Go to accessibility
Foto do docente PATRICIA PINHEIRO MENEGON

PATRICIA PINHEIRO MENEGON

DLER - DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH

Beginning of content

Intellectual production

Research group coordination (1)
02/2019 Grupo de Estudos Interdisciplinares em Práticas de Leitura e Escrita-GEIPLE,
Scientific articles (2)
2020, Olhares sobre o insólito na obra Rumpesltiltskin dos Irmãos Grimm, ISSN: 21772789
2016, A LITERATURA INFANTIL INSTIGANDO QUESTÕES -DELICADAS- DESDE A INFÂNCIA: O CASO DE BINTOU?S BRAIDS, ISSN: 23585870
Publications at events (27)
2020, , Leitura Literária: uma experiência de equidade e/ou igualdade na sala de aula da Educação Básica, V Colóquio Nacional 15 de Outubro e VIII Encontro Nacional de Literatura Infantil e Juvenil e Ensin,
2020, , As tecnologias de comunicação no ensino de Literatura na educação de jovens e adultos, II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2020, , A lebre, o lobo, o menino e o homem do pote: a fábula africana de Língua Portuguesa na sala de aula, V Colóquio Nacional 15 de Outubro e VIII Encontro Nacional de Literatura Infantil e Juvenil e Ensin,
2020, , Literacia digital e do(R)cência em tempos de ensino emergencial híbrido, II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2019, , Textos multimodais: Semiótica e multidisciplinaridade nas capas da Revista de História da Biblioteca Nacional, I Jornada de Linguística Textual: diálogos em estudo da linguagem,
2019, , Leitura Literária de contos africanos na Educação Básica: Estratégias de Ensino, III Congresso Internacional AFROLIC,
2019, , Curtindo a Paisagem e a Poesia Nordestina: Visualizando as postagens dos cordelistas no Facebook, I Encontro Internacional de Paisagem em Literatura,
2018, , As mãos dos pretos: Reflexões sobre a representação do preto no conto de Honwana, I COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DE LITERATURA E CULTURA NEGRA DO BAIXO PARNAÍBA: Brasil, África e Caribe em diálo,
2018, , Zito Makoa da 4ª classe: Infância e Representação na Literatura Africana de expressão Portuguesa, I COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DE LITERATURA E CULTURA NEGRA DO BAIXO PARNAÍBA: Brasil, África e Caribe em diálo,
2017, , O ensino de Língua Portuguesa e o incentivo à leitura e escrita: é possível diminuir as dificuldades em sala de aula?, I Seminário Nacional sobre Ensino de Língua, Literatura e Língua de Sinais- SENELL,
2017, , VII Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PARFOR, VII Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PARFOR,
2017, , O cabelo e a representação estética no conto Ynari, A menina das cinco tranças, I Congresso Internacional de Letras (I CONIL),
2016, , Contos de Fadas na Educação Infantil: entropias entre língua materna e língua de sinais, VI ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO,
2016, , Da ausência e presença da Literatura Africana de Língua Portuguesa em sala de aula: a lei e a realidade escolar, VI ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO,
2015, , Valorização e reconhecimento da diversidade cultural no conto: Ynari, a menina das cinco tranças, IX SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA,
2015, , Literatura e novas tecnologias:suportes para jovens leitores de obras literárias, II ENELF- Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia,
2015, , Visibilidade e ocultação: a identitária negra na Literatura Infanto-Juvenil, II ENELF- Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia,
2014, , Entre tranças e birotes uma leitura do conto As tranças de Bintou, III Congresso Internacional de Culturas Africanas: GRIOTS. Literatura, História e Cultura Afro-brasileira e Africana,
2014, , Era uma vez o livro e os novos dispositivos de leitura na era digital, V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino.,
2014, , Da interculturalidade na sala de aula: uma análise da obra dois irmãos de Milton Hatoum., V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino.,
2013, , A África está em nós: contos africanos de Língua Portuguesa para o ensino de base intercultural nas séries iniciais, VIII SELIMEL I SIEL,
2013, , Contos africanos de Língua Portuguesa p séries iniciais: por um ensino de base intercultural, V Encontro de Professores de Literaturas Africanas.,
2012, , Concepções de língua, texto, leitura e escrita, Formação Continuada,
2012, , Os gêneros textuais na formação do aprendiz-leitor na Educação Básica, Formação Continuada,
2011, , Leitura, sujeito e discurso na teoria da comunicação, Seminário de Leitura e Produção Textual,
2011, , Práticas de leitura na Educação Básica: o professor leitor, Formação Continuada,
2011, , Oficina de leitura: do texto ao contexto, Seminário de Leitura e Produção Textual,
Book chapters (3)
2022, Uma leitura decolonial do conto moçambicano "As mãos dos pretos", de Bernardo Honwana, O lugar da literatura nos estudos decoloniais, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Patrícia Pinheiro-Menegon, Josilene, PINHEIRO-MARIZ
2020, Maus: A história de um sobrevivente: A desumanização como elemento comportamental, O comportamento humano e as Letras em nossos dias, Patrícia Pinheiro-Menegon, Ana Beatriz Aquino da Silva, Jadna de Sousa Ferreira
2019, ENTRE TRANÇAS E BIROTES: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO CONTO AS TRANÇAS DE BINTOU, Algumas formas de ver as Áfricas, Patrícia Pinheiro-Menegon
Books (1)
2018, Anais do I SENELL: Ensino de Línguas, Literatura e Línguas de Sinais: perspectivas teóricas e políticas educacionais, Aldenora Márcia Chaves Pinhieiro Carvalho, Patrícia Pinheiro-Menegon, Zuleica de Sousa Barros, Samara Santos Araújo
Participation on boards of courses (37)
2021, Monografia de Graduação FORMACAO DE PROFESSOR: A IMPORTANCIA DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS NA DISCIPLINA DE LINGUA INGLESA., LURDIMAR NOGUEIRA PIRES
2021, Monografia de Graduação O ENSINO DE LINGUA INGLESA: O LETRAMENTO NAS AULAS VIRTUAIS DE LINGUA INGLESA NO CENTRO DE ENSINO PROF. JOAO CARDOSO CAMPOS NA CIDADE DE PINDARE-MIRIM/MA., CLIFTON JAMES PEREIRA SOUSA
2021, Monografia de Graduação ESTUDO DOS GENEROS ORAIS NAS AULAS DE LINGUA INGLESA: UMA PROPOSTA METODOLOGICA, ABORDANDO O SEMINARIO COMO OBJETO DE ESTUDO., PAULO ADRIANO CRUZ SILVA
2021, Monografia de Graduação FORMACAO DE PROFESSOR: A IMPORTANCIA DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS NA DISCIPLINA DE LINGUA INGLESA., GEANE ABREU PEREIRA
2021, Monografia de Graduação ESTUDO DOS GENEROS ORAIS NAS AULAS DE LINGUA INGLESA: UMA PROPOSTA METODOLOGICA, ABORDANDO O SEMINARIO COMO OBJETO DE ESTUDO., ANA CLEIDE BASTOS CARVALHO
2021, Monografia de Graduação O ENSINO DE LINGUA INGLESA: O LETRAMENTO NAS AULAS VIRTUAIS DE LINGUA INGLESA NO CENTRO DE ENSINO PROF. JOAO CARDOSO CAMPOS NA CIDADE DE PINDARE-MIRIM/MA., CLEIDIANE SOUSA DA SILVA
2021, Monografia de Graduação O uso das tecnologias digitais em aulas de Lingua Inglesa no Ensino Medio., MARIA DA CONCEIÇÃO PINHEIRO SILVA
2021, Monografia de Graduação O uso das tecnologias digitais em aulas de Lingua Inglesa no Ensino Medio., DAMIAO SILVA
2021, Monografia de Graduação O Ensino de literatura de lingua inglesa nas escolas do ensino medio em Codo-MA: observando a realidade., MARIA ANGELITA ARAÚJO DA SILVA
2021, Monografia de Graduação A importancia do ensino da literatura e do ensino de lingua inglesa no ensino fundamental da rede publica no municipio de Codo: professores em foco., MARIA ELEZILDE SOUSA DA PAZ
2021, Monografia de Graduação O Ensino de literatura de lingua inglesa nas escolas do ensino medio em Codo-MA: observando a realidade., MARIA GORETE DE OLIVEIRA
2021, Monografia de Graduação O ensino da disciplina da Lingua Inglesa: uma analise das habilidades de fala (speaking) e leitura (Reading) no municipio de Codo., MARIA NILZA DOS SANTOS SOUSA
2021, Monografia de Graduação METODOLOGIAS ATIVAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DE INGLES NA EJA., AURICELIA SILVA DA CONCEIÇÃO
2021, Monografia de Graduação METODOLOGIAS ATIVAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DE INGLES NA EJA., FABIANA PINHO DOS SANTOS
2021, Monografia de Graduação ENSINO DE INGLESA E O DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITORIO MARANHENSE: DISSEMINANDO CULTURA., GLEICILENE DOS SANTOS FRANÇA
2021, Monografia de Graduação ENSINO DE INGLESA E O DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITORIO MARANHENSE: DISSEMINANDO CULTURA., LUCILENE SOARES BEZERRA
2021, Monografia de Graduação ENSINO DE INGLES PARA SURDOS NA EDUCACAO BASICA NO MUNICIPIO DE CODO/MA., EVANESSA BEZERRA DOS SANTOS
2021, Monografia de Graduação TEXTOS LITERARIOS NAS AULAS DE INGLES: UM ESTUDO ANALITICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCACAO BASICA EM CODO/MA., CONCEIÇÃO DE MARIA SANTOS OLIVEIRA
2021, Monografia de Graduação TEXTOS LITERARIOS NAS AULAS DE INGLES: UM ESTUDO ANALITICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCACAO BASICA EM CODO/MA., MARLUCIA SILVA DA CONCEIÇÃO
2021, Monografia de Graduação Jogos como instrumento pedagogico para o ensino de lingua inglesa na escola unidade escolar Machado de Assis no polo Cajazeira., MARCIELE GOMES CORDEIRO
2021, Monografia de Graduação Ensino de Lingua Inglesa na educacao de jovens e adultos: um dialogo com alunos e professores., ELOIZA RIBEIRO DA SILVA
2021, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA A FORMACAO DO ALUNO NA EDUCACAO BASICA., LEDA MARIA BEZERRA PEREIRA
2021, Monografia de Graduação Jogos como instrumento pedagogico para o ensino de lingua inglesa na escola unidade escolar Machado de Assis no polo Cajazeira., MAISA BARBOSA
2021, Monografia de Graduação Ensino de Lingua Inglesa na educacao de jovens e adultos: um dialogo com alunos e professores., ROSANGELA MARIA SILVA DOS SANTOS
2021, Monografia de Graduação A musica como instrumento facilitador do ensino da Lingua inglesa., SILVERLANE DIVINA MARIA DOS SANTOS
2021, Monografia de Graduação Metodologias nas aulas de lingua inglesa em escolas publicas de ensino fundamental II de Codo-MA: uma investigacao., ANTONIO ALVES DA COSTA
2021, Monografia de Graduação A musica espanhola como instrumento de ensino para alunos da ‘Escola Modelo Municipal Remy Archer, EDILEUZA PEREIRA DA SILVA
2020, Monografia de Graduação A musica espanhola como instrumento de ensino para alunos da ‘Escola Modelo Municipal Remy Archer, EDILEUZA PEREIRA DA SILVA
2020, Monografia de Graduação O processo ensino aprendizagem do Espanhol Lingua Estrangeira -E/LE na escola publica “Colares Moreira” no Municipio de Codo, NILDELANE DOS SANTOS GOMES
2020, Monografia de Graduação O processo de evasao no Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol do PARFOR/UFMA: realidades e perspectivas no Municipio de Codo-MA, EMANUELE TANYSE OLIVEIRA DE SOUZA
2020, Monografia de Graduação O processo ensino aprendizagem do Espanhol Lingua Estrangeira -E/LE na escola publica “Colares Moreira” no Municipio de Codo, NILDELANE DOS SANTOS GOMES
2020, Monografia de Graduação Letramento Literario: a poesia Barroca como suporte didaticopara o ensino de Espanhol-Lingua Estrangeira, LUCIANE DA ROCHA VIEIRA
2020, Monografia de Graduação O processo de evasao no Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol do PARFOR/UFMA: realidades e perspectivas no Municipio de Codo-MA, EMANUELE TANYSE OLIVEIRA DE SOUZA
2020, Monografia de Graduação Letramento Literario: a poesia Barroca como suporte didaticopara o ensino de Espanhol-Lingua Estrangeira, LUCIANE DA ROCHA VIEIRA
2020, Monografia de Graduação O processo ensino aprendizagem do Espanhol Lingua Estrangeira -E/LE na escola publica “Colares Moreira” no Municipio de Codo, NILDELANE DOS SANTOS GOMES
2020, Monografia de Graduação O processo de evasao no Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol do PARFOR/UFMA: realidades e perspectivas no Municipio de Codo-MA, EMANUELE TANYSE OLIVEIRA DE SOUZA
2020, Monografia de Graduação A musica espanhola como instrumento de ensino para alunos da ‘Escola Modelo Municipal Remy Archer, EDILEUZA PEREIRA DA SILVA
Completion of course work (16)
METODOLOGIAS ATIVAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DE INGLÊS NA EJA, AURICÉLIA SILVA DA CONCEIÇÃO , 04/2021
METODOLOGIAS ATIVAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DE INGLÊS NA EJA, FABIANA PINHO DOS SANTOS , 04/2021
ENSINO DE INGLESA E O DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: DISSEMINANDO CULTURA, GLEICILENE DOS SANTOS FRANÇA , 03/2021
ENSINO DE INGLESA E O DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: DISSEMINANDO CULTURA, LUCILENE SOARES BEZERRA SILVA , 03/2021
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO NA EDUCAÇÃO BÁSICA., LEDA MARIA BEZERRA PEREIRA , 03/2021
ENSINO DE INGLÊS PARA SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE CODÓ/MA., EVANESSA BEZERRA DOS SANTOS , 03/2021
TEXTOS LITERÁRIOS NAS AULAS DE INGLÊS: UM ESTUDO ANALÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CODÓ/MA., CONCEIÇÃO DE MARIA SANTOS OLIVEIRA , 03/2021
TEXTOS LITERÁRIOS NAS AULAS DE INGLÊS: UM ESTUDO ANALÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CODÓ/MA, MARLUCIA SILVA DA CONCEIÇÃO , 03/2021
Textos literários nas aulas de Inglês: Um estudo analítico no Ensino Fundamental da Educação Básica em Codó/MA, MARLUCIA SILVA DA CONCEIÇÃO , 03/2021
Textos literários nas aulas de Inglês: Um estudo analítico no Ensino Fundamental da Educação Básica em Codó/MA, CONCEIÇÃO DE MARIA SANTOS OLIVEIRA , 03/2021
Ensino de Língua Inglesa e o Documento Curricular do Território Maranhense: Disseminando cultura, LUCILENE SOARES BEZERRA SILVA , 03/2021
Ensino de Língua Inglesa e o Documento Curricular do Território Maranhense: Disseminando cultura, GLEICILENE DOS SANTOS FRANÇA , 03/2021
A importância da Literatura Infantil para a formação do aluno na Educação Básica, LEDA MARIA BEZERRA PEREIRA , 03/2021
Ensino de Inglês para surdos na Educação Básica no município de Codó/MA, EVANESSA BEZERRA DOS SANTOS , 03/2021
Metodologias Ativas como instrumento facilitador no ensino de Inglês na EJA, AURICÉLIA SILVA DA CONCEIÇÃO , 04/2021
Metodologias Ativas como instrumento facilitador no ensino de Inglês na EJA, FABIANA PINHO DOS SANTOS , 04/2021
End of content