Go to accessibility
Foto do docente RAYRON LENNON COSTA SOUSA

RAYRON LENNON COSTA SOUSA

LCLP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LINGUAGENS E CÓDIGOS - LÍNGUA PORTUGUESA/SÃO BERNARDO/CCSB

Beginning of content

Intellectual production

Scientific articles (16)
2023, tematização das religiões de matrizes africanas e afro-brasileiras, através da presença dos orixás, na narrativa infantil negro-brasileira contemporânea:, ISSN: 19844301
2023, Entre poéticas e escrevivências para a infância: o projeto literário negro-feminino na cena literária brasileira contemporânea, ISSN: 23164018
2022, Las representaciones de Ariel y Calibán en la literatura ultra romántica de Álvarez de Azevedo: la construcción del binomio en Lira de los veinte años, ISSN: 23172347
2022, As representações de Ariel e Caliban na literatura ultrarromântica de Álvarez de Azevedo: a construção da binomia em Lira dos vinte anos /, ISSN: 23172347
2022, O LUGAR DA MEMÓRIA EM TRÊS CONTOS DA LITERATURA INFANTOJUVENIL GUINEENSE CONTEMPORÂNEA: ENTRELAÇAMENTO ENTRE HISTÓRIA, LITERATURA E MEMÓRIA NA OBRA A HISTÓRIA QUE MINHA MÃE NÃO ME CONTOU E OUTRAS HISTÓRIAS DA GUINÉ-BISSAU- (2019), DE ELISEU BANORI, ISSN: 18069142
2021, A genealogia negro-brasileira contemporânea de autoria feminina na literatura de Conceição Evaristo: Tempo, Temporalidade e Ancestralidade em Olhos d'água (2018), ISSN: 19841124
2020, Memória e Espaço Manauenses na crônica Margens Secas da Cidade (2013), de Milton Hatoum, ISSN: 23172347
2020, LETRAMENTO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE: A RESSOCIALIZAÇÃO DO IDOSO A PARTIR DA AQUISIÇÃO DA LEITURA EDA ESCRITA EM ESPAÇOS VIRTUAIS EM SÃO BERNARDO-MA, ISSN: 21781486
2020, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS EM SALA DE AULA REGULAR, ISSN: 21781486
2020, DIÁSPORA E OS ESPAÇOS MNEMÔNICOS EM -SAGA DE AGOTIME, MARIA MINEIRA NAÊ-, ISSN: 25271024
2020, Inimizades geopolíticas e pós-colonialismo no contexto do romance Neighbours, de Lília Momplé, ISSN: 19842090
2020, A representação da homoafetividade na literatura infantil a partir de Meus dois pais , de Walcyr Carrasco, ISSN: 19847556
2018, O levante da voz feminina às margens do cânone: nacionalismo, identidade e resistência na poética guineense de Odete Semedo, ISSN: 19817169
2016, A LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: o viés literário e suas possibilidades para um trabalho com a diversidade., ISSN: 24475777
2015, A CULTURA POPULAR COMO ELEMENTO PARA INSERÇÃO DA LEI Nº 11.645/08 NO CURRÍCULO ESCOLAR, ISSN: 21782229
2013, VARIAÇÃO DIALETAL NAS CANTIGAS DE REISADOS: USOS E DESUSOS NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO ? MA, ISSN: 21781486
Publications at events (24)
2023, , LITERATURA E SUAS MARGENS: matéria narrada, protagonismos silenciados e autorias insubmissas, Aula Inaugural do Mestrado Acadêmico em Letras - Teoria Literária,
2022, , Literatura Infantil e Juvenil e questões de gênero, III Jornada de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil,
2019, , A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO CITADINO MANUENSE NO CONTO MARGENS SECAS DA CIDADE, DE MILTON HATOUM, À LUZ DA MEMÓRIA INDIVIDUAL E CULTURAL, XXVII Congresso Internacional da Associação de Professores de Literatura Portuguesa - ABRAPLIP,
2019, , Bonsucesso dos Pretos?, de Joel Rufino dos Santos, e a gênese mítico-religiosa dos Quilombos do Maranhão, Encontro Nacional de Literatura Infantil/Juvenil: teorias e práticas leitoras (I ENLIJ),,
2019, , Tecendo leituras a partir do ensino de literatura: a Moça Tecelâ, de Marina Colassanti para o trabalho com o Tempo., II Simpósio de Leitura: reflexões e diálogos - leituras em múltiplas linguagens e II JELLIJ,
2019, , LETRAMENTOS LITERÁRIOS DE RESISTÊNCIA NAS NARRATIVAS INFANTOJUVENIS AMORAS (2018),DE EMICIDA, E KURIMI GUARÉ NO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA (2007). DE YAGUARÉ YAMÃ., II Simpósio de Leitura: reflexões e diálogos e II JELLIJ,
2019, , XICA DA SILVA E A IDENTIDADE NACIONAL NEGRO-BRASILEIRA: uma leitura do filme de Cacá Diegues (1976) sob a lente do Canibalismo Amoroso, CONGRESSO INTERNACIONAL FACES DE EROS,
2019, , Literatura Infantojuvenil Contemporânea: adaptações de contos populares e folclóricos a partir da compilação de Câmara Cascudo e Sílvio Romero sob a ótica da estética da recepção, I Simpósio de Linguagens e Códigos e I Seminário de Estágio em Linguagens e Códigos,
2019, , Leitura e Literatura: as discussões sobre a homoafetividade na literatura infantil a partir de Meus Dois Pais, II Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: Perspectivas críticas e teóricas sobre História da Literatura,
2019, , A RESSOCIALIZAÇÃO DO IDOSO A PARTIR DO LETRAMENTO EM ESPAÇOS VIRTUAIS: uma experiência didático-pedagógica em São Bernardo-MA., I Simpósio de Linguagens e Códigos e I Seminário de Estágio em Linguagens e Códigos,
2019, , OS LUGARES DOS CONTOS POPULARES E FOLCLÓRICOS BRASILEIROS NA MINISSÉRIE HOJE É DIA DE MARIA (2005), DE LUIZ FERNANDO CARVALHO A PARTIR DA COMPILAÇÃO DE CÂMARA CASCUDO E SÍLVIO ROMERO, XVI Congresso Internacional ABRALIC,
2019, , Corpo negro em erotismo: análise da poesia erótica afro-brasileira na obra ?Pretumel de Chama e Gozo, CONGRESSO INTERNACIONAL FACES DE EROS,
2018, , O trânsito político de Odete Semedo para a construção de uma identidade nacional da Guiné-Bissau: uma leitura a partir de No fundo do Canto (2007), Colóquio Internacional mulheres Africanas em trânsito,
2018, , ABORDAGEM PARA O ENSINO DE LITERATURA PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: um diálogo sobre a aplicação da Lei 10.639/2003., III Encontro de Arte: Linguagens e Multimeios no campo educacional,
2017, , LITERATURA SURDA OU LITERATURA INTERPRETADA/ADAPTADA PARA LIBRAS? questões estético-literárias ou linguísticas?, Seminário Nacional sobre Ensino de Língua, Literatura e Línguas de Sinais,
2017, , NOVAS PERSPECTIVAS LITERÁRIAS: A literatura brasileira contemporânea à luz da Historiografia, da Memória e da Afrodescendência., II Semana Literária, Artística e Cultural do IFMA,
2016, , Entre o contar e o sentir há um narrador: uma análise do narrador no contro afro-brasileiro Bonsucesso dos Pretos., IV Encontro de Professores de Literatura Africana - AFROLIC,
2016, , Mulheres (re)vestidas de cor: entre a literatura e a história há um entremeio., IV Encontro de Professores de Literatura Africana - AFROLIC,
2014, , O Ensino de Língua Espanhola através da tecnologia., I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros,
2014, , Libras: uma realidade de poucos., VIV Encontro Humanístico,
2014, , A importância da Língua Inglesa no Ensino Fundamental I nas Escolas Públicas de Coelho Neto, VIV Encontro Humanístico,
2013, , Alfabetização e Letramento na perspectiva dos gêneros textuais., Formação de Professores/Monitores do PENAIC,
2013, , O NEGRO E O ÍNDIO NA LITERATURA BRASILEIRA: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/2008 NO ENSINO SUPERIOR., III SEMANA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS,
2013, , Apresentação Poética: um 'fazer' literário., Recepção dos Calouros da UFMA - Campus São Bernardo,
Book chapters (8)
2024, Os trânsitos políticos de Odete Semedo para a construção de uma identidade nacional de Guiné-Bissau: Uma leitura a partir de no fundo do canto (2007), MULHERES AFRICANAS EM TRÂNSITO: homenagem a Alda Lara, Rayron Lennon Costa Sousa
2023, Literatura Surda ou Literatura em Língua de Sinais? Experiências estético-literárias na contemporaneidade, ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS: A PESQUISA NO CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFMA E OUTROS ESCRITOS, Rayron Lennon Costa Sousa, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho
2022, Das margens da literatura à crítica social: uma análise de Carolina Maria de Jesus em Diário de Bitita, Saberes Decoloniais, Rayron Lennon Costa Sousa, Claudia Leticia Gonçalves Moraes
2022, KUAMI E AS PERSPECTIVAS DECOLONIAIS DE CIDINHA DA SILVA: entrelaçamentos entre críticas sociais, relações Brasil e África, Resistências e Afetividades, O lugar da literatura nos estudos decoloniais, Rayron Lennon Costa Sousa, Diógenes Buenos Aires de Carvalho
2022, LITERATURA INFANTIL DE TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA: O LUGAR DO NARRADOR NO CONTO BONSUCESSO DOS PRETOS (2005), DE JOEL RUFINO DOS SANTOS, SOB UM VIÉS MÍTICO-RELIGIOSO, Conexões Atlânticas: ensaios sobre literaturas africanas e afro-brasileiras, Rayron Lennon Costa Sousa, Claudia Leticia Gonçalves Moraes
2022, Implicações dos jogos educativos virtuais na prática docente com alunos que apresentam transtorno do déficit de atenção e hiperatividade ? TDAH, Educação e tecnologia: usos e possibilidades para o ensino e a aprendizagem, Rayron Lennon Costa Sousa, Alexandre Moura Lima Neto
2022, A presença de Eneida Nelly na poesia crioula: escrita feminina nas ilhas de Cabo Verde, Rebeldias do prazer e do sentir: Cidades e Mulheres nas literaturas, Rayron Lennon Costa Sousa, Claudia Leticia Gonçalves Moraes
2022, NOVAS FORMAS DE PENSAR O CÂNONE LITERÁRIO: ALTERIDADE E DECOLONIALIDADE NO CONTO NO SEU PESCOÇO, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE, Conexões Atlânticas: ensaios sobre literaturas africanas e afro-brasileiras, Claudia Leticia Gonçalves Moraes, Rayron Lennon Costa Sousa
Books (3)
2023, Estudos Linguísticos e Literários: a pesquisa no Curso de Letras-Libras da UFMA e outros escritos, Rayron Lennon Costa Sousa, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho
2022, Conexões Atlânticas: ensaios sobre literaturas africanas e afro-brasileiras, Claudia Leticia Gonçalves Moraes, Rayron Lennon Costa Sousa
2014, Redação e Publicação Científica, Rayron Lennon Costa Sousa, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Claudia Leticia Gonçalves Moraes
Artistic, literary and visual production (1)
2011, Família Bagaço em: Raimundinha, a filha pródiga., Artistico, Teatral, Rayron Lennon Costa Sousa, Bernardo de Claraval Silva Cardoso
Participation on boards of courses (106)
2024, Monografia de Graduação ASPECTOS SOCIO-HISTORICOS E A FALA DE CAROLINA MARIA DE JESUS EM QUARTO DE DESPEJO: DIARIO DE UMA FAVELADA (1960) , ASSIRIA ALMEIDA COSTA
2023, Monografia de Graduação O TRABALHO COM O GENERO NOTICIA ONLINE, A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DOS MULTILETRAMENTOS, PARA A AQUISICAO DA LIBRAS POR ALUNOS SURDOS NA EJAI: UM ESTUDO DE CASO EM SAO BERNARDO-MA, GABRIELE ARAUJO MELO
2023, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DO ESTUDO DE OBRAS COM PROTAGONISMO NEGROCOMO PRATICA ANTIRRACISTA DENTRO DA SALA DE AULA DE 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, JOAO VICTOR DOS REIS SILVA
2023, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE: uma revisao sistematica da literatura., ANA CARLA TAVARES MONTE PALMA
2023, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE: uma revisao sistematica da literatura., MILENA BATISTA LIMA DO NASCIMENTO
2023, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA LITERATURA MARANHENSE E SUA CONTRIBUICAO NA FORMACAO DA LEITURA LITERARIA: reflexoes sobre a obra Ursula, de Maria Firmina dos Reis., VITORIA KAROLINE MENDES EVERTON
2023, Monografia de Graduação O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: a contacao de historias no ensino fundamental, CLEIANE MARINHO CORREIA
2023, Monografia de Graduação O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA: a contacao de historias no ensino fundamental., MARCYELE COLINS SOUSA
2023, Monografia de Graduação O Autista e o ambiente escolar: os desafios da inclusao., NAYARA SANTOS MADEIRA
2023, Monografia de Especialização ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANCAS E ADOLESCENTES E A PERSPECTIVA DA INTERSECCIONALIDADE, MARIA DE JESUS DA CONCEICAO
2023, Monografia de Especialização MUDO, MUDINHO, SURDO-MUDO: Preconceitos, estereotipos e estigmas em torno do Surdo na contemporaneidade, SHIRLEY DE JESUS MELO NUNES DA COSTA
2023, Monografia de Graduação UM ESTUDO SOBRE A RELACAO ENTRE A DIVULGACAO CIENTIFICA E ALITERATURA PARA A FORMACAO DE LEITORES PROBLEMATIZADORES, RAFAELA FREITAS SILVA
2023, Monografia de Graduação GRITAM-ME NEGRA NO ATLANTICO DO TERCEIRO MUNDO: Analise literaria da obra de Paulina Chiziane e seus saberes para o mundo, JAMILE OLIVEIRA MONDEGO
2023, Monografia de Graduação GRITAM-ME NEGRA NO ATLANTICO DO TERCEIRO MUNDO: Analise literaria da obra de Paulina Chiziane e seus saberes para o mundo., JAMILE OLIVEIRA MONDEGO
2022, Monografia de Graduação ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA PARA ALUNOS SURDOS:Possibilidades e limites para as escolas municipais de Santa Quiteria-MA, LUCAS DE SOUSA BASTOS
2022, Monografia de Graduação Literatura brasileira contemporanea: invisibilidade e pratica nas escolas., DAIANA LIMA DE OLIVEIRA
2022, Monografia de Graduação Literatura brasileira contemporanea: invisibilidade e pratica nas escolas. , ALEX DE BRITO LIMEIRA
2022, Monografia de Graduação Literatura brasileira contemporanea: invisibilidade e pratica nas escolas., ROSILENE DOS SANTOS SILVA
2022, Monografia de Graduação A DIVERSIDADE LINGUISTICA NO AMBIENTE ESCOLAR EM FORTALEZA DOS NOGUEIRAS NO ESTADO DO MARANHAO: saberes populares, MARIA ALCIENE ALVES QUIRINO DA SILVA
2022, Monografia de Graduação VARIACAO LINGUISTICA E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: UMA ANALISE NA ESCOLA ESTADUAL MARCELINO MACHADO, MARCELINA DOS SANTOS MIRANDA
2022, Monografia de Graduação A DIVERSIDADE LINGUISTICA NO AMBIENTE ESCOLAR EM FORTALEZA DOS NOGUEIRAS NO ESTADO DO MARANHAO: saberes populares, ELCILENE DE SOUSA PINHEIRO
2022, Monografia de Graduação VARIACAO LINGUISTICA E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: UMA ANALISE NA ESCOLA ESTADUAL MARCELINO MACHADO, ANA CARLA COELHO DOS SANTOS
2022, Monografia de Graduação VARIACAO LINGUISTICA E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: UMAANALISE NA ESCOLA ESTADUAL MARCELINO MACHADO, EVERANA FERREIRA REIS JORGE
2022, Monografia de Graduação A DIVERSIDADE LINGUISTICA NO AMBIENTE ESCOLAR EM FORTALEZA DOS NOGUEIRAS NO ESTADO DO MARANHAO: saberes populares, RENATA MARIA ASSIS DA SILVA SOUZA
2022, Monografia de Graduação O QUE FAZ UM CLASSICO NO ENSINO MEDIO? UM OLHAR SOBRE A ESCOLA CENTRO DE ENSINO DR. OTAVIO VIEIRA PASSOS, WALDERLAN DOS SANTOS SILVA
2022, Monografia de Graduação O que faz um classico no Ensino Medio?: Um olhar sobre a escola Centro de Ensino Dr. Otavio Vieira Passos., LUANA FRANCISCA DE SOUSA MONTELES
2022, Monografia de Graduação O QUE FAZ UM CLASSICO NO ENSINO MEDIO? UM OLHAR SOBRE A ESCOLA CENTRO DE ENSINO DR. OTAVIO VIEIRA PASSOS, NATALIA BORGES DE SOUSA
2021, Monografia de Graduação A CONSTRUCAO DA IDENTIDADE FEMININA E ETNICO-RACIAL NALITERATURA AFRO-BRASILEIRA: uma analise do conto Bonsucesso dos Pretos(2005) e Bucala: a pequena princesa do quilombo do Cabula (2019), FRANCISCA DAS CHAGAS DA COSTA RODRIGUES
2020, Monografia de Graduação MEMORIA E RESISTENCIA NA ESCRITA ABOLICIONISTA DE MARIA FIRMINA DOS REIS: uma analise a partir do romance Ursula, JOELMA SOUZA OLIVEIRA
2019, Monografia de Graduação A REPRESENTACAO DA MULHER NOS CONTOS A ESCRAVA E GUPEVA DE MARIA FIRMINA DOS REIS NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, MYLENNA COSTA MARTINS
2019, Monografia de Graduação LITERATURA DE CORDEL E COMBATE AO RACISMO: uma leitura das obras de Braulio Bessa e Jarid Arraes pela perspectiva racial , GABRIELA CRISTINA DE SOUSA MARQUES
2019, Monografia de Graduação A APRENDIZAGEM DE ALUNOS PORTADORES DO AUTISMO NA ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO BATISTA VIEIRA, KARINA WILLE BRITO E SILVA
2019, Monografia de Graduação COERENCIA TEXTUAL E INTERTEXTUALIDADE NA PRODUCAO ESCRITA DE ALUNOS AO TERMINO DO ENSINO MEDIO, JAELSON SILVA MENDES
2019, Monografia de Graduação INTERNETES E WHATSAPP NA SALA DE AULA: reflexoes sobre linguagem digital e recurso virtual no ensino de lingua portuguesa, JANAYNA DOS SANTOS COUTO
2019, Monografia de Graduação LEITURA DE IMAGEM: A representacao do povo negro nas obras de arte, THALYTA OLIVEIRA MOURA
2019, Monografia de Graduação A INCLUSAO DE ALUNOS SURDOS EM SALA DE AULA REGULAR NA ESCOLA INSTITUTO EDUCACIONAL CONEGO NESTOR DE CARVALHO CUNHA NA CIDADE DE SAO BERNARDO-MA, MARIA VANDERLEIA OLIVEIRA RODRIGUES
2018, Monografia de Graduação O LUGAR DO TEXTO LITERARIO EM ESPANHOL NO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE LEITORA DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MEDIO, ELIZETE ROQUE DE OLIVEIRA
2018, Monografia de Graduação x, FRANCINILDE DE OLIVEIRA SOUSA
2018, Monografia de Graduação A retirada do ensino de espanhol nas escolas publicas estaduais de Esperantinopolis-MA., PAULO CESAR DA SILVA
2018, Monografia de Graduação ESTRATEGIAS DE LEITURA PARA O ENSINO DE LLINGUA ESPANHOLA, NO 3.ANO DO ENSINO MEDIO DO C. E. ANTONIO CORREA., ANDREIA RUBENS NUNES DE ARAUJO
2018, Monografia de Graduação Por que e necessario aprender a ler em lingua espanhola? O caso dos alunos do Ensino Medio na escola Joaquim Slaviano em Pocao de Pedras - MA., AZENETE CARDOSO DE MACEDO SANTOS
2018, Monografia de Graduação O PERFIL DO PROFESSOR DE LINGUAS ESTRANGEIRAS NO MUNICIPIO DE POCAO DE PEDRAS - MA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA FORMACAO NA PRATICA., ROLISSANDRA LEANDRO DE CARVALHO
2018, Monografia de Graduação Estrategias Pedagogicas para o ensino de lingua espanhola numa abordagem comunicativa., GILVAN DA SILVA MONTEIRO
2018, Monografia de Graduação O ENSINO APRENDIZAGEM DA LINGUA ESPANHOLA NA ESCOLA MUNICIPAL ARTUR CARVALHO ANEXO AO CENTRO DE ENSINO ANTONIO CORREA., MARIA BETÂNIA SOUZA FELIX
2018, Monografia de Graduação O ENSINO DE LINGUA ESPANHOLA NA 1A. SERIE DO ENSINO MEDIO DA ESCOLA C.E. JOAQUIM SALVIANO., RAIMUNDA DA CONCEIÇÃO BRITO
2018, Monografia de Graduação DESAFIOS E CONQUISTAS DO ENSINO DE ESPANHOL NO CENTRO DE ENSINO OSCAR GALVAO NA CIDADE DE PEDREIRAS -MA., JOSÉ ROBERTO SANTOS SOUSA
2018, Monografia de Graduação O LUGAR DA LINGUA ESTRANGEIRA MODERNA ESPANHOLA NO ATUAL CENARIO EDUCACIONAL MARANHENSE: O CASO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE ESPERANTINOPOLIS., EDILVA NERES BEZERRA
2018, Monografia de Graduação ANALISE METODOLOGICA DO LIVRO "CERCANIA" JOVEM I PARA O DESENVOLVIMENTO DAS QUATRO DESTREZAS LINGUISTICAS., VALÉRIA DE SOUSA VIRALINO
2017, Monografia de Graduação A REPRESENTACAO DO HORROR: uma critica social em A queda da casa de Usher e o gato preto, de Edgar Allan Poe, CONCEICAO DE MARIA CARVALHO FERREIRA
2017, Monografia de Graduação A IMAGEM DO NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA: algumas consideracoes a partir dos romances A escrava Isaura e O Mulato, FLAVIANA SILVA SANTOS
2017, Monografia de Graduação NEORROMANTISMO EM FLORBELA ESPANCA, ELAINY MOREIRA SILVA
2017, Monografia de Especialização POBREZA E PUBLICIDADE: As profissoes sonhadas pelos discentes de Sao Bernardo, ANGÉLICA EMANUELA ALMEIDA SOUSA
2016, Monografia de Graduação AS DIFICULDADES DO ALUNO NA CONSTRUCAO DAS COMPETENCIAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II – 7º ANO, LETICIA SOARES OLIVEIRA FRAZAO
2016, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DO LETRAMENTO PARA A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, VIVALDO RIBEIRO LESSA
2016, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SERIES FINAIS, CLEONILDE FERRAZ COSTA FLOR
2016, Monografia de Graduação COMPETENCIAS ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA, INTERPRETACAO E PRODUCAO TEXTUAL: Uma proposta para a Unidade de Educacao Basica Joaquim Cantanhede Filho, IZABELLA FERNANDA RODRIGUES COSTA
2016, Monografia de Graduação GENEROS TEXTUAIS - CONTO E CRONICA: APRENDIZAGEM CONSTRUTIVA DA LINGUAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE DE EDUCACAO BASICA HENRIQUE DA COSTA SCHALCHER, LEA RODRIGUES
2016, Monografia de Graduação AS METODOLOGIAS AVALIATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, KATIANE MONTEIRO
2016, Monografia de Graduação A LEITURA INTERDISCIPLINAR COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO, RUTE LIMA DAMASCENO
2016, Monografia de Graduação DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO DOS ALUNOS DO 6º ANO DA UEB GLORINHA FERREIRA NO MUNICIPIO DE MIRINZAL: Dislexia e outras dificuldades especificas., MARICELMA AROUCHE MACIEL DOS SANTOS
2016, Monografia de Graduação OS METODOS DE ENSINO NO PROCESSO DE LETRAMENTO EM LINGUA INGLESA NO 9º ANO NA ESCOLA C.E. JOSE ROBERTO VIANA, EM CENTRAL DO MARANHAO, ROSILENE CASTRO COELHO
2016, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SERIES FINAIS, CLEONILDE FERRAZ COSTA FLOR
2016, Monografia de Graduação EVASAO ESCOLAR NA MODALIDADE DE ENSINO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI), NO MUNICIPIO DE SAO BENTO-MA: as contribuicoes da Lingua Portuguesa, TEREZINHA DE JESUS CAMPOS
2016, Monografia de Graduação DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO DOS ALUNOS DO 6º ANO DA UEB GLORINHA FERREIRA NO MUNICIPIO DE MIRINZAL: Dislexia e outras dificuldades especificas., MARICELMA AROUCHE MACIEL DOS SANTOS
2016, Monografia de Graduação AS DIFICULDADES DO ALUNO NA CONSTRUCAO DAS COMPETENCIAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II – 7º ANO, LETICIA SOARES OLIVEIRA FRAZAO
2016, Monografia de Graduação A DOR E A MORTE NOS CONTOS DE HUMBERTO DE CAMPOS, ROSA DOMINGAS SILVA DUARTE
2016, Monografia de Graduação IDENTIDADE E ORALIDADE CANTANHEDENSE: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS NARRATIVAS ORAIS DA MELHOR IDADE, ALEXANDRA ADRIANO DA SILVA
2016, Monografia de Graduação A INFLUENCIA DA PRODUCAO TEXTUAL NO PROCESSO DE CONSTRUCAO DO CONHECIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA NELCILENE DOS SANTOS COSTA
2016, Monografia de Graduação ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E NOVAS TECNOLOGIAS, LEIR LIMA E SILVA DOS SANTOS
2016, Monografia de Graduação GENEROS DIGITAIS: O BLOG E A LEITURA DE IMAGENS NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, MARIA VANESSA CALDAS FERREIRA DA SILVA
2016, Monografia de Graduação TRADICAO E MODERNIDADE NA LIRICA DE VINICIUS DE MORAES, MARCELO ANDERSON ALVES LIMA
2016, Monografia de Graduação O PAPEL DA LITERATURA INFANTO - JUVENIL NA AULA DE LINGUA PORTUGUESA: O caso da Unidade de Educacao Basica Mateus Avelar, ADIEL SILVA CARDOSO
2016, Monografia de Graduação O OLHAR DO PROFESSOR SOBRE A IMPORTANCIA DA LEITURA E ESCRITA NO 6º ANO DA ESCOLA JOAQUIM CANTANHEDE FILHO, FRANCIDALVA BARROS DE FRANCA
2016, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DOS CONTOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LINGUA PORTUGUESA, ELIZETH MARTINS CARDOSO
2016, Monografia de Graduação GENERO TEXTUAL CRONICA:Praticas de Leitura e Escrita com Alunos do 2º ano do Ensino Medio ., FRANCISCA DAS CHAGAS CONCEICAO SILVA
2016, Monografia de Graduação METODOS AVALIATIVOS NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, MEZILDA MARIA ELZA PINHEIRO COSTA
2016, Monografia de Graduação AS VARIACOES LINGUISTICAS E O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA, ARIEDNA ARAUJO NASCIMENTO
2016, Monografia de Graduação O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: 6º ano da U. E. B Valdecy Viana Prazeres, MARIA DAS GRACAS DIAS ALMEIDA
2016, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DO ENSINO DA LINGUA INGLESA, FRANCISCA VIANA CASTRO
2016, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DOS HABITOS DE LEITURA DA FAMILIA NA EDUCACAO DO ADOLESCENTE, VALDIRENY BEZERRA SILVA DE ANDRADE
2016, Monografia de Graduação VARIACAO LINGUISTICA E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, CLEUNILDE COSTA BARBOSA
2016, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SERIES INICIAIS, MARIA DA GRAÇA COSTA
2016, Monografia de Graduação A PRESENCA DA LITERATURA POPULAR NO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (8º E 9º ANO) DA ESCOLA CENTRO DE ENSINO PAULO RAMOS EM TURIACU, MAGALY VELOSO DE OLIVEIRA COSTA
2016, Monografia de Graduação A PRESENCA DA LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDATICOS DO ENSINO MEDIO DA COLECAO NOVAS PALAVRAS., JORGE LUIS FERRAZ
2016, Monografia de Graduação OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA: uma analise das aulas de lingua portuguesa do 6º ano da Escola Familiar Agricola Santa Cecilia., ESPEDITA DA CONCEICAO CARDOSO FERREIRA
2016, Monografia de Graduação O GENERO TEXTUAL CONTO NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE ESCRITA E LEITURA NA 2ª SERIE DO ENSINO MEDIO NO CENTRO DE ENSINO PAULO RAMOS., DANIELE DOS SANTOS MORAIS
2016, Monografia de Graduação A INTERDISCIPLINARIDADE NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: a utilizacao de jogos pedagogicos no processo de construcao da identidade linguistica dos alunos., MARIA RAIMUNDA MAFRA
2016, Monografia de Graduação O GENERO CARTA COMO RECURSO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA NOSSA SENHORA DE FATIMA, MARIA AMELIA PEREIRA FERREIRA
2016, Monografia de Graduação A INVISIBILIDADE DO SURDO NA ESCOLA: O DESAFIO DO PROFESSOR SEM FORMACAO ESPECIFICA, VALDENICE PINHEIRO DA SILVA
2016, Monografia de Graduação A INCLUSAO DOS ALUNOS COM LIMITACAO INTELECTUAL NO ENSINO APRENDIZAGEM DA LINGUA PORTUGUESA, FRANCISCA DA CONCEICAO CAVALCANTE
2016, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DO ENSINO DA LITERATURA INFANTIL NA EDUCACAO FORMAL: o papel do livro na formacao do leitor, JOSIANE DE CASSIA MARQUES SANTOS
2016, Monografia de Graduação LITERATURA INFANTIL: os desafios enfrentados nas rodinhas de leitura no 4º ano do complexo educacional Ieda Viana Ribeiro, CELIA MARIA DE ASCENCAO CORREIA
2016, Monografia de Graduação DIFICULDADES E POTENCIALIDADES DO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM CLASSES MULTISSERIADAS, DALVIENE DE LOURDES CARMO PINHEIRO
2016, Monografia de Graduação LEITURA DE CONTOS E LENDAS AFRICANOS SOB A PERSPECTIVA DE LEITURA EM CLASSE MULTISSERIE DO 6º AO 7º ANO, GLORIA REGINA PIMENTEL DE ASSIS
2016, Monografia de Graduação TRABALHO DE ANALISE LITERARIA SOBRE A OBRA “O RETRATO DE DORIAN GRAY, ODILACIR BARROS DA CUNHA
2016, Monografia de Graduação O LUGAR DA LITERATURA NO IMAGINARIO INFANTIL: Desafios na formacao de leitores criticos, JUCELINO SILVA CADETE
2016, Monografia de Graduação PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA MUNIOCIPAL JOSE RIBAMAR LOPES, MARCIO RENATO MIRANDA RODRIGUES
2016, Monografia de Graduação A AQUISICAO DO ENSINO DE LIBRAS PARA A EFICIENCIA DO ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANCA SURDA NA ESCOLA REGULAR, IVONE DE JESUS CALDAS
2016, Monografia de Graduação O PAPEL DA LITERATURA INFANTOJUVENIL NO ENSINO DA LINGUA PORTUGESA: Dificuldades e Potencialidades, DINE EMANUELLE BORGES DE SOUSA
2016, Monografia de Graduação GENEROS TEXTUAIS E O ENSINO DE LINGUA MATERNA: UMA REFLEXAO CRITICA, MARIA DIVINA DUTRA
2016, Monografia de Graduação POSSIBILIDADES DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA A PARTIR DO TRABALHO COM A LITERATURA INFANTOJUVENIL NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA DAS DORES ALVES VIEIRA
2016, Monografia de Graduação A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANA PATRICIA ROSA DOS SANTOS
2016, Monografia de Graduação A EVOLUCAO DA INTERNET E SUA INFLUENCIA NA ESCRITA, MARIA DE JESUS ALTINO SANTOS
2016, Monografia de Graduação DIFICULDADES DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O caso do 8° ano A-B da Unidade de Educacao Basica Emilia de Araujo Melo, VAMIOLA CONSTANTINO MARCHAO
2016, Monografia de Graduação ENSINO DA LINGUA MATERNA NA ERA DA INTERNET: uma analise a partir do genero digital blog, FRANCINETE BORGES DE SOUSA SANTOS
2016, Monografia de Graduação MUSICA NA SALA DE AULA: possibilidades metodologicas para o ensino da Lingua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, MARBETE DAS CHAGAS DE AMANCIO
Completion of course work (50)
O GÊNERO TEXTUAL CONTO NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE ESCRITA E LEITURA NA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO CENTRO DE ENSINO PAULO RAMOS., DANIELE MORAIS ALENCAR CHAVES , 04/2016
OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA: uma análise das aulas de língua portuguesa do 6º ano da Escola Familiar Agrícola Santa Cecília., ESPEDITA DA CONCEICAO CARDOSO FERREIRA , 04/2016
A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM LIMITAÇÃO INTELECTUAL NO ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA, FRANCISCA DA CONCEICAO CAVALCANTE , 04/2016
A PRESENÇA DA LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO DA COLEÇÃO NOVAS PALAVRAS., JORGE LUIS FERRAZ , 04/2016
A PRESENÇA DA LITERATURA POPULAR NO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II (8º E 9º ANO) DA ESCOLA CENTRO DE ENSINO PAULO RAMOS EM TURIAÇU, MAGALY VELOSO DE OLIVEIRA COSTA , 04/2016
O GÊNERO CARTA COMO RECURSO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, MARIA AMELIA PEREIRA FERREIRA , 04/2016
A INTERDISCIPLINARIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: a utilização de jogos pedagógicos no processo de construção da identidade linguística dos alunos., MARIA RAIMUNDA MAFRA , 04/2016
A INVISIBILIDADE DO SURDO NA ESCOLA: O DESAFIO DO PROFESSOR SEM FORMAÇÃO ESPECÍFICA., VALDENILCE PINHEIRO DA SILVA CARDOSO , 04/2016
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: uma proposta para a Unidade de Educação Básica Joaquim Cantanhede Filho, IZABELLA FERNANDA RODRIGUES COSTA , 07/2016
AS METODOLOGIAS AVALIATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, KATIANE MONTEIRO , 07/2016
GÊNEROS TEXTUAIS - CONTO E CRÔNICA: APRENDIZAGEM CONSTRUTIVA DA LINGUAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA HENRIQUE DA COSTA SCHALCHER, LÉA RODRIGUES , 07/2016
OS MÉTODOS DE ENSINO NO PROCESSO DE LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA NO 9º ANO NA ESCOLA C.E. JOSÉ ROBERTO VIANA, EM CENTRAL DO MARANHÃO, ROSILENE CASTRO COÊLHO , 07/2016
A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO PARA A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, VIVALDO RIBEIRO LESSA , 07/2016
EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE DE ENSINO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI), NO MUNICÍPIO DE SÃO BENTO-MA: as contribuições da Língua Portuguesa, TEREZINHA DE JESUS CAMPOS , 07/2016
A IMPORTANCIA DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SERIES FINAIS, CLEONILDE FERRAZ COSTA FLOR , 07/2016
AS DIFICULDADES DO ALUNO NA CONSTRUÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II – 7º ANO, LETICIA SOARES OLIVEIRA FRAZÃO , 07/2016
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DO 6º ANO DA UEB GLORINHA FERREIRA NO MUNICÍPIO DE MIRINZAL: Dislexia e outras dificuldades específicas., MARICELMA AROUCHE MACIEL DOS SANTOS , 07/2016
Por que é necessário aprender a ler em língua espanhola? O caso dos alunos do Ensino Médio na escola Joaquim Slaviana em Poção de Pedras., AZENETE CARDOSO DE MACEDO SANTOS , 08/2018
A interculturalidade no ensino da língua espanhola no Brasil: as contribuições da América Latina e suas diversidades numa perspectiva dialógica e interdisciplinar., FRANCINILDE DE OLIVEIRA SOUSA , 08/2018
A interculturalidade no ensino de lingua espanhola no Brasil: as contribuições da América Latina e suas diversidades numa perspectiva dialógica e interdisciplinar., FRANCINILDE DE OLIVEIRA SOUSA , 08/2018
Estratégias pedagógicas para o ensino da lingua espanhola numa abordagem comunicativa., GILVAN DA SILVA MONTEIRO , 08/2018
O PERFIL DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO MUNICÍPIO DE POÇÃO DE PEDRAS - MA; DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA FORMAÇÃO NA PRÁTICA., ROLISSANDRA LEANDRO DE CARVALHO , 08/2018
O LUGAR DA LINGUA ESTRANGEIRA MODERNA ESPANHOLA NO ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL MARANHENSE: O CASO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE ESPERANTINÓPOLIS., EDILVA NERES BEZERRA , 08/2018
O ENSINO DE LINGUA ESPANHOLA NA 1A. SERIE DO ENSINO MEDIO DA ESCOLA C.E. JOAQUIM SALVIANO., RAIMUNDA DA CONCEIÇÃO BRITO , 08/2018
O LUGAR DO TEXTO LITERÁRIO EM ESPANHOL NO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE LEITORA DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, ELIZETE ROQUE DE OLIVEIRA , 11/2018
A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM SALA DE AULA REGULAR NA ESCOLA INSTITUTO EDUCACIONAL CÔNEGO NESTOR DE CARVALHO CUNHA NA CIDADE DE SÃO BERNARDO-MA, MARIA VANDERLEIA OLIVEIRA RODRIGUES , 02/2019
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA E ÉTNICO-RACIAL NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: uma análise do conto Bonsucesso dos Pretos (2005) e Bucala: a pequena princesa do quilombo do Cabula (2019)., FRANCISCA DAS CHAGAS DA COSTA RODRIGUES , 06/2021
A PRESENÇA/AUSÊNCIA DA LITERATURA MARANHENSE NO ENSINO MÉDIO: um estudo de caso nas escolas da rede estadual na cidade de Imperatriz - MA, JAQUELINE RODRIGUES DA LUZ , 05/2022
A PRESENÇA/AUSÊNCIA DA LITERATURA MARANHENSE NO ENSINO MÉDIO: um estudo de caso nas escolas da rede estadual na cidade de Imperatriz - MA, LUCELIA SANTOS PEREIRA CARVALHO , 05/2022
O TRABALHO COM A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRESENÇA DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE GRAMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, FRANCISCA LUANA XIMENDES DE ALMEIDA , 08/2022
O TRABALHO COM A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRESENÇA DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE GRAMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, ELISAMA OLIVEIRA ALVES QUEIROZ , 08/2022
A PRESENÇA/AUSÊNCIA DA LITERATURA MARANHENSE NO ENSINO MÉDIO: um estudo de caso nas escolas da rede estadual na cidade de Imperatriz - MA, GILMARA ALMEIDA DA SILVA RODRIGUES , 05/2022
O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS: a produção textual no ensino médio BALSAS, CARLOS DANIEL BARBOSA DA SILVA , 05/2022
A SOCIOLINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO FRENTE AO PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM PINDARÉ-MIRIM, KARLA MANUELLA SOARES AMARAL , 08/2022
A IMPORTÂNCIA DA POESIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR, SARA COELHO DE SOUSA CAVALCANTE , 08/2022
A SOCIOLINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO FRENTE AO PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM PINDARÉ-MIRIM, ANDREIA SOUSA SANTOS , 08/2022
A SOCIOLINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO FRENTE AO PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM PINDARÉ-MIRIM, JEANICE DA CONCEICAO MESQUITA , 08/2022
O processo de formação de leitores na Educação de Jovens e Adultos - EJA a partir das perspectivas do letramento literário, GASDENIA GOMES MOREIRA , 08/2022
O processo de formação de leitores na Educação de Jovens e Adultos - EJA a partir das perspectivas do letramento literário, CATARINA KEROLAYNE DOS SANTOS VIEIRA , 08/2022
O processo de formação de leitores na Educação de Jovens e Adultos - EJA a partir das perspectivas do letramento literário, KATIELE NASCIMENTO SILVA DAS NEVES , 08/2022
“Desafios enfrentados por profissionais da saúde no atendimento do surdo”., LUIZA CRISTINA LOPES COSTA , 02/2023
“MUDO, MUDINHO, SURDO-MUDO: Preconceitos, estereótipos e estigmas em torno do Surdo na contemporaneidade”., SHIRLEY DE JESUS MELO NUNES DA COSTA , 02/2023
A IMPORTÂNCIA DA POESIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR DO ENSINO MÉDIO: uma análise da realidade de Nina Rodrigues - MA, VENICE CONCEICAO SANTOS , 08/2022
A IMPORTÂNCIA DA POESIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR DO ENSINO MÉDIO: uma análise da realidade de Nina Rodrigues - MA, ANA PAULA ROCHA DA SILVA , 08/2022
A AUTORIA FEMININA NA LITERATURA MARANHENSE: tessituras autorais e ressonâncias literárias do século XIX ao XXI, ANA RUTH XAVIER COSTA DA PAZ , 08/2022
MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: a utilização das metodologias ativas no ensino de língua portuguesa no ensino médio a partir da ótica dos professores, KARLENA BRANDAO SOUZA , 08/2022
A AUTORIA FEMININA NA LITERATURA MARANHENSE: tessituras autorais e ressonâncias literárias do século XIX ao XXI, MARLY FURTADO DOS SANTOS , 08/2022
O TRABALHO COM A LITERATURA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PRESENÇA DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DE GRAMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, STEFANY KAROLINE OLIVEIRA ALVES QUEIROZ , 08/2022
MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: a utilização das metodologias ativas no ensino de língua portuguesa no ensino médio a partir da ótica dos professores, SUMAIA RODRIGUES DE SOUSA , 08/2022
O TRABALHO COM O GÊNERO NOTÍCIA ONLINE, A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DOS MULTILETRAMENTOS, PARA A AQUISIÇÃO DA LIBRAS POR ALUNOS SURDOS NA EJAI: UM ESTUDO DE CASO EM SÃO BERNARDO-MA, GABRIELE ARAUJO MELO , 12/2023
Post-graduate orientation (1)
Mestrado, LARISSA DE MENEZES COSTA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
End of content