Ir para acessibilidade
Foto do docente REGIANE APARECIDA CAIRE DA SILVA

REGIANE APARECIDA CAIRE DA SILVA

COAV - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARTES VISUAIS/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (2)
04/2016 O papel na arte do Maranhão: originais e gravuras,
01/2018 GRUPO DE PESQUISA A IMAGEM SOBRE O PAPEL - GEPIPA,
Artigos (11)
2022, A XILOGRAFIA E O LIVRO DE HORAS: a tecnologia de reprodução da imagem nos primeiros livros impressos, ISSN: 21782911
2021, -O CONCILIADOR DO MARANHÃO- E -MEMÓRIA SOBRE A TIPOGRAFIA MARANHENSE- IMPRESSOS DO SÉCULO XIX: considerações sobre a matéria prima papel e ações extrínsecas invasivas praticadas por consulentes, ISSN: 18088031
2021, O ÁLBUM BRASIL PITORESCO: gravura e fotografia de mãos dadas mudando a imagem do século XIX, ISSN: 21797374
2021, O uso da perspectiva nas ilustrações xilográficas nos primeiros livros impressos: a construção do cenário, ISSN: 26758741
2019, MUSEU, PESQUISA E EDUCAÇÃO: O ACERVO COMO POSSIBILIDADE PARA O ESTUDO E ENSINO DE ARTES, ISSN: 2359232X
2019, A formação do artista botânico no século XIX: fronteira entre ciência e arte, ISSN: 21782911
2018, O Museu Regional do Maranhão e a Obra de Pablo Picasso, ISSN: 22385436
2018, A SERIGRAFIA DE PABLO PICASSO DA COLEÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND DO MARANHÃO: intersecção entre arte e design têxtil, ISSN: 21797374
2018, COLEÇÃO DO BANCO CENTRAL DO MUSEU HISTÓRICO E ARTÍSTICO DO MARANHÃO: considerações sobre a gravura de Tarsila do Amaral, ISSN: 24476498
2017, A Coleção Assis Chateaubriand do Maranhão: o museu regional que não deu certo, ISSN: 19843917
2016, A Companhia de Jesus em São Luís do Maranhão: considerações sobre pintura e talha na Catedral da Sé, ISSN: 23143908
Trabalho de conclusão de curso (23)
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: Um estudo sobre a oficina de artes como mediadora no processo de ensino e a aprendizagem, e sua eficiência no combate à evasão escolar da Unidade Integrada Sotero Reis. , ANDREA LOPES CABRAL , 01/2014
A ARTE E OS TEMAS TRANSVERSAIS: um estudo sobre as oficinas de convívio nos grupos de serviço de convivência e fortalecimento de vinculos para adolescentes de 15 ou 17 anos., CHIRLENE FERREIRA VIEIRA , 01/2014
AFROBRASILEIRANDO: Abordagem triangular na LDB 10.639/2003., LAURINEIA RODRIGUES NICACIO , 12/2014
CENTRO DE CULTURA POPULAR “DOMINGOS VIEIRA FILHO”: Como Espaço Educacional E Divulgador Da Cultura Popular Maranhense, MAELEIDE MORAES LOPES , 07/2015
CANTAR A BELEZA DA VIDA: O PAPEL DA MÚSICA NA QUALIDADE DE VIDA DO GRUPO DE IDOSOS DO CORAL VOZES DE SABEDORIA DO SESC DE SÃO LUÍS - MA, SAMMY MATIAS SOUSA , 04/2016
A SERIGRAFIA COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: a construção da exposição Cardume de Cores., ANTONIO ALEXANDRE RODRIGUES DE OLIVEIRA , 07/2017
CONSIDERAÇÕES SOBRE A LATERALIDADE: o canhoto na aprendizagem das artes, THAINARA COELHO MONTEIRO , 08/2016
A VOZ DO “DONO”: um estudo sobre os moradores de imóveis tombados do Centro Histórico de São Luís do Maranhão, INDYRA COSTA ALVES , 08/2016
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: uma análise do Centro Histórico de São Luís- Ma a partir da prática docente no Colégio Adventista de São Luis, para alunos do Ensino Fundamental I., KARLA ANDREA SILVA DE JESUS , 01/2017
BUMBA-MEU-BOI SOTAQUE COSTA DE MÃO: Análise do Projeto “O Boi vai à escola” na Unidade de Ensino Básico Honório Odorico Ferreira em Tajipuru São Luís, ANA CAROLINA COSTA MARQUES DE MORAES , 07/2017
PAREDES & CORREDORES: considerações sobre a Street Art na análise das imagens do Centro de Ciências Humanas da UFMA, LUIZ EDUARDO BRUZACA DE CARVALHO , 07/2018
QUEM AMA O FEIO, BONITO LHE PARECE: o feio enquanto categoria estética representado nas xilogravuras de Oswaldo Goeldi, FRANCISCA ROSEMARY FERREIRA DE CARVALHO , 07/2018
A GRAVURA DE CÍCERO DIAS DO MUSEU HISTÓRICO E ARTÍSTICO DO MARANHÃO: proposta metodológica de ensino e pesquisa em acervo., FLAVIA RODRIGUES DOS SANTOS , 12/2020
O MUSEU E A ESCOLA: a relação do estudante maranhense da Educação Básica com o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, MARIA RAIMUNDA SANTOS RABELO DE OLIVEIRA , 12/2020
O AUDIOVISUAL ATRAVÉS DE LENTES FEMININAS: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO E A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NO CINEMA MARANHENSE, ESTER PEREIRA SERRA , 12/2020
HESTIAS: A presença feminina no circo contemporâneo à comunicação da cor no traje de cena, NUILANE RAQUEL LAGO DOS SANTOS , 09/2021
O TRABALHO XILOGRÁFICO DE TITA DO RÊGO SILVA: uma abordagem do movimento arts and crafts e sua relação com a arte da impressão., FRANCINETE FERREIRA DOS SANTOS DE ALMEIDA , 11/2022
ARTES GRÁFICAS NO MARANHÃO: a contribuição do tipógrafo José de Maria Correia de Frias e o contexto editorial do Oitocentos., STEFANI SOFIA VERAS CHAGAS DOS SANTOS , 01/2022
CONSERVAÇÃO PREVENTIVA EM OBRAS SOBRE PAPEL: ANÁLISE VISUAL DE GRAVURAS EM ACERVOS MARANHENSES, FABIANE SOUSA MOURA , 12/2022
A IMAGEM GRÁFICA DA REVISTA FRANCESA L’ART DU THÉÂTRE: considerações sobre o processo de impressão e a sua visualidade no início do século XX., ANA LUCIA LOPES DE SOUSA , 09/2024
ATRIZES DO SÉCULO XIX SUA PRESENÇA FORA DE CENA: um estudo de caso das gravuras presentes na Coleção Arthur Azevedo, LUCAS MALHEIROS ARAUJO , 02/2025
A VISUALIDADE GRÁFICA DA REVISTA DO NORTE: um estudo de caso da imprensa ilustrada maranhense, AMANDA DA SILVA E SILVA , 02/2025
CARTAZES DO FESTIVAL GUARNICÊ DE SÃO LUÍS: visualidade e processo gráfico, NIELLY AGUIAR OLIVEIRA , 02/2025
Orientação em pós-graduação (5)
Mestrado, ROSANA RIBEIRO FERNANDES, 10/2021 - , Concluída em 10/2023
Mestrado, GIRLAN ALMEIDA SOUZA TAVARES, 11/2020 - , Concluída em 02/2023
Mestrado, RUTE DE JESUS FERREIRA SILVA, 10/2023 - , Concluída em 02/2025
Mestrado, RÉGIS COSTA DE OLIVEIRA, 08/2015 - , Concluída em 06/2016
Mestrado, MONICA RODRIGUES DE FARIAS, 02/2016 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo