Go to accessibility
Foto do docente MARIA FRANCISCA DA SILVA

MARIA FRANCISCA DA SILVA

LCLP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LINGUAGENS E CÓDIGOS - LÍNGUA PORTUGUESA/SÃO BERNARDO/CCSB

Beginning of content

Intellectual production

Research group coordination (1)
04/2018 GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUAS, PRÁTICAS DE LINGUAGEM E MEMÓRIAS DO ENSINO DE ESPANHOL NO MARANHÃO,
Scientific articles (10)
2024, UMA ANÁLISE DAS DENÚNCIAS DA PERSONAGEM PRETA SUSANA NO ROMANCE ÚRSULA DE MARIA FIRMINA DO REIS, ISSN: 24480916
2024, AS CONTRIBUIÇÕES DE ESPINOSA SOBRE AS EMOÇÕES QUE AFETAM A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ISSN: 24480916
2023, O imaginário do professor na organização de material didático e no uso de metodologias de Língua Portuguesa no ensino remoto., ISSN: 24480819
2023, Relato de Experiênciauso de aplicativos digitais nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica, ISSN: 25959549
2020, O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE NA ESCOLA: DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA UMA COMPREENSÃO RESPONSIVA E ÉTICA, ISSN: 26752239
2019, O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: as práticas de ensino de gramática vivenciadas no estágio supervisionado interdisciplinar, ISSN: 25959549
2018, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA: O CASO DOS ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE GUIMARÃES/MA, ISSN: 21778868
2018, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LINGUAGENS E CÓDIGOS, ISSN: 21778868
2018, SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TRABALHANDO O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, ISSN: 21778868
2015, Leitura em Língua Estrangeira no Ensino Médio:Uma experiência em Roraima, ISSN: 21782229
Publications at events (18)
2021, , Ensino de Língua Portuguesa no Contexto Emergencial, WEBFOPIR,
2020, , O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE NA ESCOLA: DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA UMA COMPREENSÃO RESPONSIVA E ÉTICA, VII COGITE ? Colóquio de Estudos sobre Gêneros e Texto,
2018, Maria Francisca da Silva, Rearranjos curriculares: a formação interdisciplinar de língua espanhola, X CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS, Resumo
2018, Maria Francisca da Silva, Maira Teresa Gonçalves Rocha, O ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM LINGUAGENS E CÓDIGOS: momento atual e desafios, VIII SESUPED, Trabalho Completo
2018, , Literaturas negras de expressão inglesa, francesa e espanhola, I COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DE LITERATURA E CULTURA NEGRA DO BAIXO PARNAÍBA: África, Brasil e Caribe em diálogo,
2018, , NO ENSINO DE LÍNGUA TEM ARTE, III ENCONTRO DE ARTE,
2016, Maria Francisca da Silva, Maria Mercedes Rivero Quitans Sebold, LETRAMENTO ACADÊMICO: O CONTEXTO DE UM CURSO EM LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR, V Colóquio Nacional de Hipertexto ? CHIP, Trabalho Completo
2016, Maria Francisca da Silva, Maria Mercedes Rivero Quitans Sebold, Letramento Acadêmico: o contexto de um curso em Licenciatura Interdisciplinar, CHIP V Colóquio Nacional de Hipertexto, Trabalho Completo
2013, Maria Francisca da Silva, A EXPERIÊNCIA EM ESPAÇO DE FRONTEIRA: LEITURA DO GÊNERO CONTO EM RORAIMA, II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR, Trabalho Completo
2013, , EXPERIÊNCIA EM ESPAÇO DE FRONTEIRA:LEITURA DO GÊNERO ?CONTO? NO ENSINO MÉDIO EM RORAIMA, II Congreso Internacional de Profesores del Lengua do Mercosur,
2012, , A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ESPANHOL, V SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INTEGRAÇÃO,
2012, , UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO GÊNERO 'CONTO' NAS AULAS DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE RORAIMA, XII COLÓQUIO DE LETRAS NEOLATINAS,
2012, , O PROCESSO DE COMPREENSÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL, XVI Congresso Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos,
2011, Maria Francisca da Silva, Lectura en Lengua Extranjera: Noticias Periodísticas y Tebeos, IV ENCUENTRO DE LA HISPANIDAD, Trabalho Completo
2011, , A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE ESPANHOL, IX Semana de Letras - UFRR,
2010, Maria Francisca da Silva, O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, I CIPLOM, Trabalho Completo
2010, , O USO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO DE ALTO ALEGRE RR UMA EXPERIÊNCIA COM CONTO NAS AULAS E ELE, X COLÓQUIO DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM LETRAS NEOLATINAS,
2010, , ?Amnesia? ou relato de experiência de leitura de um conto venezuelano em contexto multilingüe e multicultural de fronteira Brasil/Venezuela, I Congresso Internacional de Línguas Oficiais do MERCOSUL,
Book chapters (5)
2022, CURSO DE LINGUAGENS E CÓDIGOS LÍNGUA PORTUGUESA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: os saberes da práxis remota no período de 2020 a 2022, Maria Francisca da Silva
2021, O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE NA ESCOLA: DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA UMA COMPREENSÃO RESPONSIVA E ÉTICA, Linguística, Letras e Artes e as Novas Perspectivas dos Saberes Científicos 5, Santos, Eliane Pereira dos, Maria Francisca da Silva
2021, TURISMO NA PANDEMIA: o que dizem os discursos jornalísticos on-line de países hispânicos, Letras: Representações, construções e textualidades 2, Maria Francisca da Silva, ELIANE PEREIRA DOS SANTOS
2021, O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE NA ESCOLA: DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA UMA COMPREENSÃO RESPONSIVA E ÉTICA, Linguística, Letras e Artes e as Novas Perspectivas dos Saberes Científicos 5, Santos, Eliane Pereira dos, Maria Francisca da Silva
2020, AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DOCENTE DO LICENCIANDO DO CURSO DE LINGUAGENS E CÓDIGOS-LÍNGUA PORTUGUESA., Residência Pedagógica: Consensos e dissensos de um programa em (co) formação, Maria Francisca da Silva, Santos, Eliane Pereira dos
Books (2)
2023, A (PA)LAVRA-OS EM LINGUAGENS ECÓDIGOS, CHISLANE PEREIRA SILVA, ELIANE PEREIRA DOS SANTOS, Maria Francisca da Silva
2023, GÊNEROS DIGITAIS & Metodologias de Ensino na Educação Básica, Maria Francisca da Silva, ELIANE PEREIRA DOS SANTOS, PAULA MARIA ARISTIDES DE OLIVEIRA MOLINARI
Completion of course work (57)
X, PEDRO DUTRA DA COSTA , 08/2018
O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO, NOS MUNICÍPIOS DE SÃO BERNARDO E SANTA QUITÉRIA - MA, ISAMARA PEREIRA SILVA , 03/2015
ANÁLISE SOCIORRETÓRICA DO GÊNERO ESCOLAR PROVA: o caso do 9º ano da Escola Municipal Antônio Batista Vieira, LARISSA LIMA COSTA , 03/2015
AS MARCAS DE ORALIDADE NOS TEXTOS ESCRITOS DOS ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO MARANHÃO-MA, MARIA VALCIRENE OLIVEIRA BRAGA , 05/2015
RETEXTUALIZAÇÃO: O “RECONTO” COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DE ESCRITA: Experiência Didática no 7º de Escola Municipal em São Bernardo-MA, NATALINA FERREIRA MACHADO , 05/2015
UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, MARIA DO SOCORRO ALMEIDA OLIVEIRA , 07/2015
O ENSINO DO GÊNERO NOTÍCIA NO CONTEXTO DO FACEBOOK:POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS., MARIA DE NAZARE DOS SANTOS SILVA , 05/2016
A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO COM O GÊNERO CONTO, ADRIANA DA SILVA OLIVEIRA , 05/2016
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA:PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADRIANA SANTOS COELHO , 05/2016
GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA: Práticas de Leitura e Escrita com alunos do 2º ano do Ensino Médio , FRANCISCA DAS CHAGAS CONCEICAO SILVA , 06/2016
O LETRAMENTO NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALDENE RODRIGUES ROCHA , 08/2016
LEITURA NA ACADEMIA: análise dos licenciados da UFMA em São Bernardo, ZELIA RODRIGUES DA SILVA , 10/2017
IMPORTÂNCIA E O PRAZER PELA LEITURA: práticas possíveis no ensino médio, UIARA DA SILVA LIMA , 02/2018
O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NO MUNICIPIO DE SANTANA DO MARANHÃO, THAYS PAULA DA SILVA SOUZA , 02/2018
NEORROMANTISMO EM FLORBELA ESPANCA, ELAINY MOREIRA SILVA , 08/2017
As práticas docentes no Ensino de Arte na Escola Instituto Educacional "Cônego Nestor de Carvalho Cunha", HILTON OLIVEIRA LIMA , 08/2017
A ARTE DO CROCHÊ COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DA CIDADE DE SÃO BERNARDO-MA, ANGEIRLEY SANTOS SILVA , 08/2017
O USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE LINGUA ESPANHOLA EM LAGO DA PEDRA-MA, ERIVAM RODRIGUES DA SILVA , 10/2018
A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA AO ENSINO DA LINGUA ESPANHOLA , KEYLA REGINA DA SILVA CAVALLARO , 10/2018
O PROFESSOR COMO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DE LEITORES DE LINGUA ESPANHOLA, LUCICLEIA ARAÚJO DA SILVA , 08/2018
UM OLHAR SOCIAL E CRITICO NA OBRA LAZARILLO DE TORMES., VERANILCE ALVES DOS SANTOS , 08/2018
O AFOGADO MAIS BONITO DO MUNDO - UM ESTUDO SOBRE A LITERATURA ESPANHOLA E O REALISMO MAGICO DE GABRIEL GARCIA MARQUES, SIMONE PAES NERES , 08/2018
O ENSINO DE ESPANHOL EM LAGO DA PEDRA/MA: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS PUBLICAS DE ENSINO MÉDIO., JUNIOR BARBOSA PEREIRA , 08/2018
DUOLINGO : FACILITADOR NA APRENDIZAGEM DE LINGUA ESPANHOLA NO ENSINO MEDIO EM LAGO DO JUNCO ., FABIO COSTA NORBERTO , 10/2018
Jornalismo On-Line: a produção de notícias em blogs da região do Baixo Parnaíba no Maranhnão, ALESSANDRA DOS SANTOS COELHO , 11/2018
PRATICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Um relato de experiência a partir da vivência como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, JOEL VIEIRA ALMEIDA , 02/2019
ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTERDISCIPLINAR E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: tecendo reflexões sobre as experiências dos graduandos do curso de Linguagens e Códigos da Universidade Federal do Maranhão, campus de São Bernardo-MA, TAIS SILVA CARVALHO , 02/2019
O MICROCONTO NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUES, JOYCE SOUSA NASCIMENTO , 02/2019
O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO SUPORTE DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUES, BRUNA COSTA SILVA TÔRRES , 02/2019
ARTE EDUCAÇÃO: Um olhar sob as relações pedagógicas e os processos de ensino aprendizagem nas aulas de Arte na escola I. E. Cônego Nestor de Carvalho Cunha, MARTA LETICIA MEIRELES PEREIRA , 02/2019
LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR, ANA MARCIA GOMES RAMOS , 02/2019
ANÁLISE NO PROCESSO AVALIATIVO DO EDUCANDO COM ÊNFASE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL SENADOR SARNEY NOS ANOS 2015 E 2016, POVOADO CURRAIS SÃO BERNARDO-MA, MARIA LUCIA SILVA DE FARIAS , 02/2019
A ESCRITA DOS UNIVERSITÁRIOS BERNARDENSES E A SUA RELAÇÃO COM AS REDES SOCIAIS: FACEBOOK E WHATSAPP Visualizar Banca , MARIA APARECIDA GOMES DA SILVA , 02/2019
A importância do incentivo à leitura e à escrita nas séries finais do ensino fundamental: um estudo em escolas do município de Guimarães., ERICLEY CARDOSO , 06/2019
O léxico dos pescadores de Genipaúba/ Guimarães., JOSIENE MOURA PONTES , 06/2019
LETRAMENTO NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL : A realidade escolar da U. M. Artur Raimundo Farias na comunidade de Genipaúpa em Guimarães, MA, RUTH DE JESUS LEITE TEIXEIRA , 06/2019
GÊNEROS TEXTUAIS E LEITURA: Um estudo de caso em Cum㠖 Guimarães., VALDEICI RABELO SILVA , 07/2019
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOCAMPUS SÃO BERNARDOCURSO DE LICENCIATURA EM LINGUAGENS E CÓDIGOSJOELMA SOUZA OLIVEIRAMEMÓRIA E RESISTÊNCIA NA MEMÓRIA E RESISTÊNCIA NA ESCRITA ABOLICIONISTA DE MARIA FIRMINA DOS REIS: uma análise a partir do romance ÚrsulaSão, JOELMA SOUZA OLIVEIRA , 02/2020
MARCAS MODERNISTAS NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: UMA ANÁLISE DO CONTO FITA VERDE NO CABELO: NOVA VELHA ESTÓRIA, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA, ANA PAULA CARVALHO FERREIRA , 04/2021
MEMÓRIAS DE UM “PUXADÔ DE RODA” NO CORDEL ENCANTADO DE PATATIVA DO ASSARÉ, KAROLLENNY MOREIRA SANTOS , 04/2021
ESTRATEGIAS DOCENTES COM ALUNOS AUTISTAS EM CLASSES REGULARES DE ENSINO: Desafios e possibilidades , GREIDA SANTOS LIMA , 04/2022
O ENSINO DE LITERATURA MARANHENSE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MARANHÃO: ANÁLISE, PROVOCAÇÕES E REFLEXÃO, UBIRATAN DOS SANTOS GOMES PEREIRA JUNIOR , 03/2022
A REPRESENTAÇÃO DO PAPEL DA MULHER NA NARRATIVA A PRINCESA QUE ESCOLHIA (2017), DE ANA MARIA MACHADO, NAIARA AMORIM PEREIRA , 06/2022
“Imagem e representação na literatura infantil e juvenil: uma análise da obra O cabelo de Lelê (2012), de Valéria Belém”, KARINA DA COSTA ARAUJO , 08/2022
“Imagem e representação na literatura infantil e juvenil: uma análise da obra O cabelo de Lelê (2012), de Valéria Belém”, KARINA DA COSTA ARAUJO , 08/2022
LEITURA CRÍTICA DO GÊNERO NOTÍCIA ONLINE: UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ELIENAI CARVALHO COSTA OTÁVIO , 07/2023
MARCAS DA VIOLÊNCIA NA ESCRITA ANTIESCRAVISTA DE MARIA FIRMINA DOS REIS: uma análise das denúncias da personagem Preta Susana, no romance Úrsula, LEIDILENE RIBEIRO SILVA , 07/2023
REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE REMOTA, ELIENAI CARVALHO COSTA OTÁVIO , 07/2023
Literatura e ensino: o trabalho docente com o texto literário no 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de São Bernardo – MA, SANDYNARIA DOS SANTOS NEVES , 08/2023
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: reflexões acerca das possibilidades com gêneros digitais, PAULA DINIZ PORTELA CARVALHO , 07/2023
Literatura e ensino: o trabalho docente com o texto literário no 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de São Bernardo – MA, SANDYNARIA DOS SANTOS NEVES , 08/2023
A EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL: aspecto histórico, político e social, MARCOS ANTONIO SOUZA BRANDAO , 08/2023
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA IMIGRANTE AFRICANA NA POÉTICA DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE: TRÂNSITOS LITERÁRIOS, ESTIGMAS E RUPTURAS, GUILHERME SILVA BRAGA , 12/2023
REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NA ESCRITA LITERÁRIA E NA ESCRITA DE AUTORIA FEMININA: UMA ANÁLISE DAS PROTAGONISTAS FEMININAS DAS OBRAS DE FANTASIA DE SARAH J. MAAS, SUNARA COSTA DE OLIVEIRA , 01/2024
ESCOLA E BOOKSTAGRAM: ANÁLISES ACERCA DO INCENTIVO À LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO , SUMARA COSTA DE OLIVEIRA , 01/2024
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA: Relato de experiência vivenciado na Escola Municipal Nilza Coelho Lima, LAYRIS DA SILVA CARVALHO , 02/2024
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: a importância das metodologias ativas no/para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, LILIANE DA SILVA CARVALHO , 02/2024
End of content