Go to accessibility
Foto do docente MARIZE BARROS ROCHA ARANHA

MARIZE BARROS ROCHA ARANHA

DLER - DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH

Beginning of content

Intellectual production

Research group coordination (2)
05/2017 GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA ENSINO DE LÍNGUAS E DISCURSO,
04/2017 GRUPO DE PESQUISA ENSINO DE LÍNGUAS E DISCURSO,
Scientific articles (24)
2024, THE TEACHING OF ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSES BASED ON LEARNING TASKS, ISSN: 24470961
2023, (Re)categorização e hashtag: a desqualificação do outro em textos digitais, ISSN: 21778868
2022, O discurso motivacional nos perfis de Teachgrams, ISSN: 16575830
2022, LITERATURA E JUSTIÇA CURRICULAR: O TEXTO LITERÁRIO NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO EMPODERAMNETO FEMININO, ISSN: 18091628
2022, ESTADO DA ARTE DOS MEMES, ISSN: 23163100
2021, ENGLISH LANGUAGE TEACHING AND WEBQUEST METHODOLOGY: A POSSIBILITY FOR INQUIRY-ORIENTED ACTIVITIES ON THE WEB, ISSN: 22309926
2021, Leitura e tecnologia: ensino emergencial nos tempos de pandemia, ISSN: 25258761
2021, O estruturalismo nos perfis de Teachgrams, ISSN: 16575830
2020, PRATICAS DISCURSIVAS SOBRE CABELOS CACHEADOS: UMA ANALISE ARQUEOLÓGICA, ISSN: 22309926
2019, FORMAÇÃO PARA O TRABALHO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: estratégias para produção de materaisl didáticos no âmbito da UAB/IFMA, ISSN: 25258761
2018, IDENTIDADE, REFERENCIAÇÃO E TEXTO DIGITAL: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA, ISSN: 01026267
2018, APLICAÇÃO DE SOFTWARES LIVRES NO ENSINO DE INGLÊS TÉCNICO: UMA PESQUISA INTERACIONISA, ISSN: 18943264
2018, IDENTIDADES DO SUJEITO APRENDIZ DE LÍNGUA INGLESA DOS CURSOS DE LETRAS DA MODALIDADE EAD, ISSN: 21778868
2018, -Será que vai aparecer um boy na sua vida?-: análise linguística do discurso de autoajuda para adolescentes, ISSN: 1984591X
2017, A atuação dos professores como intelectuais transformadores:a sociedade do conhecimento e a quebra de paradigma s, ISSN: 23870907
2017, -Por que você não confia no seu potencial? Para tudo, gata!-: análise linguística do discurso de autoajuda para adolescentes, ISSN: 24474207
2017, O Aplicativo Raz-Kids como Ferramenta de Monitoramento de Leitura em Língua Inglesa, ISSN: 19844751
2017, 'Você tem medo de ser uma garota fácil?': foricidade, dêixis e aforização no discurso de autoajuda para adolescentes., ISSN: 19822243
2017, O aplicativo Raz-kids como ferramenta de monitoramento de leitura em Língua Inglesa, ISSN: 19844751
2015, "Pronta para brilhar muito, Aquariana?": o ethos do discurso de autoajuda para adolescentes, ISSN: 14158698
2004, As estratégias das empresas na área da construção civil no Maranhão para, ISSN: 16776097
2003, O perfil profissional dos técnicos de nível médio que atuam na área da construção civil no Maranhão, ISSN: 16776097
2002, A formação profissional dos técnicos de nível médio que atuam na área da construção civil no Maranhão, ISSN: 16776097
2000, The teaching of English: revisiting some of the approaches, ISSN: 15170136
Publications at events (25)
2019, , A LITERATURA EM FOCO: UM RELATO DE EXPERIÊECIA DO TRABALHO EM SALA DE AULA COM A OBRA DOM CAMURRO, SIMPÓSIO INTERNACIONAL, IMPRENSA,LITERATURA, LINGUAGEM E HISTÓRIA,
2018, , O USO DE METÁFORAS CONCEPTUAIS PRESENTES NA PRODUÇÃO DE SENTIDO NO TEXTO FINAL DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS DE LÍNGUA NO ENSINO MÉDIO ELABORADOS PELOS LICENCIANDOS DO CURSO DE LETRAS DA UFMA, I congresso Nacional de Linguistica Aplicada e IV Encontro Nacional de Ficção Discurso e memória,
2018, , APLICABILIDADE DA LINGUISTICA TEXTUAL NO ENSINO DE LINGUUA, ABRALIN EM CENA 2018,
2018, , ​Estratégias de Leitura em Língua Inglesa: uma aplicação de softwares livres no ensino de Inglês Técnico, III SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO,
2018, , A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E DE REFERENTE NO TEXTO PUBLICITÁRIO BRASILEIRO, ABRALIN EM CENA 2018,
2017, , MULATA PARA FORNICAR E PRETA PARA TRABALHAR: ETHOS DISCURSIVO DA MULHER NEGRA NA PUBLICIDADE, COLOQUIO INTERNCIONAL MÍDIA DISCURSO NA AMAZÔNIA E II SEMINÁRIO NACIONAL GPELD,
2017, , IDENTIDADES DO SUJEITO APRENDIZ DE LÍNGUA INGLESA DOS CURSOS DE INGLÊS ON-LINE, COLOQUIO INTERNCIONAL MÍDIA DISCURSO NA AMAZÔNIA E II SEMINÁRIO NACIONAL GPELD,
2017, , O PORTUGUÊS BRASILEIRO E A GRAMÁTICA NORMATIVA, ,
2016, , Do Pregoeiro ao Camelô; A Construção do Gênero Pregão Moderno, I Congresso Internacional de Ficção Identidade e Discurso,
2016, , A Metáfora na fala cotidiana: das origens à abordagem discursiva, I Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso - CONFID,
2016, , Bilinguismo: perspectivas e desafios, I Ciclo de debates e Estudos em Linguística Aplicada,
2012, , Marcas da oralidade nas produções textuais dos alunos do Ensino Médio na Escola C.E. Humberto de Campos na cidade de Humberto de Campos - Ma, I Encontro do PIBID/UEM,
2011, , O conceito de gênero para além da concepção de moldura, III Seminário de Pesquisa Linguagem e identidades: múltiplos olhares,
2009, , A fala do camelô: a possibilidade de localização de um gênero, II Colóquio Internacional de Análise do Discurso,
2008, , A pressuposição presente na fala dos camelôs em São Luis - Ma, II Seminário do DINTER: ?As múltiplas faces da linguagem?,
2008, , INTENCIONALIDADE E ARGUMENTAÇÃO: uma análise dos estranhamentos presentes na fala dos vendedores ambulantes do Centro Comercial de São Luis., 7ª Semana de Letras - Mesa Redonda - DINTER _UNESP _UFMA_ CEFET,
2008, , Revisitando a abordagem instrumental no ensino de línguas, 7ª Semana de Letras,
2008, , O poder de argumentação dos vendedores ambulantes do Centro Comercial de São Luís: uma análise dos pressupostos e subentendidos, Encontro Internacional texto e cultura,
2007, , Tema ecológico para Louis Vuitton: uma análise semiótica das categorias semânticas cultura e natureza, VII Encontro Humanístico,
2007, , INTENCIONALIDADE E ARGUMENTAÇÃO: uma análise dos estranhamentos presentes na fala dos vendedores ambulantes do Centro Comercial de São Luis., I Seminário de Pesquisa Doutorado interinstitucional em Linguística e Lígua Portuguesa . Linguagem, cultura, identidade,
2006, , I Encontro Municipal de Estudantes de Língua Inglesa de Lago da Pedra - MA, ,
2006, , Minicurso: Inglês Instrumental - Técnicas de Tradução e Interpretação de Texto, ,
2005, , A importância da Língua Inglesa, ,
2004, , Os impactos da globalização e da reestruturação produtiva no mundo do trabalho: a exigencia da língua Inglesa como competência técnica no mercado de trabalho no Maranhão - Semana Cultural de Língua e Literatura, ,
1988, , Situação do ensino da Língua Inglesa nas Escolas de 1º Grau da rede Estadual do Maranhão, ,
Book chapters (32)
2024, DIALOGISMO E ARGUMENTATIVIDADE EM RESENHA CRÍTICA DE CINEMA: diálogos entre Mikhail Bakhtin e Ruth Amossy, LINGUAGEM, SOCIEDADE E ENSINO, Marize Barros Rocha Aranha, NATANAEL DA COSTA
2023, A IDENTIDADE LEITORA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA, DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Marize Barros Rocha Aranha, Raniele Sampaio Costa, Iranilde do Rosário Gomes Melo
2023, A CONSTRUÇÃO METAFÓRICA 'COVID 19 É GUERRA'EM CAMPANHAS DE PREFEITURAS BRASILEIRAS PARA CONTER O AVANÇO DO CORONAVÍRUS., linguagem e prática discursivas: questões teóricas e metodológicas, Marize Barros Rocha Aranha, Jackeline Braga Cunha
2022, A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA POR UMA APRENDIZAGEM DESGRAMATICALIZADA DOS GÊNEROS TEXTUAIS, MIRANTES EPISTEMOLÓGICOS DA LINGUAGEM. PESQUISAS LINGUÍSTICO-LITERÁRIAS NA CONTEMPORANEIDADE, Marize Barros Rocha Aranha, ANGELA MARIA NASCIMENTO
2022, O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS COM BASE EM TAREFAS DE APRENDIZAGEM, ESTUDOS DA LINGUAGEM: Instrumentos teóricos e metodológicos VOL I, Marize Barros Rocha Aranha, AZEVEDO VIEIRA SILVA, KLAYTON
2022, A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES E METODOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM TEXTOS LITERÁRIOS ., ESTUDOS DA LINGUAGEM: Instrumentos teóricos e metodológicos VOL II, Marize Barros Rocha Aranha, Marília Cristiane Valente Viana
2021, O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E A METODOLOGIA WEBQUEST: UMA POSSIBILIDADE PARA ATIVIDADES ORIENTADAS DE PESQUISA NA WEB, Tecnologias e ensino de línguas: metodologias e práticas, CLÁUDIA CRISTINA CÓLINS PEREIRA, Samara de oliveira Gois, Marize Barros Rocha Aranha
2021, SINAIS DO ETHOS DISCURSIVO NA DESCRIÇÃO LINGUÍSTICA:ANÁLISES DOSEFEITOS DE SETIDO DE BRILHO E DOM EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS SOBRE A MULHER, ESTUDOS DA LINGUAGEM:DA DESCRIÇÃO LINGUISTICA A SUAS INTERPRETAÇÕES, ANA LOURDES QUEIROZ DA SILVA, Marize Barros Rocha Aranha, SONIA MARIA PEREIRA MUGSCHL
2020, ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: configurações e percepções do currículo no âmbito dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública��, GESTÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: apontamentos sobre currículo e formação de professores, Francinete Braga Santos, Marize Barros Rocha Aranha, Samara Oliveira de Góis
2020, TECENDO SABERES SOBRE O NEGRO NAS TRAMAS DA PUBLICIDADE, Mídia linguagem e sociedade:espaços corpos e vozes na atualização da resistência, Marize Barros Rocha Aranha, ANA LOURDES QUEIROZ DA SILVA
2020, ASPECTOS DISCURSIVOS NA TRADUÇÃO E RETRADUÇÃO PARA O INGLÊS DE O CORTIÇO, NO PERCURSO DISCURSIVO: POLITICA, IDENTIDADE E LITERATURA, Marize Barros Rocha Aranha, DANDARA MESQUITA MELO
2020, A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE E O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E DE LÍNGUA INGLESA, AS FACES DA EDUCAÇÃO: DIALOGOS NA DIVERSIDADE ESCOLAR, Marize Barros Rocha Aranha, CLÁUDIA CRISTINA CÓLINS PEREIRA, RAKELL AINY FREITAS LUZ
2019, UMA REFLEXÃO SOB O OLHAR DISCUSSIVO ACERCA DA PRÁTICA TRADUTÓRIA, I JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXUAL> DIÁLOGOS EM ESTUDOS DA LINGUAGEM, Marize Barros Rocha Aranha, DANDARA MESQUITA MELO
2019, Os traços de argumentativas presentes nos slogans da Semana Interna de prevenções de Acidentes do Trabalho - SIPAT, i JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXUAL> DIÁLOGOS EM ESTUDOS DA LINGUAGEM, Marize Barros Rocha Aranha, ANDREIA DELANO
2019, METÁFORAS CONCEITUAIS PRESENTES NOS NA CONSTRU/CÃO DE ARGUMENTOS NOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS, I JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXUAL> DIÁLOGOS EM ESTUDOS DA LINGUAGEM, Marize Barros Rocha Aranha, Rosa de Sharon Pereira do Nascimento Silva
2019, UM OLHAR SOB O PERFIL PROFISSIONAL DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA, LETRAS EM FOCO: A LINGUAGEM SOB DIVERSOS OLHARES, Samara de oliveira Gois, Marize Barros Rocha Aranha
2018, ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA HABILIDADE SPEAKING EM LÍNGUA INGLESA NO CURSO DE LETRAS DA UFMA, ENSINO DE LÍNGUAS: INTERFACES E NOVAS PERSPECTIVAS, Marize Barros Rocha Aranha, NATHIELE CORREIA CUNHA
2018, ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE TEXTOARGUMENTATIVO, ENSINO DE LÍNGUAS: TTECNOLOGIAS, INTERAÇÃO E INTERFACES, Marize Barros Rocha Aranha, MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA
2018, EL ORIGEN DEL IDIOMA INGLÉS Y LA GÉNESIS DE SU ENSEÑANZA EN CUENTO LENGUA EXTRANJERA EN BRASIL, ENSINO DE LÍNGUA; TECNOLOGIA,INTERAÇÃO E INTERFACES, Marize Barros Rocha Aranha, Ivete Maria Martel da Silva
2018, DIÁLOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA - DDS: QUE GÊNERO É ESSE?, ESTUDOS SOBRE LINGUAGEM: ANALISES LINGUISTICAS, DISCURSIVAS E LITERÁRIAS, ANDREIA DELANO, Marize Barros Rocha Aranha
2017, DO STATUS DA LÍNGUA ÀS RELAÇÕES DE PODER: OS SENTIDOS DO DISCURSO DAS ESCOLAS BILÍNGUES, DISCURSOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS: investigações em Letras, Wallysson Rodrigo Silva dos Santos, Marize Barros Rocha Aranha
2017, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO EJA: CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEXTOS, CONHECIMENTOS,SABERES E EXPERIÊNCIASNA EDUCAÇÃO BÁSICA - VOLUME 1 | Educação e Inclusão: diálogos pedagógicos., Marize Barros Rocha Aranha, EDIVANA VALÉRIA ROSA SIQUEIRA
2017, DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE ESTADUAL DO MARANHÃO: uma análise discursiva do ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio, EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - VOL 2 : PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA., José de RIbamar Mendes Bezerra, Marize Barros Rocha Aranha, CLÁUDIA MARTINS DE sÁ
2017, UMA ANÁLISE LITERÁRIA E SOCIAL DA OBRA CAPITÃES DA AREIA DE JORGE AMADO, LETRAS DA AMAZÔNIA, LETRAS DO BRASIL, LIVROS DE TRABALHO DO ENEL 2017, Marize Barros Rocha Aranha, ADRIANA DOS ANJOS REIS, LEANDRO LINDOSO COELHO
2016, AUTOAJUDA, JORNALISMO E IDENTIDADE: PRIMEIRAS IMPRESSOES SOBRE A REVISTA CAPRICHO, IDENTIDADE: DETERMINAÇÕES E RESSONÂNCIAS DA PESQUISA EM LINGUAGEM E SOCIEDADE, Marize Barros Rocha Aranha
2016, ANÁLISE DOS RECURSOS COGNITIVOS ARGUMENTATIVOS PRESENTES NAS ELOCUÇÕES DO CAMELÔ, IDENTIDADE E DISCURSO: UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR, Marize Barros Rocha Aranha
2015, Origem da Línhua Inglesa e gênese do seu ensino como língua estrangeira no Brasil, Ensino de Línguas e discurso: reflexões e práticas, Marize Barros Rocha Aranha
2015, O PIBID do Curso de Letras na Universidade Federal do Maranhão: impactos e perspectivas, Letras em extensão: discurso, formação e ensino, Marize Barros Rocha Aranha
2015, Metáforas da morte na poesia de bocage: uma abordagem sob a otica da Linguística Cognitiva, Literatura e outros saberes: linguagem, identidade e discurso, MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA, Marize Barros Rocha Aranha, Monica Fontenelle carneiro
2012, Os efeitos do discurso oficial na implementação das 400 horas de prática nos currículos dos Cursos de Licenciatura em Letras em duas IES, Ensino de Língua Portuguesa: dos conteúdos às metodologias, Marize Barros Rocha Aranha, Hermes Luiz de Sousa Santos Júnior
2012, Estágio do Curso de Licenciatura em Letras: confronto entre o discurso oficial e o acadêmico, Ensino de Língua Portuguesa: dos conteúdos às metodologias, Sônia Maria Pereira de Almeida, Marize Barros Rocha Aranha
2004, Inovações técnicos organizacionais e os novos contornos dos perfis profissionais, A Formação do Professor na Sociedade Informacional, Ilzeni Silva Dias, Maria Simara Torres Barbosa, Maria do Socorro Coelho Botelho, Marize Barros Rocha Aranha, Alexsandro Sousa Brito, Déa Nunes Fernandes, Eliane maria Pinto Pedrosa, Francinete Soares da Silva, Gezane Leite Frazão, Iracema Melo C. Sales, Jandira Pereira Souza, Marise Piedade de carvalho
Books (11)
2024, LINGUAGEM SOCIEDADE E ENSINO, GLORIA DA RESSURREIÇÃO FRANÇA, Marize Barros Rocha Aranha, Mônica da Silva Cruz
2022, ESTUDOS DA LINGUAGEM: Instrumentos teóricos e metodológicos VOL II, Ilza Galvão Cutrim, Marize Barros Rocha Aranha, Mônica da Silva Cruz
2021,  TECNOLOGIA E ENSINO DE LÍNGUAS: METODOLOGIAS E PRÁTICAS, Marize Barros Rocha Aranha, João da Silva Araújo Júnior, Ana Lucia Silva Rocha
2019, LETRAS EM FOCO: A LINGUAGEM SOB DIVERSOS OLHARES, MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA, Marize Barros Rocha Aranha, Naiara Sales Araújo Santos
2019, I JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXUAL> DIÁLOGOS EM ESTUDOS DA LINGUAGEM, MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA, Marize Barros Rocha Aranha, Ilza Galvão Cutrim, Mônica da Silva Cruz
2018, ESTUDOS SOBRE LINGUAGEM: ANÁLISES LINGUÍSTICAS, DISCURSIVAS E LITERÁRIAS, MARIA DA GRAÇA DOS SANTOS FARIA, Marize Barros Rocha Aranha, Naiara Sales Araújo Santos
2017, Discursos linguísticos e literários: investigações em Letras, Marize Barros Rocha Aranha, Naiara Sales Araújo Santos, Sônia Maria Pereira de Almeida
2017, EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - VOL 2 : PRÁTICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA., Marize Barros Rocha Aranha, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clara Pereira Coutinho, vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, Johanna Camacho Gonzalez, Maria da Glória Rocha Ferreira, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Maria José Albuquerque Santos
2016, IDENTIDADE: DETERMINAÇÕES E RESSONÂNCIAS DA PESQUISA EM LINGUAGEM E SOCIEDADE, Marize Barros Rocha Aranha, Naiara Sales Araújo Santos, SONIA MARIA PEREIRA MUGSCHL
2016, IDENTIDADE E DISCURSO; UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR, Marize Barros Rocha Aranha, Naiara Sales Araújo Santos, SONIA MARIA PEREIRA MUGSCHL
2006, Inovações técnico-organizacionais na área da construção civil: os impactos na formação e na subjetividade do trabalhador, Ilzeni Silva Dias, Maria do Socorro Coelho Botelho, Alexsandro Sousa Brito, Déa Nunes Fernandes, Eliane maria Pinto Pedrosa, Francinete Soares da Silva, Gezane Leite Frazão, Marize Barros Rocha Aranha, Marise Piedade de carvalho, Maria Simara Torres Barbosa
Participation on boards of courses (77)
2024, Dissertação de Mestrado A EDUCACAO BILINGUE E A FORMACAO DE PROFESSORES DE LINGUA ADICIONAL DO IEMA INTEGRAL BILINGUE DE SAO LUIS - MA: desafios, saberes e conexoes, MELISSA LIMA DE SOUZA
2024, Dissertação de Mestrado ENSINO DA PRODUCAO TEXTUAL ESCRITA, GENEROS E TIPOLOGIA TEXTUAL: um estudo com alunos do 9° ano da Unidade Escolar Maria da Conceicao Soares Silva , ALESSANDRA MIRANDA
2024, Dissertação de Mestrado A LEITURA LITERARIA E OS ESTEREOTIPOS: uma aplicacao pedagogica da obra “O cortico” para a formacao de leitores autonomos e criticos no Ensino Medio, MARILIA CRISTINE VALENTE VIANA
2024, Dissertação de Mestrado MEMES DE INTERNET: uma proposta didatica para leitura e producao de textos nas aulas de Lingua Portuguesa no Instituto Federal do Maranhao/Campus Sao Luis - Monte Castelo, LUISYANE DE MARIA CARLOS TERRADO
2024, Dissertação de Mestrado O USO DOS OPERADORES METADISCURSIVOS EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS SOB A PERSPECTIVA DE HYLAND: Analise de redacoes de alunos do Ensino Medio do Centro de Ensino Professor Antonio Carlos Beckman-Acailandia-Ma Sao Luis-Ma , ANGELA MARIA DO NASCIMENTO
2024, Dissertação de Mestrado PRODUCAO DE TEXTOS PELOS ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLEGIO MILITAR TIRADENTES I: desafio a ser alcancado, ALAN SÉRGIO GONÇALVES
2023, Dissertação de Mestrado CLIL AND STORYTELLING INTEGRATED INSTRUCTIONS: PROPOSTA DE SEQUENCIA DIDATICA PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO IEMA INTEGRAL BILINGUE, INGRID BARBOSA DA COSTA
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE LINGUA INGLESA COM APLICATIVOS MOVEIS: uma proposta pedagogica para professores de Lingua Inglesa em uma Escola Municipal na cidade de Rosario/MA, SABRINA LIMA DOS SANTOS
2023, Dissertação de Mestrado TRATAMENTO DOS CONTRASTES ENTRE TEMPOS VERBAIS ESPANHOL PORTUGUES NA PRODUCAO ESCRITA DE BRASILEIROS APRENDIZES DE ESPANHOL COMO LINGUA ADICIONAL , VANDINALVA DE JESUS COELHO CAMPOS
2023, Dissertação de Mestrado PRATICA DE CONVERSACAO EM LINGUA INGLESA: uma proposta didatico/pedagogica ao 6º ano do Ensino Fundamental da E.M. Erasmo Marcelino Lopes em Matoes do Norte – MA, JANES CLÁUDIO DE JESUS MORAES
2023, Dissertação de Mestrado MODOS DE OBJETIVACAO DO SUJEITO CHARLES MANSON: UM ESTUDO ARQUEOGENEALOGICO, PAULO CIRIO SILVA
2023, Dissertação de Mestrado APRENDIZAGEM DE LINGUA INGLESA SOB A PERSPECTIVA DOS SISTEMAS COMPLEXOS POR MEIO DA MODALIDADE ON-LINE PARA INICIANTES DO NCL, FABÍOLA CHRISTIANE ROCHA FROTA FERREIRA
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA COM O USO DAS HISTORIAS EM QUADRINHOS: intervencoes pedagogicas em uma escola publica municipal de Sao Luis - MA., LIZ MARINA DE JESUS RAPOSO AMARAL
2023, Dissertação de Mestrado A IDENTIFICACAO DE ESTEREOTIPOS PARA A FORMACAO DE LEITORES CRITICOS E AUTONOMOS: uma aplicacao pedagogica fundamentada na Teoria da Estetica da Recepcao para o Ensino Medio da obra “O Cortico”. , MARILIA CRISTINE VALENTE VIANA
2023, Dissertação de Mestrado DE TERRA DA MACUMBA A CIDADE DE DEUS: UMA ANALISE ARQUEOGENEALOGICA DO DISCURSO DA RELIGIOSIDADE DA/NA CIDADE DE CODO-MA , DIELY CAROLINE PEREIRA SOUSA DE ALMADA
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE LINGUA INGLESA NOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE DE ENSINO BASICO JORNALISTA NEIVA MOREIRA: O MATERIAL DIDATICO EM FOCO, LUIZ MAXIMO LIMA COSTA
2023, Dissertação de Mestrado A FORMACAO CONTINUADA E OS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS PARA A EDUCACAO BILINGUE: um estudo colaborativo em uma escola (bilingue) publica estadual em Sao Luis - MA, MELISSA LIMA DE SOUZA
2023, Dissertação de Mestrado A ANAFORA COMO PROCESSO DE CONSTRUCAO DE SENTIDOS NO ENSINO DE LEITURA E COMPREENSAO TEXTUAL: um estudo no 7º ano do Ensino Fundamental na UEB Professora Camelia Costa Viveiros, RANIELE SAMPAIO COSTA
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE LINGUA INGLESA POR MEIO DE APLICATIVOS MOVEIS: uma proposta pedagogica para professores da area da Linguagem de uma Escola Municipal na cidade de Rosario/MA, SABRINA LIMA DOS SANTOS
2023, Dissertação de Mestrado MEMES DE INTERNET EM SALA DE AULA: uma proposta didatica para o ensino de Lingua Portuguesa no 1º ano do Ensino Medio Integrado do Instituto Federal do Maranhao, LUISYANE DE MARIA CARLOS TERRADO
2023, Dissertação de Mestrado O USO DOS OPERADORES METADISCURSIVOS EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS SOB A PERSPECTIVA DE HYLAND: Analise de redacoes de alunos do Ensino Medio do Centro de Ensino Professor Antonio Carlos Beckman-Acailandia-Ma, ANGELA MARIA DO NASCIMENTO
2023, Dissertação de Mestrado LEITURA SOB A PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA: um estudo no 6º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Educacao Basica Ministro Carlos Madeira, em Sao Luis-Ma, IRANILDE DO ROSARIO GOMES MELO
2022, Dissertação de Mestrado A REFERENCIACAO EM TIRAS DO INSTAGRAM: A CONSTRUCAO DE SENTIDO EM TEXTOS MULTISSEMIOTICOS, ANDREZA LUANA DA SILVA BARROS
2022, Dissertação de Mestrado DAVA UM NERVOSO, DAVA UM FRIO NA BARRIGA, SIM: UMA INVESTIGACAO DA MOBILIZACAO DE ESTRATEGIAS AFETIVAS POR APRENDENTES DE INGLES DO IEMA IDIOMAS, DURANTE AS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS, PELA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE, LEANDRO VALENTE DA VEIGA
2022, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE LINGUA INGLESA NOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE DE ENSINO BASICO JORNALISTA NEIVA MOREIRA: o material didatico em foco , LUIZ MAXIMO LIMA COSTA
2022, Dissertação de Mestrado A ANAFORA COMO PROCESSO DE CONSTRUCAO DE SENTIDOS NO ENSINO DE LEITURA, RANIELE SAMPAIO COSTA
2022, Dissertação de Mestrado LEITURA NA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA: um estudo no 6º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Educacao Basica Ministro Carlos Madeira, IRANILDE DO ROSARIO GOMES MELO
2022, Qualificação de Mestrado PRATICAS DE LEITURA NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: possibilidades de aprendizagens no 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dom Ricardo Pedro Paglia, EMÍDIA FERREIRA ALVES PEREIRA
2021, Dissertação de Mestrado O GENERO CHARGE NAS AULAS DE LEITURA E INTERPRETACAO TEXTUAL DE LINGUA PORTUGUESA NO 8º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UEB PROFESSOR LUIZ REGO NO MUNICIPIO DE SAO LUIS, SANDRA LETICIA SAMPAIO MORAES
2021, Dissertação de Mestrado PROPOSTA DIDATICA PARA A PRODUCAO DE TEXTOS MULTIMODAIS EM AULAS DE LINGUA PORTUGUESA COM ALUNOS DO 9º ANO DO CENTRO DE ENSINO “ESTADO DO PARA”, EM SAO LUIS/MA, JULIO CESAR ALBINO MARINS
2021, Dissertação de Mestrado FROM “A BRAZILIAN TENEMENT” TO “THE SLUM”: uma analise discursivo-comparativa de duas traducoes de O Cortico, DANDARA MESQUITA MELO
2021, Dissertação de Mestrado ANALISE LINGUISTICA E ARGUMENTATIVA DO GENERO HOROSCOPO DIGITAL DO PERFIL ASTROLOUCAMENTE DO INSTAGRAM, LEUDSON DA SILVA COÊLHO
2021, Dissertação de Mestrado GAMIFICACAO E MOBILIZACAO DE ESTRATEGIAS INDIVIDUAIS POR APRENDIZES DE LINGUA ADICIONAL, NATYARA CARVALHO ARAUJO
2021, Dissertação de Mestrado A CONSTRUCAO DA IMAGEM DE LUIZ INACIO LULA DA SILVA: o ethos mitico no discurso politico, CLAUDIA TAMMY DA CRUZ ABREU ALVES
2021, Dissertação de Mestrado MARCAS LINGUISTICAS DE EXCLUSAO SOCIAL: investigacao sobre o uso do artigo definido antes de antroponimos, em jornais de Caxias da primeira metade do seculo XX, PAULO HENRIQUE DOS REIS MARQUES
2020, Qualificação de Mestrado PRATICAS DE LEITURA E ESCRITA NUMA PERSPECTIVA DIALOGICA NO 3ºANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: a Unidade de Educacao Basica Poeta Goncalves Dias, SOLANGE CRISTINA CAMPOS DE JESUS
2020, Qualificação de Mestrado TEXTOS MULTIMODAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA: um estudo no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental na UEB Luis Rego no Municipio de Sao Luis, SANDRA LETICIA SAMPAIO MORAES
2020, Dissertação de Mestrado ENSINO DE LINGUA INGLESA POR MEIO DA METODOLOGIA WEBQUEST: um estudo com alunos do Ensino Medio do IFMA/ Campus Sao Luis-Monte Castelo , CLAUDIA CRISTINA COLINS PEREIRA
2020, Dissertação de Mestrado PRODUCAO TEXTUAL EM LINGUA PORTUGUESA: uma proposta para a construcao de textos argumentativos, RAKELL AINY FREITAS LUZ
2020, Dissertação de Mestrado PRODUCAO TEXTUAL EM LINGUA PORTUGUESA: uma proposta para a construcao de textos argumentativos, RAKELL AINY FREITAS LUZ
2020, Dissertação de Mestrado ETHOS EMPRESARIAL EM SLOGANS DE SEMANA INTERNA DE PREVENCAO DE ACIDENTES DO TRABALHO (SIPAT), ANDREIA DELLANO MENDES NUNES
2020, Qualificação de Mestrado ETHOS EMPRESARIAL EM SLOGANS DE SEMANA INTERNA DE PREVENCAO DE ACIDENTES DO TRABALHO (SIPAT), ANDREIA DELLANO MENDES NUNES
2020, Dissertação de Mestrado TECNOLOGIA ASSISTIVA E A MOBILIZACAO DE ESTRATEGIAS DE APRENDIZAGEM DE LINGUA ESTRANGEIRA POR APRENDIZES CEGOS, MYRIAN CRISTINA CARDOSO COSTA
2019, Qualificação de Mestrado TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ESTUDANTE COM DEFICIENCIA VISUAL: A Formacao do Professor em uma Escola Filantropica do Municipio de Sao Luis. Sao Luis, ALINE APARECIDA NASCIMENTO FRAZÃO
2019, Qualificação de Mestrado O PROCESSO DE ESCRITA EM SALA DE AULA: uma analise da mediacao pedagogica e suas implicacoes na formacao de alunos produtores de texto, ERICA PATRICIA MARQUES DE ARAUJO
2019, Qualificação de Mestrado ENSINO DE LINGUA INGLESA: aplicacao da metodologia WebQuest no Ensino Medio do IFMA/ Campus Sao Luis-Monte Castelo, CLAUDIA CRISTINA COLINS PEREIRA
2019, Qualificação de Mestrado PRODUCAO TEXTUAL EM LINGUA PORTUGUESA: uma proposta para a construcao de textos argumentativos., RAKELL AINY FREITAS LUZ
2019, Dissertação de Mestrado LEITURA SOCIO INTERATIVA EM LINGUA INGLESA: uma proposta metodologica de ensino a luz da Linguistica Aplicada , SAMARA OLIVEIRA DE GÓIS
2019, Qualificação de Mestrado A CONCEPCAO DISCURSIVA DE ALFABETIZACAO NA SALA DE AULA: encaminhamentos didaticos para o ensino da linguagem escrita em turmas de 1º e 2º anos, ROSIARA COSTA SOARES
2019, Dissertação de Mestrado MUSICA POPULAR MARANHENSE NO ENSINO MEDIO: um estudo pre-experimental com estudantes de arte do centro de ensino Manoel Beckman em Sao Luis-MA, FRANCISCA MARIA LOPES MENEZES NASCIMENTO
2019, Monografia de Graduação A LEITURA E O ENSINO DA LITERATURA NA FORMACAO DO LEITOR DO 1º ANO DO ENSINO MEDIO, MARIRLANDIA SILVA CARTAGENES PINHO
2019, Monografia de Graduação Coesao e Coerencia nas producoes escritas dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental no municipio de Cedral/MA, LUCILENE SOUZA COSTA
2019, Monografia de Graduação AS IMPLICACOES DO NOVO ACORDO ORTOGRAFICO NAS PRODUCOES TEXTUAIS DE ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL , LIGIA CARTAGENES LIMA
2019, Monografia de Graduação O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMACAO E DA COMUNICACAO NO ENSINO DA LINGUA INGLESA NO ENSINO MEDIO DO MUNICIPIO DE MIRINZAL-MA., LIDIOMAR MACEDO DE LIMA
2019, Monografia de Graduação ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: analise das atividades de leitura e escrita de alunos do ensino fundamental., YAN DE JESUS AZEVEDO MARTINS
2019, Monografia de Graduação LEITURA DE POEMAS: ensino de leitura e interpretacao de textos nos anos finais na Escola Nossa Senhora da Assuncao., NAIANNE ALINE DUARTE ABRANTES
2019, Monografia de Graduação A PRODUCAO TEXTUAL ESCRITA NA ESCOLA E A INFLUENCIA (OU NAO) DO FACEBOOK COMO UMA REDE SOCIAL DA WEB., THAYSE DE PAULA SANTOS DO NASCIMENTO
2019, Monografia de Graduação PRODUCAO TEXTUAL DE SURDOS: proficiencia na lingua portuguesa como segunda lingua, LUZIANE ALVES CARDOZO
2019, Monografia de Graduação O DESEMPENHO DO ALUNO LEITOR NO 8º ANO NA UNIDADEESCOLAR MUNUCIPAL JOAO GOULAR NUNES EM CUMA –GUIMARAES, MARIA DA GRAÇA RIBEIRO DE ARAUJO
2019, Monografia de Graduação ANALISE DOS GENEROS TEXTUAIS DO LIVRO DIDATICO DE LINGUA INGLESA TIME TO SHARE FOR ENGLISH DO 7º ANO , HEBE DE FATIMA PINHEIRO
2019, Monografia de Graduação A PRATICA PEDAGOGICA DO PROFESSOR DE LINGUA INGLESA NAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL JOAO GOULAR NUNES EM cUMA-gUIMARAES-MA, JUCILEIDE MARTINS DIAS
2019, Monografia de Graduação O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA NO CENTRO DE ENSINO MEDIO NOSSA SENHORA DA ASSUNCAO , VALMIR SANTOS MENDONCA
2019, Monografia de Graduação ETICA, MORAL E CIDADANIA NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA: uma discussao a partir dos PCNS, MARIA INACIA PIRES RIBEIRO
2019, Monografia de Graduação O ENSINO POR MEIO DE SEQUENCIAS DIDATICAS: uma proposta a partir da representacao do pastor na localidade de Gepuba, LARISSA BARBOSA SILVA
2019, Monografia de Graduação LEXICO DOS PESCADORES DA RUA SANTA MARTA EM GUIMARAES/MA: uma analise das variacoes de fala, sob a perspectiva da Sociolinguistica, CLAUDENICE RABELO SILVA
2019, Monografia de Graduação Rock na sala de aula: contribuicoes para o ensino de Lingua Portuguesa a luz da Teoria Bakhtiana, YASMIN FERREIRA TAVARES
2019, Monografia de Graduação O USO DA INTERNET COMO RECURSO PEDAGOGICO PARA O ENSINOAPRENDIZAGEM DA LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO MEDIO NO MUNICIPIO DE GUIMARAES-MA., ANGELICA DOS SANTOS
2019, Dissertação de Mestrado A REFERENCIACAO NA CONSTRUCAO DA IDENTIDADE E DA REPRESENTACAO FEMININA NO ANUNCIO PUBLICITARIO BRASILEIRO, KEILA DE JESUS RIBEIRO ARAUJO
2019, Dissertação de Mestrado EFEITOS DISCURSIVOS NA CONSTRUCAO DA IDENTIDADE DOS ALUNOS DE UM CURSO DE LINGUA INGLESA ONLINE, NATHIELE CORREIA CUNHA
2018, Monografia de Graduação DESCRICAO LINGUISTICA DO PORTUGUES BRASILEIRO: pesquisa sobre africanismos na fala dos quilombolas de Lago do Sapateiro, JADINEIA FERNANDA PIMENTA SANTOS
2018, Qualificação de Mestrado PROPOSTA DIDATICA PARA A PRODUCAO DE TEXTOS MULTIMODAIS, NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA COM ALUNOS DO 9º ANO NO CENTRO DE ENSINO “ESTADO DO PARA” EM SAO LUIS-MA, JULIO CESAR ALBINO MARINS
2018, Dissertação de Mestrado O FENOMENO DA VARIAVEL DA CONCORDANCIA VERBAL NAS PRODUCOES TEXTUAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MEDIO: uma intervencao Sociolinguistica, CLAUDIA MARTINS DE SA
2018, Qualificação de Mestrado LEITURA EM LINGUA INGLESA NO 3º ANO DO ENSINO MEDIO EM UMA ESCOLA PUBLICA DE SAO LUIS-MA: Uma proposta metodologica de ensino a luz da Linguistica Aplicada, SAMARA OLIVEIRA DE GÓIS
2018, Dissertação de Mestrado ENSINO DE CIENCIAS E QUESTOES DE RELACOES DE GENERO EM INSTRUMENTOS DIDATICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, HELINE MARIA FURTADO SILVA
2018, Monografia de Graduação AFRICANISMO NA COMUNIDADE DE FALA QUILOMBO DE SAO JOSE DOS PRETOS: consideracoes linguisticas, CELIA MARIA CARNEIRO MARTINS
2018, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE LEITURA EM LINGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES SURDOS: uma proposta de intervencao numa perspectiva bilingue, EULÂNIA MARIA RAMOS BASTOS
2018, Dissertação de Mestrado REPRESENTACOES DISCURSIVAS DE PROFESSORES DE LINGUA INGLESA DE UMA ESCOLA BILINGUE: (DES) CONSTRUCAO DE IDENTIDADES E POSICOES-SUJEITO, WALLYSSON RODRIGO SILVA DOS SANTOS
Completion of course work (24)
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PIBID: QUESTÕES DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL, ELAINE CRISTINA ROCHA , 08/2013
Why is Rare to achieve native like competency in second language acquisition, JOELLY RIBEIRO COIMBRA , 12/2011
PREGÃO: UM CANTO QUE NÃO PODE CALAR, KATIELLEN ANDRADE DE SOUSA , 07/2013
PREGÃO: UM CANTO QUE NÃO PODE CALAR, KATIELLEN ANDRADE DE SOUSA , 06/2014
O Olho mais Azul: a visão branca do negro americano marginalizado, através do discurso feminista de Toni Morrison, DANIELLE GOMES MENDES , 01/2015
A origem do ensino de língua inglesa como língua estrangeira no Brasil, ROMILDO LIMA DE ARAUJO , 07/2016
O BUMBA BOI DE CANTANHEDE: Estudo semântico lexical, ERIKA REGINA PEREIRA , 07/2016
O Processo Ensino Aprendizagem da Língua Inglesa no 9º ano da Escola Municipal Hildo Oliveira Rocha em Cantanhede – MA, JOSE HENRIQUE DA SILVA REIS , 07/2016
A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA HILDO OLIVEIRA ROCHA , MARIA DO CARMO CALDAS DA SILVA , 07/2016
A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL DO 1º ANO DO CENTRO DE ENSINO “GETÚLIO VARGAS” EM CANTANHEDE-MA., FRANCINALVA FREIRE DA SILVA , 07/2016
O HISTÓRICO DOS MÉTODOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO BRASIL, LEUSIO DOS SANTOS SOUSA , 07/2016
ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA TIME TO SHARE FOR ENGLISH DO 7º ANO, HEBE DE FATIMA PINHEIRO , 06/2019
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL JOÃO GOULAR NUNES EM CUMÃ-GUIMARÃES-MA, JUCILEIDE MARTINS DIAS CUNHA , 06/2019
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO , VALMIR SANTOS MENDONCA , 06/2019
O DESEMPENHO DO ALUNO LEITOR NO 8º ANO NA UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL JOÃO GOULAR NUNES EM CUMà –GUIMARÃES, MARIA DA GRAÇA RIBEIRO DE ARAUJO MORAES , 06/2019
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID/LETRAS PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA, TARCIA ALVES RIBEIRO , 06/2019
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE MIRINZAL-MA., LIDIOMAR MACEDO DE LIMA , 06/2019
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DOS LICENCIADOS DO CURSO DE LETRAS DA UFMA, ALBERTH AMORIM SOUSA , 12/2019
O NOVO MUNDO DO AUTISMO: Movimentos de sentidos para o autismo/autista nos enunciados das revistas Veja e Época, MAXSOEL COSTA , 01/2020
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID LETRAS DA UFMA PARA FORMAÇÃO DOCENTE: o trabalho com texto nas aulas de Língua Portuguesa, TARCIA ALVES RIBEIRO , 03/2020
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE LETRAS DA UFMA, ALBERTH AMORIM SOUSA , 04/2021
"Nam mermã": análise das expressões tipicamente maranhenses impressas nas tampas da Cerveja Magnifica como símbolo de identidade de um povo, LEANDRO LINDOSO COELHO , 12/2020
“ANDRÉ, DE PRÓDIGO A DESGARRADO: RELAÇÃO DE TRANSTEXTUALIDADE ENTRE LAVOURA ARCAICA E A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO”, MAXSOEL COSTA , 02/2022
“NAM MERMÔ: ANÁLISE DAS EXPRESSÕES TIPICAMENTE MARANHENSES IMPRESSAS NAS TAMPAS DA CERVEJA MAGNIFICA, UTILIZADAS COMO SÍMBOLO DE IDENTIDADE DE UM POVO, LEANDRO LINDOSO COELHO , 01/2022
Post-graduate orientation (29)
Mestrado, CLAUBERSON CORREA CARVALHO, 04/2015 - , Concluída em 03/2017
Mestrado, FABÍOLA CHRISTIANE ROCHA FROTA FERREIRA, 03/2020 - , Concluída em 09/2023
Mestrado, ANDREIA DELLANO MENDES NUNES, 03/2018 - , Concluída em 06/2020
Mestrado, WALLYSSON RODRIGO SILVA DOS SANTOS, 05/2016 - , Concluída em 06/2018
Mestrado, DANDARA MESQUITA MELO, 03/2019 - , Concluída em 09/2021
Mestrado, NATHIELE CORREIA CUNHA, 03/2017 - , Concluída em 05/2019
Mestrado, ANA LOURDES QUEIROZ DA SILVA, 03/2017 - , Concluída em 12/2017
Mestrado, LUISYANE DE MARIA CARLOS TERRADO, 06/2021 - , Concluída em 02/2024
Mestrado, EDIVANA VALÉRIA ROSA SIQUEIRA, 03/2016 - , Concluída em 03/2018
Mestrado, SAMARA OLIVEIRA DE GÓIS, 03/2017 - , Concluída em 08/2019
Mestrado, RAKELL AINY FREITAS LUZ, 03/2018 - , Concluída em 09/2020
Mestrado, CLAUDIA CRISTINA COLINS PEREIRA, 03/2018 - , Concluída em 12/2020
Mestrado, JULIO CESAR ALBINO MARINS, 03/2017 - , Concluída em 11/2021
Mestrado, SANDRA LETICIA SAMPAIO MORAES, 03/2019 - , Concluída em 03/2022
Mestrado, IRANILDE DO ROSARIO GOMES, 03/2020 - , Concluída em 01/2023
Mestrado, RANIELE SAMPAIO COSTA, 03/2020 - , Concluída em 03/2023
Mestrado, ANGELA MARIA DO NASCIMENTO, 06/2021 - , Concluída em 02/2024
Mestrado, MARILIA CRISTINE VALENTE VIANA, 06/2021 - , Concluída em 04/2024
Mestrado, VICTOR HUGO ALVES PAULO DE MELO, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ALESSANDRA MIRANDA, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, SUZANA MARIA PETRUS FONSECA DE ALMEIDA, 04/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, KARINE DE ARAUJO SALAZAR, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, NATANAEL DA COSTA, 04/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, KLAYTON AZEVEDO VIEIRA SILVA, 03/2021 - 01/2023 , Orientação em Andamento
Mestrado, INGRID BARBOSA DA COSTA, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ALESSANDRA MOREIRA PONTES, 04/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, DENIANE DE ARAÚJO GARCEZ, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, JACKELINE BRAGA CUNHA, 04/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, HELINE MARIA FURTADO SILVA, 03/2018 - 03/2019 , Orientação em Andamento
End of content