???iracessibilidade???
Foto do docente VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES

VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES

DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO

???inicioConteudo???

Producción Intelectual

Artículos (12)
2023, Alfabetização na pós-pandemia: uma proposta a partir dos indicadores educacionais à luz da perspectiva discursiva de alfabetização, ISSN: 15411389
2022, Tecnologias e Educação Inclusiva: desafios e perspectivas na formação docente, ISSN: 16575830
2021, Saberes manifestados por professores dos anos iniciais sobre a identidade profissional / Knowledge expressed by early years teachers about their professional identity, ISSN: 25258761
2021, Coordenação pedagógica na escola: dilemas de uma identidade profissional oscilante, ISSN: 16575830
2020, O USO DO GÊNERO ?REGRAS DE JOGO? COMO POSSIBILIDADE DE PRÁTICA DISCURSIVA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL COM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ISSN: 21760136
2020, A FORMAÇÃO DE ALUNOS/AS PRODUTORES/AS DE TEXTOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR PARA OS SABERES DOCENTES ENVOLVIDOS / THE TRAINING OF STUDENTS / PRODUCERS / TEXTS IN THE LITERACY CYCLE: A LOOK AT THE KNOWLEDGE OF TEACHERS INVOLVED, ISSN: 25258761
2020, O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS, ISSN: 25268449
2019, A Lei nº 10. 639/2003 e alguns percalços para sua implementação nas escolas, ISSN: 21764360
2016, A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo, ISSN: 24479373
2012, UM ENFOQUE HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: do mestre-escola ao alfabetizador, ISSN: 19833946
2005, Construção e desconstrução do conhecimento: signos de currículo., ISSN: 14152797
1997, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO, ISSN: 14152797
Publicación en eventos (20)
2022, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, 'REGIME DE COLABORAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA E O PACTO PELA APRENDIZAGEM NO ESTADO DO MARANHAO: ações realizadas em meio a pandemia, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2022, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, REGIME DE COLABORAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA E O PACTO PELA APRENDIZAGEM NO ESTADO DO MARANHAO: ações realizadas em meio a pandemia, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2022, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, 'EM DEFESA DO USO DO TEXTO COMO PRINCIPAL FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2022, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, 'EM DEFESA DO USO DO TEXTO COMO PRINCIPAL FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA, XXVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE, Resumo
2018, , O NOVO OLHAR PARA O CICLO ALFABETIZADOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS: Uma análise da Matriz de Referência para a alfabetização do Sistema Municipal de Avaliação Educacional - SIMAE, VIII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências, com a temática: Educação Brasileira em Movimento: inflexões e resistências, I Seminário de Formação de Professores/as e II Encontro estadual da ANPAE - Seção MA,
2018, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, ALEXANDRINA COLINS MARTINS, 'ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: gestão do patrimônio material em uma Unidade de Educação Básica da Rede Municipal de São Luís/Maranhão', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica da Regional Nordeste da ANPEd, Resumo
2018, , A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ?CONSOLIDANDO A ALFABETIZAÇÃO - SESSENTAS LIÇÕES' ADOTADA PELAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LUÍS-MA: encaminhamentos didáticos para o ensino da leitura e da escrita, VIII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências, com a temática: Educação Brasileira em Movimento: inflexões e resistências, I Seminário de Formação de Professores/as e II Encontro Estadual da ANPAE - Seção MA,
2018, , 'ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: gestão do patrimônio material em uma Unidade de Educação Básica da Rede Municipal de São Luís/Maranhão', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica da Regional Nordeste da ANPEd,
2018, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, CLÉIA SILVA PINTO COSTA, O NOVO OLHAR PARA O CICLO ALFABETIZADOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS: Uma análise da Matriz de Referência para a alfabetização do Sistema Municipal de Avaliação Educacional - SIMAE, VIII ENCONTRO DE EDUCADORES, Trabalho Completo
2018, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, ALEXANDRINA COLINS MARTINS, 'ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: gestão do patrimônio material em uma Unidade de Educação Básica da Rede Municipal de São Luís/Maranhão, XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Trabalho Completo
2018, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, CLÉIA SILVA PINTO COSTA, O NOVO OLHAR PARA O CICLO ALFABETIZADOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS: Uma análise da Matriz de Referência para a alfabetização do Sistema Municipal de Avaliação Educacional - SIMAE, VIII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências, com a temática: Educação Brasileira em Movimento: inflexões e resistências, I Seminário de Formação de Professores/as e II Encontro estadual da ANPAE - Seção MA, Resumo
2018, , QUEM PRODUZ CONHECIMENTO NA ÁREA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO NORDESTE?:mapeamento dos grupos de pesquisa dos programas de pós-graduação em educação públicos na Bahia, XXIV EPEN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE - REUNIÃO CIENTÍFICA DA REGIONAL NORDESTE DA ANPED,
2018, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, CLÉIA SILVA PINTO COSTA, A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA CONSOLIDANDO A ALFABETIZAÇÃO - SESSENTAS LIÇÕES' ADOTADAS PELAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LUÍS-MA: encaminhamentos didáticos para o ensino da leitura e da escrita., VIII Encontro de Educadores, Trabalho Completo
2018, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, CLÉIA SILVA PINTO COSTA, A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA CONSOLIDANDO A ALFABETIZAÇÃO - SESSENTAS LIÇÕES' ADOTADAS PELAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LUÍS-MA: encaminhamentos didáticos para o ensino da leitura e da escrita, VIII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências, com a temática: Educação Brasileira em Movimento: inflexões e resistências, I Seminário de Formação de Professores/as e II Encontro estadual da ANPAE - Seção MA, Resumo
2009, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, A política de formação de alfabetizadores subjacente no ?Programa São Luis te quero lendo e escrevendo?: uma análise possível, 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2008, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, O processo de construção de práticas alfabetizadoras em escolas do 1º ciclo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Luis ? Maranhão no Ano de 2009, X Seminário de Pesquisa em Marília- UNESP, Resumo
2008, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, Da prática usual de construção da linguagem escrita à prática necessária para o processo de letramento no 1º ciclo do ensino fundamental na rede de ensino comunitária da área Itaqui-Bacanga: elementos para a formação de alfabetizadores, Conferência Internacional: Educação, Globalização e cidadania - novas perspectivas da Sociologia da educação, Trabalho Completo
2008, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, O processo de construção de práticas alfabetizadoras em escolas do 1º ciclo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Luis Maranhão no Ano de 2009, X Seminário de Pesquisa em Marília- UNESP. Marília - SP, Trabalho Completo
2007, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM ESTUDO DA REALIDADE DE SÃO LUI S DO MARANHAO, VII Encontro Humanístico, Resumo
2007, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM ESTUDO DA REALIDADE DE SÃO LUI S DO MARANHAO, VII Encontro Humanístico, Trabalho Completo
Capítulos de libros (18)
2024, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AÇÕES HUMANIZADORAS: PRESSUPOSTOS DA THC PARA COMPREENDER O PROCESSO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA, Educação literária e práticas pedagógicas na escola da infância, HERCÍLAI MARIA DE MOURA VITURIANO, Silvana Paulina de Souza, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2023, O LUGAR DA LEITURA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CODÓ-MA: reflexões e práticas docentes durante o ensino remoto, Leitura e Atividades de Estudo: Práticas pedagógicas com a leitura literária na Educação Básica, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, CECÍLIA DE ARAÚJO FLOR, CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA, MARIA JOSÉ RIBEIRO BARBOSA
2023, A LEITURA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM INTERACIONISTA: TECENDO REFLEXÕES PARA PRÁTICA EM SALA DE AULA, EDUCAÇÃO: PRÁTICAS SOCIAIS E PROCESSOS EDUCATIVOS, RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA, GLENDA RIBERO PINTO, DANIELE DE JESUS MOREIRA COSTA, VALDA RIBEIRO DA CRUZ SILVA, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2022, SABERES DOCENTES DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: DILEMAS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES, Saberes e perspectivas na educação: múltiplos olhares, LEILA FERNANDA MENDES EVERTON REGO, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, DANIELE DE JESUS MOREIRA COSTA
2021, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: COLABORAÇÃO DE UM CURSO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS, (Des)Estímulos às Teorias, Conceitos e Práticas da Educação, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA
2021, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA, FORMAÇÃO DOCENTE E A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, ALEXANDRINA COLINS MARTINS, Francisca das Chagas dos Passos Silva
2021, FORMAÇÃO DOCENTE E A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA, Educação e formação em tempos de pandemia: deslocamentos e experiências em contextos situados, Francisca das Chagas dos Passos Silva, ALEXANDRINA COLINS MARTINS, CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2021, PESQUISA EM EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOCENTES NA CONFIGURAÇÃO DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos., Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, LEILA FERNANDA MENDES EVERTON REGO
2020, FORMAÇÃO CONTINUADA: produto de uma prática pedagógica alfabetizadora por meio da construção de recursos didáticos, GESTÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: apontamentos sobre currículo e formação de professores, CRISTIANE ALVARES COSTA, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, ELISA MARIA DOS ANJOS
2020, O SER E O ESTAR FORMADOR/A NA ESCOLA: UM DILEMA PARA O/A COORDENADOR/A PEDAGÓGICO/A, As Faces da Educação: Diálogos na Diversidade Escolar, Martins, Alexandrina Colins, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2020, OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PÚBLICOS DA BAHIA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA ÁREA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO PARA CONHECER, Diálogos interdisciplinares e temas emergentes na produção do conhecimento em educação, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2020, FORMAÇÃO CONTINUADA E APROPRIAÇÃO DE SABERES DOCENTES: analisando as contribuições de uma disciplina para a (re) significação profissional de discentes do PPGEEB/UFMA, GESTÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: apontamentos sobre currículo e formação de professores, ANA JÚLIA VIEGAS GOMES OLIVIEIRA, ANA PAULA BACELAR DE LIRA, DINALVA PEREIRA GONÇALVES, GEORGE RIBEIRO COSTA HOMEM, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2020, A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE ALFABETIZADORES: NARRATIVAS DE DOCENTES INTEGRANTES DO GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA ¿O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL¿, As Faces da Educação: Diálogos na Diversidade Escolar, Costa, Cleia Silva Pinto, Soares, Rosiara Costa, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2019, CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇAS NEGRA NO AMBIENTE ESCOLAR, CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇAS NEGRA NO AMBIENTE ESCOLAR, NATÁLIA RIBEIRO FERREIRA, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2017, IMPLICAÇÕES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Práticas Curriculares na Educação Básica, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, Francisca das Chagas dos Passos Silva
2017, IMPLICAÇÕES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO LUIS DO MARANHÃO:, IMPLICAÇÕES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO LUIS DO MARANHÃO:, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, Francisca das Chagas dos Passos Silva
2013, APROXIMAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UMA ALFABETIZADORA NO CONTEXTO DO, CONHECIMENTO CIENTÍFICO:entre saberes e fazeres pedagógicos, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2013, CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS ALFABETIZADORAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA 'SÃO LUIS TE QUERO LENDO E ESCREVENDO': concepção e utilização da saberes específicos ao ensino da leitura e da escrita, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
Libros (5)
2020, GESTÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: apontamentos sobre currículo e formação de professores, MELO, José Carlos de, ALBUQUERQUE, M. J., RAÍSSA OLIVEIRA EVERTON, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, WALTER RODRIGUES MARQUES
2017, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Educação e Inclusão: diálogos pedagógicos., Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES, MARIA JOSÉ ALBUQUERQUE SANTOS, MARIA DA GLÓRIA ROCHA FERREIRA, OSWALDO LORENZO QUILES, JOHANNA CAMACHO GONZALEZ
2017, Conhecimentos, saberes e experiências na educação básica: práticas curriculares na educação básica, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, Maria José Albuquerque Santos, ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES, MARIZE BARROS ROCHA ARANHA, JOHANNA CAMACHO GONZALEZ, MARIA DA GLÓRIA ROCHA FERREIRA
2017, Conhecimentos, saberes e experiências na educação básica: educação e inclusão: diálogos pedagógicos, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, MARIA JOSÉ ALBUQUERQUE SANTOS, ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES, MARIA DA GLÓRIA ROCHA FERREIRA, OSWALDO LORENZO QUILES, JOHANNA CAMACHO GONZALEZ
2017, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Práticas Curriculares na Educação Básica, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, MARIA DA GLÓRIA ROCHA FERREIRA, MARIZE BARROS ROCHA ARANHA, MARIA JOSÉ ALBUQUERQUE SANTOS, JOHANNA CAMACHO GONZALEZ, CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES, ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
Proyecto final de curso (38)
PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE ESCOLAR CÔNEGO RAIMUNDO AMORIM DE CARVALHO: a realidade das salas multisseriadas, FRANCILENE DE JESUS MORAES DOS SANTOS , 01/2016
PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO 3º E 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA JOSÉ ESMERIO VIEIRA EM VARGEM GRANDE/MA., MARIA CLAUDIA RODRIGUES LAGES , 01/2016
O uso de materiais concretos no ensino fundamental II., ROSANE DOS REIS DA SILVA , 12/2014
ALGUNS ASPECTOS DA METODOLOGIA DE ENSINO DESENVOLVIDA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NA CIDADE DE COROATÁ., CÍDIA CRISTINE DOS SANTOS MATOS , 04/2015
RESSIGNIFICANDO O PROCESSO DE ENSINO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS : O TEXTO COMO UNIDADE BÁSICA DE SENTIDO., KEDNA MARGARETH SOUZA BARROS , 12/2014
A FORMAÇÃO DE LEITORES : CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL., EUDIANE CARNEIRO ARAÚJO , 04/2015
O USO DO TEXTO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS : CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS., WALDIRENE OLIVEIRA GARRETO , 04/2015
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDEMUNICIPAL DE ENSINO DE VARGEM GRANDE: a realidade nos anos iniciais do ensino fundamental, CLAUDEMIRES COSTA COELHO , 12/2015
NOÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: é possível trabalhar com resolução de problemas na Educação Infantil?, MARIA DA CONCEICAO DA LUZ RODRIGUES , 12/2015
A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL , CARMELITA FERREIRA DE AMORIM , 12/2014
DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA: há preconceito entre as crianças nas escolas de Educação Infantil?, DEUSAMAR ALMEIDA BARBOSA , 04/2015
O ENSINO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANTONIA IRENE DOS SANTOS COSTA , 01/2016
O LÚDICO NAS ÁREAS DE CONHECIMENTO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuições para a aprendizagem., JURACY PINTO NASCIMENTO , 01/2016
QUAL O LUGAR DOS TEXTOS NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? Contribuições metodológicas para o ensino, THAISE TAMARA SANTOS SOUZA , 04/2016
BRINCANDO COM A MATEMÁTICA TAMBÉM SE APRENDE: o lúdico em sala de aula, ROSEMARY DO SOCORRO FERNANDES , 06/2016
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E OS SABERES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES: tessituras necessárias, LUZINALVA DO ROSARIO RIBEIRO , 06/2016
JOGOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MARIA FRANCISCA OLIVEIRA PIRES , 06/2016
PRÁTICAS DE ESCRITA EM TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CENTRO EDUCACIONAL PROFª OLGA DAMOUS, MARIDALVA DOS SANTOS CAMPOS , 06/2016
AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA O PROCESSO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, IRAILDA MIRANDA SILVA , 06/2016
PRÁTICAS DE LEITURA NO 2º CICLO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo no 5º ano na Escola X, ANA MARIA DO NASCIMENTO , 06/2016
O ENSINO DA ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: cópia ou produção de textos?, NICIELMA DE JESUS GOIS , 06/2016
A LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: Um estudo na Escola Municipal José André Ferreira, LINDINALVA ASSUNCAO , 06/2016
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARIA DE NAZARE CUNHA , 06/2016
A PRÁTICA DA LEITURA NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE INTEGRADA PRESIDENTE FIGUEIREDO: um desafio à educandos e educadores, NILCE MARIA DA SILVA FERREIRA , 06/2016
ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS MULTISSERIES, SAMIA REGINA FERREIRA MARQUES , 06/2016
OS MATERIAIS MANIPULATIVOS OU CONCRETOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: considerações metodológicas , JOSE ORLANDO DOS SANTOS SILVA , 09/2016
A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: considerações sobre o ensino do conceito de número para crianças em uma escola da rede municipal em São Luis, ROSANGELA AROUCHE , 08/2017
O ENSINO DA LEITURA EM FOCO: um estudo no 1º ciclo do ensino fundamental em escola de Buriti Bravo-MA, DANUZIA DA SILVA SOUSA , 06/2018
O ENSINO DA LEITURA EM FOCO: um estudo no 1º ciclo do ensino fundamental em escola de Buriti Bravo-MA, DANUZIA DA SILVA SOUSA , 06/2018
A PRODUÇÃO DE TEXTO NO 2º ANODO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO MA: concepção e prática docente , JOICIANE PEREIRA MELO , 06/2018
A PRODUÇÃO DE TEXTO NO 2º ANODO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO MA: concepção e prática docente , JOICIANE PEREIRA MELO , 06/2018
O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BURITI BRAVO-MA: um estudo sobre as práticas de produção textual dos alunos do 1º ano , JOSEANE DE ARAUJO CRUZ BRANDAO , 06/2018
O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BURITI BRAVO-MA: um estudo sobre as práticas de produção textual dos alunos do 1º ano , JOSEANE DE ARAUJO CRUZ BRANDAO , 06/2018
AS PRÁTICAS DE LEITURA NA SALA DE AULA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: implicações para a aprendizagem da leitura em escola da rede municipal de Buriti Bravo, VANELMA MACEDO DE MORAIS , 06/2018
AS PRÁTICAS DE LEITURA NA SALA DE AULA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: implicações para a aprendizagem da leitura em escola da rede municipal de Buriti Bravo, VANELMA MACEDO DE MORAIS , 06/2018
AS PRÁTICAS DE LEITURA DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DO LEITOR: uma análise em escola da rede municipal de Buriti Bravo , RITA FREITAS DOS SANTOS , 06/2018
AS PRÁTICAS DE LEITURA DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DO LEITOR: uma análise em escola da rede municipal de Buriti Bravo , RITA FREITAS DOS SANTOS , 06/2018
CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 1o ANO, SARA SENA DE SOUSA BEZERRA , 04/2022
Orientación en posgrado (18)
Mestrado, FRANCISCA DAS CHAGAS DOS PASSOS SILVA, 03/2016 - , Concluída em 08/2018
Mestrado, NATALIA RIBEIRO FERREIRA, 03/2017 - , Concluída em 08/2019
Mestrado, FRANCINETE BRAGA SANTOS, 03/2017 - , Concluída em 08/2019
Mestrado, PAULA TICIANE SILVA DA SILVA, 03/2020 - , Concluída em 02/2024
Mestrado, CLEIA SILVA PINTO COSTA, 03/2018 - , Concluída em 03/2020
Mestrado, ROSIARA COSTA SOARES, 03/2018 - , Concluída em 03/2020
Mestrado, ALEXANDRINA COLINS MARTINS, 06/2018 - , Concluída em 11/2020
Mestrado, GLENDA RIBEIRO PINTO, 06/2021 - , Concluída em 02/2024
Mestrado, LEILA FERNANDA MENDES EVERTON REGO, 03/2019 - , Concluída em 01/2022
Mestrado, DANIELE DE JESUS MOREIRA COSTA, 03/2019 - , Concluída em 01/2022
Mestrado, RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA, 06/2021 - , Concluída em 12/2023
Mestrado, VALDA RIBEIRO DA CRUZ SILVA, 03/2020 - , Concluída em 03/2024
Mestrado, MARIA JOSE RIBEIRO BARBOSA, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, SUZANA PINHEIRO NASCIMENTO, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, SILVANILDE DE JESUS FERREIRA MATOS SANTOS, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, PATRÍCIA CRISTINA PEIXOTO COELHO SANTOS, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, FRANCILENE SILVA CRUZ, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, DAIANE LAGO MARINHO BARBOZA, 05/2022 - , Orientação em Andamento
???fimConteudo???