???iracessibilidade???
Foto do docente VALDENICE DE ARAUJO PRAZERES

VALDENICE DE ARAUJO PRAZERES

DEII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO

???inicioConteudo???

Producción Intelectual

Coordinación de grupos de investigación (1)
05/2017 Formação de professore/as para educação das relações étnico-raciais,
Artículos (1)
1999, Formação de professores da educação especial: reflexões e propostas, ISSN: 14152797
Publicación en eventos (24)
2019, , MULHERES EM MOVIMENTO; vozes epistêmicas na Educação Superior, SEMINÁRIO DE PESQUISA: Diversidade, Cultura e Inclusão,
2019, , PERMANÊNCIA E AVANÇOS NA GESTÃO EDUCACIONAL Coordenação de Mesa Temática, X SEMINÁRIO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA SESUPED,
2019, , O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: limites e possibilidades na formação inicial, IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - SEMID,
2019, , FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma análise da proposta curricular do curso de Pedagogia da UEMA, I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARFOR NORTE E NORDESTE ? ?Educação, trabalho e o futuro do cidadão em uma sociedade em crise?,
2019, , EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: desafio atual em tempos de redefinição do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia, I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARFOR NORTE E NORDESTE ? ?Educação, trabalho e o futuro do cidadão em uma sociedade em crise?,
2018, , DOCÊNCIA, GESTÃO E PESQUISA: contribuições do Estágio Supervisionado para a Formação do(a) Pedagogo(a) (Coordenação de Mesa Temática), VII SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA SESUPED,
2018, , FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Estado da Arte no PPGE/UFMA, I Colóquio de Pesquisadoras/es das Epistemologias Étnico-Raciais e de Gênero na Educação ? I COPERGE,
2018, , FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Estado da Arte em programas de pós-graduação da UFMA, . VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: Pesquisas e Experiências - ?Educação Brasileira em Movimento: inflexões e resistências?,
2018, , FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: uma análise da matriz curricular do curso de Pedagogia da UFMA, VIII ENCONTRO DE EDUCADORES: Pesquisas e Experiências, intitulado ?Educação Brasileira em Movimento: inflexões e resistências?,
2018, , História Cultural, Educação das relações étnico-raciais e Formação de professores/as, I Colóquio de Pesquisadoras/es das Epistemologias Étnico-Raciais e de Gênero na Educação (I COPERGE) e II Encontro Maranhense sobre Gênero Educação e Sexualidade (II EMGES). 2017; Tema: Vozes Epistêmicas e Saberes Plurais na Educação / Diferenças de Gêner,
2017, , A afrodescendência na formação docente, VI ENCONTRO MARANHENSE SOBRE EDUCAÇÃO, MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR VI SIMPÓSIO MARANHENSE DE PESQUISADORAS (ES) SOBRE MULHER, RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO,
2017, , FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA AEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: delineando a trajetória teórico-metodológica para uma análise do curso de Pedagogia, I CONGRESSO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS DO NORDESTE ? COPENOR,
2017, , INCLUSÃO DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: um desafio ainda atual, I CONGRESSO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS DO NORDESTE,
2017, , Formação De Professores/as Para A Educação Das Relações Étnico-raciais E Ensino De História E Cultura Africana E Afro-brasileira: Pistas Para Uma Análise Do Curso De Pedagogia, IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências,
2017, , Federalismo Cooperativo E Plano De Ações Articuladas (par) ? Implicações No Trabalho Docente, IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências,
2017, , A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, VALDENICE DE ARAUJO PRAZERES,
2017, , ESTEREÓTIPOS ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL E TRABALHO DOCENTE: do discurso à ação, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PGCult (II SIICS ? 2017),
2017, , A ATUALIDADE DO DESAFIO DE INCLUSÃO DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE, VII SITRE ? Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade,
2017, , FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: pistas para uma análise do curso de Pedagogia, IX ENCONTRO BRASILEIRO DA REDESTRADO - ?Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências",
2017, , FORMAÇÃO DE PROFESSORE/AS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: delineando a trajetória teórico-metodológica para uma análise do curso de Pedagogia, I ? COPENOR - Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste - ?Presença negra no nordeste para além dos tambores: saberes culturais e produção de conhecimento?,
2017, , O 'ESTADO EM AÇÃO': aproximações e distanciamentos das bandeiras de luta dos movimentos sociais negros, II Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia II JAEP,
2016, , Edificando a escola que queremos a partir da reflexão sobre a escola que temos, Encontro Pedagógico,
2011, , TRABALHO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORE(A)S EM TEMPO DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA, V Jornada Internacional de Políticas Públicas,
2011, , INTEGRANDO GESTÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA: demandas atuais para o trabalho do(a) pedagogo(a) na escola., I SEMINÁRIO DE ESTÁGIO: gestão e formação continuada na perspectiva da reflexão sobre a prática,
Capítulos de libros (9)
2019, ESTÁGIO EM ATIVIDADES DE GESTÃO: refletindo sobre uma proposta do curso de pedagogia da UFMA, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: experiências descoloniais, Valdenice de Araujo Prazeres, Karla Cristina Silva Sousa
2018, Internacionalização da Educação Superior: estratégias para a legitimação da divisão social e econômica do saber?, Políticas públicas no Brasil: exploração e diagnóstico 4, Valdenice de Araujo Prazeres
2015, Formação de professores e educação superior no Maranhão: uma reflexão a partir do desafio da diversidade, A gestão da educação brasileira: políticas e programas, Hilce Aguiar Melo, Valdenice de Araujo Prazeres
2015, Os movimentos sociais e suas contribuições para a reflexão sobre concepções, políitcas e práticas de Educação Infantil, A formação continuada de professores da educação Infantil: distintas abordagens, Valdenice de Araujo Prazeres
2014, LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES NA UFMA: novos caminhos para a formação profissional docente?, Políticas educacionais: gestão e controle social, Valdenice de Araujo Prazeres, Moises Domingos Sobrinho
2013, O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS): a continuidade do debate sobre a relação teoria e prática, CONHECIMENTO CIENTÍFICO: entre saberes e fazeres pedagógicos, Valdenice de Araujo Prazeres
2008, Formação continuada de professores(as) no Programa São Luís te Quero Lendo e Escrevendo: limites e possibilidades da reflexão sobre a prática, Desafios Pedagógicos: na formação e trabalho docente e na avaliação, Valdenice de Araujo Prazeres
2006, O princípio de liberdade como fundamento da concepção de democracia em Alain Touraine, Educação, Política e Modernidade, Valdenice de Araujo Prazeres, Helianane Oliveira Rocha, Janette Maria França de Abreu, Karla Cybelly Silva de Sousa
1998, PROPOSTA PEDAGÓGICA DE PRÁTICA DE ENSINO: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS, PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O CURSO DE MAGISTÉRIO, Valdenice de Araujo Prazeres, Antonia Marques Vale, Conceição de Maria Pereira Lima
Libros (3)
2018, DIFERENÇAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: estudos, pesquisas e intervenções (Encontro Maranhense sobre Gênero, Educação e Sexualidade - EMGES), Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Raimunda Nonata da Silva Machado, Karla Cristina Silva Sousa, Valdenice de Araujo Prazeres
2018, VOZES EPISTÊMICAS E SABERES PLURAIS NA EDUCAÇÃO (I Colóquio de Pesquisadoras/es das epistemologias étnico-raciais e de gênero na educação - COPERGE), Raimunda Nonata da Silva Machado, Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Karla Cristina Silva Sousa, Valdenice de Araujo Prazeres
2011, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA: limites e possibilidades da reflexão sobre a prática, Valdenice de Araujo Prazeres
Participación en banca de curso (31)
2024, Monografia de Graduação PROJETO EDUCAR E INCLUIR: limites e possibilidades, CRISTIANE CHAGAS RIBEIRO
2023, Monografia de Graduação EDUCACAO ANTIRRACISTA OU REITERACAO DA BRANQUITUDE: UMA ANALISE DA IMPLEMENTACAO DA LEI No 10.639/03 EM UMA ESCOLA PARTICULAR, CARLA XAVIER COSTA
2023, Monografia de Graduação TORNAR VISIVEL O QUE E CONSIDERADO INVISIVEL: RACISMO E INTELECTUALIDADE NEGRA NAS PRATICAS PEDAGOGICAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, GALDINA JUCYNEY OLIVEIRA TEIXEIRA
2023, Monografia de Graduação EDUCACAO ANTIRRACISTA E LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: possibilidades com apoio de recursos digitais, LARISSA EVELIN REGO AZEVEDO
2023, Monografia de Graduação ESTAGIO EM DOCENCIA E AFROETNOMATEMATICA: POR UMA EDUCACAO ANTIRRACISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, YANDARA ANDRESA NOGUEIRA VELOSO
2023, Monografia de Especialização FORMACAO CONTINUADA: os entraves da formacao em um contexto pandemico, ANA PATRICIA AROUCHE DINIZ
2023, Monografia de Especialização SOCIOLOGIA NO MARANHAO: resistencia e frente de acao ao “novo” Ensino Medio , DEJAMIN FERREIRA PEREIRA
2023, Monografia de Especialização FORMACAO DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE DA EDUCACAO A DISTANCIA, PENINA CORREA VALE
2023, Monografia de Especialização FORMAR PARA ALFABETIZAR: desenvolvimento curricular do curso de Pedagogia na formacao inicial de professoras/es alfabetizadoras/es, CARLOS RICHARD SOARES PINHEIRO
2023, Monografia de Especialização (DES)EDUCACAO: Uma analise da producao de sentidos em genero no filme Legalmente loira , ISABELLE MYZMANN SANTOS DA SILVA
2022, Monografia de Graduação AS IMPLICACOES DA AUTOESTIMA DA CRIANCA NEGRA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, RAYSSA DE KASSIA MAGALHAES MORAES
2022, Monografia de Graduação O LIVRO DIDATICO DE LINGUA PORTUGUESA: CONTRIBUICOES PARA A CONSTRUCAO E/OU FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA, MARILEA FERREIRA DOMINGUES
2022, Monografia de Graduação EDUCACAO ANTIRRACISTA: REFLETINDO COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE TEMAS DE HISTORIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, JOYNA DE SOUSA MATOS
2022, Monografia de Graduação PROTAGONINISMO ESTUDANTIL: tecendo reflexoes pedagogicas para o engajamento discente no Ensino Medio, ROSANGELA LOPES DOS SANTOS SILVA
2022, Monografia de Graduação O PAPEL DA SUPERVISORA ESCOLAR NA FORMACAO CONTINUADA DOCENTE NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL MARANHENSE, JOYCE SANTOS SOUZA
2021, Monografia de Graduação COORDENACAO PEDAGOGICA: SUAS ATRIBUICOES NO COTIDIANOESCOLAR , DAIANE COSTA SILVA
2021, Monografia de Graduação A GESTAO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE SAO LUIS: o trabalho e os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia., ANNY KAROLLINY LUZ ARAUJO
2020, Qualificação de Mestrado O AFROPIONEIRISMO NA EDUCACAO SUPERIOR DE SAO LUIS DO MARANHAO, GLAUCIA SANTANA SILVA PADILHA
2020, Monografia de Graduação FORMACAO MILITAR E EDUCACAO DAS RELACOES ETNICO RACIAIS: UMA ARTICULACAO POSSIVEL?, ROMULO RICARD FERRO SOUSA
2020, Monografia de Graduação EDUCACAO INTEGRAL, PROFESSORA, ESCOLA: organizacao e pratica pedagogica na Educacao Infantil, JACKELINE DA SILVA DOS SANTOS
2019, Monografia de Graduação O LUGAR DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E O PROCESSO DE INCLUSAO DO ALUNO COM DEFICIENCIA NA ESCOLA PUBLICA, LUCIANA DE JESUS FEITOSA MENDES
2019, Monografia de Graduação PEDAGOGIA DE COMBATE AO RACISMO: construindo propostas para o trabalho com literatura africana e afro-brasileira nos anos iniciais do ensino fundamental, EDILMA DE JESUS LOUZEIRO CRUZ
2019, Monografia de Especialização EU, NEGRO(A) ??? UMA ANALISE DA CONTRIBUICAO DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA, BELVANIRA SANTOS DE AZEVEDO
2019, Monografia de Especialização APRENDENDO A SER EDUCADOR/A DE CRIANCAS PEQUENAS: ESTUDO SOBRE O ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UFMA – SAO LUIS-MA, KEILA RAQUEL PINTO ARAUJO
2018, Monografia de Graduação “O SONHO DOS ERES”: uma analise do carater educativo e emancipatorio de um projeto do CCN-MA, ROSICLENES DE SOUSA SILVA
2018, Monografia de Graduação SALAS MULTIFUNCIONAIS: cenario da rede municipal de ensino em Moncao, LUCINARA PEREIRA BEZERRA
2018, Monografia de Graduação A GESTAO DEMOCRATICA NO CONTEXTO ESCOLAR: Algumas elucidacoes , GILVANEIDE JANSEN GARCIA
2018, Monografia de Graduação A BRINCADEIRA E O PROCESSO PEDAGOGICO NA EDUCACAO INFANTIL: situacoes praticas na Escola de Sabedoria Antonilson Coelho Costa, FRANCIDALVA DOS SANTOS ARAUJO
2018, Monografia de Graduação O PROJETO POLITICO PEDAGOGICO NO CENTRO DE ENSINO MUNICIPAL PRESIDENTE DUTRA: desafios e possibilidades, SILVÂNGELA DOS SANTOS MARTINS
2018, Monografia de Graduação O PAPEL DA COORDENACAO PEDAGOGICA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL ESCOLA DAYSE BASTOS SOUSA, TONILETH MARINHO MELO
2018, Monografia de Graduação A PRATICA PEDAGOGICA DA AVALIACAO NA EDUCACAO INFANTIL: Analisando o contexto do Centro Educacional de Igarape do Meio , FRANCILIA DE JESUS COSTA
Proyecto final de curso (26)
A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEBASTIANA COSME DE OLIVEIRA SILVA , 11/2016
A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEBASTIANA COSME DE OLIVEIRA SILVA , 11/2016
PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Um encontro com as demandas formativas do alunado, ROSELENA ARAUJO REIS , 02/2014
AVANÇOS E IMPASSES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: análise de uma escola pública ludovicense, PATRICIA RODRIGUES FREITAS , 01/2018
O RACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DELVINA DE FREITAS BILIO , 03/2017
O RACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DELVINA DE FREITAS BILIO , 03/2017
O FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Reflexões sobre alguns desafios., TELIMAR LEÃO DA ROCHA JATAÍ , 03/2017
O FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Reflexões sobre alguns desafios., TELIMAR LEÃO DA ROCHA JATAÍ , 03/2017
TEMPO DE BRINCAR E APRENDER: a ludicidade na Educação Infantil, MARIA NAZARÉ VIEIRA DE OLIVEIRA SILVA , 03/2017
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO:a relevância da mediação do trabalho docente, ANAGYLA MARIA SOUSA FREITAS BRITO , 11/2016
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO:a relevância da mediação do trabalho docente, ANAGYLA MARIA SOUSA FREITAS BRITO , 11/2016
A PRÁTICA DOCENTE PARA A CONDUÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE ESCOLAR NOCA COELHO., HELENA FERNANDA DA SILVA PEREIRA , 03/2017
A PRÁTICA DOCENTE PARA A CONDUÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE ESCOLAR NOCA COELHO., HELENA FERNANDA DA SILVA PEREIRA , 03/2017
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA SÃO RAIMUNDO: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, CLIDENOR DA CONCEICAO , 05/2017
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: contribuições para construção e fortalecimento da identidade negra, RAFAELA BARBOSA DE SOUSA , 05/2017
ENSINO FUNDAMENTAL NAS SÉRIES INICIAIS DO 4º ANO NA ESCOLA DE LUDOVICO, MUNICÍPIO DE LAGO DO JUNCO - MA, EDILENE SANTOS PAIVA , 05/2017
EU, NEGRO(A) ??? UMA ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA, BELVANIRA SANTOS DE AZEVEDO , 05/2019
“O SONHO DOS ERÊS”: uma análise do caráter educativo e emancipatório de um projeto do CCN-MA, ROSICLENES DE SOUSA SILVA , 11/2018
PEDAGOGIA DE COMBATE AO RACISMO: construindo propostas para o trabalho com literatura africana e afro-brasileira nos anos iniciais do ensino fundamental, EDILMA DE JESUS LOUZEIRO CRUZ , 07/2019
FORMAÇÃO MILITAR E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: uma articulação possível?, ROMULO RICARD FERRO SOUSA , 01/2020
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: suas atribuições no cotidiano escolar , DAIANE COSTA SILVA , 11/2021
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: REFLETINDO COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE TEMAS DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, JOYNA DE SOUSA MATOS , 08/2022
O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO E/OU FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA, MARILEA FERREIRA DOMINGUES , 08/2022
AS IMPLICAÇÕES DA AUTOESTIMA DA CRIANÇA NEGRA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, RAYSSA DE KASSIA MAGALHAES MORAES , 12/2022
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA OU REITERAÇÃO DA BRANQUITUDE: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 EM UMA ESCOLA PARTICULAR, CARLA XAVIER COSTA , 12/2023
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: possibilidades com apoio de recursos digitais, LARISSA EVELIN REGO AZEVEDO , 12/2023
???fimConteudo???