Go to accessibility
Foto do docente FABIANA OLIVEIRA CANAVIEIRA

FABIANA OLIVEIRA CANAVIEIRA

DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO

Beginning of content

Intellectual production

Research group coordination (3)
04/2020 COLETIVO DE PESQUISAS E ESTUDOS EM PEDAGOGIAS, POLÍTICAS E CULTURAS DAS CRIANÇAS PEQUENAS,
09/2019 Simplesmente Complexa - (inter)relações político-pedagógicas da Educação Infantil,
03/2022 LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM INFÂNCIA, POLÍTICAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS,
Scientific articles (9)
2022, Fabulações curriculares, ISSN: 21756600
2022, Apresentação Especial: uma femenagem à grande Lisete Arelaro, ISSN: 22365907
2021, Formação humana e o sentido da vida: quais pedagogias?, ISSN: 19804512
2020, 'A vida não é útil': sonhar e suspender o céu, ISSN: 19804512
2020, ESCOLA DA INFÃ?NCIA, CIDADE E DEMOCRACIA: EM BUSCA DO EXERCÃ?CIO DA CIDADANIA INFANTIL, ISSN: 21782679
2019, Militância na educação infantil e formação docente: em busca de um caminho, ISSN: 24466220
2017, Participação infantil e debate democrático: aproximações pelo campo da educação infantil, ISSN: 19804512
2017, Uma nova sociologia em defesa das crianças e suas infâncias, ISSN: 23584319
2016, Instituindo a Pedagogia da Infância na formação inicial, ISSN: 23177853
Publications at events (15)
2023, , A Literatura e a Cosmovisão do Ailton Krenak: aproximações para descolonizar saberes e pensares na Educação infantil, XV Congresso Afro-luso Brasileiro de Ciências Sociais - CONLAB & IV CONAILPcsh,
2023, , PEER CULTURE, CURIOSITIES, DIFFERENCE and PROTAGONISM of/with CHILDREN: Brazil and Italy, EECERA - Europa Early Childhool Education Research Association,
2022, , Do lado de cá da terra redonda: enfrentando o fascismo com pesquisas afirmativas e Democracia desde à Educação Infantil, XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN),
2021, , 'PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS: UMA INTENCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL PAULISTANA', 40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED,
2018, , A exclusão da criança e a descaracterização da Educação Infantil, Assembleia do Fórum Paulista de Educação Infantil,
2016, , DA TEORIA À PRÁTICA: NARRATIVA DE UMA EXPERIÊNCIA NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL', III Congresso Nacional de Educação,
2014, , Infâncias e crianças: a construção de uma invenção, VII Encontro Maranhense de História da Educação,
2011, , Um esboço cartográfico das infâncias na teoria sociológica e a paisagem científica da sociologia da infância no Brasil, XI Congresso Afro Luso Brasileiro de Ciências Sociais,
2010, , ESTRANGEIRA: A CRIANÇA - A Educação Infantil no olho do furacão: politicas públicas, formação docente e as contribuições da Sociologia da Infância, II Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias: Perspectivas Metodológicas,
2009, , A Política de Conveniamento para atendimento de Educação Infantil em São Luís: solução ou impasse?, IV Jornada Internacional de Políticas Públicas - UFMA,
2007, , NÚCLEO DE PESQUISA ESCOLAR COMPARTILHADA - um projeto educativo emancipatório para o cotidiano escolar., VII Semana Humanística da Universidade Federal do Maranhão,
2006, , Política de Conveniamento para Atendimento da Educação Infantil em São Luís: transição da Assistência Social para educação, II Encontro de Educadores do Maranhão: pesquisas e experiências: desafios educacionais na contemporaneidade,
2006, , Fórum de Educação Infantil do Maranhão: discussão acerca da politica de conveniamento em São Luís, IV Congresso Paulista de Educação Infantil e I Simpósio Internacional de Educação,
2004, , As representações sociais dos educadores do assentamento Vila Diamante/MST acerca da organicidade de suas escolas, IV Forúm Internacional de Educacional,
2003, , As representações sociais dos educadores do MST/MA, do assentamento Vila Diamante, a respeito do conceito de Formação da Consciência Organizativa., 55ª Reunião Anual da SBPC,
Book chapters (11)
2023, Pedagogias do Cuidar: para além dos cuidados com os corpos infantis, Formações de Narizinho: uma ideia de formação continuada, Fabiana Oliveira Canavieira, Eduardo Pereira Batista, Franklin Roosevelth Farias Costa
2021, Rede de Resistências: Fernand Deligny em interlocução com pesquisas sobre infâncias, Direito à vida, direito à educação em tempos de pandemia, IVAN, AMARO, LUIS FERNANDES CONDES SANGENIS, OLIVIA PIRES COELHO, Fabiana Oliveira Canavieira
2020, Entrelaçando participação infantil às práticas democráticas: um (re)abitar a educação infantil, Pesquisas e pedagogias: educação para as diferenças, Fabiana Oliveira Canavieira
2017, INFÂNCIAS: a construção de uma, Educação Infantil: entrelaçamento dos saberes, Fabiana Oliveira Canavieira
2016, Formação Docente e Educação Infantil: articulação de saberes em busca da qualidade, (Re)visitando as práticas das professoras da educação infantil da Ilha do Maranhão, Fabiana Oliveira Canavieira, Rousilene Muniz Azevedo
2015, Movimentos Sociais e a luta pela educação infantil, Infâncias e Movimentos Sociais, Ana Lúcia Goulart de Faria, Alex Barreto, Daniela Finco, Adriana Silva, Solange Estanislau dos Santos, NÉLIA APARECIDA DA SILVA, Maria Thereza Goulart Tavares, Patrícia Vieira Tropia, Joseane Bufalo, RENY SCIFONI SCHIFINO, Fabiana Oliveira Canavieira, Sueli Helena de Campos Palmen, Edna Rodrigues A. Rosseto, Elina Elias Macedo, Clélia Virgínia Rosa
2015, Permanências e descontinuidades no cenário da política de Educação Infantil brasileira, TRABALHO DOCENTE E POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, Maria Vieira Silva, Sarita Medina, Fabiana Oliveira Canavieira, Thereza Adrião
2014, Por uma avaliação anticolonialista na Educação Infantil, AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Maria João Cardona, Célia Maria Guimarçaes, Ana Lúcia Goulart de Faria, Fabiana Oliveira Canavieira, Vital Didonet
2012, Por uma avaliação anticolonialista na Educação Infantil, Avaliação na Educação Infantil, Maria João Cardona, Célia Maria Guimarçaes, Ana Lúcia Goulart de Faria, Fabiana Oliveira Canavieira, Vital Didonet
2012, Por uma política para educação da pequena infância que garanta a interação entre elas: a relação criança-criança nos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil, Educação Infantil e PNE: questões e tensões para o século XXI, Lígia Maria Leão de Aquino, Fabiana Oliveira Canavieira, PETERSON RIGATO DA SILVA, Viviane Drumond, VERA MARIA R. de VASCONCELOS, Anete Abramowicz
2011, Relações entre as crianças pequenas e a produção das culturas infantis: vistas, ouvidas e citadas, Culturas infantis em creches e pré-escolas: estágio e pesquisa, Ana Lúcia Goulart de Faria, RENY SCIFONI SCHIFINO, PETERSON RIGATO DA SILVA, Viviane Drumond, Adriana Silva, Joseane Bufalo, Daniela Finco, Fabiana Oliveira Canavieira, ANA CLAUDIA CALDEIRON, MARTA REGINA PAULO DA SILVA
Books (3)
2023, A Potência das Infâncias: desestabilizar e re-existir nas diferenças, Fabiana Oliveira Canavieira, Eduardo Pereira Batista, PETERSON RIGATO DA SILVA
2013, Conhecimento Científico: entre saberes e fazeres pedagógicos, SAMUEL VELASQUEZ CASTELLANOS, Fabiana Oliveira Canavieira, Iran de Maria Leitão Nunes, lLucinete Marques Lima
2011, Culturas Infantis em creches e pré-escolas: estágio e pesquisa, Fabiana Oliveira Canavieira, NÉLIA APARECIDA DA SILVA, RENY SCIFONI SCHIFINO, ROBERTA CRISTINA DE PAULA, ROSALI RAUTA SILLER, PETERSON RIGATO DA SILVA, Ana Lúcia Goulart de Faria, Adriana Silva, Viviane Drumond, Candida Maria S. D. Alves, Daniela Finco, Joseane Bufalo, Mara Martins Moretti, ANA CLAUDIA CALDEIRON
Participation on boards of courses (53)
2024, Dissertação de Mestrado A MUSICA NA EDUCACAO INFANTIL: uma analise das praticas pedagogicas na Unidade de Educacao Basica Maria Jose Serrao na cidade de Sao Luis – MA, ANNA KARINNE DE CASTRO NEVES MATOS
2023, Dissertação de Mestrado POR QUE NAO HISTORIA E CULTURA INDIGENA NO CURRICULO DA EDUCACAO INFANTIL? problematizando a formacao continuada de professoras/professores e as praticas pedagogicas nas redes municipais de educacao - Barao de Grajau/MA e Floriano/PI, JUREMA DE AQUINO NUNES
2023, Monografia de Graduação PEDAGOGIAS PARTICIPATIVAS: Instrumentos e estrategias de participacao da crianca na educacao infantil, MARIA DE JESUS TRINDADE OLIVEIRA
2023, Monografia de Graduação TAMBORES QUE ECOAM NA EDUCACAO INFANTIL: cultura popular e as praticas pedagogicas em uma escola publica de Sao Luis do Maranhao, FRANCISCA DAS GRACAS BEZERRA VIANA
2023, Monografia de Graduação TRAJETORIA DE VIDA E FORMACAO: Vivencias que direcionaram para a escolha profissional do curso de Pedagogia, LAYLA CRISTINA DE SOUSA DA SILVA
2023, Dissertação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS COM CRIANCAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: Uma proposta de intervencao na Sala de Recursos Multifuncionais de uma creche-escola no municipio de Sao Jose de Ribamar-MA, LOURIANE LINDOSO MORAES
2023, Dissertação de Mestrado EDUCACAO MUSICAL NA EDUCACAO INFANTIL: UMA DESCRICAO DAS PRATICAS PEDAGOGICAS NA UNIDADE INTEGRADA MARIA JOSE SERRAO NA CIDADE DE SAO LUIS – MA, ANNA KARINNE DE CASTRO NEVES MATOS
2023, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA & SABERES DOCENTES: implicacoes na pratica de educadores da Educacao Infantil da Creche Cantinho do Saber Bacabeira -MA., SUZANE CASTRO DE ARAUJO SILVA
2023, Dissertação de Mestrado O LUGAR DO BRINCAR NO ESPACO ESCOLAR: as narrativas das educadoras da pre-escola de uma unidade de educacao basica de tempo integral da rede municipal de Sao Luis-MA, MAGALI DIAS DA CONCEIÇÃO MACHADO
2023, Monografia de Especialização Esta pesquisa busca analisar como ocorre o processo de Formacao Continuada dosprofessores e professoras do Ensino de Arte da Rede Publica de Sao Luis/MA. Para oalcance deste objetivo realizamos estudos bibliograficos em livros, artigos, dissertacoes,documentos legais; recorremos a aplicacao de pesquisa de campo com profissionais da area.Participaram desta pesquisa 10 profissionais, sendo 6 professoras de Arte e 4 coordenadoraspedagogicas, tendo 9 especialistas e uma mestre. Sobre a abordagem da pesquisa ela seapresenta como qualitativa, pois baseou-se nas experiencias e opinioes das participantes. Paraa obtencao de informacoes das participantes utilizamos como instrumento de coleta de dadoso questionario atraves do formulario da ferramenta Google Forms, que apresentaram perguntaabertas e fechadas especificas as professoras e coordenadoras pedagogicas. Para analise destesdados recorremos ao uso de tabelas, graficos e quadros que ajudam a visualizar as informacoes obtidas, seja atraves de porcentagens ou da transcricao das respostas. Observou-se que a ideia de Formacao continuada para as professoras de Arte ainda se configura como uma forma de aquisicao de conhecimentos e de metodologias de ensino. Percebeu-se tambema escassez de cursos de formacoes especificos para o componente curricular Arte ofertadopela Rede Municipal de Sao Luis, fazendo com que as educadoras busquem por conta propriaestudo e formacoes em outros espacos. O trabalho das coordenadoras tambem tem sido quaseque inexistente em relacao a formacao dos professores e professoras de Arte de suas escolas,mas notou-se uma certa tentativa em direcionar no que for possivel o trabalho destes/asprofissionais. Destaca-se a necessidade de uma melhor organizacao sobre a Formacao dosProfessores e Professoras de Arte, iniciando pela Rede de Ensino de Sao Luis para que ofertecursos que contemplem as necessidades apontadas pelas professoras e que a escola articule deforma mais significativa este trabalho a partir da funcao de coordenadores e coordenadoraspedagogicas. Esta pesquisa buscou embasamento teorico em FISHER (1987), ARANHA(2006), IAVELBERG (2003), SANTINI (2016), BARBOSA (2001), LIBANEO (2008),CABRAL NETO (2006), FONTE (2018), CHAUI (2000), DEWEY (2010), MORAES(2009), BAUER e GASKELL (2002), dentre outros. Buscou-se ainda o estudo emdocumentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional no 9394/96, osParametros Curriculares Nacionais (1997), Base Nacional Comum Curricular (2019), aPolitica de Formacao Continuada por meio da Secretaria Municipal de Educacao (2020,preliminar), entre outros., RAFAELA SILVA DOS SANTOS
2023, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA DE EDUCADORES (AS) DE CRIANCAS PEQUENAS: UM ESTUDO EXPLORATORIO NAS CRECHES DO PROINFANCIA DOS MUNICIPIOS DE ARARI- MA E LAGO DA PEDRA- MA, JOSELIA DE JESUS ARAUJO BRAGA DE OLIVEIRA
2022, Monografia de Graduação UM CAMINHANTE SOLITARIO: a docencia masculina na educacao infantil, FRANKLIN ROOSEVELTH FARIAS COSTA
2022, Monografia de Graduação ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO VERSUS UNIVERSO PARALELO DA TERRA PLANA: avancos e retrocessos nas politicas educacionais no Brasil entre 2003 e 2022, NADIA CILENE DE ABREU FERREIRA
2022, Monografia de Graduação A CULTURA POPULAR COMO FONTE DE SABERES NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS, JULIANA PINHEIRO SILVA
2022, Monografia de Graduação “ELA SO FAZ CARINHO OU ELA SO DA AULA”- O TRABALHO REAL FEMININO NA DOCENCIA DO CUIDAR E EDUCAR., RHAISSA DE AZEVEDO SOUSA DOS SANTOS
2022, Dissertação de Mestrado A INFANCIA, O BRINCAR E A CULTURA ESCOLAR NA PRE-ESCOLA: um estudo da pratica ludica na Unidade de Educacao Basica Mary Serrao Ewerton, em Sao Luis/MA, IONE DA SILVA GUTERRES
2022, Qualificação de Mestrado FORMACAO INICIAL & CONTINUADA DE EDUCADORES (AS) DE CRIANCAS PEQUENAS: um estudo exploratorio nas creches do PROINFANCIA dos municipios de Arari- MA e Lago da Pedra- MA, JOSELIA DE JESUS ARAUJO BRAGA
2021, Qualificação de Mestrado BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E CURRICULO NA EDUCACAO INFANTIL: Uma proposta didatico-pedagogica como possibilidade para pratica docente no CEI Chapeuzinho Vermelho em Bacabeira-MA, ANA KAROLINE PEREIRA WERNZ RABELO
2021, Qualificação de Mestrado A INFANCIA, O BRINCAR E A CULTURA ESCOLAR NA PRE-ESCOLA: um estudo da pratica ludica na Unidade de Educacao Basica Mary Serrao Ewerton, em Sao Luis/MA, IONE DA SILVA GUTERRES
2020, Monografia de Graduação EDUCACAO INTEGRAL, PROFESSORA, ESCOLA: organizacao e pratica pedagogica na Educacao Infantil, JACKELINE DA SILVA DOS SANTOS
2019, Monografia de Graduação ESCOLAS COMUNITARIAS:uma analise sobre o papel das escolas comunitarias de Sao Luis na garantia do direito a educacao , ELAINE MARIA MENDES SOARES
2016, Monografia de Graduação NARRATIVAS INFANTIS: para alem do texto escrito, MARIA LIDIA ROSA DO LAGO
2016, Monografia de Graduação AS DANCAS E OS CORPOS DAS CRIANCAS PEQUENAS NA EDUCACAO INFANTIL: Relatos de experiencias na creche CEI Santa Maria, RAIMUNDA NONATA DE VASCONCELOS VIANA
2016, Monografia de Graduação IMAGINACAO E CRIATIVIDADE COMO PARADIGMA PARA FORMACAO DE PROFESSORES DE EDUCACAO INFANTIL: O desenho infantil como exemplo., WILMA HOLANDA DOS SANTOS
2016, Monografia de Graduação A MUSICA E OUTROS SONS NO UNIVERSO INFANTIL., MARIA GRACIANE DOS SANTOS NASCIMENTO
2016, Monografia de Graduação A LUDICIDADE NA EDUCACAO INFANTIL TRABALHADA NAS ESCOLAS MARIA DA PAZ OLIVEIRA E ESCOLA MACAUBA., JOSÉ FRANCISCO SIQUEIRA MACHADO
2015, Monografia de Graduação BRINCAR E APRENDER COM CRIANCAS DE 0 A 3 ANOS DE IDADE DA ESCOLA MUNICIPAL ACALANTO EM VARGEM GRANDE, MILENE MORAIS DE MESQUITA
2015, Monografia de Graduação AS FABULAS INFANTIS PARA ALEM DA IMAGINACAO DA LITERATURA NO CENTRO DE EDUCACAO INFANTIL SEMENTINHA DO SABER EM VARGEM GRANDE, ANA MEIRE TEIXEIRA DA SILVA
2015, Monografia de Graduação OS JOGOS E O LUDICO NA EDUCACAO INFANTIL: o contexto da escola Maury de Macedo brinde , FRANCINALDO AZEVEDO SILVA
2015, Monografia de Graduação UMA REFLEXAO SOBRE GENERO NAS BRINCADEIRAS DE MENINOS E MENINAS NA EDUCACAO INFANTIL, CLAUDIANE DE AGUIAR SANTOS
2015, Monografia de Graduação O CURRICULO NA EDUCACAO INFANTIL, SANDRA MARIA AGUIAR DA CONCEIÇÃO
2015, Monografia de Graduação A INCLUSAO DE ESTUDANTES COM DEFICIENCIA NO SISTEMA PUBLICO: percurso entre o legal e o real no Municipio de Humberto de Campos, MARIA APARECIDA BARROS SILVA
2015, Monografia de Graduação A INCLUSAO DE ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ZILDA MARIA SANTOS MESQUITA. , MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS COUTINHO SILVA
2015, Monografia de Graduação A INCLUSAO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE DO MUNICIPIO DE HUMBERTO DE CAMPOS: uma analise comparativa entre orientacoes normativas e a pratica educacional., FRANCISCA DAS CHAGAS MORAES DA SILVA
2015, Monografia de Graduação AS LINGUAGENS ARTISTICAS NO CONTEXTO DA EDUCACAO DE CRIANCAS DE 4 E 5 ANOS DE IDADE EM HUMBERTO DE CAMPOS, JOEDSON DA SILVA E SILVA
2015, Monografia de Graduação ALFABETIZACAO DE JOVENS E ADULTOS: uma analise na escola Zilda Maria Santos Mesquita/Humberto de Campos - MA., MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS COUTINHO SILVA
2015, Monografia de Graduação AS CLASSES MULTISSERIADAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DO CAMPO NO ENTORNO DO MUNICIPIO DE HUMBERTO DE CAMPOS, FRANCINELIO SOUSA E SOUSA
2015, Monografia de Graduação VIOLENCIA NA ESCOLA, O BULLYNG EM QUESTAO: um estudo na Escola Municipal Sabino Jose da Fonseca do Municipio de Humberto de Campos., GLEICE CARLA DA CRUZ SANTOS TEIXEIRA
2015, Monografia de Graduação EVASAO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL NO 6º E 7º ANO NA ESCOLA JOAQUIM ALVES MENDONCA, Humberto de Campos- MA., ILMA CELIA DOS PRAZERES MOURA
2015, Monografia de Graduação A LEITURA NA EDUCACAO INFANTIL: refletindo sobre uma pratica docente, ANA GERCÍLIA DE ASSIS VIANA
2015, Monografia de Graduação AS PRATICAS DE ESCRITA NA ALFABETIZACAO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO, LINA MARA MORAIS LIMA
2015, Monografia de Graduação A INFLUENCIA DO LUDICO NA ALFABETIZACAO , ROSY HELLY DE CÁSSIA CUNHA RODRIGUES
2015, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA LEITURA PARA A FORMACAO DE LEITORES COMPETENTES, GRACIETE PEREIRA COSTA CARVALHO
2014, Monografia de Graduação A FORMACAO DE PROFESSORES DE EDUCACAO INFANTIL: as praticas pedagogicas e suas contribuicoes para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de zero a seis anos., MARIANA CARVALHO LOPES
2014, Monografia de Graduação A CONTRIBUICAO DA TEORIA DO JOGO DE FRIEDRICH FRӦBEL PARA A EDUCACAO INFANTIL., MARIA ALVES DE SOUSA
2013, Monografia de Graduação FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCACAO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCACAO DE SAO LUIS: 2008 a 2012., JORDANA SOUSA DE LIMA
2013, Monografia de Graduação OLHARES QUE ENTRECRUZAM, EXPERIENCIAS QUE SE CONSTROEM: tecendo o fio das interacoes infantis no cotidiano de tres instituicoes de educacao infantil em Sao Luis do Maranhao., FERNANDA DE CASSIA DANTAS MATOS
2012, Monografia de Graduação O FAZER PEDAGOGICO NA CRECHE: Um olhar sobre a pratica educativa na Creche Escola Maria de Jesus Carvalho., VANESSA DA SILVA MACHADO
2012, Monografia de Graduação O ENSINO DA LEITURA NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE MUNICIPAL DE SAO LUIS, QUESIA PEREIRA NEVES
2012, Monografia de Graduação AS INFANCIAS NO PLANEJAMENTO DA CIDADE: um olhar sobre as criancas de 06 a 12 anos assistidas pelo Projeto PAC do Rio Anil., ERIKA SANTOS BATISTA
2012, Monografia de Graduação Tornando-me docentes de Criancas Pequenininhas nas Creches: experiencias e reflexoes sobre a aventura da formacao em estagio., ANNE CATARINE DE MORAES SOARES
2012, Monografia de Graduação O ENSINO DE INFORMATICA NAS ESCOLAS: um recurso pedagogico importante na aquisicao de conhecimentos e socializacao dos individuos., ADA RAFAELLY SILVA AGUIAR
2012, Monografia de Graduação OS ESPACOS DA EDUCACAO INFANTIL: perspectivas pedagogicas e desenvolvimento das criancas de 0 a 6 anos na U. E. B. Sofia Silva , ANA PAULA MAIA CHAVES
Completion of course work (39)
A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: NOVOS CONTEXTOS-CULTURAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO., ANAILZA DA SILVA LEMOS , 05/2012
"COMO A MATEMÁTICA DO CAMPO PAPAGAIO VIROU BICHO DE SETE-CABEÇAS", ALAÍDE DA SILVA SOUSA , 05/2012
AS PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFATIL: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA DAS PROFESSORAS NA PRÉ ESCOLA GARDÊNIA RIBEIRO GONÇALVES EM TIMBIRAS - MA, MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA DE ARAÚJO , 05/2012
TORNANDO-ME DOCENTE DE CRIANÇAS PEQUENININHAS NA CRECHE: experiências e reflexões sobre aventura da formação em estágio., ANNE CATARINE DE MORAES SOARES , 11/2012
AS INFÂNCIAS NO PLANEJAMENTO DA CIDADE: um olhar sobre as crianças de 06 a 12 anos assistidas pelo Projeto PAC do Rio Anil., ERIKA SANTOS BATISTA , 12/2012
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUIS: 2008 a 2012, JORDANA SOUSA DE LIMA , 03/2013
OLHARES QUE ENTRECRUZAM, EXPERIÊNCIAS QUE SE CONSTROEM: tecendo o fio das interações infantis no cotidiano de três instituições de educação infantil em São Luís do Maranhão., FERNANDA DE CASSIA DANTAS MATOS , 03/2013
AS INTERAÇÕES QUE AS CRIANÇAS ESTABELECEM ATRAVÉS DAS BRINCADEIRAS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL Dr.ª ANA MARIA NASCIMENTO FERNANDES., MARIA GRACINETE MACHADO DOS SANTOS , 04/2015
A IMPORTANCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO NA ESCOLA UNIDADE INTEGRADA VIRIATO CORREIA, MIDIAN BASILIO DE SOUSA LIMA , 12/2014
A IMPORTANCIA DA INFRAESTRUTURA DO ESPAÇO FISICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA ORGANIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, PATRÍCIA SANTOS RODRIGUES , 12/2014
A LUDICIDADE NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANALISE DA REALIDADE NA ESCOLA VIRIATO CORREIA, VANUSA PEREIRA SOUZA , 12/2014
A organização do espaço na educação infantil: uma análise da realidade do Centro de Educação Infantil Aquarela., RONDINETE SILVA E SILVA , 12/2014
A criança, a psicomotricidade e a educação infantil: algumas considerações., DIANA DE FATIMA PEREIRA SILVA , 12/2014
O acesso à cultura letrada na educação infantil: uma análise no Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental Drª Graça Artiolli., MARIA JOSE VIEIRA , 12/2014
A EDUCAÇÃO INFANTIL: na perspectiva histórica cultural um estudo no jardim de infância Branca de Neve, ALESSANDRA DA SILVA , 09/2015
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE HUMBERTO DE CAMPOS, EDMILSON CAJADO SANTOS , 05/2015
A LUDICIDADE E A VIVÊNCIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARIA DO AMPARO RIBEIRO SANTOS VALE , 04/2015
O PROCESSO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA SELENE MESQUITA, MARIA DAS DORES DO NASCIMENTO CUNHA , 04/2015
AS PRÁTICAS DE LEITURAS DAS CRIANÇAS DA CRECHE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE , MARIA DO DESTERRO COSTA ARAÚJO , 04/2015
OS ESPAÇOS E OBJETOS DO BRINCAR, EDILEUSA SILVA SANTOS , 04/2015
AS FÁBULAS INFANTIS PARA ALÉM DA IMAGINAÇÃO DA LITERATURA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL SEMENTINHA DO SABER EM VARGEM GRANDE, ANA MEIRE TEIXEIRA DA SILVA , 12/2015
BRINCAR E APRENDER COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS DE IDADE DA ESCOLA MUNICIPAL ACALANTOEM VARGEM GRANDE, MILENE MORAIS DE MESQUITA , 12/2015
A LEITURA DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LUZIA FERREIRA , 04/2015
AS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um olhar das professoras a partir de sua prática pedagógica no Centro de Educação Infantil Selene Mesquita, SANDRA FERREIRA DE CARVALHO , 04/2015
O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SANDRA MARIA AGUIAR DA CONCEIÇÃO , 09/2015
UMA REFLEXÃO SOBRE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS DE MENINOS E MENINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, CLAUDIANE DE AGUIAR SANTOS , 09/2015
AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS DE IDADE EM HUMBERTO DE CAMPOS, JOEDSON DA SILVA E SILVA , 05/2015
A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL TRABALHADA NAS ESCOLAS MARIA DA PAZ OLIVEIRA E ESCOLA MACAÚBA., JOSÉ FRANCISCO SIQUEIRA MACHADO , 04/2016
IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE COMO PARADIGMA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O desenho infantil como exemplo., WILMA HOLANDA DOS SANTOS , 04/2016
AS DANÇAS E OS CORPOS DAS CRIANÇAS PEQUENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Relatos de experiências na creche CEI Santa Maria, RAIMUNDA NONATA DE VASCONCELOS VIANA , 04/2016
NARRATIVAS INFANTIS: Para Além do Texto Escrito, MARIA LIDIA ROSA DO LAGO , 08/2016
OS JOGOS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: importância e contribuição na Educação Infantil no C.E.I. Selene Mesquita, ELIANE SILVA ARAÚJO , 04/2015
EDUCAÇÃO INTEGRAL, PROFESSORA, ESCOLA: organização e prática pedagógica na Educação Infantil, JACKELINE DA SILVA DOS SANTOS , 01/2020
UM CAMINHANTE SOLITÁRIO: a docência masculina na educação infantil, FRANKLIN ROOSEVELTH FARIAS COSTA , 12/2022
A CULTURA POPULAR COMO FONTE DE SABERES NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS, JULIANA PINHEIRO SILVA SOARES , 12/2022
“ELA SÓ FAZ CARINHO OU ELA SÓ DÁ AULA” - O TRABALHO REAL FEMININO NA DOCÊNCIA DO CUIDAR E EDUCAR, RHAISSA DE AZEVEDO SOUSA DOS SANTOS , 12/2022
ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO VERSUS ESTADO TERRAPLANISTA: avanços e retrocessos nas políticas educacionais com foco nas crianças pequenas no Brasil entre 2003 e 2022, NADIA CILENE DE ABREU FERREIRA , 12/2022
O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DO ENSINO DE ARTE DA REDE PÚBLICA DE SÃO LUÍS/MA, RAFAELA DOS SANTOS SILVA , 03/2023
TAMBORES QUE ECOAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: cultura popular e as práticas pedagógicas em uma escola pública de São Luís do Maranhão, FRANCISCA DAS GRACAS BEZERRA VIANA , 07/2023
Post-graduate orientation (3)
Mestrado, ANNA KARINNE DE CASTRO NEVES MATOS, 06/2021 - , Concluída em 04/2024
Mestrado, JUREMA DE AQUINO NUNES, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, REGEANNE SANTOS GUAIANAZ, 06/2023 - , Orientação em Andamento
End of content