Ir para acessibilidade
Foto do docente CARLOS DE SALLES SOARES NETO

CARLOS DE SALLES SOARES NETO

DEIN - DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCET

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
04/2022 Laboratório TeleMídia,
Artigos (20)
2024, A Tier Labeling Proposal for Energy Efficiency in Green Cloud, ISSN: 26326582
2023, MAPAS CONCEITUAIS APLICADOS AO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO, ISSN: 23587482
2023, Influence of learning styles on student performance in self-instructional courses, ISSN: 19326203
2023, Uma abordagem de redução de energia na computação em nuvem verde, ISSN: 25253409
2020, An ontology-based approach to integrate TV and IoT middlewares, ISSN: 13807501
2020, Production and Evaluation of an Educational Process for Human-Computer Interaction (HCI) Courses, ISSN: 00189359
2020, SOFTWARE ARCHITECTURE MODEL TO PROMOTE NATURAL TOURIST PLACES IN THE SOUTHERN MARANHÃO REGION, ISSN: 25258761
2020, Um Relato de Experiência da Adaptação de um Evento Acadêmico Presencial para o Contexto Virtual em Tempos de Pandemia, ISSN: 23176121
2020, O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ISSN: 22373675
2019, Modelling and Transposition of Location-based Games, ISSN: 18759521
2015, Identificação de objetos de interação em aplicativos de comércio televisivo, ISSN: 23167963
2014, GT-VoA: Videos On Demand as Learning Objects, ISSN: 22237062
2014, Revisitando as heurísticas de avaliação de Nielsen para análise de usabilidade em jogos de tabuleiro não virtuais, ISSN: 23167963
2013, Incremental validation of NCL hypermedia documents, ISSN: 01046500
2012, TAL¿Template Authoring Language, ISSN: 01046500
2010, Ginga-NCL: Declarative middleware for multimedia IPTV services, ISSN: 01636804
2010, The Nested Context Language reuse features, ISSN: 01046500
2009, Adaptable Software Components in an Electronic Program/Service Guide Application Architecture for Context Aware Guide Presentation, ISSN: 14624613
2009, NCL Eclipse: Ambiente Integrado para o Desenvolvimento de Aplicações para a TV Digital Interativa em Nested Context Language, ISSN: 15198219
2003, QoSOS: An Adaptable Architecture for QoS Provisioning in Network Operating Systems, ISSN: 0102986X
Publicação em eventos (2)
2015, , Projeto VoA: Serviço de Vídeo sob Demanda como Objetos de Aprendizagem, I Semana de Design,
2011, , Aplicações Turísticas para TV Digital: Empregando Templates, X Encontro Nordestino dos Grupos PET - ENEPET.20011,
Capítulos de livros (8)
2021, Estimulando Meninas do Maranhão para as Carreiras de STEM, Engenharia: Criação, Construção e Manutenção. - Volume I, Kátia Simone Teixeira da Sila de La Salles, Wendell Ferreira de La Salles, Maria de Fatima Santos, Paulo Rogério de Almeida Ribeiro, Janyeid Karla Castro Sousa, Carlos de Salles Soares Neto, Luís Jorge Enrique Rivero Cabrejos, Valeska Martins de Souza
2020, Authoring Hypervideos Learning Objects, Special Topics in Multimedia, IoT and Web Technologies, Damasceno, André Luiz Brandão, BUSSON, ANTONIO JOSÉ G., Lima, Thacyla Sousa, Carlos de Salles Soares Neto
2019, A MIDDLEWARE PERSPECTIVE FOR INTEGRATING GINGA-NCL APPLICATIONS WITH THE INTERNET OF THINGS, Comunicação, Mídias e Educação, Pereira, Danne Makleyston Gomes, Silva, Francisco José da Silva e, Carlos de Salles Soares Neto, Guedes, Álan Lívio Vasconcelos
2017, Produção de Objetos de Aprendizagem Baseados em Vídeos Interativos voltados para o ambiente TVDi, Anais Eletrônicos ENUCOMP 2017, VIEIRA, ALEX DE SOUZA, Franklhes Santos Carvalho, Adeilson Bezerra de Lima, Lorena de Fátima de Almeida Oliveira, Manoel Ribeiro Filho, Carlos de Salles Soares Neto
2017, Creating Multimedia Learning Objects, MiniCursos WebMedia 2017, Carlos de Salles Soares Neto, Thacyla Sousa Lima, Antonio José Grandson Busson, André Luíz de Brandão Damasceno
2017, Experiência do Usuário na Visualização de Vídeos Verticais em Dispositivos Móveis, Perspectivas de pesquisa em design: estudos com base na Revisão Sistemática de Literatura, Vinicius G. Gallotti Serra, Rosane de F. A. Obregon, Carlos de Salles Soares Neto
2009, Desenvolvimento de Aplicações Declarativas para para TV Digital no Middleware Ginga com Objetos Imperativos NCLua, Minicursos XV Webmedia, Francisco Sant'anna, Carlos de Salles Soares Neto, Roberto Gerson de Albuquerque Azevedo, Simone Diniz Junqueira Barbosa
2006, Desenvolvimento de Aplicações Declarativas para TV Digital Interativa, Tópicos em Sistemas Interativos e Colaborativos, Carlos de Salles Soares Neto, Simone Diniz Junqueira Barbosa, Luiz Fernando Gomes Soares, Rogério Ferreira Rodrigues
Livros (4)
2020, WebMedia '20: Proceedings of the Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, Carlos de Salles Soares Neto
2016, 22o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web Volume II Workshops & Pôsteres, Carlos de Salles Soares Neto
2016, 22o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web Volume III Minicursos, Carlos de Salles Soares Neto
2016, Webmedia '16: Proceedings of the 22nd Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, Carlos de Salles Soares Neto
Produção Tecnológica (3)
2015, VOA - FERRAMENTA MULTIMÍDIA PARA CRIAÇÃO DE VÍDEOS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM, Carlos de Salles Soares Neto, André Luíz de Brandão Damasceno, Antonio José Grandson Busson
2006, Compilador UFMA-CP, GOMES JÚNIOR, D. L., MARQUES, Leandro Sousa, Carlos de Salles Soares Neto
1999, BEMNet Internet Banking, Carlos de Salles Soares Neto
Participações em Bancas de Cursos (97)
2024, Dissertação de Mestrado COMUNICACAO DIGITAL: DIRECIONAMENTO DA COMUNICACAO COM BASE EM PROTOCOLO DE ANALISE DA TAXA DE SUCESSO DOS ATENDIMENTOS REALIZADOS POR CHATBOT, A PARTIR DO CASE DA “JUCARA” DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHAO Sao Luis – MA 2024, LUIZA DE CÁSSIA LUZ BARBOSA
2024, Monografia de Graduação A Importancia da Atuacao de Licenciados emComputacao na Educacao Basica, ÁLEX JAYCE FREITAS FRAZÃO
2023, Monografia de Graduação O que Impacta na Qualidade de Uso de Bibliotecas Digitais Moveis? Definindo Atributos de Qualidade a Partir daLiteratura e Opiniao dos Usuarios, GABRIEL OLIVEIRA DA SILVA
2023, Monografia de Graduação ANALISE DA CURVA DE APRENDIZADO USANDO GAMIFICACAO: estudo de caso da plataforma Trailhead, LUIS HENRIQUE DA MOTA FREITAS
2023, Monografia de Graduação DIRETRIZES DE GAME DESIGN E USABILIDADE PARA A CRIACAO DE JOGOS SERIOS USANDO TECNOLOGIAS WEB, KLEYDSON BECKMAN BARBOSA
2023, Tese Doutorado Descoberta de padroes sequenciais de aprendizagem em um ambiente voltado ao ensino de algoritmos, DJEFFERSON SMITH SANTOS MARANHAO
2023, Dissertação de Mestrado Custo Total de Propriedade Aplicado a Migracao de Sistemas Legados para Ambiente de Computacao em Nuvem, ANILTON BEZERRA MAIA
2023, Proposta de Doutorado Um processo baseado em dados para analise de desempenho de aprendizagem , FRANCISCO ALAN DE OLIVEIRA SANTOS
2023, Dissertação de Mestrado Analise da integracao da metodologia ativa Coding Dojo Randori a uma plataforma de ensino e aprendizagem de algoritmos, JOVENNILTON SOARES DE SOUSA
2023, Monografia de Graduação Um Novo Modelo de Rede Neural Interpretavel para Predizer o Indice-h de Cientistas, JOSE EMANUEL PASSOS BARROS
2023, Monografia de Graduação AVALIANDO OS JOGOS SERIOS TOWER OF HANOI E DANGEROUS CROSSING APLICADOS NO ENSINO DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL, CLAUDINY PRISCILA LOPES BRITO
2023, Monografia de Graduação Deteccao Automatica de Emocoes no Aprendizado de Algoritmos, PAULO VICTOR BORGES OLIVEIRA LIMA
2023, Monografia de Graduação Chatbots: Uma Analise de Conceitos e Frameworks, IGOR RAFAEL BARBOSA ESTRELA
2023, Dissertação de Mestrado Modelo de Sistema Gamificado Inteligente para Aplicacao na Plataforma Moodle na Educacao Superior a Distancia, MIRIAM AMANDA TORRES LUSTOSA
2023, Dissertação de Mestrado Ampliando a avaliacao de codigo: Um Sistema de feedback qualitativo para promover a compreensao de alunos iniciantes, RAIMUNDO MELIANA DE CARVALHO FILHO
2023, Dissertação de Mestrado Previsao do consumo eletrico individual utilizando modelos estatisticos e de Machine Learning sobre series temporais, RODOLFO GALVAO AURELIO
2023, Monografia de Graduação Aleph: Um sistema Web para Auxiliar no Aprendizado de Algoritmos de Ordenacao, PEDRO ALVES DE AMORIM NETO
2022, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA TECNOLOGIA COM O ADVENTO DA PANDEMIA DO VIRUS COVID-19, ROBERTA SILVA CANTANHEDE
2022, Monografia de Graduação TECNOLOGIA DA INFORMACAO E COMUNICACAO: UMA ABORDAGEM NAGESTAO DAS ATIVIDADES PEDAGOGICAS NO ENSINO MEDIO DA ESCOLA DOM BOSCO EM IMPERATRIZ – MA, LUCIO MAURO DE OLIVEIRA SALES
2022, Dissertação de Mestrado Geracao Automatica de Objetos de Aprendizagem Utilizando Sumarizadores de Texto Baseados em Modelos de Deep Learning, LEANDRO MASSETTI RIBEIRO OLIVEIRA
2022, Monografia de Graduação PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DO JOGO ZILADO: DA CONCEPCAO A FINALIZACAO, LEONARDO AUGUSTO DOS SANTOS LINDOSO
2022, Monografia de Graduação ASYREN: ANALISE CRITICA DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO JOGO, WESLEY ARAUJO COSTA LUZ
2022, Monografia de Graduação Web Service Based Epileptic Seizure Detection by Applying Machine Learning Techniques , PEDRO AUGUSTO ARAUJO DA SILVA DE ALMEIDA NAVA ALVES
2022, Monografia de Graduação A UTILIZACAO DAS TIC: Desafios da educacao moderna no periodo da pandemia, DONNY HANS DUARTE DA COSTA
2022, Monografia de Graduação O Scratch como ferramenta pedagogica no Ensino Medio: um estudo bibliograficosobre a linguagem de programacao na aprendizagem dos alunos., IRISMAR SILVA
2022, Monografia de Graduação O Scratch como ferramenta pedagogica no Ensino Medio: um estudo bibliograficosobre a linguagem de programacao na aprendizagem dos alunos., RENILSON DE AGUIAR LOPES
2022, Monografia de Graduação O Scratch como ferramenta pedagogica no Ensino Medio: um estudo bibliograficosobre a linguagem de programacao na aprendizagem dos alunos., DHEYSSON DE AQUINO NASCIMENTO
2022, Monografia de Graduação A UTILIZACAO DAS TIC: Desafios da educacao moderna no periodo da pandemia, CARLOS EDUARDO SOUSA SILVA
2022, Dissertação de Mestrado Custo Total de Propriedade Aplicado a Migracao de Sistemas Legados para Ambiente de Computacao em Nuvem , ANILTON BEZERRA MAIA
2022, Dissertação de Mestrado Catalogo de Metodologias Ativas para o Ensino de Algoritmos, JOVENNILTON SOARES DE SOUSA
2022, Monografia de Graduação O USO DO LABORATORIO DE INFORMATICA COMO SUPORTE PEDAGOGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: inclusao digital e laboratorios de informatica na Escola municipal Pe. Francisco Bonaite de Nova Colinas-MA., KENIO HENRIQUE MARTINS MOTA
2022, Monografia de Graduação O USO DO LABORATORIO DE INFORMATICA COMO SUPORTEPEDAGOGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: Inclusao Digital e Laboratoriosde Informatica na Escola Municipal Pe. Francisco Bonaite de Nova Colinas-MA., JOSE MIGUEL PEREIRA RIBEIRO
2022, Tese Doutorado Quality Assessment of Learners’ Programs by Grouping Source Code Metrics, FRANCISCO ALAN DE OLIVEIRA SANTOS
2022, Monografia de Graduação AS TECNOLOGIAS DE INFORMACAO E COMUNICACAO NA EDUCACAO: IMPACTOS SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS E O FAZER DOCENTE Academicos: Leonardo Ferreira, Jadiel de Almeida Gomes e Magno dos Santos Lima, JADIEL DE ALMEIDA GOMES
2022, Monografia de Graduação AS TECNOLOGIAS DE INFORMACAO E COMUNICACAO NA EDUCACAO: IMPACTOS SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS E O FAZER DOCENTE Academicos: Leonardo Ferreira, Jadiel de Almeida Gomes e Magno dos Santos Lima, LEONARDO FERREIRA
2022, Monografia de Graduação AS TECNOLOGIAS DE INFORMACAO E COMUNICACAO NA EDUCACAO: IMPACTOS SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS E O FAZER DOCENTE Academicos: Leonardo Ferreira, Jadiel de Almeida Gomes e Magno dos Santos Lima, MAGNO DOS SANTOS LIMA
2022, Monografia de Graduação Playground Web para Aplicações Hipermídia Não-Lineares , MICAEL MACHADO GOMES
2022, Monografia de Graduação LINGUAGEM DE DOMINIO ESPECIFICO PARA A AUTORIA DE APLICACOES PARA TV DIGITAL., LUCAS DE MACEDO TERCAS
2021, Monografia de Graduação Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users , DAYANNE CRISTINA PEREIRA GOMES
2021, Qualificação de Mestrado Geracao Automatica de Objetos de Aprendizagem Utilizando Sumarizadores de Texto Baseados em Modelos de Deep Learning, LEANDRO MASSETTI RIBEIRO OLIVEIRA
2021, Dissertação de Mestrado Analise de um modelo para a tomada de decisoes pedagogicas em um ambiente voltado ao aprendizado de algoritmos, DJEFFERSON SMITH SANTOS MARANHAO
2021, Monografia de Graduação TESTE DE BARTLE: perfil de jogador presente nos estudantes do ensino superior , ASAN KAID PEREIRA MARTINS
2021, Monografia de Graduação Meta-heuristica Simulated Annealing aplicada ao problema de recobrimento de rotas , GABRIEL ALVES RIBEIRO
2021, Monografia de Graduação UTILIZACAO DE GAMIFICACAO COMO ESTIMULO A LEITURA PARA CRIANCAS: O APLICATIVO TECTECA , EUGENIO FURTADO FERREIRA
2021, Monografia de Graduação LTIaaS: Transformando aplicacoes em ferramentas de aprendizagem integraveis , CARLOS VINICIUS MONTEIRO COSTA
2021, Monografia de Graduação REENGENHARIA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COSMO COM NOVAS FUNCIONALIDADES E DOCUMENTACAO , CHRISTYELLEN DE SOUZA COSTA LIMA
2021, Monografia de Graduação Avaliacao da Ferramenta de Ensino de Programacao Caca-Bugs , ELYDILLSE MARIA BOTELHO LINDOSO
2021, Monografia de Graduação ANALISE E RECOMENDACAO DE LIVROS BASEADO EM GRUPOS DE USUARIOS , ROSIENE BALTAZAR DE CARVALHO
2021, Monografia de Graduação GEOMETRIA NAO-EUCLIDIANA EM JOGOS DIGITAIS E SEU USO NO ENSINO , GABRIEL SANTOS DRUMMOND
2020, Monografia de Graduação FableJS: Biblioteca para criacao de historias interativas , ALFREDO TITO SILVA
2020, Dissertação de Mestrado A influencia do Perfil de Jogador do Aluno no Desempenho de Ferramentas Gamificadas no Processo Ensino-Aprendizagem, MÁRCIO CRISTIANO VASCONCELOS DE CAMPOS
2020, Dissertação de Mestrado IndoorDSL: Uma abordagem baseada em MDE para o desenvolvimento de mapas de representacao do espaco indoor, EVALDO DA SILVA ANDRADE
2020, Dissertação de Mestrado A PERSONALIZACAO DE INTERFACES GRAFICAS DE FERRAMENTAS DE AUTORIA DE E-BOOKS COM FOCO NAS NECESSIDADES DOS USUARIOS: Estudo de Caso da SAITEBooker., CAMILA SANTOS DE CASTRO E LIMA
2020, Qualificação de Mestrado Sequenciamento de problemas computacionais em um STI voltado ao aprendizado de programacao que emprega POMDP na tomada de decisoes pedagogicas, DJEFFERSON SMITH SANTOS MARANHAO
2020, Dissertação de Mestrado Analise da Curva de Aprendizagem de Alunos e Capacidade Preditiva de Modelos no Ensino da Programacao , ANTONIO CARLOS RIBEIRO RAPOSO
2020, Dissertação de Mestrado Monitoramento Ubiquo da Saude Mental: Detectando Padroes de Sociabilidade Enriquecidos por Contexto Atraves do Processamento de Eventos Complexos, IVAN RODRIGUES DE MOURA
2020, Monografia de Graduação Um Servico em Nuvem para Criacao de Testes de Multipla Escolha, EDUARDO SILVA VIEIRA
2019, Monografia de Graduação Descoberta e Desconexao de Objetos Inteligentes (Smart Objects) em Ambientes Oportunisticos de IoMT, ALYSSON CIRILO SILVA
2019, Dissertação de Mestrado Avaliacao de um Ambiente Gamificado para o Ensino de Algoritmos , DANIEL DE SOUSA MORAES
2019, Monografia de Graduação Aplicacao de Gamificacao no Ensino-Aprendizagem de Programacao com Sistema de Ranqueamento e Feedback, MARCIO FRANKLIN MONTEIRO SOUZA
2019, Dissertação de Mestrado Uso dos paineis de controle pelos tutores para analise do aprendizado dos alunos de EaD , ALDREA MALHEIROS OLIVEIRA RABELO
2019, Monografia de Graduação Ambiente de Autoria de Jogos Serios, GREAT: Modulo de Resolucao de Tarefas Offline, RAFAEL RANI SANTOS MARTINS
2019, Monografia de Graduação Autoria Multimidia com Uso de Realidade Aumentada, PAULO RENATO CONCEICAO MENDES
2019, Qualificação de Mestrado Uso da Gamificacao no Ensino do Desenvolvimento de Jogos Digitais , MÁRCIO CRISTIANO VASCONCELOS DE CAMPOS
2019, Qualificação de Mestrado Modelagem do Conhecimento de Alunos para Atividades no Ensino de Algoritmo , ANTONIO CARLOS RIBEIRO RAPOSO
2019, Qualificação de Mestrado Classificacao de dificuldade de questoes em um ambiente virtual de aprendizado , ANTONIO DE SOUSA MOURAO SOBRINHO
2019, Qualificação de Mestrado Indoor-DSL: Uma Ferramenta Para Elaboracao de Modelos de Representacao do Espaco Indoor , EVALDO DA SILVA ANDRADE
2019, Monografia de Graduação UMA EXPERIENCIA IMERSIVA NO CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO, MAURICIO ALMEIDA DOS SANTOS
2019, Dissertação de Mestrado BOAS PRATICAS DE REUSO NA AUTORIA DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM, THACYLA DE SOUSA LIMA
2019, Monografia de Graduação ANALISE COMPARATIVA DE UM BANCO DE DADOS RELACIONAL E UM BANCO DE DADOS EM GRAFOS, FLAVIANE DOS SANTOS OLIVEIRA
2018, Monografia de Graduação Apoio ao Ensino de Algoritmos por meio da Demonstracao de Codigos-Fonte Similares, RAFAEL NOLETO LIMA
2018, Qualificação de Mestrado METODOLOGIA DE AVALIACAO SUBJETIVA DA QUALIDADE DA EXPERIENCIA EM STREAMING DE VIDEOS OMNIDIRECIONAIS, VINICIUS GARCEZ GALLOTTI SERRA
2018, Monografia de Graduação Avaliacao ergonomica utilizando o projeto Tango, PEDRO VINICIUS ALMEIDA DE FREITAS
2018, Dissertação de Mestrado O USO DE EMBALAGENS DE PRODUTOS QUIMICOS SANEANTES E A PERCEPCAO DE RISCO: o caso de pessoas idosas., RICARDSON BORGES VIEIRA
2018, Dissertação de Mestrado Cosmo: Um ambiente virtual de aprendizado com foco na Introducao de Algoritmos , DILSON JOSÉ LINS RABELO JÚNIOR
2018, Monografia de Graduação CONTROLE DE INVENTARIO USANDO INTERNET DAS COISAS E SERVICOS EM NUVEM, MATHEUS COIMBRA MORAES
2018, Qualificação de Mestrado Uma Plataforma para registro e reprodutibilidade de experimentos de simulacao, BRUNO EMANUEL DE ANDRADE SILVA
2018, Monografia de Graduação Analise de Acessibilidade do Portal do IBGE, HEVELYS SANDES OLIVEIRA
2018, Dissertação de Mestrado Integrando a Internet das Coisas as Aplicacoes de TV Digital, DANNE MAKLEYSTON GOMES PEREIRA
2018, Monografia de Graduação UMA METODOLOGIA PARA DETECTAR ANEMIA EM PEQUENOS RUMINANTES, WILLIAN FRANCA RIBEIRO
2018, Dissertação de Mestrado DESIGN DE PRODUCAO NA NARRATIVA TRANSMIDIA: Recomendacoes para projeto visual em multiplos suportes midiaticos , LUCAS DE MOURA KURZ
2018, Dissertação de Mestrado Padroes de design de interacao para Sistemas de Recomendacao, LEANJOELSON SOUZA ANDRADE
2018, Qualificação de Mestrado Aumentando o reuso em ferramentas de autoria de Objetos de Aprendizagem , THACYLA DE SOUSA LIMA
2018, Qualificação de Mestrado Uso de tecnicas do Learning Analytics em um Dashboard para uma melhor gestao dos indices academicos dos alunos do EaD , ALDREA MALHEIROS OLIVEIRA RABELO
2018, Monografia de Graduação Ballgorithm - Uma Ferramenta Introdutoria Para Conceitos de Programacao, GUILHERME AFONSO MELO SOUSA MELO
2018, Monografia de Graduação Inteligencia Artificial aplicada ao Jogo de Domino, IVAN DE JESUS PEREIRA PINTO
2018, Monografia de Graduação Levantamento de Requisitos e Modelagem do Ambiente Virtual de Aprendizagem COSMO, ANTONIO CARLOS RIBEIRO RAPOSO
2017, Qualificação de Mestrado O USO DE EMBALAGENS DE PRODUTO QUIMICO E A PERCEPCAO DE RISCO: o caso de um laboratorio quimico em uma empresa de mineracao., RICARDSON BORGES VIEIRA
2017, Qualificação de Mestrado Padroes de design de interacao para Sistemas de Recomendacao, LEANJOELSON SOUZA ANDRADE
2017, Qualificação de Mestrado DESIGN DE PRODUCAO NA NARRATIVA TRANSMIDIATICA: projeto visual da narrativa em multiplos suportes midiaticos., LUCAS DE MOURA KURZ
2017, Monografia de Graduação DASHBOARDS EDUCACIONAIS: ESTUDO DE CASO PARA O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO COSMO, DALAI DOS SANTOS RIBEIRO
2017, Monografia de Graduação MACP UMA EXPERIENCIA COM SOFTWARE LIVRE NA MELHORIA DE UMA FERRAMENTA PARA PORTUGUES ESTRUTURADO, LEONARDO WILLIAM MACHADO SILVA
2017, Monografia de Graduação OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE ALGORITMOS, SAMYLE LINDSAY CARDOSO PORTELA
2017, Qualificação de Mestrado Reconhecimento de estilos de aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem , BENEDITO MENDES DUTRA NETO
2017, Dissertação de Mestrado O USUARIO IDOSO E AS INTERFACES DE AUTOATENDIMENTO BANCARIO: estudo de caso com um banco brasileiro., ERIKA VERAS DE CASTRO
2017, Dissertação de Mestrado ESTETICA VISUAL E EXPERIENCIA DO USUARIO EM INTERFACES HUMANO-COMPUTADOR: um estudo de caso de sistemas de gestao de atividades de ensino (SIGAEs), WALDEILSON PAIXÃO SOUZA DA SILVA
2017, Dissertação de Mestrado Autoria de e-books interativos: modelo conceitual Fabulas e requisitos, HEDVAN FERNANDES PINTO
Trabalho de conclusão de curso (131)
ESTUDO PARA INTEGRAÇÃO DE ARQUITETURAS PARA RECOMENDAÇÃO DE CONTEÚDO NA TV DIGITAL MÓVEL., ALEX GONCALVES COSTA , 06/2012
Estudo de Caso: Arquitetura UPnP., ALYSTON CLAYDSON VERISSIMO DO NASCIMENTO , 07/2012
creaTiVe - Proposta de Ferramenta de Autoria para TV Digital Voltada ao Usuário Final., PABLO ROBERT PEREIRA ALVES , 06/2012
Accessibility TV: Ferramenta para Autoria de Aplicações iDTV com Recursos de Acessibilidade, ANDRE LUIZ DE BRANDAO DAMASCENO , 02/2013
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TRÊS TECNOLOGIAS DE TELAS MULTITOQUE: ENFOQUE EM HARDWARE E SOFTWARE., FABIO MARCIO TAVARES LIMA , 03/2013
COMICXML: UMA LINGUAGEM PARA AUTORIA DE HQTRÔNICAS PARA A PLATAFORMA SIFTEO CUBES, SASHA NICOLAS DA ROCHA PINHEIRO , 12/2013
GAME OF CODE: UMA EXPERIÊNCIA NA GAMIFICAÇÃO DE DISCIPLINAS DE ALGORITMOS, SIDNEY ARAUJO MELO , 01/2017
Levantamento de Requisitos e Modelagem do Ambiente Virtual de Aprendizagem COSMO, ANTONIO CARLOS RIBEIRO RAPOSO , 01/2018
Wanda: um framework para desenvolvimento de jogos de cartas para ensino de algoritmos., RAFAEL REGO DRUMOND , 10/2014
WANDA: UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DE CARTAS PARA O ENSINO DE ALGORITMOS., RAFAEL REGO DRUMOND , 12/2014
Desenvolvimento de padrões de design de interação para comércio televisivo., MARCIO FERNANDO SANTOS GARCEZ , 03/2015
Web Design Responsivo: Uma Abordagem Desktop-First em Portais Institucionais., RICARDO BELFORT NERES , 05/2015
Tourgo: um Sistema Colaborativo para Criação de Roteiros Turísticos e Interativos Utilizando a APJ Google MAPS, KASSIO ROMULO LIMA SOUSA , 05/2015
Aplicando a Métrica Pontos de Função à Metodologia SCRUM, HANS NEWTON FONSECA CANTANHEDE , 07/2015
Web Responsivo: uma Abordagem Desktop First para Portais Institucionais., RICARDO BELFORT NERES , 06/2015
Testes de Usabilidade em Lousas Interativas: Estudo de Caso com a Smart Board., RODRIGO SOUSA MONTEIRO , 07/2015
GINGA WINGS - UM MOTOR DE JOGOS PARA AUTORIA DE APLICAÇÕES DE HIPERMÍDIA COM NCLUA., IVO MATHEUS DE GOES LOPES , 07/2015
DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS DE COMÉRCIO TELEVISIVO UTILIZANDO UMA LINGUAGEM DE PADRÕES DE DESIGN DE INTERAÇÃO., MARCIO FERNANDO SANTOS GARCEZ , 07/2015
SNCL: Reduzindo verbosidade da linguagem NCL utilizando diferentes abordagens sintáticas., DANIEL DE SOUSA MORAES , 01/2016
Sistema Colaborativo para Criação de Roteiros Turísticos e Interativos Utilizando a API Google Maps., KASSIO ROMULO LIMA SOUSA , 04/2016
Lua2NCL: Framework para Autoria Textual de Aplicações NCL usando Lua., DANIEL DE SOUSA MORAES , 04/2016
Estudo Comparativo de Característica das Principais Plataformas de Transmissão ao Vivo pela Internet para Auxílio de Tomada de Decisão de Potenciais Investidores, SAMYLE LINDSAY CARDOSO PORTELA , 06/2016
Templates Aplicados na Ferramenta de Autoria Cacuriá, THACYLA DE SOUSA LIMA , 07/2016
APLICANDO A MÉTRICA PONTOS DE FUNÇÃO À METODOLOGIA SCRUM, HANS NEWTON FONSECA CANTANHEDE , 07/2016
APLICANDO A MÉTRICA PONTOS DE FUNÇÃO À METODOLOGIA SCRUM, HANS NEWTON FONSECA CANTANHEDE , 07/2016
SINCRONISMO TEMPORAL DE TEMPLATES DE LEIAUTE, THACYLA DE SOUSA LIMA , 09/2016
GAME OF CODE: UMA EXPERIÊNCIA NA GAMIFICAÇÃO DE DISCIPLINAS DE ALGORITMOS, SIDNEY ARAUJO MELO , 10/2016
Levantamento de Requisitos e modelagem do ambiente virtual de aprendizado COSMO, ANTONIO CARLOS RIBEIRO RAPOSO , 05/2017
Applying Visualization Techniques to Enhance a Gamifield Virtual Learning Environment, DALAI DOS SANTOS RIBEIRO , 05/2017
Ferramenta de Autoria Multimídia com Uso de Realidade Aumentada, PAULO RENATO CONCEICAO MENDES , 12/2018
DASHBOARDS EDUCACIONAIS: ESTUDO DE CASO PARA O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO COSMO, DALAI DOS SANTOS RIBEIRO , 07/2017
MACP UMA EXPERIÊNCIA COM SOFTWARE LIVRE NA MELHORIA DE UMA FERRAMENTA PARA PORTUGUÊS ESTRUTURADO, LEONARDO WILLIAM MACHADO SILVA , 07/2017
OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE ALGORITMOS, SAMYLE LINDSAY CARDOSO PORTELA , 07/2017
Balgorithm - uma ferramenta introdutória para conceitos de programação, GUILHERME AFONSO MELO SOUSA MELO , 09/2017
Ballgorithm - Uma Ferramenta Introdutória Para Conceitos de Programação, GUILHERME AFONSO MELO SOUSA MELO , 03/2018
Aplicação de Gamificação no Ensino-Aprendizagem de Algoritmos com Sistema de Ranqueamento e Recompensas, MARCIO FRANKLIN MONTEIRO SOUZA , 04/2018
Uma abordagem no ensino de algoritmos utilizando demonstração de código-fonte, RAFAEL NOLETO LIMA , 10/2018
Apoio ao Ensino de Algoritmos por meio da Demonstração de Códigos-Fonte Similares, RAFAEL NOLETO LIMA , 12/2018
Autoria Multimídia com Uso de Realidade Aumentada, PAULO RENATO CONCEICAO MENDES , 06/2019
Aplicação de Gamificação no Ensino-Aprendizagem de Programação com Sistema de Ranqueamento e Feedback , MARCIO FRANKLIN MONTEIRO SOUZA , 07/2019
FableJS: Biblioteca para criação de histórias interativas, ALFREDO TITO SILVA , 09/2020
FableJS: Biblioteca para criação de histórias interativas, ALFREDO TITO SILVA , 12/2020
Avaliação da Ferramenta de Ensino de Programação Caça-Bugs , ELYDILLSE MARIA BOTELHO LINDOSO , 04/2021
CRIAÇÃO DE UM PLAYGROUND PARA FABLEJS COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER O PENSAMENTO COMPUTACIONAL, MICAEL MACHADO GOMES , 04/2021
REENGENHARIA DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COSMO COM NOVAS FUNCIONALIDADES E DOCUMENTAÇÃO, CHRISTYELLEN DE SOUZA COSTA LIMA , 04/2021
LTIaaS: Transformando aplicações em ferramentas de aprendizagem integráveis, CARLOS VINICIUS MONTEIRO COSTA , 04/2021
O uso da Informática na Educação, JOSE FRANCISCO NAVA RIBEIRO , 12/2021
A IMPORTÂNCIA DO COMPUTADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM COMO RECURSO PEDAGÓGICO, RAMIRO LAURENTINO RIBEIRO , 12/2021
O pensamento computacional nos livros didáticos do novo ensino médio, HELIEZER PEREIRA DOS SANTOS DE SOUZA , 12/2021
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: IMPACTOS SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS E O FAZER DOCENTE Acadêmicos: Leonardo Ferreira, Jadiel de Almeida Gomes e Magno dos Santos Lima, JADIEL DE ALMEIDA GOMES , 12/2021
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: IMPACTOS SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS E O FAZER DOCENTE Acadêmicos: Leonardo Ferreira, Jadiel de Almeida Gomes e Magno dos Santos Lima, LEONARDO FERREIRA , 12/2021
GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA: COMO ACONTECE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES E ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL?, EVANILSON COSTA SANTOS , 12/2021
GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR, GILBERTO AGUIAR MENDONCA , 12/2021
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: IMPACTOS SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS E O FAZER DOCENTE Acadêmicos: Leonardo Ferreira, Jadiel de Almeida Gomes e Magno dos Santos Lima, MAGNO DOS SANTOS LIMA , 12/2021
Uso das tecnologias Digitais para o ensino de literatura no ensino médio., LINA KELLY RODRIGUES FERREIRA , 12/2021
O uso da informática como ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem na escola Unidade Integrada de 1º Grau Professor Humberto de Campos, ALDO MENDES DE PAULA , 12/2021
ANÁLISE TECNICA DE SOFTWARE LIVRE PARA O USO NO EAD, JOSE ANTONIO BATISTA FRANCA DE SOUSA , 12/2021
Realidade Virtual na Educação Básica: analisando vantagens, ELIANE DOS SANTOS SILVA , 12/2021
Realidade Virtual na Educação Básica: analisando vantagens, RAFAEL NASCIMENTO OLIVEIRA , 12/2021
O uso das tecnologias como metodologia aplicada no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio durante a pandemia., MARIA MONICA DA COSTA , 12/2021
Modernização no Campo não é para todos, MARIA DA GUIA LIMA DOS SANTOS FEITOSA , 12/2021
O uso das tecnologias como metodologia aplicada no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio durante a pandemia., ANTONIRENE RODRIGUES DE ASSIS SILVA , 12/2021
O uso das tecnologias como metodologia aplicada no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio durante a pandemia., EDINALDO ARAUJO LIMA , 12/2021
APRENDENDO A LÓGICA DA PROGRAMAÇÃO SCRATCH: Uma intervenção nas aulas de Matemática do 1º ano do Ensino Médio, GISLEY RIBEIRO DOS SANTOS , 12/2021
APRENDENDO A LÓGICA DA PROGRAMAÇÃO SCRATCH: Uma intervenção nas aulas de Matemática do 1º ano do Ensino Médio, ITACY DE ARAUJO BRASILEIRO , 12/2021
APRENDENDO A LÓGICA DA PROGRAMAÇÃO SCRATCH: Uma intervenção nas aulas de Matemática do 1º ano do Ensino Médio, JESONITA SOUSA DA SILVA ANDRADE , 12/2021
Uso de aplicativos como recurso didático no ensino de Língua Portuguesa: Foco ensino fundamental, LILIAN ARAUJO DA SILVA , 12/2021
O USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: inclusão digital e laboratórios de informática na Escola municipal Pe. Francisco Bonaite de Nova Colinas-MA., KENIO HENRIQUE MARTINS MOTA , 12/2021
O USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: inclusão digital e laboratórios de informática na Escola municipal Pe. Francisco Bonaite de Nova Colinas-MA., JOSE MIGUEL PEREIRA RIBEIRO , 12/2021
A ULTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM: em destaque o processo de ensino dos alunos com necessidades especiais., GUILHERME IBIAPINO RIBEIRO BEZERRA , 12/2021
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR PROFESSORES NOS 6º AO 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA U. I. FREI NICOLAU EM SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO - MA, HALAIN RACHID TRABULSI , 12/2021
A TECNOLOGIA NO ENSINO A DISTÂNCIA, JOSE CARLOS SANTOS GOMES , 12/2021
OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: ensino da matemática no fundamental II da escola comunitária Helena Miranda., ELINEIDE DA SILVA OLIVEIRA , 12/2021
Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação como facilitador para o ensino de matemática., ELIEL LEAL LIMA , 12/2021
O Ensino em tempos de Pandemia: Desafios frente às Tecnologias nas Escola Sudelândia e Jurgleide Alves Sampaio no Município de Açailândia-MA, DORIVAL LOPES DE SOUSA , 12/2021
O Ensino em tempos de Pandemia: Desafios frente às Tecnologias nas Escola Sudelândia e Jurgleide Alves Sampaio no Município de Açailândia-MA, JANIO OLIVEIRA QUEIROZ , 12/2021
O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO POR DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO) DA ESCOLA UNIDADE INTEGRADA JOSÉ BONIFÁCIO NO MUNICÍPIO DE BURITICUPU – MA., ABIMAEL GOMES LIANDRO , 12/2021
O USO DO SOFTWARE SCRATCH COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA 2º SÉRIE DO TURNO VESPERTINO NO C. E. RAIMUNDO ARAUJO, DHEYSSON DE AQUINO NASCIMENTO , 12/2021
O USO DO SOFTWARE SCRATCH COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA 2º SÉRIE DO TURNO VESPERTINO NO C. E. RAIMUNDO ARAUJO, RENILSON DE AGUIAR LOPES , 12/2021
O USO DO SOFTWARE SCRATCH COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA 2º SÉRIE DO TURNO VESPERTINO NO C. E. RAIMUNDO ARAUJO, IRISMAR SILVA , 12/2021
A TECNOLOGIA NO ENSINO A DISTÂNCIA, ALEX SANDRO PORTELA CARDOZO , 12/2021
A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO AUXILIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL., ANTONIO GLEISON LIMA NASCIMENTO , 12/2021
A qualidade do ensino EAD no Brasil junto a necessidade de expansão., IZAU SANTOS DE ARAUJO , 12/2021
A tecnologia é o professor, ELIANE SILVA DO NASCIMENTO , 12/2021
A tecnologia em tempos de pandemia na educação, ROBERTA SILVA CANTANHEDE , 12/2021
Os Desafios do Ensino a Distancia no Novo Hoje, MARCELIANO CARDOSO VALE , 12/2021
Como promover a inclusão digital nas escolas públicas, como forma de melhoria no ensino, nos anos pós-pandemia, ANTONIO JARDSON DOS SANTOS LIMA , 12/2021
Como promover a inclusão digital nas escolas públicas, como forma de melhoria do ensino, nos anos pós pandemia, IVANETE SILVA VIANA , 12/2021
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ABORDAGEM NA GESTÃO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E ADMININISTRATIVAS DA ESCOLA PÚBLICA., LUCIO MAURO DE OLIVEIRA SALES , 12/2021
PROFESSORES, PANDEMIA E IMERSSÃO NAS TECNOLOGIAS PARA O FAZER PEDAGÓGICO NA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR ARCHER., DOMINGOS ROBERTO FEITOSA TAVARES , 12/2021
Os Desafios do Ensino a Distancia no Novo Hoje, JAKELLINE POVOAS BEZERRA , 12/2021
Informática na educação, TALLISSON SANTOS MAGALHÃES , 12/2021
COMO PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PODEM SER BENEFICIADOS COM O USO DAS TDICs NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM., ANA PAULA DE BRITO MUNIZ , 12/2021
COMO PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PODEM SER BENEFICIADOS COM O USO DAS TDICs NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM., ANDREIA ALVES DA SILVA FAGUNDES , 12/2021
COMO PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PODEM SER BENEFICIADOS COM O USO DAS TDICs NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM., WILSON ALVES DOS SANTOS , 12/2021
A TECNOLOGIA NO ENSINO A DISTÂNCIA, JERONILDO CARDIAL COSTA , 12/2021
O papel do Licenciado em Computação pela Universidade Federal do Maranhão na modalidade EaD no âmbito da educação básica na escola pública, PAULO ALENCAR DE MACEDO , 12/2021
Falta do computador na sala de aula: um reflexo da ausência de uso dessa tecnologia em escolas públicas., MATEUS FAGNER PINHEIRO COSTA , 12/2021
SITE EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE SUPORTE TRANSDISCIPLINAR: Uma experiência no Centro de Ensino Salomão Cury-Rad, WAGNER DA SILVA FLORES , 12/2021
UTILIZANDO A INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO, JOSE MARIA DE MACEDO FILHO , 12/2021
A IMPORTÂNCIA DO APOIO PEDAGÓGICO DO PROFISSIONAL DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE NOVA COLINAS -MA., ANTONIO RENE DE SOUSA FERNANDES , 12/2021
A IMPORTÂNCIA DO APOIO PEDAGÓGICO DO PROFISSIONAL DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE NOVA COLINAS -MA., CLOVES LIMA DOS SANTOS , 12/2021
A IMPORTÂNCIA DO APOIO PEDAGÓGICO DO PROFISSIONAL DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE NOVA COLINAS -MA., ROSINEIDE VALE DE SA E SILVA , 12/2021
A IMPORTÂNCIA DO APOIO PEDAGÓGICO DO PROFISSIONAL DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE NOVA COLINAS -MA., ITAMAR DIAS DE BRITO , 12/2021
OS EFEITOS DA PANDEMIA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL, CARLOS EDUARDO SOUSA SILVA , 12/2021
OS EFEITOS DA PANDEMIA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL, DONNY-HANS DUARTE DA COSTA , 12/2021
INCLUSÃO DIGITAL E A IMPORT NCIA DO PROFISSIONAL DE TI NA COMUNIDADE ESCOLAR: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL JESUS DE NAZARÉ EM AÇAIL NDIA – MA, JOSE ALBERTO RODRIGUES FREITAS , 12/2021
INCLUSÃO DIGITAL E A IMPORT NCIA DO PROFISSIONAL DE TI NA COMUNIDADE ESCOLAR: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL JESUS DE NAZARÉ EM AÇAIL NDIA – MA, MARDONIO DE OLIVEIRA ALMEIDA , 12/2021
INCLUSÃO DIGITAL E A IMPORT NCIA DO PROFISSIONAL DE TI NA COMUNIDADE ESCOLAR: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL JESUS DE NAZARÉ EM AÇAIL NDIA – MA, WASHYNGTON MOREIRA RODRIGUES , 12/2021
USO DO INSTAGRAM COMO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL , CLAUDILSON VICENTE SILVA NASCIMENTO , 12/2021
USO DO INSTAGRAM COMO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL , HIGO RICARDO DE OLIVEIRA MELO , 12/2021
USO DO INSTAGRAM COMO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL , RONAYRA MARA SOUSA TEIXEIRA , 12/2021
USO DO INSTAGRAM COMO MEIO EDUCATIVO NO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL, WALNEY AROUCHE DA SILVA , 12/2021
O Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação no Período de Pandemia numa Escola da Rede Estadual do Maranhão: um estudo de caso, RAIMUNDO DE CASTRO SOARES , 12/2021
JOGOS EDUCACIONAIS: uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas., LAERCIO MEDEIROS DE CARVALHO , 12/2021
Segurança da Informação em Sistemas Web, JADILSON DOS REIS SILVA , 12/2021
SOFTWARE PARA CRIAÇÃO DE CARTAZES PARA SUPERMERCADOS E LOJAS EM GERAL, REINALDO RIBEIRO BRITO , 12/2021
O USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO E À APRENDIZAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL UNIDADE INTEGRADA DE 1º GRAU PROFESSOR HUMBERTO DE CAMPOS, MAURO DA SILVA SOARES , 12/2021
O USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO E À APRENDIZAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL UNIDADE INTEGRADA DE 1º GRAU PROFESSOR HUMBERTO DE CAMPOS, GILDEAN LEAL DOS SANTOS , 12/2021
GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA: COMO ACONTECE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES E ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL?, FRANCISCO VERAS DA SILVA JUNIOR , 12/2021
LINGUAGEM DE DOMÍNIO ESPECÍFICO PARA A AUTORIA DE APLICAÇÕES PARA TV DIGITAL, LUCAS DE MACEDO TERCAS , 01/2022
Playground Web para Aplicações Hipermídia Não-Lineares, MICAEL MACHADO GOMES , 01/2022
CHATBOTS: UMA ANÁLISE DE CONCEITOS E FRAMEWORKS, IGOR RAFAEL BARBOSA ESTRELA , 04/2022
Como promover a inclusão digital nas escolas públicas, como forma de melhoria do ensino, nos anos pós pandemia, EDUARDO SMITH DA LUZ RIBEIRO , 12/2021
UM ESTUDO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR DOCENTES EM DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE ZÉ DOCA – MA, ANTONIO CARLOS PEREIRA DA SILVA , 03/2022
Aleph: Um sistema Web para Auxiliar no Aprendizado de Algoritmos de Ordenação, PEDRO ALVES DE AMORIM NETO , 01/2023
UMA ABORDAGEM GERAL SOBRE CHATBOT, EDVALDO OLIVEIRA DA SILVA , 08/2021
FERRAMENTA COSMOBOT: UM CHATBOT DE APOIO A ALUNOS EM AVALIAÇÕES DE ALGORITMOS , IGOR RAFAEL BARBOSA ESTRELA , 07/2023
Avaliando os Jogos Sérios Tower of Hanoi e Dangerous Crossing Aplicados no Ensino de Pensamento Computacional, CLAUDINY PRISCILA LOPES BRITO , 07/2023
Detecção Automática de Emoções no Aprendizado de Algoritmos , PAULO VICTOR BORGES OLIVEIRA LIMA , 07/2023
DIRETRIZES DE GAME DESIGN E USABILIDADE PARA A CRIAÇÃO DE JOGOS SÉRIOS USANDO TECNOLOGIAS WEB, KLEYDSON BECKMAN BARBOSA , 11/2023
Orientação em pós-graduação (36)
Doutorado, ALLAN KASSIO BECKMAN SOARES DA CRUZ, 03/2020 - , Orientação em Andamento
Doutorado, DJEFFERSON SMITH SANTOS MARANHAO, 03/2022 - , Orientação em Andamento
Doutorado, GISLANE MARTINS SILVA DE ABREU, 03/2023 - , Orientação em Andamento
Doutorado, ALANA DE ARAUJO OLIVEIRA MEIRELES TEIXEIRA, 03/2019 - 02/2024 , Orientação em Andamento
Doutorado, FRANKLHES SANTOS CARVALHO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Doutorado, RUY GUILHERME SILVA GOMES DE OLIVEIRA, 03/2021 - 02/2022 , Orientação em Andamento
Doutorado, LI-CHANG SHUEN CRISTINA SILVA SOUSA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, RODRIGO COSTA MESQUITA SANTOS, 03/2011 - , Concluída em 04/2013
Mestrado, ALMIR GALINDO FLORENCIO FILHO, 02/2012 - , Concluída em 03/2014
Mestrado, DJEFFERSON SMITH SANTOS MARANHAO, 03/2019 - , Concluída em 06/2021
Mestrado, JOVENNILTON SOARES DE SOUSA, 03/2021 - , Concluída em 09/2023
Mestrado, DILSON JOSÉ LINS RABELO JÚNIOR, 03/2016 - , Concluída em 07/2018
Mestrado, HEDVAN FERNANDES PINTO, 03/2015 - , Concluída em 04/2017
Mestrado, ALEX DE SOUZA VIEIRA, 03/2011 - , Concluída em 04/2013
Mestrado, ANTONIO JOSE GRANDSON BUSSON, 03/2013 - , Concluída em 08/2015
Mestrado, ALLAN KASSIO BECKMAN SOARES DA CRUZ, 06/2013 - , Concluída em 06/2015
Mestrado, ROSENDY JESS FERNANDEZ GALABO, 04/2013 - , Concluída em 04/2014
Mestrado, LEANJOELSON SOUZA ANDRADE, 06/2016 - , Concluída em 05/2018
Mestrado, PAMELA TORRES MAIA BECKMAN DA CRUZ, 04/2014 - , Concluída em 05/2016
Mestrado, KLEYDSON BECKMAN BARBOSA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, LUIS CARLOS MOTTA JUNIOR, 04/2013 - , Orientação em Andamento
Mestrado, RICARDO JASMIM MEIRINO, 03/2014 - 06/2014 , Orientação em Andamento
Mestrado, DANIEL DE SOUSA MORAES, 03/2016 - 04/2018 , Orientação em Andamento
Mestrado, NIKOLE MELO DE MENDONCA, 04/2018 - 04/2019 , Orientação em Andamento
Mestrado, ITALO FERNANDES SERRA DA SILVA, 03/2018 - 08/2018 , Orientação em Andamento
Mestrado, RAIMUNDO MELIANA DE CARVALHO FILHO, 03/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, RODOLFO GALVAO AURELIO, 03/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, CLAUDINY PRISCILA LOPES BRITO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
Mestrado, RUY GUILHERME SILVA GOMES DE OLIVEIRA, 03/2015 - , Concluída em 01/2017
Mestrado, VERÔNICA DE FÁTIMA AMARAL RAMOS, 05/2017 - 04/2018 , Orientação em Andamento
Mestrado, ANDRE LUIZ DE BRANDAO DAMASCENO, 03/2013 - , Concluída em 03/2015
Mestrado, LEANDRO MASSETTI RIBEIRO OLIVEIRA, 03/2020 - , Concluída em 09/2022
Mestrado, THACYLA DE SOUSA LIMA, 03/2017 - , Concluída em 04/2019
Mestrado, DANIEL DE SOUSA MORAES, 03/2016 - , Concluída em 07/2019
Mestrado, ALDREA MALHEIROS OLIVEIRA RABELO, 03/2017 - , Concluída em 07/2019
Mestrado, ANTONIO CARLOS RIBEIRO RAPOSO, 03/2018 - , Concluída em 03/2020
fim do conteúdo