ROSYANE DE MORAES MARTINS DUTRA
DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO???inicioConteudo???
Producción Intelectual
Coordinación de grupos de investigación (2) |
03/2018 GRUPO DE ESTUDOS INFANCIA E BRINCADEIRAS, |
02/2022 GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INFÂNCIA E BRINCADEIRAS, |
Artículos (13) |
2023, Infância isolada: política pública para a profilaxia da lepra no Maranhão (1930-1950), ISSN: 19840411 |
2023, ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA NA PROVÍNCIA DO MARANHÃO: A IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA (1850-1880), ISSN: 25962876 |
2023, A EDUCAÇÃO FEMININA NO MARANHÃO IMPERIAL: A INFÂNCIA DAS MENINAS NO ASILO SANTA TERESA (1850-1870), ISSN: 23588322 |
2023, ENTRE ABAYOMIS E BAOBÁS, AS CRIANÇAS ESCUTAM HISTÓRIAS: PRÁTICAS DE CONTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO LUÍS-MA, ISSN: 23588322 |
2022, A LUTA PELOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA: ENTRE POLÍTICAS E PESQUISAS, ISSN: 27635473 |
2022, Infância e saberes quilombolas: participação das crianças e cultura lúdica no quilombo de Ariquipá ? MA, ISSN: 23189282 |
2022, 'MEMÓRIAS DE LUCIA': AS BRINCADEIRAS NOS LIVROS ESCOLARES DO MARANHÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA, ISSN: 23189282 |
2022, O SOM ARQUIVADO DA ALEGRIA: DADOS HISTÓRICOS DE UMA CULTURA LÚDICA NAS ESCOLAS MARANHNSES (1890-1930), ISSN: 23588322 |
2022, O Jornal A Pacotilha e os ecos da assistência cientifica à infância no Maranhão (1911), ISSN: 26748703 |
2021, OS SENTIDOS DA FORMAÇÃO: AS VIVÊNCIAS DISCENTES NA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA, ISSN: 25944568 |
2021, ENTRE OS SONS DAS LETRAS E DOS PASSARINHOS: OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA COMUNIDADE DO QUEBRA-POTE EM SÃO LUÍS-MA, ISSN: 26758261 |
2020, Entre canções, bocas-de-forno e petecas: vivências e registros de cultura infantil maranhense, ISSN: 25262688 |
2020, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS POLÍTICAS PARA AS ESCOLAS EM SÃO LUÍS-MA (2002-2012), ISSN: 2594-4568 |
Publicación en eventos (41) |
2023, , VULNERABILIDADE E POLÍTICA SOCIAL PARA A INF NCIA NO BRASIL: ENTRE GARANTIA E NEGAÇÃO DOS DIREITOS (1964 - 2022), XVII ENCONTRO HUMANISTICO DA UFMA, |
2023, Raylina Maila Coelho Silva, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Educação para a submissão do corpo feminino na Província do Maranhão: o Asilo de Santa Teresa (1850-1870), Encontro de estudos sobre infâncias e juventudes: diálogos interdisciplinares, Resumo |
2023, Valeria Luiza Costa Gonçalves, Rosyane de Moraes Martins Dutra, UMA PESQUISA-ESTÁGIO NO CENTRO BENEFICENTE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA: a identificação de um espaço de acolhimento das infâncias ludovicenses, III WORKSHOP DO GEPEID, Resumo |
2023, Pereira, Karla Raquel Lima, Rosyane de Moraes Martins Dutra, MATOS, Nathalia da Silva Mello, A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS ? MA, 8º GRUPECI, Resumo |
2021, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Celia Maria Benedicto Giglio, POLITICA, CONTROLE E FILANTROPIA: O INSTITUTO DE ASSITENCIA A INFANCIA NO MARANHÃO, III ENCUENTRO DE LA RED DE ESTUDIOS DE HISTORIA DE LAS INFANCIAS EN AMERICA LATINA/REHIAL, Trabalho Completo |
2021, , Os desafios do ensino remoto na Educação Infantil, Formação On Line, |
2021, , POLÍTICA, CONTROLE E FILANTROPIA: O INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA NO MARANHÃO (1911-1939), III ENCUENTRO DE LA RED DE ESTUDIOS DE HISTORIA DE LAS INFANCIAS EN AMERICA LATINA ? REHIAL & I SEMINÁRIO DO GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE - ANPUH/BR, |
2021, , Coordenação de Sala do 7º GRUPECI, 7º GRUPECI, |
2021, , O atendimento na Unidade de acolhimento institucional para crianças - casa de passagem: investigações de uma realidade na cidade de São Luís - MA, V SEMINARIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFCG, |
2021, , O Jornal A Pacotilha e os ecos da assistência cientifica infantil no Maranhão republicano (1911), I Seminário Internacional História e Educação, |
2021, Raylina Maila Coelho Silva, Helloyse Brandão Marques, Rosyane de Moraes Martins Dutra, INFANCIA SUBMISSA: A EDUCAÇÃO FEMININA NO MARANHÃO PROVINCIAL, III ENCUENTRO DE LA RED DE ESTUDIOS DE HISTORIA DE LAS INFANCIAS EN AMERICA LATINA/REHIAL, Trabalho Completo |
2021, Rosyane de Moraes Martins Dutra, ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA NA PROVÍNCIA DO MARANHÃO: A IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA (1850-1880), Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Trabalho Completo |
2021, , Mediação pedagógica em tempos de pandemia: um olhar sobre a educação infantil, II COLÓQUIO DE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE, |
2020, , Discursos civilizatórios e práticas assistenciais na Província do Maranhão: a Casa da Roda dos Expostos (1830-1870), II Jornada História da Infância, Juventude e Família, |
2020, , CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, Congresso On Line de Pedagogia da UFMA, |
2020, , Infância, Brincadeiras e Educação Infantil: primeiras aproximações, GEPIB NA ESCOLA, |
2020, , SOCIEDADE E INSTITUIÇÕES DE ASSISTÊNCIA INFANTIL NO MARANHÃO OITOCENTISTA: os registros bibliográficos nas obras de Mário Martins Meireles, IV Seminário Internacional de História e Historiografia, |
2019, , REGISTROS DA INFÂNCIA NO MARANHÃO DO SÉCULO XIX: POBREZA, SOCIEDADE E INSTITUCIONALIZAÇÃO, 30º SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, |
2019, , ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: UM BREVE HISTÓRICO DA ASSISTENCIA EM SÃO LUÍS-MA, VI CONEDU, |
2019, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Mirian Jorge Warde, REGISTROS DA INFÂNCIA NO MARANHÃO DO SÉCULO XIX: POBREZA, SOCIEDADE E INSTITUCIONALIZAÇÃO, 30º SIMPOSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, Trabalho Completo |
2019, , A INFÂNCIA INSTITUCIONALIZADA NO MARANHÃO OITOCENTISTA: DISCIPLINAR CORPOS PARA UMA SOCIEDADE CIVILIZADA, Congresso Internacional Educar nas Infâncias, |
2019, Helen Silva Carneiro, Rosyane de Moraes Martins Dutra, ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: UM BREVE HISTÓRICO DA ASSISTENCIA A CRIANÇA EM SÃO LUÍS-MA, VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Trabalho Completo |
2018, Rosyane de Moraes Martins Dutra, AS CRIANÇAS E A BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA: UMA PROPOSTA FREINETIANA PARA O ESPAÇO DO CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR., IV SIMPOSIO LUSO-BRASILEIRO DE ESTUDOS DA CRIANÇA, Trabalho Completo |
2018, Rosyane de Moraes Martins Dutra, JOGANDO E APRENDENDO: UMA EXPERIENCIA COM JOGOS DE TABULEIRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, VIII Seminario de estagio supervisionado do curso de Pedagogia, Resumo |
2018, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Musicalizando a infancia: experincias musicais no estagio supervisionado do curso de Pedagogia, SEMINARIO NACIONAL SOBRE MUSICA, CULTURA E EDUCAÇÃO, Trabalho Completo |
2018, Rosyane de Moraes Martins Dutra, A inclusão e a ludicidade na Educação Infantil, VIII Seminario de estagio supervisionado do curso de Pedagogia, Resumo |
2018, , BNCC: algumas carcterizaçãoes para a prática pedagógica, Palestra para professoras da Educação Infantil, |
2018, Rosyane de Moraes Martins Dutra, A IMPORTANCIA DA ORGANIZAÇÃO E DO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, VIII Seminario de estagio supervisionado do curso de Pedagogia, Resumo |
2018, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Infancia maranhense e a cultura do brincar: como e onde brincam nossas crianças?, 6º SEMINARIO DE GRUPOS DE PESQUISAS SOBRE CRIANÇAS E INFANCIAS, Trabalho Completo |
2017, Rosyane de Moraes Martins Dutra, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIENCIA DE PRÁTICA DOCENTE E AUTONOMIA PEDAGÓGICA, X Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo |
2017, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Taynara Rodrigues Pantoja, Infancia em Movimento: fazeres docentes e psicomotricidade, IV ENCONTRO SOBRE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA ? EVOLVERE, Resumo |
2017, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Formando Professores para a Educação Infantil: as exigencias de um contexrto, IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Trabalho Completo |
2013, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Leda Maria Silva Santos, Maria Alice Melo, Educação Integral e Currículo Integrado: o retrato do Progrma Mais educação em uma escola da rede municipal de São Luís - MA, XXI EPENN, Trabalho Completo |
2013, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Maria Alice Melo, A Criança e o tempo: concepções de infância e educação, VI Encontro Maranhense de História da Educação, Trabalho Completo |
2013, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Maria Alice Melo, Ana Paula Albuquerque Martins, SUJEITOS QUE EDUCAM OU SÃO EDUCADOS? ANÁLISE DOS MODELOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCERE 2013, Trabalho Completo |
2012, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Formação de professores na escola capitalista: analise filosófica do atual perfil profissional, Encontro Nacional de Licenciaturas, Resumo |
2012, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Maria Alice Melo, Formação de professores da Educação Infantil: o retrato das escolas públicas municipais de São Luís - MA, V Encontro de Educadores do Maranhão, Resumo |
2012, , Formação continuada de professores da Educação Infantil: retrato de escolas da rede publica municipal de São Luís-MA, V Encontro de Educadores do Maranhão, |
2000, , EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O TRANSITO:travessia legal para cidadania, XII Seminario de Iniciação Cientifica, |
2000, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Ione Costa, Lívia N. Marques Chaves, Leonir Maria Costa Rodrigues, EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O TRANSITO:travessia legal para cidadania, XII Seminario de Iniciação Cientifica, Resumo |
1999, , Colombia, Feira de Educação Cultura e Artes Latino-americana, |
Capítulos de libros (15) |
2023, INSTITUIÇÕES PARA A INFÂNCIA DESVALIDA NO MARANHÃO: pequenos corpos em civilização (1830-1870), HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: múltiplos olhares, Rosyane de Moraes Martins Dutra |
2023, VULNERABILIDADE E POLÍTICA SOCIAL PARA A INFÂNCIA NO BRASIL: ENTRE GARANTIA E NEGAÇÃO DOS DIREITOS (1964 - 2022), XVII ENCONTRO HUMANÍSTICO DA UFMA, Valeria Luiza Costa Gonçalves, Rosyane de Moraes Martins Dutra |
2022, ROMEIROS DA ALEGRIA: AS BRINCADEIRAS INFANTIS EM ESPAÇOS RELIGIOSOS NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR ? MA, Integrando Saberes & Fazeres na Educação Básica, Helloyse Brandão Marques, Angela Suely Souza Franco da Silva, Maria Inês Castro, Rosyane de Moraes Martins Dutra |
2022, INFÂNCIA MARANHENSE E A CULTURA DO BRINCAR: ONDE E COMO BRINCAM NOSSAS CRIANÇAS?, Infância, cultura, diversidade e inclusão, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Raylina Maila Coelho Silva, Helen Silva Carneiro, Layna Karinny Freire Madeira |
2021, Sentidos Formativos: Vivências na Brinquedoteca Universitária do curso de Pedagogia, Brincar, Cuidar e Educar: Pesquisas e experiências em Brinquedotecas e Espaços lúdicos, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Laryssa Rabelo Pereira, Isabelle Nascimento de Lima |
2021, A Casa dos Expostos: práticas de assistência à infância na província do Maranhão (1830-1870), Infâncias e Juventudes em contextos educacionais no Brasil, Rosyane de Moraes Martins Dutra |
2020, MUSICALIZANDO A INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS MUSICAIS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA, A Educação como Diálogo Intercultural e sua Relação com as Políticas Públicas 2, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Reis, Gilcyane Farias, Guimarães, Giulia Maria Carvalho, Viegas, Rayane Costa |
2020, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A INFANCIA: O QUE AS CRIANÇAS PODEM APRENDER NAS UNIDADES DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL?, Desafios e perspectivas para o processo ensino-aprendizagem 2, Helen Silva Carneiro, Rosyane de Moraes Martins Dutra |
2020, Sociedade e instituições de assistência infantil no Maranhão oitocentista: os registros bibliográficos nas obras de Mário Martins Meireles, Experiências Atlânticas e História Ambiental, Rosyane de Moraes Martins Dutra |
2020, O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DE MARIA MONTESSORI PARA A ESCOLA LUDOVICENSE, Desafios e perspectivas para o processo ensino-aprendizagem, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Raianna Maria Vaz Ramos |
2020, Acolhimento institucional: um breve histórico da assistencia a criança em São Luís- MA, Série Educar, Helen Silva Carneiro, Rosyane de Moraes Martins Dutra |
2019, INFÂNCIA ACOLHIDA: A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS NA UNIDADE DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA CRIANÇAS - CASA DE PASSAGEM EM SÃO LUÍS-MA, Vozes da Educação, Hellen Silva Carneiro, Rosyane de Moraes Martins Dutra |
2019, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: o percurso de uma experiência, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIENCIAS DESCOLONIAIS, Rosyane de Moraes Martins Dutra |
2019, As crianças e a brinquedoteca universitária: uma proposta freinetiana para o espaço do cuidar, educar e brincar, Por uma Luta sem Fronteiras na defesa dos Direitos das crianças: Instituições e Cotidianos, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Raylina Maila Coelho Silva |
2016, PRATICA DOCENTE E AUTONOMIA PEDAGOGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFSSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOREES: multiplas faces, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Maria Alice Melo |
Libros (3) |
2022, Tópicos sobre Infância e Educação: políticas, história e cultura, Rosyane de Moraes Martins Dutra, Paloma Roberta Euzebio Rodrigues |
2021, Infância e território maranhense: pesquisas sobre história, cultura e educação, Rosyane de Moraes Martins Dutra |
2020, Formação Continuada e Autonomia Pedagógica na Educação Infantil, Rosyane de Moraes Martins Dutra |
Participación en banca de curso (3) |
2017, Monografia de Graduação INFANCIA EM MOVIMENTO: fazeres docentes e psicomotricidade, TAYNARA RODRIGUES PANTOJA |
2017, Monografia de Graduação FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS): concepcoes e pratica docente na Educacao Infantil, ALINE SILVA FERREIRA |
2017, Monografia de Graduação A ARTE DE CONTAR HISTORIAS NA EDUCACAO INFANTIL: as praticas de contacao de historias da Biblioteca Rosa Castro na Educacao Infantil do Servico Social do Comercio - SESC-MA, HAMILKA ALCANTARA FONTENELE ARAGAO |
Proyecto final de curso (22) |
O Desenvolvimento da aprendizagem infantil: as contribuições de Maria Montessori para a Educação Infantil, RAIANNA MARIA RAMOS VAZ , 01/2018 |
INFÂNCIA EM MOVIMENTO: fazeres docentes e psicomotricidade, TAYNARA RODRIGUES PANTOJA , 07/2017 |
DÓ, RÉ MI: a música e o desenvolvimento da inteligência na Educação das Crianças, ARIANE GEISA CUTRIM COSTA , 12/2018 |
DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE AS CRECHES NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS-MA: Práticas Assistencialistas ou Protagonismo Infantil?, PALLOMA REGIA DE ALMEIDA BRAGA , 12/2018 |
ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: práticas e saberes pedagógicos , EVANDRO COSTA MARTINS , 08/2018 |
ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: práticas e saberes pedagógicos , EVANDRO COSTA MARTINS , 08/2018 |
O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: análise de uma realidade escolar , FRANCISCO LEANDRO SILVA RAMOS , 08/2018 |
INFÂNCIA ACOLHIDA - A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS NA UNIDADE DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA CRIANÇAS CASA DE PASSAGEM EM SÃO LUÍS- MA, HELLEN SILVA CARNEIRO , 12/2018 |
A QUALIDADE DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: as vivências de uma escola, HERLANE MORAIS DA SILVA , 12/2018 |
INFÂNCIA E CULTURA DO BRINCAR: as vozes das crianças que brincam na escola, MARIANA BRUNA AZEVEDO DE OLIVEIRA , 12/2018 |
A FORMAÇÃO INICIAL NA PERSPECTIVA DA ARTE E DA PSICOMOTRICIDADE: uma análise sobre corpo e currículo a partir da discência do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, SUANY CHIS CASTRO TORRES SALGADO , 12/2022 |
MEMÓRIAS DE UM MENINO NORDESTINO: UM ESTUDO SOBRE A INFÂNCIA NA OBRA DE GRACILIANO RAMOS, LARYSSA RABELO PEREIRA , 12/2022 |
CONTADORAS DE HISTÓRIAS E A PRESERVAÇÃO DA CULTURA ORAL: experiências educativas com crianças maranhenses, ALLANA MYRLA LIMA CAVALCANTE , 07/2023 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA, JORGIENE DA SILVA E SILVA , 07/2023 |
A FILOSOFIA E AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA POSSIBILIDADE PARA A ESCOLA PÚBLICA, CLAUDIA MARIA SOARES CABRAL , 07/2023 |
VAMOS BRINCAR NA PRAÇA?: um estudo sobre as experiências espaciais das crianças no bairro do Cohatrac em São Luís-MA, NIVEA MARIA DA COSTA MORAIS , 07/2023 |
A ESCUTA DE CRIANÇAS EM TRATAMENTO CLÍNICO: reflexões sobre o cuidar, o brincar e o educar, LUCIANA RAMOS COSTA , 07/2023 |
INSTITUIÇÕES PARA CRIANÇAS NO QUILOMBO URBANO DA LIBERDADE EM SÃO LUÍS - MA: investigando o Centro de Integração Sociocultural Aprendiz do Futuro, TATIANA PASSOS NUNES SOARES , 07/2023 |
NOS TEMPOS DE ESCOLA: CAZUZA E AS REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA MARANHENSE, ARYANE BORGES RIBEIRO , 12/2023 |
AS CANTIGAS DE RODA NA COMUNIDADE MARACANÃ EM SÃO LUIS- MA: UM DIÁLOGO INTERGERACIONAL E CULTURAL, MARILEYD MILITAO DOS SANTOS SILVA , 12/2023 |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E INCLUSÃO DIGITAL: implicações na formação de egressos nos cursos da unidade móvel do Senac/MA no município de São Domingos do Maranhão - MA, ALTIVAN COSTA OLIVEIRA , 12/2023 |
A ESCOLA RESISTE: A EDUCAÇÃO INFANTIL NO TERRITÓRIO QUILOMBOLA DE IGARUÇU EM ROSÁRIO-MA, GILCYANE FARIAS REIS , 01/2024 |
Orientación en posgrado (2) |
Mestrado, FABIANO HILUY HABIBE, 01/2024 - , Concluída em 06/2024 |
Mestrado, JAQUELINE DE JESUS LUZ RODRIGUES, 03/2024 - , Orientação em Andamento |