EDITH MARIA BATISTA FERREIRA
DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO???inicioConteudo???
Producción Intelectual
Artículos (10) |
2022, O rei está nu: as ?vergonhas? da educação infantil expostas na pandemia, ISSN: 25258761 |
2021, A Linha do Tempo como dispositivo de autoformação de professores/as, ISSN: 26759144 |
2020, A formação da criança leitora por meio dos gêneros do discurso: questões metodológicas, ISSN: 23170972 |
2020, Diáspora Virtual: Processos de Identificações e Pertencimento em uma Comunidade Virtual de Aprendizagem, ISSN: 25253409 |
2020, Traços da pedagogia freiriana na docência universitária: O estagio de docência como atividade fomentadora da práxis pedagógica, ISSN: 08727643 |
2020, O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS, ISSN: 25268449 |
2020, Grafismo corporal indígena: tecendo memórias Tucuns, ISSN: 22381279 |
2019, A ESCRITA COMO ATO REFLEXIVO: o ensaio como dispositivo pedagógico na formação docente, ISSN: 21782229 |
2017, Cadê o sentido que estava aqui? O gato comeu! ? discutindo o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil, ISSN: 19831730 |
2015, FORMAR PROFESSORES/AS PESQUISADORES/AS: um movimento de reinvenção da escola, ISSN: 24475777 |
Publicación en eventos (59) |
2022, FERREIRA, Sarah Regina Santos, Edith Maria Batista Ferreira, VAMOS PLANTAR BATATA DOCE?: A ESCUTA DAS CRIANÇAS NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, VIII CONEDU, Trabalho Completo |
2021, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, Prática pedagógica Interdisciplinar do Projeto Integrador: Experiências, Diálogos e Construção Partilhada do PROEJA, Pré-Colóquio Internacional Paulo Freire, Trabalho Completo |
2021, , UMA ESCUTA SENSÍVEL SOBRE A CONCEPÇÃO DO ATO DO ATO DE LER POR CRIANÇAS DO 2o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, V Congresso Brasileiro de Alfabetização - CONBALf, |
2021, , INTERDISCIPLINARIDADE NOS PROJETOS INTEGRADORES: TESSITURA DE SABERES PARA A FORMAÇÃO DO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO, VII e VIII SEPEMO, |
2021, , A LINHA DO TEMPO COMO DISPOSITIVO DE AUTOFORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS, VII e VIII SEPEMO, |
2021, , Experiência de autoformação docente, IV Colóquio Lecturi, |
2021, , A LINGUAGEM ESCRITA DESTITUÍDA DO DESEJO DE EXPRESSÃO: implicações para a formação do/a pequeno/a leitor/a e produtor/a de texto, V Congresso Brasileiro de Alfabetização - CONBALf, |
2020, Edith Maria Batista Ferreira, Francy Sousa Rabelo, Joselma Ferreira Lima e Silva, Maria Socorro Lucena Lima, SER E FAZER-SE DOCENTE PELO DIÁLOGO ESCRITO: AS CARTAS PEDAGÓGICAS COMO DISPOSITIVOS DE FORMAÇÃO, IV Encontro Luso-Brasileiro, Trabalho Completo |
2019, , ENSINANDO A LER E A ESCREVER NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO PELA PORTA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS, III Colóquio Lecturi, |
2019, , AUTOFORMAÇÃO E APRENDIZAGEM AO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA: considerações sobre o caminho percorrido, XXIV Semana Universitária UECE, |
2019, , ENTRECRUZAMENTOS ENTRE MEMÓRIAS E CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, VI SEPEMO, |
2019, , FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: IMPASSES E PERSPECTIVAS NA/PARA A SALA DE AULA, VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, |
2019, , PROJETO DE EXTENSÃO ENTRELINHAS: ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA, III Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia, |
2019, , O PROJETO DE PESQUISA ?OBSERVATÓRIO DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO?, III Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia, |
2019, Edith Maria Batista Ferreira, Joelma reis Correia, Joselma Ferreira Lima e Silva, ENTRECRUZAMENTOS ENTRE MEMÓRIAS E CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO, VI SEPEMO, Trabalho Completo |
2019, , PERSPECTIVA DISCURSIVA E AUTOFORMAÇÃO DE PROFESSORAS: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO, ENCONTRO ESTADUAL DE ALFABETIZAÇÃO, |
2019, , Ser e fazer-se docente pelo diálogo escrito: as cartas como dispositivo de formação, IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, |
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE RESISTÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE, V SEPEMO, Trabalho Completo |
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, REMEMORAÇÕES SOBRE TORNAR-SE PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, XXII Semana universitária - UECE, Resumo Expandido |
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, Silvia Nóbrega-Therrien, Samara Moura, Jacques Therrien, UMA ESCRITA DE SI PARA O OUTRO: A CARTA PEDAGÓGICA COMO DISPOSITIVO PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, XIX ENDIPE, Trabalho Completo |
2018, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA, A linguagem escrita na educação infantil destituída do desejo de expressão:, VII Encontro de educadores - pesquisas e experiências, Trabalho Completo |
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Marinalva Nascimento, O ensino de Ciências: sentidos, enfoques e função social, XVI Encontro Humanístico, Trabalho Completo |
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Diferentes concepções de linguagem: uma abordagem metodológica, VIII Encontro de educadores - pesquisas e experiências, Trabalho Completo |
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Jorgiana Nascimento, JOELMA REIS CORREIA, Em busca de uma metodologia para o ensino da linguagem escrita como interação: a experiência no Projeto de Extensão Entrelinhas, VIII Encontro de Educadores - pesquisas e experiências, Trabalho Completo |
2018, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, FORMANDO PROFESSORES PELA EAD: SINAIS DE CRISE NA FORMAÇÃO DOCENTE?, V SEPEMO, Trabalho Completo |
2017, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, ESCREVER SOBRE SI: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA INFÂNCIA, IV SEPEMO, Trabalho Completo |
2017, Edith Maria Batista Ferreira, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro, Joselma Ferreira Lima e Silva, Francione Charapa Alves, ATELIÊ BIOGRÁFICO COMO METODOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TECENDO PRÁTICAS REFLEXIVAS E INVESTIGATIVAS, Encontro Internacional de Jovens Investigadores - JOIN, Trabalho Completo |
2016, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA, Linguagem escrita: como anda esse trabalho com as crianças pequenas nas escolas maranhenses?, IX Encontro Maranhense de História da Educação - EMHE, Trabalho Completo |
2016, Edith Maria Batista Ferreira, Formação de professores e pesquisa intervenção: ressignificando a relação teoria e prática, 1ª ANPEd Norte, Trabalho Completo |
2016, Edith Maria Batista Ferreira, Claudileude de Jesus Silva, Formar leitores/as: a participação das Bibliotecas Comunitárias na construção de políticas públicas para o livro, leitura e bibliotecas, IX Encontro Maranhense de História da Educação - EMHE, Trabalho Completo |
2016, Edith Maria Batista Ferreira, OBAX e ABAYOMI: possibilidade de diálogo com a diversidade étnico racial na formação docente na educação infantil, XV Encontro Humanístico, Trabalho Completo |
2016, Edith Maria Batista Ferreira, Francy Sousa Rabelo, Aprendendo a ser formador/a: contribuições do Estágio Supervisionado para a formação do pedagogo/a, VII Fórum Internacional de Pedagogia, Resumo Expandido |
2016, Edith Maria Batista Ferreira, A leitura e a escrita na educação infantil: o que temos apresentado para nossas crianças pequenas?, XV Encontro Humanístico, Trabalho Completo |
2016, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA, AGORA NÃO PODEMOS MAIS TRABALHAR COM A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL!!! NÃO É DISSO QUE ESTAMOS FALANDO!, XXIII EPEN, Resumo |
2015, , O FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões sobre a rotina, VI SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA, |
2015, , IMPLICAÇÕES DO COMPORTAMENTO INFANTIL NA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO DOCENTE, VI SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA, |
2014, , LEITURA COM E NA COMUNIDADE: reflexões sobre encontros entre livros e leitores em bibliotecas comunitárias, VII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, |
2014, Edith Maria Batista Ferreira, LEITURA COM E NA COMUNIDADE: REFLEXÕES SOBRE ENCONTROS ENTRE LIVROS E LEITORES EM BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS, VII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Resumo |
2012, COELHO, Sheila Cristina Rocha, Edith Maria Batista Ferreira, OLIVEIRA, Francisca das Chagas Lima, O PROFESSOR COMO INTELECTUAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO EMANCIPATÓRIO DO HOMEM: uma leitura a partir da teoria crítica, V ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS, Trabalho Completo |
2012, , O PROFESSOR COMO INTELECTUAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO EMANCIPATÓRIO DO HOMEM: uma leitura a partir da teoria crítica, V ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO, |
2011, Edith Maria Batista Ferreira, O deslocamento do/a professor/a das suas relações usuais e familiares: o processo de construção do objeto de pesquisa, XX EPENN, Trabalho Completo |
2011, Edith Maria Batista Ferreira, COELHO, Sheila Cristina Rocha, FACES E DISFARCES DA VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: marcas deixadas na alma de alunos e professores, XX EPENN, Trabalho Completo |
2011, , O DESLOCAMENTO DO/A PESQUISADOR/A DAS SUAS RELAÇÕES USUAIS E FAMILIARES: o processo de construção do objeto de pesquisa, XX EPENN, |
2010, Edith Maria Batista Ferreira, GONÇALVES, Maria de Fátima da Costa, Perspectivas na formação do/a professor/a: reprodução cultural ou produção de conhecimento?, IV Encontro de educadores do Maranhão São Luís, Trabalho Completo |
2009, Edith Maria Batista Ferreira, GONÇALVES, Maria de Fátima da Costa, DA RAZÃO MODERNA A RAZÃO EVOLUÍDA: o lugar do conhecimento científico na prática escolar, ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, Trabalho Completo |
2009, SILVA, Adriana Silva, Edith Maria Batista Ferreira, Mãos que embalam histórias: a formação doleitor iniciante a partir da alfabetização familiar, VI Colóquio de professores de metodologia de ensino de língua e literatura portuguesa, Trabalho Completo |
2009, , MÃOS QUE EMBALAM HISTÓRIAS: A FORMAÇÃO DE LEITORES INICIANTES A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO FAMILIAR, VI COLÓQUIO DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, |
2009, , Nossa história, nossa memória, Seminário de Formação de Educadores do Comunidade Educativa, |
2009, , DA RAZÃO MODERNA A RAZÃO EVOLUÍDA: O LUGAR DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA PRÁTICA ESCOLAR, 19º EPENN, |
2009, GONÇALVES, Maria de Fátima da Costa, Edith Maria Batista Ferreira, O NÚCLEO DE PESQUISA ESCOLAR COMPARTILHADA NUPECOM COMO UM ESPAÇO DE PODER QUE POSSIBILITA A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA IDENTIDADE DOCENTE, IX ENCONTRO HUMANÍSTICO, Trabalho Completo |
2008, , LER PRA VALER ? OS CAMINHOS TRILHADOS PELA LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, VIII ENCONTRO HUMANÍSTICO, |
2008, Edith Maria Batista Ferreira, LER PRA VALER: os caminhos trilhados pela literatura na educação infantil, VIII Encontro Humanístico, Resumo |
2008, , PROJETO LER PRA VALER - NA TRILHA DA LEITURA, 6º FESTIVAL RECIFENSE DE LITERATURA, |
2008, , NÚCLEO DE PESQUISA ESCOLAR COMPARTILHADA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO E PROFESSORES PELA PESQUISA, III ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS, |
2008, , Ler pra valer: os caminhos trilhados pela leitura literária na educação infantil', II Semana de Educação - currículo e práticas pedagógicas, |
2008, Edith Maria Batista Ferreira, ARSENIA PEREIRA DE SOUSA, NÚCLEO DE PESQUISA ESCOLAR COMPARTILHADA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELA PESQUISA, III Encontro de educação do Maranhão: práticas educativas e cidadania, Trabalho Completo |
2007, , NÚCLEO DE PESQUISA ESCOLAR COMPARTILHADA - UM PROJETO EDUCATIVO EMANCIPATÓRIO PARA O COTIDIANO ESCOLAR, VII Encontro Humanístico, |
2004, Edith Maria Batista Ferreira, A etnomatemática, 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, Resumo |
2004, Edith Maria Batista Ferreira, A criança, o conhecimento social e a construção do número, 1º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMA- XVI SEMIC, Resumo |
Capítulos de libros (24) |
2023, O perigo dos fazedores de nó, Refrações das palavras freinetianas: crônicas para professores, Edith Maria Batista Ferreira |
2022, Prefácio, Borboletário de poemas, Edith Maria Batista Ferreira, CORREIA, JOELMA REIS |
2022, Posfácio, Diálogos com a pedagogia Freinet: fundamentos e práticas em movimento, JOELMA REIS CORREIA, Edith Maria Batista Ferreira |
2022, A EXPERIMENTAÇÃO ESTÉTICA NO PROCESSO DE AUTOFORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, Educação Infantil, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA |
2022, A ESCOLA FECHOU E AGORA? SENTIMENTOS, SENTIDOS E (RE)SIGNIFICAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO MARANHÃO, Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede, CORREIA, Joelma Reis., Edith Maria Batista Ferreira, Kátia Cilene Amorim Gomes, Andrea Márcia de Araújo Porto, Daniela Barbosa dos Santos, Patrícia Torres de Barros, Tyciana Vasconcelos Batalha |
2021, Sentidos da/na formação de professores no Observatório das Práticas de Leitura e Escrita, Uma escola que dialoga e se reinventa: memórias de um processo de autoformação, Edith Maria Batista Ferreira, CORREIA, Joelma Reis. |
2021, Ensinar e aprender: movimentos permanentes do projeto Animais Exóticos, Uma escola que dialoga e se reinventa: memórias de um processo de autoformação, Edith Maria Batista Ferreira, SANTOS, Marinete Correa, JESUS, Solange Cristina Campos de |
2021, PESQUISA SOBRE APRENDIZAGEM DO ADULTO PROFESSOR: contributos do Estado da Questão, Formação de Professores & Práticas Pedagógicas: o saber e o agir em sinergia, Edith Maria Batista Ferreira, Isabel Maria Sabino de Farias |
2021, O estado da questão na trajetória formativa de professores-pesquisadores/as: elementos teóricos, Entrelugares educativos: formação, história e profissão, Edith Maria Batista Ferreira, THERRIEN, JACQUES |
2020, PELAS MÃOS DA LITERATURA: A EXPERIÊNCIA ESTÉTICO-LITERÁRIA E A CRIAÇÃO DE ENCONTROS DIALÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Arte, docência e práticas educativas: experiências e contextos, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA |
2019, AS CARTAS COMO ELEMENTO FORMATIVO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: entre ser e fazer-se docente em educação infantil pelo diálogo escrito., O estágio supervisionado: experiências descoloniais, CORREIA, Joelma Reis., Edith Maria Batista Ferreira, Francy Sousa Rabelo |
2019, PESQUISA QUANTITATIVA EM EDUCAÇÃO: QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA PÓS-GRADUAÇÃO, Educação escolar: diálogos e aplicações., Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva |
2019, ENSINANDO A LER E A ESCREVER NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO PELA PORTA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS, A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet., JOELMA REIS CORREIA, Edith Maria Batista Ferreira |
2017, (RE)ENCONTRANDO SENTIDOS DO SER DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DA ESCRITA DE SI, Docência e formação: percurso e narrativas, Edith Maria Batista Ferreira, Joselma Ferreira Lima e Silva, Jacques Therrien |
2017, A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: implicações da Hora Atividade, Educação Infantil: escritos contemporâneos, Nivana Célia Silvia Batista, Edith Maria Batista Ferreira |
2016, Agora não podemos mais trabalhar com a escrita na educação infantil!!! Não é disso que estamos falando., Questões sobre educação e ensino, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA |
2016, Aprendendo a ser formador/a: contribuições do Estágio Supervisionado para a formação do Pedagogo/a, Educação em/para os direitos humanos, diversidade, ética e cidadania., Edith Maria Batista Ferreira, Francy Sousa Rabelo |
2016, FORMAÇÃO CONTINUADA PELA PESQUISA: a experiência de uma Comunidade Científica Ampliada chamada NUPECOM, Formação Continuada de professores: múltiplas faces, Edith Maria Batista Ferreira |
2015, O BRINCAR COMO EIXO ORIENTADOR DA PRÁTICA DOCENTE:a experiência com crianças da creche, (RE)VISITANDO AS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ILHA DO MARANHÃO, Magali Dias da Costa Machado, Edith Maria Batista Ferreira |
2015, COORDENADORA DE TUTORIA: compartilhando algumas estratégias por quem está aprendendo o ofício em exercício, GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: uma experiência de formação, Edith Maria Batista Ferreira |
2015, OBAX E ABAYOMI: possibilidades de diálogo com a diversidade étnico-racial no processo de formação docente na educação infantil, A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: distintas abordagens, Edith Maria Batista Ferreira |
2015, O DIÁRIO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO REGISTRO REFLEXIVO SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA, GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: uma experiência de formação, Edith Maria Batista Ferreira, Karine Costa Barbosa, Neuzanil de Jesus Maia Filgueiras |
2014, LEITURA: coletânea de artigos publicados no jornal Mundo Jovem, BIBLIODIVERSIDADE: um novo jeito de incentivar a leitura, Edith Maria Batista Ferreira |
2009, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: os determinantes e os desafios brasileiros ante as políticas de estado, Reflexões sobre políticas educacionais no Brasil: consensos e dissensos sobra a educação pública, Edith Maria Batista Ferreira, ALCÂNTARA, Ramon Luis de Santana, OLIVEIRA, Francisca das Chagas Lima |
Libros (3) |
2021, Uma escola que dialoga e se reinventa: memórias de um processo de autoformação, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA |
2015, GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: uma experiência de formação, Edith Maria Batista Ferreira, JOELMA REIS CORREIA, SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA |
2013, FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS): movimentos de criação?, Edith Maria Batista Ferreira |
Participación en banca de curso (118) |
2024, Monografia de Graduação OS CONTEXTOS DE INVESTIGACAO COMO POSSIBILIDADE DE ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO NA CRECHE, THALIA SANTOS MENDES |
2024, Monografia de Graduação CONSCIENCIA FONOLOGICA E A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA, THAYNA CRISTINA SOUZA SILVA |
2024, Monografia de Graduação A PEDAGOGIA DO ACOLHIMENTO NA PERSPECTIVA DAS PROFISSIONAIS DA CRECHE, ROSEMARY SILVA SANTOS |
2024, Monografia de Graduação A CULTURA DA DOCUMENTACAO PEDAGOGICA NO BERCARIO: aprendizagens dos bebes e docentes, ADRYA DARC AMARAL MAGALHAES MORAES |
2024, Monografia de Graduação A PEDAGOGIA DO ACOLHIMENTO NA PERSPECTIVA DAS PROFISSIONAIS DA CRECHE, ROSEMARY SILVA SANTOS |
2024, Monografia de Graduação “TIA, LE PRA MIM?”: Concepcoes e praticas literarias com criancas pequenas no Centro Integral de Educacao Infantil - Creche do Centro: um estudo de caso em Sao Luis do Maranhao, ANDREA ISABEL CASTELO BRANCO MORAIS |
2024, Monografia de Graduação “TIA, LE PRA MIM?”: Concepcoes e praticas literarias com criancas pequenas no Centro Integral de Educacao Infantil - Creche do Centro: um estudo de caso em Sao Luis do Maranhao, ANDREA ISABEL CASTELO BRANCO MORAIS |
2024, Monografia de Graduação (IM) POSSIBILIDADES DA DOCENCIA MASCULINA NA EDUCACAO INFANTIL: as vozes dos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhao, HALLISON DOS SANTOS NEVES |
2024, Monografia de Graduação (IM) POSSIBILIDADES DA DOCENCIA MASCULINA NA EDUCACAO INFANTIL: as vozes dos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhao, HALLISON DOS SANTOS NEVES |
2024, Monografia de Graduação (IM) POSSIBILIDADES DA DOCENCIA MASCULINA NA EDUCACAO INFANTIL: as vozes dos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhao, HALLISON DOS SANTOS NEVES |
2024, Monografia de Graduação BRINCAR DE FAZ DE CONTA NA EDUCACAO INFANTIL: o que dizem as maes e as professoras da Escola Macaranduba I”, MARCELINO COSTA |
2024, Monografia de Graduação AS PRATICAS ALFABETIZADORAS NO 1o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EM MACARANDUBA I – ANEXO II SOB A PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS, JOSÉ DE RIBAMAR DOS SANTOS LIMA |
2024, Monografia de Graduação A FORMACAO DE PROFESSORAS PARA O TRABALHO COM O BRINCAR NA PRE-ESCOLA, FRANCISCA LINA DE ABREU SILVA |
2024, Monografia de Graduação BRINCAR NO CENTRO DE EDUCACAO INFANTIL SANTA MONICA: Com quais materiais?, MARIA FRANCISCA FERREIRA LIMA |
2024, Monografia de Graduação O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANCAS DE 3 ANOS DO CMEI ALDENORA SANTANA DE LIMA, ANDREA COSTA DA SILVA |
2024, Monografia de Graduação PERCEPCOES DAS FAMILIAS SOBRE O PROJETO “NAS ONDA DA LEITURA”, EDINALVA PEREIRA SILVA DE SOUSA |
2024, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICIPIO DE CODO: desafios para alfabetizar, VAGNA MARIA SANTOS PRADO |
2024, Monografia de Graduação FORMACAO DE FORMADORES/AS DE PROFESSORES/AS NO CONTEXTO DA FORMACAO CONTINUADA EM SERVICO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CODO-MA, LUCIANE ALVES MATOS DA SILVA |
2024, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICIPIO DE CODO: desafios para alfabetizar, TELMA DOMINGAS DA CONCEIÇÃO |
2024, Monografia de Graduação EVASAO DISCENTE NA ESCOLA MUNICIPAL NADIR MARTINS COSTA SOARES: ACOES DE COMBATE NA, ZONA RURAL DE COROATA-MA, SINEIA ALVES DA SILVA |
2024, Monografia de Graduação AS MANIFESTACOES DO FAZ DE CONTA NAS SALAS DE AULA DAEDUCACAO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE CODO: como concebem e veem as Docentes, MARIA EDNA PESSOA CRUZ |
2024, Monografia de Graduação ESPACOS PARA O BRINCAR NO CENTRO DE EDUCACAO INFANTIL SANTA MONICA, MARIA BEATRIZ RODRIGUES DE JESUS |
2024, Monografia de Graduação FATORES E MOTIVACOES QUE CAUSAM A EVASAO NA EDUCACAO DEJOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI) NO ESPACO DA ESCOLA MUNICIPAL AMERICA I AMEXO I CRECHE UNIAO: narrativas docentes, LELIANE SILVA VIANA |
2024, Monografia de Graduação Dedico este trabalho a minha querida comunidade de criancasencantadoras e pessoas trabalhadoras que enfrenta o sol escaldante de cada diana lida do campo, pois e aqui que estao guardadas as minhas memorias devivencias e experiencias e um legado de muito aprendizado. Discutir esse temafoi pensar nos rumos de minha comunidade por uma causa. Entao estedocumento construido com sonhos e ideais e muito desejo de ver as criancas,jovens e adultos vivendo e tendo uma educacao de qualidade, que lhes permitaserem respeitadas e ouvidas no seu lugar de origem, esse documento foi feitopelas minhas maos, mas tambem e de Boqueirao. Ao povo deste territorio que se reinventa todos os dias diante dosdissabores, alegrias e dores do viver no campo, digo aos leitores que vao passarpor aqui essa gente, tambem pensa, age, permite e se transformam, gente quetem criatividade que enxerga o horizonte diante das grandes tarefas. Enfim, gentetambem que sabe que sabe fazer historia., ELZENIR VIEIRA DE SOUSA |
2024, Monografia de Graduação LITERATURA INFANTIL E FORMACAO DE ATITUDES LEITORAS DE CRIANCAS: O que diz a professora do Maternal II?, LUANA DA CONCEIÇÃO |
2024, Monografia de Graduação MINI-INVENTARIO DE JOGOS MATEMATICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BENILZA DOS SANTOS FREITAS |
2024, Monografia de Graduação DESAFIOS DA EDUCACAO DO CAMPO: um estudo de uma escolamultisseriada no municipio de Codo - MA, RAIMUNDA DO CARMO OLIVEIRA |
2024, Monografia de Graduação CONTRIBUICOES E DESAFIOS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMACAO E COMUNICACAO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, KELCILENE BAYMA SILVA |
2024, Monografia de Graduação DIVERSIDADE ETNICO-RACIAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCACAO INFANTIL EM UMA ESCOLA DE CODO - MA, ANA PAULA DE ANDRADE COSTA |
2024, Monografia de Graduação DIVERSIDADE ETNICO RACIAL NA EDUCACAO INFANTIL: o que dizem e fazem as professoras de uma escola de Codo - MA, MARIA SILVANA RODRIGUES ALVES DA SILVA |
2023, Monografia de Graduação (NAO) APRENDIZAGEM DO ATO DE LER: O QUE DIZEM OS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL?, ANA PAULA FERREIRA SILVA |
2023, Monografia de Graduação LITERATURA E FORMACAO HUMANA: um olhar as vivencias no Estagio em Docencia de Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia - UFMA, RENATA NAYARA DA SILVA BASTOS |
2023, Monografia de Graduação A TEORIA HISTORICO-CULTURAL E A BRINCADEIRA: contribuicoes para o trabalho docente na educacao infantil, TALYANA MARTINS GOUVEIA |
2023, Monografia de Graduação DOCENCIA COMPARTILHADA: RUPTURAS COM O TRABALHO SOLITARIO DA PROFESSORA DA EDUCACAO INFANTIL, ALANA VICTORIA FERREIRA DE MORAES |
2023, Dissertação de Mestrado COORDENACAO PEDAGOGICA E FORMACAO CONTINUADA: um dialogo sobre a proposicao de formacao continuada na SEMED de Alto Alegre do Pindare - MA, VALDA RIBEIRO DA CRUZ SILVA |
2023, Dissertação de Mestrado A FORMACAO DE ATITUDES LEITORAS NAS CRIANCAS DE EDUCACAO INFANTIL: mediacao pedagogica e participacao da crianca, ITACIRA MOUZINHO LIMA MONTELES |
2023, Monografia de Graduação INSTITUICOES PARA CRIANCAS NO QUILOMBO URBANO DA LIBERDADE EM SAO LUIS - MA: investigando o Centro de Integracao Sociocultural Aprendiz do Futuro, TATIANA PASSOS NUNES SOARES |
2023, Monografia de Graduação “VAMOS BRINCAR NA PRACA?”: um estudo sobre as experiencias espaciais das criancas no bairro do Cohatrac em Sao Luis-MA, NIVEA MARIA DA COSTA MORAIS |
2023, Monografia de Graduação O ENSINO DO ATO DE LER NO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O que pensam os alunos sobre este ato cultural?, BRENDA MARTINHA CALDAS AZEVEDO |
2023, Monografia de Graduação A (DES) EDUCACAO SEXUAL EM TEMPOS DE CONSERVADORISMO E FAKE NEWS: o papel da escola no combate as violencias, RAFHAELA CORREIA PINTO |
2023, Monografia de Graduação PEDAGOGIAS PARTICIPATIVAS: Instrumentos e estrategias de participacao da crianca na educacao infantil, MARIA DE JESUS TRINDADE OLIVEIRA |
2023, Monografia de Graduação O PROFESSOR ALFABETIZADOR INICIANTE NA CARREIRA DOCENTE, LIVIA NAYARA SILVA SANTOS |
2023, Monografia de Graduação O BRINCAR HEURISTICO E A APRENDIZAGEM DAS CRIANCAS NA PRIMEIRA INFANCIA, RAYANE ALVES DE SOUSA |
2023, Monografia de Graduação OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO: UMA ANALISE NA PERSPECTIVA DAS CRIANCAS E DA PROFESSORA, THAISSA INGRYD BELO DINIZ |
2023, Monografia de Graduação A PRODUCAO DE TEXTOS NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO: O que considerar?, ESTEFANE SILVA COSTA |
2022, Monografia de Graduação A EXPERIENCIA COM A ALFABETIZACAO NO PIBID: reflexoes de uma estagiaria, LEYZA CARVALHO DA SILVA |
2022, Monografia de Graduação A POLITICA NACIONAL DE ALFABETIZACAO – PNA: Como fica a formacao de leitores?, NATALIA MARTINS SENA |
2022, Monografia de Graduação O DESENHO NA EDUCACAO INFANTIL: o que pensam professoras da pre-escola sobre ele?, KARLA RAFAELLE DA SILVA AZEVEDO |
2022, Monografia de Graduação O ATO DE PLANEJAR NA EDUCACAO INFANTIL: um exercicio de escuta das criancas, SCALITHE SOUSA CASANOVA |
2021, Monografia de Graduação PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE): contribuicoes na autonomia da gestao escolar da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho - Sao Luis (MA), JANILENE FERREIRA MACIEL MACEDO |
2019, Monografia de Graduação A CONTACAO DE HISTORIA COMO ATIVIDADE NA EDUCACAO INFANTIL: o olhar para a pratica pedagogica, LAYS DE NAZARE AVELAR DE SOUZA |
2019, Monografia de Graduação A CONTACAO DE HISTORIA COMO ATIVIDADE NA EDUCACAO INFANTIL: o olhar para a pratica pedagogica , LAYS DE NAZARE AVELAR DE SOUZA |
2019, Monografia de Especialização ALFABETIZACAO ACADEMICA: Implicacoes para a formacao de alunos/as leitores/as e produtores/as de texto no Ensino Superior, JORGIANA CRISTINE PONTES NASCIMENTO |
2018, Monografia de Graduação A LINGUAGEM ESCRITA NA CRECHE: analise da realidade de uma escola municipal de Vargem Grande - MA., WANESSY SOUSA E SOUSA |
2017, Monografia de Graduação A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCACAO INFANTIL: COMO TEM SIDO TRABALHADA, AURICELIA PEREIRA RODRIGUES |
2017, Monografia de Especialização ROTINA DE CRECHES DE TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE SAO LUIS - MA: a organizacao do tempo e espaco, ADRIANA PEREIRA BARROS RODRIGUES |
2017, Monografia de Graduação INFLUENCIAS DAS CONCEPCOES DE LEITURA EM VOZ ALTA E SILENCIOSA NA FORMACAO DO/A LEITOR/A, ELIZABETH OLIVEIRA DE CASTRO |
2017, Monografia de Especialização PRE-ESCOLA E ESPACO: me dizes como te arrumas e eu te direi quem tu es, MARIA SILVA SANTOS |
2017, Monografia de Especialização A CONCEPCAO DE RODA DE CONVERSA NA VOZ DAS PROFESSORAS DE EDUCACAO INFANTIL, VALÉRIA FERREIRA DA SILVA |
2017, Monografia de Especialização EDUCACAO INFANTIL: percepcoes das professoras sobre essa etapa da educacao basica, ELIZABETH SANTOS CARVALHO DE SOUSA |
2017, Monografia de Especialização AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCACAO INFANTIL E SUAS IMPLICACOES NA ORGANIZACAO DO TRABALHO DOCENTE, SHIRLEY CRISTIANE LEITÃO CASTRO |
2017, Monografia de Especialização FORMACAO CONTINUADA NA EDUCACAO INFANTIL: percepcoes sobre o trabalho da coordenacao pedagogica, RITA MARIA SOUSA FRANCO |
2017, Monografia de Especialização A EDUCACAO AMBIENTAL NA EDUCACAO INFANTIL:uma analise da insercao do tema ambiente no curriculo e na pratica cotidiana de uma escola de Sao Luis, IRISMAR MARREIROS BISPO DA SILVA |
2017, Monografia de Especialização O PEDAGOGO E SUA PRATICA EDUCATIVA COM CRIANCAS HOSPITALIZADAS NA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR, MARINETE LINDOSO GASPAR |
2017, Monografia de Especialização A LITERATURA COMO UM DIREITO DA CRIANCA: uma abordagem sobre o encontro com os livros de literatura infantil, WALRIANY ROCHA OLIVEIRA |
2017, Monografia de Especialização O QUE AS CRIANCAS PENSAM SOBRE A ATIVIDADE DE DESENHAR?, MAYRA SILVA DE JESUS |
2017, Monografia de Especialização HORA ATIVIDADE NA ORGANIZACAO DO TRABALHO DOCENTE: o que mudou para a educacao infantil?, NIVANA CELIA SILVA BATISTA |
2017, Monografia de Especialização A BRINCADEIRA NA EDUCACAO INFANTIL: implicacoes para o desenvolvimento da crianca pequena, FRANCISCA MARIA RIBEIRO DA SILVA |
2017, Monografia de Especialização CONTACAO DE HISTORIA COMO ATIVIDADE NA EDUCACAO INFANTIL: uma experiencia de intervencao na Unidade de Educacao Basica Castelinho, NÚBIA REJANE SANTOS COSTA |
2017, Monografia de Especialização AS MULTIPLAS LINGUAGENS NA PRATICA DE INSTITUICOES DE EDUCACAO INFANTIL NO MUNICIPIO DE SAO LUIS DO MARANHAO, INARA SYDIA PESSOA DOS SANTOS |
2016, Monografia de Graduação A LINGUAGEM NA EDUCACAO INFANTIL: uma analise das praticas em uma Creche no municipio de Vargem Grande – MA, ELIANA DA SILVA SOUSA |
2016, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA FAMILIA NA APRENDIZAGEM DA CRIANCA: estudo de caso no Centro de Educacao infantil e Ensino Fundamental Dra. Graca Artioli., ALDECI OLIVEIRA RIBEIRO |
2016, Monografia de Graduação FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCACAO INFANTIL: uma analise sobre o Curso de Extensao em Docencia em Educacao Infantil- CEEI/UFMA, FRANCINETE OLIVEIRA COLINS |
2016, Monografia de Graduação A CONCEPCAO TEORICO-METODOLOGICA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZACAO NA IDADE CERTA: Implicacoes para a formacao de leitores/as e produtores/as de textos, PALOMA CRUZ FERREIRA |
2016, Monografia de Graduação A PRATICA DOCENTE COM ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM PRIVACAO DE LIBERDADE, POLYANNA MARIA VERAS TRINDADE |
2016, Monografia de Graduação O PROCESSO DE FORMACAO DE PROFESSORES QUE ATUAM EM AMBIENTE PRISIONAL E SUAS IMPLICACOES NA PRATICA DOCENTE: um estudo sobre as experiencias formativas dos docentes de uma Unidade Prisional de Ressocializacao em Sao Luis- MA, MARINA MENDES BARROS COIMBRA |
2016, Monografia de Graduação AS TRANSFORMACOES NA FAMILIA E SUAS IMPLICACOES PARA A ESCOLA, JOSIELE FONSECA LIMA |
2016, Monografia de Graduação CONSTRUCOES DE GENERO NA EDUCACAO INFANTIL: Um olhar historico reflexivo sobre a pratica docente na U.E.B. Primavera, NAYLCE GONCALVES ROCHA |
2016, Monografia de Graduação A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCACAO INFANTIL DESTITUIDA DO DESEJO DE EXPRESSAO: Implicacoes para a formacao do/a pequeno/a leitor/a e produtor/a de texto, DANIELA BARBOSA DOS SANTOS |
2016, Monografia de Graduação A CONTRIBUICAO PEDAGOGICA DO METODO MONTESSORIANO PARA A EDUCACAO INFANTIL, DAYSE DAYANA NASCIMENTO SANTANA |
2016, Monografia de Graduação AS ARTES VISUAIS NA EDUCACAO INFANTIL: Implicacoes para a Formacao das Criancas, CAMILA CONCEICAO BEZERRA PEREIRA |
2016, Monografia de Graduação COMPREENDENDO O PROCESSO DE LEITURA NA ESCOLA: A REALIDADE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE, ROSÂNGELA MARIA RODRIGUES MORAIS |
2016, Monografia de Graduação A PRATICA DA CONTACAO DE HISTORIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA CRIANCA PEQUENA , VERONICA CUNHA RODRIGUES |
2016, Monografia de Graduação OS CANTINHOS DE LEITURA E AS SUAS IMPLICACOES PARA O LETRAMENTO DE CRIANCAS EM PROCESSO DE ALFABETIZACAO, GLENDA RIBEIRO PINTO |
2016, Monografia de Graduação A QUALIFICACAO PROFISSIONAL DO PROJOVEM URBANO NA UEB ALBERTO PINHEIRO: perfil e expectativas dos/as alunos/as , JOSUEL BEZERRA DE SOUZA |
2016, Monografia de Graduação ATENDIMENTO ESCOLAR NO HOSPITAL UNIVERSITARIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO: uma analise sobre seus avancos e limites atraves do projeto de extensao Estudar, uma acao saudavel, MARILIZE DE MORAIS SILVA |
2016, Monografia de Graduação O PROCESSO DE ALFABETIZACAO NA EMEF I E II PROFESSOR NEWTON NEVES: concepcoes de professoras alfabetizadoras., DAURILENE FRAZAO ARAUJO |
2016, Monografia de Graduação O LUDICO COMO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCACAO INFANTIL, RAIMUNDA NONATA SANTOS DO NASCIMENTO |
2016, Monografia de Graduação O ENSINO DA LEITURA NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e perspectivas., RITA DE CASSIA MELO SILVA |
2016, Monografia de Graduação O ESPACO PEDAGOGICO NA EDUCACAO INFANTIL: um olhar para realidade de uma Creche no municipio de Vargem Grande - MA., LADYLENE RABELO PONTES DE SOUSA |
2016, Monografia de Graduação TODO DIA ELA FAZ TUDO SEMPRE IGUAL? O lugar da crianca na rotina da educacao infantil., LUZINETE PINTO DOS SANTOS |
2016, Monografia de Graduação PRATICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE ESCOLAR CONEGO RAIMUNDO AMORIM DE CARVALHO: a realidade das salas multisseriadas., FRANCILENE DE JESUS MORAES DOS SANTOS |
2016, Monografia de Graduação O LUDICO NAS AREAS DE CONHECIMENTO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuicoes para a aprendizagem., JURACY PINTO NASCIMENTO |
2016, Monografia de Graduação O ENSINO DA LEITURA NO 1º ANO DO CICLO DE ALFABETIZACAO: A realidade da escola Aline Soeiro Batista., RAIMUNDA LUISA VERAS PEREIRA GRAÇA |
2016, Monografia de Graduação A PRATICA DA CONTACAO DE HISTORIA NA EDUCACAO INFANTIL. , MARIA DAS NEVES SALGADO |
2016, Monografia de Graduação A AVALIACAO NO CICLO DE ALFABETIZACAO: IMPLICACOES PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA., WANDERLEIA FERREIRA DOS SANTOS |
2016, Monografia de Graduação AVALIAR NA EDUCACAO INFANTIL: o registro reflexivo como instrumento de acompanhamento do desenvolvimento da crianca., GLEIGA SANDOGAS SOUSA CAVALCANTE |
2016, Monografia de Graduação O ENSINO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL., ANTONIA IRENE DOS SANTOS COSTA |
2015, Monografia de Graduação O ESTAGIO SUPERVISIONADO EM FORMACAO DE FORMADORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA: desafios e saberes no processo de tornar-se formador/a, THIANNA BARBARA MENDES SOUZA |
2015, Monografia de Graduação O ESTAGIO EM EDUCACAO INFANTIL E A SUA RELACAO PARA A CONSTITUICAO DA DOCENCIA, KEILA RAQUEL PINTO ARAUJO |
2015, Monografia de Graduação LINGUAGEM ESCRITA E AUTISMO: um estudo de caso, CHAYENE CRISTINA SANTOS CARVALHO |
2015, Monografia de Graduação O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA COMO UMA DAS FORMAS DE EXPRESSAO DAS CRIANCAS PEQUENAS, GLECIANE REIS |
2015, Monografia de Graduação O HOMEM COMO PROFESSOR DA EDUCACAO INFANTIL: Um estudo exploratorio na Unidade de Educacao Basica Jose Goncalves do Amaral Raposo., FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA BOTTENTUIT |
2015, Monografia de Graduação DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA: ha preconceito entre as criancas nas escolas de Educacao Infantil?, DEUSAMAR ALMEIDA BARBOSA |
2015, Monografia de Graduação A FORMACAO DE LEITORES: concepcoes e praticas de leitura desenvolvidas em sala de aula na aprendizagem dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, EUDIANE CARNEIRO ARAÚJO |
2015, Monografia de Graduação ALGUNS ASPECTOS DA METODOLOGIA DE ENSINO DESENVOLVIDA NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO DE CRIANCAS NA CIDADE DE COROATA, CÍDIA CRISTINE DOS SANTOS MATOS |
2015, Monografia de Graduação O USO DO TEXTO NA ALFABETIZACAO DE CRIANCAS: contribuicoes metodologicas., WALDIRENE OLIVEIRA GARRETO |
2015, Monografia de Graduação O BRINCAR E A MEDIACAO:A experiencia na Escola Municipal em Coroata-MA, FRANCISCA DE SOUSA LUZ |
2015, Monografia de Graduação PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA: Medidas de acesso e estimulo a leitura?, ANGELA KAROLLYNE COELHO CORREIA |
2015, Monografia de Graduação ANALISE DOS DESENHOS ANIMADOS (DORA, A AVENTUREIRA E PICA-PAU), COMO POSSIBILIDADE EDUCATIVA PARA AS CRIANCAS: um estudo exploratorio na U.E.B. “Primavera” Sao Luis - MA, RAYZA CRISTINA ALMEIDA COUTO |
2014, Monografia de Graduação O BRINCAR E A MATEMATICA NA EDUCACAO INFANTIL, MARIA NILZETE FERREIRA DE SOUSA |
2014, Monografia de Graduação A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA METODOLOGICA NO PROCESSO DE CONSTRUCAO DE CONHECIMENTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, CARMELITA FERREIRA DE AMORIM |
2014, Monografia de Graduação RESSIGNIFICANDO O PROCESSO DE ENSINO NA ALFABETIZACAO DE CRIANCAS: o texto como unidade basica de sentido, KEDNA MARGARETH SOUZA BARROS |
2014, Monografia de Graduação LIDERANCA NA EDUCACAO INFANTIL E O ESTUDO DA INFLUENCIA DE CRIANCAS SOBRE SEUS COLEGAS: analise dessa realidade em uma escola da rede municipal de Sao Luis- MA , ELISYANNE PINHEIRO VIEGAS |
2014, Monografia de Graduação RELACOES ETNICO-RACIAIS NA EDUCACAO INFANTIL: na visao de professores da Rede Municipal de Sao Luis, BRIANE CARVALHO SARDINHA |
2014, Monografia de Graduação O ESPACO FISICO COMO DIMENSAO NECESSARIA PARA O TRABALHO PEDAGOGICO NA EDUCACAO INFANTIL: A realidade de uma escola publica municipal de Sao Luis - MA, DEUSIDENE MACHADO FERREIRA |
2014, Monografia de Graduação PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIACAO A DOCENCIA – PIBID: contribuicoes para o processo de formacao inicial de professores, ANDRÉIA CAROLINA SEVERO LIMA |
2014, Monografia de Graduação OS DESAFIOS DA MATEMATICA NA SALA DE AULA: subtraindo problemas e multiplicando solucoes., LUANA CAROLINNE PORTELA FERREIRA |
Proyecto final de curso (55) |
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID: contribuições para o processo de formação inicial de professores, ANDREIA CAROLINA SEVERO LIMA , 08/2014 |
O ENSINO DO ATO DE LER NA ESCOLA: Formação de decodificadores (as) ou leitores (as) de textos?, FRANCICLEIDE DE SOUSA SILVA , 12/2014 |
LINGUAGEM ESCRITA E AUTISMO: um estudo de caso, CHAYENE CRISTINA SANTOS CARVALHO DA SILVA , 08/2015 |
O BRINCAR E A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARIA NILZETE DE SOUSA LIMA , 12/2014 |
LER COM SENTIDO É POSSÍVEL? uma análise da realidade do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Coroatá., ANTONIA MARIA PEREIRA JUSTINO , 04/2015 |
O BRINCAR E A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARIA NILZETE DE SOUSA LIMA , 12/2014 |
RELAÇÕES ENTRE O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DAS CRIANÇAS PEQUENAS , ELISANDRA GUIMARAES SANTANA , 04/2015 |
AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o registro reflexivo como instrumento de acompanhamento do desenvolvimento da criança, GLEIGA SANDOGAS SOUSA CAVALCANTE , 01/2016 |
O LÚDICO COMO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RAIMUNDA NONATA SANTOS DO NASCIMENTO , 01/2016 |
TODO DIA ELA FAZ TUDO SEMPRE IGUAL? O lugar da criança na rotina da educação infantil., LUZINETE PINTO DOS SANTOS , 01/2016 |
A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO PROJOVEM URBANO NA UEB ALBERTO PINHEIRO: perfil e expectativas dos/as alunos/as , JOSUEL BEZERRA DE SOUZA , 04/2016 |
O BRINCAR E A MEDIAÇÃO: A experiência na Escola Municipal em Coroatá-MA , FRANCISCA DE SOUZA LUZ , 04/2015 |
A AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA., WANDERLEIA FERREIRA DOS SANTOS BARBOSA , 01/2016 |
COMPREENDENDO O PROCESSO DE LEITURA NA ESCOLA: A REALIDADE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE, ROSÂNGELA MARIA RODRIGUES MORAIS , 05/2016 |
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Considerações sobre a prática pedagógica com o estudo da gramática, SANDRO GENNER COSTA SANTOS , 09/2016 |
AS TRANSFORMAÇÕES NA FAMÍLIA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A ESCOLA, JOSIELE FONSECA LIMA , 09/2016 |
AS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Implicações para a Formação das Crianças , CAMILA CONCEICAO BEZERRA PEREIRA , 08/2016 |
O PEDAGOGO E SUA PRÁTICA EDUCATIVA COM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS NA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR , MARINETE LINDOSO GASPAR , 01/2017 |
O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE A ATIVIDADE DE DESENHAR?, MAYRA SILVA DE JESUS , 01/2017 |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: percepções sobre o trabalho da coordenação pedagógica, RITA MARIA SOUSA FRANCO , 01/2017 |
AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, SHIRLEY CRISTIANE LEITÃO CASTRO , 01/2017 |
EDUCAÇÃO INFANTIL: percepções das professoras sobre essa etapa da educação básica, ELIZABETH SANTOS CARVALHO DE SOUSA , 01/2017 |
A HORA ATIVIDADE NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: o que mudou para a educação infantil?, NIVANA CELIA SILVA BATISTA , 01/2017 |
A LITERATURA COMO UM DIREITO DA CRIANÇA: uma abordagem sobre o encontro com os livros de literatura infantil , WALRIANY ROCHA OLIVEIRA , 01/2017 |
A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: discutindo práticas pedagógicas, ANA CRISTINA DO NASCIMENTO COSTA , 05/2017 |
A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: como tem sido trabalhada?, AURICELIA PEREIRA RODRIGUES , 05/2017 |
A EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS PEQUENAS, EMERSON NOLETO PEREIRA , 05/2017 |
EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL: as práticas pedagógicas de uma escola quilombola na comunidade Vila Pitombeira, Buriti – MA, ERLANE SILVA , 05/2017 |
A LINGUAGEM ESCRITA NA CRECHE: análise da realidade de uma escola municipal de Vargem Grande - MA., WANNESY SOUSA E SOUSA , 07/2018 |
O ATO DE PLANEJAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um exercício de escuta das crianças, SCALITHE SOUSA CASANOVA , 02/2022 |
DESENHO INFANTIL: O que pensam as professoras da pré-escola?, KARLA RAFAELLE AZEVEDO LEMONJE , 08/2022 |
OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: uma análise na perspectiva das crianças e da professora, THAISSA INGRYD BELO DINIZ , 07/2023 |
O BRINCAR HEURÍSTICO E A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA, RAYANE ALVES DE SOUSA , 07/2023 |
O PROFESSOR ALFABETIZADOR INICIANTE NA CARREIRA DOCENTE, LIVIA NAYARA SILVA SANTOS , 07/2023 |
PEDAGOGIAS PARTICIPATIVAS: Instrumentos e estratégias de participação da criança na educação infantil, MARIA DE JESUS TRINDADE OLIVEIRA , 07/2023 |
(NÃO) APRENDIZAGEM DO ATO DE LER: O QUE DIZEM OS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL?, ANA PAULA FERREIRA SILVA , 12/2023 |
A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E A BRINCADEIRA: contribuições para o trabalho docente na educação infantil, TALYANA MARTINS GOUVEIA , 12/2023 |
DOCÊNCIA COMPARTILHADA: RUPTURAS COM O TRABALHO SOLITÁRIO DA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ALANA VICTORIA FERREIRA DE MORAES , 12/2023 |
AS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS NO 1o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EM MAÇARANDUBA I ANEXO II SOB A PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS, JOSÉ DE RIBAMAR DOS SANTOS LIMA , 04/2024 |
AS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS NO 1o ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EM MAÇARANDUBA I ANEXO II SOB A PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS, JOSÉ DE RIBAMAR DOS SANTOS LIMA , 04/2024 |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS PARA O TRABALHO COM O BRINCAR NA PRÉ-ESCOLA, FRANCISCA LINA DE ABREU SILVA , 04/2024 |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS PARA O TRABALHO COM O BRINCAR NA PRÉ-ESCOLA, FRANCISCA LINA DE ABREU SILVA , 04/2024 |
BRINCAR NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA MÔNICA: Com quais materiais?, MARIA FRANCISCA FERREIRA LIMA , 04/2024 |
BRINCAR NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA MÔNICA: Com quais materiais?, MARIA FRANCISCA FERREIRA LIMA , 04/2024 |
BRINCAR NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA MÔNICA: Com quais materiais?, LUANA DA CONCEIÇÃO , 04/2024 |
LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DE ATITUDES LEITORAS NAS CRIANÇAS: O que diz a professora do Maternal II?, LUANA DA CONCEIÇÃO , 04/2024 |
ESPAÇOS PARA O BRINCAR NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA MÔNICA, MARIA BEATRIZ RODRIGUES DE JESUS , 04/2024 |
ESPAÇOS PARA O BRINCAR NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL SANTA MÔNICA, MARIA BEATRIZ RODRIGUES DE JESUS , 04/2024 |
O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 3 ANOS DO CMEI ALDENORA SANTANA DE LIMA, ANDREA COSTA DA SILVA , 04/2024 |
O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 3 ANOS DO CMEI ALDENORA SANTANA DE LIMA, ANDREA COSTA DA SILVA , 04/2024 |
PERCEPÇÕES DAS FAMÍLIAS SOBRE O PROJETO NAS ONDA DA LEITURA, EDINALVA PEREIRA SILVA DE SOUSA , 04/2024 |
PERCEPÇÕES DAS FAMÍLIAS SOBRE O PROJETO NAS ONDA DA LEITURA, EDINALVA PEREIRA SILVA DE SOUSA , 04/2024 |
A CULTURA DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NO BERÇÁRIO: aprendizagens dos bebês e docentes, ADRYA DARC AMARAL MAGALHAES MORAES , 10/2024 |
OS CONTEXTOS DE INVESTIGAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA CRECHE, THALIA SANTOS MENDES , 10/2024 |
A PEDAGOGIA DO ACOLHIMENTO NA PERSPECTIVA DAS PROFISSIONAIS DA CRECHE, ROSEMARY SILVA SANTOS , 10/2024 |