Go to accessibility
Foto do docente FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA

FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA

COPE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCIM

Beginning of content

Intellectual production

Research group coordination (1)
12/2017 Educação, Infância e desenvolvimento humano na perspectiva da teoria histórico-cultural (GEITHC),
Scientific articles (4)
2021, Indigenous leaderships beyond the tangle of concepts and their functions in the tracks of history: An exercise in listening, ISSN: 24567620
2019, UNIVERSITY AND TEACHING WORK: CHALLENGES OF THE UNIVERSITY TRAINING FROM NEOLIBERAL POLICIES, ISSN: 22309926
2018, REDEFINITIONS OF SCHOOL MANAGEMENT FROM PUBLIC/PRIVATE PARTNERSHIPS IN EDUCATION, ISSN: 22309926
2012, ?A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO LIMIAR DO SÉCULO XXI: o discurso pedagógico no contexto das políticas públicas educacionais, ISSN: 22383468
Publications at events (10)
2022, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Saúde mental de estudantes universitários em tempos de distanciamento social: a urgência da escuta psicanalítica, , Resumo
2020, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Deisy Sanglard de Sousa, Desafios do professor no ensino superior: identidade docente e profissionalização, XXV EPEN, Trabalho Completo
2020, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Ilma Maria de Oliveira Silva, Witemberg Gomes Zaparoli, O Currículo escolar e a interculturalidade: a Lei 11.645/2008 como possibilidade de uma nova história indígena, XXV EPEN, Trabalho Completo
2020, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Gabriel Rocha Monteiro, A importância da pedagogia: uma visão de dentro do curso pela ótica dos alunos, XXV EPEN, Trabalho Completo
2020, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Ilma Maria de Oliveira Silva, Antonio Sousa Alves, O afeto na concepção psicanalítica: possibilidade de conhecimento de si e do outro no campo da educação, XXV EPEN, Trabalho Completo
2012, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Formação de professores de educação infantil: as apropriações da escola de Vigotski no curso de pedagogia de um centro universitário no sudoeste do maranhão, Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, promovido pelo Núcleo de Ensino de Marília, Trabalho Completo
2009, Francisco de Assis Carvalho de Almada, A leitura como mediação na formação do professor de educação infantil: uma reflexão a partir de Vigotski e Bakhtin, 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
2008, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Suely Amaral Mellol, A formação do professor de educação infantil no contexto das políticas públicas, X Seminário de Pesquisa, Resumo
2007, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Pedagogia da alternância: uma estratégia viável para educação dos povos do campo, 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo
1999, , O ensino de Didática no CESI/UEMA, Seminário Institucional sobre Pesquisa em Educação,
Book chapters (22)
2022, A adoção de metodologias ativas como práticas pedagógicas em cursos da área da saúde: um estado da arte, Estado da arte, do PPGFORPRED, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Maira Assunção Macedo, Antonio Sousa Alves, Betania Oliveira Barroso
2022, A gestão escolar e as implicações do relacionamento interpessoal em instituições da educação básica: o estado da arte de educação de teses e dissertações, Estado da arte, do PPGFORPRED, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Rogério Sales Silva
2021, Educação escolar indígena: uma análise sobre a Base Nacional Comum Curricular a partir da percepção de docentes do curso de pedagogia do PARFOR, Compromissos, desafios e retrocessos das políticas públicas educacionais na formação e no desenvolvimento profissional, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Ilma Maria de Oliveira Silva
2021, O brincar nos currículos da educação infantil em face dos desafios contemporâneos: teses e dissertações que tratam sobre a temática, Estado da Arte em Educação Volume 2, Número 1, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Ana Paula Oliveira dos Santos
2021, Criança e leitura na educação infantil: estado da arte, Estado da arte em educação: volume 2, número 1, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Jaine Silva Souza
2021, Educação física em sala de aula: uma atividade voltada para o desenvolvimento humano, Estado da Arte em Educação, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Willian Gomes Zaparoli
2020, A renovação pedagógica no ensino de geografia nas produções de dissertações de mestrado, Estado da arte em educação, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Thiago da Silva Sampaio
2020, A formação do professor de educação infantil: possibilidades humanizadoras no curso de pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, Políticas educacionais na educação básica: impactos e perspectivas para escola pública, Francisco de Assis Carvalho de Almada
2020, A formação de professores homens no curso de pedagogia: teses e dissertações que abordam o tema, Estado da arte em educação, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Gabriel Rocha Monteiro
2020, Formando professores para a educação básica: o desafio da qualidade, POLÍTICAS E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA : CONTEXTOS E DESAFIOS, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Gabriel Rocha Monteiro, Deisy Sanglard de Sousa, Thiago da Silva Sampaio
2020, Práticas educativas afirmativas como instrumentos de conscientização e enfrentamento ao bullying no âmbito escola sob a perspectiva de Paulo Freire: como essa problemática se apresenta?, Estado da arte em educação, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Deisy Sanglard de Sousa
2019, Os interesses mercantis na aprovação do novo ensino médio, Políticas públicas educacionais e a mercantilização da educação no Brasil, Cassio Vale da Costa, Luciano Vagner da Silva Maciel, Antonio Sousa Alves, Francisco de Assis Carvalho de Almada
2019, Educação escolar e trabalho no limiar do século XXI: o projeto neoliberal de educação ou o adeus à escola pública?, Pesquisas interdisciplinares sobre formação e práticas educativas nos contextos socioeducacional, saúde e direito, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Francisco de Assis Carvalho de Almada
2019, Políticas educacionais e formação docente: uma análise das aprorpiações da teoria histórico-cultural nos cursos de pedagogia da Região Tocantina do Maranhão, Políticas educacionais na educação básica: impactos e perspectivas para escola pública, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Jaine Silva Souza
2018, Infância e educação: territórios da Escola de Vigotski, A Escola de Vigotski e a humanização do sujeito histórico: dialogando com a formação de professores, Francisco de Assis Carvalho de Almada
2018, Leitura na escola: concepções e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental, A Escola de Vigotski e a humanização do sujeito histórico: dialogando com a formação de professores, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Nathália Farias da Rocha
2016, Educação escolar e desenvolvimento humano: o lugar da infância no curso de Pedagogia de um centro universitário, Identidade, experiência e reflexão: formação de professores no contexto do parfor, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Kessia Moura, Lucas Reino, Thaísa Bueno
2016, O discurso de professores do curso de física: os desafios e as perspectivas da formação docente, Educação em/para direitos humanos, ética e cidadania, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Jailton Romão Viana, Camila Rodrigues Silva
2016, Educação Infantil o Brasil: o discurso pedagógico o contexto das politicas publicas educacionais, Educação em/para os direitos humanos, diversidade, ética e cidadania, Francisco de Assis Carvalho de Almada
2015, Desafios para a concretização do regime de colaboração: uma visão histórico-cultural, Política e gestão educacional na América Latina: análises e desafios, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Francisca das Chagas Silva Lima, Maria José Pires Barros Cardozo, Jhonatan Uelson Pereira Sousa de Almada
2008, BRINQUEDOTECA: fábrica de sonhos, EDUCAÇÃO INFANTIL: Experiências e Vivências na região Nordeste do Brasil., Jorge Fernando Hermida, Francisco de Assis Carvalho de Almada, SANTOS, Francisca Ferreira
2007, Educação infantil e cidadania: desafios da pedagogia na sociedade (pos)moderna, Educação infantil: políticas e fundamentos, Francisco de Assis Carvalho de Almada
Books (3)
2019, Políticas educacionais na educação básica: impactos e perspectivas para escola pública, Francisco de Assis Carvalho de Almada, Antonio Sousa Alves, Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro, Albiane Oliveira Gomes
2018, A Escola de Vigotski e a humanização do sujeito histórico: dialogando com a formação de professores, Francisco de Assis Carvalho de Almada
2015, A formação do professor de educação infantil no contexto das políticas educacionais: uma análise na perspectiva histórico-cultural, Francisco de Assis Carvalho de Almada
Completion of course work (89)
A RELAÇÃO DO BRINCAR COM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA VISÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, JOSE SOUSA CUNHA , 11/2012
A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NA VISÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICIPIO DE IMPERATRIZ, RENATA SILVA DUARTE , 02/2013
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA INFANTIL: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA NA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA, AURICELIA DE AGUIAR SILVA , 02/2013
INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO: REFLEXÃO SOBRE UMA PRÁTICA DOCENTE., LYANA DA SILVA SANTOS , 03/2013
A PERCEPÇÃO DA CRIANÇA HOSPITALIZADA SOBRE A IMPOSSIBILIDADE DE FRENQUENTAR A ESCOLA., NELIANE TORRES DA SILVA ARAUJO , 05/2012
CLASSES MULTISSERIADAS: UMA CARACTERISTICA DAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNÍCIPIO DE IMPERATRIZ., SARA SILVA COSTA , 07/2012
APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS ESPONTÂNEOS E CIENTÍFICOS E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM., JOAQUIM SILVA PEREIRA , 07/2012
A IMPORTÂNCIA DE EDUCAÇÃO SEXUAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, ISMENIA PONTES ARAUJO , 07/2013
A relação da concepção pedagógica freireana com as metodologias usadas pelos professores da educação de jovens e adultos., CARLOS FERNANDES DE ALMEIDA , 09/2013
A ESCRITA NA UNIVERSIDADE: RELATOS E REFLEXÕES ACERCA DA ELABORAÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO MONOGRAFIA. , FRANCISCA CORREA AMARAL , 01/2018
AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A REALIDADE DE UMA ESCOLA MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO DE SÍTIO NOVO-MA, SUEIDE COSTA E SILVA PEREIRA , 04/2017
A FUNÇÃO SOCIAL DA AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE IMPERATRIZ-MA., JULIANA PIMENTA CAVALCANTE , 08/2015
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA NO 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE GRAJAÚ, MARIA NILCE SANTOS SOUSA , 09/2015
FAMILIA E ESCOLA; DESAFIOS DA APROXIMAÇÃO, MARIA LUZILENE COELHO MOREIRA , 09/2015
DIFICULDADE NA LEITURA E ESCRITA DO EDUCANDO DO ENSINO FUNDAMENTLA NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ-MA, ELIAS VIEIRA FILHO , 05/2015
DISTORÇÃO IDADE/SERIE: UMA ANALISE DAS CAUSAS E CONSEQUENCIAS DA EVASÃO ESCOLAR EM SÍTIO NOVO NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES., RAIMUNDO RODRIGUES MIRANDA NETO , 05/2015
A MUSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE SÍTIO NOVO. , DIANA PEREIRA DOS SANTOS , 05/2015
AS CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS INFANTIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA PEQUENA: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÍTIO NOVO-MA., LINDAYANE DA SILVA SANTOS , 05/2015
A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM A DESCONTINUIDADE DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO TOCANTINS, ANGRA DE SOUSA SILVA , 08/2015
Educação do campo: uma análise do livro didático na perspectiva da construção da identidade camponesa, ELIANE ABREU DOS SANTOS VIANA , 06/2016
Programa mais educação: uma análise sobre a educação integral no município de Buriticupu, MARIA HELENA DE SOUSA VIANA , 05/2016
Alfabetização e letramento: concepções e prática de professores em Grajaú-MA, JOANICE SOUSA DE SÁ , 04/2016
Jogos e brincadeiras como ferramentas de ensino e aprendizagem na educação infantil, MARCOS BELIZÁRIO DOS SANTOS , 06/2016
Cuidar e educar na educação infantil: a prática do professor na creche, MARIA MIRANDA ADERALDO , 06/2016
A importância da música no desenvolvimento da leitura na educação infantil no município de Grajaú-MA, CECÍLIA MENESES DA SILVA , 04/2016
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: uma análise sobre a educação integral no município de Buriticupu, MARIA HELENA DE SOUSA VIANA , 04/2016
EDUCAÇÃO DO CAMPO: uma análise do livro didático na perspectiva da construção da identidade camponesa, ELIANE ABREU DOS SANTOS VIANA , 06/2016
ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BURITICUPU-MA, JACIRA LIRA DE ALBUQUERQUE , 08/2016
A integração da criança de seis anos de idade no Ensino Fundamental de nove anos, FRANCELY DA SILVA RIBEIRO , 09/2016
O USO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, MARIA EFIGENIA VULCAM COELHO , 05/2017
OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ - MA, ELISÂNGELA RODRIGUES FERREIRA , 08/2017
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA COMPARAÇÃO NEOLIBERAL., MARIA LEIVA BRANDAO NEVES , 08/2017
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNÍCIPIO DE GRAJAÚ - MA: percepção de alunos, MARIA DO SOCORRO LIMA DA SILVA , 02/2018
OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO PROFESSOR/ALUNO: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZADO VERIFICADAS JUNTO AOS ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE IMPERATRIZ- MA. , APARECIDA GUEDES DOS SANTOS , 06/2018
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA, LUIS CARLOS LOPES DA CRUZ , 04/2018
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): O QUE OS PROFESSORES DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPALIZADA DE SÍTIO NOVO - MA SABEM ACERCA DO TDAH, RAIMUNDO NONATO PEREIRA DA SILVA , 12/2018
LIVRO DE IMAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DAS SELVAS - MA, VIVIANE DA SILVA DOS SANTOS LUCENA , 12/2018
A EVASÃO ESCOLAR NA EJA EM UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ - MA, CARMINOLIA GOMES DA CUNHA SOUSA , 02/2019
AS CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI NA TEORIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, SAMARA DA SILVA SILVEIRA , 02/2019
O ENSINO DE ARTES VISUAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SÍTIO NOVO: O DESENHO COMO INSTRUMENTO PARA A CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO, GEOVÁ NUNES DA COSTA , 02/2019
EDUCAÇÃO DO CAMPO: A ANÁLISE DE UMA ESCOLA DE CLASSE MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DAS SELVAS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE UMA PROFESSORA, ADELIA MARIA MARTINS FELIX SANTOS , 03/2019
DESAFIOS DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS SURDAS NO ENSINO REGULAR: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES EM TRÊS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BURITICUPU - MA, MARIA EDNALVA DE SOUSA NOBRE , 02/2019
MULHERES NO CURSO DE PEDAGOGIA E OS DESAFIOS ENCONTRADOS PARA CONCLUIR A GRADUAÇÃO, THAYANE REGINA SOUSA FRANCO , 02/2019
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS 2 ANOS DAS SERIES INICIAIS: POSSIBILIDADES PEDAGOGICAS, MARIA DAS GRAÇAS CORREIA GOMES , 02/2019
LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS: DESCRIÇÃO DOS FATORES QUE INFLUENCIAM NA APRENDIZAGEM, DIRLENE FARIAS RAMOS , 02/2019
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA MEDIDA CERTA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA, MARIA CABRAL DOS SANTOS , 02/2019
O LUDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BURITICUPU-MA, RAYLA CRISTINA SALES NORONHA , 02/2019
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA ANALISE NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DOS ANOS INICIAIS, MARIA JOELMA DOS SANTOS DA SILVA , 02/2019
LEITURA NOS ANOS INICIAIS: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS, KASSANDRA BATISTA NASCIMENTO , 02/2019
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES(RAS) DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BOM JESUS DAS SELVAS – MA, VALDINETE VIANA PEREIRA , 04/2019
A METODOLOGIA DIALÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EJA, CLAYTON BARROS SILVA , 07/2019
O PROCESSO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO, JHENIFER SA GOMES , 07/2019
A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO:CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA, HUDINEIA ROSA LIMA BARBOSA , 09/2019
A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO:CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA, HUDINEIA ROSA LIMA BARBOSA , 09/2019
O PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: UMA ANÁLISE À LUZ DA LEI 13.146/2015, RAIMUNDA VANDA FERREIRA VIEIRA , 10/2019
EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO: a prática pedagógica dos professores de educação infantil em uma escola municipal do Povoado Santa Luzia em Arame-MA, MARIA ROSINARIA TORRES DA SOLIDADE , 12/2019
A RELAÇÃO ENTRE A ESCRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS DE IMPERATRIZ., EDUARDO DOS SANTOS BARROS , 12/2019
A INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO DA CIDADE DE GRAJAÚ DO MARANHÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES, ANTONIO JOSE COSTA DE SOUSA , 03/2020
A INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO DA CIDADE DE GRAJAÚ DO MARANHÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES, ANTONIO JOSE COSTA DE SOUSA , 03/2020
A EVASÃO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: análise em uma escola da zona rural de Grajaú - MA, MARIA DO SOCORRO ALVES DE SOUSA SANTOS , 03/2020
O PAPEL DO GESTOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PARTICIPATIVA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA NO CAMPO DA CIDADE DE GRAJAÚ DO MARANHÃO, MATEUS FERNANDES DOS SANTOS , 03/2020
UMA VIDA NO MAGISTÉRIO: FIOS E DESAFIOS DA HISTÓRIA DE UMA PROFESSORA, EDNA AGUILAR CARLOS PEREIRA , 03/2020
A PRÁTICA DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BURITICUPU, MARILÉIA DE ABREU MASCARENHAS SILVA , 06/2020
AS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA PARA AS PRÁTICAS DOCENTES: concepção e práticas de professoras em três salas de aula da Educação Infantil no município de Buriticupu - MA, KARLYANE TEIXEIRA DE OLIVEIRA DE SOUSA , 08/2020
BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS: avanços e retrocessos nas escolas de Sitio Novo-MA , DANIELA DA SILVA MOREIRA , 08/2020
JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO: SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, GILVAN AIRES PINHEIRO JUNIOR , 05/2021
JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO: SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, GILVAN AIRES PINHEIRO JUNIOR , 05/2021
O USO DOS JOGOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PNAIC NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIENCIA, ALINES DA SILVA SOUSA , 07/2021
O USO DOS JOGOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PNAIC NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIENCIA, ALINES DA SILVA SOUSA , 07/2021
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: ANÁLISE DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE BURITICUPU – MA, NA VISÃO DOS PROFESSORES, VILANE DA LUZ SOUSA , 07/2021
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: ANÁLISE DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE BURITICUPU – MA, NA VISÃO DOS PROFESSORES, VILANE DA LUZ SOUSA , 07/2021
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BURITUCUPU, BETEL SANTANA RODRIGUES , 08/2021
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA PRÁTICA DOCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BURITUCUPU, BETEL SANTANA RODRIGUES , 08/2021
A DISCRIMINAÇÃO RACIAL EM QUESTÃO: percepção de professores de uma escola pública, ANA PAULA MENDES DE PAULA , 12/2021
A DISCRIMINAÇÃO RACIAL EM QUESTÃO: percepção de professores de uma escola pública, ANA PAULA MENDES DE PAULA , 08/2021
A MÚSICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: análise de práticas de professoras da Educação Infantil no município de Buriticupu - MA, LEIA DE SOUSA FERREIRA , 10/2020
A MÚSICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: análise de práticas de professoras da Educação Infantil no município de Buriticupu - MA, LEIA DE SOUSA FERREIRA , 12/2021
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA PARA UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RAQUEL GOMES DA COSTA , 01/2022
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA PARA UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RAQUEL GOMES DA COSTA , 12/2021
INTERAÇÕES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: UM OLHAR PELA LENTE DAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS, DIANE DOS SANTOS MARQUES , 01/2022
INTERAÇÕES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: UM OLHAR PELA LENTE DAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS, DIANE DOS SANTOS MARQUES , 12/2021
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO À LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VANICE SILVA ALVES , 01/2022
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO À LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VANICE SILVA ALVES , 12/2021
A MÚSICA COMO RECURSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA INFÂNCIA, ANA PATRICIA SILVA DE AQUINO , 01/2022
A MÚSICA COMO RECURSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DA INFÂNCIA, ANA PATRICIA SILVA DE AQUINO , 12/2021
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA ENTRE O REAL E O IDEAL: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES, LUCIENE RODRIGUES DA SILVA , 01/2022
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA ENTRE O REAL E O IDEAL: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES, LUCIENE RODRIGUES DA SILVA , 12/2021
O lúdico na educação infantil: percepções e perspectivas dos professores, ALEXSANDRA DE OLIVEIRA MENDES , 08/2022
TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: INGRESSO E PERMANÊNCIA NA ÓTICA DOS PRÓPRIOS ALUNOS, RAIMUNDO OLIVEIRA MARQUES , 12/2022
Post-graduate orientation (11)
Mestrado, JAINE SILVA SOUZA DE MORAES, 10/2020 - , Concluída em 09/2022
Mestrado, ROGERIO SALES SILVA, 10/2021 - , Concluída em 06/2023
Mestrado, MAÍRA ASSUNÇÃO MACEDO, 10/2021 - , Concluída em 11/2023
Mestrado, GABRIEL ROCHA MONTEIRO, 09/2019 - , Concluída em 08/2021
Mestrado, WILLIAN GOMES ZAPAROLI, 10/2020 - , Concluída em 09/2022
Mestrado, DEISY SANGLARD DE SOUSA, 09/2019 - , Concluída em 07/2021
Mestrado, THIAGO DA SILVA SAMPAIO, 10/2019 - , Concluída em 08/2021
Mestrado, ANA PAULA OLIVEIRA DOS SANTOS, 10/2020 - , Concluída em 09/2022
Mestrado, RUTH MELO PAULO, 04/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, FRANK SÉRIO VAZ, 09/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, JAMELLE ESTHEFANNIE LIMA SILVA, 09/2022 - , Orientação em Andamento
End of content