???iracessibilidade???
Foto do docente VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES

VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES

DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO

???inicioConteudo???

Producción Intelectual

Artículos (12)
2023, Alfabetização na pós-pandemia: uma proposta a partir dos indicadores educacionais à luz da perspectiva discursiva de alfabetização, ISSN: 15411389
2022, Tecnologias e Educação Inclusiva: desafios e perspectivas na formação docente, ISSN: 16575830
2021, Saberes manifestados por professores dos anos iniciais sobre a identidade profissional / Knowledge expressed by early years teachers about their professional identity, ISSN: 25258761
2021, Coordenação pedagógica na escola: dilemas de uma identidade profissional oscilante, ISSN: 16575830
2020, O USO DO GÊNERO ?REGRAS DE JOGO? COMO POSSIBILIDADE DE PRÁTICA DISCURSIVA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL COM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ISSN: 21760136
2020, A FORMAÇÃO DE ALUNOS/AS PRODUTORES/AS DE TEXTOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR PARA OS SABERES DOCENTES ENVOLVIDOS / THE TRAINING OF STUDENTS / PRODUCERS / TEXTS IN THE LITERACY CYCLE: A LOOK AT THE KNOWLEDGE OF TEACHERS INVOLVED, ISSN: 25258761
2020, O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS, ISSN: 25268449
2019, A Lei nº 10. 639/2003 e alguns percalços para sua implementação nas escolas, ISSN: 21764360
2016, A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo, ISSN: 24479373
2012, UM ENFOQUE HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: do mestre-escola ao alfabetizador, ISSN: 19833946
2005, Construção e desconstrução do conhecimento: signos de currículo., ISSN: 14152797
1997, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO, ISSN: 14152797
Publicación en eventos (4)
2018, , 'ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: gestão do patrimônio material em uma Unidade de Educação Básica da Rede Municipal de São Luís/Maranhão', XXIV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica da Regional Nordeste da ANPEd,
2018, , A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ?CONSOLIDANDO A ALFABETIZAÇÃO - SESSENTAS LIÇÕES' ADOTADA PELAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LUÍS-MA: encaminhamentos didáticos para o ensino da leitura e da escrita, VIII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências, com a temática: Educação Brasileira em Movimento: inflexões e resistências, I Seminário de Formação de Professores/as e II Encontro Estadual da ANPAE - Seção MA,
2018, , O NOVO OLHAR PARA O CICLO ALFABETIZADOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS: Uma análise da Matriz de Referência para a alfabetização do Sistema Municipal de Avaliação Educacional - SIMAE, VIII Encontro de Educadores: pesquisas e experiências, com a temática: Educação Brasileira em Movimento: inflexões e resistências, I Seminário de Formação de Professores/as e II Encontro estadual da ANPAE - Seção MA,
2018, , QUEM PRODUZ CONHECIMENTO NA ÁREA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO NORDESTE?:mapeamento dos grupos de pesquisa dos programas de pós-graduação em educação públicos na Bahia, XXIV EPEN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE - REUNIÃO CIENTÍFICA DA REGIONAL NORDESTE DA ANPED,
Capítulos de libros (18)
2024, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AÇÕES HUMANIZADORAS: PRESSUPOSTOS DA THC PARA COMPREENDER O PROCESSO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA, Educação literária e práticas pedagógicas na escola da infância, HERCÍLAI MARIA DE MOURA VITURIANO, Silvana Paulina de Souza, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2023, O LUGAR DA LEITURA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CODÓ-MA: reflexões e práticas docentes durante o ensino remoto, Leitura e Atividades de Estudo: Práticas pedagógicas com a leitura literária na Educação Básica, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, CECÍLIA DE ARAÚJO FLOR, CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA, MARIA JOSÉ RIBEIRO BARBOSA
2023, A LEITURA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM INTERACIONISTA: TECENDO REFLEXÕES PARA PRÁTICA EM SALA DE AULA, EDUCAÇÃO: PRÁTICAS SOCIAIS E PROCESSOS EDUCATIVOS, RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA, GLENDA RIBERO PINTO, DANIELE DE JESUS MOREIRA COSTA, VALDA RIBEIRO DA CRUZ SILVA, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2022, SABERES DOCENTES DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: DILEMAS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES, Saberes e perspectivas na educação: múltiplos olhares, LEILA FERNANDA MENDES EVERTON REGO, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, DANIELE DE JESUS MOREIRA COSTA
2021, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: COLABORAÇÃO DE UM CURSO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS, (Des)Estímulos às Teorias, Conceitos e Práticas da Educação, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA
2021, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA, FORMAÇÃO DOCENTE E A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, ALEXANDRINA COLINS MARTINS, Francisca das Chagas dos Passos Silva
2021, PESQUISA EM EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOCENTES NA CONFIGURAÇÃO DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos., Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, LEILA FERNANDA MENDES EVERTON REGO
2021, FORMAÇÃO DOCENTE E A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA, Educação e formação em tempos de pandemia: deslocamentos e experiências em contextos situados, Francisca das Chagas dos Passos Silva, ALEXANDRINA COLINS MARTINS, CLENIA DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2020, FORMAÇÃO CONTINUADA E APROPRIAÇÃO DE SABERES DOCENTES: analisando as contribuições de uma disciplina para a (re) significação profissional de discentes do PPGEEB/UFMA, GESTÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: apontamentos sobre currículo e formação de professores, ANA JÚLIA VIEGAS GOMES OLIVIEIRA, ANA PAULA BACELAR DE LIRA, DINALVA PEREIRA GONÇALVES, GEORGE RIBEIRO COSTA HOMEM, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2020, OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PÚBLICOS DA BAHIA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA ÁREA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO PARA CONHECER, Diálogos interdisciplinares e temas emergentes na produção do conhecimento em educação, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2020, A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE ALFABETIZADORES: NARRATIVAS DE DOCENTES INTEGRANTES DO GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA ¿O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL¿, As Faces da Educação: Diálogos na Diversidade Escolar, Costa, Cleia Silva Pinto, Soares, Rosiara Costa, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2020, O SER E O ESTAR FORMADOR/A NA ESCOLA: UM DILEMA PARA O/A COORDENADOR/A PEDAGÓGICO/A, As Faces da Educação: Diálogos na Diversidade Escolar, Martins, Alexandrina Colins, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2020, FORMAÇÃO CONTINUADA: produto de uma prática pedagógica alfabetizadora por meio da construção de recursos didáticos, GESTÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: apontamentos sobre currículo e formação de professores, CRISTIANE ALVARES COSTA, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, ELISA MARIA DOS ANJOS
2019, CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇAS NEGRA NO AMBIENTE ESCOLAR, CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇAS NEGRA NO AMBIENTE ESCOLAR, NATÁLIA RIBEIRO FERREIRA, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2017, IMPLICAÇÕES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO LUIS DO MARANHÃO:, IMPLICAÇÕES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO LUIS DO MARANHÃO:, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, Francisca das Chagas dos Passos Silva
2017, IMPLICAÇÕES DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Práticas Curriculares na Educação Básica, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, Francisca das Chagas dos Passos Silva
2013, CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS ALFABETIZADORAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA 'SÃO LUIS TE QUERO LENDO E ESCREVENDO': concepção e utilização da saberes específicos ao ensino da leitura e da escrita, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
2013, APROXIMAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UMA ALFABETIZADORA NO CONTEXTO DO, CONHECIMENTO CIENTÍFICO:entre saberes e fazeres pedagógicos, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes
Libros (5)
2020, GESTÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: apontamentos sobre currículo e formação de professores, MELO, José Carlos de, ALBUQUERQUE, M. J., RAÍSSA OLIVEIRA EVERTON, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, WALTER RODRIGUES MARQUES
2017, Conhecimentos, saberes e experiências na educação básica: práticas curriculares na educação básica, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, Maria José Albuquerque Santos, ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES, MARIZE BARROS ROCHA ARANHA, JOHANNA CAMACHO GONZALEZ, MARIA DA GLÓRIA ROCHA FERREIRA
2017, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Práticas Curriculares na Educação Básica, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, MARIA DA GLÓRIA ROCHA FERREIRA, MARIZE BARROS ROCHA ARANHA, MARIA JOSÉ ALBUQUERQUE SANTOS, JOHANNA CAMACHO GONZALEZ, CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES, ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES
2017, CONHECIMENTOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Educação e Inclusão: diálogos pedagógicos., Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES, MARIA JOSÉ ALBUQUERQUE SANTOS, MARIA DA GLÓRIA ROCHA FERREIRA, OSWALDO LORENZO QUILES, JOHANNA CAMACHO GONZALEZ
2017, Conhecimentos, saberes e experiências na educação básica: educação e inclusão: diálogos pedagógicos, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes, MARIA JOSÉ ALBUQUERQUE SANTOS, ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES, MARIA DA GLÓRIA ROCHA FERREIRA, OSWALDO LORENZO QUILES, JOHANNA CAMACHO GONZALEZ
Participación en banca de curso (196)
2024, Dissertação de Mestrado O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA COM O USO DAS HISTORIAS EM QUADRINHOS: intervencoes pedagogicas em uma escola publica municipal de Sao Luis - MA, LIZ MARINA DE JESUS RAPOSO AMARAL
2024, Dissertação de Mestrado A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA: possibilidades para o enfrentamento a violencia em instituicoes de Ensino Medio no Maranhao., ANDREA MAIA MACIEL
2024, Monografia de Graduação BRINCAR DE FAZ DE CONTA NA EDUCACAO INFANTIL: o que dizem as maes e as professoras da Escola Macaranduba I”, MARCELINO COSTA
2024, Monografia de Graduação A FORMACAO DE PROFESSORAS PARA O TRABALHO COM O BRINCAR NA PRE-ESCOLA, FRANCISCA LINA DE ABREU SILVA
2024, Monografia de Graduação AS PRATICAS ALFABETIZADORAS NO 1o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EM MACARANDUBA I – ANEXO II SOB A PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS, JOSÉ DE RIBAMAR DOS SANTOS LIMA
2024, Monografia de Graduação EDUCACAO DO CAMPO: contexto de vivencias significativas na Escola Municipal Santa Cruz em Coroata-MA, FRANCISCO NUNES ABREU
2024, Monografia de Graduação ESPACOS PARA O BRINCAR NO CENTRO DE EDUCACAO INFANTIL SANTA MONICA, MARIA BEATRIZ RODRIGUES DE JESUS
2024, Monografia de Graduação EVASAO DISCENTE NA ESCOLA MUNICIPAL NADIR MARTINS COSTA SOARES: ACOES DE COMBATE NA, ZONA RURAL DE COROATA-MA, SINEIA ALVES DA SILVA
2024, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICIPIO DE CODO: desafios para alfabetizar, TELMA DOMINGAS DA CONCEIÇÃO
2024, Monografia de Graduação AS MANIFESTACOES DO FAZ DE CONTA NAS SALAS DE AULA DAEDUCACAO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE CODO: como concebem e veem as Docentes, MARIA EDNA PESSOA CRUZ
2024, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICIPIO DE CODO: desafios para alfabetizar, VAGNA MARIA SANTOS PRADO
2024, Monografia de Graduação FORMACAO DE FORMADORES/AS DE PROFESSORES/AS NO CONTEXTO DA FORMACAO CONTINUADA EM SERVICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CODO-MA, LUCIANE ALVES MATOS DA SILVA
2024, Monografia de Graduação PERCEPCOES DAS FAMILIAS SOBRE O PROJETO “NAS ONDA DA LEITURA”, EDINALVA PEREIRA SILVA DE SOUSA
2024, Monografia de Graduação O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANCAS DE 3 ANOS DO CMEI ALDENORA SANTANA DE LIMA, ANDREA COSTA DA SILVA
2024, Monografia de Graduação EDUCACAO QUILOMBOLA NUMA ESCOLA DO POLO BOA VISTA, MUNICIPIO DE CODO - MA, MARCIA ANDRADE SANTANA
2024, Monografia de Graduação MINI-INVENTARIO DE JOGOS MATEMATICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BENILZA DOS SANTOS FREITAS
2024, Monografia de Graduação DESAFIOS DA EDUCACAO DO CAMPO: um estudo de uma escolamultisseriada no municipio de Codo - MA, RAIMUNDA DO CARMO OLIVEIRA
2024, Monografia de Graduação AS METODOLOGIAS COM O ENSINO DE MUSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, JOSEANA DOS SANTOS MENDES FREITAS
2024, Monografia de Graduação FATORES E MOTIVACOES QUE CAUSAM A EVASAO NA EDUCACAO DEJOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI) NO ESPACO DA ESCOLA MUNICIPAL AMERICA I AMEXO I CRECHE UNIAO: narrativas docentes, LELIANE SILVA VIANA
2024, Monografia de Graduação FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE TRABALHAM NA COMUNIDADE ESCOLAR NA PERSPECTIVA DO ATENDIMENTO A CRIANCA COM NECESSIDADES ESPECIAIS, AMELIA MAYANA SERRA DA SILVA
2024, Monografia de Graduação OS ESPACOS E TEMPOS DO BRINCAR NA EDUCACAO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE CODO: um estudo no CMEI Jardim Encantado., LEIDE MARQUES BARBOSA SILVA
2024, Dissertação de Mestrado CRIANCAS PRODUTORAS DE TEXTO: uma experiencia discursiva no processo de producao de textos com alunos e alunas do 5º ano em uma escola da Rede Municipal de Sao Jose de Ribamar – MA, GLENDA RIBEIRO PINTO
2024, Monografia de Graduação A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS ALFABETIZADORES/AS NO MUNICIPIO DE SAO LUIS – MA: O que propoe a Lyceum Consultoria Educacional?, HELEN GARRIDO ARAUJO MENDES
2023, Dissertação de Mestrado A LINGUAGEM ESCRITA NA PERSPECTIVA DISCURSIVA EM UMA ESCOLA DE PACO DO LUMIAR/MA: o ensino por meio do texto/genero do discurso no ensino fundamental I, PAULA TICIANE SILVA DA SILVA
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DO ATO DE LER: uma proposta didatica discursiva para o 1º ano do Ensino Fundamental na Rede Publica de Ensino de Sao Jose de Ribamar- MA, RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA
2023, Monografia de Graduação PEDAGOGIAS MATEMATICAS: A FORMACAO INICIAL DA/DOLICENCIADO/LICENCIADA EM PEDAGOGIA PARA ENSINAR MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, GLAUCIENE PORTELA SANTOS
2023, Monografia de Graduação PEDAGOGIAS MATEMATICAS: A FORMACAO INICIAL DA/DO LICENCIADO/LICENCIADA EM PEDAGOGIA PARA ENSINAR MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, GLAUCIENE PORTELA SANTOS
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DA LEITURA E A PERSPECTIVA DISCURSIVA DE LINGUAGEM: Implicacoes para a formacao leitora de criancas do 2º ano do ensino fundamental, EDILENE DE JESUS FURTADO FERREIRA VIEIRA
2023, Dissertação de Mestrado MODELO DE GESTAO DOS CENTROS DE ENSINO MEDIO EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PUBLICA ESTADUAL DO MARANHAO: um estudo no Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro , FELIPE COSTA CAMARAO
2023, Dissertação de Mestrado COORDENACAO PEDAGOGICA E FORMACAO CONTINUADA: um dialogo sobre a proposicao de formacao continuada na SEMED de Alto Alegre do Pindare - MA, VALDA RIBEIRO DA CRUZ SILVA
2023, Dissertação de Mestrado PRODUCAO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NA PERSPECTIVA DIALOGICA BAKHTINIANA NA AULA DE LINGUA PORTUGUESA NO ENSINO MEDIO, SILVANILDE DE JESUS FERREIRA MATOS SANTOS
2023, Monografia de Graduação A CONCEPCAO DE LEITURA NO TESTE DE FLUENCIA DA POLITICA NACIONAL DE ALFABETIZACAO – PNA: Como fica a formacao de leitores?, LOHANNE MERY SANTOS DE JESUS
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DO ATO DE LER: uma experiencia discursiva no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede publica do municipio de Sao Jose de Ribamar- MA, RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA COM O USO DAS HISTORIAS EM QUADRINHOS: intervencoes pedagogicas em uma escola publica municipal de Sao Luis - MA., LIZ MARINA DE JESUS RAPOSO AMARAL
2023, Dissertação de Mestrado A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA: possibilidades para o enfrentamento a violencia em instituicoes de Ensino Medio no Maranhao., ANDREA MAIA MACIEL
2023, Dissertação de Mestrado A TEORIA HISTORICO-CULTURAL E O PROCESSO DE APROPRIACAO DA LINGUAGEM ESCRITA: repercussoes teorico-metodologicas para o fazer docente na Educacao Infantil , RAIMUNDO SIMAS ABREU NETO
2023, Dissertação de Mestrado A FORMACAO CONTINUADA E OS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS PARA A EDUCACAO BILINGUE: um estudo colaborativo em uma escola (bilingue) publica estadual em Sao Luis - MA, MELISSA LIMA DE SOUZA
2023, Dissertação de Mestrado CRIANCAS PRODUTORAS DE TEXTO: uma experiencia discursiva no processo de producao de textos com alunos e alunas do 5º ano em uma escola da Rede Municipal de Sao Jose de Ribamar – MA, GLENDA RIBEIRO PINTO
2023, Dissertação de Mestrado O USO DOS OPERADORES METADISCURSIVOS EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS SOB A PERSPECTIVA DE HYLAND: Analise de redacoes de alunos do Ensino Medio do Centro de Ensino Professor Antonio Carlos Beckman-Acailandia-Ma, ANGELA MARIA DO NASCIMENTO
2023, Monografia de Especialização PEDAGOGIA: BASE A PRAXIS DOCENTE NA EDUCACAO INFANTIL, WILLIAM DINIZ GOMES
2022, Dissertação de Mestrado ALFABETIZACAO NA PERSPECTIVA DISCURSIVA EM PACO DO LUMIAR/MA: o ensino por meio dos generos do discurso - 3º ano do ensino fundamental, PAULA TICIANE SILVA DA SILVA
2022, Dissertação de Mestrado COORDENACAO PEDAGOGICA E FORMACAO CONTINUADA: um dialogo sobre a proposicao de formacao continuada na SEMED de Alto Alegre do Pindare - MA, VALDA RIBEIRO DA CRUZ SILVA
2022, Dissertação de Mestrado O PROCESSO DE APROPRIACAO DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCACAO INFANTIL: uma proposta teorico-metodologica a luz da Teoria Historico-Cultural , RAIMUNDO SIMAS ABREU NETO
2022, Dissertação de Mestrado LINGUAGEM ESCRITA COMO PRATICA DISCURSIVA: Implicacoes para o fazer docente em uma Instituicao de Educacao Infantil no municipio de Sao Luis/MA. , INARA SYDIA DOS SANTOS DOURADO
2022, Dissertação de Mestrado LEITURA NA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA: um estudo no 6º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Educacao Basica Ministro Carlos Madeira, IRANILDE DO ROSARIO GOMES MELO
2022, Monografia de Graduação CONSIDERACOES TEORICO-METODOLOGICAS SOBRE A FUNCAO SOCIAL DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO DE CRIANCAS DO 1o ANO, SARA SENA DE SOUSA BEZERRA
2022, Qualificação de Mestrado FORMACAO INICIAL & CONTINUADA DE EDUCADORES (AS) DE CRIANCAS PEQUENAS: um estudo exploratorio nas creches do PROINFANCIA dos municipios de Arari- MA e Lago da Pedra- MA, JOSELIA DE JESUS ARAUJO BRAGA
2022, Monografia de Graduação POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ARLENE SOUZA MENEZES
2021, Dissertação de Mestrado O ENSINO DO ATO DE LER: uma abordagem metodologica discursiva para turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, DANIELE DE JESUS MOREIRA COSTA
2021, Dissertação de Mestrado OS SABERES E FAZERES DOS COORDENADORES PEDAGOGICOS: a sua importancia na Formacao continuada dos educadores da Educacao Infantil, RITA MARIA SOUSA FRANCO
2021, Dissertação de Mestrado PRATICAS DE LEITURA NUMA PERSPECTIVA DIALOGICA NO CICLO DE ALFABETIZACAO: a Unidade de Educacao Basica Poeta Goncalves Dias, SOLANGE CRISTINA CAMPOS DE JESUS
2021, Dissertação de Mestrado A CONSTRUCAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO COORDENADOR PEDAGOGICO E O ASSESSORAMENTO EM FORMACAO PERMANENTE NA ESCOLA: tecendo proposicoes, LEILA FERNANDA MENDES EVERTON REGO
2021, Monografia de Graduação A UTILIZACAO DE JOGOS NO ENSINO DE GEOMETRIA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, KARLIANE FIRMINO DE SOUSA COSTA
2021, Dissertação de Mestrado PROPOSTA DIDATICA PARA A PRODUCAO DE TEXTOS MULTIMODAIS EM AULAS DE LINGUA PORTUGUESA COM ALUNOS DO 9º ANO DO CENTRO DE ENSINO “ESTADO DO PARA”, EM SAO LUIS/MA, JULIO CESAR ALBINO MARINS
2021, Dissertação de Mestrado AFETIVIDADE E A FORMACAO DE CRIANCAS LEITORAS: contribuicoes da teoria Walloniana, TALITA FURTADO FERREIRA
2021, Monografia de Graduação O PROCESSO DE ALFABETIZACAO NO PROJETO DE EXTENSAO “ENTRELINHAS - alfabetizacao dialogica”: o entrelacamento entre a vida e a linguagem escrita, MARINALVA JESUS DO NASCIMENTO
2021, Monografia de Graduação CENTROS EDUCA MAIS NO MARANHAO: a gestao escolar e a organizacao do trabalho pedagogico, DORLENE DOS SANTOS RIBEIRO
2020, Qualificação de Mestrado A MEDIACAO PEDAGOGICA NO ENSINO DO ATO DE LER: uma abordagem discursiva em turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, DANIELE DE JESUS MOREIRA COSTA
2020, Qualificação de Mestrado PRATICAS DE LEITURA E ESCRITA NUMA PERSPECTIVA DIALOGICA NO 3ºANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: a Unidade de Educacao Basica Poeta Goncalves Dias, SOLANGE CRISTINA CAMPOS DE JESUS
2020, Qualificação de Mestrado A CONSTRUCAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO COORDENADOR PEDAGOGICO: desafios e perspectivas na constituicao do assessoramento em formacao permanente na escola , LEILA FERNANDA MENDES EVERTON REGO
2020, Qualificação de Mestrado O COORDENADOR PEDAGOGICO E A FORMACAO CONTINUADA: articulacao com o curriculo e o acompanhamento de professores dos Anos Iniciais , CRISTIANE DUTRA RIBEIRO HABIBE
2020, Qualificação de Mestrado A FORMACAO CONTINUADA DE EDUCADORES DA EDUCACAO INFANTIL: os saberes & fazeres do coordenador pedagogico, RITA MARIA SOUSA FRANCO
2020, Dissertação de Mestrado A COORDENACAO PEDAGOGICA COMO ASSESSORIA DE FORMACAO CONTINUADA: o pensar e o agir na proposicao de acoes formativas na escola , ALEXANDRINA COLINS MARTINS
2020, Qualificação de Mestrado A CONTRIBUICAO DA AFETIVIDADE NA FORMACAO DE CRIANCAS LEITORAS, TALITA FURTADO FERREIRA
2020, Dissertação de Mestrado O PROCESSO DE ESCRITA EM SALA DE AULA: a mediacao pedagogica e suas implicacoes na formacao de alunos produtores de texto, ERICA PATRICIA MARQUES DE ARAUJO
2020, Dissertação de Mestrado PRODUCAO TEXTUAL EM LINGUA PORTUGUESA: uma proposta para a construcao de textos argumentativos, RAKELL AINY FREITAS LUZ
2020, Dissertação de Mestrado A FORMACAO DE LEITORES NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo na UEB Olavo Melo, ANDREIA VAZ CUNHA DE SOUSA
2020, Dissertação de Mestrado PRODUCAO TEXTUAL EM LINGUA PORTUGUESA: uma proposta para a construcao de textos argumentativos, RAKELL AINY FREITAS LUZ
2020, Dissertação de Mestrado A PERSPECTIVA DISCURSIVA DE ALFABETIZACAO NA SALA DE AULA: encaminhamentos didaticos para o ensino da linguagem escrita em turmas de 1º ano do Ensino Fundamental Dissertacao, ROSIARA COSTA SOARES
2020, Dissertação de Mestrado A PRODUCAO TEXTUAL DE CRIANCAS DO 3º ANO: possibilidades de pratica discursiva na alfabetizacao, CLEIA SILVA PINTO COSTA
2020, Monografia de Graduação LITERATURA INFANTIL E MATEMATICA NO PNLD LITERARIO 2018: uma analise dos livros da categoria pre-escola, LUDMILLA ALVES RIBEIRO
2019, Qualificação de Mestrado COORDENACAO PEDAGOGICA E A FORMACAO CONTINUADA: subsidios teoricos metodologicos para a oferta de acoes formativas na escola, ALEXANDRINA COLINS MARTINS
2019, Qualificação de Mestrado O PROCESSO DE ESCRITA EM SALA DE AULA: uma analise da mediacao pedagogica e suas implicacoes na formacao de alunos produtores de texto, ERICA PATRICIA MARQUES DE ARAUJO
2019, Qualificação de Mestrado A CONCEPCAO DISCURSIVA DE ALFABETIZACAO NA SALA DE AULA: encaminhamentos didaticos para o ensino da linguagem escrita em turmas de 1º e 2º anos, ROSIARA COSTA SOARES
2019, Qualificação de Mestrado PRODUCAO TEXTUAL EM LINGUA PORTUGUESA: uma proposta para a construcao de textos argumentativos., RAKELL AINY FREITAS LUZ
2019, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA COMO LINGUA MATERNA, OS GENEROS TEXTUAIS E A PRODUCAO AUTORAL DE ALUNOS DO 5O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL , FRANCINETE BRAGA SANTOS
2019, Dissertação de Mestrado REGISTROS DE REPRESENTACAO SEMIOTICA: contribuicoes a constituicao do conceito de fracao no 5º do ensino fundamental, GENI PEREIRA CARDOSO
2019, Dissertação de Mestrado O CLUBE DA LEITURA NA BIBLIOTECA ESCOLAR: a construcao de novos sentidos, em situacao de leitura compartilhada, por criancas em processo de alfabetizacao, MICHELLE SILVA PINTO
2019, Dissertação de Mestrado O MOVIMENTO DIALOGICO DE ESCREVER: Os generos do discurso como o locus especifico de manifestacao da linguagem , MARIA JANDIRA DE ANDRADE SOUSA
2019, Dissertação de Mestrado ALFABETIZACAO DE CRIANCAS EM SITUACAO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: orientacoes para o trabalho pedagogico com o 2º ano do ensino fundamental por meio de sequencias didaticas Sao Luis, NATALIA RIBEIRO FERREIRA
2019, Qualificação de Mestrado A FORMACAO DE LEITORES NO CICLO DE ALFABETIZACAO: um estudo na UEB Olavo Melo, ANDREIA VAZ CUNHA DE SOUSA
2019, Monografia de Graduação A CONTACAO DE HISTORIA COMO ATIVIDADE NA EDUCACAO INFANTIL: o olhar para a pratica pedagogica , LAYS DE NAZARE AVELAR DE SOUZA
2019, Qualificação de Mestrado A PRODUCAO TEXTUAL NA ALFABETIZACAO: uma possibilidade de pratica discursiva de linguagem para criancas do 3º ano, CLEIA SILVA PINTO COSTA
2018, Qualificação de Mestrado O PROCESSO DE ESCRITA DE TEXTOS: uma experiencia de intervencao em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental , MARIA JANDIRA DE ANDRADE SOUSA
2018, Qualificação de Mestrado O ENSINO DO ATO DE LER NO CICLO DE ALFABETIZACAO: possibilidades de acoes para a constituicao de uma comunidade de leitores, a partir da biblioteca de uma escola do municipio de Sao Luis Sao Luis, MICHELLE SILVA PINTO
2018, Qualificação de Mestrado A ESCRITA COMO PRODUCAO DE TEXTOS E AS ATIVIDADES EPILINGUISTICAS: uma proposta de intervencao colaborativa no ensino da lingua materna para estudantes do 5º ano da Escola Publica Ancoragem, Sao Luis − MA, FRANCINETE BRAGA SANTOS
2018, Monografia de Graduação AS PRATICAS DE LEITURA DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICACOES PARA A CONSTITUICAO DO LEITOR: uma analise em escola da rede municipal de Buriti Bravo, RITA FREITAS DOS SANTOS
2018, Dissertação de Mestrado O FENOMENO DA VARIAVEL DA CONCORDANCIA VERBAL NAS PRODUCOES TEXTUAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MEDIO: uma intervencao Sociolinguistica, CLAUDIA MARTINS DE SA
2018, Monografia de Graduação ESCRITAS DE SI COMO DISPOSITIVO DE FORMACAO: eu professora alfabetizadora, contribuicoes da atividade Atos de leitura triangulada para a minha pratica docente, ANTONIA CARLA FRAZAO RIBEIRO
2018, Monografia de Graduação EDUCACAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: os desafios da transicao escolar, KAROLINE CUNHA CANTANHEDE
2018, Dissertação de Mestrado O ENSINO DO ATO DE LER E ESCREVER E O SEU DIALOGO COM AS AREAS DO CONHECIMENTO NO CICLO DE ALFABETIZACAO: uma experiencia de intervencao., CLAUDILEUDE DE JESUS SILVA
2018, Dissertação de Mestrado PROPORCIONALIDADE NA EDUCACAO BASICA: investigando as possiveis conexoes com outros ramos da Matematica, a luz da Teoria dos Registros de Representacao Semiotica, JOEMILIA MARIA PINHEIRO ALMEIDA
2018, Qualificação de Mestrado REGISTROS DE REPRESENTACAO SEMIOTICA: contribuicoes a constituicao do conceito de fracao no 5º do ensino fundamental, GENI PEREIRA CARDOSO
2018, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA COLABORATIVA NA ESCOLA: uma intervencao na acao alfabetizadora com enfase a utilizacao dos textos como unidade basica de ensino no processo de alfabetizacao de criancas Sao Luis, FRANCISCA DAS CHAGAS PASSOS SILVA
2018, Monografia de Graduação O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BURITI BRAVO-MA: um estudo sobre as praticas de producao textual dos alunos do 1º ano , JOSEANE DE ARAUJO CRUZ BRANDAO
2018, Monografia de Graduação A PRODUCAO DE TEXTO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE BURITI BRAVO- MA: concepcao e pratica docente , JOICIANE PEREIRA MELO
2018, Monografia de Graduação A CONTRIBUICAO DO LUDICO PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM INFANTIL: um estudo a partir do 1º ano do ensino fundamental das escolas urbanas de Buriti Bravo - MA, LUCIELMA VIEIRA DA SILVA PEREIRA
2018, Monografia de Graduação O ENSINO DA LEITURA EM FOCO: um estudo no 1º ciclo do ensino fundamental em escola de Buriti Bravo-MA, DANUZIA DA SILVA SOUSA
2018, Monografia de Graduação PRATICAS DE LEITURA NA DISCIPLINA DE CIENCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, LUZIA LEAL CABRAL NETO FERREIRA
2018, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DO LUDICO NA ALFABETIZACAO DE CRIANCAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE BURITI BRAVO/MA., MARIA DAS DORES NERES SILVA
2018, Monografia de Graduação O LUDICO COMO RECURSO METODOLOGICO POTENCIALIZADOR PARA A CONSTRUCAO DA APRENDIZAGEM MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, JACIANA SANTOS MOURA COSTA
2018, Monografia de Graduação O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANA MARY DA SILVA BRANDÃO COELHO
2018, Monografia de Graduação AS PRATICAS DE LEITURA NA SALA DE AULA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: implicacoes para a aprendizagem da leitura em escola da rede municipal de Buriti Bravo, VANELMA MACEDO DE MORAIS
2018, Dissertação de Mestrado A LEITURA E A ESCRITA COMO ATOS INTERDISCURSIVOS: implicacoes para a pratica alfabetizadora , NOYRA MELÔNIO DA FONSECA
2018, Dissertação de Mestrado LEITURA, ENCONTRO COM OS(AS) OUTROS(AS): processos dialogicos no ato de ler, KATIA CILENE AMORIM GOMES
2018, Dissertação de Mestrado O LUGAR DO TEXTO NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA NA EJA: por uma orientacao pratica e pedagogica da Linguistica Textual., EDIVANA VALÉRIA ROSA SIQUEIRA
2018, Dissertação de Mestrado A ARTICULACAO PEDAGOGICA NA DISCIPLINA DE HISTORIA ENTRE O 5º E 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, BENEDITA DOS SANTOS AZEVEDO FRAZÃO
2018, Monografia de Graduação A ESCRITA COMO FUNCAO SOCIAL: a pratica docente de uma professora alfabetizadora, SARA SENA DE SOUSA BEZERRA
2017, Qualificação de Mestrado ALFABETIZACAO DE CRIANCAS EM SITUACAO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: as relacoes de sentido no processo de apropriacao da lingua materna no 2º ano do ensino fundamental, NATALIA RIBEIRO FERREIRA
2017, Monografia de Graduação A RELACAO FAMILIA E ESCOLA E SUA INFLUENCIA NA FORMACAO DO EDUCANDO: Um olhar sobre a Escola Municipal Maria Bernarda Moreira., MARIA BEATRIZ SILVA NUNES
2017, Monografia de Graduação A MATEMATICA NA EDUCACAO INFANTIL: consideracoes sobre o ensino do conceito de numero para criancas em uma escola da rede municipal em Sao Luis, ROSANGELA AROUCHE
2017, Qualificação de Mestrado A LEITURA E A ESCRITA COMO ATOS INTERDISCURSIVOS: um estudo no 2º ano do Ciclo de Alfabetizacao da Unidade Integrada Jose Lisboa no municipio de Raposa-Ma , NOYRA MELÔNIO DA FONSECA
2017, Qualificação de Mestrado O ENSINO DO ATO DE LER COMO PROCESSO DIALOGICO: uma proposta de intervencao para as turmas do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Sao Luis – MA, KATIA CILENE AMORIM GOMES
2017, Qualificação de Mestrado A LEITURA E A ESCRITA COMO OBJETO DE ENSINO DE TODAS AS AREAS NO CICLO DE ALFABETIZACAO: uma experiencia de intervencao na UEB PROFESSOR RUBEM ALMEIDA, CLAUDILEUDE DE JESUS SILVA
2017, Qualificação de Mestrado O TEXTO COMO UNIDADE BASICA DE ENSINO NA APROPRIACAO DA LINGUAGEM ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE SAO LUIS: elementos para formacao de professores., FRANCISCA DAS CHAGAS PASSOS SILVA
2017, Qualificação de Mestrado A ARTICULACAO PEDAGOGICA NA DISCIPLINA DE HISTORIA ENTRE O 2º E 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, BENEDITA DOS SANTOS AZEVEDO FRAZÃO
2017, Monografia de Graduação A BRINCADEIRA COMO ELEMENTO IMPORTANTE PARA A APROPRIACAO DA LINGUAGEM ORAL PELA CRIANCA PEQUENA, LARISSA COSTA PEREIRA
2016, Monografia de Graduação A LINGUAGEM NA EDUCACAO INFANTIL: uma analise das praticas em uma Creche no municipio de Vargem Grande – MA, ELIANA DA SILVA SOUSA
2016, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA FAMILIA NA APRENDIZAGEM DA CRIANCA: estudo de caso no Centro de Educacao infantil e Ensino Fundamental Dra. Graca Artioli., ALDECI OLIVEIRA RIBEIRO
2016, Monografia de Graduação FORMACAO CONTINUADA NO CONTEXTO DO TRABALHO DOCENTE: uma analise na Unidade Integrada Jose Giorceli Costa, LOUISE CASTRO DA SILVA
2016, Monografia de Graduação ALFABETIZACAO DE CRIANCAS SURDAS NO CONTEXTO DE UMA EDUCACAO BILINGUE: desafios de inclusao, HELIDA FREITAS DE OLIVEIRA
2016, Monografia de Graduação ESCOLA BIBLICA DOMINICAL: Uma analise pedagogica na Igreja Presbiteriana de Sao Luis, LUIS FERNANDO SARAIVA DA SILVA
2016, Monografia de Graduação OS MATERIAIS MANIPULATIVOS OU CONCRETOS NAS AULAS DE MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: consideracoes metodologicas, JOSE ORLANDO DOS SANTOS SILVA
2016, Monografia de Graduação AS ARTES VISUAIS NA EDUCACAO INFANTIL: Implicacoes para a Formacao das Criancas, CAMILA CONCEICAO BEZERRA PEREIRA
2016, Monografia de Graduação NARRATIVAS INFANTIS: para alem do texto escrito, MARIA LIDIA ROSA DO LAGO
2016, Monografia de Graduação A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL CLOVIS J. BACELAR ARAUJO, FABIO CRISTIANO CHAGAS PEREIRA
2016, Monografia de Graduação A MUSICALIZACAO NA EDUCACAO INFANTIL: OS SONS, OS GESTOS E OS MOVIMENTOS, MARIA DAMIANA DA SILVA GONÇALVES
2016, Monografia de Graduação O ENSINO DA ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZACAO: copia ou producao de textos?, NICIELMA DE JESUS GOIS
2016, Monografia de Graduação A PRATICA SOCIAL DA ESCRITA NA EDUCACAO INFANTIL, JUSCELINA MIRANDA
2016, Monografia de Graduação O PROCESSO DE ALFABETIZACAO E OS SABERES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES: tessituras necessarias, LUZINALVA DO ROSARIO RIBEIRO
2016, Monografia de Graduação A PRATICA DA LEITURA NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE INTEGRADA PRESIDENTE FIGUEIREDO: um desafio a educandos e educadores, NILCE MARIA DA SILVA FERREIRA
2016, Monografia de Graduação PRATICAS DE LEITURA NO 2º CICLO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo no 5º ano na Escola X, ANA MARIA DO NASCIMENTO AMORIM
2016, Monografia de Graduação BRINCANDO COM A MATEMATICA TAMBEM SE APRENDE: o ludico em sala de aula, ROSEMARY DO SOCORRO FERNANDES
2016, Monografia de Graduação A LEITURA NA EDUCACAO INFANTIL: um encontro necessario com a crianca pequena, MIRIAM DE JESUS LINS CARDOSO
2016, Monografia de Graduação ALFABETIZACAO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL DR. LUIS DOMINGUES, MARIA RAIMUNDA OLIVEIRA
2016, Monografia de Graduação PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZACAO NA IDADE CERTA (PNAIC): um estudo na Escola Municipal de Castanhal, JOSELINA MAIA DOS SANTOS
2016, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS: uma analise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educacao de Jovens e Adultos no Centro Educacional Professora Olga Damous, EUGENIA ILDA NASCIMENTO FERREIRA
2016, Monografia de Graduação O CURRICULO NO CONTEXTO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCACAO QUILOMBOLA: um estudo na Escola Municipal Severa Mafra, HILDILENE NASCIMENTO FERREIRA
2016, Monografia de Graduação DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCACAO INFANTIL (DCNEI): O que Pensam os Professores da Escola Municipal de Educacao Infantil Canto do Rouxinol, JEREMIAS DE JESUS ABREU
2016, Monografia de Graduação DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCACAO ESCOLAR QUILOMBOLA NA EDUCACAO BASICA: um estudo na Escola Municipal Severa Mafra, JOSE ROBERTO RIBEIRO SOUSA
2016, Monografia de Graduação O ENSINO DE CIENCIAS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma analise na Escola Municipal Profª Olga Damous, IVANA DA SILVA RIBEIRO
2016, Monografia de Graduação LEITURA E ESCRITA NA EDUCACAO INFANTIL, MARIA DE NAZARE CUNHA
2016, Monografia de Graduação AS CONTRIBUICOES DO LUDICO PARA O PROCESSO EDUCATIVO NA EDUCACAO INFANTIL, IRAILDA MIRANDA SILVA
2016, Monografia de Graduação A LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZACAO: Um estudo na Escola Municipal Jose Andre Ferreira, LINDINALVA ASSUNCAO
2016, Monografia de Graduação PRATICAS DE ESCRITA EM TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CENTRO EDUCACIONAL PROFª OLGA DAMOUS, MARIDALVA DOS SANTOS CAMPOS
2016, Monografia de Graduação ALFABETIZACAO EM TURMAS MULTISSERIES, SAMIA REGINA FERREIRA MARQUES
2016, Monografia de Graduação JOGOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUCAO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MARIA FRANCISCA OLIVEIRA PIRES
2016, Monografia de Graduação EDUCACAO NO CAMPO: desafios e possibilidades da pratica dos professores campesine, DAILZA BRITO
2016, Monografia de Graduação ESCOLA DA INFANCIA E DOCENCIA EM SALA DE AULA NA EDUCACAO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE TURIACU- MA, JANIELE DA SILVA ABREU
2016, Monografia de Graduação CONSELHO TUTELAR: Uma Analise no Conselho Tutelar de Turiacu., LEONILDO JOSE FRANCA MARQUES
2016, Monografia de Graduação LEITURA E ESCRITA NO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um olhar sobre o enfoque metodologico, FRANCINICE DE JESUS ALVES AMARAL
2016, Monografia de Graduação O PLANEJAMENTO COMO ORGANIZACAO PEDAGOGICA DO TRABALHO DOCENTE: e as contribuicoes no ensino de leitura nas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental, EMILENE DE LOURDES RAMALHO AMARAL
2016, Monografia de Graduação ALFABETIZACAO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: o ludico como eixo metodologico., MARLENE ARAUJO SILVA
2016, Monografia de Graduação A PRATICA PEDAGOGICA DAS PROFESSORAS DO 1º CICLO DA ALFABETIZACAO DA ESCOLA MUNICIPAL MARIA JOSE MEDEIROS VIEIRA E A RELACAO COM A FORMACAO DE LEITORES CRITICO, LAURINETE CANTANHEDE FREITAS DOS SANTOS
2016, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGOGICO NA PRATICA DOCENTE: A Experiencia do Centro de Ensino America Central no Municipio de Morros., LUCINEZIO FRAZAO MARQUES
2016, Monografia de Graduação A FORMACAO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DA ESCOLA MUNICIAPL PRUDENTE DE MORAES E SUAS IMPLICACOES NA PRATICA DO DOCENTE, ERISVALDO CARDOSO CORREIA
2016, Monografia de Graduação O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E A FORMACAO DE LEITORES CRITICOS, NOI CICLO DA ALFABETIZACAO NA ESCOLAMUNICIPAL PROFESSOR CLOVIS JOSE BACELLAR ARAUJO NO MUNICIPIO DE MORROS-MA., MARIA LUCILENE DA SILVA SOUZA
2016, Monografia de Graduação O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZACAO NA IDADE CERTA E A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICIPIO DE MORROS: desafios e perspectivas, ROZILVANE CONCEICAO ABITIBOL MATOS
2016, Monografia de Graduação A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCACAO INFANTIL NO MUNICIPIO DE MORROS: necessidades e perspectivas metodologicas, JOSÈ DE ARIMATÈIA FERREIRA DO LIVRAMENTO
2016, Monografia de Graduação A PRATICA PEDAGOGICA DE DOCENTES NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e perspectivas, MARIA DOS ANJOS ROCHA ARAUJO
2016, Monografia de Graduação ALFABETIZACAO DE CRIANCAS: um olhar na Unidade Integrada Jose Giorceli Costa, VALDIR SANTOS CUTRIM
2016, Monografia de Graduação QUAL O LUGAR DOS TEXTOS NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? Contribuicoes metodologicas para o ensino, THAISE TAMARA SANTOS SOUZA
2016, Monografia de Graduação A Gestao da Escola da Infancia: um olhar sobre o ambiente., MARIA ALBERTINA ALMEIDA DA SILVA
2016, Monografia de Graduação LEITURA NA EDUCACAO INFANTIL: Perspectiva de mudanca na aprendizagem das criancas do C. E. I. Selene Mesquita., MARIA GRACILEIDE DOS SANTOS NASCIMENTO
2016, Monografia de Graduação O ENSINO DE CIENCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e perspectivas. , ATENILDO CHAVES DE SOUSA
2016, Monografia de Graduação ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANCA DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEB IRACI SILVA PEREIRA, EM VARGEM GRANDE - MA., MARIA NEURIANE POVOAS DE MATOS
2016, Monografia de Graduação PROFESSORES ALFABETIZADORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: formacao e desafios da pratica., MARIA IVONEIDE DE CARVALHO SOUZA
2016, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM VARGEM GRANDE NOS ULTIMOS DOIS ANOS: breve historico, ELISVALDO MENEZES MORAES
2016, Monografia de Graduação A ALFABETIZACAO COMO APROPRIACAO DA LEITURA E ESCRITA NAS CLASSES MULTISSERIADAS: vivencias na Escola Municipal Zenobia Barroso Oliveira, MAURA RODRIGUES DE ALBUQUERQUE
2016, Monografia de Graduação PRATICAS DE LEITURA NA EDUCACAO INFANTIL: desafios e possibilidades dos professores do Centro de Educacao Infantil Sementinha do Saber no municipio de Vargem Grande, MARIA CLAUDILENE RODRIGUES LAGES
2016, Monografia de Graduação O DESENVOLVIMENTO DA LEI Nº 10.639/03 NO CONTEXTO DA UNIDADE ESCOLAR ASSOCIACAO CLUBE DAS MAES., JOSE ISMAEL DA CONCEICAO
2016, Monografia de Graduação PRATICAS DE PRODUCAO DE TEXTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO 3º E 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA JOSE ESMERIO VIEIRA EM VARGEM GRANDE/MA., MARIA CLAUDIA RODRIGUES LAGES
2016, Monografia de Graduação O LUDICO NA EDUCACAO INFANTIL: Um estudo de caso no CEI Drª Ana Maria Nascimento Fernandes, KATIA CILENE ALMEIDA CUNHA
2016, Monografia de Graduação A ESCOLA COMO OBJETO DE INVESTIGACAO NA SEGUNDA METADE DO SECULO XX: memoria e historia da escola Paroquial de Vargem Grande., MARIA FRANCISCA DA SILVA AGUIAR
2016, Monografia de Graduação O ENSINO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL., ANTONIA IRENE DOS SANTOS COSTA
2016, Monografia de Graduação O LUDICO NAS AREAS DE CONHECIMENTO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuicoes para a aprendizagem., JURACY PINTO NASCIMENTO
2016, Monografia de Graduação PRATICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE ESCOLAR CONEGO RAIMUNDO AMORIM DE CARVALHO: a realidade das salas multisseriadas., FRANCILENE DE JESUS MORAES DOS SANTOS
2015, Monografia de Graduação NOCOES MATEMATICAS NA EDUCACAO INFANTIL: e possivel trabalhar com resolucao de problemas na educacao infantil?, MARIA DA CONCEICAO RODRIGUES BARROS
2015, Monografia de Graduação A AVALIACAO DA APRENDIZAGEM E SUAS IMPLICACOES NO PROCESSO DE ENSINO: concepcoes e praticas., ANTONIO ARAUJO DE SOUSA FILHO
2015, Monografia de Graduação AVALIACAO DA APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VARGEM GRANDE: a realidade nos anos iniciais do ensino fundamental, CLAUDEMIRES COSTA COELHO
2015, Monografia de Graduação AS FABULAS INFANTIS PARA ALEM DA IMAGINACAO DA LITERATURA NO CENTRO DE EDUCACAO INFANTIL SEMENTINHA DO SABER EM VARGEM GRANDE, ANA MEIRE TEIXEIRA DA SILVA
2015, Monografia de Graduação LER COM SENTIDO E POSSIVEL? uma analise da realidade do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Coroata., ANTONIA MARIA PEREIRA JUSTINO
2015, Monografia de Graduação O BRINCAR E A MEDIACAO:A experiencia na Escola Municipal em Coroata-MA, FRANCISCA DE SOUSA LUZ
2015, Monografia de Graduação RELACOES ENTRE O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DAS CRIANCAS PEQUENAS , ELISANDRA GUIMARAES SANTANA
2014, Monografia de Graduação O BRINCAR E A MATEMATICA NA EDUCACAO INFANTIL, MARIA NILZETE FERREIRA DE SOUSA
2014, Monografia de Graduação O BRINCAR E A MATEMATICA NA EDUCACAO INFANTIL, MARIA NILZETE FERREIRA DE SOUSA
2014, Monografia de Graduação O BRINCAR E A MATEMATICA NA EDUCACAO INFANTIL, MARIA NILZETE FERREIRA DE SOUSA
2014, Monografia de Graduação ATOS DE LEITURA TRIANGULADA: a relacao de sentido na alfabetizacao de meninos e meninas esituacao de vulnerabilidade social., NATALIA RIBEIRO FERREIRA
2014, Monografia de Graduação AMPLIACAO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma analise sobre a 1ª etapa do 1º ciclo do ensino fundamental, DÉBORA CERVEIRA VALANDRO
2014, Monografia de Graduação A PRATICA DA LEITURA E ESCRITA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo na Unidade Integrada Padre Newton Pereira, VALDEANES COSTA
2014, Monografia de Graduação OS DESAFIOS DA MATEMATICA NA SALA DE AULA: subtraindo problemas e multiplicando solucoes., LUANA CAROLINNE PORTELA FERREIRA
2014, Monografia de Graduação A LEITURA E A ESCRITA NA EDUCACAO INFANTIL: um estudo sobre as praticas pedagogicas dos (as) professores (as) em escola da rede publica de Sao Luis - MA, LUANA ALVES VIEIRA
2012, Monografia de Graduação EXTENSAO UNIVERSITARIA COMO ACAO FORMADORA ARTICULADA AO ENSINO: reflexoes de um campo de estagio, DAYANE DE OLIVEIRA MARTINS BRINGEL
2012, Monografia de Graduação A LEITURA NA EDUCACAO INFANTIL: a hora da historia como momento privilegiado para as criancas pequenas, HELOISA VITORIA FERREIRA GOMES
2012, Monografia de Graduação A TEORIA DA ATIVIDADE EM ALEKSEI NIKOLAEVICH LEONTIEV E SUA RELACAO COM A ATIVIDADE ORIENTADORA DO ENSINO: um estudo teorico, CRISTIANE RODRIGUES LOPES
2012, Monografia de Graduação O DESAFIO DA INTEGRALIZACAO CURICULAR EM QUATRO ANOS: uma realidade do curso de Pedagogia Vespertino da Universidade Federal do Maranhao - UFMA, CAROLINE BARROS GONDINHO
Proyecto final de curso (50)
PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE ESCOLAR CÔNEGO RAIMUNDO AMORIM DE CARVALHO: a realidade das salas multisseriadas, FRANCILENE DE JESUS MORAES DOS SANTOS , 01/2016
PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO 3º E 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA JOSÉ ESMERIO VIEIRA EM VARGEM GRANDE/MA., MARIA CLAUDIA RODRIGUES LAGES , 01/2016
O uso de materiais concretos no ensino fundamental II., ROSANE DOS REIS DA SILVA , 12/2014
ALGUNS ASPECTOS DA METODOLOGIA DE ENSINO DESENVOLVIDA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NA CIDADE DE COROATÁ., CÍDIA CRISTINE DOS SANTOS MATOS , 04/2015
RESSIGNIFICANDO O PROCESSO DE ENSINO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS : O TEXTO COMO UNIDADE BÁSICA DE SENTIDO., KEDNA MARGARETH SOUZA BARROS , 12/2014
A FORMAÇÃO DE LEITORES : CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL., EUDIANE CARNEIRO ARAÚJO , 04/2015
O USO DO TEXTO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS : CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS., WALDIRENE OLIVEIRA GARRETO , 04/2015
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDEMUNICIPAL DE ENSINO DE VARGEM GRANDE: a realidade nos anos iniciais do ensino fundamental, CLAUDEMIRES COSTA COELHO , 12/2015
NOÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: é possível trabalhar com resolução de problemas na Educação Infantil?, MARIA DA CONCEICAO DA LUZ RODRIGUES , 12/2015
A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL , CARMELITA FERREIRA DE AMORIM , 12/2014
DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA: há preconceito entre as crianças nas escolas de Educação Infantil?, DEUSAMAR ALMEIDA BARBOSA , 04/2015
O ENSINO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANTONIA IRENE DOS SANTOS COSTA , 01/2016
O LÚDICO NAS ÁREAS DE CONHECIMENTO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuições para a aprendizagem., JURACY PINTO NASCIMENTO , 01/2016
QUAL O LUGAR DOS TEXTOS NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? Contribuições metodológicas para o ensino, THAISE TAMARA SANTOS SOUZA , 04/2016
BRINCANDO COM A MATEMÁTICA TAMBÉM SE APRENDE: o lúdico em sala de aula, ROSEMARY DO SOCORRO FERNANDES , 06/2016
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E OS SABERES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES: tessituras necessárias, LUZINALVA DO ROSARIO RIBEIRO , 06/2016
JOGOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, MARIA FRANCISCA OLIVEIRA PIRES , 06/2016
PRÁTICAS DE ESCRITA EM TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CENTRO EDUCACIONAL PROFª OLGA DAMOUS, MARIDALVA DOS SANTOS CAMPOS , 06/2016
AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA O PROCESSO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, IRAILDA MIRANDA SILVA , 06/2016
PRÁTICAS DE LEITURA NO 2º CICLO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo no 5º ano na Escola X, ANA MARIA DO NASCIMENTO , 06/2016
O ENSINO DA ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: cópia ou produção de textos?, NICIELMA DE JESUS GOIS , 06/2016
A LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: Um estudo na Escola Municipal José André Ferreira, LINDINALVA ASSUNCAO , 06/2016
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARIA DE NAZARE CUNHA , 06/2016
A PRÁTICA DA LEITURA NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE INTEGRADA PRESIDENTE FIGUEIREDO: um desafio à educandos e educadores, NILCE MARIA DA SILVA FERREIRA , 06/2016
ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS MULTISSERIES, SAMIA REGINA FERREIRA MARQUES , 06/2016
OS MATERIAIS MANIPULATIVOS OU CONCRETOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: considerações metodológicas , JOSE ORLANDO DOS SANTOS SILVA , 09/2016
A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: considerações sobre o ensino do conceito de número para crianças em uma escola da rede municipal em São Luis, ROSANGELA AROUCHE , 08/2017
O ENSINO DA LEITURA EM FOCO: um estudo no 1º ciclo do ensino fundamental em escola de Buriti Bravo-MA, DANUZIA DA SILVA SOUSA , 06/2018
O ENSINO DA LEITURA EM FOCO: um estudo no 1º ciclo do ensino fundamental em escola de Buriti Bravo-MA, DANUZIA DA SILVA SOUSA , 06/2018
A PRODUÇÃO DE TEXTO NO 2º ANODO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO MA: concepção e prática docente , JOICIANE PEREIRA MELO , 06/2018
A PRODUÇÃO DE TEXTO NO 2º ANODO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO MA: concepção e prática docente , JOICIANE PEREIRA MELO , 06/2018
O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BURITI BRAVO-MA: um estudo sobre as práticas de produção textual dos alunos do 1º ano , JOSEANE DE ARAUJO CRUZ BRANDAO , 06/2018
O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BURITI BRAVO-MA: um estudo sobre as práticas de produção textual dos alunos do 1º ano , JOSEANE DE ARAUJO CRUZ BRANDAO , 06/2018
AS PRÁTICAS DE LEITURA NA SALA DE AULA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: implicações para a aprendizagem da leitura em escola da rede municipal de Buriti Bravo, VANELMA MACEDO DE MORAIS , 06/2018
AS PRÁTICAS DE LEITURA NA SALA DE AULA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: implicações para a aprendizagem da leitura em escola da rede municipal de Buriti Bravo, VANELMA MACEDO DE MORAIS , 06/2018
AS PRÁTICAS DE LEITURA DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DO LEITOR: uma análise em escola da rede municipal de Buriti Bravo , RITA FREITAS DOS SANTOS , 06/2018
AS PRÁTICAS DE LEITURA DE ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DO LEITOR: uma análise em escola da rede municipal de Buriti Bravo , RITA FREITAS DOS SANTOS , 06/2018
CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 1o ANO, SARA SENA DE SOUSA BEZERRA , 04/2022
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE CODÓ: desafios para alfabetizar, TELMA DOMINGAS DA CONCEIÇÃO , 04/2024
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE CODÓ: desafios para alfabetizar, TELMA DOMINGAS DA CONCEIÇÃO , 04/2024
AS MANIFESTAÇÕES DO FAZ DE CONTA NAS SALAS DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE CODÓ: como concebem e veem as Docentes, MARIA EDNA PESSOA CRUZ , 04/2024
AS MANIFESTAÇÕES DO FAZ DE CONTA NAS SALAS DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE CODÓ: como concebem e veem as Docentes, MARIA EDNA PESSOA CRUZ , 04/2024
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE CODÓ: desafios para alfabetizar, VAGNA MARIA SANTOS PRADO , 04/2024
ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE CODÓ: desafios para alfabetizar, VAGNA MARIA SANTOS PRADO , 04/2024
MINI-INVENTÁRIO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BENILZA DOS SANTOS FREITAS , 04/2024
MINI-INVENTÁRIO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BENILZA DOS SANTOS FREITAS , 04/2024
OS ESPAÇOS E TEMPOS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE CODÓ: um estudo no CMEI Jardim Encantado., LEIDE MARQUES BARBOSA SILVA , 04/2024
OS ESPAÇOS E TEMPOS DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE CODÓ: um estudo no CMEI Jardim Encantado., LEIDE MARQUES BARBOSA SILVA , 04/2024
BRINCAR DE FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o que dizem as mães e as professoras da Escola Maçaranduba I, MARCELINO COSTA , 05/2024
BRINCAR DE FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o que dizem as mães e as professoras da Escola Maçaranduba I, MARCELINO COSTA , 05/2024
Orientación en posgrado (18)
Mestrado, FRANCISCA DAS CHAGAS DOS PASSOS SILVA, 03/2016 - , Concluída em 08/2018
Mestrado, NATALIA RIBEIRO FERREIRA, 03/2017 - , Concluída em 08/2019
Mestrado, FRANCINETE BRAGA SANTOS, 03/2017 - , Concluída em 08/2019
Mestrado, PAULA TICIANE SILVA DA SILVA, 03/2020 - , Concluída em 02/2024
Mestrado, CLEIA SILVA PINTO COSTA, 03/2018 - , Concluída em 03/2020
Mestrado, ROSIARA COSTA SOARES, 03/2018 - , Concluída em 03/2020
Mestrado, ALEXANDRINA COLINS MARTINS, 06/2018 - , Concluída em 11/2020
Mestrado, GLENDA RIBEIRO PINTO, 06/2021 - , Concluída em 02/2024
Mestrado, LEILA FERNANDA MENDES EVERTON REGO, 03/2019 - , Concluída em 01/2022
Mestrado, DANIELE DE JESUS MOREIRA COSTA, 03/2019 - , Concluída em 01/2022
Mestrado, RAYANNIE MENDES DE OLIVEIRA, 06/2021 - , Concluída em 12/2023
Mestrado, VALDA RIBEIRO DA CRUZ SILVA, 03/2020 - , Concluída em 03/2024
Mestrado, MARIA JOSE RIBEIRO BARBOSA, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, SUZANA PINHEIRO NASCIMENTO, 06/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, SILVANILDE DE JESUS FERREIRA MATOS SANTOS, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, PATRÍCIA CRISTINA PEIXOTO COELHO SANTOS, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, FRANCILENE SILVA CRUZ, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, DAIANE LAGO MARINHO BARBOZA, 05/2022 - , Orientação em Andamento
???fimConteudo???