Ir para acessibilidade
Foto do docente ANA SOCORRO RAMOS BRAGA

ANA SOCORRO RAMOS BRAGA

DARC - DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Artigos (6)
2023, O desejo de Catirina: o auto do bumba meu boi da Companhia Circense de Teatro e Bonecos, ISSN: 25950347
2020, UNZUNZOTAS: As mulheres com quem ando não me deixam só, ISSN: 25952781
2020, Influências de Márcia Pompeo Nogueira no Teatro Comunitário do Canto em Florianópolis/SC, ISSN: 23580925
2019, Discursos sobre a formação do ator no século XX: Notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão, ISSN: 23586958
2018, Recuperação do Tambor de Crioula e fortalecimento comunitário, ISSN: 15161781
1998, Romaria de São Raimundo dos Mulundus, ISSN: 15161781
Publicação em eventos (26)
2023, , EXPERIMENTAÇÕES DA DOCÊNCIA EM TEATRO NO ENSINO VIRTUAL: PERSPECTIVAS PAUTADAS NA MEDIAÇÃO CULTURAL, XVII Encontro Humanístico da UFMA,
2023, , MOVIMENTAÇÕES TÁTICAS NA MEDIAÇÃO CULTURAL EM TEATRO: CONSTRUÇÕES DIALÓGICAS NO PROJETO ?UM OLHAR SENSÍVEL PARA PERCEPÇÃO DO MUNDO? NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, XVII Encontro Humanístico da UFMA,
2023, , CONSTRUINDO UM OLHAR SENSÍVEL PARA PERCEPÇÃO DO MUNDO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO EM SÃO LUÍS E VARGEM GRANDE/MA., XVII Encontro Humanístico da UFMA,
2022, , Processos e mecanismos para o ensino do Teatro no período pandêmico, V Seminário de Iniciação à Docência_ SEMID 2022 _ formação Docente e os Saberes e Práxis em Contexto de Mudança. Relatos de Experiência,
2022, , Tambor de Crioula para apresentação, para santos e para as almas: as questões e responsabilidades da patrimonialização, Dia Municipal do Tambor de Crioula,
2022, , As percepções sobre o ensino de Arte no C. E. Sotero dos Reis, V Seminário de Iniciação à Docência_ SEMID 2022 _ formação Docente e os Saberes e Práxis em Contexto de Mudança. Relatos de Experiência,
2022, , A história a ser contada: experimentações da docência em Teatro em tempos pandêmicos., V Seminário de Iniciação à Docência_ SEMID 2022 _ formação Docente e os Saberes e Práxis em Contexto de Mudança. Relatos de Experiência,
2022, , Ritual da minha formação docente em Teatro: pesquisa, elaboração de planos e aplicação em sala de aula, V Seminário de Iniciação à Docência_ SEMID 2022 _ formação Docente e os Saberes e Práxis em Contexto de Mudança. Relatos de Experiência,
2022, , O virtual e o físico: que espaço é esse? Uma abordagem do teatro na sala de aula, V Seminário de Iniciação à Docência_ SEMID 2022 _ formação Docente e os Saberes e Práxis em Contexto de Mudança. Relatos de Experiência,
2022, , O desafio e a experiência de ensino do componente Arte (Teatro) no C. E. Sotero dos Reis em São Luís- MA, V Seminário de Iniciação à Docência_ SEMID 2022 _ formação Docente e os Saberes e Práxis em Contexto de Mudança. Relatos de Experiência,
2021, , Redimensionar e ressignificar:desafios do ensino remoto, I Seminário PIBID e PRP da Região Nordeste,
2020, Teresa Franzoni, Ana Socorro Ramos Braga, Inês Saber de Mello, Jussyanne Rodrigues Emídio, Adriana Moreira Silva, Unsunzoto: Quem Sou eu? Quem Somos nós?, IX Seminário de Pesquisa em Artes Cênicas, Trabalho Completo Download do arquivo
2019, , Unzunzoto: Quem Sou eu, quem somos nós?, IX Seminário de Pesquisa em Artes Cênicas. Produção de conhecimento e relações de poder: e a arte com isso?, Download do arquivo
2017, , RITUAL E ESPETÁCULO: O LUGAR DA ARTE NAS PESQUISAS SOBRE O TAMBOR DE CRIOULA., Seminário em Comemoração aos 25 anos do Grupo de Pesquisa em Religião e Cultura Popular GPMINA,
2017, Márcia Pompeo Nogueira, Antonio Prieto Stambaugh, Adriana Miranda da Cunha, Flávio Desgranges, Ana Socorro Ramos Braga, A comunidade se vê e se apresenta para si mesma: o tambor de crioula entre o ritual e o espetáculo, II Encontro Internacional de reflexao sobre praticas artisticas comunitarias, Resumo
2017, , A comunidade se vê e se apresenta para si mesma: o tambor de crioula entre o ritual e o espetáculo, II Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias_19, 20 e 21 de Setembro de 2017,
2017, , A comunidade se vê e se apresenta para si mesma: o tambor de crioula e as relações de gênero, Simpósio ?098. Performances e obrigações de gênero nas comunidades afro-referenciadas? do 13º Congresso Mundos de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 ? ?Transformações, Conexões, Deslocamentos?, Download do arquivo
2015, Tácito Freire Borralho, Ana Socorro Ramos Braga, Abel Lopes Pereira, Teatro de animação e formação de professores: para além de recurso didático, II Colóquio Internacional FITA, Trabalho Completo
2012, Lyndon de Araújo Santos, Ana Socorro Ramos Braga, Eulálio Avelino Pereira Figueira, Milton Silva dos Santos, Arte, Religião, Folclore e Cultura Popular na educação básica: uma investigação a partir da formação inicial de professores, XIII Simpósio Nacional da ABHR, Resumo
2009, , Construindo a Política Municipal de Educação do Campo, I Conferência de Educação do Campo: reflexões e metas para novos rumos,
2007, RAIMUNDO BARBOSA REIS FILHO, Sammy Martins Sousa, Adriana Cristina Aragão da Silva, Ana Socorro Ramos Braga, Estágio Supervisionado em Artes Cênicas: a leitura e a escrita na construção da identidade docente, VII Encontro Humanistico, Resumo
2007, Neudson Antônio Costa Penha, Ana Socorro Ramos Braga, A pesquisa didática no Estágio Supervisionado em Artes Cênicas, VII Encontro Humanistico, Resumo
2007, , Formação e Mediação Cultural ( Proposta do Pólo UFMA Arte na Escola), I Fórum de Cultura e Educação:abrindo horizontes,
2003, Ana Socorro Ramos Braga, A Formação de Professor em Artes Cênicas: processo e reflexão na ´prática de ensino, XIV Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil, Resumo
2002, Ana Socorro Ramos Braga, Articulação entre formação inicial e continuada na Educação de Jovens e Adultos no município de Vargem Grande/MA, Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores, Resumo
2001, Marilda Almeida Marfan, Stela Piconez, Emanuela Oliveira Carvalho Dourado, Ana Socorro Ramos Braga, Articulação entre formação inicial e continuada na Educação de Jovens e Adultos no município de Vargem Grande;MA, Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação:formação de professores, Trabalho Completo
Capítulos de livros (1)
2003, Romaria de São Raimundo de Mulundus, Olhar, Memória e Reflexões sobre a Gente do Maranhão, Izaurina Maria de A. Nunes, Ana Socorro Ramos Braga, Sérgio Ferretti, Mundicarmo Ferretti
Livros (4)
2020, Teatro de animação para sala de aula e ação cultural, Tácito Freire Borralho, Ana Socorro Ramos Braga, Abel Lopes Pereira
2019, A Missão das Filhas de João Antônio Farina no Brasil 1967-2017, Ana Socorro Ramos Braga
2015, Teatro de animação para sala de aula e ação cultural, Tácito Freire Borralho, Ana Socorro Ramos Braga, Abel Lopes Pereira
2007, Tambores do Piqui, Cartas de Liberdade: memória e trajetória do povoado Piqui da Rampa, Ana Socorro Ramos Braga, Clícia Adriana Abreu Gomes, Flávia Andresa Oliveira de Meneses
Produção artística, literária e visual (4)
2015, Assistente de direção da peça 'E se eu fosse um camarão?' do grupo de Teatro Comunitário do Canto da Lagoa, Artistico, Teatral, Juliano Borba, Ana Socorro Ramos Braga, Márcia Pompeo Nogueira, Kátia Reinisch
2015, Atriz na peça 'E se eu fosse um camarão?' do grupo de Teatro Comunitário do Canto da Lagoa, Artistico, Teatral, Juliano Borba, Márcia Pompeo Nogueira, Ana Socorro Ramos Braga
2000, Produtora e Co-Diretora juntamente com Bil de Jesus do Espetáculo 'A Paixão de Cristo' no Município de Vargem Grande _ MA, Artistico, Teatral, Ana Socorro Ramos Braga, Bil de Jesus
1999, PRODUTORA E CO-DIRETORA juntamente com Silvana Cartágenes DO ESPETÁCULO 'A paixão de Cristo' (1999) em Vargem Grande - MA, Artistico, Teatral, Ana Socorro Ramos Braga, Silvana Cartágenes
Participações em Bancas de Cursos (11)
2022, Tese Doutorado SENHORA SANT’ANA E DIVINO ESPIRITO SANTO: Festa de Correntes no Terreiro Fe em Deus, MARIA DO SOCORRO RODRIGUES DE SOUZA AIRES
2022, Monografia de Graduação O GRUPO COMUNITARIO INCEN’ART: CONTRIBUICOES DE UMAEXPERIENCIA DE VIDA E O FAZER TEATRAL NA COMUNIDADEPIQUIZEIRO EM SAO LUIS-MA., JAILSON ARAUJO RODRIGUES
2021, Monografia de Graduação DAS VIVENCIAS DO GEPAT – “PESSOAS” PARA UMA ARTISTA/DOCENTE EMCONSTRUCAO: REFLEXOES DE EXPERIENCIAS COMO PROCESSO DE FORMACAO ARTISTICA E ACADEMICA., FRANCISCA DE OLIVEIRA DA CONCEICAO
2021, Qualificação de Mestrado EXPERIENCIA ARTISTICA E FORMACAO DE PUBLICO: A MEDIACAO TEATRAL NO FESTIVAL MARANHENSE DE TEATRO ESTUDANTIL, PRYSCILLA SANTOS DE CARVALHO
2020, Monografia de Graduação ENTRE TRAGICO, TRACOS E TECNOLOGIA:O Uso do Desenho e Dispositivos para uma criacao Poetica Cenica, ANDRESSA CRISTINA AGUIAR ALVES TAVARES
2019, Monografia de Graduação AZUL: Autobiografia e representatividade trans no teatro, ANTONIO ALEXANDRIA SOUZA BANDEIRA
2019, Monografia de Graduação O INDIO DO BUMBA-MEU-BOI UNIDOS DE SANTA FE: uma investigacao sobre a construcao do corpo brincante., LUCIANO RIBEIRO FERREIRA GARCIA
2014, Monografia de Graduação TEATRO NA EDUCACAO INFANTIL EM PEDREIRAS: reflexao, intervencao e construcao de possibilidades., JACQUELINE BEZERRA FERREIRA LEMOS
2014, Monografia de Graduação TEATRO E REDES SOCIAIS: o facebook como meio de divulgacao de espetaculos de companhias teatrais do bairro Anjo da Guarda em Sao Luis – MA, RONALD CAMARA SÁ
2014, Monografia de Graduação A LINGUAGEM DO PALHACO NO PROCESSO DE FORMACAO DO ATOR, BRAZ PEREIRA MORAES
2013, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA TECNICA DE ANIMACAO DO "BONECO DE LUVA" NA EDUCACAO INFANTIL: Uma experiencia de incentivo a leitura., DEBORA MARIA RIBEIRO SALAZAR
Trabalho de conclusão de curso (7)
A LEITURA DE IMAGENS COMO FERRAMENTA MULTIDISCIPLINAR PARA A ALFABETIZAÇÃO: uma análise da utilização de imagens artísticas no processo de aquisição do signo linguistico de jovens, adultos e idosos. , MARCOS ANTONIO BRAGA ALVES JUNIOR , 03/2013
O ENSINO DO TEATRO NAS ESCOLAS DE SÃO LUÍS E O MERCADO DE TRABALHO PARA OS PROFESSORES DE TEATRO, CINTIA CRISTINE PESSOA BEZERRA , 08/2013
TEATRO E REDE SOCIAIS: o facebook como meio de divulgação de espetáculo de companhias teatrais do bairro Anjo da Guarda em São Luís - MA , RONALD CAMARA SA , 07/2014
PROJETO BAÚ-CÊNICO: a experiência teatral como processo de construção da autonomia, IDEANE BASTOS DA SILVA , 08/2015
O GRUPO COMUNITÁRIO INCEN’ART: CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA E O FAZER TEATRAL NA COMUNIDADE PIQUIZEIRO EM SÃO LUÍS- MA., JAILSON ARAUJO RODRIGUES , 01/2022
MEMÓRIAS EM AÇÃO: os sagrados banhos e rezas de minha avó Joaninha, ALINE ANDESSA MOREIRA BRITO , 12/2023
BOI DE LEONARDO: um olhar sobre o ritual de morte do bumba meu boi, com destaque para a madrinha e o mourão., DEBORA CRISTINA DOS SANTOS SILVA , 12/2023
fim do conteúdo