Go to accessibility
Foto do docente CAMILA RODRIGUES VIANA

CAMILA RODRIGUES VIANA

COJO - COORDENAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO/CCIM

Beginning of content

Intellectual production

External research group coordination (1)
2024,EDUCOMUNICAÇÃO EM FOCO: DA CIRCULAÇÃO DISCURSIVA AO TRATAMENTO DIDÁTICO DOS GÊNEROS JORNALISTICOS NO ESPAÇO ESCOLAR , CCIM/UFMA
Scientific articles (9)
2021, MARANHENSIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR: FORMAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE O LUGAR CURRICULAR E A POSIÇÃO SUJEITO-PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I, ISSN: 23588322
2020, Literatura infantil em ação: as marcas da autoria feminina nas obras aprovadas pelo PNLD/Literário, ISSN: 22365400
2020, . Tecnologias digitais como recurso pedagógico: da prática ao discurso de professores alfabetizadores, ISSN: 26756846
2019, O leitor-literário entre os muros da escolarização: análise da (in) visibilidade da literatura infantil na BNCC, ISSN: 21793948
2019, A ciência em construção sob o prisma da complexidade, ISSN: 14136457
2019, formações discursivas da imagem indígena no livro didático: dos estereótipos da historiografia linguística aos critérios avaliativos e pedagógicos do PNLD e da BNCC, ISSN: 14136457
2019, Práticas de escritas científicas: o relatório de estágio como espaço de reflexão docente e construção identitária, ISSN: 14136457
2014, ANÁLISE DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO COMO VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: O ENSINO DE GRAMÁTICA NORMATIVA E O SILENCIAMENTO DO SUJEITO NO CONTEXTO ESCOLAR, ISSN: 21793948
2014, A gramática de usos do português na contemporaneidade: uma proposta de ensino, ISSN: 15198782
Publications at events (13)
2020, , BNCC NO ENSINO FUNDAMENTAL: DO CURRÍCULO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, Jornada Pedagógica,
2020, , Educação em tempos remotos: Planejamento e estrategias tecnológicas, Jornada formativa da editora FTD,
2020, , Educação infantil em tempos remotos, Jornada Pedagógica de uso de tecnologias em tempos remotos,
2020, , Ensino Fundamental: planejamento e estratégias tecnológicas, Semana Pedagógica de retorno das aulas,
2020, , Uso da pontuação na escrita, curso de português instrumental 2,
2019, Camila Rodrigues Viana, Thaymison Gomes de Sousa, O olhar fotográfico como prática de leitura: uma proposta pedagógica, II Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, Resumo
2019, , Documento Comum Curricular do território Maranhense para a educação infantil, Formação Pedagógica e as implicações da BNCC,
2019, , Leitura em ação: das estratégias aos gêneros acadêmicos, Leitura em Ação,
2018, Camila Rodrigues Viana, Elem Kassia Gomes, O gênero reportagem no livro didático:o processo de didatização da esfera jornalistica à sala de aula, II Congresso Internacional de Letras ( II CONIL), Trabalho Completo
2016, , Caminhos da pesquisa: o livro didático como objeto complexo de investigação, Seminário de pesquisa,
2015, Camila Rodrigues Viana, Maria Da Guia Taveiro Silva, A sociolínguistica como proposta de análise de Livro Didático, VI SEMINÁRIO REGIONAL DE GEOSSOCIOLINGUÍSTICA (SERGEL), Resumo
2014, Camila Rodrigues Viana, Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Uma perspectiva discursiva na linguagem popular: a gramática de usos do português na contemporaneidade, XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, Trabalho Completo
2014, Camila Rodrigues Viana, As contribuições da Sociolinguística para análise de livro didático: prática alfabetizadora X letrada, Abralin em Cena, Resumo
Book chapters (7)
2022, A interculturalidade como caminho para a descolonização dos saberes escolares, Olhares linguísticos para os povos originários no Brasil: perspectivas para educação escolar indígena e suas desconstruções, Camila Rodrigues Viana, Carla Bastiani, Francisco Edviges Albuquerque
2019, Caminhos das políticas públicas do livro didático: do processo de seleção aos critérios avaliativos do PNLD, Políticas educacionais na educação básica: impactos e perspectiva na escola pública, Camila Rodrigues Viana, witembergue gomes zaparoli, Carla Bastiani
2016, O RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO OBJETO COMPLEXO DE INVESTIGAÇÃO, EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, Camila Rodrigues Viana, Elem Kassia Gomes
2016, O discurso de professores do curso de física: os desafios e perspectivas da formação docente, Educação e/em para os direitos humanos, ética, diversidade e cidadania, Jailton Romão Viana, Camila Rodrigues Viana, Francisco de Assis Almada
2016, A CONCEPÇÃO DE LETRAMENTO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICA OU TEORIA?, Educação em/para os direitos humanos, diversidade, ética e cidadania, Camila Rodrigues Viana, Maria Da Guia Taveiro Silva, Elem Kassia Gomes
2014, As contribuições da Sociolinguística para análise de livro didático: prática alfabetizadora X letrada, Anais [do] Congresso ABRALIN em Cena no Tocantins [Livro eletrônico] : Pesquisas Linguísticas e Demandas do Ensino Básico,, Camila Rodrigues Viana
2014, O que são materiais didáticos ? uma abordagem na Linguística Aplicada, Pesquisas em Língua (gem) e demandas do ensino básico, Camila Rodrigues Viana, Elem Kassia Gomes, Kerlly Karine Pereira Herenio, Wagner Rodrigues da Silva, Janete Silva dos Santos, Marcio Araujo de Melo
Completion of course work (13)
AS INTERFACES DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DE SÃO GERALDO DO ARAGUAIA - PA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO USO DAS TECNOLOGIAS, MOACIR BRITO CARVALHO , 02/2019
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS, POLLIANA BEZERRA RAMOS MORAES , 02/2019
O USO DO CELULAR NA EDUCAÇÃO: (DES) ENCONTROS DE CONCEPÇÕES E POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE, VANIZIA CASTRO DE ARAUJO , 02/2019
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM LIBRAS: DESAFIOS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM GRAJAÚ - MA, SANDRA DE ALMEIDA SILVA , 02/2019
OS CRITÉRIOS AVALIATIVOS DO LIVRO DIDÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM DIÁLOGO ENTRE O EIXO DE PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, ANA PAULA NASCIMENTO SILVA , 03/2019
O LEITOR INFANTIL: estratégias pedagógicas na Educação Infantil, MARIA ELIZETE AMORIM RAMOS SANTOS , 07/2019
OS CRITÉRIOS AVALIATIVOS DE LIVROS DIDÁTICOS: uma interface entre o PNLD e as concepções do docente da educação do campo, MOISÉS ALMEIDA CHAVES ARAUJO , 07/2019
A MARANHENSIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: (im)possibilidades pedagógicas nos livros didáticos aprovados pelo PNLD/2023 anos iniciais , MAIARA DE JESUS SOARES , 12/2022
Comunicação online: uma análise dos portais de transparência no nordeste do Brasil, ANA LUISA PEREIRA MARQUES , 07/2023
Educação midiática e mulheres em ação: análise da representação feminina no cinema, ANANDA FERNANDA COSTA DA SILVA , 07/2023
AS (IM) POSSIBILIDADES DO USO DA PLATAFORMA GEDUC E O ENSINO REMOTO: A EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DA REDE PÚBLICA EM IMPERATRIZ -MA , JOANA CAROLINE BATISTA DE ALMEIDA , 12/2023
PROJETOS DE LEITURA EM AÇÃO: VIVÊNCIAS E PRÁTICAS LITERÁRIAS ESCOLARIZADAS NA ALFABETIZAÇÃO , VIVIANE SILVA VIEIRA , 12/2023
Jornalismo alternativo e saúde em foco: análise da discursividade das notícias do instagram imperatriz online, ANA KARLA DE SOUSA SILVA , 12/2023
End of content