Ir para acessibilidade
Foto do docente LUIS JORGE ENRIQUE RIVERO CABREJOS

LUIS JORGE ENRIQUE RIVERO CABREJOS

DEIN - DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCET

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (2)
06/2022 DEXTER,
10/2019 Development and user EXperience of TEchnologies and Research in Software Lab - DEXTERS Lab,
Coordenação de grupo de pesquisa externo (1)
2024,Pesquisa e Desenvolvimento de Métodos para Análise Ergonômica do Trabalho – Plataforma de Avaliação Ergonômica ERGOTech, CCET/UFMA
Artigos (22)
2024, Proposing Usability-UX technologies for the design and evaluation of text-based chatbots, ISSN: 27637719
2024, Identificando tecnologias educacionais para o ensino de monitoramento ambiental a partir dos resultados de um mapeamento sistemático da literatura, ISSN: 16791916
2023, Transfer learning-based lung segmentation and pneumonia detection for paediatric chest X-ray images, ISSN: 1751648X
2023, O que impacta na qualidade de uso de bibliotecas digitais móveis? Definindo atributos de qualidade a partir da literatura e opinião dos usuários, ISSN: 16791916
2023, Identificando oportunidades de melhoria em uma biblioteca digital móvel à partir da aplicação de inspeção de usabilidade, ISSN: 16791916
2023, A Aplicação de Podcasts como Tecnologia de Apoio ao Ensino em Sala de Aula: Um Relato de Experiência no Contexto de Ensino de Engenharia de Software, ISSN: 16791916
2023, Checklist para Avaliação de Aceitabilidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Termos da Usabilidade, ISSN: 16791916
2023, Desenvolvendo Padrões de Design Específicos para o Design de Interfaces de Usuário para Dashboards de Monitoramento e Gestão de Ensino, ISSN: 16791916
2022, Propondo uma Biblioteca Digital Móvel para o contexto de Saúde: Criação e Refinamento do Protótipos de Alta Fidelidade em Um Projeto Real, ISSN: 16791916
2021, ProgramSE: Um Jogo para Aprendizagem de Conceitos de Lógica de Programação, ISSN: 23176121
2021, Desenvolvimento de uma aplicação educativa para o ensino derotinas diárias e quebra de rotinas a crianças Autistas, ISSN: 16791916
2021, Rota de Ada: Desenvolvimento de um jogo para ensino de atributos de usabilidade utilizando metodologias de design, ISSN: 16791916
2020, Desenvolvimento e Aplicação de Jogos Sérios para o Ensino de Cinética Química, ISSN: 25253409
2020, Identificando Jogos Sérios Para o Ensino de Engenharia de Software no Brasil Através de Um Mapeamento Sistemático, ISSN: 25253409
2020, Um Relato de Experiência da Adaptação de um Evento Acadêmico Presencial para o Contexto Virtual em Tempos de Pandemia, ISSN: 23176121
2020, Evoluindo uma aplicação para Cidades Inteligentes através de Avaliação de Métricas de Qualidade e Usabilidade, ISSN: 19842902
2020, APLICANDO TÉCNICAS DE ELICITAÇÃO DE REQUISITOS PARA A CONCEPÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, ISSN: 23594934
2019, Are scale-based techniques enough for learners to convey their UX when using a Learning Management System?, ISSN: 14145685
2019, Análise das Atividades Divulgadas pelos Grupos PET de Computação para Identificar Oportunidades de Parcerias e Inovação no Uso de Metodologias e Tecnologias na Educação em Computação, ISSN: 19844751
2015, Evaluating the Feasibility of MAX: A Method Using Cards and a Board for Assessing the Post-Use UX, ISSN: 02181940
2013, Characterizing Usability Inspection Methods through the Analysis of a Systematic Mapping Study Extension, ISSN: 07175000
2013, Using an empirical study to evaluate the feasibility of a new usability inspection technique for paper based prototypes of web applications, ISSN: 21951721
Trabalho de conclusão de curso (21)
Desenvolvimento de uma Aplicação de Visualização de Simulações Computacionais em RA Aplicando Design Participativo, VICTOR HENRIQUE BEZERRA DE LEMOS , 12/2018
Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem de Qualidade para o Ensino de Engenharia de Software, SEBASTIAO HENRIQUE NASCIMENTO SANTOS , 09/2019
DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE RISCOS E MITIGAÇÕES EM ENGENHARIA DE SOFTWARE, SEBASTIAO HENRIQUE NASCIMENTO SANTOS , 12/2019
O Impacto das Atividades do Grupo PET no Aprimoramento de Soft Skills Requeridos pelo Mercado de Compuatção do Maranhão: Uma análise da Visão dos Discentes , ARTHUR MARINHO DOS PASSOS , 05/2022
Aplicação de Design Centrado no Usuário para o Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas no Contexto Educacional, RODRIGO SILVA CRUZ ARAUJO , 06/2021
Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users, DAYANNE CRISTINA PEREIRA GOMES , 09/2021
Identifying Improvement Opportunities in Software Engineering Education at the Maranhão State: Listening to Voices from Academy and Industry, YANDSON DE JESUS SARAIVA COSTA , 09/2021
Identificando Oportunidades de Melhoria em Interfaces de Sistemas Tradutores para LIBRAS - Uma Aplicação Prática do Design Thinking, RODRIGO SILVA CRUZ ARAUJO , 09/2021
Identificação das Expectativas e Dificuldades de Alunos de Graduação no Ensino de Engenharia de Software, JESSICA COSTA MENDES , 09/2021
Apoiando Advogados na Tratativa de Processos Judiciais através da Construção de um ChatBot Inteligente de Recuperação de Informação., VENICIUS GARCIA REGO , 01/2022
Applying Exploratory Testing and Ad-Hoc Usability Inspection to Improve the Ease of Use of a Mobile Power Consumption Registration App: An Experience Report, JOSÉ EDUARDO DE SOUZA OLIVEIRA , 01/2022
Identificando Requisitos e Atributos de Qualidade em Bibliotecas Digitais do ponto de Vista de Usuários, JOSE VICTOR MEIRELES GUIMARAES , 06/2022
Identificando Requisitos e Atributos de Qualidade em Bibliotecas Digitais do ponto de Vista de Usuários, JOSE VICTOR MEIRELES GUIMARAES , 06/2022
Identificando Requisitos e Atributos de Qualidade em Bibliotecas Digitais do ponto de Vista de Usuários, JOSE VICTOR MEIRELES GUIMARAES , 06/2022
Developing a Checklist for Evaluating Virtual Learning Environments through the Analysis of Evaluation Reports from an Educational Organization , KENNEDY ANDERSON MENDES NUNES , 07/2022
Quando a Teoria é Aplicada: Um Relato de Experiência da Aplicação de Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas Computacionais dentro do PETComp-UFMA, ITALO LUIGI CERQUEIRA DOVERA , 12/2022
Enabling Pragmatic Software Testing Education in Brazil through an Education Repository: An Initial Proposal, JOAO PEDRO GOMES DE SOUZA , 12/2022
EDUARDA MARIA DE ALBUQUERQUE CHAGAS AVALIANDO UMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO COM PODCASTS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE: A VISÃO DOS DISCENTES , EDUARDA MARIA DE ALBUQUERQUE CHAGAS , 01/2023
Quando os Discentes se Expressam: Um Relato de Experiência da Criação de um Podcast para Aumentar o Engajamento e Troca de Conhecimento em Tempos de Pandemia, CARLOS VINICIUS SILVA DA SILVA , 05/2023
Adaptando a Recepção de Calouros ao Contexto Virtual: Um Relato de Experiência do Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Contexto da COVID-19, LUIS GUSTAVO ARAUJO DIAS , 12/2023
O que Impacta na Qualidade de Uso de Bibliotecas Digitais Móveis? Definindo Atributos de Qualidade a Partir da Literatura e Opinião dos Usuários, GABRIEL OLIVEIRA DA SILVA , 12/2023
Orientação em pós-graduação (13)
Doutorado, RODRIGO MIRANDA FEITOSA, 03/2022 - 12/2023 , Orientação em Andamento
Doutorado, CARLOS EDUARDO PORTELA SERRA DE CASTRO, 02/2023 - , Orientação em Andamento
Doutorado, RODRIGO MIRANDA FEITOSA, 03/2022 - 12/2023 , Orientação em Andamento
Mestrado, KENNEDY ANDERSON MENDES NUNES, 02/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, MALU GABRIELE SILVA MAFRA, 03/2021 - 01/2023 , Orientação em Andamento
Mestrado, JOANNE LIMA DE MORAIS, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ADAILTON MORAIS CASTRO, 03/2021 - 05/2022 , Orientação em Andamento
Mestrado, WILLIAM ROBERT MARTINS, 03/2024 - 07/2024 , Orientação em Andamento
Mestrado, RAIMUNDO ALVES DE ARAÚJO NETO, 03/2020 - 04/2021 , Orientação em Andamento
Mestrado, KASTNEY ALBUQUERQUE FRAZAO, 03/2020 - , Concluída em 09/2021
Mestrado, ARTHUR MARINHO DOS PASSOS, 02/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, JOÃO PEDRO MARQUES MENDES, 03/2020 - , Concluída em 06/2022
Mestrado, ITALO FERNANDES SERRA DA SILVA, 06/2022 - , Concluída em 04/2023
fim do conteúdo