Go to accessibility
Foto do docente GISELA MARIA SANTOS FERREIRA DE SOUSA

GISELA MARIA SANTOS FERREIRA DE SOUSA

DECS - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO

Beginning of content

Intellectual production

Scientific articles (3)
2011, COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: conhecimento de risco relacionado ao procedimento de diagnóstico por imagem, ISSN: 22366288
2011, Museu virtual como estratégia de aproximação entre os públicos e as organizações: proposta de critérios para a realização de uma análise qualitativa de museus virtual aplicada ao Centro de Memória Bunge, ISSN: 01023853
2006, Comunicação institucional, imagem corporativa e identidade corporativa: a inter-relação das categorias, ISSN: 01023853
Publications at events (8)
2020, , FERRAMENTAS E SOFTWARE EM ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA: investigando fluxos discursivos e índole comunicativa em mídias sociais, XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas da Abrapcorp,
2017, , Comunicação digital: paradigmas da produção científica da Abrapcorp, ,
2017, , Produção Científica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas: uma breve análise da experiência de busca, navegação e acesso aos Anais publicados no site Abrapcorp, ,
2016, , Comunicación Digital de organización: enfoques teóricos y metodológicos para la producción científica actual en el espacio de discusión Abrapcorp, Congreso ALAIC 2016,
2015, , Comunicação organizacional digital nos espaços de discussão científica, XIII Seminário Internacional da Comunicação,
2015, , A trajetória da Comunicação Organizacional Digital e seus desdobramentos na produção científica da Abrapcorp: uma breve retrospectiva, IX Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas,
2013, , Interdiscurso na produção científica sobre comunicação digital: mapeamento de citações nos trabalhos publicados nos Anais dos Congressos da Abrapcorp (2007-2012), VII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas,
2012, , Conhecimento e Interação por Meio de Dispositivos Móveis de Acesso à Internet: convergência, ubiquidade e mobilidade na comunicação científica da área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2012,
Book chapters (5)
2022, As mídas sociais como estratégias de visibilidade:uma análise do Instagram da SEDUC Maranhão durante a pandemia da COVID 19., Gestão e assessoria de comunicação, Luana Muriella Almeida Costa, Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa
2021, RELACIONAMENTOS ORGANIZACIONAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: APONTAMENTOS SOBRE POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES, Impactos e aprendizados da pandemia de Covid-19 na perspectiva dos relacionamentos organizacionais, Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa, maria do Carmo Prazeres Silva, Jerônimo, Luciana Saraiva de Oliveira
2020, COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA CIRCULANTE NO ESPAÇO DE DISCUSSÃO DA ABRAPCORP, As Ciências da Comunicação e sua Atuação Plurifacetada 2, Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa, Silva, Maria do Carmo Prazeres
2020, O USO DE FERRAMENTAS E SOFTWARE EM ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA: INVESTIGANDO FLUXOS DISCURSIVOS E ÍNDOLE COMUNICATIVA EM MÍDIAS SOCIAIS, As Ciências da Comunicação e sua Atuação Plurifacetada 2, Jerônimo, Luciana Saraiva de Oliveira, Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa, Silva, Maria do Carmo Prazeres
2020, FEMINISMO, ATIVISMO ONLINE E ORGANIZAÇÕES EM AMBIÊNCIA DIGITAL: USO DAS HASHTAGS #ASSÉDIOÉCRIME E #NÃOÉNÃO NO CARNAVAL 2018, A Influência da Comunicação 2, maria do Carmo Prazeres Silva, Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa
Participation on boards of courses (48)
2023, Monografia de Graduação A BRAND PERSONA COMO ESTRATEGIA DE APROXIMACAO COM O PUBLICO: uma analise da influenciadora virtual “Nat” Natura na rede social X, MARCELLA DE OLIVEIRA PINHEIRO
2023, Monografia de Graduação “ABRE CONTA EM UM BANCO QUE EXISTE”: uma analise sobre a imagem do Nubank, a partir do Twitter., FERNANDA REGO SILVA
2023, Monografia de Graduação COMUNICACAO ORGANIZACIONAL E INOVACAO: Uma Proposta dePlanejamento de Comunicacao Estrategica para a Promocao da Inovacao na Empresa TranSul Transportes, ENZO EDUARDO RODRIGUES BARROS
2023, Monografia de Graduação AS COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL DE RELACOES PUBLICAS EM EMPRESAS MULTINACIONAIS, REBECA DE SOUSA MARTINS CUTRIM
2023, Monografia de Graduação COMUNICACAO ORGANIZACIONAL E INOVACAO: Uma Proposta dePlanejamento de Comunicacao Estrategica para a Promocao da Inovacao na Empresa TranSul Transportes, GABRYELLA BARROS SOUSA
2023, Monografia de Graduação DISCURSO GOVERNAMENTAL EM CAMPANHA DE SAUDE: analise das unidades do discurso na campanha de combate a Covid-19 no Brasil, OZANA CAROLINA LINS SIQUEIRA ALMEIDA
2022, Monografia de Graduação EMPREENDEDORISMO DIGITAL E ECONOMIA DA ATENCAO: analise da percepcao de microempreendedores individuais da cidade de Sao Luis-Ma sobre o uso do Instagram , ANA KAROLINA NASCIMENTO DOS SANTOS
2022, Monografia de Graduação PLANO DE COMUNICACAO DIGITAL PARA EMPRESA HOTELEIRA RAINHA DOS IMOVEIS EM SAO LUIS - MA, TALITA DO CARMO FARIAS
2022, Monografia de Graduação CULTURA ORGANIZACIONAL: estudo de caso sobre a comunicacao da cerveja Itaipava com o publico feminino, KARYSSA KELLEN DO NASCIMENTO DE MORAES
2022, Monografia de Especialização As midias sociais como estrategias de visibilidade: uma analise do Instagram da Seduc Maranhao durante a pandemia da COVID 19, LUANA MURIELLA ALMEIDA COSTA
2022, Monografia de Especialização OS PROCESSOS DE COMUNICACAO COMO ESTRATEGIAS DE IMPACTO OPERACIONAL NO BANCO DO NORDESTE: uma breve analise dos metodos de mensuracao de resultados Barreto Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa metodos de mensuracao de resultados, JULIENE MARIA RABELO SANTOS HIDELFONSO
2022, Monografia de Especialização OS PROCESSOS DE COMUNICACAO COMO ESTRATEGIAS DE IMPACTO OPERACIONAL NO BANCO DO NORDESTE: uma breve analise dos metodos de mensuracao de resultados, JULLIENE ALMEIDA GOMES BARRETO
2022, Monografia de Especialização A midiatizacao na Igreja Catolica no contexto da pandemia do COVID-19: um olhar para a Forania Sao Cristovao da Arquidiocese de Sao Luis-MA., ARIANA FROS DE OLIVEIRA SANTOS
2022, Monografia de Graduação A UTILIZACAO DE ELEMENTOS DA CULTURA MARANHENSE PARA A CONSTRUCAO DA IDENTIDADE DO RESTAURANTE COZINHA ANCESTRAL: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DO FOLKMARKETING NO INSTAGRAM, ANA LIDIA SOUSA DE OLIVEIRA
2022, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATEGICO PARA AS RELACOES PUBLICAS: Plano de Comunicacao Organizacional para a Jovialli, GLEICIANE REIS COSTA
2022, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATEGICO PARA AS RELACOES PUBLICAS: Plano de Comunicacao Organizacional para a Jovialli, RAISSA DE OLIVEIRA FERREIRA
2022, Monografia de Graduação GUAAJA TIQUIRA: ANALISE DA RELACAO ENTRE A IDENTIDADE INSTITUCIONAL DA MARCA E AS ESTRATEGIAS DE MARKETING DIGITAL UTILIZADAS NO INSTAGRAM, SOB A PERSPECTIVA DAS RELACOES PUBLICAS, PAULA VITORIA ROCHA DE OLIVEIRA
2021, Monografia de Graduação COMUNICACAO GOVERNAMENTAL E GESTAO DE REDES SOCIAIS: um estudo exploratorio sobre perfis oficiais da UFMA, ALESSANDRO BORGES CARVALHO VALE
2021, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA COMUNICACAO INSTITUCIONAL COMO ESTRATEGIA DE RELACOES PUBLICAS: OBESERVANDO O BANCO DE LEITE HUMANO DO HOSPITAL UNIVERSITARIO DA UFMA, AURIDETE MACIEL ALMEIDA CARVALHO
2021, Monografia de Graduação RELACOES PUBLICAS E SUAS PRATICAS NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS SOB A PERSPECTIVA RELACIONAL: um breve estudo do perfil do Guarana Jesus no Instagram, JOENILTON RODRIGUES RIBEIRO
2021, Monografia de Graduação A PRODUCAO DE CONTEUDO PARA O INSTAGRAM COMO ESTRATEGIA DA COMUNICACAO ORGANIZACIONAL: ANALISE DE CASOS DE DUAS INSTITUICOES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS MARANHENSES, JUSTHON MONTEIRO SILVA
2021, Monografia de Graduação Marcas Influenciadoras e a Conscientizacao da Pandemia do COVID-19: analisede casos especificos da Nike e do Banco Bradesco nas redes sociais digitais, MARIA CLARA ABDALLA DA SILVA PAES
2021, Monografia de Graduação MEMES E CULTURA PARTICIPATIVA: UM ESTUDO EXPLORATORIO SOBRE OPERFIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO NO INSTAGRAM, FRANCISCO VINICIUS DE LIMA MENEZES
2020, Monografia de Graduação AFETIVIDADE NOS RELACIONAMENTOS ORGANIZACIONAIS: analise de caso sobre o relacionamento construido entre consumidores e a marca Nubank, RONNALDY SANTOS SILVA
2020, Monografia de Graduação ATIVISMO ON-LINE E REPOSICIONAMENTO COMUNICACIONAL: analise de caso da campanha “Reposter” da Cervejaria Skol, MILENA PEREIRA SOARES
2020, Monografia de Graduação COMUNICACAO DIGITAL: uma abordagem teorico-pratica sobre o perfil de publico das redes sociais digitais da Radio Universidade FM, MARIELE DA SILVA RIBEIRO
2020, Monografia de Graduação COMUNICACAO DIGITAL: uma abordagem teorico-pratica sobre o perfil de publico das redes sociais digitais da Radio Universidade FM, ALTAYR SANTOS DA SILVA
2020, Monografia de Graduação MEMES COMO ESTRATEGIA CORPORATIVA: O PERFIL DA PLATAFORMA NETFLIX BRASIL NO TWITTER, VITOR HUGO GUIMARAES LINDOSO
2019, Monografia de Graduação PRATICAS DE ACESSIBILIDADE E COMUNICACAO PARA OS DISCENTES COM DEFICIENCIA FISICA NA UFMA: O olhar do cadeirante., ANDRESSA LINHARES DOS SANTOS NUNES
2019, Monografia de Graduação O USO DAS REDES SOCIAIS COMO ESTRATEGIA DE APROXIMACAO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO COM O SEU PUBLICO ACADEMICO: uma analise de caso, EMILLE RITHYANNE DOS ANJOS SANTOS
2019, Monografia de Graduação PRATICAS DE ACESSIBILIDADE E COMUNICACAO PARA OS DISCENTES COM DEFICIENCIA FISICA NA UFMA: O olhar do cadeirante., MADCIANE CIDREIRA TEIXEIRA
2019, Monografia de Graduação DOS LIVROS AOS FILMES, DOS FILMES AS FANFICS E DE VOLTA AOS LIVROS: a transmidiacao e a contribuicao dos fandoms como atores na continuidade da franquia Harry Potter, EMANUELLE FRANCISCA NUNES GOMES
2019, Monografia de Graduação Comunicacao Interna nas Organizacoes: analise descritiva da Assessoria de Comunicacao da Universidade Federal do Maranhao, LUANA DE FATIMA FERREIRA MACIEL
2019, Monografia de Graduação INFLUENCIADORES DIGITAIS E RELACOES PUBLICAS: o uso estrategico da atividade profissional no contexto contemporaneo, JEAN CLAUDIO BOUERES PEREIRA
2019, Monografia de Graduação MIDIATIZACAO DA RELIGIAO: A importancia do engajamento nas redes sociais online do Santuario Nossa Senhora da Conceicao para o desenvolvimento de uma comunidade de pertencimento, LUCAS ANDRE FERREIRA SEREJO
2018, Monografia de Graduação A QUE SERVE A PAGINA DA PREFEITURA DE SAO LUIS NO FACEBOOK? Uma analise sobre estrategias de visibilidade governamental e de interacao governo-cidadao, TAMIRES CRISTINA PESTANA CADETE
2018, Monografia de Graduação O GUARANA JESUS NA REDE SOCIAL DIGITAL INSTAGRAM:uma analise de conteudo da interatividade entre marca e usuarios-midia, LAURILENE REGO DE OLIVEIRA
2018, Monografia de Graduação AS ESTRATEGIAS DE COMUNICACAO DIGITAL DO PROGRAMA DE ECOPONTOS: Analise sobre o uso do Facebook como fator de engajamento, DANIEL AUGUSTO DA SILVA SANTOS
2018, Monografia de Graduação O MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO E SUA INSERCAO NO MUNDO DIGITAL: Uma analise sobre o potencial dos influenciadores digitais na promocao da serie "Corte de Espinhos e Rosas" da editora Galera Record, KLEOMARLISSON DA SILVA DE SOUZA
2018, Monografia de Graduação AS CONTRIBUICOES DO NEUROMARKETING PARA AS RELACOES PUBLICAS, JESSIKA SUELLY MAGALHAES DE FARIAS
2018, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DAS MIDIAS SOCIAIS NA CONSTRUCAO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE:analise do Twitter do Shopping da Ilha, MARIANA CERVEIRA CARVALHO
2018, Monografia de Graduação O PAPEL DAS RELACOES PUBLICAS NA GESTAO DO PROCESSO DE MUDANCA NAS ORGANIZACOES, KESSIANNE MOREIRA SILVA
2018, Monografia de Graduação RELACOES PUBLICAS E MARKETING NA GESTAO DE RELACIONAMENTO: ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA SOCIO TORCEDOR TRICOLOR, FLAVIO URUBATHAN MOURA NOGUEIRA
2018, Monografia de Graduação ROUPA NAO TEM SEXO:identidade LGBT nas redes sociais da marca Ahazando, ISABELLA DIAS DA SILVA
2018, Monografia de Graduação ESTRATEGIAS DE COMUNICACAO NA MEDIACAO DE QUALIDADE DOS PROGRAMAS DE EDUCACAO CORPORATIVA, LIVIA AGUIAR GUERRA GONCALVES
2017, Monografia de Graduação AS PLATAFORMAS DE MIDIAS DIGITAIS COMO ESTRATEGIA DE COMUNICACAO ORGANIZACIONAL E RELACOES PUBLICAS: um estudo comparativo entre as paginas no Facebook dos Ministerios Publicos do Maranhao e Santa Catarina., TAYLINNE TALITA DA SILVA REIS
2016, Monografia de Graduação MARKETING DE CONTEUDO: OTIMIZANDO A COMUNICACAO INTERNA NO CURSO DE RELACOES PUBLICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO., WALESCA DA SILVA SOARES SIMPLICIO
2016, Monografia de Graduação DIVERSIDADE SEXUAL EM PAUTA NAS ORGANIZACOES: ANALISE DAS ENUNCIACOES NOS SITES E REDES SOCIAIS DE EMPRESAS LIGADAS AO FORUM DE EMPRESAS E DIREITOS LGBT, VICTOR HUGO RAPOSO FERREIRA
Completion of course work (23)
UFMA.BR: O site da Universidade como estratégia de comunicação para agregar valor à imagem da instituição., ANDRE LUIS CRUZ SOUZA DE JESUS , 10/2012
O SITE DE COMPRAS COLETIVAS COMO PARTE DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA NO ESTABELECIMENTO DA RELAÇÃO COM O CLIENTE: análise anunciantes ludovicense no Peixe Urbano., THAIS CRISTINA RAMOS LIMA , 10/2012
ESTRATÉGIAS TRANSMÍDIAS E TELENOVELA: UMA ANÁLISE DE 'AMOR À VIDA'., JUARA CASTRO DA CONCEICAO , 01/2015
O RELACIONAMENTO ENTRE EMPRESAS E O PÚBLICO CONSUMIDOR NAS REDES SOCIAIS ON-LINE: O CASO 'NETSHOES', , PATRICIA CAMARA RIBEIRO , 01/2015
AS PLATAFORMAS DE MÍDIAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS PÁGINAS NO FACEBOOK DOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS ESTADUAIS DO MARANHÃO E SANTA CATARINA., TAYLINNE TALITA DA SILVA REIS , 07/2017
AS PLATAFORMAS DE MÍDIAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS PÁGINAS NO FACEBOOK DOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS ESTADUAIS DO MARANHÃO E SANTA CATARINA., TAYLINNE TALITA DA SILVA REIS , 07/2017
O PAPEL DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NA GESTÃO DO PROCESSO DE MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES., KESSIANNE MOREIRA SILVA , 07/2018
AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL DO PROGRAMA DE ECOPONTOS: Análise sobre o uso do Facebook como fator de engajamento, DANIEL AUGUSTO DA SILVA SANTOS , 12/2018
O MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO E SUA INSERÇÃO NO MUNDO DIGITAL: Uma análise sobre o potencial dos influenciadores digitais na promoção da série "Corte de Espinhos e Rosas" da editora Galera Record, KLEOMARLISSON DA SILVA DE SOUZA , 12/2018
DOS LIVROS AOS FILMES, DOS FILMES ÀS FANFICS E DE VOLTA AOS LIVROS: a transmidiação e a contribuição dos fandoms como atores na continuidade da franquia Harry Potter, EMANUELLE FRANCISCA NUNES GOMES , 08/2019
INFLUENCIADORES DIGITAIS E RELAÇÕES PÚBLICAS: o uso estratégico da atividade profissional no contexto contemporâneo, JEAN CLAUDIO BOUERES PEREIRA , 07/2019
MIDIATIZAÇÃO DA RELIGIÃO: A importância do engajamento nas redes sociais online do Santuário Nossa Senhora da Conceição para o desenvolvimento de uma comunidade de pertencimento., LUCAS ANDRE FERREIRA SEREJO , 07/2019
O USO DAS REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO COM O SEU PÚBLICO ACADÊMICO: uma análise de caso, EMILLE RITHYANNE DOS ANJOS SANTOS , 12/2019
ATIVISMO ON-LINE E REPOSICIONAMENTO COMUNICACIONAL: análise de caso da campanha “Reposter” da Cervejaria Skol, MILENA PEREIRA SOARES , 12/2020
AFETIVIDADE NOS RELACIONAMENTOS ORGANIZACIONAIS: ANÁLISE DE CASO SOBRE O RELACIONAMENTO CONSTRUÍDO ENTRE CONSUMIDORES E A NUBANK, RONNALDY SANTOS SILVA , 12/2020
Marcas Influenciadoras e a Conscientização da Pandemia do Covid-19: análise de casos específicos dos perfis da Nike e do Bradesco no Instagram, MARIA CLARA ABDALLA DA SILVA PAES , 09/2021
MEMES E CULTURA PARTICIPATIVA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O PERFIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO NO INSTAGRAM, FRANCISCO VINICIUS DE LIMA MENEZES , 09/2021
A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA O INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: ANÁLISE DE CASOS DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS MARANHENSES, JUSTHON MONTEIRO SILVA , 09/2021
RELAÇÕES PÚBLICAS E SUAS PRÁTICAS NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS SOB A PERSPECTIVA RELACIONAL: um breve estudo do perfil do Guaraná Jesus no Instagram, JOENILTON RODRIGUES RIBEIRO , 09/2021
OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE IMPACTO OPERACIONAL NO BANCO DO NORDESTE: uma breve análise dos métodos de mensuração de resultados Barreto Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa métodos de mensuração de resultados, JULIENE MARIA RABELO SANTOS HIDELFONSO , 06/2022
As mídias sociais como estratégias de visibilidade: uma análise do Instagram da Seduc Maranhão durante a pandemia da COVID 19, LUANA MURIELLA ALMEIDA COSTA , 06/2022
OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE IMPACTO OPERACIONAL NO BANCO DO NORDESTE: uma breve análise dos métodos de mensuração de resultados, JULLIENE ALMEIDA GOMES BARRETO , 06/2022
A Brand Persona como estratégia de aproximação com o público: Uma análise da influenciadora digital Nat Natura na rede social X, MARCELLA DE OLIVEIRA PINHEIRO , 12/2023
End of content