano/Período Situação Ação

2020.1

HOMOLOGADO PELA DIRETORIA DE CENTRO

Icone de Lupa, Detalhar o PID

2019.2

HOMOLOGADO PELA DIRETORIA DE CENTRO

Icone de Lupa, Detalhar o PID
fim do conteúdo