DANILO ARAUJO DE OLIVEIRA
CCPC - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCCOBeginning of content
Intellectual production
Research group coordination (1) |
10/2023 Grupo de Pesquisa sobre Questões e Políticas de Currículo, |
Scientific articles (42) |
2024, JOANA E SOFIA RESISTEM ÀS NORMAS DE GÊNERO, ISSN: 23588853 |
2024, ANO PASSADO EU MORRI, MAS ESSE ANO EU NÃO MORRO REMEMORAR VIVÊNCIAS RACISTAS E CRIAR POSSÍVEIS NO CURRÍCULO PARA EXISTIR HOJE COMO PROFESSORA MULHER-PRETA, ISSN: 25952803 |
2024, Quais Juventudes Querem Os Currículos? Quais Currículos Querem A Juventudes?, ISSN: 23597003 |
2024, Tornar-se professor/a antirracista: efeitos de um projeto de alfabetização e letramento na formação docente, ISSN: 23181982 |
2023, A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP): tensões e disputas quanto ao sexo em pelo no currículo bareback, ISSN: 19806248 |
2023, Pre-Exposure Prophylaxis (PrEP): tensions and disputes about sex in the bareback curriculum, ISSN: 19806248 |
2023, Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas: fraturas, aberturas e expansões nasinvestigações emeducação e currículos, ISSN: 21785201 |
2023, Sobre o queer podemos pesquisar em currículo e educação?, ISSN: 25948385 |
2023, A garrafinha de refrigerante, o relógio de papel e a forca: invencionices, criações e imaginações infantis para aprender brincando em um currículo, ISSN: 19831579 |
2023, Fazer fendas em moradas seguras: desafios curriculares com as diferenças no presente, ISSN: 21798427 |
2023, Currículos, culturas e diferença: criação de possíveis na educação, ISSN: 21798427 |
2023, Sobre não seguir receitas, criar outras narrativas e inventar roteiros: o que ensina o currículo de dois filmes infantis sobre gênero?, ISSN: 19820305 |
2023, Ferramentas pós-críticas educacionais e curriculares para pesquisar e analisar vídeos, ISSN: 21785201 |
2022, Onde Querem Medo, Fazer-Se Bruta-Flor: criações de possíveis no território curricular com gênero e sexualidade em tempos que amedrontam, ISSN: 16451384 |
2022, Pedagogia da masculinização nos vídeos pornôs: a produção do jovem homem barebacker, ISSN: 18094031 |
2022, Contestações às normas do uso do preservativo no currículo bareback: produção da posição de sujeito unrubberman, ISSN: 2175795X |
2022, Educação como processo de subjetivação: epistemologias feministas para produção de um sujeito outro., ISSN: 19835000 |
2022, Discursos subversivos:quando o possível habita o currículo escolar, ISSN: 1982131X |
2022, Apresentação do dossiê: Currículos culturais não escolares: sobre um campo em constante expansão, invenção e criação para afirmação da vida, ISSN: 23181982 |
2022, Pedagogia do erotismo no currículo bareback: a transgressão às normas do uso do preservativo nos vídeos pornôs, ISSN: 23181982 |
2022, Disputes to the rules for the use of condoms in the barebackcurriculum: production of the unrubbermansubject position, ISSN: 2175795X |
2021, ?No meu tempo, [...] haveria um respeito ao sexo e ao gênero das pessoas?: Reiterações das normas de gênero e da heteronormatividade no currículo escolar, ISSN: 19847238 |
2021, Corpo lésbico, história e formação docente: agenciando existência e visibilidade para criação de possíveis no/com o currículo, ISSN: 19840411 |
2021, ?A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA?: HETEROTOPIAS DE UM SAMBA-ENREDO NO CURRÍCULO, ISSN: 18093876 |
2021, A Universidade, a Formação e a Pesquisa: problematizando gênero e sexualidade na constituição do sujeito docente, ISSN: 21798427 |
2021, Currículos Outros, Sujeitos Outros: novas paisagens no território curricular a partir de uma narrativa-experiência docente, ISSN: 1981416X |
2021, Corpos em re-existência: limites e problematizações acerca da festa de momo e do controle dos corpos, ISSN: 25953206 |
2020, Resistir aos conhecimentos cristalizados para produzir outramentos no currículo, ISSN: 19831579 |
2020, Provocações ao gênero e ao currículo: desafios e potencialidades para a educação e para os sujeitos, ISSN: 15171256 |
2020, #VAMOVIRARUM2020SEMPRECONCEITO? ?imagem-currículo e cultura visual, ISSN: 19837348 |
2020, Subversão e resistência no GT 23 da ANPED a partir de Michel Foucault, ISSN: 23596856 |
2020, Vigilância da sexualidade e heteronormatividade no currículo escolar, ISSN: 15180743 |
2019, A excêntrica família homossexual: discursos e saberes que constituem sujeitos homossexuais e suas famílias no contexto escolar, ISSN: 15196186 |
2019, -Ninguém solta a mão de ninguém- : conectados/as em rede, resistimos, ISSN: 18094309 |
2018, Num piscar de olhos, o amor: educação dos sentidos e dos sujeitos no filme de animação 'In a heartbeat', ISSN: 25952803 |
2018, Interseccionalidade, gênero, sexualidade e raça: os desafios e as potencialidades na invenção de outros currículos, ISSN: 23588853 |
2018, Uma revisão sistematizada da produção do conhecimento sobre corpo, gênero e sexualidades na educação, ISSN: 23597003 |
2017, Body, Gender, and Sexualities Approaches in the Political-Pedagogical Project in a High School in Brazil, ISSN: 19139020 |
2017, Discursos heteronormativos e produção de sujeitos generificados no currículo escolar, ISSN: 19825374 |
2016, Notas sobre o processo de inclusão/exclusão de uma professora transexual, ISSN: 23580194 |
2015, Os estudos gênero como modelo de leitura trans e multidisciplinar, ISSN: 23581425 |
2015, AS ABORDAGENS DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADES NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM UM COLÉGIO ESTADUAL DE ARACAJU, SE, ISSN: 18071600 |
Publications at events (32) |
2021, , Currículo Bareback - Interfaces, I Seminário Tecituras em Redes de Discussões e Afetos: Interfaces com as Questões de Gênero e Sexualidade, |
2021, , Currículo Bareback, 2 Tópicos em Gestão da Educação - TOP 1 - Gêneros e Sexualidades no Currículo, |
2021, , Bareback: discurso, subjetividade, currículo e sexualidade, Curso de Especialização em Relações de Gênero e Sexualidade: Perspectivas Interdisciplinares, |
2021, , Currículo Bareback, Tópicos em Gestão da Educação - TOP 1 - Gêneros e Sexualidades no Currículo, |
2018, Danilo Araujo de Oliveira, Nathalye Nallon Machado, O MEU E O SEU CARNAVAL: LIMITES E PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DA FESTA DE MOMO E O CONTROLE DOS CORPOS, III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, Trabalho Completo |
2017, , Corpos trans na educação e o conceito de anormal, 13º Congresso Mundos de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 ? ?Transformações, Conexões, Deslocamentos?, |
2017, Danilo Araujo de Oliveira, ALFRANCIO FERREIRA DIAS, Helma de Melo Cardoso, NORMAS DE GÊNERO E HETERONORMATIVIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR, 13 Mundo de Mulheres & Fazendo Gênero 11, Trabalho Completo |
2017, Danilo Araujo de Oliveira, Anderson Ferrari, ?SE VOCÊ PEGAR NO MEU PERU DE NOVO, EU VOU LHE DAR UM SOCO NA CARA!?: MORAL, VERDADE E ÉTICA NAS CONSTRUÇÕES DAS HOMOSSEXUALIDADES MASCULINAS NO CONTEXTO ESCOLAR., V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades, Trabalho Completo |
2017, Helma de Melo Cardoso, ALFRANCIO FERREIRA DIAS, Danilo Araujo de Oliveira, CORPOS TRANS NA EDUCAÇÃO E O CONCEITO DE ANORMAL, 13 Mundo de Mulheres & Fazendo Gênero 11, Trabalho Completo |
2017, , Normas de gênero e heteronormatividade no currículo escolar, 13º Congresso Mundos de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 ? ?Transformações, Conexões, Deslocamentos?, |
2016, , A linguagem oculta na escola: a construção da identidade de gênero, Congresso de Educação, Currículo e Gestão Escolar, |
2016, , O projeto pedagógico moderno a partir de Immanuel Kant, 9º Encontro de Formação de Professores, |
2016, , Uma reflexão das questões de gênero no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Sergipe, Congresso de Educação, Currículo e Gestão Escolar, |
2016, , Reflexões sobre Corpo, Gênero e Sexualidades no Projeto Político Pedagógico de uma Escola de Educação Básica, XIX Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas Sobre Mulher e Relações de Gênero, |
2016, , A autoagressão regulatória: considerações preliminares, VIII Congresso Internacional de Estudos sobre Diversidade Sexual e de Gênero, |
2016, , Historicizar para desnaturalizar, pensando a educação feminina, Congresso de Educação, Currículo e Gestão Escolar, |
2016, , O Poder Discursivo nas Instituições de Ensino e a Construção da Identidade de Gênero, XIX Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas Sobre Mulher e Relações de Gênero, |
2016, Danilo Araujo de Oliveira, Cristiano José de Oliveira, O PROJETO PEDAGÓGICO MODERNO A PARTIR DE IMMANUEL KANT, IX Encontro Internacional de Formação de Professores, X Fórum Permanente de Inovação Educacional, Trabalho Completo |
2016, , 'No meu tempo haveria um respeito ao sexo e ao gênero das pessoas, hoje não': problematizando discursos de docentes da educação básica sobre gênero, VIII Congresso Internacional de Estudos sobre Diversidade Sexual e de Gênero, |
2016, , As Representações de Licenciandos/as sobre a Inclusão da Perspectiva de Gênero no Curso de Pedagogia da Universidade Federal De Sergipe, Campus Itabaiana (SE), XIX Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas Sobre Mulher e Relações de Gênero, |
2015, , Corpo, Gênero e Sexualidades: Uma análise do Projeto Pedagógico do Colégio Estadual 17 de Março, Aracaju (SE), IV Seminário Enlaçando Sexualidades, |
2015, Danilo Araujo de Oliveira, ALFRANCIO FERREIRA DIAS, CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADES: UMA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO ESTADUAL ?17 DE MARÇO?, ARACAJU (SE), IV Seminário Enlaçando Sexualidades, Trabalho Completo |
2014, , Perspectivas de Gênero na Obra A Sombra do Patriarca de Alina Paim, 7 Encontro Internacional de Formação de Professores (ENFOPE), |
2014, Maria José de Castro, Danilo Araujo de Oliveira, A TRANSGRESSÃO FEMININA EM LUCÍOLA DE JOSÉ DE ALENCAR, 7 Encontro Internacional de Formação de Professores (ENFOPE), Trabalho Completo |
2014, , Nacionalismo Norte-Americano: Os Quadrinhos do Capitão América na Segunda Guerra Mundial, 7 Encontro Internacional de Formação de Professores (ENFOPE), |
2014, Danilo Araujo de Oliveira, ALESSANDRA BARBOSA DE ALMEIDA, PERSPECTIVAS DE GÊNERO NA OBRA A SOMBRA DO PATRIARCA DE ALINA PAIM, 7 Encontro Internacional de Formação de Professores (ENFOPE), Trabalho Completo |
2014, ALESSANDRA BARBOSA DE ALMEIDA, Danilo Araujo de Oliveira, NACIONALISMO NORTE-AMERICANO: OS QUADRINHOS DO CAPITÃO AMÉRICA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, 7 Encontro Internacional de Formação de Professores (ENFOPE), Trabalho Completo |
2014, , A Transgressão Feminina em Lucíola de José de Alencar, 7 Encontro Internacional de Formação de Professores (ENFOPE), |
2013, , Subordinação e Relações de Gênero na Obra A Sombra do Patriarca de Alina Paim, VII Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade, |
2013, Danilo Araujo de Oliveira, SUBORDINAÇÃO E RELAÇÕES DE GÊNERO NA OBRA A SOMBRA DO PATRIARCA DE ALINA PAIM., VII Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade'., Trabalho Completo |
2012, Danilo Araujo de Oliveira, RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE EM ESCOLAS MUNICIPAIS EM ARACAJU-SE, VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, Trabalho Completo |
2012, , Relações de Gênero e Educação Infantil: Uma Análise em Escolas Municipais em Aracaju-Se, VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, |
Book chapters (16) |
2022, ?Afasta de mim esse cale-se?: políticas curriculares pela liberdade de ensinar e por vidas vivíveis nos currículos, Formação docente e práticas pedagógicas: desafios e possibilidades em múltiplos contextos, Danilo Araujo de Oliveira, Anderson Ferrari |
2022, ?Afasta de mim esse cale-se?: políticas curriculares pela liberdade de ensinar e por vidas vivíveis nos currículos, Formação docente e práticas pedagógicas: desafios e possibilidades em múltiplos contextos, Danilo Araujo de Oliveira, Anderson Ferrari |
2021, Subversão e resistência no GT 23 da ANPEd a partir de Michel Foucault, Produção de conhecimento em gênero, sexualidade e educação: subversões, resistências e reexistências., Anderson Ferrari, Danilo Araujo de Oliveira |
2020, Lições assombrosas de um currículo assombroso, Queer(i)zando Currículos e Educação: narrativas do encontro, Danilo Araujo de Oliveira, Anderson Ferrari |
2020, Relações de gênero e sexualidade: perspectivas interdisciplinares, Corpos discursivos e imagens nas relações de gênero e sexualidade, Anderson Ferrari, Danilo Araujo de Oliveira, Roney Polato de Castro |
2020, Mais prazeroso, mais excitante e bem melhor: a produção da verdade sobre o prazer no currículo bareback, Pesquisas sobre currículos e culturas: tensões, movimentos e criações, Danilo Araujo de Oliveira, Shirles Rezende Sales |
2020, As canções: narrativas e experiências amorosas atravessadas por relações de gênero e sexualidade, Leituras sobre a sexualidade em filmes: as pedagogias culturais em foco, Anderson Ferrari, Danilo Araujo de Oliveira |
2019, Que outros currículos e identidades se podem inventar a partir da interseccionalidade entre gênero, sexualidade e raça?, Identidades: sujeitos e espaços outros, Anderson Ferrari, Danilo Araujo de Oliveira, Marcos Lopes de Souza |
2018, O caso do aluno gay expulso da escola: moral, verdade e ética nas construções das homossexualidades masculinas no contexto escolar., Crianças em dissidências: narrativas desobedientes, Anderson Ferrari, Danilo Araujo de Oliveira |
2017, A autoagressão regulatória: considerações preliminares, VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: ABEH e a construção de um campo de Pesquisa e Conhecimento: desafios e potencialidades de nos re-inventarmos, Danilo Araujo de Oliveira, Ramon Ferreira Santana |
2017, ?No meu tempo haveria um respeito ao sexo e ao gênero das pessoas, hoje não?: Problematizando discursos de docentes de educação básica sobre gênero, VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: ABEH e a construção de um campo de Pesquisa e Conhecimento: desafios e potencialidades de nos re-inventarmos, Danilo Araujo de Oliveira, ALFRANCIO FERREIRA DIAS |
2016, O PODER DISCURSIVO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO, Gêneros, feminismo, poderes e políticas públicas: investigações Contemporâneas, ROXANE DE ALENCAR IRINEU, Danilo Araujo de Oliveira |
2016, AS REPRESENTAÇÕES DE LICENCIANDOS/AS SOBRE A INCLUSÃO DA PERSPECTIVA DE GÊNERO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, CAMPUS ITABAIANA (SE), Gêneros, feminismo, poderes e políticas públicas: investigações Contemporâneas, Tayslaine da Silva Tavares, Danilo Araujo de Oliveira, ALFRANCIO FERREIRA DIAS |
2016, Uma revisão sistematizada da produção do conhecimento sobre corpo, gênero e sexualidades na formação docente, ducação, Comunicação e Diversidade: pesquisas e conexões ? Coleção Tessituras em Educação, ALFRANCIO FERREIRA DIAS, Anselmo Lima de Oliveira, Danilo Araujo de Oliveira, Helma de Melo Cardoso |
2016, REFLEXÕES SOBRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADES NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, Gêneros, feminismo, poderes e políticas públicas: investigações Contemporâneas, Danilo Araujo de Oliveira, ALFRANCIO FERREIRA DIAS |
2015, O Espaço Escolar numa Perspectiva de Gênero, Educação e Igualdade de Gênero., Danilo Araujo de Oliveira |
Books (4) |
2024, Dossiê Quais juventudes querem os currículos? Quais currículos querem as juventudes?, Danilo Araujo de Oliveira, Luiza C.SilvaSilva, SALES, SHIRLEI |
2023, Dossiê Currículos, culturas e diferença: criação de possíveis na educação, Sandra Kretli da Silva, PARAÍSO, MARLUCY ALVES, Danilo Araujo de Oliveira |
2023, Dossiê Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas: fraturas, aberturas e expansões nas investigações em educação e currículos, Danilo Araujo de Oliveira, PARAÍSO, MARLUCY ALVES, Sandra Kretlida Silva |
2022, Dossiê: Currículos culturais não-escolares: processos de subjetivação, verdades e relações de poder, Danilo Araujo de Oliveira, Rita de Cássia Prazeres Frangella |
Participation on boards of courses (40) |
2024, Monografia de Graduação o Bumba meu boi no curriculo escolar: uma abordagem da questoes etnico-raciais com a cultura popular, SAMMIA KARINE BEZERRA DE SOUSA |
2024, Monografia de Graduação Curriculo, Cultura e Educacao Antirracista: Uma cartografia Etnico-Racial no Museu Casa do Tambor de Crioula, JOERLISON RONIERE FARIAS SOUZA |
2024, Monografia de Graduação “Nem tudo sao flores”: (des)construcao e resistencia de genero no curriculo do enredo de uma quadrilha junina, MARCILENE DA SILVA LIMA SOUZA |
2024, Monografia de Graduação MUSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: estudo sobre a percepcao de professoras da Educacao Infantil, MARIA RITA RODRIGUES DE SOUSA ALVES |
2024, Monografia de Graduação INCLUSAO DIGITAL NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICIPIO DE BURITI BRAVO, MARCELA PASSOS SANTOS DAMIÃO |
2024, Monografia de Graduação CONTRIBUICOES DA MUSICA NA EDUCACAO INFANTIL: estudo em uma creche do municipio de Buriti Bravo - MA, MARIA HELENA MENDES DA SILVA NOVAIS |
2024, Monografia de Graduação REFLEXOES SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZACAO NO CONTEXTO DA EDUCACAO DE JOVENS EA ADULTOS E IDOSOS NO MUNICIPIO DE BURITI BRAVO- MA, ZILDA BRAGA BRANDÃO |
2024, Monografia de Graduação ESTRATEGIAS PARA INCLUSAO DE ALUNOS AUTISTAS NA REDE REGULAR DE ENSINO: DESAFIOS E SOLUCOES, SANDREANE CARVALHO PEREIRA DA SILVA |
2024, Monografia de Graduação USO DE JOGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RECURSO PEDAGOGICO PARA O ENSINO DA MATEMATICA., JAKELINA MARINHO DE SOUSA |
2024, Monografia de Graduação CONTRIBUICOES DO LUDICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANCA DA EDUCACAO INFANTIL, KARINY LIMA SILVA |
2024, Monografia de Graduação O LUDICO NA EDUCACAO INFANTIL: Brincando as criancas aprendem, CICERA BRANDÃO DE SOUSA LIMA |
2024, Monografia de Graduação IMPORTANCIA DO LUDICO NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM EM TURMAS DE INFANTIL II, MARIA ISABEL RODRIGUES DA SILVA NATAL |
2024, Monografia de Graduação IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCACAO INFANTIL: uma revisao de literatura, EDILENE DE BRITO SILVA |
2024, Monografia de Graduação PRATICAS DE ALFABETIZACAO: CONCEPCOES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICIPIO DE BURITI BRAVO., JOANY SOARES DE OLIVEIRA DIAS |
2024, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA MUSICA NA EDUCACAO INFANTIL: CONTRIBUICOES E DESAFIOS, ITAISSIANA SANTOS SILVA |
2024, Monografia de Graduação JOGOS E BRINCADEIRAS COMO ESTIMULO DA APRENDIZAGEM NA EDUCACAO INFANTIL, MAÍSA DE SOUSA SILVA |
2024, Monografia de Graduação O LUDICO NA EDUCACAO INFANTIL, ANNA KAROLLYNE BARROS |
2024, Monografia de Graduação AS (TICS) TECNOLOGIA DA INFORMACAO E COMUNICACAO COMO RECURSO DE ENSINO: desafios e beneficios nas series dos anos iniciais, ANTONIO PAULO CARVALHO MOTA |
2024, Monografia de Graduação RELACAO ENTRE FAMILA E ESCOLA, DAINEIDE OLIVEIRA DA SILVA |
2024, Monografia de Graduação LUDICIDADE NA EDUCACAO INFANTIL: o aprender brincando, ALINE BARROS ALMEIDA SANTOS |
2024, Monografia de Graduação PERSPECTIVAS DE UMA DOCENTE SOBRE O RACISMO NA EDUCACAO INFANTIL, ELZIANE PEREIRA TAVARES BATISTA |
2024, Monografia de Graduação PEDAGOGIA HOSPITALAR: Uma conexao entre Saude e Educacao, ELIAS DA SILVA SOUSA |
2024, Monografia de Graduação MEMORIAS E PARODIAS DA FORMACAO DE UMA PROFESSORA PARA A EDUCACAO INFANTIL, CICERA DA CONCEIÇÃO DA SILVA |
2024, Monografia de Graduação AVALIACAO RELACAO DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR SOBRE A PRATICA DE UMA DOCENTE, ANA RAIMUNDA PEREIRA DA SILVA SOUSA |
2023, Monografia de Graduação Os espacos de leitura das escolas municipais de Codo: reflexoes dos espacos, organizacao dos acervos e rotinas de leitura, ANA VALERIA DE OLIVEIRA SOUSA |
2023, Monografia de Graduação Os espacos de leitura das escolas municipais de Codo: reflexoes dos espacos, organizacao dos acervos e rotinas de leitura., ANA VALERIA DE OLIVEIRA SOUSA |
2023, Monografia de Especialização A IMPORTANCIA DA FAMILIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INFANTIL: Segundo a concepcao interacionista, SILMARA OLIVEIRA DOS ANJOS SOUSA |
2023, Monografia de Graduação A PRESENCA DA LEITURA LITERARIA NO CMEI SAGRADO CORACAO DE JESUS NO MUNICIPIO DE CODO, MARANHAO, ALEXANDRA BENASSULI VIANA |
2023, Monografia de Graduação Desafios e possibilidades docentes na inclusao escolar: um olhar para o espectro autista., DANIELE DA SILVA COSTA |
2023, Monografia de Graduação A literatura infantil na educacao especial: perspectivas dos docentes da Associacao Pestalozzi de Codo, Maranhao, KRYSMAN FELIX DA SILVA |
2023, Monografia de Graduação A presenca da contacao de historias nas praticas dos docentes da Associacao Pestalozzi de Codo, LUCAS PAULO CARNEIRO DA SILVA |
2023, Monografia de Graduação Como se faz uma princesa? normas de genero e resistencias nasnarrativas de dois filmes-curriculos, FABIANA DOS SANTOS DA PAZ |
2023, Monografia de Graduação Sobre nao seguir receitas, criar outras narrativas e inventar roteiros: o que ensina o curriculo de dois filmes infantis sobre genero?, TAINARA CRISTINA MONTEIRO CAITANO |
2023, Monografia de Graduação Ano passado eu morri, mas esse ano eu nao morro: rememorar vivencias racistas e criar possiveis para existir hoje como professora mulher-preta, JOANE BEATRIZ SANTOS MENESES |
2023, Monografia de Graduação Um gato, o escuro, a amora e uma anja preta: para onde voa a imaginacao com livros de literatura antirracistas?, RAIMUNDA LAURA DA SILVA SANTOS |
2023, Monografia de Graduação Joana e Sofia resistem as normas de genero: a literatura infantil como um curriculo para fabulacao, criacao de possiveis e sujeitos outros., ANALIA DA SILVA VIEIRA |
2023, Monografia de Graduação A garrafinha de refrigerante, o relogio de papel e a forca: invencionices, criacoes e imaginacoes infantis para aprender brincando em um curriculo., ANDRESSA CARDOSO LIMA |
2023, Monografia de Graduação Tornar-se professor/a antirracista: efeitos de um projeto de alfabetizacao e letramento na formacao docente., LUCIANA RODRIGUES DA SILVA |
2022, Monografia de Graduação O Letramento Digital na escola municipal Santa Filomena, em Codo-MA: relatos de professores, JARDIELE DA SILVA DE SOUSA |
2022, Monografia de Graduação EDUCACAO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: UMA REFLEXAO SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO COMO UMA REALIDADE POSSIVEL, MAYANE PEREIRA DA SILVA |
Completion of course work (24) |
A garrafinha de refrigerante, o relógio de papel e a forca: invencionices, criações e imaginações infantis para aprender brincando em um currículo., ANDRESSA CARDOSO LIMA , 06/2023 |
Joana e Sofia resistem às normas de gênero: a literatura infantil como um currículo para fabulação, criação de possíveis e sujeitos outros, ANALIA DA SILVA VIEIRA , 06/2023 |
Tornar-se professor/a antirracista: efeitos de um projeto de alfabetização e letramento na formação docente, LUCIANA RODRIGUES DA SILVA , 05/2023 |
Sobre não seguir receitas, criar outras narrativas e inventar roteiros: o que ensina o currículo de dois filmes infantis sobre gênero?, TAINARA CRISTINA MONTEIRO CAITANO , 07/2023 |
Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro: rememorar vivências racistas e criar possíveis para existir hoje como professora mulher-racista, JOANE BEATRIZ SANTOS MENESES , 07/2023 |
Um gato, o escuro, a amora e uma anja preta: para onde voa a imaginação com livros de literatura antirracistas?, RAIMUNDA LAURA DA SILVA SANTOS , 07/2022 |
Como se faz uma princesa? Normas de gênero e resistências nas narrativas de dois filmes-currículos, FABIANA DOS SANTOS DA PAZ , 07/2023 |
RELAÇÃO ENTRE FAMÍLA E ESCOLA, DAINEIDE OLIVEIRA DA SILVA , 04/2024 |
RELAÇÃO ENTRE FAMÍLA E ESCOLA, DAINEIDE OLIVEIRA DA SILVA , 04/2024 |
AVALIAÇÃO RELAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE UMA DOCENTE, ANA RAIMUNDA PEREIRA DA SILVA SOUSA , 04/2024 |
AVALIAÇÃO RELAÇÃO DA APRENDIZAGEM: um olhar sobre a prática de uma docente, ANA RAIMUNDA PEREIRA DA SILVA SOUSA , 04/2024 |
MEMÓRIAS E PARÓDIAS DA FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, CICERA DA CONCEIÇÃO DA SILVA , 04/2024 |
MEMÓRIAS E PARÓDIAS DA FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, CICERA DA CONCEIÇÃO DA SILVA , 04/2024 |
AS (TICS) TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO DE ENSINO: desafios e benefícios nas séries dos anos iniciais, ANTONIO PAULO CARVALHO MOTA , 04/2024 |
AS (TICS) TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO DE ENSINO: desafios e benefícios nas séries dos anos iniciais, ANTONIO PAULO CARVALHO MOTA , 04/2024 |
PERSPECTIVAS DE UMA DOCENTE SOBRE O RACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ELZIANE PEREIRA TAVARES BATISTA , 04/2024 |
PERSPECTIVAS DE UMA DOCENTE SOBRE O RACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ELZIANE PEREIRA TAVARES BATISTA , 04/2024 |
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS, ITAISSIANA SANTOS SILVA , 04/2024 |
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS, ITAISSIANA SANTOS SILVA , 04/2024 |
PEDAGOGIA HOSPITALAR: Uma conexão entre Saúde e Educação, ELIAS DA SILVA SOUSA , 04/2024 |
PEDAGOGIA HOSPITALAR: Uma conexão entre Saúde e Educação, ELIAS DA SILVA SOUSA , 04/2024 |
Nem tudo são flores: (des)construção e resistência de gênero no currículo do enredo de uma quadrilha junina, MARCILENE DA SILVA LIMA SOUZA , 08/2024 |
Currículo, cultura e educação antirracista: uma cartografia étnico-racial no Museu Casa do Tambor de Crioula, JOERLISON RONIERE FARIAS SOUZA , 08/2024 |
O BUMBA MEU BOI NO CURRÍCULO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM DA QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS COM A CULTURA POPULAR, SAMMIA KARINE BEZERRA DE SOUSA , 09/2024 |