CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
DEQU - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCETinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (1) |
04/2017 Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais, |
Artigos (41) |
2023, Tabela periódica e aprendizagem: uma análise da construção de enunciados em avaliações escritas, ISSN: 25262882 |
2023, PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE SABERES E EXPLICAÇÕES CIENTÍFICOS DE ESTUDANTES EM CONSTRUÇÃO, ISSN: 23186674 |
2023, A prática experimental nos livros didáticos do ensino de ciências: um estudo analítico na perspectiva da construção argumentativa, ISSN: 19850882 |
2022, Educação inclusiva e ensino de química em escolas públicas: uma análise em contexto real, ISSN: 22366377 |
2022, Clube de ciências na perspectiva da educação ambiental como possibilidade de formação de sujeitos ecológicos e promoção da alfabetização científica, ISSN: 18093264 |
2022, O ensino das ciências naturais no Brasil Império (1835-1870):breve análise de um contexto educacional na província maranhense, ISSN: 2179426X |
2022, A Inclusão de Estudantes com Deficiência Visual: concepções de professores de ciências sobre um contexto real, ISSN: 25258923 |
2022, A educação de jovens e adultos: enaltecendo inquietações sobre currÃculo, práticas educativas e formação de professores, ISSN: 14147327 |
2022, Arte como ponte em química: um olhar para a formação cidadã e ecológica na Educação de Jovens e Adultos, ISSN: 25956329 |
2021, Legislação Ambiental do Brasil e do Estado do Maranhão: vislumbrando as queimadas como temática necessária, ISSN: 25258761 |
2021, O Tema das Queimadas no Livro Didático de Ciências: Um Olhar sob perspectiva crítica do conteúdo apresentado, ISSN: 22385630 |
2021, A prática ambiental reflexiva nas aulas de ciências: o tema água na perspectiva de atividades lúdicas, ISSN: 16575830 |
2020, O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÃ?Ã?ES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÃ?TICAS NO ENSINO DE CIÃ?NCIAS, ISSN: 25262149 |
2020, Obstáculos Epistemológicos a partir de Imagens em Livros Didáticos: Um olhar na Vertente da Química Orgânica pela Perspectiva de Bachelard, ISSN: 18093264 |
2020, Prática Experimental como Motor para o Desenvolvimento de Argumentos no Ensino Fundamental, ISSN: 26752069 |
2020, Construção e Aplicação de Sequência Didática Experimental baseada em Conteúdos sobre Natureza Elétrica da Matéria, ISSN: 19822413 |
2020, Saberes Tradicionais no Ensino de Ciências Praticados em Escolas de Ensino Fundamental da Cidade de Codó ? Maranhão, ISSN: 26757028 |
2019, Professores de Ciências e Educação Ambiental: Proposições para a Formação de Sujeitos Ecológicos, ISSN: 18093264 |
2019, Luz e Cotidiano: Ideias Prévias de Alunos do Ensino Fundamental sob a perspectiva da Alfabetização Científica, ISSN: 23464712 |
2019, Análise e Categorização de Vídeos sobre Experimentação para o Ensino de Ciências, ISSN: 18092364 |
2019, Professores de Química e as Aulas Experimentais no Imaginário da Prática Docente, ISSN: 18093264 |
2019, Categorização de Imagens e Conteúdos sobre Natureza Elétrica da Matéria em Livros Didáticos de Ciências, ISSN: 18093264 |
2019, Implementação de Sequência Didática Experimental na perspectiva da Ludicidade: Construindo Saberes sobre pH, ISSN: 25272624 |
2019, Inserção da Educação Ambiental nos Espaços Escolares: Análise da Prática do Professor de Ciências no Sexto Ano do Ensino Fundamental, ISSN: 18097286 |
2018, Análise Físico-Química e Microbiológica de Águas de Poços Artesianos de Uso Independente, ISSN: 22388753 |
2018, Saberes Tradicionais no Ensino de Ciências pela Ótica de Professores do Ensino Fundamental, ISSN: 18093264 |
2018, Panorama Analítico sobre Avaliação da Aprendizagem e a Aplicação de Jogos Didáticos no Ensino de Química, ISSN: 19844751 |
2018, Panorama das Abordagens de Implementação de Feiras de Ciências no Brasil: Uma Revisão Sistemática da Literatura, ISSN: 18093264 |
2018, Avaliação de Propostas de Experimentação em Livros Didáticos de Ciências de Escolas Públicas do Ensino Fundamental, ISSN: 19822413 |
2018, O TEMA VACINAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS, ISSN: 25262149 |
2017, Construção, Aplicação e Avaliação de Intervenção Didática no Ensino Fundamental: Lixo como Problema Ambiental, ISSN: 19822413 |
2017, Planejamento pedagógico e ensino de ciências: algumas reflexões sobre os elementos centrais, ISSN: 24475777 |
2016, Uma Proposta Interdisciplinar deEducação ambiental a partir do Tema Água, ISSN: 23580399 |
2016, O Livro Didático de Ciências: Concepções de Seleção e Utilização por Professores da Zona Urbana da Cidade de Codó-Ma, ISSN: 21760136 |
2016, Panorama Inclusivo na Perspectiva do Ensino de Ciências em Escolas de Nível Fundamental da Cidade de Codó - Maranhão, ISSN: 19743178 |
2012, A Configuração da Prática como Componente Curricular e do Estágio Supervisionado na Dinâmica de Formação de Professores de Química: Conflitos de Estruturação., ISSN: 07191189 |
2011, Um estudo sobre a reformulação dos Cursos de Licencitura de Química das Instituções Públicas de Ensino Superior da Região Nordeste do Brasil, ISSN: 01213814 |
2007, Avaliação Bacteriológica de Queijo Elaborado a partir de Leite Coalho das Raças Bovino e Bubalina Comercializados em São Luís do Estado do Maranhão., ISSN: 01019171 |
2006, Biossensor amperométrico para detecção screening de inseticidas carbamatos em águas de abastecimento., ISSN: 01037277 |
2006, Multidisciplinary Collaboration for Environmental Protection using Biosensors. Detection of Organophosphate Insecticides in Aqueous Medium, ISSN: 01035053 |
2005, Determinação de resíduos de inseticidas carbamatos em alimentos infantis utilizando biossensores amperométricos à base de enzimas acetilcolinesterases mutantes., ISSN: 03279286 |
Publicação em eventos (127) |
2023, , A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: um estudo na perspectiva do ensino de ciências, XX Simpósio Brasileiro de Educação Química, |
2023, , PROFESSORES DE QUÍMICA E O ENSINO NA EJA POR MEIO DA FOTOGRAFIA COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, XX Simpósio Brasileiro de Educação Química, |
2023, , O Planejamento do Ensino no Contexto da Química: reflexões sobre os objetivos de aprendizagem na EJA, XX Simpósio Brasileiro de Educação Química, |
2023, , Professores de Química e a Educação Intercultural: um diálogo sobre diversidade no trabalho docente, XX Simpósio Brasileiro de Educação Química, |
2023, , Habilidades da área de Ciências Naturais na Base Nacional Comum Curricular: um olhar na perspectiva dos conteúdos de aprendizagens, XX Simpósio Brasileiro de Educação Química, |
2023, , Queimadas em Livros Didáticos de Ciências: Os modos e Tipos de Conteúdo adotados para a discussão de uma problemática ambiental urgente, XX Simpósio Brasileiro de Educação Química, |
2021, , A Formação dos Saberes Docentes pelo viés da Experimentação: impressões iniciais para a construção de uma identidade docente reflexiva, XXXII Seminário de Iniciação Científica - UFMA, |
2021, , Vacinas como tema gerador para alfabetização científica em um clube de ciências, IV Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química - SIMAPEQ, |
2021, , Concepções de Professores de Ciências/Química sobre Metodologias para Inclusão de Estudantes Cegos, IV Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química - SIMAPEQ, |
2021, , Professores de ciências em formação: perspectivas sobre a configuração do trabalho docente, IV Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química - SIMAPEQ, |
2021, , O Intérprete de Língua Brasileira de Sinais nos Espaços Inclusivos do Ensino de Ciências: Aspectos legais que certificam a construção da sua identidade profissional, IV Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química - SIMAPEQ, |
2021, , A configuração das explicações científicas nas aulas de ciências: o olhar docente em questão, II Simpósio Maranhense de Pesquisa e Ensino de Biologia, |
2021, , O Espaço das Aulas Experimentais no Ensino de Ciência como aporte do Trabalho Docente, IV Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química - SIMAPEQ, |
2021, , As Queimadas na perspectiva de desenhos: análise de Argumentações pelo viés da alfabetização científica, IV Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química - SIMAPEQ, |
2021, , A Arte como ponte para ensino e aprendizagem de Química: um olhar sobre as publicações acadêmicas na última década, IV Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química - SIMAPEQ, |
2021, , Clube de Ciência sob a ótica da Experimentação como Estratégia Pedagógica para a Formação de Argumentos Científicos em alunos no Ensino Fundamental., XXXIII Seminário de Iniciação Científica - UFMA, |
2021, , Atividades experimentais investigativas contextualizadas: ressignificando a construção de explicações no ensino de ciências, XXXIII Seminário de Iniciação Científica - UFMA, |
2021, , Representações sociais no ensino de ciências a partir de conceitos sobre queimadas e alterações no meio ambiente, IV Congresso da Sociedade Chilena de Educação Científica, |
2020, , Percurso Histórico do Modelo Atômico em Livros Didáticos: uma breve análise pela perspectiva da HFC, I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências, |
2020, , As representações Sociais nas Ilustrações de Modelos Atômicos dos Livros Didáticos de Química, I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências, |
2020, , Representação Simbólica do Conhecimento nas Imagens de Modelos Atômicos apresentados em Livros Didáticos de Química, XX Endipe -Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, |
2020, , Divulgação científica contra epistemologia hegemóticas: discutindo o papel do negro no iluminismo, II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, |
2020, , Ensino de Biologia e as discussões acadêmicas para surdos: Um olhar sobre as publicações brasileiras no período entre 2009 e 2020., XXV EPEN Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, |
2020, , Estudantes com Deficiência Visual e o Ensino de Ciências: o que se tem discutido a respeito?, I simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências;, |
2019, , Experimentação e Educação Ambiental: Construção de saberes científicos voltados para atitudes ecológicas., 59º Congresso Brasileiro de Química, |
2019, , CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE O ATO AVALIATIVO NA PRÁXIS DOCENTE, VI Congresso Nacional de Educação, |
2019, , Educação Ambiental nos Livros Didáticos: Análise das Representações Textuais direcionadas para Formação de Sujeitos Ecológicos, XXII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC, |
2019, , O Enfoque CTS na percepção de alunos de química: reflexões sobre o ensino voltado para a cidadania, I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação., |
2019, , O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PANORAMA DAS DISCUSSÕES PRESENTES NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação., |
2019, , O discurso de professores de Química sobre a implementação de aulas experimentais, XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, |
2019, , 'IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA IMPLANTAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO EM ROSÁRIO., I Encontro de Ensino e Pesquisa do Maranhão e III Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química, |
2019, , 'REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE DE QUÍMICA EM SALAS DE AULAS INCLUSIVAS, I Encontro de Ensino e Pesquisa do Maranhão e III Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química, |
2019, , O SENTIDO DAS IMAGENS DE MODELOS ATÔMICOS APRESENTADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA ', I Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática do Maranhão e III Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química, |
2019, , A AVALIAÇÃO NA ÓTICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO: Conceitos e Objetivos', I Encontro de Ensino e Pesquisa em Ciências e Matemática do Maranhão e III Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química, |
2019, , Análise de Enunciados de provas sobre 'Tabela Periódica' aplicadas no Ensino Fundamental, 59ª Congresso Brasileiro de Química, |
2019, , Panorama das Análises de Livros Didáticos: Retrato sobre as discussões nacionais no campo de Química, 59º Congresso Brasileiro de Química, |
2019, , A Química Orgânica nas imagens em Livros Didáticos: Um olhar pela perspectiva dos obstáculos Epistemológicos de Bachelard, 59º Congresso Brasileiro de Química, |
2018, , Promoção de Sujeitos Ecológicos no Ensino Fundamental Sob a Perspectiva Interdisciplinar e Contextualizada, VII Encontro Nacional das Licenciaturas, |
2018, , Educação Ambiental no Contexto da Formação de Professores de Química, I Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Química, |
2018, , A Formação do Sujeito Ecológico: Análise pela ótica da Base legal da Educação Nacional, XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE, |
2018, , Energia na Perspectiva CTS: Percepções de Docentes a partir de seus Instrumentos Didáticos, XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE, |
2018, , Uma Análise sobre a Construção da Identidade e a Formação do Professor, II Encontro Internacional de Currículo da Educação Básica, |
2018, , Concepções de Professores de Química sobre o Uso de Saberes Tradicionais no Processo de Alfabetização Científica, 58º CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, |
2018, , Perfil das Concepções de Educação Ambiental no Contexto de Química presentes em Livros Didáticos do 9º Ano do Ensino Fundamental, 58º Congresso Brasileiro de Química, |
2018, , Lavoisier e a História da Química: Contribuições e Legados para o Processo de Ensino e Aprendizagem, 58º Congresso Brasileiro de Química, |
2018, , Formação de Professores de Química, IV Simpósio Caxiense de Quimica: Ensino, Pesquisa e Indústria, |
2018, , Literatura Clássica nas Aulas de Ciências como ponte para Compreensão do Universo Químico, XXX Seminário de Iniciação Científica, |
2018, , Alfabetização científica e Ensino de ciências: A experimentação como motor para o desenvolvimento de argumentos no Ensino Fundamental, XXX Seminário de Iniciação Científica, |
2018, , Saberes Tradicionais e Alfabetização Científica: Panorama Investigativo no Ensino de Ciências em Escolas de Ensino Fundamental da Cidade de Codó - Maranhão, XXX Seminário de Iniciação Científica, |
2017, , Importância da educação Ambiental e Fotossíntese: Trabalhando Compromisso e Responsabilidade na Escola Robson França - Codó, II Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química, |
2017, , Aplicação de Sequência Didática baseada em Experimentação Bromatológica, 57º Congresso Brasileiro de Química, |
2017, , O Livro Didático e o Ensino de Química: Concepções de Professores na Escolha de Instrumentos Pedagógicos, 57º Congresso Brasileiro de Química - CBQ, |
2017, , Panorama Analítico sobre Avaliação da Aprendizagem e a Aplicação de Jogos Didáticos no Ensino de Química, II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação Tecnologias Digitais e Aprendizagem Significativa, |
2017, , Ensino de Ciências e Saberes Tradicionais: Panorama das Discussões para a Construção do Conhecimento Científico, XXIX Seminário de Iniciação Científica - UFMA, |
2017, , Ensino de Ciências e Literatura Infanto-Juvenil: Uma Revisão a Partir da Literatura Nacional, XXIX Seminários de InIciação Científica - UFMA, |
2017, , Construindo uma Identidade Docente por meio de Ações Reflexivas: O Pibid Interdisciplinar e suas Contribuições para o Professor em Formação, 2º Congreso de La Sociedad Chilena de Educación Cientifica, |
2017, , Experimentação Problematizadora como Motor para Desenvolvimento de Argumentação Científica em Ciências Naturais, 2º Congreso de la Soceidad Chilena de Educación Cientifica, |
2017, , Avaliação no Ensino de Ciências: Panorama das Pesquisas no Cenário Brasileiro, 2º Congreso de la Sociedad Chilena de Educación Cientifica, |
2017, , Discurso Químico na Ficção científica: o Uso de Filmes como Ferramenta para a Aprendizagem Significativa, 57º Congresso Brasileiro de Química, |
2017, , Concepções de Professores sobre Implementação de Atividades Experimentais de Química no Ensino Fundamental, 57º Congresso Brasileiro de Química, |
2017, , Categorização de Imagens Relativas a Ligações Químicas em Livros Didáticos de Química do Ensino Médio, 57º Congresso Brasileiro de Química, |
2017, , Perspectiva Analítica de Enunciados presentes em Instrumentos Avaliativos aplicados em Ciências Naturais do Ensino Fundamental II, 38ª Reunião Nacional da ANPEd, |
2017, , Caracterização analítica das questões das provas de Química aplicadas no Ensino de Ciências, 58º Congresso Brasileiro de Química, |
2017, , 11. TRABALHANDO O TEMA DESMATAMENTO E PROPORCIONANDO UM MOMENTO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO PROCESSO PEDAGÓGICO, II Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química, |
2017, , 10. RESÍDUO ELETRÔNICO E SUAS IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS: DIAGNÓSTICO SOBRE A PERCEPÇÃO DO TEMA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO TECNOLÓGICO., II Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química, |
2017, , 8. PIBID INTERDISCIPLINAR: UTILIZAÇÃO DO JARDIM MEDICINAL COMO OPORTUNIDADE DE RESGATE DA CULTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ESCOLA DA ZONA RURAL MOISÉS ALVES DOS REIS, CODÓ-MA., II Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química, |
2017, , Pibid Interdisciplinar: Utilização do Jardim Medicinal como Oportunidade de Resgate da Cultura e Educação Ambiental da Escola de Zona Rural Moisés Alves do Reis/Codó-Maranhão, II Simpósio Maranhense de Pesquisa em Ensino de Química, |
2016, , Práticas Avaliativas de Professores: Crenças e Valores na Verificação da Aprendizagem das Ciências Naturais., Práticas Avaliativas de Professores: Crenças e Valores na Verificação da Aprendizagem das Ciências Naturais., |
2016, , Modelos Atômicos em Livros Didáticos de Ciências do 9º Ano: Uma Análise a partir da Abordagem Histórica e Filosófica da Ciência, 39ª Reunião Anualda Sociedade Brasileira de Química, |
2016, , Avaliação e Ensino de Ciências: Escolha de Instrumentos como Território para Verificação da Aprendizagem, IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação-CONAVE, |
2016, , Matriz Curricular de Química e Formação de Professores: Avaliação do Perfil Formativo de Futuros Professores, IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação-CONAVE, |
2015, , Estudos Qualitativos de Aspectos Ambientais do Município de Codó-Maranhão numa Perspectiva de Atuação no Ensino Fundamental para Preservação Ambiental., II SEMANA DE AMBIENTE EM FOCO, |
2015, , A Higiene Pessoal em Foco: Verificação de mapas Conceituais Construídos a partir de práticas Laboratoriais Aplicadas a Alunos do Ensino Fundamental de Codó - Maranhão, I SEMANA AMBIENTE EM FOCO, |
2015, , Experimentação no Ensino de Ciências como Ferramenta Didática no Processo de Ensino e Aprendizagem da Temática Água, II SEMANA DE AMBIENTE EM FOCO, |
2015, , Uso de Material Alternativo para Construção de Experimentos Voltados para a Educação Ambiental no ensino de Ciências, II SEMANA DE AMBIENTE EM FOCO, |
2015, , Implicações Contextuais no Ensino de Ciências em Escolas Quilombolas da Cidade de Codó ? Maranhão: Revelando Crenças e Conflitos entre a Prática Docente e o Saber Cientifico. (SEMIC)., XXVII Seminário de Iniciação Científica, |
2015, , Construção do Trabalho Docente no Ensino de Ciências em Escolas Públicas da Zona Urbana da Cidade de Codó ? Maranhão., XXVII Seminário de Iniciação Cientifica, |
2015, , Desenvolvendo Estudos sobre Aspectos de Qualidade da Água Consumida no Município de Codó ? Maranhão. (Ambiente em Foco)., II SEMANA DE AMBIENTE EM FOCO, |
2015, , Conversando Sobre Homossexualidade como Ferramenta de Superação de Preconceitos e Crenças: A formação Saudável da Sexualidade na Adolescência., 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso para Ciência, |
2015, , Trabalhando Identidade e Gênero de Forma Lúdica para Promoção da Aprendizagem-Significativa no Ensino Fundamental na Cidade de Codó ? Maranhão., 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasielira para o Progresso da Ciência, |
2015, , Ensino de Química e a Implementação da Prática Interdisciplinar: Concepções de Professores do Ensino Médio de Escolas da Rede Pública em São Luís ? Maranhão., 55º Congresso Brasileiro de Química, |
2015, , Aprendizagem Significativa em Química no Ensino Fundamental por meio de Intervenções de um Clube de Ciências: Construindo Conceitos e Significados, 55º Congresso Brasileiro de Química, |
2015, , Trabalhando Questões Cientifico-Culturais para Construção de Sujeitos Ecológicos em Escola Rural de Ensino Fundamental da Cidade de Codó ? Maranhão., 55º Congresso Brasileiro de Química, |
2014, , Aplicação de Atividade Lúdica sobre Educação no Trânsito pelo viés da Química voltada para o Ensino Fundamental da Cidade de Codó- Maranhão., XII Simpósio Brasileiro de Educação Química, |
2014, , Construindo Competências em Educação Ambiental para formação do Sujeito Ecológico a partir do Ensino Fundamental., XXXVII Sociedade Brasileira de Química, |
2014, , Construção de Vídeos de Experimentação para o Ensino de Ciências como Recurso Didático-Pedagógico para o Ensino Fundamental., XII Simpósio Brasileiro de Educação Química, |
2014, , Intervenções no Ensino de Ciências Naturais Através de dinâmica Informal para Apropriação da Linguagem Científica para Alunos do Ensino Fundamental, XII Simpósio Brasileiro de Educação Química, |
2014, , Perfil Qualitativo de Formandos em Licenciatura de Química das Instituições Públicas de Ensino Superior da cidade de São Luís do Maranhão., XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, |
2014, , Caracterização Etnográfica do Conjunto de Professores atuantes na Área de Ciências Naturais da Zona Urbana da cidade de Codó-Maranhão., XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, |
2014, , Construção da Identidade Etnográfica de Professores de Química Atuantes nas Escolas Públicas de Ensino Médio de São Luís-MA., XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, |
2014, , Clube de Ciências para o Ensino Fundamental: Atividades em Ambiente Informal para Promoção da Apropriação de Linguagem Científica., IV Fórum de Extensão UFMA, |
2014, , Elaboração, Desenvolvimento e Aplicação de Uma Experimentoteca Interdisciplinar para Ciências Naturais., XII Simpósio Brasileiro de Educação Química, |
2014, , Percurso da Construção do Ensino em Ciências Naturais: Caracterização do Conjunto de Professores de Ciências da Cidade de Codó ? Maranhão., XXVI Seminário de Iniciação Cientifica, |
2014, , Perspectivas para o Ensino de Ciências frente a Nova Sociedade do Conhecimento, XI Semana Nacional de Ciência e tecnologia, |
2014, , AHigiene Pessoal em Foco: Verificação de Mapas Conceituais Construídos a partir de Práticas Laboratoriais Aplicadas a Alunos do Ensino Fundamental na Cidade de Codó ? Maranhão., II SEMANA DE AMBIENTE EM FOCO, |
2013, , A Formação Crítica e Reflexiva de Professores de Ciências a partir da Educação Ambiental, VIII Encontro ibero-Americano de Educação, |
2013, , Perfil Etnográfico dos Profissionais de Limpeza no Município de Codó-Ma, II Seminário de Iniciação a Docência, |
2013, , Lixo, Uma Questão Ecológica: Identificando o Problema e Propondo Soluções., II Seminário de Iniciação a Docência, |
2013, , Aulas de Química como Espaço para Reflexão e Desenvolvimento de Competências para Docência em Ciências Naturais, XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, |
2013, , Repensando o Ensino de Química através de Estratégia Reflexiva destinada a Prática da Docência em Ciências Naturais, XI Simpósio de Educação em Química, |
2013, , Educação Ambiental como Tema Gerador de Competências para Docência em Ciências Naturais, XI Simpósio de Educação em Química, |
2013, , Verificação da Elaboração de Conceitos sobre Ligações Químicas a partir de Questão Geradora: Estudo de Caso em uma Escola de Ensino Médio de São Luís do Maranhão, XXXI Encontro Nacional de estudantes de Química, |
2013, , Formação de Professores de Ciências da Natureza: reflexões sobre a construção de competências para docência, II Fórum das Graduações - IFMA, |
2012, , Aprendendo Ciências a partir do tema Água: um estudo de caso com alunos do Ensino Médio de uma escola pública de São Luís do Maranhão., 64 ª Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, |
2012, , Percepções da apropriação da Linguagem da Química Fundamental por alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ensino Médio de São Luís do Maranhão., 64 ª Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, |
2012, , O Uso de Redes Sociais para o Desenvolvimento de Competências em TIC´s no Processo de Formação de Professores de Ciências Naturais., 10º Simpósio Brasileiro de educação Química, |
2012, , Desenvolvendo Educação Ambiental no Ensino Fundamental do Município de Codó: Uma proposta interdisciplinar a partir do tema água., 64 ª Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, |
2011, , Incorporación de la Historia de la Química en la Actividad Química Escolar para la promoción de Competencias Científicas, Seminario Intercional Quimica: Historia, Filosofía e Educación, |
2011, , Estratégias Interdisciplinares para Aprendizagem Significativa da Química e da Matemática, 51 Congresso Brasileiro de Química, |
2011, , Um Estudo sobre a Reformulação dos Cursos de Licenciatura de Química das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Nordeste do Brasil, V Congresso Internacional sobre Formácion de Profesores de Ciencias, |
2009, , Matrizes Curriculares dos Cursos de Licenciatura em Química das IES ESTADUAIS da Região Nordeste: Um Estudo de Cargas Horárias, V Encontro Paulista de Ensino de Química, |
2008, , Estratégia Lúdica para o ensino de Química Geral: Uma Aplicação na Educação de Jovens e Adultos., VI Evento de Educação em Química, |
2008, , Complexidade do Trabalho Docente: Concepções de Licenciandos em Química., XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, |
2008, , Contribuiciones de Investigación en la Enseñanza de Química Generando Reflexiones entre Licenciados., IX Encuentro de Estudiantes de Doctorado y Máster en Didáctica de las Matemáticas y de las Ciencias Experimentales, |
2008, , Ensino de Química: Aportes e Propostas a partir da História da Química, XIV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, |
2008, , A Construção de uma Identidade Docente bem Sucedida: Visão de um Grupo de pós-graduandos em Química., XIV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, |
2007, , Avaliação de um modelo didático interdisciplinar aplicado a um curso de pós-graduação, V Evento de Química, |
2007, , O Currículo de Cursos de Licenciatura em Química do Estados do Maranhão e Piauí, IV Congresso de Pós-Graduação da UFSCar, |
2007, , Uma prática reflexiva em disciplina recém formulada para pós-graduação em química., XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, |
2006, , Uso de estratégia lúdica para ensino da tabela periódica: uma aplicação em salas de aula de escolas públicas, XIII Encontro Nacional de Ensino de Química, |
2006, , Uso de estratégia lúdica para ensino da tabela periódica:uma aplicação em salas de aula de escolas públicas., XIII ENEQ- Encontro Nacional de Ensino da Química., |
2005, , Construção de um Sensor Screen Printing para Detecção de Pesticidas Carbamatos., XXIV Encontro Nacional dos Estudantes de Química, |
2005, , Contextualizando educação ambiental a partir de disciplinas de química na formação de técnicos em meio ambiente., III EVEQ - Evento de Educação em Química., |
2004, , Construção de um Biossensor Screen Printing para Detecção de Pesticidas Carbamatos, XLIV Congresso Brasileiro de Química., |
2003, , Construção de um perfil cognitivo de alunos de escola pública segundo Piaget e Bruner: Uma aplicação ao ensino da química, XXII Encontro Nacional dos Estudantes de Química, |
2003, , Importância da qualidade da água consumida em escolas públicas: Avaliação do grau de informação dos alunos do Ensino Médio da escola Fernando Perdigão., VI ENQUIMA - Encontro de química do Maranhão, |
2001, , Análise microbiológica de queijo tipo coalho das raças bovina e bubalinas comercializadas na cidade de São Luís ?MA., 53ª Reunião Anual da SBPC, |
Capítulos de livros (6) |
2023, Diversidade e Educação Intercultural no Ensino de Química: Traçando reflexões sobre as publicações nacionais, Diversidade e Educação Intercultural no Ensino de Química: Traçando reflexões sobre as publicações nacionais, Joseane Ferreira Costa Felix, Ana Clédina Rodrigues Gomes, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques |
2018, Surdez, Diversidade e Ensino de ciências: uma Discussão a partir dos Estudos Culturais, Ensino de ciências e educação para a diversidade, Franciane da Silva e Silva, Jackson Ronie Sá-Silva, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques |
2018, Ciência, Tecnologia e Saberes Tradicionais: a farinha de mandioca como vetor para a construção de conceitos científicos, Questões de ensino de ciência e tecnologia em discussão, Eurisvaldo Silva Nunes, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques |
2018, O lixo: Reflexões sobre a Prática Pedagógica do Professor de Ciências a partir do Enfoque CTS, Questões de Ensino de Ciência e Tecnologia em Discussão, Franciane da Silva e Silva, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques |
2017, O Professor de Ciências e a Construção de uma Identidade Profissional, Conhecimentos, Saberes e experiências na Educação Básica, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Johanna Patricia Camacho Gonzáles |
2014, A Educação Ambiental no Ensino de Ciências como Espaço Formativo Interdisciplinar de professores de Ciências, A Educação Ambiental no Ensino de Ciências como Espaço Formativo Interdisciplinar de professores de Ciências, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques |
Livros (5) |
2023, O Ensino de Ciências Naturais e a Prática reflexiva: um olhar sobre a pesquisa no campo da docência em formação, Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques |
2020, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: olhares e contextos, Antônio José da Silva, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Hawbertt Rocha Costa, Maria Consuelo Alves Lima, Marcos Denilson Guimarães, Silvete Coradi Guerini, Regina Celia de Sousa |
2018, Questões de Ensino de Ciência e Tecnologia em Discussão, Maria Consuelo Alves Lima, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Thirza Pavan Sorpreso |
2017, Conhecimentos, Saberes e experiências na Educação Básica, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Antonio de Assis Cruz Nunes, Clara Maria Gil Ferreira Fernandes Pereira Coutinho, Johanna Patricia Camacho Gonzáles, Maria da Gloria Rocha Ferreira, Marize Barros Rocha Aranha, Maria José Albuquerque Santos, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes |
2016, Formação Inicial na docência em Química: Reformulações e Realidade, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Luiz Henrique Ferreira |
Participações em Bancas de Cursos (120) |
2024, Dissertação de Mestrado A EXPERIMENTACAO NA PRATICA DOCENTE COMO ATIVIDADE PROMOTORA DE ARGUMENTACAO CIENTIFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS FINAIS, MARIA ELIANE OLIVEIRA DA SILVA |
2024, Dissertação de Mestrado DIALOGOS SOBRE EDUCACAO PARA A BIODIVERSIDADE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DECOLONIAL A PARTIR DO CONTEXTO AXIXAENSE: um estudo nas escolas publicas da rede estadual de Axixa - MA., VICENTE DE PAULA CAMPOS FREITAS |
2024, Dissertação de Mestrado TEMATICA VACINAS EM LIVROS DIDATICOS DE CIENCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO MEDIO: OLHARES NO CONTEXTO DA EDUCACAO EM SAUDE , ANDRE FELIPE MOREIRA REIS |
2024, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE QUIMICA NO NOVO ENSINO MEDIO: UMA ANALISE DE ASPECTOS CURRICULARES DO ESTADO DO MARANHAO , ALINE DA SILVA MUNIZ CARDOSO |
2024, Dissertação de Mestrado O PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGOGICO NA PERSPECTIVA DA PRATICA EXPERIMENTAL EM QUIMICA: vislumbrando caminhos e possibilidades na modalidade EJA, ANTONIO JOSE MIRANDA SILVA |
2024, Dissertação de Mestrado DIVERSIDADE E PRATICA DOCENTE QUILOMBOLA: interlocucoes entre o ensino de quimica e a educacao intercultural, JOSEANE FERREIRA COSTA FELIX |
2024, Monografia de Graduação Categorizacao do uso do PET como material alternativo para o ensino deciencias, MILENA PACHECO LIMA |
2024, Monografia de Graduação Propostas experimentais contidas em livros didaticos de biologia usados na cidade de Timbiras (MA): um estudo panoramico., ELENILSON MONTEL LOPES |
2023, Dissertação de Mestrado A GAMIFICACAO NO ENSINO DE BIOLOGIA: uma proposta didatico-pedagogica no Centro Educa Mais Maria Monica Valle Costa, AGLAENNE REIS LIMA TEIXEIRA |
2023, Dissertação de Mestrado FORMACAO DE PROFESSORAS(ES) PARA O ENSINO DE AGROECOLOGIA: estudos sobre praticas educativas agroecologicas do Centro de Educacao do Campo Roseli Nunes MA, JOCENILSON MENDES COSTA |
2023, Dissertação de Mestrado AS MIDIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA FORMACAO DE PROFESSORES DE CIENCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo na Escola Municipal Paulo Freire em Imperatriz/MA, ALINE BORGES DA SILVA |
2023, Dissertação de Mestrado COMBATE AO NEGACIONISMO CIENTIFICO E AS FAKE NEWS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NA ESCOLA CENTRO EDUCA MAIS ALMIRANTE TAMANDARE, MARCIA AMELIA GASPAR MATOS GONÇALVES |
2023, Dissertação de Mestrado QUIMICA POR MEIO DE IMAGENS: a fotografia com enfoque na Educacao Ambiental como proposta de ensino e aprendizagem na EJA, MARIA APARECIDA CONCEIÇÃO MARCONCINI PRESTES |
2023, Dissertação de Mestrado Animacoes Digitais no Contexto da Formacao Inicial de Professores de Biologia, DOGIVAL ALVES CAVALCANTE JUNIOR |
2023, Dissertação de Mestrado ARGUMENTACOES E CONSTRUCAO DA APRENDIZAGEM SEGUNDO DOCENTES DE CIENCIAS: UM PANORAMA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIENCIAS DA REDE PUBLICA DA CIDADE DE CODO/MA , ELRILENE DA CRUZ PEREIRA |
2023, Monografia de Graduação O SAEB A PARTIR DO OLHAR DE UMA PROFESSORA DE CIENCIAS NATURAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CODO-MA, ANTONIO CARLOS ALVES DE SOUZA |
2023, Monografia de Graduação Titulo: O CURRICULO DE CIENCIAS NATURAIS: UMA ANALISE PELO VIES HISTORICO DA BASE LEGAL ORIENTADORA DO CONTEUDO ESCOLAR, EVANE BARBOSA DE OLIVEIRA |
2023, Monografia de Graduação A EXPERIMENTACAO NOS LIVROS DIDATICOS DE BIOLOGIA E SUAS REPRESENTACOES COMO PROPOSTA DIDATICA , LUCIANA BATISTA SANTOS |
2023, Monografia de Graduação PERCEPCAO AMBIENTAL SOBRE RESIDUOS ELETRONICOS NA COMUNIDADE ACADEMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO/CENTRO DE CIENCIAS DE CODO., DIANA CUNHA DA SILVA |
2023, Monografia de Graduação O CURRICULO DAS CIENCIAS NATURAIS NA CIDADE DE MONCAO/MA (1904-1968): TRACANDO OLHARES PELA PERPECTIVAS DA HISTORIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES, CAMILA MADEIRA COSTA |
2023, Monografia de Graduação A DISCIPLINA DE CIENCIAS E A PRATICA EXPERIMENTAL INSERIDAS EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1906-1935): Perspectivas Historicas Curriculares de Codo - MA, AGDA TEIXEIRA SOUSA |
2023, Dissertação de Mestrado APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: um estudo com professores na escola estadual Centro de Ensino Estado do Mato Grosso , FLÁVIA HELENA CABRAL SILVA REIS |
2023, Dissertação de Mestrado Animacoes digitais no contexto da formacao inicial de professores de Biologia, DOGIVAL ALVES CAVALCANTE JUNIOR |
2023, Dissertação de Mestrado Diversidade e a Pratica Docente: Interlocucoes entre o ensino de Quimica e a Educacao Intercultural, JOSEANE FERREIRA COSTA FELIX |
2023, Dissertação de Mestrado Argumentacoes e construcao da aprendizagem: um panorama no contexto do ensino ciencias da rede publica da cidade de Codo/MA, ELRILENE DA CRUZ PEREIRA |
2023, Dissertação de Mestrado A EXPERIMENTACAO PROBLEMATIZADORA NA PRATICA DOCENTE COMO ATIVIDADE PROMOTORA DE ARGUMENTACAO CIENTIFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA ELIANE OLIVEIRA DA SILVA |
2023, Dissertação de Mestrado O APLICATIVO INTERTEA NO APOIO A FORMACAO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MEDIO NO MUNICIPIO DE BACABEIRA/MA: uma proposta para o ensino de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em tempos de (pos) pandemia, JOELICE SILVA DA LUZ |
2023, Dissertação de Mestrado Ensino de Ciencias inclusivo para surdos: uma proposta reflexiva de recurso pedagogico voltado para os anos finais do Ensino Fundamental, EVENE THAIS AUSTRIACO COELHO |
2023, Dissertação de Mestrado O PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGOGICO NA PERSPECTIVA DA PRATICA EXPERIMENTAL EM QUIMICA: vislumbrando caminhos e possibilidades na modalidade EJA Sao Luis, ANTONIO JOSE MIRANDA SILVA |
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE CIENCIAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: uma proposta de praticas inclusivas para professores de Ciencias na U.E.B Ministro Carlos Madeira da Rede Municipal de ensino de Sao Luis, NAYANE DE JESUS PINHEIRO SANTOS |
2023, Dissertação de Mestrado DIALOGOS SOBRE EDUCACAO PARA A BIODIVERSIDADE NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DECOLONIAL A PARTIR DO CONTEXTO AXIXAENSE: um estudo nas escolas Centro de Ensino Estado do Acre e Instituto Estadual de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Maranhao/ IP Axixa, VICENTE DE PAULA CAMPOS FREITAS |
2023, Dissertação de Mestrado BIBLIOTECA VIRTUAL COMO RECURSO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA UEB MUNICIPAL DRA.MARIA ALICE COUTINHO, SAO LUIS-MA, CRISTIANE SILVA GONÇALVES |
2023, Dissertação de Mestrado COMBATE AO NEGACIONISMO CIENTIFICO E AS FAKE NEWS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NA ESCOLA CENTRO EDUCA MAIS ALMIRANTE TAMANDARE , MARCIA AMELIA GASPAR MATOS GONÇALVES |
2023, Dissertação de Mestrado QUIMICA POR MEIO DE IMAGENS: a fotografia com enfoque na Educacao Ambiental como proposta de ensino e aprendizagem na EJA, MARIA APARECIDA CONCEIÇÃO MARCONCINI PRESTES |
2023, Monografia de Graduação A EDUCACAO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICIPIO DE CODO-MA: perspectivas e desafios, SIMONE MONTEIRO SILVA |
2023, Monografia de Graduação A EDUCACAO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NO MUNICIPIO DE CODO-MA: perspectivas e desafios., MARIA SANTANA DE JESUS ZULEIDO |
2023, Monografia de Graduação AVALIACAO FISICO-QUIMICA DA QUALIDADE DA AGUA DO RIO ITAPECURU NA REGIAO DE TIMBIRAS-MA, ANTONIO MOISES DA SILVA |
2023, Monografia de Graduação AVALIACAO FISICO-QUIMICA DA AGUA DE CONDENSACAO PARA FINS DE REAPROVEITAMENTO: UM ESTUDODE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO, DAINARA FARIAS VIANA |
2023, Monografia de Graduação Um Olhar sobre o Pibid e suas Repercussoes no Contexto da Praxis Docente: Vivencias e Expectativas na Formacao Inicial, IDEANE MELO DA SILVA |
2023, Monografia de Graduação Vacinas como tema gerador para reflexoes de alunos do Ensino Fundamental (series finais): Uma analise das argumentacoes promovidas em um clube de ciencias., FRANCISCA JESSICA VIEIRA ARAUJO |
2022, Dissertação de Mestrado Representacoes sobre queimadas em livros didaticos de ciencias: buscando indicadores para formacao de sujeitos ecologicamente orientados, CAMILA CARNEIRO DA SILVA |
2022, Dissertação de Mestrado As praticas de ensino de desenho na escola modelo Benedito Leite (1900 1920) , ELKE RUSANA PIRES SANTOS RIBEIRO |
2022, Monografia de Graduação DESPERTANDO NOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MEDIO O INTERESSE PELA QUIMICA, GISLENE DOS SANTOS SILVA |
2022, Dissertação de Mestrado Ensino de ciencias para surdos numa perspectiva de inclusao desenvolvida em escolas publicas do municipio de Codo-Maranhao, EVENE THAIS AUSTRIACO COELHO |
2022, Dissertação de Mestrado AS MIDIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA FORMACAO DE PROFESSORES DE CIENCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo na Escola Municipal Paulo Freire em Imperatriz/MA, ALINE BORGES DA SILVA |
2022, Dissertação de Mestrado Representacoes sobre Queimadas em Livros Didaticos de Ciencias: Buscando Indicadores de Formacao de Sujeitos Ecologicamente Orientados, CAMILA CARNEIRO DA SILVA |
2022, Dissertação de Mestrado Praticas de desenho na escola modelo Benedito Leite (1900 1920), ELKE RUSANA PIRES SANTOS RIBEIRO |
2022, Dissertação de Mestrado Formacao e praticas docentes: uma analise sobre ao processo de Alfabetizacao Midiatica e Informacional no ensino de Biologia, KATIANE DE JESUS SOUZA |
2022, Dissertação de Mestrado QUIMICA POR MEIO DE IMAGENS: a fotografia com enfoque na Educacao Ambiental como proposta de ensino e aprendizagem na EJA, MARIA APARECIDA CONCEIÇÃO MARCONCINI PRESTES |
2022, Monografia de Graduação USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA AS AULAS PRATICAS DE QUIMICA, LHAYS CAMPOS NEPONUCENA |
2022, Monografia de Graduação ENSINO DE QUIMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO MEDIO DE BOM JESUS DAS SELVAS, LUCIANA DE SOUZA FRANCA |
2022, Monografia de Graduação ANALISE DA QUALIDADE FISICO-QUIMICA DAS AGUAS DO RIO ITAPECURU NA REGIAO DECODO-MA, MARIA DANYELLE VIEIRA LEAL |
2021, Monografia de Graduação ESTAGIO CURRICULAR E FORMACAO DE PROFESSORES:EXPERIENCIAS E EXPECTATIVAS DOCENTES DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIENCIAS NATURAIS/BIOLOGIA DA UFMA/CODO,, PATRICIA VASCONCELOS RIBEIRO |
2021, Qualificação de Mestrado EDUCACAO AMBIENTAL NA GESTAO DE RESIDUOS SOLIDOS: um estudo no 4º e 5º ano da U.E.B. Olinda Desterro , LETICIA REGIA GOMES SOUZA |
2021, Dissertação de Mestrado MAPEAR PARA APRENDER: USO DE MAPAS CONCEITUAIS E DE MAPAS MENTAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA, ANA TELMA DA SILVA MIRANDA |
2021, Dissertação de Mestrado A INCLUSAO DO ESTUDANTE COM DEFICIENCIA VISUAL NO UNIVERSO DO CONHECIMENTO QUIMICO: uma proposta para promocao da educacao cientifica no Ensino Fundamental, FABIANE SILVA MARTINS |
2021, Monografia de Graduação A formacao de saberes docentes pelo vies da experimentacao: impressoes iniciais para a construcao de uma identidade docente reflexiva., FABIANA DE ARAUJO LEITE |
2021, Monografia de Graduação Experimentacao no contexto do ensino de ciencias: um panorama a partir do planejamento da atividade docente., DANIELLY MOTA NEVES |
2021, Monografia de Graduação EDUCACAO E SEXUALIDADE: DO RECONHECIMENTO DAS DIVERSIDADES SEXUAIS A EXPERIENCIA VIVIDA NO PIBID INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA ROBERTO FRANCA, NO MUNICIPIO DE CODO – MA, JOSE CARLOS SERRA VIEIRA JUNIOR |
2021, Monografia de Graduação CATEGORIZACAO DE IMAGENS REFERENTES AO TEMA “ALIMENTOS” EM LIVROS DIDATICOS DE CIENCIAS UTILIZADOS NA REDE PUBLICA DE ENSINO CODOENSE., LILIANE DA SILVA VIEIRA |
2021, Dissertação de Mestrado A INSERCAO DA QUIMICA ESCOLAR NO CURRICULO DE ESCOLAS PUBLICAS ESTADUAIS MARANHENSES (1890-1914): um olhar a partir da Historia das Disciplinas Escolares , TALITA CRISTINA RAIOL CARVALHO |
2021, Qualificação de Mestrado A Quimica pela Lente da Historia das Disciplinas Escolares: um olhar sobre as escolas publicas estaduais maranhenses (1890-1914), TALITA CRISTINA RAIOL CARVALHO |
2021, Qualificação de Mestrado A Arte no Ensino da Quimica: a linguagem que transforma?, EMILY CRISTINA SILVA SOUSA RAMOS |
2021, Monografia de Graduação BULLYING E EDUCACAO: PERCEPCOES E DESAFIOS POLITICOS-PEDAGOGICOS NA ESCOLA PUBLICA, ANA GLIZELDA OLIVEIRA DA SILVA |
2020, Monografia de Graduação PROJETO POLITICO PEDAGOGICO: INSTRUMENTO DA GESTAO DEMOCRATICA NO CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL SENADOR ARCHER, CODO/MA, SARA ARAUJO COSTA |
2020, Monografia de Graduação Ensino de Ciencias e questoes de genero: concepcoes de graduandas em Biologia sobre a representacao da figura feminina na ciencia, ALICE JULIANA DE SOUSA |
2020, Monografia de Graduação GESTAO ESCOLAR DEMOCRATICA E PARTICIPACAO DA FAMILIA: UM ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL ROBERTO FRANCA NO MUNICIPIO DE CODO-MA., CARLENE DOS SANTOS BARBOSA |
2020, Qualificação de Mestrado INTERVENCOES EDUCACIONAIS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DUPLA EXCEPCIONALIDADE (TEA NIVEL 1 /AHSD), JAILSON ARAUJO CIPRIANO |
2020, Qualificação de Mestrado A Inclusao do Deficiente Visual no Universo do Conhecimento Quimico: uma proposta de intervencao para promocao da educacao cientifica no Ensino Fundamental, FABIANE SILVA MARTINS |
2020, Qualificação de Mestrado EDUCACAO AMBIENTAL NA GESTAO DE RESIDUOS SOLIDOS: um estudo no 4º e 5º ano da U.E.B. Olinda Desterro, LETICIA MENDONCA DA SILVA |
2020, Qualificação de Mestrado MAPEAR PARA APRENDER: USO DE MAPAS CONCEITUAIS E DE MAPAS MENTAIS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA , ANA TELMA DA SILVA MIRANDA |
2020, Dissertação de Mestrado EDUCACAO AMBIENTAL E QUEIMADAS: a construcao de conceitos no ensino de ciencias para formacao de sujeitos ecologicos , NILTON DA SILVA CORRÊA |
2020, Monografia de Graduação Saberes Tradicionais no Ensino de Ciencias praticados em Escolas de Ensino Fundamental da Cidade de Codo – Maranhao, MAYARA GALVAO PEREIRA |
2020, Dissertação de Mestrado Modelos Atomicos no Livro Didatico de Quimica: Estudo das representacoes ilustrativas pelo vieis do discurso cientifico-social , MANUELA CONCEIÇÃO MACHADO DA SILVA |
2020, Qualificação de Mestrado Modelos Atomicos no Livro Didatico de Quimica: Estudo das representacoes ilustrativas pelo vieis do discurso cientifico-social , MANUELA CONCEIÇÃO MACHADO DA SILVA |
2020, Qualificação de Mestrado A TEMATICA DA NANOCIENCIA E NANOTECNOLOGIA NA FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES DE FISICA ABORDADA NAS INSTITUICOES DE ENSINO SUPERIOR UFSC E UFMA , ERIKA SANTOS DA COSTA |
2020, Qualificação de Mestrado RECORTES DO PERCURSO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM FISICA , LIZANDRA ALVES RIBEIRO |
2020, Monografia de Graduação As Explicacoes Cientificas e a Sala de Aula de Ciencias: Um olhar sobre as Concepcoes de Professores no campo da Educacao Cientifica, ELRILENE DA CRUZ PEREIRA |
2020, Monografia de Graduação Construcao e aplicacao de sequencia didatica experimental baseada em conteudos sobre natureza eletrica da materia, SABRINA NUNES SALES |
2020, Monografia de Graduação Proposicao de uma Sequencia Didatica sob o tema Queimadas para a Promocao da Aprendizagem Significativa no Ensino de Ciencias, CAMILA CARNEIRO DA SILVA |
2019, Monografia de Graduação O ESPACO DA MULHER NO UNIVERSO DA PESQUISA EM QUIMICA REALIZADAS EM IES DO ESTADO DO MARANHAO, DELIS SILVA OLIVEIRA |
2019, Monografia de Graduação Roteiros de experimentos presentes em livros didaticos de quimica: uma discussao na perspectiva da alfabetizacao cientifica., VANGELES ROCHA PIRES |
2019, Monografia de Graduação AVALIACAO DA APRENDIZAGEM E ENSINO DE QUIMICA: Perfil Do Processo Avaliativo Aplicado Por Professores De Quimica Do Ensino Medio, ALAN CARLOS ROCHA PACHECO |
2019, Qualificação de Mestrado EDUCACAO AMBIENTAL E QUEIMADAS: a construcao de conceitos no ensino de ciencias para formacao de sujeitos ecologicos Sao Luis 2019 Sao Luis 2019, NILTON DA SILVA CORRÊA |
2019, Qualificação de Mestrado A REALIDADE VIRTUAL COMO RECURSO EDUCATIVO: o uso da tecnologia por professores de Biologia , CARLOS BRUNO CABRAL DE OLIVEIRA |
2019, Qualificação de Mestrado EDUCACAO PARA A BIODIVERSIDADE: olhares para o ensino de Biologia no contexto maranhense , THALIANA CRUZ DANTAS |
2019, Dissertação de Mestrado QUESTOES AMBIENTAIS NO ENSINO DE CIENCIAS: a educacao cientifica pelo vies das atividades ludicas , AMANDA MARCOS COELHO |
2019, Dissertação de Mestrado EXPERIMENTACAO NO ENSINO DE QUIMICA E AVALIACAO DA APRENDIZAGEM: O ENREDO DA PRATICA DOCENTE EM FOCO , THANIELLE SOUZA SILVA |
2019, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE CIENCIAS E EDUCACAO AMBIENTAL: a formacao de sujeitos ecologicos a partir do Ensino Fundamental, WALDELICE OLIVEIRA ALMEIDA |
2019, Dissertação de Mestrado RADIOATIVIDADE NO ENSINO MEDIO EM UMA ABORDAGEM CIENCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS), ELISIANY DOS SANTOS BRITO |
2019, Dissertação de Mestrado UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ESTATISTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMATICA NO ENSINO MEDIO, PATRICIA AZEVEDO DE OLIVEIRA |
2019, Dissertação de Mestrado A FEIRA DE CIENCIAS COMO INSTRUMENTO PARA PROMOCAO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIENCIAS, TAISE HELENA DE SOUSA SILVA |
2019, Monografia de Graduação AVALIACAO DA QUALIDADE DA AGUA DO RIO ITAPECURU: ANALISE FISICO-QUIMICA E IMPACTOS ANTROPICOS, UEVERSON SILVA DE ALMEIDA |
2019, Monografia de Graduação SABERES POPULARES E O ENSINO DE CIENCIAS: A TRADICAO DO CHACOMO VETOR PARA PROMOCAO DA ALFABETIZACAO CIENTIFICA, ROZINETE GUIMARAES DE PINHO |
2019, Monografia de Graduação ESTAGIO E PROFISSIONALIZACAO DOCENTE: PERCEPCOES DE LICENCIANDOS SOBRE A CONSTRUCAO DE SABERES NO UNIVERSO DA FORMACAO INCIAL, MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA DA SILVA |
2019, Monografia de Graduação METODOS CONTRACEPTIVOS E A REPRESENTACAO SOCIAL APRESENTADA EM LIVROS DIDATICOS DE CIENCIAS ADOTADOS EM ESCOLAS PUBLICAS DA CIDADE DE CODO-MA, DAYANE MARIA MELO DA SILVA |
2019, Monografia de Graduação APLICACAO DE UMA SEQUENCIA DIDATICA DE CIENCIAS CONTEMPLANDO A“LEITURA DE ANDAIME” COMO PONTE PARA COMPREENSAO DO UNIVERSO QUIMICO, LUIS EDUARDO DA CONCEICAO |
2019, Monografia de Graduação ANALISE DOS ENUNCIADOS SOBRE O CONTEUDO “TABELA PERIODICA” APLICADAS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PUBLICAS DA CIDADE DE CODO/MARANHAO, SAMANDA NUNES SALES |
2019, Monografia de Graduação INTERPRETACAO DE ROTULOS DE PRODUTOS ALIMENTICIOS DE RESTRICAO ALIMENTAR: A aprendizagem de ciencias pelo vies da alfabetizacao cientifica, SARAH RAQUEL SANTOS DA SILVA |
2019, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE CIENCIAS NATURAIS E A ORGANIZACAO DO CURRICULO ESCOLAR: um estudo sobre a pratica docente de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ANA JULIA VIEGAS GOMES OLIVEIRA |
2019, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE CIENCIAS E EDUCACAO AMBIENTAL: a formacao de sujeitos ecologicos a partir do Ensino Fundamental, WALDELICE OLIVEIRA ALMEIDA |
2019, Qualificação de Mestrado EXPERIMENTACAO NO ENSINO DE QUIMICA E AVALIACAO DA APRENDIZAGEM: O ENREDO DA PRATICA DOCENTE EM FOCO, THANIELLE SOUZA SILVA |
2019, Qualificação de Mestrado OBESIDADE E ENSINO DE CIENCIAS: uma proposta pedagogica, UERLENE DO ROSÁRIO GARCÊS RIBEIRO |
2019, Qualificação de Mestrado AS ABORDAGENS DA EDUCACAO EM SAUDE EM LIVROS DIDATICOS DE BIOLOGIA, PREMMA HARY MENDES SILVA |
2019, Dissertação de Mestrado NANOCIENCIA PARA O ENSINO DE FISICA NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS NUMA ABORDAGEM CTS, CASSANDRA MARIA RIBEIRO COSTA |
2018, Monografia de Graduação Interpretacao dos Rotulos de Embalagens de Cosmeticos como meio de Atividade Investigativa no Ensino de Ciencias, MAYARA LIMA OLIVEIRA |
2018, Monografia de Graduação Ensino de Ciencias e o Tema Alimentacao: Revelando Proposicoes em Livros didaticos de ciencias no Ensino Fundamental, ADRIANA ALMEIDA DA SILVA |
2018, Monografia de Graduação Uma Proposta de Aplicacao de Sequencia Didatica Experimental por Investigacao: o Caso do Bebedouro Contaminado, ROSALIA FERREIRA DA SILVA |
2018, Dissertação de Mestrado CONCEPCOES DE PROFESSORES DE QUIMICA SOBRE PROPOSICOES DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA DIRECAO DA ALFABETIZACAO CIENTIFICA, LUIZELIO VELOSO PINTO |
2018, Monografia de Graduação O ENSINO DA TEMATICA “DESASTRES NATURAIS” NO ENSINO MEDIO NO CENTRO DE EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS LUCIA BAYMA, CODO-MA: Um olhar a partir da inundacao urbana de 2009., ALAN NEVES FEITOSA |
2018, Monografia de Graduação ENSINO DE QUIMICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: CENARIO EDUCACIONAL DA CIDADE DE ROSARIO-MA, TALITA CRISTINA RAIOL CARVALHO |
2018, Qualificação de Mestrado A FEIRA DE CIENCIAS COMO INSTRUMENTO PARA PROMOCAO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIENCIAS, TAISE HELENA DE SOUSA SILVA |
2018, Qualificação de Mestrado RADIOATIVIDADE NO ENSINO MEDIO EM UMA ABORDAGEM CTS, ELISIANY DOS SANTOS BRITO |
2018, Qualificação de Mestrado O ENSINO DE CIENCIAS NATURAIS E A ORGANIZACAO DO CURRICULO ESCOLAR: um estudo sobre a pratica docente de professores (as) do Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ANA JULIA VIEGAS GOMES OLIVEIRA |
2018, Qualificação de Mestrado O ENSINO DE CIENCIAS E EDUCACAO AMBIENTAL: a formacao de sujeitos ecologicos a partir do Ensino Fundamental Sao Luis, WALDELICE OLIVEIRA ALMEIDA |
2018, Dissertação de Mestrado A METODOLOGIA WEBQUEST COMO ESTRATEGIA DE ENSINO MOTIVADORA DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL , DEBORA SUZANE GOMES MENDES |
2018, Monografia de Graduação CATEGORIZACAO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS EM DISPOSITIVOS MOVEIS: UM OLHAR SOBRE A PRODUCAO PARA O ENSINO DE CIENCIAS NATURAIS , ISAIAS SOUSA DA SILVA |
2018, Monografia de Graduação APLICACAO DE SEQUENCIA DIDATICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE CIENCIAS A PARTIR DA TEMATICA “DROGAS”, ANA PAULA RAMOS SOUSA |
2018, Monografia de Graduação LUZ E COTIDIANO: IDEIAS PREVIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DA ALFABETIZACAO CIENTIFICA, DEUSALICE CARDOSO FERNANDES |
2017, Monografia de Graduação Analise e contrucao de videos sobre experimentacao para o ensino de ciencias, ALINE DE SOUSA PAVAO |
Trabalho de conclusão de curso (45) |
A INTERDISCIPLINARIDADE SEGUNDO O OLHAR DE PROFESSORES DE QUÍMICA DE ESCOLA DA CIDADE DE PORTO FRANCO- MARANHÃO, SORAIA PEREIRA BANDEIRA , 09/2014 |
A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO EM QUÍMICA: CONCEPÇÕES DE ANÁLISE DE LIVROS DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA CIDADE DE PORTO FRANCO, DIVINA COSTA COELHO CORDEIRO , 07/2014 |
CARACTERIZAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE PORTO FRANCO - MA SOBRE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA., LEIDIANE DOS SANTOS BARROS , 07/2014 |
CARACTERIZAÇÃO DAS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA APLICADAS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE PORTO FRANCO - MARANHÃO , ANDREA DE SOUSA SANTOS , 09/2014 |
O SABER SER PROFESSOR DE QUÍMICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO DAS IES DE PORTO FRANCO MA., ELISÂNGELA ELZA DE SÁ SOUSA , 09/2014 |
PERFIL DE ATIVIDADES DE CUNHO AMBIENTAL APLICADAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE PORTO FRANCO- MA, LUANA RODRIGUES MOURA , 09/2014 |
Perfil Didático-Pedagógico das aulas de química do ensino médio de escolas públicas em São Luís-MA, ADRIANO ROGERIO SILVA LIMA , 12/2014 |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE OS EXPERIMENTOS CONTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO ADOTADO PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NUMA ESCOLA DE PORTO FRANCO-MA., MARCELIA OLIVEIRA SOUSA , 09/2014 |
Professores de Química: Formação e saberes iniciais para a inserção mo contexto do trabalho docente, JOSÉ WILLIAM DINIZ COUTINHO , 01/2015 |
ANÁLISE PANORÂMICA DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA, FRANCIANE DA SILVA E SILVA , 07/2015 |
A escolha do livro didático de química: parâmetros de seleção adotados por professores de química de um conjunto de escolas públicas da cidade de São Luís Maranhão, LEONIDAS ESTEVES SOUSA , 07/2015 |
Interdisciplinaridade e o ensino de química: concepções e apropriação dos professores do ensino médio em São Luís - MA, MARTA VENANCIA FRANÇA RODRIGUES , 07/2015 |
O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DE SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO POR PROFESSORES DA ZONA URBANA DA CIDADE DE CODÓ-MA , MARIA DA CONCEIÇÃO GOMES DA SILVA , 06/2016 |
PANORAMA INCLUSIVO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL DA CIDADE DE CODÓ - MARANHÃO, EVENE THAIS AUSTRIACO COELHO , 08/2016 |
ENSINO DE CIÊNCIAS E SABERES TRADICIONAIS: A PERSPECTIVA CTS E A FARINHA DE MANDIOCA COMO VETOR PARA AULAS EXPERIMENTAIS, EURISVALDO SILVA NUNES , 03/2017 |
ENSINO DE CIÊNCIAS E TEMAS TRANSVERSAIS: Discutindo sobre a abordagem histórica e filosófica das vacinas em livros didáticos de Ciências., MARIA ANITA PINTO SOARES , 03/2017 |
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Concepções e Implementações das Atividades Experimentais no Ensino Fundamental na cidade de Codó-MA., MARIA ELIANE OLIVEIRA DA SILVA , 03/2017 |
EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA COMO MOTOR PARA DESENVOLVIMENTO DE ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS NATURAIS, RAYSSA MATOS DE SOUZA , 03/2017 |
Análise Fisico-Quimica e Microbiológica de Águas de Poços Artesianos de Uso Independente do Município da Timbiras-MA, MICHAEL MACHADO OLIVEIRA , 02/2017 |
LUZ E COTIDIANO: IDEIAS PRÉVIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, DEUSALICE CARDOSO FERNANDES MARQUES , 07/2018 |
ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: CENÁRIO EDUCACIONAL DA CIDADE DE ROSÁRIO-MA, TALITA CRISTINA RAIOL CARVALHO , 12/2018 |
APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CIÊNCIAS CONTEMPLANDO ALEITURA DE ANDAIME COMO PONTE PARA COMPREENSÃO DO UNIVERSO QUÍMICO, LUIS EDUARDO DA CONCEICAO , 07/2019 |
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E A REPRESENTAÇÃO SOCIAL APRESENTADA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS ADOTADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE CODÓ-MA, DAYANE MARIA MELO DA SILVA , 07/2019 |
ESTÁGIO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE SABERES NO UNIVERSO DA FORMAÇÃO INICIAL , MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA DA SILVA , 07/2019 |
ENSINO DE CIÊNCIAS E O TEMA ALIMENTAÇÃO: REVELANDO PROPOSIÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADRIANA ALMEIDA DA SILVA , 12/2019 |
ANÁLISE DOS ENUNCIADOS SOBRE O CONTEÚDO TABELA PERIÓDICA APLICADAS NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE CODÓ/MARANHÃO, SAMANDA NUNES SALES , 07/2019 |
INTERPRETAÇÃO DE RÓTULOS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS DE RESTRIÇÃO ALIMENTAR: A aprendizagem de ciências pelo viés da alfabetização científica, SARAH RAQUEL SANTOS DA SILVA , 07/2019 |
INTERPRETAÇÃO DOS RÓTULOS DE EMBALAGENS DE COSMÉTICOS COMO MEIO DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, MAYARA LIMA OLIVEIRA , 12/2018 |
SABERES POPULARES E O ENSINO DE CIÊNCIAS: A TRADIÇÃO DO CHÁ COMO VETOR PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ROZINETE GUIMARAES DE PINHO , 07/2019 |
O ESPAÇO DA MULHER NO UNIVERSO DA PESQUISA EM QUÍMICA REALIZADAS EM IES DO ESTADO DO MARANHÃO, DELIS SILVA OLIVEIRA , 12/2019 |
As Explicações Cientificas e a Sala de Aula de Ciências: Um olhar sobre as Concepções de Professores no campo da Educação Científica, ELRILENE DA CRUZ PEREIRA , 01/2020 |
Proposição de uma Sequência Didática sob o tema Queimadas para a Promoção da Aprendizagem Significativa no Ensino de Ciências, CAMILA CARNEIRO DA SILVA , 01/2020 |
Roteiros de experimentos presentes em livros didáticos de química: Uma discussão na perspectiva da alfabetização científica, VANGELES ROCHA PIRES , 12/2019 |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ENSINO DE QUÍMICA: Perfil Do Processo Avaliativo Aplicado Por Professores De Química Do Ensino Médio, ALAN CARLOS ROCHA PACHECO , 12/2019 |
Saberes Tradicionais no Ensino de Ciências praticados em Escolas de Ensino Fundamental da Cidade de Codó - Maranhão, MAYARA GALVAO PEREIRA , 10/2020 |
Ensino de Ciências e questões de gênero: concepções de graduandas em Biologia sobre a representação da figura feminina na ciência, ALICE JULIANA DE SOUSA , 12/2020 |
Experimentação no Contexto do Ensino de Ciências: Um Panorama a partir do Planejamento da Atividade Docente, DANIELLY MOTA NEVES , 10/2021 |
A formação de saberes docentes pelo viés da experimentação: impressões iniciais para a construção de uma identidade docente reflexiva, FABIANA DE ARAUJO LEITE , 10/2021 |
UM OLHAR SOBRE O PIBID E SUAS REPERCUSSÕES NO CONTEXTO DA PRAXIS DOCENTE: VIVÊNCIAS E EXPECTATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL, IDEANE MELO DA SILVA , 01/2023 |
VACINAS COMO TEMA GERADOR PARA REFLEXÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (SÉRIES FINAIS): UMA ANÁLISE DAS ARGUMENTAÇÕES PROMOVIDAS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS, FRANCISCA JESSICA VIEIRA ARAUJO , 01/2023 |
A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS E A PRÁTICA EXPERIMENTAL INSERIDAS EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1906-1935): PERSPECTIVAS HISTÓRICAS CURRICULARES DE CODÓ - MA, AGDA TEIXEIRA SOUSA , 07/2023 |
O CURRÍCULO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NA CIDADE DE MONÇÃO/MA (1904-1968): TRAÇANDO OLHARES PELA PERPECTIVAS DA HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES, CAMILA MADEIRA COSTA , 07/2023 |
A EXPERIMENTAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E SUAS REPRESENTAÇÕES COMO PROPOSTA DIDÁTICA , LUCIANA BATISTA SANTOS , 08/2023 |
O Currículo de Ciências Naturais: Uma análise pelo viés histórico da base legal orientadora do conteúdo escolar, EVANE BARBOSA DE OLIVEIRA , 08/2023 |
Propostas experimentais contidas em livros didáticos de biologia usados na cidade de Timbiras (MA): um estudo panorâmico, ELENILSON MONTEL LOPES , 01/2024 |
Orientação em pós-graduação (28) |
Mestrado, MARIA APARECIDA CONCEIÇÃO MARCONCINI PRESTES, 06/2021 - , Concluída em 11/2023 |
Mestrado, HELINE MARIA FURTADO SILVA, 03/2016 - , Concluída em 09/2018 |
Mestrado, NILTON DA SILVA CORRÊA, 03/2018 - , Concluída em 10/2020 |
Mestrado, EVENE THAIS AUSTRIACO COELHO, 03/2020 - , Concluída em 04/2023 |
Mestrado, WALDELICE OLIVEIRA ALMEIDA, 03/2017 - , Concluída em 03/2019 |
Mestrado, AMANDA MARCOS COELHO, 07/2017 - , Concluída em 08/2019 |
Mestrado, FABIANE SILVA MARTINS, 03/2019 - , Concluída em 12/2021 |
Mestrado, TAISE HELENA DE SOUSA SILVA, 03/2017 - , Concluída em 08/2019 |
Mestrado, MARIA ELIANE OLIVEIRA DA SILVA, 06/2021 - , Concluída em 05/2024 |
Mestrado, ELISIANY DOS SANTOS BRITO, 07/2017 - , Concluída em 08/2019 |
Mestrado, ANTONIO JOSE MIRANDA SILVA, 06/2021 - , Concluída em 03/2024 |
Mestrado, LUIZELIO VELOSO PINTO, 08/2016 - , Concluída em 12/2018 |
Mestrado, FRANCIANE DA SILVA E SILVA, 08/2015 - , Concluída em 08/2017 |
Mestrado, ELRILENE DA CRUZ PEREIRA, 09/2021 - , Concluída em 11/2023 |
Mestrado, THANIELLE SOUZA SILVA, 08/2017 - , Concluída em 08/2019 |
Mestrado, MANUELA CONCEIÇÃO MACHADO DA SILVA, 08/2018 - , Concluída em 08/2020 |
Mestrado, TALITA CRISTINA RAIOL CARVALHO, 08/2019 - , Concluída em 08/2021 |
Mestrado, JOSEANE FERREIRA COSTA FELIX, 09/2021 - , Concluída em 01/2024 |
Mestrado, CAMILA CARNEIRO DA SILVA, 10/2020 - , Concluída em 09/2022 |
Mestrado, FABIANA DE ARAUJO LEITE, 08/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, MARCO AURELIO DA SILVA, 06/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, KATIA REGINA PEREIRA ROCHA DOS SANTOS, 06/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, MARCILENE DOS SANTOS SILVA, 08/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, MARIZETE BORGES SILVA SEREJO, 08/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, SAMIA RAQUEL BATISTA MARINHO, 05/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, DEBORA RIBAMAR MACEDO RIBEIRO, 03/2024 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, FLOR DE CASSIA PEREIRA DA SILVA, 05/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, SANLEY VIEGAS SOARES, 08/2019 - 11/2019 , Orientação em Andamento |