Go to accessibility
Foto do docente LUCIANA SARAIVA DE OLIVEIRA JERONIMO

LUCIANA SARAIVA DE OLIVEIRA JERONIMO

DECS - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO

Beginning of content

Intellectual production

Scientific articles (14)
2024, Employer branding, gestão de pessoas e cultura organizacional: uma pesquisa em profundidade, ISSN: 19830882
2023, Influenciadores e engajadores na gestão da comunicação interna: um modelo para identificá-los nas organizações contemporâneas, ISSN: 18078931
2023, Consulta pública e racionalidade comunicativa: análise daparticipação social on-line na administração pública, ISSN: 16968352
2022, REDES DIGITAIS, MODA E DISCURSO DE SUSTENTABILIDADE: PISTAS DA ESTRATÉGICA DE RELACIONAMENTO DA MARCA FARM NO INSTAGRAM, ISSN: 1517199X
2021, COMUNICAÇÃO COLABORATIVA E ENGAJAMENTO INDIVIDUAL VOLUNTÁRIO: UMA ESTRATÉGIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS VOLTADA AO PROJETO ?JOVEM GUARDIÃO? / COLABORATIVE COMMUNICATION AND INDIVIDUAL VOLUNTARY ENGAGEMENT: A PUBLIC RELATIONS STRATEGY FOCUSED ON THE 'YOUNG GUARDIAN' PROJECT, ISSN: 25258761
2020, Comunicação Colaborativa e Engajamento Individual Voluntário: uma estratégia de Relações Públicas voltada ao projeto ?Jovem Guardião?, ISSN: 19803494
2019, INDÍCIOS DE VISIBILIDADE VULNERÁVEL E DE INTERAÇÃO FRÁGIL: um estudo exploratório sobre a página da Prefeitura de São Luís no Facebook, ISSN: 21765111
2018, FOTOGRAFIA, IMAGINAÇÃO E REMEMORAÇÃO: reflexões sobre memória institucional, ISSN: 21765111
2016, COMUNICAÇÃO PÚBLICA E ALTERIDADERESPONDIBILIDADE ENTRE GOVERNO E CIDADÃOS: um aspecto da interação verbal on-line em consultas públicas digitais., ISSN: 21765111
2014, Dimensão argumentativa da participação cidadã no processo deliberativo: perspectiva habermasiana de racionalidade comunicativa na consulta pública online., ISSN: 16084806
1998, tendencias pedagógicas no ensino de comunicação: conexões históricas e dicotomias., ISSN: 01023853
1998, O panorama da pesquisa em comunicação na Região amazônica., ISSN: 14153068
1996, Monitoria na graduação de Comunicação: uma análise para a formação do comunicador social., ISSN: 01023853
1996, A monitoria na formação do comunicador social., ISSN: 01026453
Publications at events (12)
2018, , A que serve a página da Prefeitura de São Luís no Facebook? Uma proposta de análise sobre estratégias de visibilidade governamental e de interação governo-cidadão, I ENCONTRO REGIONAL NORTE E NORDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA,
2018, , Comunicação colaborativa e engajamento individual voluntário: uma proposta de Relações Públicas para o projeto ?Jovem Guardião, XIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã,
2018, , Desenvolvimento do site MERCADO RP: buscando suplementação da circulação e da visibilidade do produto, I ENCONTRO REGIONAL NORTE E NORDESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM CIBERCULTURA,
2018, , FOTOGRAFIA, IMAGINAÇÃO E REMEMORAÇÃO: REFLEXÕES PARA UM PROJETO DE MEMÓRIA INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO, XII ABRAPCORP, Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas,
2017, , EM DOIS PASSOS: ANÁLISE DO DIÁLOGO NAS CONSULTAS PÚBLICAS, XIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO,
2017, , UMA ANÁLISE EM DOIS PASSOS: PARA ESTUDO DO DIÁLOGO NAS CONSULTAS PÚBLICAS DIGITAIS BRASILEIRAS, XV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM 2017,
2016, , Comunicação pública e alteridade-respondibilidade entre governo e cidadãos: um aspecto da interação verbal on-line em consultas públicas digitais, XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação INTERCOM,
2015, , Do Ponto de Vista da Relação Dialógica entre Enunciados: Como Podemos Pensar o Diálogo entre Governo e Cidadãos na Consulta Pública On-Line, IX Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas,
2014, , Através das imagens: estratégias de rememoração e de sobrevivência histórica do ?Gabinete Digital? na relação com os cidadãos, XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,
2013, , As Linguagens Convergentes e Líquidas do 'Gabinete Digital': estratégias que possibilitam a expansão da participação popular civil., VII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas,
2013, , Diagnóstico da Assessoria de Comunicação da Gerência Regional Executiva do INSS-MA., XIII Semana de Comunicação,
2012, , Dialogismo e participação online: uma proposta de estudo sobre interação entre governantes e cidadãos em ambientes do governo eletrônico (e-Gov), XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação,
Book chapters (8)
2022, Influenciadores e engajadores no gerenciamento da comunicação interna digital: como identificá-los na organização, GESTÃO E ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, Fernanda Aquino de Moraes Rêgo Almeida, Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo
2022, RELACIONAMENTOS ORGANIZACIONAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: APONTAMENTOS SOBRE POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES, Impactos e aprendizados da pandemia de covid-19 na perspectiva dos relacionamentos organizacionais, Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa, Maria do Carmo Prazeres Silva, Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo
2021, PESQUISANDO PARA APRENDER: PESQUISA EXPLORATÓRIA BIBLIOGRÁFICA EM DIREITO COMO FERRAMENTA DO ENSINO-APRENDIZAGEM, Educação jurídica híbrida, metodologias ativas e inovação tecnológica, Flávio Trindade Jerônimo, Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo
2020, O USO DE FERRAMENTAS E SOFTWARE EM ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA: INVESTIGANDO FLUXOS DISCURSIVOS E ÍNDOLE COMUNICATIVA EM MÍDIAS SOCIAIS, As Ciências da Comunicação e sua Atuação Plurifacetada 2, Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo, Sousa, Gisela Maria Santos Ferreira de, Silva, Maria do Carmo Prazeres
2020, DIÁLOGO TEMÁTICO ON-LINE E CONDIÇÕES DE RACIONALIDADE COMUNICATIVA: UMA RELAÇÃO REVELADA NA OFERTA DE CONSULTAS PÚBLICAS DIGITAIS NO RS, Ecologia da comunicação organizacional: reflexões, teorias, análises, horizontes, Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo
2017, UMA ANÁLISE EM DOIS PASSOS: PARA ESTUDO DO DIÁLOGO NAS CONSULTAS PÚBLICAS DIGITAIS BRASILEIRAS, XV Congresso IBERCOM 2017 : comunicação, diversidade e tolerância, Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo
2015, O campo da comunicação e o conceito de diálogo em Bakhtin: contribuição à investigação sobre interação dialógica nos ambientes digitais na internet., Teorias da comunicação: leituras e aplicações., Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo
2014, Articulações conceituais para pensar interação on-line entre governo e cidadãos, Imaginário em rede: comunicação, memória e tecnologia, Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo
Books (2)
2021, DIÁLOGO TEMÁTICO ON-LINE ENTRE GOVERNO E CIDADÃOS Contribuição ao estudo de consultas públicas no Brasil, Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo
2013, Teorias e Métodos de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Relações Públicas: entre a tradição e a inovação., ET AL., Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo
Participation on boards of courses (15)
2023, Monografia de Graduação DISCURSO GOVERNAMENTAL EM CAMPANHA DE SAUDE: analise das unidades do discurso na campanha de combate a Covid-19 no Brasil, OZANA CAROLINA LINS SIQUEIRA ALMEIDA
2022, Monografia de Graduação EMPREENDEDORISMO DIGITAL E ECONOMIA DA ATENCAO: analise da percepcao de microempreendedores individuais da cidade de Sao Luis-Ma sobre o uso do Instagram , ANA KAROLINA NASCIMENTO DOS SANTOS
2022, Monografia de Graduação DISCURSO GOVERNAMENTAL EM CAMPANHA DE SAUDE: analise das unidades do discurso da campanha de enfrentamento a hanseniase de 2022., RAMIRIO COSTA RIBEIRO
2022, Monografia de Especialização O potencial estrategico da “boa contacao” de historias: o uso do storytelling pela Assessoria de Comunicacao da SEDUC-MA, para difusao das acoes do Programa Escola Digna, IZIDORA LETÍCIA MENDES PINHEIRO
2022, Monografia de Especialização Influenciadores e engajadores no gerenciamento da comunicacao interna digital: como identifica-los na organizacao, FERNANDA AQUINO DE MORAES RÊGO ALMEIDA
2022, Monografia de Especialização O uso de acoes estrategicas na construcao da imagem institucional sindical: um estudo sobre o Sindicato das Industrias da Construcao Civil do Estado do Maranhao (SINDUSCON-MA), MAYNA RIBEIRO MARTINS BRAGA BARBOSA
2021, Monografia de Graduação COMUNICACAO POLITICA NO TWITTER: Analise dos perfis dos candidatos a Prefeitura Municipal de Sao Luis (MA) durante o segundo turno de 2020, MAYARA ROCHA LIMA
2021, Monografia de Graduação A PRODUCAO DO CAPITAL TEORICO-METODOLOGICO SOBRE COMUNICACAO INTERNA NAS PESQUISAS DE RELACOES PUBLICAS, DAFNE DUARTE EVANGELISTA
2021, Monografia de Graduação COMUNICACAO GOVERNAMENTAL E GESTAO DE REDES SOCIAIS: um estudo exploratorio sobre perfis oficiais da UFMA, ALESSANDRO BORGES CARVALHO VALE
2019, Monografia de Graduação DOS LIVROS AOS FILMES, DOS FILMES AS FANFICS E DE VOLTA AOS LIVROS: a transmidiacao e a contribuicao dos fandoms como atores na continuidade da franquia Harry Potter, EMANUELLE FRANCISCA NUNES GOMES
2018, Monografia de Graduação A QUE SERVE A PAGINA DA PREFEITURA DE SAO LUIS NO FACEBOOK? Uma analise sobre estrategias de visibilidade governamental e de interacao governo-cidadao, TAMIRES CRISTINA PESTANA CADETE
2018, Monografia de Graduação COMUNICACAO COLABORATIVA E ENGAJAMENTO INDIVIDUAL VOLUNTARIO: uma estrategia de Relacoes Publicas voltada ao projeto “Jovem Guardiao” , BEATRIZ ABRANTES LOPES SOUSA
2018, Monografia de Graduação AS ESTRATEGIAS DE COMUNICACAO DIGITAL DO PROGRAMA DE ECOPONTOS: Analise sobre o uso do Facebook como fator de engajamento, DANIEL AUGUSTO DA SILVA SANTOS
2018, Monografia de Graduação SOLENIDADES ATRAVES DAS IMAGENS: projeto experimental de relacoes publicas para o Memorial do Ministerio Publico do Estado do Maranhao, LEANDRO ALMEIDA FERREIRA
2017, Monografia de Graduação AS PLATAFORMAS DE MIDIAS DIGITAIS COMO ESTRATEGIA DE COMUNICACAO ORGANIZACIONAL E RELACOES PUBLICAS: um estudo comparativo entre as paginas no Facebook dos Ministerios Publicos do Maranhao e Santa Catarina., TAYLINNE TALITA DA SILVA REIS
Completion of course work (14)
COMUNICAÇÃO INTERNA, COMPORTAMENTO E EFICIÊNCIA NO TRABALHO: O caso restaurante universitário da Universidade Federal do Maranhão., ALINE MARIANNE SILVA DA ROCHA , 11/2012
SOLENIDADES ATRAVÉS DAS IMAGENS: PROJETO EXPERIMENTAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS PARA O MEMORIAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO., LEANDRO ALMEIDA FERREIRA , 01/2018
MARCAS DE TECNOLOGIZAÇÃO DO DISCURSO: estratégias de comunicação do hotel IBIS através do seu site, ANA CÉLIA LEITE PEREIRA , 03/2013
A RELAÇÃO ENTRE A COMUNIDADE INTERNA E O CUMPRIMENTO DE METAS: o caso da gerência de manutenção de locomotivas da estrada de ferro de Carajás - GAREG., ROBERTA CARLA MARQUES TORRES , 10/2012
"Newsletter 'Mercado RP' do impresso ao digital: projeto experimental para leituras em dispositivos móveis"., LARISSA REGIA RAMOS DA SILVA , 08/2013
COMUNICAÇÃO COLABORATIVA E ENGAJAMENTO INDIVIDUAL VOLUNTÁRIO: uma estratégia de relações públicas voltada ao projeto "Jovem Guardião"., BEATRIZ ABRANTES LOPES SOUSA , 12/2018
A QUE SERVE A PÁGINA DA PREFEITURA DE SÃO LUÍS NO FACEBOOK? Uma análise sobre estratégias de visibilidade governamental e de interação governo-cidadão, TAMIRES CRISTINA PESTANA CADETE , 12/2018
A PRODUÇÃO DO CAPITAL TÉORICO-METODOLÓGICO SOBRE COMUNICAÇÃO INTERNA NAS PESQUISAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS , DAFNE DUARTE EVANGELISTA , 09/2021
COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL E GESTÃO DE REDES SOCIAIS: um estudo exploratório sobre perfis oficiais da UFMA , ALESSANDRO BORGES CARVALHO VALE , 09/2021
COMUNICAÇÃO POLÍTICA NO TWITTER: Análise dos perfis dos candidatos à Prefeitura Municipal de São Luís (MA) durante o segundo turno de 2020, MAYARA ROCHA LIMA , 09/2021
Influenciadores e engajadores no gerenciamento da comunicação interna digital: como identificá-los na organização, FERNANDA AQUINO DE MORAES RÊGO ALMEIDA , 06/2022
Discurso Governamental em Campanha de Saúde: análise das unidades do discurso da campanha de enfrentamento a hanseníase de 2022, RAMIRIO COSTA RIBEIRO , 12/2022
EMPREENDEDORISMO DIGITAL E ECONOMIA DA ATENÇÃO:análise da percepção de microempreendedores individuais da cidade de São Luí - MA, ANA KAROLINA NASCIMENTO DOS SANTOS , 12/2022
DISCURSO GOVERNAMENTAL EM CAMPANHA DE SAÚDE: análise das unidades do discurso na campanha de combate à Covid-19 no Brasil, OZANA CAROLINA LINS SIQUEIRA ALMEIDA , 07/2023
End of content