Go to accessibility
Foto do docente KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA

KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA

DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO

Beginning of content

Intellectual production

Research group coordination (1)
07/2017 Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Práticas Inclusivas,
Scientific articles (10)
2023, INTERVENÇÃO PRECOCE PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS, ISSN: 18090354
2023, A criança com deficiência: primeiras experiências de escolarização, ISSN: 16761669
2023, APRESENTAÇÃO, ISSN: 18090354
2023, Formação de Professores para o Ensino de Estudantes com Deficiência Intelectual, ISSN: 00105236
2023, Special education in pedagogical projects of the undergraduate courses at the Federal University of Maranhão/UFMA, ISSN: 00105236
2021, A Formação Docente para o ensino do aluno com deficiência intelectual e sua inclusão no mundo do trabalho, ISSN: 23181494
2021, Saberes manifestados por professores dos anos iniciais sobre a identidade profissional / Knowledge expressed by early years teachers about their professional identity, ISSN: 25258761
2021, EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM RESÍDUOS SÓLIDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO 5º ANO, ISSN: 25258761
2020, EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA FONSECA BARBOSA EM MATÕES DO NORTE ? MA / INCLUSIVE EDUCATION: A STUDY ON THE INCLUSION OF STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES AT THE JÚLIA FONSECA BARBOSA MUNICIPAL SCHOOL IN MATÕES DO NORTE - MA, ISSN: 25258761
2013, Tem gente nova na escola: os benefícios do Pibid para o espaço escolar, ISSN: 22365729
Publications at events (23)
2023, , FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DO PPC DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA, 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial,
2023, , EDUCAÇÃO SENSORIAL E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, V CIAB (Congresso Internacional de Autismo do Brasil),
2023, , O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) E SUAS IMPLICAÇÕES NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS/MA, 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial,
2023, , CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA MONTESSORI DE EDUCAÇÃO PARA UM ESPAÇO INCLUSIVO E ACESSIVEL PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial,
2019, , Espaços-Tempos da Educação Inclusiva, III Encontro Reginal das Licenciaturas,
2018, , Formação de Professores na perspectiva da Educação Inclusiva: diálogos necessários, II Simpósio das Licenciaturas, II Encontro de Matemática, VI Encontro de Pedagogia, II Encontro de Letras,
2018, , Acessibilidade no Ensino Superior: Reflexões sobre o projeto 'Sentidos', VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial,
2017, , O Plano Educacional Individualizado: contribuições de Jacob Rodrigues Pereira (1715-1780), 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e 1º Congresso Brasileiro de História da Psicologia,
2016, , Maria Montessori e a Educação da criança com deficiência: contribuições para a história da Psicologia da Educação, XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Educação e debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XIV Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia,
2016, , Da 'criança que não aprende' a 'toda criança tem potencial para a aprender': Lições da história., XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Educação e o debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XIV Encontro Interisntitucional de Pesquisadores em História da Psicologia,
2015, , MARIA MONTESSORI E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊCIA, 45ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA,
2014, , A CONTRIBUIÇÃO DA CATEGORIA ZONA DE DESENVOLVIMENTO IMINENTE NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA-INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão,
2014, , OS PROCESSOS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO ESCOLAR POR MEIO DA CONTRADIÇÃO ENTRE A MEDICALIZAÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DOS MÉDICOS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA, IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão,
2014, , Jacob Rodrigues Pereira, Edouard Séguin e Maria Montessori: Contribuições para a História da Psicologia., XXXII Encontro Anual Helena Antipoff e XII Encontro Interinstitucional em História da Psicologia: Continuando o debate.,
2014, , Os processos de inclusão/exclusão escolar por meio da contradição entre a medicalização e as contribuições dos médicos na educação: uma análise histórica, VIII Mostra de Psicologia da Educação,
2014, , Hegel: sua vida, sua obra e a gênese do seu pensamento, ,
2014, , Análise histórica dos processos de inclusão/exclusão escolar por meio da contradição entre a Medicalização e as contribuições dos Médicos na Educação, 11° Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste,
2013, , Edouard Séguin (1812-1880) e a educação da criança com deficiência intelectual, Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educaciona,
2013, , Edouard Séguin (1812-1880) e a criança com deficiência intelectual: Contribuições para a História da Psicologia da Educação, XI Encontro de Pesquisadores em História da Psicologia,
2013, , Maria Montessori e a Educação da criança com deficiência: contribuições para a História da Educação., IV Congresso Brasileiro de Educação,
2013, , O Processo de Ensino e Aprendizagem da criança com deficiência intelectual: contribuições de Edouard Ségui (1812-1880), IV Congresso Brasileiro de Educação,
2011, , A aprendizagem no Ensino Superior: Afetividade em foco., III Congresso Brasileiro de Educação,
2003, , A importânica da informática no contexto educacional, 3 FEIRAS - Negócios.com - Educação.com - São Luís.com,
Book chapters (13)
2024, NEUROPSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO DOS ESTUDOS NEUROPSICOLÓGICOS PARA A PRÁTICA ESCOLAR, EDUCAÇÃO NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: Ensino, Diálogos e Perspectivas, Denise Ferreira Costa, Fernanda Monteles de Oliveira Azevedo, Kaciana Nascimento da Silveira Rosa
2024, O PLANO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SUAS IMPLICAC¿O¿ ES NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE ESCOLAS PU¿BLICAS DE SA¿O LUI¿S/MA, Educação em transformação: desafios emergentes 2, Santos, Geiziane Kely Costa, Moura, Claudia Mendes Ribeiro, Kaciana Nascimento da Silveira Rosa
2023, ADAPTAÇÕES CURRICULARES E A SUA RELEVÂNCIA NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM SURDEZ, DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, FERNANDES, DISRAELY DA SILVA MACHADO, Kaciana Nascimento da Silveira Rosa
2023, Ensino de Libras para crianças surdas em tempos de pandemia no município de Codó/MA, Formação docente e práticas pedagógicas: desafios e possibilidades em múltiplos contextos, Sandra Maria Ribeiro Costa, Kaciana Nascimento da Silveira Rosa
2022, O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA SURDOS: DESAFIOS DURANTE O CONTEXTO PANDÊMICO, Atuação do estado e da sociedade civil na educação 2, Disraely da Silva Machado, Louriane Lindoso de Moraes, Natália Moreira de Carvalho Campos, Kaciana Nascimento da Silveira Rosa
2022, A formação docente na perspectiva da educação especial e inclusiva: a prática pedagógica para o ensino do aluno com deficiência intelectual, Educação especial e inclusiva: perspectivas, relatos e evidências., Natália Moreira de Carvalho Campos, Kaciana Nascimento da Silveira Rosa
2020, Édouard Séguin (1812-1880), Médicos-Educadores: Revendo contribuições à educação e à psicologia, Kaciana Nascimento da Silveira Rosa
2020, Educação e Psicologia em Maria Montessori: da medicina à educação especial e à pedagogia geral, Médicos-Educadores: Revendo contribuições à educação e à psicologia, Mitsuko Aparecida Makino Antunes, Kaciana Nascimento da Silveira Rosa
2020, Jacob Rodrigues Pereira: primeiro educador de crianças surdas na França, Médicos-Educadores: Revendo contribuições à educação e à psicologia, Kaciana Nascimento da Silveira Rosa
2019, Da "criança que não aprende" a "toda criança é capaz de aprender": lições históricas de Pereira, Izard, Séguin e Montessori, 50 anos de produção em Psicologia da Educação: relatos de pesquisa, Kaciana Nascimento da Silveira Rosa, Mitsuko Aparecida Makino Antunes
2017, OS PRIMÓRDIOS DAS IDEIAS DE INCLUSÃO: PEREIRA, ITARD, SÉGUIN E MONTESSORI, HISTÓRIA, MEMÓRIA E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Kaciana Nascimento da Silveira Rosa
2015, O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CONTRIBUIÇÕES DE EDOUARD SÉGUIN (1812-1880), Ensino e aprendizagem na educação básica : desafios curriculares, Kaciana Nascimento da Silveira Rosa, Mitsuko Aparecida Makino Antunes
2013, A APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: AFETIVIDADE EM FOCO, Formação de professores: compromissos e desafios da educação pública, Kaciana Nascimento da Silveira Rosa, Angélica Martins dos Santos Sorato, Daniela Barros Mendes, Glaucia Cristina da Rocha Medrado
Books (4)
2023, Cartilha - Conhecendo o Autismo, Kaciana Nascimento da Silveira Rosa, Louriane Lindoso de Moraes
2023, Caminhos para a Inclusão Escolar , Kaciana Nascimento da Silveira Rosa
2017, Deficiência Intelectual: primeiras experiências de escolarização, Kaciana Nascimento da Silveira Rosa
2017, Identidades, Ideologias e Democracia: múltiplos olhares nas Ciências Sociais., Aurora Amélia Brito de Miranda, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Kaciana Nascimento da Silveira Rosa, Maria Mary Ferreira
Participation on boards of courses (99)
2024, Dissertação de Mestrado O COENSINO PARA A INCLUSAO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL: Intervencoes Colaborativas para a formacao de professores no Centro Ensino Professor Jose do Nascimento Morais, ARLEIA GOMES DE SOUSA RIBEIRO
2024, Tese Doutorado EDUCACAO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCACAO INCLUSIVA: em foco a formacao de professores em Sao Luis-MA , TAMIRES COIMBRA BASTOS BORGES
2024, Dissertação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS COM CRIANCAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: Uma proposta de intervencao na Sala de Recursos Multifuncionais de uma creche-escola no municipio de Sao Jose de Ribamar – MA, LOURIANE LINDOSO MORAES
2024, Tese Doutorado EDUCACAO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCACAO INCLUSIVA: em foco a formacao de professores em Sao Luis-MA , TAMIRES COIMBRA BASTOS BORGES
2024, Dissertação de Mestrado PRATICA E FORMACAO DOCENTE PARA A EDUCACAO ESPECIAL INCLUSIVA: compondo recursos como meios de potencializar o aprendizado e desenvolvimento de alunos com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, NATALIA MOREIRA DE CARVALHO CAMPOS
2024, Monografia de Graduação O TRABALHO DO PROJETEA COM ESTUDANTES COM TEA: desafios e possibilidades, LAIS FERNANDA BEZERRA CRUZ
2024, Monografia de Graduação TUTORES, CUIDADORES E ACOMPANHANTES ESPECIALIZADOS: uma analise do perfil dos colaboradores da Educacao Inclusiva Especial da Rede Municipal de Paco do Lumiar - MA, MATHEUS FELIPE TORRES DAS NEVES
2024, Monografia de Graduação A PRODUCAO CIENTIFICA SOBRE FORMACAO E PRATICA DO PEDAGOGO EM CLASSE HOSPITALAR: O ESTADO DO CONHECIMENTO, YASMIN BESERRA TAVARES
2024, Monografia de Graduação INCLUSAO ESCOLAR E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): ANALISE DAS PRODUCOES E RELATO DE EXPERIENCIA, ITAMARA MUNIZ PINHO
2023, Monografia de Graduação O TRABALHO COLABORATIVO PARA INCLUSAO DE CRIANCAS COM DEFICIENCIA NO COLEGIO UNIVERSITARIO (COLUN - UFMA), FRANCYLENE NUNES FURTADO
2023, Monografia de Graduação EMILIA FERREIRO E O PROCESSO DE ALFABETIZACAO DE CRIANCAS DA AMERICA LATINA E CARIBE: a influencia e o legado de uma mulher revolucionaria, AMANDA CRISTINA MARTINS DA SILVA
2023, Monografia de Graduação O AUTISMO E AS ANIMACOES: a representacao social do autismo nos desenhos animados infantis, MILENE GALENO LIMA
2023, Monografia de Graduação ENTRE SONS, TOQUES E EXPERIMENTACOES MUSICAIS: Contribuicoes da musica para as criancas na Educacao Infantil, ALINE RAYLA DE OLIVEIRA MORAES
2023, Monografia de Graduação REFORCO ESCOLAR: discussoes acerca do trabalho do professor que atua nesse servico em Sao Luis-Maranhao, DUANNY KIMBERLY DA SILVA SANTOS
2023, Monografia de Graduação A AUDIODESCRICAO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DEALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: um relato de experiencia no Colegio deAplicacao da Universidade Federal do Maranhao (COLUN/UFMA), ANA MARIA LIMA CRUZ
2023, Monografia de Graduação METODO MONTESSORI E A CRIANCA COM DEFICIENCIA NA EDUCACAO INFANTIL: uma revisao de literatura, ERICA FERREIRA ARAUJO
2023, Dissertação de Mestrado FORMACAO DE DOCENTES PARA A AVALIACAO DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANCAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): Construindo uma intervencao pedagogica para orientar o ensino em uma creche publica, ARTEANE GOMES DE SOUSA
2023, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA DE DOCENTES PARA INCLUSAO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACAO: um enfoque nas escolas da rede estadual de Sao Luis - Polo V, RAIMUNDA DO SOCORRO LEMOS DE MATOS
2023, Dissertação de Mestrado INTERVENCAO PRECOCE PARA CRIANCAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCACAO INFANTIL: uma proposta para formacao de professores , KENNIA MAGDALA DE SOUSA MELONIO
2023, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA ESCRITA E LEITURA DO SISTEMA BRAILLE PARA A INCLUSAO DO ESTUDANTE CEGO, DURVAL PEREIRA DOS SANTOS
2023, Monografia de Graduação INCLUSAO DE ALUNOS COM TEA EM SALAS DE EDUCACAO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Percepcoes de academicos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhao, GABRIELA CATARINA MACEDO GONCALVES PEREIRA
2023, Monografia de Graduação A EDUCACAO INCLUSIVA E OS ALUNOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA, SHEILA BIANCA SANCHES GUSMAO
2023, Monografia de Graduação MONITORIA DIGITAL ACADEMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR EM TEMPOS DE PANDEMIA E AS POSSIVEIS CONTRIBUICOES NA FORMACAO DE PROFESSORES, DEBORA BARBOSA DOS REIS SILVA
2023, Monografia de Graduação ALFABETIZACAO DE CRIANCAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): Possibilidades Metodologicas, AMANDA DOS SANTOS CIRIBELLI
2023, Monografia de Graduação INCLUSAO DE CRIANCAS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL: Contribuicoes dos Processos de Mediacao na Perspectiva Vigotskiana, LEILA IRIA CABRAL BARRETO
2023, Monografia de Graduação A ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM DEFICIENCIA VISUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFMA, NICOLE REGINA SEREJO PEREIRA
2023, Dissertação de Mestrado CAPOEIRA ANGOLA NO APOIO AO ENSINO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL: uma proposta interdisciplinar com foco na inteligencia cinestesica para os anos finais do Ensino Fundamental de uma escola de Sao Luis-MA., NANDO MARLEY LIMA PACHECO
2023, Dissertação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS COM CRIANCAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: Uma proposta de intervencao na Sala de Recursos Multifuncionais de uma creche-escola no municipio de Sao Jose de Ribamar-MA, LOURIANE LINDOSO MORAES
2023, Dissertação de Mestrado O COENSINO PARA A INCLUSAO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL: Intervencoes Colaborativas para a Formacao de Professores no CE Professor Nascimento de Morais, ARLEIA GOMES DE SOUSA RIBEIRO
2023, Dissertação de Mestrado A EXPERIMENTACAO PROBLEMATIZADORA NA PRATICA DOCENTE COMO ATIVIDADE PROMOTORA DE ARGUMENTACAO CIENTIFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA ELIANE OLIVEIRA DA SILVA
2023, Dissertação de Mestrado Ensino de Ciencias inclusivo para surdos: uma proposta reflexiva de recurso pedagogico voltado para os anos finais do Ensino Fundamental, EVENE THAIS AUSTRIACO COELHO
2023, Dissertação de Mestrado O USO DO APLICATIVO PIXTON COMO ESTRATEGIA DE ENSINO DAS COMPETENCIAS SOCIOEMOCIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, YÊDA SÁ MALTA
2023, Dissertação de Mestrado A FORMACAO DOCENTE PARA O ENSINO DO ALUNO COM DEFICIENCIA INTELECTUAL: compondo recursos como meios de potencializar sua aprendizagem e desenvolvimento, NATALIA MOREIRA DE CARVALHO CAMPOS
2023, Dissertação de Mestrado A LINGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA NO CONTEXTO DEMETODOLOGIAS BILINGUES PARA ESTUDANTES SURDOS:uma proposta didatico-pedagogica na Unidade Integrada Duque de Caxias, DISRAELY DA SILVA MACHADO FERNANDES
2023, Tese Doutorado EDUCACAO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCACAO INCLUSIVA: em foco a formacao de professores em Sao Luis-MA , TAMIRES COIMBRA BASTOS BORGES
2023, Monografia de Graduação INCLUSAO ESCOLAR E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): ANALISE DAS PRODUCOES E RELATO DE EXPERIENCIA, ITAMARA MUNIZ PINHO
2022, Monografia de Graduação FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCACAO INCLUSIVA: uma analise do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhao, MAISA VIEIRA SILVA
2022, Monografia de Graduação AS ESPECIFICIDADES DA ESCRITA EM LINGUA PORTUGUESA (L2) DOS ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO SUPERIOR, SARA RAQUEL SENA AROUCHA
2022, Monografia de Graduação AS VOZES DOS ESTUDANTES COM DEFICIENCIA ACERCA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19, DEBORA PRISCILA GOMES DA SILVA
2022, Monografia de Graduação O ENSINO DE CIENCIAS E A INCLUSAO DE ALUNOS COM DEFICIENCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIANA KARINE COQUEIRO DE SOUZA
2022, Monografia de Graduação CONCEPCOES DE PROFESSORAS QUE ATUAM NA EDUCACAO INFANTIL SOBRE A INCLUSAO DAS CRIANCAS COM DEFICIENCIA, JESSICA SODRE MACHADO
2022, Monografia de Graduação CONTRIBUICOES DO SISTEMA MONTESSORI DE EDUCACAO PARA O PROCESSO DE ENSINO DA CRIANCA COM DEFICIENCIA, CLAUDIA MENDES RIBEIRO MOURA
2022, Monografia de Graduação ADEQUACOES CURRICULARES E OS DESAFIOS PARA A INCLUSAO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, ERIKA PEREIRA
2022, Monografia de Graduação AS ADEQUACOES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM DEFICIENCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DEPROFESSORAS DA REDE EDUCACIONAL DE SAO LUIS - MA, ESTEFANY OLIVEIRA SILVA
2022, Monografia de Graduação REFLEXOES E APONTAMENTOS DO ENSINO DE ARTES PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL, AIDA CARLA CAMPOS LIMA
2022, Dissertação de Mestrado Ensino de ciencias para surdos numa perspectiva de inclusao desenvolvida em escolas publicas do municipio de Codo-Maranhao, EVENE THAIS AUSTRIACO COELHO
2022, Dissertação de Mestrado A LINGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA NO CONTEXTO DE METODOLOGIAS BILINGUES PARA ESTUDANTES SURDOS: Uma proposta didatico-pedagogica na Unidade Integrada Duque de Caxias, DISRAELY DA SILVA MACHADO FERNANDES
2022, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE ESTUDANTES COM DEFICIENCIA INTELECTUAL COM FOCO NAS COMPETENCIAS SOCIOCOGNITIVAS: proposta de intervencao para professores dos anos finais do Ensino Fundamenta, EDILENE NASCIMENTO DINIZ
2022, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA DA EDUCACAO ESPECIAL PARA PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma proposta com enfase nas praticas pedagogicas inclusivas na UEB Jornalista Neiva Moreira, THAYS NAYARA FRAZÃO SILVA
2022, Monografia de Graduação “PROFESSORA TIMIDA, E AGORA?”: desafios da formacao docente de licenciadas em pedagogia, ALICE STEFANNI PAIVA PEREIRA
2022, Monografia de Graduação UM ESTUDO SOBRE A ANALISE DO COMPORTAMENTO APLICADA, ABA, NO PROCESSO EDUCACIONAL DE CRIANCAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, TEA, GONÇALO BISPO BARROS NETO
2022, Monografia de Graduação PRATICAS PEDAGOGICAS PARA A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE ALUNO COM TDAH, ANA TEREZA BOUERES RODRIGUES NORONHA
2022, Monografia de Graduação FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS) DA EDUCACAO ESPECIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19: os desafios entre o aprender e o ensinar por meio remoto, BARBARA CRISTINA VERAS DIAS
2022, Monografia de Graduação A ACESSIBILIDADE DOS ALUNOS SURDOS AO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE COVID 19: desafios e estrategias, NUBIA MOREIRA SABOIA
2022, Monografia de Graduação POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ARLENE SOUZA MENEZES
2021, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE ESTUDANTES SURDOS COM O APOIO DE RECURSOS DIGITAIS: intervencoes pedagogicas com professores em uma perspectiva bilingue, ISIS DE PAULA SANTOS MENDONÇA
2021, Dissertação de Mestrado O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DUPLA EXCEPCIONALIDADE (TEA NIVEL 1 /AHSD): uma intervencao pedagogica no Nucleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotacao – NAAHS/MA, JAILSON ARAUJO CIPRIANO
2021, Monografia de Graduação A UTILIZACAO DE JOGOS NO ENSINO DE GEOMETRIA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, KARLIANE FIRMINO DE SOUSA COSTA
2021, Dissertação de Mestrado EDUCACAO AMBIENTAL E O DESCARTE CORRETO DE RESIDUOS SOLIDOS: orientacoes didaticas para os professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da U.E.B. Olinda Desterro, LETICIA MENDONCA DA SILVA
2021, Monografia de Graduação A EDUCACAO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSAO: adaptacoes curriculares nos anos finais do Ensino Fundamental, RHAYANNE CRISTINNE DA COSTA MELO
2021, Monografia de Graduação FORMACAO DE PROFESSORES E OS DESAFIOS NA INCLUSAO DE CRIANCAS COM SINDROME DE DOWN NA EDUCACAO INFANTIL, INGRID EVERTON SOUSA
2021, Monografia de Graduação ESTRATEGIAS PEDAGOGICAS PARA O ENSINO DE CRIANCA COM AUTISMO, MARIA CLARA MINEIROS SOUZA
2021, Monografia de Graduação A UTILIZACAO DE RECURSOS PEDAGOGICOS NA APRENDIZAGEM DE CRIANCAS SURDAS NA ESCOLA MUNICIPAL INTEGRAL BILINGUE NO MUNICIPIO DE SAO LUIS, ARILCE GISELLE BORGES CHAVES
2021, Monografia de Graduação Participacao e autoria de pessoas cegas na elaboracao de recursos didaticos, RAYNARA CARVALHO SILVA
2021, Qualificação de Mestrado A EDUCACAO AMBIENTAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: experiencias na Educacao de Jovens e Adultos em Raposa- MA, RUTH MAYRA GOMES MELO
2020, Monografia de Graduação ATENDIMENTO PEDAGOGICO DOMICILIAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: um estudo acerca das implicacoes desse servico durante a Pandemia da Covid19 em SaoLuis/MA, LAURA BEATRIZ MORAIS SANTOS
2020, Monografia de Graduação ATENDIMENTO PEDAGOGICO DOMICILIAR EM TEMPOS DE PANDEMIA:um estudo acerca das implicacoes desse servico durante a Pandemia da Covid19 em Sao Luis/MA., LAURA BEATRIZ MORAIS SANTOS
2020, Qualificação de Mestrado RECURSOS PEDAGOGICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE ESTUDANTES SURDOS: as tecnologias assistivas em intervencoes com professores em uma perspectiva bilingue, ISIS DE PAULA SANTOS MENDONÇA
2020, Qualificação de Mestrado INTERVENCOES EDUCACIONAIS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DUPLA EXCEPCIONALIDADE (TEA NIVEL 1 /AHSD), JAILSON ARAUJO CIPRIANO
2020, Qualificação de Mestrado EDUCACAO AMBIENTAL NA GESTAO DE RESIDUOS SOLIDOS: um estudo no 4º e 5º ano da U.E.B. Olinda Desterro, LETICIA MENDONCA DA SILVA
2020, Monografia de Graduação ESTAGIO EM FORMACAO DE FORMADORES: vivencias e experiencias formativas do estagio e suas contribuicoes para formacao inicial de professores, NATALIA VAZ SILVA
2020, Monografia de Graduação A FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES PARA EDUCACAO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA, MARIANA COSTA ANDRADE
2020, Monografia de Graduação A HISTORIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA DA CLASSE ESPECIAL: relatos de sua pratica docente e do ambiente escolar, CAMILLA MARCELLA DUTRA LEITE
2020, Monografia de Graduação ESTRATEGIAS DE ENSINO NA SALA BILINGUE: um olhar sobre o processo de aprendizagem dos alunos surdos na classe bilingue, NATALIA FRANCYANNE SANTOS DE ARAUJO
2019, Qualificação de Mestrado A CONCEPCAO DISCURSIVA DE ALFABETIZACAO NA SALA DE AULA: encaminhamentos didaticos para o ensino da linguagem escrita em turmas de 1º e 2º anos, ROSIARA COSTA SOARES
2019, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE CIENCIAS E EDUCACAO AMBIENTAL: a formacao de sujeitos ecologicos a partir do Ensino Fundamental, WALDELICE OLIVEIRA ALMEIDA
2019, Monografia de Graduação A PERMANENCIA DO ALUNO COM DEFICIENCIA NO ENSINO SUPERIOR: um estudo na Universidade Federal Maranhao, HADRIA SAMILLE PALHANO GALVAO
2019, Monografia de Graduação O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) E SUAS IMPLICACOES NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE ESCOLAS PUBLICAS DE SAO LUIS/MA, GEIZIANE KELY COSTA
2019, Monografia de Graduação ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um olhar sobre a Sala de Recursos Multifuncionais, KEZIA NUNES DA SILVA
2019, Monografia de Graduação O INTERPRETE DE LIBRAS E O ALUNO SURDO: uma analise da atuacao do Interprete de Libras no Centro de Ensino Joao Francisco Lisboa- CEJOL, RAQUEL RIBEIRO DE OLIVEIRA
2019, Monografia de Graduação O PROCESSO DE INCLUSAO DE CRIANCAS SURDAS SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DO ENSINO COMUM DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SAO LUIS - MA, NAIARA PEREIRA HOLANDA
2019, Monografia de Especialização A INCLUSAO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA NO ENSINO SUPERIOR: o papel do docente na UFMA, NAYARA NUNES RUBIM
2019, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE CIENCIAS E EDUCACAO AMBIENTAL: a formacao de sujeitos ecologicos a partir do Ensino Fundamental, WALDELICE OLIVEIRA ALMEIDA
2018, Monografia de Graduação O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SUAS IMPLICACOES NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM SALA COMUM, JESSICA FERNANDA NOGUEIRA SOUSA
2018, Monografia de Graduação O NUCLEO DE ATENDIMENTO AS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIFICAS: impactos no trabalho dos professores do ensino regular do Colegio Universitario – COLUN/UFMA, TALITA DA COSTA DUARTE SOUZA
2018, Monografia de Graduação O NUCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACAO “JOAOSINHO TRINTA”: implicacoes na aprendizagem e desenvolvimento de alunos (as) da rede publica de ensino de Sao Luis - MA, MARCELA DUTRA DE MORAES
2018, Monografia de Graduação O PROCESSO DE EDUCACAO INCLUSIVA DE PESSOAS COM DEFICIENCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO: uma abordagem a partir do Programa Incluir, VALERIA VALESKA MENDES DUTRA
2018, Monografia de Graduação O DESENVOLVIMENTO DA CRIANCA SURDA NA EDUCACAO INFANTIL: uma analise entre uma escola inclusiva e a escola bilingue de Sao Luis - MA, GABRIELA SOARES DOS SANTOS
2018, Monografia de Graduação EDUCACAO DE SURDOS NA PERSPECTIVA BILINGUE: entre olhares e experiencias na Escola Municipal Integral Bilingue de Sao Luis - MA, SWELLEN SILVA PINHEIRO
2018, Monografia de Graduação O processo de ensino de criancas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na escola da rede publica municipal UEB Raimundo Chaves em Sao Luis - MA, ADRYELLE SILVA PINHEIRO
2018, Monografia de Graduação ARTE NA EDUCACAO ESPECIAL: o processo de aprendizagem de pessoas com deficiencia, CARLIANE CONCEICAO RUBIM
2017, Monografia de Graduação A INFLUENCIA MUSICAL NO CORPO E NA MENTE: o pensamento critico, SEBASTIÃO CARNÉGIE BACELAR NUNES DE CARVALHO
2017, Monografia de Graduação A INFLUENCIA MUSICAL NO CORPO E NA MENTE: o pensamento critico, SEBASTIÃO CARNÉGIE BACELAR NUNES DE CARVALHO
2017, Monografia de Graduação A INFLUENCIA MUSICAL NO CORPO E NA MENTE: o pensamento critico, SEBASTIÃO CARNÉGIE BACELAR NUNES DE CARVALHO
2017, Monografia de Graduação A POLITICA NACIONAL DE EDUCACAO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCACAO INCLUSIVA: implicacoes a escolarizacao inclusiva de criancas com TEA, GLEICIELE NASCIMENTO SILVA MACEDO
2017, Monografia de Graduação O PROCESSO DE INCLUSAO DE DEFICIENTES VISUAIS NO COLUN: a Pratica do Professor, FERNANDA RODRIGUES SANTOS
2017, Monografia de Graduação VIOLENCIAS NO ESPACO ESCOLAR: uma analise sobre a concepcao de professores/as e estudantes do Ensino Fundamental e Medio de uma escola Publica de Sao Luis, MARIA ELIZABETH DE LIMA BELARMINO
2017, Monografia de Graduação ALUNA COM SINDROME DE DOWN NA SALA DE AULA REGULAR: afetividade como ferramenta pedagogica para o desenvolvimento. , RAIANE SERPA DE CARVALHO
2017, Monografia de Especialização AVALIACAO DA APRENDIZAGEM E A CONSTRUCAO DO CONHECIMENTO DA CRIANCA NA EDUCACAO INFANTIL., MARIA DO SOCORRO DUTRA VIDAL
Completion of course work (35)
EDUCAÇÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA BILÍNGUE: entre olhares e experiências na Escola Municipal Integral Bilíngue de São Luís - MA, SWELLEN SILVA PINHEIRO , 01/2018
ARTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: o processo de aprendizagem de pessoas com deficiência, CARLIANE CONCEICAO RUBIM , 01/2018
O processo de ensino de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na escola da rede pública municipal UEB Raimundo Chaves em São Luís - MA, ADRYELLE SILVA PINHEIRO , 01/2018
A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: implicações à escolarização inclusiva de crianças com TEA, GLEICIELE NASCIMENTO SILVA MACEDO , 08/2017
O NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO “JOÃOSINHO TRINTA”: implicações na aprendizagem e desenvolvimento de alunos (as) da rede pública de ensino de São Luís - MA, MARCELA DUTRA DE MORAES , 07/2018
O NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS: impactos no trabalho dos professores do ensino regular do Colégio Universitário – COLUN/UFMA, TALITA DA COSTA DUARTE SOUZA , 12/2018
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM SALA COMUM, JESSICA FERNANDA NOGUEIRA SOUSA , 12/2018
A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: o papel do docente na UFMA , NAYARA NUNES RUBIM , 05/2019
OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: relatos de um aluno surdo, RAQUEL RIBEIRO DE OLIVEIRA , 07/2019
O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS SURDAS SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DO ENSINO COMUM DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS - MA, NAIARA PEREIRA HOLANDA , 07/2019
O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) E SUAS IMPLICAÇÕES NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS/MA, GEIZIANE KELY COSTA SANTOS , 07/2019
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: um olhar sobre a Sala de Recursos Multifuncionais, KEZIA NUNES DA SILVA , 07/2019
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA, MARIANA COSTA ANDRADE , 01/2020
ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA SALA BILÍNGUE: um olhar sobre o processo de aprendizagem dos alunos surdos na classe bilíngue, NATALIA FRANCYANNE SANTOS DE ARAUJO , 01/2020
A HISTÓRIA DE VIDA DE UMA PROFESSORA DA CLASSE ESPECIAL: relatos de sua prática docente e do ambiente escolar, CAMILLA MARCELLA DUTRA LEITE , 01/2020
ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: um estudo acerca das implicações desse serviço durante a Pandemia da Covid19 em São Luís/MA, LAURA BEATRIZ MORAIS SANTOS , 12/2020
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS DESAFIOS NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL, INGRID EVERTON SOUSA , 09/2021
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: adaptações curriculares nos anos finais do ensino fundamental, RHAYANNE CRISTINNE DA COSTA MELO , 09/2021
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SURDAS NA ESCOLA MUNICIPAL INTEGRAL BILÍNGUE NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS, ARILCE GISELLE BORGES CHAVES , 09/2021
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS) DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19: os desafios entre o aprender e o ensinar por meio remoto , BARBARA CRISTINA VERAS DIAS , 02/2022
“PROFESSORA TÍMIDA, E AGORA?”: desafios da formação docente de licenciadas em pedagogia com timidez, ALICE STEFANNI PAIVA PEREIRA , 02/2022
A ACESSIBILIDADE DOS ALUNOS SURDOS AO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE COVID 19: desafios e estratégias, NUBIA MOREIRA SABOIA , 02/2022
ADEQUAÇÕES CURRICULARES E OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, ERIKA PEREIRA , 08/2022
AS ADEQUAÇÕES CURRICULARES PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS DA REDE EDUCACIONAL DE SÃO LUÍS - MA, ESTEFANY OLIVEIRA SILVA , 08/2022
CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA MONTESSORI DE EDUCAÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, CLAUDIA MENDES RIBEIRO MOURA , 08/2022
O ENSINO DE CIÊNCIAS E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIANA KARINE COQUEIRO DE SOUZA , 12/2022
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma análise do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, MAISA VIEIRA SILVA , 12/2022
A ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFMA, NICOLE REGINA SEREJO PEREIRA , 07/2023
INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: Contribuições dos Processos de Mediação na Perspectiva Vigotskiana, LEILA IRIA CABRAL BARRETO , 07/2023
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): Possibilidades Metodológicas, AMANDA DOS SANTOS CIRIBELLI , 07/2023
A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA E LEITURA DO SISTEMA BRAILLE PARA A INCLUSÃO DO ESTUDANTE CEGO, DURVAL PEREIRA DOS SANTOS , 07/2023
A AUDIODESCRIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: um relato de experiência no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão (COLUN/UFMA), ANA MARIA LIMA CRUZ , 12/2023
MÉTODO MONTESSORI E A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma revisão de literatura, ERICA FERREIRA ARAUJO , 12/2023
O TRABALHO COLABORATIVO PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO (COLUN - UFMA), FRANCYLENE NUNES FURTADO , 12/2023
O AUTISMO E AS ANIMAÇÕES: a representação social do autismo nos desenhos animados infantis, MILENE GALENO LIMA , 12/2023
Post-graduate orientation (10)
Mestrado, LETICIA MENDONCA DA SILVA, 06/2019 - , Concluída em 10/2021
Mestrado, DISRAELY DA SILVA MACHADO FERNANDES, 03/2020 - , Concluída em 03/2023
Mestrado, NATALIA MOREIRA DE CARVALHO CAMPOS, 06/2021 - , Concluída em 03/2024
Mestrado, LOURIANE LINDOSO MORAES, 06/2021 - , Concluída em 06/2024
Mestrado, DENISE FERREIRA COSTA, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, FERNANDA MONTELES DE OLIVEIRA AZEVEDO, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, GEYSA RODRIGUES COSTA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, RAIMUNDA DO SOCORRO LEMOS DE MATOS, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, FERNANDA RODRIGUES SANTOS, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, SIMONE PEREIRA PINHEIRO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
End of content