Proyecto final de curso (43)
|
GEOGRAFIA: Instrumento para cidadania e (re)socialização? Uma análise acerca do ensino e aprendizagem em geografia para alunos sob medidas sócioeducativas do CJE (São Luís - MA),
DENISE NAZARIA CORREIA ARAUJO ,
07/2012
|
UMA PRÁTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO GERENCIAMENTO DE EMBALAGENS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES EM SÃO LUÍS - MA,
IZIS DEISE SILVA DE SOUSA NUNES ,
12/2011
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES VISUAIS DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO - COLUN,
RODRIGO AIRES SILVA ,
10/2012
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA UEB SENADOR MIGUEL LINS,
LORENNA CUTRIM SANTOS ,
08/2013
|
ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS SURDOS DO CEGEL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA,
CAMILA BARBARA JANSEN DA SILVA ,
08/2013
|
RECURSOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS TURMAS DE 6º ANO NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA "DARCY RIBEIRO", SÃO LUÍS, MA,
GLAUDHEVAN AGUILHEIRA PEREIRA DE SOUSA ,
08/2013
|
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A I ETAPA DO 3º CICLO NA UEB PROTEÇÃO DE JESUS, MATO GROSSO, SÃO LUÍS - MA,
MARIA DE FATIMA MELO DO CARMO ,
08/2013
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS CEGOS OU COM BAIXA VISÃO,
MARCIA TALIDIA FERREIRA RODRIGUES ,
08/2013
|
EDUCAÇÃO E CONTROLE: UMA ANÁLISE DO REGULAMENTO DISCIPLINAR DO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES I, SÃO LUÍS - MA,
PAULO ANANIAS PINHEIRO ,
01/2014
|
FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: PARTICIPAÇÃO E PERSPECTIVAS DOS LICENCIADOS NO PIBID,
AUDIVAN RIBEIRO GARCES JUNIOR ,
01/2014
|
ENSINO DE GEOGRAFIA E INTERNET: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO.,
LUDMILLA GEISY DOS SANTOS ,
01/2014
|
EDUCAÇÃO E CONTROLE: UMA ANÁLISE DO REGULAMENTO DISCIPLINAR DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR TIRADENTES I, SÃO LUÍS - MA.,
PAULO ANANIAS PINHEIRO ,
01/2014
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma análise das aulas de campo para deficientes físicos no ensino da geografia no Colégio Universitário -COLUN
,
FLAVIO GEORGE MONDEGO RODRIGUES ,
01/2017
|
Contribuições do Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação a Docência (PIBID) / Geografia UFMA para formação inicial e continuada de professores
,
WIRAN PINTO FONSECA ,
01/2017
|
O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS CEGOS: UM ESTUDO DE CASO DA ESCOLA DE CEGOS EM SÃO LUÍS - MA,
ANDRE FELLYPE DA SILVA GOMES ,
01/2018
|
POR UMA APRENDIZAGEM ALÉM DO ENXERGAR: a importância das metodologias e recursos adaptados para alunos com deficiência visual no ensino da geografia
,
FELIPE BRITO BARROS ,
01/2018
|
PROFESSORES NÃO NASCEM, SE FORMAM,
ELAINE CUNHA VIEIRA ,
01/2018
|
DINÂMICA SOCIOAMBIENTAL DE ÁREAS AFETADAS PELAS ENCHENTES DO RIO MEARIM NA CIDADE DE SÃO LUIZ GONZAGA DO MARANHÃO,
ANTONIA SUELI SILVA SOUSA ,
07/2014
|
INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA UEB SENADOR MIGUEL LINS, EM SÃO LUÍS/MA,
ANA TEREZA RODRIGUES PEREIRA ,
01/2015
|
MOVIMENTOS SOCIAIS E QUESTÃO AGRÁRIA: estudo sobre a atuação do MST e FETAEMA no Estado do Maranhão,
TERESA CRISTINA CANTANHEDE BORGES ,
01/2015
|
NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E CONSTRUÇÃO CO-ATIVA DO CONHECIMENTO EM GEOGRAFIA: a contribuição da análise psicológica Histórico-cultural à mediação docente do processo ensino-aprendizagem,
RICARDO RAFAEL ALVES JORGE ,
01/2015
|
GEOGRAFIA TÁTIL PARA DEFICIENTES VISUAIS: uma análise do ensino na Escola de Cegos do Maranhão - ESCEMA, São Luís/MA,
CLEUDILENE BARBOSA LIMA ,
01/2015
|
TURISMO: impactos socioambientais e seus reflexos na dinâmica urbana de São José de Ribamar/MA,
JACILENE DOS SANTOS CASTRO ,
01/2015
|
ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NO IGARAPÉ DO CANAVIEIRA EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - MARANHÃO,
CRISTIANE GARCES FRANCO ,
01/2015
|
TERRITORIALIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO E SUAS MODIFICAÇÕES SOCIOCULTURAIS EM BALSAS,
ALEXSANDRA MARYLLEN ROGES COSTA FALCÃO ,
01/2015
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma reflexão sobre as ações na Unidade
Integrada Buriticupu MA
,
GEANILDE MACEDO DA SILVA SILVA ,
03/2015
|
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE DA POPULAÇÃO NA SEDE MUNICIPAL DE BURITICUPU,
MARIA ARLETE LEAL ,
03/2015
|
CARTOGRAFIA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: uma reflexão da prática feita na escola Fernando Castro em Buriticupu MA,
AMARILDO SANTOS SOUSA ,
03/2015
|
O PAPEL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E SUA PRÁTICA NA UNIDADE INTEGRADA BURITICUPU,
ANTONIA DA SILVA LIMA ,
03/2015
|
CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA: A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA PARA A CIÊNCIA GEOGRÁFICA,
JOSE PEREIRA DA SILVA JUNIOR ,
08/2016
|
POLÍTICA DE TURISMO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ESTADO DO MARANHÃO,
SERGIO HENRIQUE GONCALVES MOREIRA JUNIOR ,
08/2016
|
AS ESTRATÉGIAS PARA INSERIR OS PEQUENOS AGRICULTORES NA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS: UMA ANÁLISE DO PROJETO BIODIESEL NO MARANHÃO,
KLINSMAN SOARES DE LIMA ,
01/2017
|
TERRITORIALIZAÇÃO, ESTADO E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO
MUNICÍPIO DE PEDRO DO ROSÁRIO MA,
LENORA CONCEICAO MOTA RODRIGUES ,
01/2017
|
ASPECTOS FISIOGRÁFICOS E SOCIOECONÔMICOS DA BACIA DO RIO AURÁ - MA: UMA FERRAMENTA PARA PLANEJAMENTO AMBIENTAL,
JONAS JANSEN MENDES ,
01/2017
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma análise sobre Meio Ambiente com alunos do 6º ao 9 º ano do Colégio Almeida Galhardo,
ALESSANDRO ARAUJO REIS ,
02/2017
|
O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: da escolha ao uso em sala de aula: uma análise no Centro de Ensino Benedito Leite (Escola Modelo) - São Luís/MA,
MAILSON SANTOS MACHADO ,
07/2017
|
CONTEXTUALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO PAULO VI,
LAINNA LETICIA DE SOUZA RIBEIRO ,
06/2018
|
OS RECURSOS DIDÁTICOS E AS METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NO CENTRO DE ENSINO DE TEMPO INTEGRAL ALMIRANTE TAMANDARÉ.,
CELIANE DE JESUS DE BRITTO COSTA ,
07/2018
|
A EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE VISUAL NO BRASIL: A ESCOLA DE CEGOS DO MARANHÃO NO CONTEXTO DO ENSINO DA GEOGRAFIA.,
RAFAELLE PEREIRA SILVA ,
07/2018
|
UM OLHAR VOLUNTÁRIO: TRANSFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS INFERIDAS PELO TRABALHO VOLUNTÁRIO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO DA CIDADE DE SÃO LUÍS MARANHÃO,
DENISON DIONE FERREIRA CARDOSO ,
12/2018
|
O LUGAR E SEUS SIGNIFICADOS PARA OS DISCENTES DA ESCOLA DE CEGOS DO MARANHÃO-ESCEMA
,
ELIANA COUTINHO CUNHA ,
12/2018
|
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE WALLON, PIAGET E VYGOTSKY.,
HARLYSON BRUNO VIEGAS BORGES ,
12/2018
|
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE TEMAS DE GEOGRAFIA FÍSICA PARA O 1° ANO DO ENSINO MÉDIO NO ÂMBITO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO.,
GLAUTON MAX SIMOES MESQUITA ,
12/2023
|