Ir para acessibilidade
Foto do docente PATRICIA PINHEIRO MENEGON

PATRICIA PINHEIRO MENEGON

DLER - DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
02/2019 Grupo de Estudos Interdisciplinares em Práticas de Leitura e Escrita-GEIPLE,
Artigos (2)
2020, Olhares sobre o insólito na obra Rumpesltiltskin dos Irmãos Grimm, ISSN: 21772789
2016, A LITERATURA INFANTIL INSTIGANDO QUESTÕES -DELICADAS- DESDE A INFÂNCIA: O CASO DE BINTOU?S BRAIDS, ISSN: 23585870
Publicação em eventos (48)
2022, Patrícia, PINHEIRO-MENEGON, Patrícia Pinheiro-Menegon, A construção do feminino na formação literária: Diálogos em Ponciá Vicêncio, de Evaristo e Sem gentileza, de Ntshingila, 6º Fórum de Pesquisa em Linguagem e Ensino, Resumo
2022, Patrícia, PINHEIRO-MENEGON, Patrícia Pinheiro-Menegon, Submissão e horror: A personagem feminina no conto 'Rumpelstiltskin', dos Irmão Grimm., IV Seminário do Grupo de Pesquisa Vertentes do Fantástico na literatura-UnB, Resumo
2022, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Patrícia Pinheiro-Menegon, Contos infantis de matriz africana na formação do aluno-leitor/literário da EJA, V Congresso Internacional de Letras-CONIL, Resumo
2021, Patrícia Pinheiro-Menegon, A mulher negra na Literatura Afro-brasileira contemporânea: Uma análise da escrita de autoria feminina no conto 'Maria', de Conceição Evaristo, I Simpósio Internacional de Crítica Feminista e Autoria Feminina, Resumo
2021, Patrícia Pinheiro-Menegon, Tessituras de sombras no olhar materno: Uma reflexão do conto 'Mirtes Aparecida da Luz', de Conceição Evaristo, V Jornada Nacional de Línguas e Linguagens & I Jornada Internacional de Línguas e Linguagens, Resumo
2020, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Patrícia Pinheiro-Menegon, A lebre, o lobo, o menino e o homem do pote: a fábula africana de Língua Portuguesa na sala de aula, VIII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e EnsinoVI Colóquio Nacional 15 de Outubro, Resumo
2020, , A lebre, o lobo, o menino e o homem do pote: a fábula africana de Língua Portuguesa na sala de aula, V Colóquio Nacional 15 de Outubro e VIII Encontro Nacional de Literatura Infantil e Juvenil e Ensin,
2020, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Patrícia Pinheiro-Menegon, As tecnologias de comunicação no ensino de Literatura na educação de jovens e adultos, II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Resumo
2020, Patrícia Pinheiro-Menegon, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Leitura Literária: uma experiência de equidade e/ou igualdade na sala de aula da Educação Básica, VIII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e EnsinoVI Colóquio Nacional 15 de Outubro, Resumo
2020, , Leitura Literária: uma experiência de equidade e/ou igualdade na sala de aula da Educação Básica, V Colóquio Nacional 15 de Outubro e VIII Encontro Nacional de Literatura Infantil e Juvenil e Ensin,
2020, , Literacia digital e do(R)cência em tempos de ensino emergencial híbrido, II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2020, , As tecnologias de comunicação no ensino de Literatura na educação de jovens e adultos, II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação,
2020, Patrícia Pinheiro-Menegon, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Literacia digital e do(R)cência em tempos de ensino emergencial híbrido, II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Resumo
2019, CLEUDINEA PAURÁ SILVEIRA, Patrícia Pinheiro-Menegon, Os textos multimodais: Semiótica e multidisciplinaridade nas capas da revista de História da Biblioteca Nacional, I Jornada de Linguística Textual: diálogos em estudo da linguagem, Resumo
2019, CLEUDINEA PAURÁ SILVEIRA, Patrícia Pinheiro-Menegon, Curtindo a Paisagem e a Poesia Nordestina: Visualizando as postagens dos cordelistas no Facebook, I Encontro Internacional de Paisagem em Literatura, Resumo
2019, , Textos multimodais: Semiótica e multidisciplinaridade nas capas da Revista de História da Biblioteca Nacional, I Jornada de Linguística Textual: diálogos em estudo da linguagem,
2019, , Leitura Literária de contos africanos na Educação Básica: Estratégias de Ensino, III Congresso Internacional AFROLIC,
2019, , Curtindo a Paisagem e a Poesia Nordestina: Visualizando as postagens dos cordelistas no Facebook, I Encontro Internacional de Paisagem em Literatura,
2018, , As mãos dos pretos: Reflexões sobre a representação do preto no conto de Honwana, I COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DE LITERATURA E CULTURA NEGRA DO BAIXO PARNAÍBA: Brasil, África e Caribe em diálo,
2018, , Zito Makoa da 4ª classe: Infância e Representação na Literatura Africana de expressão Portuguesa, I COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DE LITERATURA E CULTURA NEGRA DO BAIXO PARNAÍBA: Brasil, África e Caribe em diálo,
2018, Patrícia Pinheiro-Menegon, Interfaces da Morte em O beijo da palavrinha, de Mia Couto, VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino/ ENLIJE, Resumo
2018, Patrícia Pinheiro-Menegon, Leitura literária de contos africanos na Educação Básica: estratégias metodológicas, IV Congresso Internacional de Literatura e Culturas Africanas: IV Griots, Resumo
2017, , O cabelo e a representação estética no conto Ynari, A menina das cinco tranças, I Congresso Internacional de Letras (I CONIL),
2017, , VII Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PARFOR, VII Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PARFOR,
2017, , O ensino de Língua Portuguesa e o incentivo à leitura e escrita: é possível diminuir as dificuldades em sala de aula?, I Seminário Nacional sobre Ensino de Língua, Literatura e Língua de Sinais- SENELL,
2017, Patrícia Pinheiro-Menegon, Literatura Infanto-Juvenil Contemporânea de Língua Portuguesa: outros lugares e novas perspectivas, I CONIL ? Congresso Internacional de Letras, Resumo
2016, , Contos de Fadas na Educação Infantil: entropias entre língua materna e língua de sinais, VI ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO,
2016, Patrícia Pinheiro-Menegon, Reinaldo Portal Domingo, Entre tranças e birotes: uma experiência de leitura do conto As tranças de Bintou, III Congresso Internacional de Literaturas e Culturas Africanas/ Griot, Trabalho Completo
2016, , Da ausência e presença da Literatura Africana de Língua Portuguesa em sala de aula: a lei e a realidade escolar, VI ENCONTRO NACIONAL DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ENSINO,
2015, Patrícia Pinheiro-Menegon, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Literatura e novas tecnologias: suportes para jovens leitores de obras literárias, II ENELF Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia, Resumo
2015, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Patrícia Pinheiro-Menegon, Visibilidade e ocultação: a identitária negra na Literatura Infanto-Juvenil, II ENELF Encontro Nacional de Estética Literatura e Filosofia, Resumo
2015, , Valorização e reconhecimento da diversidade cultural no conto: Ynari, a menina das cinco tranças, IX SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA,
2015, , Visibilidade e ocultação: a identitária negra na Literatura Infanto-Juvenil, II ENELF- Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia,
2015, , Literatura e novas tecnologias:suportes para jovens leitores de obras literárias, II ENELF- Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia,
2014, Patrícia Pinheiro-Menegon, Reinaldo Portal Domingo, Entre tranças e birotes uma leitura do conto As tranças de Bintou, III Congresso Internacional de Culturas Africanas:GRIOTS., Resumo
2014, , Da interculturalidade na sala de aula: uma análise da obra dois irmãos de Milton Hatoum., V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino.,
2014, , Entre tranças e birotes uma leitura do conto As tranças de Bintou, III Congresso Internacional de Culturas Africanas: GRIOTS. Literatura, História e Cultura Afro-brasileira e Africana,
2014, Patrícia Pinheiro-Menegon, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Da interculturalidade na sala de aula: uma análise da obra Dois Irmãos de Milton Hatoum, V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino., Trabalho Completo
2014, , Era uma vez o livro e os novos dispositivos de leitura na era digital, V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino.,
2013, , A África está em nós: contos africanos de Língua Portuguesa para o ensino de base intercultural nas séries iniciais, VIII SELIMEL I SIEL,
2013, , Contos africanos de Língua Portuguesa p séries iniciais: por um ensino de base intercultural, V Encontro de Professores de Literaturas Africanas.,
2013, Patrícia Pinheiro-Menegon, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Contos Africanos de Língua Portuguesa nas séries iniciais: por um ensino de base intercultural, VIII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira e de Literatura & I Simpósio Internacional de Estudos em Linguagem, Resumo
2013, Patrícia Pinheiro-Menegon, Marcia Manir Miguel Feitosa, Contos africanos de Língua Portuguesa por um ensino de base intercultural, V Encontro de Professores de Literaturas Africanas, Resumo
2012, , Concepções de língua, texto, leitura e escrita, Formação Continuada,
2012, , Os gêneros textuais na formação do aprendiz-leitor na Educação Básica, Formação Continuada,
2011, , Oficina de leitura: do texto ao contexto, Seminário de Leitura e Produção Textual,
2011, , Leitura, sujeito e discurso na teoria da comunicação, Seminário de Leitura e Produção Textual,
2011, , Práticas de leitura na Educação Básica: o professor leitor, Formação Continuada,
Capítulos de livros (3)
2022, Uma leitura decolonial do conto moçambicano "As mãos dos pretos", de Bernardo Honwana, O lugar da literatura nos estudos decoloniais, Aldenora Márcia Chaves Pinheiro Carvalho, Patrícia Pinheiro-Menegon, Josilene, PINHEIRO-MARIZ
2020, Maus: A história de um sobrevivente: A desumanização como elemento comportamental, O comportamento humano e as Letras em nossos dias, Patrícia Pinheiro-Menegon, Ana Beatriz Aquino da Silva, Jadna de Sousa Ferreira
2019, ENTRE TRANÇAS E BIROTES: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DO CONTO AS TRANÇAS DE BINTOU, Algumas formas de ver as Áfricas, Patrícia Pinheiro-Menegon
Livros (1)
2018, Anais do I SENELL: Ensino de Línguas, Literatura e Línguas de Sinais: perspectivas teóricas e políticas educacionais, Aldenora Márcia Chaves Pinhieiro Carvalho, Patrícia Pinheiro-Menegon, Zuleica de Sousa Barros, Samara Santos Araújo
Trabalho de conclusão de curso (16)
METODOLOGIAS ATIVAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DE INGLÊS NA EJA, AURICÉLIA SILVA DA CONCEIÇÃO , 04/2021
METODOLOGIAS ATIVAS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DE INGLÊS NA EJA, FABIANA PINHO DOS SANTOS , 04/2021
ENSINO DE INGLESA E O DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: DISSEMINANDO CULTURA, GLEICILENE DOS SANTOS FRANÇA , 03/2021
ENSINO DE INGLESA E O DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: DISSEMINANDO CULTURA, LUCILENE SOARES BEZERRA SILVA , 03/2021
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO NA EDUCAÇÃO BÁSICA., LEDA MARIA BEZERRA PEREIRA , 03/2021
ENSINO DE INGLÊS PARA SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE CODÓ/MA., EVANESSA BEZERRA DOS SANTOS , 03/2021
TEXTOS LITERÁRIOS NAS AULAS DE INGLÊS: UM ESTUDO ANALÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CODÓ/MA., CONCEIÇÃO DE MARIA SANTOS OLIVEIRA , 03/2021
TEXTOS LITERÁRIOS NAS AULAS DE INGLÊS: UM ESTUDO ANALÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CODÓ/MA, MARLUCIA SILVA DA CONCEIÇÃO , 03/2021
Textos literários nas aulas de Inglês: Um estudo analítico no Ensino Fundamental da Educação Básica em Codó/MA, MARLUCIA SILVA DA CONCEIÇÃO , 03/2021
Textos literários nas aulas de Inglês: Um estudo analítico no Ensino Fundamental da Educação Básica em Codó/MA, CONCEIÇÃO DE MARIA SANTOS OLIVEIRA , 03/2021
Ensino de Língua Inglesa e o Documento Curricular do Território Maranhense: Disseminando cultura, LUCILENE SOARES BEZERRA SILVA , 03/2021
Ensino de Língua Inglesa e o Documento Curricular do Território Maranhense: Disseminando cultura, GLEICILENE DOS SANTOS FRANÇA , 03/2021
A importância da Literatura Infantil para a formação do aluno na Educação Básica, LEDA MARIA BEZERRA PEREIRA , 03/2021
Ensino de Inglês para surdos na Educação Básica no município de Codó/MA, EVANESSA BEZERRA DOS SANTOS , 03/2021
Metodologias Ativas como instrumento facilitador no ensino de Inglês na EJA, AURICÉLIA SILVA DA CONCEIÇÃO , 04/2021
Metodologias Ativas como instrumento facilitador no ensino de Inglês na EJA, FABIANA PINHO DOS SANTOS , 04/2021
fim do conteúdo