Ir para acessibilidade
Foto do docente MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO

MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO

DEII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
01/2017 GRUPO DE PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL,
Coordenação de grupo de pesquisa externo (1)
2024,Conselhos de educação no Estado do Maranhão: a participação e representação nos instrumentos normativos e nas práticas dos conselheiros, CCSO/UFMA
Artigos (34)
2024, CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REGIÃO NORDESTE, ISSN: 22379460
2023, Apontamentos para a análise das Políticas Educacionais a partir do Método Histórico-dialético, ISSN: 23597003
2023, Gestão democrática do ensino público no âmbito dos sistemas municipais de ensino nas dissertações e teses da Capes no período de 2013 a 2017, ISSN: 19887833
2023, Competências Socioemocionais no Novo Ensino Médio, ISSN: 19825587
2023, GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19, ISSN: 21782229
2023, Relações e contradições entre o Conselho Municipal de Educação de São Luís e a gestão escolar da rede municipal, ISSN: 23584319
2022, Escuela Secundaria en el Estado de Maranhão: análisis de la continuidad de estudios o inserción en el mundo del trabajo en dos escuelas de la red estatal, ISSN: 26650126
2022, Conselhos de educação no Brasil: enfoques legais, finalidades e atribuições, ISSN: 22388346
2022, POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO DIREITO DE TODOS: contribuições epistemológicas de Anisio Teixeira, ISSN: 22379460
2022, Federalismo e educação: análise do regime de colaboração nas leis dos Sistemas Municipais de Educação do Estado do Maranhão, ISSN: 22370315
2021, A GESTÃO EDUCACIONAL COMO POLÍTICA: PROPOSIÇÕES NA ESCOLA PÚBLICA, ISSN: 18071600
2021, Conselho municipal de educação: análise do princípio da gestão democrática nas legislações do município de São José de Ribamar/MA, ISSN: 2317109X
2021, PERMANÊNCIAS, RUPTURAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ISSN: 21782229
2021, Educação integral e formação docente: questões conceituais e legais, ISSN: 19825587
2021, Projeto Político Pedagógico: por uma escola que democratiza o conhecimento, ISSN: 22370315
2021, ESTADO, NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: DIÁLOGOS EM ?TEMPOS DE OBSCURANTISMO? NO BRASIL, ISSN: 21771691
2021, ESTADO, NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: DIÁLOGOS EM -TEMPOS DE OBSCURANTISMO- NO BRASIL, ISSN: 21777691
2020, Gestão democrática na mesorregião Oeste Maranhense: enfoques e destaques nas leis dos Sistemas Municipais de Educação, ISSN: 19840411
2020, Democratização da gestão do ensino público em sistemas municipais de educação no Maranhão, ISSN: 1678166X
2020, O materialismo histórico-dialético: perspectiva metodológica para a pesquisa sobre políticas educacionais, ISSN: 18078931
2019, LIBERALISMO, ESTADO, COLONIALISMO E EDUCAÇAO: INTERFACES COM O PASSADO E AS LIÇÕES PARA A ATUALIDADE, ISSN: 19820305
2019, Planejamento Municipal: uma análise a partir do plano de ações articuladas (par) no Estado do Maranhão, ISSN: 22379460
2018, A gestão democrática nos marcos legais de municípios do estado do Maranhão: uma análise das leis dos Conselhos Municipais de Educação, ISSN: 18094309
2018, A contrarreforma do ensino médio: retrocessos e intencionalidades, ISSN: 25268449
2017, Diversidade e gestão democrática no contexto educacional, ISSN: 22379460
2016, POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS GESTORES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUIS-MA: uma análise do Programa São Luís, Te quero Lendo e Escrevendo ? PSLTQLE, ISSN: 22379460
2016, ANTECEDENTES HISTÓRICOS DOS MECANISMOS SELETIVOS PARA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES NO BRASIL: revisitando o passado, ISSN: 21782229
2016, A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO: UM ENFOQUE NO PNE E NO PLANO ESTADUAL DO MARANHÃO, ISSN: 22370315
2016, TRABALHO ÔNTICO-CONCRETO E A SUPERAÇÃO DIALÉTICA DO SER SOCIAL, ISSN: 19835000
2013, A precarização do trabalho docente no Maranhão: considerações sobre o contrato temporário, ISSN: 16776097
2006, A reforma do ensino médio: competências para o "novo" mundo do trabalho?, ISSN: 1808799X
2004, O ensino médio e a formação para o trabalho: competências para quem e para quê?, ISSN: 01021117
2003, A Relacão Educacão e Trabalho: o debate em torno da qualificacão, ISSN: 16776097
1999, Reestruturacão produtiva: o cooperativismo com estratégia de flexibilizacão da relacões de trabalho, ISSN: 16776097
Publicação em eventos (20)
2015, , Conselhos escolares na Rede Pública municipal de São Luís-MA: limites e possibilidades para a gestão das escolas, XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação,
2015, , FUNDEB: no limite dos recursos mínimos para a educação pública brasileira, VII Jornada Internacional de Políticas Públicas,
2015, , Política de formação continuada dos gestores escolares: uma experiência nas escolas municipais de São Luís-MA, XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Admnistração da Educação,
2014, , Educação profissional e educação tecnológica: concepções e propostas, VIII Seminário Regional de Política e Admiistração da Educação do Nordeste do,
2014, , Política de educação profissional no Brasil: entre o senso e o contrassenso, XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2014, , Educação profissional e ensini médio: dilemas históricos e desafios contemporãneos, VI Encontro de Educadores,
2014, , Plano Nacional de Educação:, VII Fórum de Educação,
2014, , Política de educação profissional no Brasil: entre o senso e o contrassenso, XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste,
2011, , Educación integral: de los princípios marxistas a las experiências em La escuela secundaria integrada en Brasil, PEDAGOGIA 2011,
2011, , Problemas recurrentes del fianciamneto de la educación brasileña y sus limitaciones para la planificación educativa, PEDAGOGIA 2011,
2011, , A gestão democrática e o conselho escolar tutela ou participação autônoma, XXV SIMPOSIO BRASILEIRO, II CONGRESSO IBERO- AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO,
2010, , A formação integrada: uma análise do curso de eletrotécnica do IFMA na perspectiva dos alunos, IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO,
2010, , Finaciamento da educaçaõ básica no Brasil: uma análise crítica a política do FUNDEF, IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO,
2010, , O ensino médio integrado no Maranhão: limites e perspectivas, COLÓQUIO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO,
2010, , A reforma do ensino médio: reflexões sobre o currículo integrado, IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO,
2009, , As reformas do ensino médio e técnico e a ideologia da empregabilidade, IV Jornada Internacional de Políticas Públicas,
2009, , Dilemas e expectativas dos jovens face à formação integrada, FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA,
2009, , Professor alfabetizador: saberes e competencias profissionais para ensinar a ler e escrever, VI COLÓQUIO DE PROFESSORES DA LÍNGUA PORTUGUESA,
2009, , Financimento da educação: intenções e realidade do Fundef no estado do Maranhão, IV Jornada Internacional de Políticas Públicas,
2001, , Sistemática de Avaliação na Educação de Jovens e Adultos na Rede Pública Municipal de São Luis., Fórum Mundial de Educação,
Capítulos de livros (38)
2024, EDUCAÇÃO E TRABALHO: PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO NO ESTADO DO MARANHÃO, História, política e gestão: questões recorrentes, David Breno Barros Cardozo, Maria José Pires Barros Cardozo, Francisca das Chagas Silva Lima
2022, Os conselhos Municipais de Educação como órgãos de participação e controle social, Pesquisas em política e gestão da educação: sistema e escola, Brenda Cristina Ferreira Gomes, Maria José Pires Barros Cardozo, Rodvânia Frazão Macedo, Ana Cléia Gomes da Silva
2022, Precarização do trabalho e a reforma do ensino médio, Educação Profissional e Tecnológica no Maranhão: aspectos da história em instituições de ensino público, Maria José Pires Barros Cardozo
2022, A PARTICIPAÇÃO DO CME DO MUNICIPIO DE PAÇO DO LUMIAR ? MA NA GESTÃO DO PME: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS, Demandas e Desafios nas Políticas Públicas e Sociais, Eweny Cristina Moraes Figueredo, Maria José Pires Barros Cardozo
2022, Gestão democrática da educação: Bases legais, contradições e perspectivas, Educação Contemporânea, Bruna Cibelle de Andrade Abreu, Maria José Pires Barros Cardozo
2021, O Programa Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) no Estado do Pará, História, políticas e gestão educacional: análises perspectivas, Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Maria José Pires Barros Cardozo
2021, OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, Pesquisas em Educação no Norte-Nordeste: políticas públicas em debate, Eweny Cristina Moraes Figueredo, Maria José Pires Barros Cardozo
2020, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO NA MESORREGIÃO SUL DO MARANHÃO, Gestão e coordenação dos processos formativos em tempos de crise, Janaína Araujo Pimenta, Maria José Pires Barros Cardozo
2019, DEMOCRACIA E FEDERALISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: INCURSÕES CONCEITUAIS, DEMOCRACIA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA, Maria José Pires Barros Cardozo, Karla Cristina Silva Sousa
2018, O ensino médio na Amazônia: enfoque no estado do Pará, Educação e realidade amazônica, Maria José Pires Barros Cardozo, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Eli Conceição de Vasconcelos Tapajós Sousa
2017, SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES, Políticas públicas na educação brasileira: gestão e resultados, Efraim Lopes Soare, Maria José Pires Barros Cardozo
2017, AS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E OS IMPACTOS NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA, Políticas públicas na educação brasileira: gestão e resultados, Gisele Ferreira Amaral de Miranda Azevedo, Maria José Pires Barros Cardozo
2017, A formação de professores no federalismo brasileiro: a mediação dos planos de educação, Formação e práticas docentes: cenários contemporâneos, Francisca das Chagas Silva Lima, Maria José Pires Barros Cardozo, Eliane Maria Pinto Pedrosa
2016, EDUCAÇÃO INTEGRAL: pressupostos para a formação omnilateral dos sujeitos e para estabelecer nova sociabilidade, AS INTERFACES DO MUNDO DO TRABALHO: educação, práxis social e formação dos trabalhadores, Maria José Pires Barros Cardozo
2015, Política de educação profissional no Brasil: entre o senso e o contrassenso, Assimetrias e desafios na produção do conhecimento em educação: a p´´os-graduação nas regiões norte e nordeste, Maria José Pires Barros Cardozo
2015, A gestão democrática no Plano Estadual de Educação do Maranhão: proposições e desafios, Planejamento e política educacional no Brasil: diferentes contextos e perspectivas, Maria José Pires Barros Cardozo
2014, Plano de educação no federalismo brasileiro: os desafios da elaboração e implemntação numa paerspectiva democrática, Políticas educacionais: gestão e controle social, Lucinete Marques Lima, Francisca das Chagas Silva Lima, Maria José Pires Barros Cardozo
2014, O ensino médio e a formação do trabalhador: competências para quem e para quê, Educação profissional: análise contextualizada, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto
2014, Plano Nacional de Educação: entraves e possibilidades para a gestão da educação brasileira, Política e gestão educacional na América Latina: análises e desafios, Maria José Pires Barros Cardozo
2013, A busca de sentidos para políticas e práticas de educação integral, Educação integral: ideário pedagógico e práticas, Maria José Pires Barros Cardozo, Francisca das Chagas Silva Lima, Lucinete Marques Lima
2013, Escola e família: uma parceria necessária para os projetos de educação em tempo integral, Educação integral: ideário pedagógico e práticas, Maria José Pires Barros Cardozo
2013, Caminhos dialéticos nos percursos investigativos: relato de uma experiência de pesquisa, Conhecimento científico: entre saberes e fazeres pedagógicos, Maria José Pires Barros Cardozo
2012, A gestão democrática eo conselho escolar: tutela ou participação autônoma?, Políticas educacionais e gestão escolar: os desafios da democratização, Maria José Pires Barros Cardozo
2012, Desafios da democratizaçaõ do direito educacional, Políticas educacionais e gestão escolar: os desafios da democratização, Francisca das Chagas Silva Lima, Maria José Pires Barros Cardozo, Lucinete Marques Lima
2011, Financiamento da educação básica no Brasil: da crítica a política de fundo ao enfrentamento de problemas recorrentes, Políticas educacionais na América Latina e no Brasil: fundamentos, programs e pesquisas, Maria José Pires Barros Cardozo, James Dean Brito Bastos
2011, Relação escola família: reflexões a partir da participação, Democratização e educação pública: sendas e veredas, Maria José Pires Barros Cardozo
2011, O ensino médio e a consolidação da formação básica dos estudantes, Educação, culturas e diversidades, Maria José Pires Barros Cardozo
2009, Novas institucionalidades para oenfretamento de negações educacionais: desafios a serem enfrentados, Alfabetização educadora de jovens adultos e idosos maranhenses, Maria José Pires Barros Cardozo, Maria de Jesus Gaspar Leite, Maria Theresa Soares Pflueger
2009, A formação integrada no ensino médio: para além da ideologia da empregabilidade, Política de pós-graduação: projetos institucionais de formação de pesquisadores, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto
2008, A produção flexível e a formação do trabalhador: o modelo da competência e odiscurso da empregabilidade, Trabalho, capital mundial e formação dos trabalhadores, Maria José Pires Barros Cardozo
2007, A integração entre a formação geral e a formação profisional:desafios e perspectivas, Trabalho, filosofia e educação no espectro da modernidade tardia, Maria José Pires Barros Cardozo
2006, A universidade e a formação do trabalhador no contexto da acumulação flexível, A formação em direitos humanos na Universidade: ensino, pesquisa e extensão, Maria José Pires Barros Cardozo, Francisca das Chagas Silva Lima
2006, O Ajuste estrutural do Estado e as reformas educacionais propostas pelo Banco Mundial, Trabalho, Educação e a crítica marxista, Maria José Pires Barros Cardozo
2006, A essência da reforma do ensino médio: competências para o novo mundo do trabalho?, Educação e modernização conservadora, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto
2005, O ensino médio e a formação do trabalhador:competências para quem e para quê?, Educação profissional:análise contextualizada, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto
2004, Um olhar sobre o projeto sonhos do futturo, Formação continuada de professores: comunidade científica e poética, Maria José Pires Barros Cardozo, Francisco José Lima Sales
2003, As exigencias instrumentais da acumulação flexível do capital e as contribuições da educaçao básica para a formação das dimensões subjetivas do trabalhador, Trabalho, sociabilidade e educação: uma crítica à ordem do capital, Maria José Pires Barros Cardozo
2000, As transfomacões no mundo do trabalho e nas formas de exploracão e qualificacão dos trabalhdores, Dimensões do Trabalho. Extratos da Producão Acadêmica na UFMA, Maria José Pires Barros Cardozo
Livros (10)
2019, DEMOCRACIA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA, Maria José Pires Barros Cardozo, Elton Luíz Nardi
2018, Educação e realidade amazônica., Maria José Pires Barros Cardozo, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, José Roberto Rus Perez
2016, Venda de sonhos e compra de pesadelos: da falida Fábrica de confecções de Rosário-MA à refinaria Premim I, Maria José Pires Barros Cardozo
2014, Política e gestão educacional na América Latina: análises e desafios, Francisca das Chagas Silva Lima, Maria José Pires Barros Cardozo, Jhonatan Uelson Pereira Sousa de Almada
2013, Educação integral: ideário pedagógico e práticas, Francisca das Chagas Silva Lima, Lucinete Marques Lima, Maria José Pires Barros Cardozo
2012, Politicas educacionais e gestão escolar: os desafios da democratização, Maria José Pires Barros Cardozo, Francisca das Chagas Silva Lima, Lucinete Marques Lima
2011, Democratização e educação pública: sendas e veredas, Maria José Pires Barros Cardozo, Jhonatan Uelson Pereira Sousa, Francisca das Chagas Silva Lima
2011, Políticas educacionais na América Latina e no Brasil: fundamentos, programs e pesquisas, Maria José Pires Barros Cardozo, Jhonatan Uelson Pereira Sousa, Francisca das Chagas Silva Lima
2009, A reforma do ensino médio e a formação dos estudantes: desvelando a ideologia das competências e da empregabilidades, Maria José Pires Barros Cardozo
2008, Trabalho, capital mundial e formação dos trabalhadores, Maria José Pires Barros Cardozo, Eneas Arrais de Araújo Neto, Antonia de Abreu Sousa, Jean Mari Ferlizardo, Tânia Serra Azul Machado Bezerra
Participações em Bancas de Cursos (49)
2024, Dissertação de Mestrado ELEICAO DE GESTORES/AS NA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE SAO LUIS/MA: avancos e recuos na democratizacao da gestao escolar., NEUZALINA IRENE SANTOS
2024, Tese Doutorado POR QUE OS QUE FICAM, FICAM? A PERMANENCIA DE JOVENS NO ENSINO MEDIO, CRISTIANE KUHN DE OLIVEIRA
2024, Tese Doutorado EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MEDIO NO ESTADO DO MARANHAO: o abandono e a evasao escolar em questao, DIEGO RODRIGO PEREIRA
2024, Dissertação de Mestrado A RELACAO DA EDUCACAO PROFISSIONAL COM O ENSINO MEDIO INTEGRADO: DO CONTEUDO DAS REFORMAS AS VOZES DOS SUJEITOS, VAGNER DE ALMEIDA MOREIRA
2023, Dissertação de Mestrado NEGRAS E NEGROS DE ULTIMA HORA: uma analise das estrategias de afroconveniencia dos estudantes beneficiarios da politica de acao afirmativa denunciados por fraudes na Universidade Federal do Maranhao , RODVANIA FRAZÃO MACEDO
2023, Tese Doutorado ABANDONO E EVASAO ESCOLAR NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS: causas, consequencias e estrategias de enfrentamento, DIEGO RODRIGO PEREIRA
2023, Dissertação de Mestrado O IDEB E A POLITICA DE BONIFICACAO NOS ANOS INICIAIS DAS ESCOLAS DA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE TERESINA: percepcao dos docentes sobre o programa de valorizacao do merito, MIRALDA LOPES DE PÁDUA
2023, Monografia de Graduação PROCESSOS DE GESTAO ESCOLAR DEMOCRATICA NO CENTRO DE ENSINO LICEU MARANHENSE NO PERIODO DE 2019 A 2022, LIDIA MARIA VALOIS CORREIA
2023, Dissertação de Mestrado Eleicao de Gestores/as na rede publica municipal de Sao Luis/MA: limites e possibilidades de democratizacao da gestao escolar., NEUZALINA IRENE SANTOS
2023, Tese Doutorado O PROJETO POLITICO-PEDAGOGICO DOS CENTROS EDUCA MAIS: dinamicas e desdobramentos da implementacao de escolas de tempo integral na rede publica estadual em Sao Luis (MA), MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS
2023, Dissertação de Mestrado A RELACAO DA EDUCACAO PROFISSIONAL COM ENSINO MEDIO INTEGRADO: DO CONTEUDO DAS REFORMAS AS VOZES DOS SUJEITOS, VAGNER DE ALMEIDA MOREIRA
2023, Monografia de Especialização OS DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR REMOTO EMERGENCIAL EM SERVICO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, NILMA ANGELICA DOS SANTOS
2023, Dissertação de Mestrado “NEGRAS E NEGROS DE ULTIMA HORA - UMA ANALISE DAS AUTODECLARACOES DOS ESTUDANTES COTISTAS ACUSADOS DE FRAUDES NA UFMA NO PERIODO DE 2013 A 2019” , RODVANIA FRAZÃO MACEDO
2023, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA E O PIBID: uma analise a luz do ciclo de politicas dos/as professores/as supervisores/as da educacao basica do subprojeto de Educacao Fisica da Universidade Federal do Maranhao., ANTONIO HIGOR GUSMAO DOS SANTOS
2022, Monografia de Graduação IMPLEMENTACAO DO NOVO ENSINO MEDIO EM SAO LUIS – MA: caminhos e descaminhos, ELDILENE LOPES SILVA
2022, Monografia de Graduação GESTAO DEMOCRATICA NA ESCOLA PUBLICA COMO POSSIBILIDADE DE UMA PRATICA DECOLONIAL: O CASO DE UM ESTABELECIMENTO ESCOLAR DE ENSINO MEDIO EM SAO LUIS (MA), IRAN ALVES DA SILVA
2022, Dissertação de Mestrado A INSTITUICAO DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ALTO ALEGRE DO PINDARE - MA: desafios e movimentos , EDILSON MARTINS
2022, Dissertação de Mestrado ESCOLHA DOS GESTORES ESCOLARES: UM ESTUDO NA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ - MA, PAULA ALEXANDRA TRINDADE MOTA
2022, Monografia de Graduação A RECIPROCIDADE ENTRE A GESTAO ESCOLAR E A FAMILIA: Realidade e desafios na pandemia, NAYARA VICTORIA GOES MARTINS
2022, Tese Doutorado PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRACAO DA EDUCACAO PROFISSIONAL COM A EDUCACAO BASICA NA MODALIDADE DE EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA): uma avaliacao do processo de implementacao no Instituto Federal do Maranhao a partir da experiencia do campus Sao Luis - Monte Castelo - MA, EDVAN WILSON FERREIRA PINTO
2022, Dissertação de Mestrado GESTAO DEMOCRATICA: Um estudo sobre a escolha dos gestores escolares na rede municipal de Imperatriz, PAULA ALEXANDRA TRINDADE MOTA
2022, Tese Doutorado ABANDONO E EVASAO ESCOLAR NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS: causas, consequencias e estrategias de enfrentamento, DIEGO RODRIGO PEREIRA
2022, Monografia de Graduação ATRIBUICOES DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCACAO NA MESORREGIAO NORTE (MA): uma analise da legislacao, ADRIANY SILVA SOUZA
2022, Monografia de Graduação O PERFIL DO/A GESTOR/A NO CONTEXTO DAS ESCOLAS PUBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SAO LUIS – MA, PRISCILLA NASCIMENTO DA SILVA
2021, Monografia de Graduação PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE): contribuicoes na autonomia da gestao escolar da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho - Sao Luis (MA), JANILENE FERREIRA MACIEL MACEDO
2021, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA E O PIBID: analise do contexto da pratica dos/as professores/as supervisores/as da educacao basica do subprojeto de Educacao Fisica da Universidade Federal do Maranhao., ANTONIO HIGOR GUSMÃO DOS SANTOS
2021, Dissertação de Mestrado CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCACAO NA GESTAO EDUCACIONAL DO MUNICIPIO DE SAO LUIS – MA: destaques para a atuacao dos/dad conselheiros/as., BRENDA CRISTINA FERREIRA GOMES
2020, Dissertação de Mestrado Politicas de formacao de professores a distancia: um estudo sobre o contexto da pratica no curso de pedagogia da UFMA., FRANCILVA COSTA DE FRANÇA
2020, Dissertação de Mestrado A POSSIBILIDADE DE UM ESTUDO DO MEIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: um estudo no Centro de Ensino Integral Prof.ª Margarida Pires Leal , YURI BARROS LOBO DA SILVA
2020, Qualificação de Mestrado “CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCACAO: uma analise das atribuicoes previstas nas normalizacoes dos CMEs da mesorregiao Centro Maranhense”, REGIANE ANDRADE DOS SANTOS
2020, Dissertação de Mestrado LEI Nº 13.415/2017: IMPLICACOES NO ENSINO MEDIO INTEGRADO NA REDE DE ENSINO PUBLICA DO ESTADO DO MARANHAO, NILIA FEITOSA DE ALENCAR
2020, Monografia de Graduação CONSELHOS ESCOLARES: UMA ANALISE DO PROCESSO DE REPRESENTACAO NA U.E.B. HENRIQUE DE LA ROQUE ALMEIDA, WENDEL SILVA LEITE
2019, Dissertação de Mestrado "A ASSITENCIA ESTUDANTIL NO CONTEXTO DA EDUCACAO PROFISSIONAL: a dinamica das Escolas Tecnicas Vinculadas as Universidades Federais Brasileira", MARILEA DE JESUS MENDES EVERTON PINHO
2019, Qualificação de Mestrado CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCACAO: um estudo sobre a participacao dos conselheiros na gestao do Plano Municipal de Educacao no municipio de Paco do Lumiar - MA, EWENY CRISTINA MORAES FIGUEREDO
2019, Monografia de Graduação A GESTAO ESCOLAR E SUA RELACAO COM OS RESULTADOS DO Ideb: ESTUDO DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MARANHAO, GABRIELA CARNEIRO SILVA
2019, Dissertação de Mestrado GESTAO DEMOCRATICA DA EDUCACAO: analise da sua materialidade nos sistemas municipais de educacao da mesorregiao sul do Maranhao, JANAÍNA DE ARAÚJO PIMENTA
2019, Qualificação de Mestrado “CONCEPCAO DE FORMACAO QUE FUNDAMENTA A INTEGRACAO ENTRE ENSINO MEDIO E EDUCACAO PROFISSIONAL NA REDE PUBLICA ESTADUAL DO MARANHAO”, NADYA CHRISTINA GUIMARAES DUTRA
2019, Qualificação de Mestrado "OS DESDOBRAMENTOS DA LEI Nº 13.415/2017 SOBRE A PROPOSTA DO ENSINO MEDIO INTEGRADO", NILIA FEITOSA DE ALENCAR
2019, Monografia de Graduação FORMACAO DOCENTE CONTINUADA: o processo de elaboracao e execucao na escola de tempo integral e de ensino regular, THAYANNY LAGO DE OLIVEIRA NASCIMENTO
2019, Monografia de Graduação ELEICAO DE GESTORES NO MARANHAO: O PROCESSO DE CONSTRUCAO DA GESTAO DEMOCRATICA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL, THASSIANE SANTOS MADEIRA
2019, Monografia de Especialização A FORMACAO DO ECONOMISTA NO BRASIL E NO MARANHAO, WILSON FRANCA RIBEIRO FILHO
2019, Qualificação de Mestrado GESTAO DEMOCRATICA DO ENSINO PUBLICO: analise da sua materialidade nos sistemas municipais de educacao da mesorregiao Sul do Maranhao, JANAÍNA DE ARAÚJO PIMENTA
2018, Monografia de Graduação CULTURA ESCOLAR E CLIMA ORGANIZACIONAL NO CENTRO DE ENSINO MARIA JOSE ARAGAO: um estudo sob a otica da gestao escolar, DIANA MARIA ROCHA SAMPAIO
2018, Monografia de Graduação VOZ E VEZ: limites e possibilidades dos representantes do segmento de pais nos Conselhos Escolares de Sao Luis - MA, GRACIELLE VERONICA DE MACEDO SILVA
2018, Monografia de Graduação O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE SAO LUIS/MA: uma analise das funcoes e atribuicoes previstas na Lei de criacao e no regimento, GABRIELA SOEIRO MAIA
2018, Monografia de Graduação CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE SAO JOSE DE RIBAMAR-MA: UMA ANALISE DO PRINCIPIO DE GESTAO DEMOCRATICA NO MUNICIPIO , BRENDA CRISTINA FERREIRA GOMES
2018, Dissertação de Mestrado "O PRINCIPIO DA GESTAO DEMOCRATICA NA IMPLEMENTACAO DO PROJETO POLITICO-PEDAGOGICO (PPP): um estudo em uma escola da rede publica estadual de Sao Luis-Ma". , MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS
2018, Qualificação de Mestrado "TRAJETORIAS ESCOLARES, CONDICOES DE INGRESSO, PERMANENCIA E CONCLUSAO DOS EGRESSOS DA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCACAO SUPERIOR"., DIEGO RODRIGO PEREIRA
2018, Qualificação de Mestrado "O Projeto Politico- Pedagogico (PPP) nas escolas da rede publica estadual de Sao Luis-Ma". , MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS
Trabalho de conclusão de curso (35)
A CONTRIBUIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: um estudo do conselho tutelar do Centro em São Luís - MA , RAFISA SABOIA SOUZA , 02/2014
CONSELHO TUTELAR: Instrumento para Garantir o Direito Social à Educação de Crianças e Adolescentes., ANTONIO JORGE RODRIGUES LISBOA , 03/2013
A PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: uma análise da legislação atual, GILIAN TEREZA FRANCA GONCALVES , 08/2012
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA UE JOSÉ SARNEY - TIMBIRAS MA: LIMITE E POSSIBILIDADES NO ÂMBITO DA ESCOLA., ALEX VAGNO DE MENEZES SILVA , 05/2012
O TRABALHO DO GESTOR E OS DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA., LEIDIANY NEVES MARTINS , 12/2012
A CONTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES SÓCIO EDUCATIVAS DO PROGRAMA DA LBV: “Criança Futuro no Presente!” para as crianças atendidas, CLAUDIANE PINTO DIAS DE JESUS , 03/2013
O CONSELHO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL: limites e desafios para a gestão democrática., CÉLIA MARIA DURANS BRAGA , 04/2013
EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR: um estudo de caso na Brinquedoteca Hospitalar em São Luís - MA, RAFYSE ARAUJO GONÇALVES , 02/2014
GESTÃO DEMOCRÁTICA: as concepções e práticas de gestão escolar no Colégio Universitário – COLUN/São Luis - MA, JOAO NILSON ROCHA , 02/2014
GESTÃO ESCOLAR E O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Um estudo numa escola da rede pública estadual em São Luís-MA, SIDNEY JESUS TRAJANO DE ARAUJO , 01/2017
CME: OS DESAFIOS PARA A GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR- MA, HELINELMA SEREJO CAMARA , 01/2018
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE DO ENSINO : OS DESAFIOS DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE COROATÁ - MA., IVONETE PEREIRA DE SOUSA , 12/2014
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: a concepção dos monitores numa Escola Pública Municipal de São Luís, DRYELLY FERNANDA AROUCHA , 01/2018
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: práticas e desafios na UEB Primavera em São Luís - MA , THALIANA PINTO PEREIRA , 01/2015
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE SÃO LUIS: entre o discurso e a prática , QUERLYANE CRISTINA DOS SANTOS , 08/2015
GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS NA ESCOLA : UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE PARTICIPAÇÃO DOS SEGMENTOS DA COMUNIDADE ESCOLAR E LOCAL NA ESCOLA PAULO FREIRE COROATÁ - MA, MARIA KELCILENE DA SILVA SOUSA , 12/2014
FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL : ELEMENTOS PRELIMINARES PARA ANÁLISE DA CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA., MARIA DE DEUS DA SILVA BOGEA , 04/2015
O ATENDIMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS (MA): LIMITES E POSSIBILIDADES., WENDEL DA SILVA DOS SANTOS , 04/2015
A ESCOLA ATIVA NO MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA. UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS CLASSES MULTI-SERIADAS., ALCILENE PEREIRA DA SILVA , 04/2015
O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA: Uma análise segundo o referencial da teoria de Vigotski, MARIA DE JESUS DA SILVA RIBEIRO , 04/2015
O PROVIMENTO DO CARGO DE GESTOR E OS DESAFIOS PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE COROATÁ-MA, JANDYRA AMARAL ROLIM LIMA , 12/2014
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA : CONCEPÇÕES E IMPORTÂNCIA PARA A ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE TIMBIRAS - MA., MARLILENE DOS SANTOS SOARES , 12/2014
A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA : A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS NA ESCOLA "ALEGRIA DO SABER"EM COROATÁ - MA., ELISANDRE TAVARES DA SILVA DIOGO , 12/2014
O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A COMPREENSÃO DO TRABALHO EDUCATIVO COM CRIANÇAS DE 06 ANOS., HILZAMARA LAGO REIS , 04/2015
O LÚDICO E A APRENDIZAGEM : UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL., RAIMUNDA BARBOSA FERNANDES , 04/2015
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA PERSPECTIVA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE COROATÁ, MARIA ALDILENE DA SILVA BENTO , 12/2014
GESTÃO ESCOLAR: contribuições e implicações na qualidade do ensino em uma escola da rede municipal de São Luís, LENISE LIMA CASTRO , 12/2015
A FORMAÇÃO DO ECONOMISTA NO BRASIL E NO MARANHÃO, WILSON FRANCA RIBEIRO FILHO , 05/2019
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: a evasão na perspectiva dos sujeitos que abandonaram a escola no povoado Vai-Quem-Quer Coroatá-MA, SIMONE SILVA LIMA , 05/2017
A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA ANÁLISE NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE TIMBIRAS - MA, MIGUEL BENTO DA SILVA FILHO , 05/2017
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE COROATÁ-MA., MARIA RAYANE DA SILVA SALES , 05/2017
O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS/MA: uma análise das funções e atribuições previstas na Lei de criação e no regimento, GABRIELA SOEIRO MAIA , 07/2018
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA: UMA ANÁLISE DO PRINCÍPIO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO , BRENDA CRISTINA FERREIRA GOMES , 07/2018
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE): contribuições na autonomia da gestão escolar da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho - São Luís (MA), JANILENE FERREIRA MACIEL MACEDO , 09/2021
ATRIBUIÇÕES DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA MESORREGIÃO NORTE (MA): uma análise da legislação, ADRIANY SILVA SOUZA , 02/2022
Orientação em pós-graduação (22)
Doutorado, BRUNA CIBELLE DE ANDRADE ABREU, 05/2023 - , Orientação em Andamento
Doutorado, PATRÍCIA ALESSANDRA GOMES LEAL, 03/2020 - , Orientação em Andamento
Doutorado, SABRINA ZIENTARSKI DE BRAGANCA, 03/2020 - , Orientação em Andamento
Doutorado, MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS, 06/2021 - , Orientação em Andamento
Doutorado, BRENDA CRISTINA FERREIRA GOMES, 06/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, GILVANEIDE VIANA CALDAS DA SILVA, 04/2013 - , Concluída em 07/2015
Mestrado, JANAINA DE ARAUJO PIMENTA, 09/2017 - , Concluída em 11/2019
Mestrado, BRENDA CRISTINA FERREIRA GOMES, 03/2019 - , Concluída em 07/2021
Mestrado, VICENTE JUCIÊ SOBREIRA JUNIOR, 05/2014 - , Concluída em 01/2016
Mestrado, JAMES DEAN BRITO BASTOS, 03/2010 - , Concluída em 07/2012
Mestrado, GISELLE FERREIRA AMARAL DE MIRANDA AZEVEDO, 05/2015 - , Concluída em 08/2017
Mestrado, EFRAIM LOPES SOARES, 05/2015 - , Concluída em 02/2017
Mestrado, REGIANE ANDRADE DOS SANTOS, 05/2018 - 04/2021 , Orientação em Andamento
Mestrado, EWENY CRISTINA MORAES FIGUEREDO, 05/2018 - 01/2021 , Orientação em Andamento
Mestrado, LUCIANA ALVES COELHO NOGUEIRA, 06/2021 - 03/2024 , Orientação em Andamento
Mestrado, GABRIELA SOEIRO MAIA, 06/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, VALÉRIA DA ROCHA LOPES RODRIGUES, 03/2012 - , Concluída em 07/2014
Mestrado, BRUNA CIBELLE DE ANDRADE ABREU, 04/2020 - 06/2022 , Orientação em Andamento
Mestrado, MELCKA YULLE CONCEIÇÃO RAMOS, 08/2016 - , Concluída em 07/2018
Mestrado, PATRÍCIA ALESSANDRA GOMES LEAL, 03/2014 - , Concluída em 07/2015
Mestrado, REGINA SHEILA BORDALO MARTINS, 03/2012 - , Concluída em 08/2014
Mestrado, ELINETE MARIA PINTO PEDROSA, 10/2011 - , Concluída em 09/2013
fim do conteúdo