FLAVIA ANDRESA OLIVEIRA DE MENEZES
DARC - DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS/CCH???inicioConteudo???
Producción Intelectual
Artículos (6) |
2021, Vaga Carne: voz e dramaturgia de um corpo cenário, ISSN: 26754584 |
2013, VERSATILIDADE, INTENSIDADE E CONTRIBUIÇÕES: o legado Zelinda, ISSN: 15161781 |
2012, NAZARÉ DO BRUNO, TERRA DE TRATAMENTO E CURA, TERRA DE UMBANDA!, ISSN: 15161781 |
2011, Quem faz a festa? Discutindo gênero e sexualidade na reisada de Nazaré do Bruno/Caxias-MA, ISSN: 15161781 |
2010, Careta Máscara, careta brincadeira: viva Santos Reis!, ISSN: 15161781 |
2009, Nelson Brito: guerrilheiro da cultura popular, ISSN: 15161781 |
Publicación en eventos (22) |
2022, , ?Processos composicionais de áudiowaks: por uma dramaturgia ancorada nas relações entre espaço, sonoridades e participação?., XXX CONGRESO INTERNACIONAL DE TEATRO IBEROAMERICANO Y ARGENTINO, |
2022, , PROCESSOS COMPOSICIONAIS DE ÁUDIO-CENAS: por uma dramaturgia ancorada nas relações entre espaço, sonoridades e participação, SPAC - SEMINÁRIO DE PESQUSA EM ARTES CÊNICAS, |
2021, , Máscaras nas tradições culturais do Maranhão, Mostra Processual LEMVI, |
2018, , Cavaleiro do Destino: a experiência prática do artista-docente no PIBID-TEATRO-UFMA, II COLOQUIO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO TEATRO, |
2018, , JOGO DE TABULEIRO: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE TEATRO NO ENSINO MÉDIO, II COLOQUIO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO TEATRO, |
2018, , O RASABOXES COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE TEATRO NA ESCOLA: Experiência na escola C. E Antônio Ribeiro da Silva da comunidade Sá Viana/ São Luís- MA., II COLOQUIO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO TEATRO, |
2018, , Fórum sobre BNCC e Ensino de Artes Cênicas, II COLOQUI INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO TEATRO, |
2016, , Caretas, risos e ritual religioso: um diálogo possível na R(e)isada, IX Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - Poéticas e estéticas descoloniais ? artes cênicas em campo expandido,, |
2016, , ?CORPO E MOTRIZES CULTURAIS: experiência com pesquisa e criação artística na universidade?, XV Encontro Humanístico, |
2014, , A comicidade na r(e)isada: o riso em seus aspectos simbólicos e sociais em um grupo de Nazaré do Bruno, Caxias - MA., Disciplina "Cultura Popular", |
2014, , Danças Populares Maranhenses: a comicidade na Reisada, Disciplina "Dança e Cultura", |
2013, , Penitência, Devoção e Esmolação: a jornada da Reisada, XXI ENCONTRO HUMANISTICO, |
2011, , A COMICIDADE NA REISADA: o riso em seus aspéctos simbólicos e sociais, XV CONGRESSO BRASILEIRO DE FOLCLORE, |
2011, , ESPACIALIDADE E GESTUALIDADE: a prática performativa dos Caretas e Brinquedos da Reisada, 63ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, |
2011, , ARTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: experiências e possibilidades, 63ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, |
2011, , ESPACIALIDADE E GESTUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM GRUPO DE REISADA DE NAZARÉ DO BRUNO/CAXIAS?MA, XXI CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL / CONFAEB, |
2011, , Mesa Redonda: Performance, Patrimônio e Cultura Popular: Pesquisas em atividade no Crisol, III ENCONTRO DE ESTUDOS CULTURAIS, |
2011, , ARTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES, XXI CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL / CONFAEB, |
2010, , ARTE E EDUCAÇÃO ESPECIAL: experiênicas e possibilidades, X ENCONTRO HUMANISTICO, |
2009, , A Prática Performativa dos Caretas e Brinquedos da Reisada de Nazaré do Bruno / Caxias - MA, XIV Congresso Brasileiro de Folclore, |
2006, , ?ACAIA ? Um olhar sobre a extensão?, 10º Encontro Nacional de Estudantes de Artes, |
2004, , Bumba-meu-boi do Maranhão, Projeto Sabença - Museu Escola, |
Capítulos de libros (4) |
2015, NELSON BRITO: guerrilheiro da cultura popular, PERFIS DE CULTURA POPULAR: mestres, pesquisadores e incentivadores da cultura popular maranhense, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Elisene Castro Matos |
2015, VERSATILIDADE, INTENSIDADE E CONTRIBUIÇÕES: o legado Zelinda, PERFIS DE CULTURA POPULAR: mestres, pesquisadores e incentivadores da cultura popular maranhense, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2007, NA FÉ E NA FESTA: religiosidade, festejos e tambores., TAMBORES DO PIQUI, CARTAS DE LIBERDADE. Memória e trajetória da comunidade Piqui da Rampa, Ana Socorro Ramos Braga, Clícia Adriana Abréu Gomes, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2007, "EU VIM DE LONGE DONA, VIM TOCAR TAMBOR", TAMBORES DO PIQUI, CARTAS DE LIBERDADE. Memória e trajetória da comunidade Piqui da Rampa, Ana Socorro Ramos Braga, Clícia Adriana Abréu Gomes, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
Libros (1) |
2018, O RISÍVEL NO REISADO DE CARETAS DO MARANHÃO, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
Producción artística, literaria y visual (28) |
2022, Audiowalk - Assombros, Artistico, Audiovisual, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2022, Audiowalk - Tesouros Esquecidos são Cápsulas dos Desejos, Artistico, Audiovisual, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2022, Audiowalk - A mulher que Dançava com os Casarões, Artistico, Audiovisual, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2022, lambe-lambe de corpo-máscara, Artistico, Fotografias, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Raimundo Araújo |
2021, Audiowalk A mulher que dançava com os casarões, Artistico, Audiovisual, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2021, Voz Conceito, Artistico, Audiovisual, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2021, MIM - Museu de Intimidades Maranhenses, Artistico, Perfomática, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Francis Wilker, Priscila Carvalho, all. ETC |
2019, FOTOPERFORMANCES, Artistico, Perfomática, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2018, CORTEJO DE CENAS, Artistico, Teatral, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2018, FOTOGRAFIAS DO LIVRO 'O RISÍVEL NO REISADO DE CARETAS DO MARANHÃO', Artistico, Fotografias, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2016, ORQUESTRA DE CORPOS EM MÁSCARAS PARA BUMBAS, Artistico, Coreográfica, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2011, MITO E RITO, Artistico, Outra, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Josiane de Jesus Silva, Karina Pinto, Conceição Alice Teixeira, TATIANA VIANA |
2011, Foto do Espetáculo 'Primeiro Amor' - Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho. Publicada na pág. 134, do Livro: Transgressões Estéticas e Pedagogia do Teatro de Abimaelson Santos, Artistico, Fotografias, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2011, GRUPO DE 21 FOTOGRAFIA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, PUBLICADAS NO LIVRO BUMBA MEU BOI: SOM E MOVIMENTO, DE JOAQUIM SANTOS E TÂNIA RIBEIRO, Artistico, Fotografias, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2010, 60 SAFIRA NO CASARÃO DAS ILUSÕES, Artistico, Coreográfica, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, LEONIDAS PORTELA |
2010, Lullaby: por quem choram as pedras, Artistico, Fotografias, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2010, As Cores de Frida, Artistico, Coreográfica, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, LEONIDAS PORTELA |
2009, O Cavaleiro do Destino, Artistico, Teatral, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2008, O Mendigo ou o cão morto, Artistico, Teatral, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2008, AS CRIADAS, Artistico, Teatral, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, LEANDRO LAGO, Milena Silva, Marineide Câmara |
2007, RECITAL DE BANDOLIM, Artistico, Interpretação, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2006, Woyzeck, Artistico, Teatral, Luis Pazzine, Diversos Alunos, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2006, 20º Festival de Poesias, Artistico, Teatral, Odara Freitas, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2006, Vistas do Ponto, Artistico, Coreográfica, Grupo Acaia, Tânia Cristina Costa Ribeiro, Milena Silva, Conceição Alice Teixeira, Denis Bogéa, Luciana Azevedo, Adele de Farias, Odara Freitas, Raimunda Freitas, Sileny Gomes, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Gelson Nogueira, Karina Pinto |
2005, Passo no compasso, Artistico, Coreográfica, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
2005, Furoneiro Gaio, Artistico, Coreográfica, Tânia Cristina Costa Ribeiro, Josinelma Ferreira Rolande, Joselma Rangel, Raimunda Freitas, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Luciana Azevedo, Adele de Farias, Odara Freitas, Clícia Adriana Abréu Gomes, Sileny Gomes, Gelson Nogueira |
2004, Dê Bandeira, Artistico, Coreográfica, Tânia Cristina Costa Ribeiro, Odara Freitas, Raimunda Freitas, Sileny Gomes, Gelson Nogueira, Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Luciana Azevedo, Clícia Adriana Abréu Gomes |
2002, FOLIA DE CLOWNS, Artistico, Circense, FLAVIA ANDRESA OLIVEIRA DE MENEZES, Josiane de Jesus Silva, Maria Ileide Ribeiro, Andre Bastos, Diêgo Bogéa, Flávia Andresa Oliveira de Menezes |
Participación en banca de curso (22) |
2021, Monografia de Graduação BUMBA-MEU-BOI DE CABACEIRAS: Investigacao das motrizes corporais nadanca das indias guerreiras., CLARA DINIZ DA SILVA |
2021, Monografia de Graduação A VOZ NO TEATRO DE BONECOS, REGISTROS VOCAIS DEESPETACULOS VISTOS POR RECPCAO ONLINE., CARLOS EDUARDO DA SILVA JANUARIO |
2021, Monografia de Graduação Em busca de uma voz para a rua –Experiencias corpovocais para atores itinerantes, EDUARDA MILENA AGUIAR SARAIVA |
2021, Monografia de Graduação Em busca de uma voz para a rua –Experiencias corpovocais para atores itinerantes, EDUARDA MILENA AGUIAR SARAIVA |
2019, Monografia de Graduação O teatro na igreja evangelica: percepcoes e analise do fazer teatral do grupo espelhos, da igreja Assembleia de Deus, na cidade de Sao Mateus – MA., SAMYA REGIA TEIXEIRA BRANDAO |
2019, Monografia de Graduação O ATOR EM MASCARA: "um metodo possivel para o Teatro de Formas Animadas", MAX FERNANDO COELHO SOARES |
2019, Monografia de Graduação A MASCARA TEATRAL COMO PROPOSTA PEDAGOGICA NA PRE-ESCOLA, ODARA FREITAS PEREIRA LEITE |
2019, Monografia de Graduação TEATRO NA ESCOLA: Recriando estrategias de acao e avaliacao atraves da aplicacao do jogo Caca ao Tesouro no Colegio Universitario., FABYANA DE DEUS DE JESUS |
2018, Monografia de Graduação CONEXAO DANCA Formacao, producao e curadoria no campo das artes cenicas , ERIVELTO VIANA PINTO |
2018, Monografia de Graduação A MULHER DE BRANCO Performatividade no processo criativo, LUCIANO BARROS TEIXEIRA |
2018, Monografia de Graduação O Jogo Teatral na Danca Escolar Possibilidades de ensino-aprendizagem com criancas de 07 a 10 anos no Centro Educacional Sagres, JAQUELINE SILVA DE JESUS |
2018, Monografia de Graduação TECNOLOGIAS DE IMAGEM: Da cena contemporanea a sua articulacao pelo professor no ensino de Teatro., VIVIANE CALDAS ROCHA |
2018, Monografia de Graduação A CONTACAO DE HISTORIAS NO AMBIENTE ESCOLAR: caminhos para a alfabetizacao teatral., MARLUCIE EMILY SOUSA SILVA |
2018, Monografia de Graduação RASABOXES NA ESCOLA: Experiencia e analise no C. E Antonio Ribeiro da Silva da comunidade Sa Viana/ Sao Luis - MA, LARISSA SOUSA PEREIRA |
2018, Monografia de Graduação O NEGRO NO TEATRO DE BONECOS: das tradicoes de Teatro de Bonecos a sala de aula da Educacao Basica, GLEYDSON DE CASTRO OLIVEIRA |
2017, Monografia de Graduação AS CONTRADICOES DO TEATRO DO OPRIMIDO PARA O DESENVOLIMENTO SOCIAL, CULTURAL E CRITICO NA PERIFERIA: experiencia com Teatro do Oprimido da comunidade Bom Jesus/Coroadinho, TACYLLA COSTA PASSOS |
2017, Monografia de Graduação COREIRAS EM MOVIMENTO: a visualidade da indumentaria do tambor crioula Sao Luis, LUCILENE PEREIRA DA SILVA |
2016, Monografia de Graduação CANTAR A BELEZA DA VIDA: O PAPEL DA MUSICA NA QUALIDADE DE VIDA DO GRUPO DE IDOSOS DO CORAL VOZES DE SABEDORIA DO SESC DE SAO LUIS - MA., SAMMY MATIAS SOUSA LIMA |
2016, Monografia de Graduação VESTIMENTAS RITUAIS NO TAMBOR DE MINA: inspiracao, significacao e processo criativo., SAMANTHA ABREU CABRAL |
2015, Monografia de Graduação FURONEIRO GAIO: a descoberta de um iluminador, MILENA SOUSA SILVA |
2015, Monografia de Graduação O CAZUMBA E SUA COMPOSICAO VISUAL: dialogos com o Ensino de Arte, ELVIS DEAN DE OLIVEIRA SOUSA |
2015, Monografia de Graduação ALUNO NAO DEPOSITOU MONOGRAFIA, SAMANTHA ABREU CABRAL |
Proyecto final de curso (15) |
FURONEIRO GAIO: a descoberta de um iluminador, MILENA SOUSA SILVA , 07/2015 |
O CAZUMBA E SUA COMPOSIÇÃO VISUAL: diálogos com o Ensino de Arte, ELVIS DEAN DE OLIVEIRA SOUSA , 07/2015 |
VESTIMENTAS RITUAIS NO TAMBOR DE MINA: inspiração, significação e processo criativo, SAMANTHA ABREU CABRAL , 04/2016 |
AS CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO DO OPRIMIDO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CULTURAL E CRÍTICO NA PERIFERIA: experiência com Teatro do Oprimido na comunidade Bom Jesus/Coroadinho. , TACYLLA COSTA PASSOS , 02/2017 |
COREIRAS EM MOVIMENTO: a visualidade da indumentária do tambor crioula São Luís, LUCILENE PEREIRA DA SILVA , 01/2017 |
O GIOCO DELL ARTE E A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE TEATRO: análise de um jogo de tabuleiro criado por bolsista do PIBID/UFMA, LARISSA CUTRIM DA ROCHA , 07/2018 |
NARRATIVAS DO BUMBA MEU BOI: perspectivas de um teatro popular maranhense., MARCELO AUGUSTO VALE SANTANA , 07/2018 |
RASABOXES NA ESCOLA: Experiência e análise no C. E Antônio Ribeiro da Silva da comunidade Sá Viana/ São Luís - MA, LARISSA SOUSA PEREIRA BEZERRA , 07/2018 |
RASABOXES NA ESCOLA: Experiência e análise no C. E Antônio Ribeiro da Silva da comunidade Sá Viana/ São Luís - MA, LARISSA SOUSA PEREIRA BEZERRA , 07/2018 |
OS SETE ENCONTROS: análise da composição do espetáculo teatral O cavaleiro do Destino , ANDRESSA PASSOS DO NASCIMENTO , 12/2018 |
TEATRO E EDUCAÇÃO: métodos, técnicas e procedimentos educativos no Colun , MARIA DE JESUS FERREIRA SANTOS , 12/2018 |
O ÍNDIO DO BUMBA-MEU-BOI UNIDOS DE SANTA FÉ: uma investigação sobre a construção do corpo brincante., LUCIANO RIBEIRO FERREIRA GARCIA , 07/2019 |
AFROTERRA: sensibilidade, intuição e diálogos com a ancestralidade na criação cênica, MARCELO AUGUSTO MORAIS COSTA , 07/2019 |
A VOZ NO TEATRO DE BONECOS: Observação do uso da voz em espetáculos vistos por recepção online., CARLOS EDUARDO DA SILVA JANUARIO , 10/2021 |
Bumba-Meu-Boi De Cabaceira: Investigação Das Motrizes Corporais Da Dança Das Índias Guerreiras, CLARA DINIZ DA SILVA , 10/2021 |