FERNANDA AREIAS DE OLIVEIRA
DARC - DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS/CCHinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (1) |
01/2017 Laboratório de Tecnologias Dramáticas/ LabTecDrama, |
Artigos (14) |
2023, O DRAMA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ISSN: 26756420 |
2021, Migration in French theater history: traces of a theatricality in expansion, ISSN: 23580801 |
2021, PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES SOBRE OS COLETIVOS DE TEATRO EM SÃO LUÍS: ASPECTOS DE UMA TERRITORIALIDADE EM PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO., ISSN: 22383999 |
2020, Um olhar sobre os currículos das Licenciaturas em Teatro do Brasil: articulações e reverberações da cena contemporânea, ISSN: 21758131 |
2020, A reescritura de espaços históricos no processo teatral de Negro Cosme em Movimento, do Grupo Cena Aberta, ISSN: 23586958 |
2020, O NOIVA: primeiros movimentos de uma pesquisa-criação em Artes Cênicas, ISSN: 25952781 |
2018, Da representação à representatividade trans: a historiografia do travestismo no teatro ludovicense, ISSN: 14145731 |
2018, TECNO-ESTÉTICA CONTEMPORÂNEA: SHARY BOYLE E TRANSBORDAMENTOS, ISSN: 1519275X |
2017, Presença Diluída em Rouge Mékong: uma proposição para a cena intermedial, ISSN: 22372660 |
2016, Cena e Computadores: fricções para uma pedagogia do teatro expandido, ISSN: 1516084X |
2016, Pré-cinema e desejos de teatralidade, ISSN: 19829507 |
2015, P r o j e ç õ e s e C o r p o s : Intermedialidade potente na Pedagogia do Teatro, ISSN: 21776121 |
2014, MEMÓRIA, REGISTRO, RASTRO. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE TEATRO, PROCESSOS DE REGISTRO ATRAVÉS DE UM BLOG DIÁRIO., ISSN: 19843852 |
2012, Possibilidades teatrais na teledramaturgia brasileira: autorias e aproximações nas experiências de adaptação da obra de Ariano Suassuna, ISSN: 1809290X |
Publicação em eventos (27) |
2019, , Tessituras entre intermedialidade e dramaturgia documental na pesquisa criação, Aula Inaugural - EETC ? Especialização em Estudos Teatrais Contemporâneos da UNIFAP, |
2019, , « Pionnières Célibataires Solas (Seules): migration féminine et dramaturgies personnelles comme support pour une scène intermédiale »., Colloque international ? THEATRE AND NEW MATERIALISMS AND NEW MATERIALISMS, |
2019, , Convergences et divergences de la décolonisation dans le programme d'études en formation professionnelle d'acteurs: les regards entre la France et le Brésil, COLLOQUE INTERNATIONAL ? L?ENSEIGNEMENT DU THÉÂTRE « Comment (re)penser l?enseignement du théâtre dans les différents contextes d?éducation ? », |
2018, , Processus d'occupation et de formation artistique : le projet éducatif « Le cirque est dans la rue » comme espace de réinvention pédagogique pour les artistes enseignants, SYMPOSIUM SUR L?ENSEIGNEMENT DE L?ART DRAMATIQUE, |
2017, , ?Drama Teachers and Intermedial Scene: A Technical Mentality in development?, Conference of the International Federation for Theatre Re- search (IFTR), |
2016, , La scène contemporaine, la vidéo et l?Individuation de l?enseignant de théâtre., Théâtre ? Éducation : Pluralité des trajectoires», |
2015, Fernanda Areias de Oliveira, Materialidades tecnológicas: reverberações possíveis na arte educação, I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Resumo Expandido |
2015, Fernanda Areias de Oliveira, Biazus, Maria Crisitna Villanova, Teatralidade expandida: construindo personagens e narrativas no evento, 14# Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, Trabalho Completo |
2015, , Theatre in an expansive space : building characters and narratives, IX Symposium Immersion goes in Mainstream, |
2015, Fernanda Areias de Oliveira, Biazus, Maria Crisitna Villanova, Teatralidade expandida: construindo personagens e narrativas, 14º ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARTE E TECNOLOGIA : ARTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO, Trabalho Completo |
2014, Fernanda Areias de Oliveira, Estética Digital no Teatro Contemporâneo: apropriações da tecnologiadigital na formação de professores de teatro, VIII Congresso da ABRACE, Trabalho Completo |
2014, Fernanda Areias de Oliveira, Biazus, Maria Crisitna Villanova, Marta Isaacsson, Estética Digital no Teatro Contemporâneo: apropriações da tecnologia digital na formação de professores de teatro., VIII Congresso Abrace- Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas, Trabalho Completo |
2013, , Borrar Fronteiras, propor ações: a formação de professores de teatro a distância no Brasil, experiência na proposição de sujeitos criativos digitalmente., Aprender a Ser Docente em um Mundo em Cambio, |
2013, Fernanda Areias de Oliveira, Biazus, Maria Crisitna Villanova, Borrar Fronteiras, propor ações: a formação de professores de teatro a distância no Brasil, experiência na proposição de sujeitos criativos digitalmente., Aprender a ser docente en un mundo en cambio Simposio internacional, Trabalho Completo |
2012, , O olho no caledoscópio: novas cenas para novos espectadores, VII CONGRESSO - ABRACE TEMPOS DE MEMÓRIA: Vestígios, Ressonâncias e Mutações, |
2012, Fernanda Areias de Oliveira, O olho no caleidoscópio: novas cenas para novos espectadores., VII Congresso de Pesquisa e Pós- Graduação em Artes Cênicas, Resumo |
2012, Fernanda Areias de Oliveira, O olho no caleidoscópio: novas cenas para novos espectadores., VII Congresso Abrace- Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas, Trabalho Completo |
2011, , FERRAMENTAS POSSÍVEIS PARA O ENSINO DO TEATRO A DISTÂNCIA, XXI CONFAEB, |
2010, Fernanda Areias de Oliveira, Da Pedra à tela: aproximações para um roteiro teatral, VI Congresso de pesquisa e Pós graduação em Artes Cênicas, Trabalho Completo |
2010, , Da Pedra à tela: aproximações para um roteiro teatral, VI Congresso de Pesquisa e Pós- Graduação em Artes Cênicas, |
2009, Fernanda Areias de Oliveira, NOVAS POSSIBILIDADES POÉTICAS PARA A TELEDRAMATURGIA: A PEDRA DO REINO DE LUIZ FERNANDO CARVALHO, I SEMINÁRIO HISTÓRIAS DE ROTEIRISTAS, Trabalho Completo |
2008, , CONFRARIA DAS PORTAS AMARELAS ? UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA FÁBULA CONTEMPORÂNEA, Jornada Latino-Amrica de Estudos Teatrais, |
2008, Fernanda Areias de Oliveira, CONFRARIA DAS PORTAS AMARELAS ? UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA FÁBULA CONTEMPORÂNEA, Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais, Trabalho Completo |
2006, Fernanda Areias de Oliveira, Melo, Patrícia, Felipe Herzog, Leonardo Campos, INMETRO em cena, III Congresso de Extensão da UFRJ, Trabalho Completo |
2006, , 3o Congresso de Extensão da UFRJ, , |
2005, Fernanda Areias de Oliveira, Sunshine Pessanha Carneiro, Natália Mello, Luis Felipe Dias Barenco, Letícia Rodrigues, CONTEXTUAÇÃO ? UM PROJETO DE TODOS, XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, Trabalho Completo |
2004, , XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, , |
Capítulos de livros (2) |
2019, UM PREFÁCIO BLUES., UM PREFÁCIO BLUES, Fernanda Areias de Oliveira, Joao Victor da Silva Pereira |
2018, Formation de L'enseignant en art dramatique au Brésil: intégration de la notion de mentalité technique et d'intermédialité dans le curriculum, Théâthe-Éducation: Pluralité des Trajectoires, Fernanda Areias de Oliveira |
Livros (3) |
2021, PORTE OUVERTE SUR L?ENSEIGNEMENT DU THÉÂTRE : HISTOIRES DE FORMATION, Fernanda Areias de Oliveira, Donny Wallesson dos Santos |
2012, Módulo 24: laboratório de arte e tecnologia, Fernanda Areias de Oliveira, Débora Silva de Azevedo, Rita de Cássia Santos Buarque de Gusmão |
2012, Módulo 27: estágio supervisionado em teatro 3, Fernanda Areias de Oliveira, Débora Silva de Azevedo |
Produção artística, literária e visual (12) |
2023, Solas, Artistico, Teatral, Fernanda Areias de Oliveira |
2023, Solas, Artistico, Teatral, Fernanda Areias de Oliveira |
2019, (DDD) Dia de Domingo, Artistico, Perfomática, Fernanda Areias de Oliveira, Gilberto Santos Martins, José Raphael Brito dos Santos |
2019, Solas, Artistico, Teatral, Fernanda Areias de Oliveira |
2014, (DDD) Dia de Domingo, Artistico, Teatral, Fernanda Areias de Oliveira |
2014, Elefantes, Artistico, Teatral, Fernanda Areias de Oliveira |
2012, Siameses, Artistico, Teatral, Fernanda Areias de Oliveira |
2007, Confraria as Portas Amarelas, Artistico, Teatral, Fernanda Areias de Oliveira, Luis Felipe Dias Barenco |
2005, A Casa de Bernarda Alba, Artistico, Teatral, Fernanda Areias de Oliveira |
2005, O Guichê, Artistico, Teatral, Fernanda Areias de Oliveira |
2004, Livro Aberto, Artistico, Teatral, Fernanda Areias de Oliveira, Luis Felipe Dias Barenco |
2004, O Burguês Fidalgo, Artistico, Teatral, Fernanda Areias de Oliveira, Natália Mello, Sunshine Pessanha Carneiro |
Participações em Bancas de Cursos (24) |
2024, Monografia de Graduação ARQUIVO DIGITAL EXPERIMENTAL DO ESPETACULO DESPREZADOS:MEMORIAS DO TEATRO ESTUDANTIL LUDOVICENSE (1982-1983)., PAULO GUSTAVO MENDES SEREJO |
2022, Dissertação de Mestrado TRANSFORMACAO: COMO OCORRE A FORMACAO EM ARTES CENICAS DE PESSOAS TRANS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL?, ANTONIO ALEXANDRIA SOUZA BANDEIRA |
2022, Dissertação de Mestrado Dramaturgia do ator: processos criadores na Pequena Companhia de Teatro, JOSÉ CLÁUDIO MARCONCINE |
2022, Dissertação de Mestrado EXPERIENCIA ARTISTICA E FORMACAO DE PUBLICO: a mediacao teatral no Festival Maranhense de Teatro Estudantil, PRYSCILLA SANTOS DE CARVALHO |
2021, Dissertação de Mestrado O NOIVA: PERFORMANCE E PERFORMATIVIDADE NO RETRATO, FABRÍCIO THEISS |
2021, Dissertação de Mestrado O ARTISTA DA DANCA: Uma perspectiva de formacao na cidade de Sao Luis., ERIVELTO VIANA PINTO |
2021, Dissertação de Mestrado MOSTRA ONLINE DE TEATRO NA ESCOLA: CRIANDO OUTROS TERRITORIOS PARA A PRATICA DA MEDIACAO TEATRAL EM CONTEXTO MARANHENSE. , JOÃO VICTOR DA SILVA PEREIRA |
2021, Dissertação de Mestrado ACONTECEU NO MARANHAO: os reflexos da ditadura militar na cultura maranhense analisados a partir da obra poetica de Cesar Teixeira, DANIELLE DE ASSUNÇÃO PEREIRA SOUSA |
2021, Qualificação de Mestrado EXPERIENCIA ARTISTICA E FORMACAO DE PUBLICO: A MEDIACAO TEATRAL NO FESTIVAL MARANHENSE DE TEATRO ESTUDANTIL, PRYSCILLA SANTOS DE CARVALHO |
2021, Dissertação de Mestrado A PRIMEIRA IMPRESSAO E A QUE FICA: pandemia da covid-19 e a leitura visual nos jornais O Imparcial e O Estado do Maranhao, TAMARA CRISTINA BASTOS SANTOS |
2021, Monografia de Graduação DIRECAO E PREPARACAO DE ATORES NAS PRODUCOESCINEMATOGRAFICAS DE SAO LUIS NO PERIODO DE 2010 A 2017, JARDEYLSON DIAS RAMOS |
2020, Monografia de Graduação ENTRE TRAGICO, TRACOS E TECNOLOGIA:O Uso do Desenho e Dispositivos para uma criacao Poetica Cenica, ANDRESSA CRISTINA AGUIAR ALVES TAVARES |
2020, Qualificação de Mestrado O ARTISTA DA DANCA: Uma perspectiva de formacao em danca na cidade de Sao Luis., ERIVELTO VIANA PINTO |
2020, Qualificação de Mestrado O NOIVA EM PERFORMANCE: UMA PESQUISA-CRIACAO EM DESENVOLVIMENTO , FABRÍCIO THEISS |
2020, Qualificação de Mestrado MOSTRA ONLINE DE TEATRO NA ESCOLA: CRIANDO OUTROS TERRITORIOS PARA A PRATICA DA MEDIACAO TEATRAL EM CONTEXTO LUDOVICENSE., JOÃO VICTOR DA SILVA PEREIRA |
2020, Qualificação de Mestrado ACONTECEU NO MARANHAO: os reflexos da ditadura militar na cultura maranhense analisados a partir da obra poetica de Cesar Teixeira, DANIELLE DE ASSUNÇÃO PEREIRA SOUSA |
2020, Qualificação de Mestrado A primeira impressao e a que fica: processo de criacao das capas de O Imparcial e de O Estado do Maranhao, TAMARA CRISTINA BASTOS SANTOS |
2019, Monografia de Graduação AZUL: Autobiografia e representatividade trans no teatro, ANTONIO ALEXANDRIA SOUZA BANDEIRA |
2019, Monografia de Graduação O teatro na igreja evangelica: percepcoes e analise do fazer teatral do grupo espelhos, da igreja Assembleia de Deus, na cidade de Sao Mateus – MA., SAMYA REGIA TEIXEIRA BRANDAO |
2019, Monografia de Graduação A PAZ E MEU FILHO: Proposta de iluminacao cenica utilizando softwares e equipamentos digitais do Teatro de Bolso Nerine Lobao, EUDEJAMES LOPES CALDAS |
2018, Monografia de Graduação "CARTUNS" Uma narrativa pantomimica das expressoes populares do Tambor de Crioula e auto do Bumba Meu Boi do Maranhao, GILSON CESAR NUNES DE OLIVEIRA |
2018, Monografia de Graduação TECNOLOGIAS DE IMAGEM: Da cena contemporanea a sua articulacao pelo professor no ensino de Teatro., VIVIANE CALDAS ROCHA |
2018, Monografia de Graduação CONFISSOES: Narativa de um contador de historia, ALYSSON ERICEIRA SOUSA |
2018, Monografia de Graduação A Formacao de uma Artista/Docente: a performance enquanto caminho de experiencia e educacao estetica, FRANCISCA AHTANGE TAVARES DE OLIVEIRA |
Trabalho de conclusão de curso (12) |
ILUMINAÇÃO CÊNICA NA SALA DE AULA: Uma possibilidade acerca da iluminação (Um recorte do ensino de Teatro nas escolas CAP colégio de Aplicação da UFRJ e C.E Prof. Mário Martins Meireles) , DARCILEIA SOUSA , 03/2013 |
IOGA E TEATRO: PROCESSO DE PREPARAÇÃO DO INTERPRETE PARA A PEÇA AGRESTE. , ANDERSON PARENTE RAMOS , 03/2013 |
DIVAS, LINDAS, SINTÉTICAS AO NATURAL: travestismo e poéticas queer na cena teatral ludovicense , FERNANDO AUGUSTO DO NASCIMENTO , 07/2017 |
AVENTURA DO LOBO: Uma narrativa de criação em dramaturgia, NECYLIA MARIA DA SILVA MONTEIRO , 07/2017 |
PRESENÇA/EFEITO DE PRESENÇA: SUPORTES POSSÍVEIS PARA EXPERIMENTOS COM APARELHAGENS DIVERSAS., ELTON ROBERT VIEIRA PACHECO , 07/2018 |
TECNOLOGIAS DE IMAGEM: Da cena contemporânea a sua articulação pelo professor no ensino de Teatro., VIVIANE CALDAS ROCHA , 07/2018 |
A PREPARAÇÃO DE ATORES PARA O AUDIOVISUAL: a microssérie Amorteamo como espaço de experimentação estética , LUIS FELIPE COSTA LIMA , 01/2019 |
ABREM-SE AS CORTINAS DO PALCO DA MEMÓRIA: diálogos com o real em Negro Cosme em Movimento do Grupo Cena Aberta. , JOAO VICTOR DA SILVA PEREIRA , 07/2019 |
GAME-ESPETÁCULO:Poéticas intermediais e reverberações dos games eletrônicos no teatro, JEAN RENAN BECKMAN SOARES DA CRUZ , 07/2019 |
AZUL: Autobiografia e representatividade trans no teatro., ANTONIO ALEXANDRIA SOUZA BANDEIRA , 12/2019 |
DIREÇÃO E PREPARAÇÃO DE ATORES NAS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE SÃO LUÍS NO PERÍODO DE 2010 A 2017, JARDEYLSON DIAS RAMOS , 12/2020 |
ENTRE TRÁGICO, TRAÇOS E TECNOLOGIA: O Uso do Desenho e Dispositivos para uma criação Poético-Cênico, ANDRESSA CRISTINA AGUIAR ALVES TAVARES , 12/2020 |
Orientação em pós-graduação (7) |
Mestrado, DANIELLE DE ASSUNÇÃO PEREIRA SOUSA, 02/2019 - , Concluída em 08/2021 |
Mestrado, PRYSCILLA SANTOS DE CARVALHO, 02/2020 - , Concluída em 01/2022 |
Mestrado, JOAO VICTOR DA SILVA PEREIRA, 09/2019 - , Concluída em 11/2021 |
Mestrado, FABRÍCIO THEISS, 09/2019 - , Concluída em 12/2021 |
Mestrado, ANTONIO ALEXANDRIA SOUZA BANDEIRA, 11/2022 - 02/2023 , Orientação em Andamento |
Mestrado, ANTONIO ALEXANDRIA SOUZA BANDEIRA, 11/2022 - 11/2022 , Orientação em Andamento |
Mestrado, ANTONIO ALEXANDRIA SOUZA BANDEIRA, 11/2020 - 11/2022 , Orientação em Andamento |