PATRICIA PINHEIRO MENEGON
DLER - DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHBeginning of content
Intellectual production
Research group coordination (1) |
02/2019 Grupo de Estudos Interdisciplinares em Práticas de Leitura e Escrita-GEIPLE, |
Scientific articles (2) |
2020, Olhares sobre o insólito na obra Rumpesltiltskin dos Irmãos Grimm, ISSN: 21772789 |
2016, A LITERATURA INFANTIL INSTIGANDO QUESTÕES -DELICADAS- DESDE A INFÂNCIA: O CASO DE BINTOU?S BRAIDS, ISSN: 23585870 |
Publications at events (27) |
2020, , Leitura Literária: uma experiência de equidade e/ou igualdade na sala de aula da Educação Básica, V Colóquio Nacional 15 de Outubro e VIII Encontro Nacional de Literatura Infantil e Juvenil e Ensin, |
2020, , As tecnologias de comunicação no ensino de Literatura na educação de jovens e adultos, II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, |
2020, , A lebre, o lobo, o menino e o homem do pote: a fábula africana de Língua Portuguesa na sala de aula, V Colóquio Nacional 15 de Outubro e VIII Encontro Nacional de Literatura Infantil e Juvenil e Ensin, |
2020, , Literacia digital e do(R)cência em tempos de ensino emergencial híbrido, II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, |
2019, , Textos multimodais: Semiótica e multidisciplinaridade nas capas da Revista de História da Biblioteca Nacional, I Jornada de Linguística Textual: diálogos em estudo da linguagem, |
2019, , Leitura Literária de contos africanos na Educação Básica: Estratégias de Ensino, III Congresso Internacional AFROLIC, |
2019, , Curtindo a Paisagem e a Poesia Nordestina: Visualizando as postagens dos cordelistas no Facebook, I Encontro Internacional de Paisagem em Literatura, |
2018, , As mãos dos pretos: Reflexões sobre a representação do preto no conto de Honwana, I COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DE LITERATURA E CULTURA NEGRA DO BAIXO PARNAÍBA: Brasil, África e Caribe em diálo, |
2018, , Zito Makoa da 4ª classe: Infância e Representação na Literatura Africana de expressão Portuguesa, I COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DE LITERATURA E CULTURA NEGRA DO BAIXO PARNAÍBA: Brasil, África e Caribe em diálo, |
2017, , O ensino de Língua Portuguesa e o incentivo à leitura e escrita: é possível diminuir as dificuldades em sala de aula?, I Seminário Nacional sobre Ensino de Língua, Literatura e Língua de Sinais- SENELL, |
2017, , VII Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PARFOR, VII Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PARFOR, |
2017, , O cabelo e a representação estética no conto Ynari, A menina das cinco tranças, I Congresso Internacional de Letras (I CONIL), |
2016, , Contos de Fadas na Educação Infantil: entropias entre língua materna e língua de sinais, VI ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO, |
2016, , Da ausência e presença da Literatura Africana de Língua Portuguesa em sala de aula: a lei e a realidade escolar, VI ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO, |
2015, , Valorização e reconhecimento da diversidade cultural no conto: Ynari, a menina das cinco tranças, IX SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA, |
2015, , Literatura e novas tecnologias:suportes para jovens leitores de obras literárias, II ENELF- Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia, |
2015, , Visibilidade e ocultação: a identitária negra na Literatura Infanto-Juvenil, II ENELF- Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia, |
2014, , Entre tranças e birotes uma leitura do conto As tranças de Bintou, III Congresso Internacional de Culturas Africanas: GRIOTS. Literatura, História e Cultura Afro-brasileira e Africana, |
2014, , Era uma vez o livro e os novos dispositivos de leitura na era digital, V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino., |
2014, , Da interculturalidade na sala de aula: uma análise da obra dois irmãos de Milton Hatoum., V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino., |
2013, , A África está em nós: contos africanos de Língua Portuguesa para o ensino de base intercultural nas séries iniciais, VIII SELIMEL I SIEL, |
2013, , Contos africanos de Língua Portuguesa p séries iniciais: por um ensino de base intercultural, V Encontro de Professores de Literaturas Africanas., |
2012, , Concepções de língua, texto, leitura e escrita, Formação Continuada, |
2012, , Os gêneros textuais na formação do aprendiz-leitor na Educação Básica, Formação Continuada, |
2011, , Leitura, sujeito e discurso na teoria da comunicação, Seminário de Leitura e Produção Textual, |
2011, , Práticas de leitura na Educação Básica: o professor leitor, Formação Continuada, |
2011, , Oficina de leitura: do texto ao contexto, Seminário de Leitura e Produção Textual, |
Book chapters (3) |
2022, Uma leitura decolonial do conto moçambicano "As mãos dos pretos", de Bernardo Honwana, O lugar da literatura nos estudos decoloniais, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Patrícia Pinheiro-Menegon, Josilene, PINHEIRO-MARIZ |
2020, Maus: A história de um sobrevivente: A desumanização como elemento comportamental, O comportamento humano e as Letras em nossos dias, Patrícia Pinheiro-Menegon, Ana Beatriz Aquino da Silva, Jadna de Sousa Ferreira |
2019, ENTRE TRANÇAS E BIROTES: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO CONTO AS TRANÇAS DE BINTOU, Algumas formas de ver as Áfricas, Patrícia Pinheiro-Menegon |
Books (1) |
2018, Anais do I SENELL: Ensino de Línguas, Literatura e Línguas de Sinais: perspectivas teóricas e políticas educacionais, Aldenora Márcia Chaves Pinhieiro Carvalho, Patrícia Pinheiro-Menegon, Zuleica de Sousa Barros, Samara Santos Araújo |
Participation on boards of courses (37) |
2021, Monografia de Graduação FORMACAO DE PROFESSOR: A IMPORTANCIA DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS NA DISCIPLINA DE LINGUA INGLESA., LURDIMAR NOGUEIRA PIRES |
2021, Monografia de Graduação O ENSINO DE LINGUA INGLESA: O LETRAMENTO NAS AULAS VIRTUAIS DE LINGUA INGLESA NO CENTRO DE ENSINO PROF. JOAO CARDOSO CAMPOS NA CIDADE DE PINDARE-MIRIM/MA., CLIFTON JAMES PEREIRA SOUSA |
2021, Monografia de Graduação ESTUDO DOS GENEROS ORAIS NAS AULAS DE LINGUA INGLESA: UMA PROPOSTA METODOLOGICA, ABORDANDO O SEMINARIO COMO OBJETO DE ESTUDO., PAULO ADRIANO CRUZ SILVA |
2021, Monografia de Graduação FORMACAO DE PROFESSOR: A IMPORTANCIA DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS NA DISCIPLINA DE LINGUA INGLESA., GEANE ABREU PEREIRA |
2021, Monografia de Graduação ESTUDO DOS GENEROS ORAIS NAS AULAS DE LINGUA INGLESA: UMA PROPOSTA METODOLOGICA, ABORDANDO O SEMINARIO COMO OBJETO DE ESTUDO., ANA CLEIDE BASTOS CARVALHO |
2021, Monografia de Graduação O ENSINO DE LINGUA INGLESA: O LETRAMENTO NAS AULAS VIRTUAIS DE LINGUA INGLESA NO CENTRO DE ENSINO PROF. JOAO CARDOSO CAMPOS NA CIDADE DE PINDARE-MIRIM/MA., CLEIDIANE SOUSA DA SILVA |
2021, Monografia de Graduação O uso das tecnologias digitais em aulas de Lingua Inglesa no Ensino Medio., MARIA DA CONCEIÇÃO PINHEIRO SILVA |
2021, Monografia de Graduação O uso das tecnologias digitais em aulas de Lingua Inglesa no Ensino Medio., DAMIAO SILVA |
2021, Monografia de Graduação O Ensino de literatura de lingua inglesa nas escolas do ensino medio em Codo-MA: observando a realidade., MARIA ANGELITA ARAÚJO DA SILVA |
2021, Monografia de Graduação A importancia do ensino da literatura e do ensino de lingua inglesa no ensino fundamental da rede publica no municipio de Codo: professores em foco., MARIA ELEZILDE SOUSA DA PAZ |
2021, Monografia de Graduação O Ensino de literatura de lingua inglesa nas escolas do ensino medio em Codo-MA: observando a realidade., MARIA GORETE DE OLIVEIRA |
2021, Monografia de Graduação O ensino da disciplina da Lingua Inglesa: uma analise das habilidades de fala (speaking) e leitura (Reading) no municipio de Codo., MARIA NILZA DOS SANTOS SOUSA |
2021, Monografia de Graduação METODOLOGIAS ATIVAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DE INGLES NA EJA., AURICELIA SILVA DA CONCEIÇÃO |
2021, Monografia de Graduação METODOLOGIAS ATIVAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DE INGLES NA EJA., FABIANA PINHO DOS SANTOS |
2021, Monografia de Graduação ENSINO DE INGLESA E O DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITORIO MARANHENSE: DISSEMINANDO CULTURA., GLEICILENE DOS SANTOS FRANÇA |
2021, Monografia de Graduação ENSINO DE INGLESA E O DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITORIO MARANHENSE: DISSEMINANDO CULTURA., LUCILENE SOARES BEZERRA |
2021, Monografia de Graduação ENSINO DE INGLES PARA SURDOS NA EDUCACAO BASICA NO MUNICIPIO DE CODO/MA., EVANESSA BEZERRA DOS SANTOS |
2021, Monografia de Graduação TEXTOS LITERARIOS NAS AULAS DE INGLES: UM ESTUDO ANALITICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCACAO BASICA EM CODO/MA., CONCEIÇÃO DE MARIA SANTOS OLIVEIRA |
2021, Monografia de Graduação TEXTOS LITERARIOS NAS AULAS DE INGLES: UM ESTUDO ANALITICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCACAO BASICA EM CODO/MA., MARLUCIA SILVA DA CONCEIÇÃO |
2021, Monografia de Graduação Jogos como instrumento pedagogico para o ensino de lingua inglesa na escola unidade escolar Machado de Assis no polo Cajazeira., MARCIELE GOMES CORDEIRO |
2021, Monografia de Graduação Ensino de Lingua Inglesa na educacao de jovens e adultos: um dialogo com alunos e professores., ELOIZA RIBEIRO DA SILVA |
2021, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA A FORMACAO DO ALUNO NA EDUCACAO BASICA., LEDA MARIA BEZERRA PEREIRA |
2021, Monografia de Graduação Jogos como instrumento pedagogico para o ensino de lingua inglesa na escola unidade escolar Machado de Assis no polo Cajazeira., MAISA BARBOSA |
2021, Monografia de Graduação Ensino de Lingua Inglesa na educacao de jovens e adultos: um dialogo com alunos e professores., ROSANGELA MARIA SILVA DOS SANTOS |
2021, Monografia de Graduação A musica como instrumento facilitador do ensino da Lingua inglesa., SILVERLANE DIVINA MARIA DOS SANTOS |
2021, Monografia de Graduação Metodologias nas aulas de lingua inglesa em escolas publicas de ensino fundamental II de Codo-MA: uma investigacao., ANTONIO ALVES DA COSTA |
2021, Monografia de Graduação A musica espanhola como instrumento de ensino para alunos da ‘Escola Modelo Municipal Remy Archer, EDILEUZA PEREIRA DA SILVA |
2020, Monografia de Graduação A musica espanhola como instrumento de ensino para alunos da ‘Escola Modelo Municipal Remy Archer, EDILEUZA PEREIRA DA SILVA |
2020, Monografia de Graduação O processo ensino aprendizagem do Espanhol Lingua Estrangeira -E/LE na escola publica “Colares Moreira” no Municipio de Codo, NILDELANE DOS SANTOS GOMES |
2020, Monografia de Graduação O processo de evasao no Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol do PARFOR/UFMA: realidades e perspectivas no Municipio de Codo-MA, EMANUELE TANYSE OLIVEIRA DE SOUZA |
2020, Monografia de Graduação O processo ensino aprendizagem do Espanhol Lingua Estrangeira -E/LE na escola publica “Colares Moreira” no Municipio de Codo, NILDELANE DOS SANTOS GOMES |
2020, Monografia de Graduação Letramento Literario: a poesia Barroca como suporte didaticopara o ensino de Espanhol-Lingua Estrangeira, LUCIANE DA ROCHA VIEIRA |
2020, Monografia de Graduação O processo de evasao no Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol do PARFOR/UFMA: realidades e perspectivas no Municipio de Codo-MA, EMANUELE TANYSE OLIVEIRA DE SOUZA |
2020, Monografia de Graduação Letramento Literario: a poesia Barroca como suporte didaticopara o ensino de Espanhol-Lingua Estrangeira, LUCIANE DA ROCHA VIEIRA |
2020, Monografia de Graduação O processo ensino aprendizagem do Espanhol Lingua Estrangeira -E/LE na escola publica “Colares Moreira” no Municipio de Codo, NILDELANE DOS SANTOS GOMES |
2020, Monografia de Graduação O processo de evasao no Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol do PARFOR/UFMA: realidades e perspectivas no Municipio de Codo-MA, EMANUELE TANYSE OLIVEIRA DE SOUZA |
2020, Monografia de Graduação A musica espanhola como instrumento de ensino para alunos da ‘Escola Modelo Municipal Remy Archer, EDILEUZA PEREIRA DA SILVA |
Completion of course work (16) |
METODOLOGIAS ATIVAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DE INGLÊS NA EJA, AURICÉLIA SILVA DA CONCEIÇÃO , 04/2021 |
METODOLOGIAS ATIVAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DE INGLÊS NA EJA, FABIANA PINHO DOS SANTOS , 04/2021 |
ENSINO DE INGLESA E O DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: DISSEMINANDO CULTURA, GLEICILENE DOS SANTOS FRANÇA , 03/2021 |
ENSINO DE INGLESA E O DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: DISSEMINANDO CULTURA, LUCILENE SOARES BEZERRA SILVA , 03/2021 |
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO NA EDUCAÇÃO BÁSICA., LEDA MARIA BEZERRA PEREIRA , 03/2021 |
ENSINO DE INGLÊS PARA SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE CODÓ/MA., EVANESSA BEZERRA DOS SANTOS , 03/2021 |
TEXTOS LITERÁRIOS NAS AULAS DE INGLÊS: UM ESTUDO ANALÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CODÓ/MA., CONCEIÇÃO DE MARIA SANTOS OLIVEIRA , 03/2021 |
TEXTOS LITERÁRIOS NAS AULAS DE INGLÊS: UM ESTUDO ANALÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CODÓ/MA, MARLUCIA SILVA DA CONCEIÇÃO , 03/2021 |
Textos literários nas aulas de Inglês: Um estudo analítico no Ensino Fundamental da Educação Básica em Codó/MA, MARLUCIA SILVA DA CONCEIÇÃO , 03/2021 |
Textos literários nas aulas de Inglês: Um estudo analítico no Ensino Fundamental da Educação Básica em Codó/MA, CONCEIÇÃO DE MARIA SANTOS OLIVEIRA , 03/2021 |
Ensino de Língua Inglesa e o Documento Curricular do Território Maranhense: Disseminando cultura, LUCILENE SOARES BEZERRA SILVA , 03/2021 |
Ensino de Língua Inglesa e o Documento Curricular do Território Maranhense: Disseminando cultura, GLEICILENE DOS SANTOS FRANÇA , 03/2021 |
A importância da Literatura Infantil para a formação do aluno na Educação Básica, LEDA MARIA BEZERRA PEREIRA , 03/2021 |
Ensino de Inglês para surdos na Educação Básica no município de Codó/MA, EVANESSA BEZERRA DOS SANTOS , 03/2021 |
Metodologias Ativas como instrumento facilitador no ensino de Inglês na EJA, AURICÉLIA SILVA DA CONCEIÇÃO , 04/2021 |
Metodologias Ativas como instrumento facilitador no ensino de Inglês na EJA, FABIANA PINHO DOS SANTOS , 04/2021 |