???iracessibilidade???
Foto do docente CACILDA RODRIGUES CAVALCANTI

CACILDA RODRIGUES CAVALCANTI

DEII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO

???inicioConteudo???

Producción Intelectual

Coordinación de grupos de investigación (1)
07/2018 Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação - GEPPE,
Artículos (14)
2024, Habitus e performatividade na prática docente da rede estadual de ensino do Piauí: implicações da política do Enem, ISSN: 18094031
2023, O Enem no governo federal brasileiro: funções do exame no cenário da política e gestão educacional, ISSN: 2525703X
2022, DIREITO À EDUCAÇÃO DO CAMPO NA POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: AVANÇOS E LIMITES A PARTIR DAS POLÍTICAS DE FUNDOS REDISTRIBUTIVOS, ISSN: 19818416
2021, O CENTRO FAMILIAR DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA MANOEL MONTEIRO: consonâncias e dissonâncias entre teoria e prática, ISSN: 19831579
2020, Perspectivas e dilemas da política de formação de educadores do campo diante do ultraconservadorismo, ISSN: 25254863
2020, EDUCAÇÃO E CULTURA NA LUTA POR EMANCIPAÇÃO DA HUMANIDADE: ataques e resistências no governo Bolsonaro, ISSN: 21782865
2019, MECANISMOS REDISTRIBUTIVOS NA ASSISTÊNCIA FINANCEIRA DA UNIÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ISSN: 01024698
2019, Configurações da Política de Assistência da União para a Oferta da Educação Básica Pós-Golpe de 2016, ISSN: 22365907
2017, Mecanismos de Incentivo Seletivo na Assistência Voluntária da União e suas Implicações para a Equidade no Federalismo Brasileiro, ISSN: 22365907
2017, Educational Policies in Brazil: Tensions between Union?s Regulation and Autonomy of Sub-National Federative Units, ISSN: 20463626
2017, Relações intergovernamentais na assistência técnica e financeira da União para a educação básica: tensões entre a regulação federal e a autonomia dos governos subnacionais, ISSN: 18512569
2016, Custo Aluno Qualidade inicial, 10% do PIB e uma nova fonte de receita: novas perspectivas para o financiamento da educação básica?, ISSN: 1678166X
2014, Relações federativas no financiamento da educação básica: compreendendo o papel da União por meio dos atos normativos do FNDE., ISSN: 18093760
2004, A relação entre ensino e pesquisa nos cursos do PROCAD/PROEB, ISSN: 16776097
Publicación en eventos (54)
2023, , Descolonizar pelo territórios: financiamento da educação em grandes centros urbanos, do campo, indígena e quilombola, Semana da Ação Mundial 2023,
2023, , Desafios e perspectivas do financiamento da educação básica e superior no Brasil, I Jornada de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Educacionais,
2022, , Regime de colaboração como uma política para ampliação de oportunidades educacionais, Seminário Estadual Expedição Formativa Maranhense,
2022, , Os desafios político-pedagógicos do retorno às aulas presenciais, Seminário Apruma,
2022, , Desafios e perspectivas dos Conselhos Estaduais de Educação no contexto da educação na Região Nordeste, Plenária Regional Nordeste do Fonced,
2022, , Desafios e perspectivas do financiamento da educação no Brasil, XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste,
2021, , Distribuição de recursos educacionais para a redução das desigualdades, VIII Encontro Fineduca,
2021, , Política e Gestão da Educação Básica: privatização e militarização ameaçam a gestão democrática da escola pública?, III Encontro Estadual da ANPAE-MA,
2021, , ?FEDERALISMO COOPERATIVO E OS ARRANJOS DE COLABORAÇÃO NA OFERTA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, x Jornada Internacional de Políticas Públicas,
2021, , POLÍTICAS PÚBLICAS E PANDEMIA: regressão social e implicações da pandemia na saúde e educação, x Jornada Internacional de Políticas Públicas,
2020, , Novo Fundeb Ampliado e Permanente., Seminários Regionais em Defesa de um Novo Fundeb Ampliado e Permanente.,
2020, , Novo Fundeb Ampliado e Permanente, Seminários Regionais em Defesa de um Novo Fundeb Ampliado e Permanente,
2020, , Novo Fundeb Ampliado e Permanente,, Seminários Regionais em Defesa de um Novo Fundeb Ampliado e Permanente,,
2020, , Novo Fundeb Ampliado e Permanente, Seminários Regionais em Defesa de um Novo Fundeb Ampliado e Permanente,
2019, , A AGENDA EDUCACIONAL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2007 a 2017, IX JORNADA INTERNACIONAL DE POLITICAS PÚBLICAS,
2019, , O papel da universidade em tempos de ataque à democracia, Aula inaugural do CEMES/UFMA,
2019, , Minicurso A Pesquisa quantitativa no campo da educação, III Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia,
2019, , Emendas Parlamentares Orçamentárias Destinadas à Educação, VII Encontro Anual da FINEDUCA,
2019, , EDUCAÇÃO E CULTURA NA LUTA POR EMANCIPAÇÃO DA HUMANIDADE: ataques e resistências no governo Bolsonaro, IX JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS,
2019, , A ESCOLA: qual o seu futuro?, Encontro de pais e mães do Colégio Universitário,
2019, , Financiamento da Educação, Seminário Financiamento da Educação Pública,
2019, , O financiamento da educação e o novo Fundeb, II Ciclo de debates os desafios da educação,
2019, , O Financiamento da Educação na Agenda dos Movimentos Sociais no Brasil no Período de 2007 a 2017, IX Jornada Internacional de Políticas Públicas,
2019, , Mercantilização escolar: prejuízos para a educação pública, Seminário dos anos Iniciais,
2019, , A educação superior no século XXI: entre os interesses mercadológicos e de formação humana, Aula inaugural do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior,
2017, , Federalism and Educational Policies in Brazil: Union Assistance to Subnational Federative Units Under Debate, Canada International Conference on Education - CICE 2017,
2017, , A formação de professores no contexto das escolas públicas do Campo, I Semana Interdisciplinar de Educação,
2017, , Gestão democrática de educação do campo, Encontro Presencial do Curso de Especialização em Educação do Campo,
2017, , A Organização do trabalho pedagógico no contexto das reformas em curso no Brasil, I Encontro Pedagógico de 2017,
2017, , Movimentos Sociais e Direito à Educação do e no campo: lutas sociais e práticas pedagógicas no Maranhão, II Jornada Científica do CCSo,
2017, , A política de assistência da União para a oferta da educação básica no governo do Partido dos Trabalhadores, Jornada Internacional de Políticas Públicas,
2017, , Neoliberalismo e pós-modernismo: implicações para o pensamento pedagógico, I Ciclo de Estudos Marxismo, Educação e Teoria Histórico Cultural,
2017, , As práticas pedagógicas na educação do campo em uma conjuntura de avanço das políticas neoliberais, Encontro Presencial do Curso de Especialização em Educação do Campo,
2016, , Educação do campo: paradigmas e conceitos, Encontro de Formação do projeto Escola da Terra,
2016, , Formação do Educador: contribuições e desafios para a consolidação da Educação do Campo,, Aula Inaugural do Curso de Especialização em Educação do Campo,
2016, , Mecanismos de Incentivo seletivo na assistência voluntária da União e suas implicações para a equidade no federalismo brasileiro, IV Encontro Fineduca,
2016, , Política Pública de Educação no Brasil e no Maranhão, II Encontro Maranhense de Serviço Social na Educação,
2016, , Formação de professores e professoras no e do campo: identidade e significado político-pedagógico no autal contexto, II Seminário Cidadania e Educação do Campo,
2016, , A atual política educacional brasileira e os desafios para a educação do campo, Encontro de Educadores e Educadoras da Região Amazônica,
2016, , A prática do pedagogo: a abordagem reflexiva nos espaços não escolares - Pedagogia Hospitalar, Empresarial, Penitenciária e do Campo, II Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA,
2016, , Políticas públicas, movimentos sociais: limites e possibilidades da materialização da Educação do Campo no Maranhão, I Seminário de Educação do Campo,
2015, , Tendências das relações federativas na regulamentação da assistência financeira da União para a educação básica, 37 Reunião Anual da ANPED,
2015, , Cidadania e Educação do Campo, Seminário Cidadania e Educação do Campo,
2015, , MOVIMENTO E CONFIGURAÇÃO ATUAL DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E FINANCEIRA DA UNIÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: tensões entre a regulamentação da União e a autonomia dos entes subnacionais, III Encontro FINEDUCA,
2012, , Modelo federativo brasileiro e suas implicações no campo das políticas educacionais, III Congreso Ibero-americano de Política y Administración de la Educación,
2012, , O Currículo integrado nas escolas do campo: fundamentos, desafios e perspectivas, X Colóquio sobre questões curriculares,
2011, , Formação do educador do campo: a luta por uma pedagogia socialista na encruzilhada do mercado, v Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo,
2011, , Financiamento da educação básica: implicações do fundef e fundeb para a educação do campo no Maranhão, V Jornada Internacional de Políticas Públicas,
2010, , Impasses e desafios atuais da educação do campo, I Jornada Científica do CCSo,
2010, , Educação na e para a Diversidade, I Jornada Científica do CCSo,
2009, , Centro Quilombola de Educação por Alternância de Jamary dos Pretos: lutas, resistência e desafios pelo direito à educação, Panorama Quilombola: Experiências e Políticas em Educação, Terra e Cultura,
2009, , O movimento pela educação do campo e os desafios da construção de uma política pública de educação do campo no Maranhão, IV Jornada Internacional de Plíticas Públicas,
2009, , O movimento pela educação do campo e os desafios da construção de uma política pública de educação do campo no Maranhão, IV Jornada Internacional de Plíticas Públicas,
2001, , Bases epistemológicas dos projetos de formação do educador em debate no atual contexto brasileiro, XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiôes Norte e Nordeste,
Capítulos de libros (7)
2023, FOI DITO QUE A GENTE NÃO CABIA NO SISTEMA: desafios da gestão da Licenciatura em Educação do Campo pós-institucionalização na Universidade Federal do Maranhão, Políticas e Práticas Pedagógicas de Educação do Campo no Maranhão, Safira Rego Lopes, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
2023, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM TURMAS MULTISSERIADAS: um olhar sobre as práticas pedagógicas de professoras e professores no município de Buriticupu-MA, Políticas e Práticas Pedagógicas de Educação do Campo no Maranhão, Thyerlem Tayharra Ferreira Coelho, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
2023, A PRAXIS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA CASA FAMILIAR RURAL PE. JOSIMO TAVARES, Políticas e Práticas Pedagógicas de Educação do Campo no Maranhão, Natália Aboud Sampaio, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
2022, PROVISION OF BASIC EDUCATION IN THE RURAL AREAS IN BRASIL: a rightstill denied, O desenvolvimento socioeconômico e os desafios da atual conjuntura, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, José de Ribamar Sá Silva
2016, CIDADANIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: Princípios, realidade e desafios da prática pedagógica, Cidadania, Educação do Campo e Políticas Públicas, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
2012, A educação do campo sob a ótica dos direitos humanos, Questão Agrária, Movimentos Sociais e Educação do Campo, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
2009, O movimento nacional por uma educação do campo e os desafios da construção de políticas públicas para a educação do campo no Maranhão, Sobre Políticas Educacionais no Brasil.: interpretações cerca das lutas, conquistas e os desafios para a educação no século XXI, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
Libros (5)
2023, Políticas e Práticas Pedagógicas de Educação do Campo no Maranhão, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Paulo Roberto de Sousa Silva, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
2021, POLÍTICAS PÚBLICAS EM DEBATE, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
2019, Federalismo e financiamento da educação básica no Brasil: a assistência técnica e financeira da União aos entes federados subnacionais, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
2012, Políticas de Formação do Educador no Maranhão: análise de programas governamentais implementados entre 1996 e 2002, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
2012, Questão Agrária, Movimentos Sociais e Educação do Campo, Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
Participación en banca de curso (41)
2024, Monografia de Graduação O PLANO DE ACOES ARTICULADAS NO MUNICIPIO DE SAO LUIS: analise do segundo ciclo, REBECA SOUSA DA SILVA
2024, Monografia de Graduação A GESTAO DOS RECURSOS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) NA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE PACO DO LUMIAR – MA, JOSEMIR COSTA DA SILVA
2024, Monografia de Graduação O PROGRAMA PROINFANCIA NO MARANHAO: uma analise de sua efetividade a partir dos relatorios do FNDE, SHEILA DO ESPIRITO SANTO FARIAS SILVA
2023, Dissertação de Mestrado EMENDAS PARLAMENTARES ORCAMENTARIAS COMO MECANISMO DE FINANCIAMENTO DA EDUCACAO PUBLICA: Uma analise no periodo de 2015 a 2021., ARGEMIRO CESAR DO VALE VERDE DE LIMA E SILVA
2023, Dissertação de Mestrado EMENDAS PARLAMENTARES ORCAMENTARIAS COMO MECANISMO DE FINANCIAMENTO DA EDUCACAO PUBLICA: Uma analise no periodo de 2015 a 2021, ARGEMIRO CESAR DO VALE VERDE DE LIMA E SILVA
2023, Monografia de Graduação PROGRAMA ESCOLA DIGNA: politica educacional de regime de colaboracao do governo do estado do Maranhao, MARILIA DE SOUZA RODRIGUES FONTES
2023, Monografia de Graduação O CURRICULO INTEGRADO DO CURSO TECNICO EM AGROPECUARIA: o caso do Instituto Federal do Maranhao campus Maracana, DEBORA MARIA ROCHA SAMPAIO
2022, Dissertação de Mestrado ECONOMIA DA EDUCACAO: DETERMINANTES DO IDEB NAS ESCOLAS PUBLICAS MUNICIPAIS DO ESTADO DO PIAUI NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, CLEMILTON GOMES DE SOUSA
2022, Dissertação de Mestrado A CONSTRUCAO SOCIAL DA PRODUCAO CIENTIFICA DAS MULHERES: um estudo sobre a Universidade Federal do Maranhao, BIANCA CAROLINE ARAUJO VIEGAS
2022, Dissertação de Mestrado TRES ENSAIOS EM ECONOMIA DA EDUCACAO: FATORES ASSOCIADOS AOS RESULTADOS DO IDEB DAS ESCOLAS PUBLICAS DO ESTADO DO PIAUI NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, CLEMILTON GOMES DE SOUSA
2022, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCACAO PROFISSIONAL: notas sobre a experiencia do ProJovem, DEBORA COELHO MUSTAFA PIRES LEAL
2022, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCACAO PROFISSIONAL: notassobre a experiencia do ProJovem, DEBORA COELHO MUSTAFA PIRES LEAL
2022, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCACAO PROFISSIONAL: notas sobre a experiencia do ProJovem, DEBORA COELHO MUSTAFA PIRES LEAL
2022, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA A EDUCACAO PROFISSIONAL: notas sobre a experiencia do ProJovem, DEBORA COELHO MUSTAFA PIRES LEAL
2022, Tese Doutorado ESCOLAS OCUPADAS: uma avaliacao do processo de implementacao das escolas de ensino medio nos assentamentos de reforma agraria no Ceara, PAULO ROBERTO DE SOUSA SILVA
2022, Monografia de Graduação RELACAO ENTRE IDEB E NIVEL SOCIOECONOMICO DA ESCOLA: uma analise em quatro escolas publicas do Municipio de Sao Jose de Ribamar., BRUNA MARIA MADEIRA CASTRO
2022, Dissertação de Mestrado DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA POLITICA DE FORMACAO DE EDUCADORES DO CAMPO: a experiencia da Licenciatura em Educacao do Campo na UFMA, SAFIRA REGO LOPES
2022, Tese Doutorado LUTA DE CLASSES E O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCACAO NA REFORMA AGRARIA: a disputa ideologica da educacao no Maranhao, MARINALVA SOUSA MACEDO
2022, Qualificação de Mestrado EMENDAS PARLAMENTARES ORCAMENTARIAS COMO MECANISMO DE FINANCIAMENTO DA EDUCACAO PUBLICA: Uma analise no periodo de 2016 a 2021, ARGEMIRO CESAR DO VALE VERDE DE LIMA E SILVA
2021, Qualificação de Mestrado Desafios e possibilidades da politica de formacao de educadores do campo: a experiencia da licenciatura em educacao do campo na UFMA, SAFIRA REGO LOPES
2021, Qualificação de Mestrado ENSINO DE HISTORIA NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA: reflexoes e proposicoes a partir da pratica pedagogica da EFA Codo , ANTONIO CARLOS MESQUITA DE SOUZA
2021, Monografia de Graduação MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCACAO DO CAMPO: concepcoes e praticas de educacao do campo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Maranhao, JULIANA DO VALE MATOS
2021, Monografia de Graduação MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCACAO DO CAMPO: concepcoes e praticas de educacao do campo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Maranhao, JULIANA DO VALE MATOS
2021, Monografia de Graduação ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO EM TURMAS MULTISSERIADAS: um olhar sobre as praticas pedagogicas de professores e professoras do municipio de Buriticupu – MA, THYERLEM TAYHARRA FERREIRA COELHO
2020, Qualificação de Doutorado O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCACAO NA REFORMA AGRARIA E A LUTA DE CLASSES NO MARANHAO: a funcao ideologica da Educacao, MARINALVA SOUSA MACEDO
2020, Qualificação de Mestrado TRABALHO, RELACOES DE GENERO E ASSEDIO: uma analise no Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Maranhao – IFMA no periodo de 2016-2020, KAROLINE PARRIAO RODRIGUES
2020, Tese Doutorado GESTAO DA FORCA DE TRABALHO DOCENTE NA EDUCACAO PUBLICA: O PISO SALARIAL DO PROFESSOR NO ESTADO DE PERNAMBUCO EM QUESTAO, VERÔNICA SOARES FERNANDES
2020, Qualificação de Mestrado Desafios e possibilidades da politica de formacao de educadores do campo: a experiencia da licenciatura em educacao do campo na UFMA, SAFIRA REGO LOPES
2020, Qualificação de Doutorado GESTAO DA FORCA DE TRABALHO DOCENTE NA EDUCACAO PUBLICA EM PERNAMBUCO: o piso salarial do professor no Ensino Medio em questao, VERÔNICA SOARES FERNANDES
2020, Monografia de Graduação A PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA E A JUVENTUDE CAMPONESA: uma analise da educacao do e no campo na CFR Padre Josino Tavares , NATALIA ABOUD SAMPAIO
2020, Monografia de Graduação EDUCACAO E CULTURA POPULAR NA COMUNIDADE FE EM DEUS: processos e significados pedagogicos, MARIA CRISTINA DA CRUZ BARRETO NETA
2019, Dissertação de Mestrado A Expansao do Ensino Superior e o Financiamento das Instituicoes Federais: a experiencia brasileira na dinamica da relacao publico/privado no periodo de 2003 a 2014., RAPHAEL BRUNO BEZERRA SILVA
2019, Qualificação de Mestrado A Expansao do Ensino Superior e o Financiamento das Instituicoes Federais: a experiencia brasileira na dinamica da relacao publico/privado no periodo de 2003 a 2014., RAPHAEL BRUNO BEZERRA SILVA
2018, Monografia de Graduação PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: origem, estrutura e organizacao atual, ANA CAROLINE PEREIRA BEZERRA
2018, Monografia de Graduação CULTURA ESCOLAR E CLIMA ORGANIZACIONAL NO CENTRO DE ENSINO MARIA JOSE ARAGAO: um estudo sob a otica da gestao escolar, DIANA MARIA ROCHA SAMPAIO
2018, Monografia de Graduação A QUALIDADE DOS ESPACOS NA EDUCACAO INFANTIL: as vivencias de uma escola, HERLANE MORAIS DA SILVA
2018, Qualificação de Doutorado POLITICA DE EDUCACAO DO CAMPO NO CONTEXTO DA EXPANSAO DA HEGEMONIA DO CAPITAL FINANCEIRO: repercussoes no Programa Nacional de Educacao na Reforma Agraria no Maranhao, MARINALVA SOUSA MACEDO
2017, Monografia de Graduação O PIBID E A SUA CONTRIBUICAO NA CONSTRUCAO DA IDENTIDADE DOCENTE: relatos de bolsistas e ex-bolsistas do subprojeto de pedagogia da ufma, EDNA DE SOUSA SILVA
2017, Monografia de Graduação OS DESAFIOS DO ENSINO MULTISSERIADO DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE ESCOLAR BASICA WASHINGTOM LUIS AZEVEDO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA GRACA DE DEUS – MIRINZAL – MA, MARIA FRANCISCA AVELAR SOARES
2017, Monografia de Graduação ORGANIZACAO DO ENSINO NAS SALAS MULTISSERIADAS NA COMUNIDADE SANTO ANTONIO DO VELOSO MUNICIPIO DE PERITORO MARANHAO, SANDRA SOARES DE MORAIS
2017, Monografia de Graduação CONCEPCOES DE CLASSES MULTESSERIADAS A PARTIR DO OLHAR DOS SUJEITOS DA ESCOLA MUNICIPAL DO POVOADO AGUA BRANCA, JOSUE MARQUES AMORIM
Proyecto final de curso (33)
ALUNOS E ALUNAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: percepções dos diversos sujeitos e suas contradições na Unidade Integrada Japiaçu., JAGLAISSE DE MATOS SANTOS , 12/2012
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA CASA FAMILIAR RURAL DE BARREIRINHAS-MA, SUELEN DA CONCEIÇÃO MARTINS , 07/2016
ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICPIO DE PAULO RAMOS: um estudo de caso nas escolas Unidade Integrado Eulálio Cardoso de Macedo e Unidade Integrada Venâncio Gomes Rodrigues , FRANCISCO RODRIGUES SILVA , 01/2014
PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA DO CAMPO: uma analise do planejamento na Escola Municipal Agrícola Projeto Boa Vista, ADEILDON MARTINS DOS SANTOS , 01/2014
POSSIBILIDADES DO ENSINO DA MATEMÁTICA A PARTIR DOS ARTEFATOS CULTURAIS QUILOMBOLAS: um estudo da etnomatemática da comunidade quilombola Jamary dos Pretos, LINDIONORA RIBEIRO , 07/2014
PLANO DE ESTUDO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA NOSSA SENHORA MARIA ROSA MÍSTICA: Instrumento Pedagógico utilizado na relação entre Família, Escola e Comunidade, FELIX FERREIRA SANDES , 07/2014
RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA ESCOLA JOÃO COIMBRA NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO-MA, MARCEÂNIA BRITO PEREIRA , 03/2017
RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA ESCOLA JOÃO COIMBRA NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO-MA, MARCEÂNIA BRITO PEREIRA , 03/2017
A FUNÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO: entre a dimensão administrativo-burocrática e a dimensão político-pedagógica., ANA PAULA BARBOSA BILIO SILVA , 03/2017
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA SANTA CECÍLIA: realidade, limites e possibilidades, MARIA FRANCISCA BARBOSA , 07/2014
A FUNÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO: entre a dimensão administrativo-burocrática e a dimensão político-pedagógica., ANA PAULA BARBOSA BILIO SILVA , 03/2017
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO – MA, SUELEY ALVES SOARES SOUSA , 11/2016
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO – MA, SUELEY ALVES SOARES SOUSA , 11/2016
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E SEUS INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS: um estudo na Escola Família Agrícola Nossa Senhora do Rosário, SAMIA RAQUEL BATISTA MARINHO , 03/2017
LIMITES E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NA UNIDADE INTEGRADA MOACIR COELHO DE BURITI BRAVO-MA, BRUNA LIRA DAMASIO , 11/2016
LIMITES E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NA UNIDADE INTEGRADA MOACIR COELHO DE BURITI BRAVO-MA, BRUNA LIRA DAMASIO , 11/2016
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA UNIDADE INTEGRADA JOÃO HENRIQUE BORGES LEOCADIO, MERILLYN CHRISTINE ARAUJO SANTOS , 11/2016
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA UNIDADE INTEGRADA JOÃO HENRIQUE BORGES LEOCADIO, MERILLYN CHRISTINE ARAUJO SANTOS , 11/2016
A EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS EM BURITI BRAVO: trajetórias, narrativas e outras histórias , IOLANDA FREITAS DE SOUSA , 06/2018
CULTURA ESCOLAR E CLIMA ORGANIZACIONAL NO CENTRO DE ENSINO MARIA JOSÉ ARAGÃO: um estudo sob a ótica da gestão escolar, DIANA MARIA ROCHA SAMPAIO , 12/2018
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: origem, estrutura e organização atual, ANA CAROLINE PEREIRA BEZERRA , 12/2018
EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR NA COMUNIDADE FÉ EM DEUS: processos e significados pedagógicos, MARIA CRISTINA DA CRUZ BARRETO NETA , 01/2020
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A JUVENTUDE CAMPONESA: uma análise da educação do e no campo na CFR Padre Josino Tavares, NATALIA ABOUD SAMPAIO , 01/2020
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM TURMAS MULTISSERIADAS: um olhar sobre as práticas pedagógicas de professores e professoras do município de Buriticupu – MA, THYERLEM TAYHARRA FERREIRA COELHO , 02/2021
MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: concepções e práticas de educação do campo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Maranhão, JULIANA DO VALE MATOS , 02/2021
RELAÇÃO ENTRE IDEB E NÍVEL SOCIOECONÔMICO DA ESCOLA: uma análise em quatro escolas públicas do Município de São José de Ribamar, BRUNA MARIA MADEIRA CASTRO , 08/2022
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: notas sobre a experiência do ProJovem, DEBORA COELHO MUSTAFA PIRES LEAL , 09/2022
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: notas sobre a experiência do ProJovem, DEBORA COELHO MUSTAFA PIRES LEAL , 09/2022
O CURRÍCULO INTEGRADO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA: o caso do Instituto Federal do Maranhão campus Maracanã, DEBORA MARIA ROCHA SAMPAIO , 07/2023
PROGRAMA ESCOLA DIGNA: política educacional de regime de colaboração do governo do estado do Maranhão, MARILIA DE SOUZA RODRIGUES FONTES , 07/2023
A GESTÃO DOS RECURSOS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE) NA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PAÇO DO LUMIAR – MA, JOSEMIR COSTA DA SILVA , 01/2024
O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS: análise do segundo ciclo, REBECA SOUSA DA SILVA , 01/2024
O PROGRAMA PROINFÂNCIA NO MARANHÃO: uma análise de sua efetividade a partir dos relatórios do FNDE, SHEILA DO ESPIRITO SANTO FARIAS SILVA , 01/2024
Orientación en posgrado (15)
Doutorado, PAULO ROBERTO DE SOUSA SILVA, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ARGEMIRO CESAR DO VALE VERDE DE LIMA E SILVA, 09/2020 - , Concluída em 09/2023
Mestrado, AYSLLAN DE SOUSA SOBRINHO, 06/2021 - 01/2024 , Orientação em Andamento
Mestrado, ANTONIO CARLOS MESQUITA DE SOUZA, 03/2020 - , Orientação em Andamento
Mestrado, PABLO HENRIQUE DA SILVA PEREIRA, 06/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, MÁRIO JORGE ARAUJO BELFORT, 05/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, JANETE ASSUNÇÃO PEREIRA RODRIGUES, 04/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, JUSCIANE DO BOM PARTO PINHEIRO OLIVEIRA, 05/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, LETICIA MARIA MONTEIRO DO NASCIMENTO, 04/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ALBERTO COSTA DIVINO FILHO, 04/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, RAISSA CARNEIRO DA FONSECA GUIMARAES, 04/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, JANETE ASSUNÇÃO PEREIRA RODRIGUES, 04/2022 - 10/2023 , Orientação em Andamento
Mestrado, RAQUEL MELO DE ASSIS, 04/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, SAFIRA REGO LOPES, 04/2020 - , Concluída em 06/2022
Mestrado, JOAO PAULO DE JESUS, 06/2021 - , Orientação em Andamento
???fimConteudo???