Ir para acessibilidade
Foto do docente JOAO DA SILVA ARAUJO JUNIOR

JOAO DA SILVA ARAUJO JUNIOR

DLER - DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (3)
03/2019 GRUPO DE PESQUISA EM LINGUAGEM E TECNOLOGIA - LINTEC,
05/2017 LINTEC -LINGUAGEM E TECNOLOGIA,
02/2022 LINTEC - GRUPO DE PESQUISA EM LÍNGUA(GEM) E TECNOLOGIA,
Artigos (7)
2023, A Brief Reflection on the Use of Assistive Technology by Blind Language Learners, ISSN: 23342358
2023, Câmaras de eco e filtros-bolha no contexto da gestão algorítmica da atenção: refletindo sobre os desafios contemporâneos do letramento à luz da BNCCEM, ISSN: 21778868
2023, A Brief Reflection on the Use of Assistive Technology by Blind Language Learners, ISSN: 23342358
2020, APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO CONTEXTO VIRTUAL: uma análise na Rede Social de Aprendizagem de Línguas Hellotalk, ISSN: 21778868
2019, A emergência do gênero 'resumo expandido' sob a ótica da complexidade., ISSN: 21764182
2018, O uso de aplicativos digitais e a atuação estratégica dos aprendizes de língua espanhola., ISSN: 15170136
2013, Da internet para os livros didáticos: uma análise da didatização de gêneros textuais digitais, ISSN: 19816081
Publicação em eventos (68)
2023, João da Silva Araújo-Júnior, João da Silva Araújo Júnior, Lívia Karoline Pinheiro Mendonça dos Santos, TECNOLOGIAS PERSUASIVAS E A ESTRUTURA COMPOSICIONAL DAS FAKE NEWS NO CONTEXTO ELEITORAL, I SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS EM LÍNGUAS, MEMÓRIAS IDENTIDADES E CULTURAS, Resumo
2023, , Multimodalidade e desinformação: um olhar para as fake news à luz da Gramática do Design Visual (GDV), CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS ? CONIL,
2023, João da Silva Araújo-Júnior, João da Silva Araújo Júnior, Lívia Karoline Pinheiro Mendonça dos Santos, Multimodalidade e desinformação: um olhar para as fake news à luz da Gramática do Design Visual (GDV), CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS ? CONIL, Resumo
2023, João da Silva Araújo-Júnior, João da Silva Araújo Júnior, Lívia Karoline Pinheiro Mendonça dos Santos, Sequências digitais didáticas para o reconhecimento de fake news nas redes sociais digitais, I Simpósio Nacional em Estudos em Línguas, Memórias e Culturas- SINELMIC, Resumo
2023, João da Silva Araújo-Júnior, João da Silva Araújo Júnior, Vera Lúcia Moraes Araújo Menezes, MECANISMO DE FILTROS-BOLHA SOB AÓTICA DOS POSTULADOS TEÓRICOS DOCÍRCULO DE BAKHTIN, Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, Trabalho Completo
2023, Hayanne Ribeiro de Souza, João da Silva Araújo-Júnior, João da Silva Araújo Júnior, DA RETÓRICA CLÁSSICA À CAPTOLOGIA: REFLEXÕES EM TORNO DA PERSUASÃO NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, I SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS EM LÍNGUAS, MEMÓRIAS IDENTIDADES E CULTURAS, Trabalho Completo
2023, , Mutiletramentos no ensino on-line de espanhol: uma experiência didática com o uso da música, https://www.even3.com.br/seminario-de-estudos-linguisticos-do-procad-uftufmaufsc-pesquisas-em-debate-333846/,
2022, Elisângela Amorim Sá, João da Silva Araújo-Júnior, REDES SOCIAIS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS E A MOBILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE O POTENCIAL DO TANDEM, 8º Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Resumo
2021, Lívia Karoline Pinheiro Mendonça dos Santos, João da Silva Araújo-Júnior, APLICATIVOS MÓVEIS NA INTERAÇÃO NO ÂMBITO DA APRENDIZAGEM DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, XXXIII Seminário de Iniciação Científi ca - SEMIC, Resumo
2021, João da Silva Araújo-Júnior, Maria Ribamar Lopes dos Santos Andrade, APLICATIVOS MÓVEIS E REDES SOCIAIS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS, XXXIII Seminário de Iniciação Científi ca - SEMIC, Resumo
2021, Lívia Karoline Pinheiro Mendonça dos Santos, João da Silva Araújo-Júnior, INTERAÇÃO NO ÂMBITO DA APRENDIZAGEM DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL: um estudo sobre o potencial dos aplicativos móveis, III SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VI NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
2020, Deyse Kelle Alves Oliveira, João da Silva Araújo-Júnior, APLICATIVOS MÓVEIS E INTERAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS POR PESSOAS CEGAS, Congresso Internacional de Ficção Especulativa (CONIFE) (1.: 2020: São Luís, MA); Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso (CONIFID), Resumo
2020, Natyara Carvalho Araújo, João da Silva Araújo-Júnior, GAMEFICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: UMA ANÁLISE DAS PLATAFORMAS KAHOOT! E SOCRATIVE, Congresso Internacional de Ficção Especulativa (CONIFE) (1.: 2020: São Luís, MA); Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso (CONIFID), Resumo
2020, , ?RETIRO A LEGENDA E TENTO APRENDER A MENSAGEM PRINCIPAL?: A MOBILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COGNITIVAS NO ÂMBITO DO USO DA NETFLIX POR APRENDIZES DE LÍNGUA ADICIONAL, Congresso Nordestino de Linguística Aplicada,
2020, Carlos Maycon Almeida Santos, João da Silva Araújo-Júnior, APLICATIVOS MÓVEIS NA INTERAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA, XXXII Seminário de Iniciação Científi ca - SEMIC, Resumo
2020, Carlos Maycon Almeida Santos, João da Silva Araújo-Júnior, AS REDES SOCIAIS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E A INTERAÇÃO EM LÍNGUA ADICIONAL, Congresso Internacional de Ficção Especulativa (CONIFE) (1.: 2020: São Luís, MA); Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso (CONIFID), Resumo
2020, Lais Raquel Coelho Ferreira, João da Silva Araújo-Júnior, APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS MEDIADA POR APLICATIVOS MÓVEIS: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS DE CORREÇÃO DO HELLO TALK E HI NATIVE, da Silva Araújo Júnior, Resumo
2020, Flavia Regina da Silva Correa, João da Silva Araújo-Júnior, MOBILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS SOCIAIS EM CONTEXTO VIRTUAL: UMA ANÁLISE CALEIDOSCÓPICA DA REDE SOCIAL DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS (RSAL) HELLOTALK, Congresso Internacional de Ficção Especulativa (CONIFE) (1.: 2020: São Luís, MA); Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso (CONIFID), Resumo
2020, DANIELLE CUNHA ROCHA, João da Silva Araújo-Júnior, A NETFLIX COMO ?FERRAMENTA? DE APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA: UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS INDIVIDUAIS MOBILIZADAS POR APRENDIZES, Congresso Internacional de Ficção Especulativa (CONIFE) (1.: 2020: São Luís, MA); Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso (CONIFID), Resumo
2020, Lais Raquel Coelho Ferreira, João da Silva Araújo-Júnior, FERRAMENTAS DE CORREÇÃO NO PROCESSO DE INTERAÇÃO COMUNICATIVA MEDIADO POR APLICATIVOS MÓVEIS, XXXII Seminário de Iniciação Científi ca - SEMIC, Resumo
2020, Deyse Kelle Alves Oliveira, João da Silva Araújo-Júnior, APLICATIVOS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS POR PESSOAS CEGAS, XXXII Seminário de Iniciação Científica - SEMIC, Resumo
2019, Lais Raquel Coelho Ferreira, João da Silva Araújo-Júnior, APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS MEDIADA POR APLICATIVOS MÓVEIS: UMA ANÁLISE DAS FERRAMENTAS DE CORREÇÃO NO PROCESSO DE INTERAÇÃO COMUNICATIVA, III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, Resumo
2019, Deyse Kelle Alves Oliveira, João da Silva Araújo-Júnior, Aplicativos móveis e a mobilização de estratégias individuais por aprendizes de português como língua estrangeira: o uso do Hello Talk, I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Trabalho Completo
2019, João da Silva Araújo-Júnior, AS TEORIAS SOBRE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E O CARÁTER MULTIDIMENSIONAL DA APRENDIZAGEM, CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA, Trabalho Completo
2019, Deyse Kelle Alves Oliveira, João da Silva Araújo-Júnior, APLICATIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS POR PESSOAS CEGAS, III SIMPÓSIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE, Resumo
2019, Carlos Maycon Almeida Santos, João da Silva Araújo-Júnior, Aprendizagem de línguas como sistema adaptativo complexo: o uso de tecnologias digitais nas condições iniciais de aprendizagem de língua estrangeira, I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Trabalho Completo
2018, João da Silva Araújo-Júnior, Deyse Kelle Alves Oliveira, APLICATIVOS DIGITAIS E A MOBILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM POR APRENDIZES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, I CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA, Resumo
2018, João da Silva Araújo-Júnior, As teorias sobre aprendizagem de línguas e o caráter multidimensional da aprendizagem, I CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA, Trabalho Completo
2018, João da Silva Araújo-Júnior, Rayane Teixeira, A INTERAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA MEDIADA POR APLICATIVOS DIGITAIS, I CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA, Resumo
2018, Carlos Maycon Almeida Santos, João da Silva Araújo-Júnior, APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS COMO SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS CONDIÇÕES INICIAIS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, I CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA, Resumo
2017, João da Silva Araújo-Júnior, Myrian Cristina Cardoso Costa, TECNOLOGIAS DIGITAIS E A MOBILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COGNITIVAS POR APRENDIZES DE LÍNGUAS, I Congresso Internacional de Letras, Trabalho Completo
2017, Myrian Cristina Cardoso Costa, João da Silva Araújo-Júnior, O POTENCIAL DOS APLICATIVOS DIGITAIS PARA A MOBILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS, III Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia: discurso e contemporaneidade: histórias, espaços e subjetividades; II Seminário Nacional GPELD: linguagens, discursos e práticas culturais, Trabalho Completo
2016, João da Silva Araújo-Júnior, Myrian Cristina Cardoso Costa, O USO DE APLICATIVOS DIGITAIS E A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DOS APRENDIZES DE LÍNGUA ESPANHOLA, V FLAEL Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas), Trabalho Completo
2016, João da Silva Araújo-Júnior, Myrian Cristina Cardoso Costa, O USO DE APLICATIVOS NA ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS, V FLAEL Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas), Resumo
2016, João da Silva Araújo-Júnior, Aprendizagem móvel (mobile learning): o uso de aplicativos de smartphone e as estratégias de aprendizagem de línguas., I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FICÇÃO IDENTIDADE E DISCURSO, Resumo
2016, , O USO DE APLICATIVOS DIGITAIS E A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DOS APRENDIZES DE LÍNGUA ESPANHOLA, V FLAEL Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas),
2015, , A DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS, SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SEMIC,
2015, , TECNOLOGIAS DIGITAIS E ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SEMIC,
2014, , TECNOLOGIAS DIGITAIS E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS, JORNADA DE ESTUDOS SOBRE LINGUAGEM E E TECNOLOGIA,
2014, João da Silva Araújo-Júnior, Hannah Isabely Serra Ayres, Gêneros textuais didatizados: analisando experiencias em livros didáticos de língua portuguesa., I ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO, DISCURSO MEMÓRIA, Resumo
2013, João da Silva Araújo-Júnior, Pollyana Pires Aranha Rodrigues, OS GÊNEROS TEXTUAIS EM NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM APRENDIZES DE LÍNGUA ESPANHOLA., XII ENCONTRO HUMANÍSTICO, Resumo
2013, , A AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA À LUZ DA COMPLEXIDADE: A EMERGÊNCIA DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DA AMAZÔNIA,
2013, João da Silva Araújo-Júnior, A AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS SOB A ÓTICA DA COMPLEXIDADE: UMA ABORDAGEM BOM BASE EM NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM, XII ENCONTRO HUMANÍSTICO, Resumo
2013, João da Silva Araújo-Júnior, Vanessa Aguiar França, TRADUÇÃO AUTOMÁTICA: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DE TRADUTORES ONLINE., XII ENCONTRO HUMANÍSTICO, Resumo
2013, , TECNOLOGIAS DIGITAIS E ASL: A SOCIOINTERAÇÃO COMO COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EMERGENTE., IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA,
2012, , LITERATURA E CONTEMPORANEIDADE, XII ENCONTRO HUMANÍSTICO,
2012, , LINGUÍSTICA, MEMÓRIA E TRADIÇÃO ORAL, XII ENCONTRO HUMANÍSTICO,
2012, , ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE LE NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM., 4o SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO,
2012, , OS DESAFIOS DE DIDATIZAÇÃO DOS GÊNEROS MULTIMODAISNO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS., 2a SEMANA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA,
2012, , GÊNEROS TEXTUAIS EM NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM APRENDIZES DE ESPANHOL COMO LE., XII ENCONTRO HUMANÍSTICO,
2012, , TRADUÇÃO AUTOMÁTICA: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DE TRADUTORES ONLINE., XII ENCONTRO HUMANÍSTICO,
2012, , LA VARIACIÓN LÉXICA EN LIBROS DIDÁCTICOS DE ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA, I ENCUENTRO ACADÉMICO LUDOVICENSE DE LENGUA ESPAÑOLA - I EALLE,
2011, , O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (LE) NA ERA DIGITAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, IV ENCONTRO NACIONAL DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS DIGITAIS,
2011, João da Silva Araújo Júnior, João da Silva Araújo-Júnior, O INTERNETÊS E OS DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUAS NA ERA DIGITAL, I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIALETOLOGIA E SOCIELINGUÍSTICA, Trabalho Completo
2010, , LITERATURA, CULTURA E IDENTIDADE, II Semana de Estudos Literários,
2010, João da Silva Araújo Júnior, Conceição de Maria de Araújo Ramos, José Ribamar Mendes Bezerra, Maria de Fátima Sopas Rocha, INTERNET, VARIAÇÃO E ENSINO (MESA REDONDA), I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIALETOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA, Resumo
2009, João da Silva Araújo Júnior, O HIPERLEITOR/ALUNO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: A UM CLICK DA AUTONOMIA?, III Encontro Nacional Sobre Hipertexto, Trabalho Completo
2009, , O ESPANHOL E A INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO, SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA,
2008, , OS GÊNEROS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (LE): UMA PROPOSTA PARA UM ENFOQUE POR TAREFAS., Semana Acadêmica do CESSIN,
2007, João da Silva Araújo Júnior, TATIANA LOURENÇO DE CARVALHO, O PROFESSOR E AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA INTERNET, II Encontro Nacional Sobre Hipertexto, Trabalho Completo
2007, , O PROFESSOR E AS PRÁTICAS DE LINGUAGEM NA INTERNET, I ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO,
2007, , GÊNEROS DIGITAIS EM LIVROS DIDÁTICOS: MODISMO OU COERÊNCIA?, SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E GÊNEROS TEXTUAIS - SINALGE,
2007, , FUNDAMENTOS DE LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTAL, IV SEMANA DE HUMANIDADES,
2007, , DINAMIZANDO A AULA DE ESPANHOL, II ENCONTRO DEPROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS,
2006, , GÊNEROS DIGITAIS E LIVROS DIDÁTICOS, V SEMANA DE LETRAS,
2006, João da Silva Araújo Júnior, A CONVERSA NO MSN: UM ESTUDO DOS PROPÓSITOS COMUNICATIVOS DOS USUÁRIOS DO GÊNERO., V SELLP, Trabalho Completo
2003, João da Silva Araújo Júnior, Livia Márcia Tiba Radis Baptista, RELATO DE UMA EXPERIENCIA: A EXPRESSÃO ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA, XII Encontro de Iniciação à Docência, Resumo
2003, , RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA:O CURSO EXPRESSÃO ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA, XIIENCONTRO DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA,
Capítulos de livros (13)
2023, RETÓRICA DIGITAL E TECNOLOGIAS PERSUASIVAS: a influência dos algoritmos na persuasão nas redes sociais, Linguagem e práticas discursivas : questões teóricas e metodológicas, João da Silva Araújo-Júnior, João da Silva Araújo Júnior, Caroline Rodrigues Lima Queiroz, Ana Lúcia Rocha Silva.
2023, Engajamento em perfis de ensino de línguas no Instagram: uma análise de estratégias sociais em/nos comentários, Com a lupa entre o social e o linguístico:um olhar aplicado para o ensino e a prendizagem de línguas, João da Silva Araújo-Júnior, João da Silva Araújo Júnior, Hayanne Ribeiro de Souza
2022, LINGUÍSTICA APLICADA INDISCIPLINAR E TEORIAS DA COMPLEXIDADE: INTERSECÇÕES EM TORNO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS, Estudos da linguagem: instrumentos teóricos e metodológicos, João da Silva Araújo-Júnior, Leandro Valente da Veiga
2021, INTERAÇÃO NO ÂMBITO DA APRENDIZAGEM DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL: um estudo sobre o potencial dos aplicativos móveis, E-BOOK DO III SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VI NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, João da Silva Araújo-Júnior, Lívia Karoline Pinheiro Mendonça dos Santos
2021, GAMEFICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: UMA ANÁLISE DAS PLATAFORMAS KAHOOT! E SOCRATIVE, Tecnologias e ensino de línguas: metodologias e práticas, Natyara Carvalho Araújo, João da Silva Araújo-Júnior
2019, APLICATIVOS MÓVEIS E A MOBILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INDIVIDUAIS POR APRENDIZES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: O USO DO HELLO TALK, APLICATIVOS MÓVEIS E A MOBILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INDIVIDUAIS POR APRENDIZES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: O USO DO HELLO TALK, Deyse Kelle Alves Oliveira, João da Silva Araújo-Júnior
2019, APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS COMO SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS CONDIÇÕES INICIAIS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, E-Book do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (I ? SINTDE ? 2019), Carlos Maycon Almeida Santos, João da Silva Araújo-Júnior
2018, O paradigma da complexidade e as teorias sobre aquisição/aprendizagem de segunda língua, Ensino de línguas: interfaces e novas tecnologias, João da Silva Araújo-Júnior
2018, Aplicativos digitais e a mobilização de estratégias por aprendizes de línguas, Ensino de línguas, tecnologia, interação e interfaces, João da Silva Araújo-Júnior, Myrian Cristina Cardoso Costa
2017, A aprendizagem de línguas como um Sistema complexo., Línguas, literatura e ensino: reflexões da contemporaneidade., João da Silva Araújo-Júnior
2016, Tecnologias digitais, autonomia e integração comunicativa na aprendizagem de línguas., Múltiplas facetas da linguagem, João da Silva Araújo-Júnior, Júlio César Rosas Araújo
2016, Estratégias de aprendizagem, tecnologias digitais e autonomia, Ensino de Línguas e Práticas Discursivas: Multiplos Olhares, João da Silva Araújo-Júnior
2010, Hiperleitor/aluno de língua estrangeira: a um clique da autonomia?, Linguagem, tecnologia e educação., João da Silva Araújo-Júnior
Livros (5)
2023, Linguagem e práticas discursivas : questões teóricas e metodológicas, João da Silva Araújo-Júnior, João da Silva Araújo Júnior, Ilza do Socorro Galvão Cutrim, Mõnica da Silva Cruz, Maria da Graça dos Santos Faria
2022, Estudos da linguagem: instrumentos teóricos e metodológicos, João da Silva Araújo-Júnior, Ana Lúcia Rocha Silva., Maria da Graça dos Santos Faria
2021, Tecnologias e ensino de línguas: metodologias e práticas, Marize Barros Rocha Aranha, Ana Lúcia Rocha Silva., João da Silva Araújo-Júnior
2020, REVISTA LITTERA ONLINE:SEÇÃO TEMÁTICA ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/ADICIONAIS, João da Silva Araújo-Júnior, Kleber Aparecido da Silva
2016, Tecnologias digitais e aprendizagem de línguas: estratégias, autonomia e integração comunicativa, João da Silva Araújo-Júnior, Naiara Sales Araújo
Participações em Bancas de Cursos (3)
2021, Dissertação de Mestrado USO DE ESTRATEGIAS SOCIAIS POR APRENDIZES DE ESPANHOL COMO LINGUA ADICIONAL NA REDE SOCIAL DE APRENDIZAGEM DE LINGUAS HELLOTALK, FLAVIA REGINA DA SILVA CORREA
2021, Dissertação de Mestrado GAMIFICACAO E MOBILIZACAO DE ESTRATEGIAS INDIVIDUAIS POR APRENDIZES DE LINGUA ADICIONAL, NATYARA CARVALHO ARAUJO
2020, Dissertação de Mestrado TECNOLOGIA ASSISTIVA E A MOBILIZACAO DE ESTRATEGIAS DE APRENDIZAGEM DE LINGUA ESTRANGEIRA POR APRENDIZES CEGOS, MYRIAN CRISTINA CARDOSO COSTA
Trabalho de conclusão de curso (52)
A Música e as Estratégias de Aprendisagem de Segunda Língua, RAFISA DE NAZARE PIMENTA DA SILVA , 01/2014
A influência do Português Brasileiro no Lunfardo, NATYARA CARVALHO ARAUJO , 01/2014
O formando em letras e a prática de linguagens na Internet: O Perfil dos professores em formação, SANDRA MARA RAMOS MENDES , 06/2012
"ESTRATÉGIAS DE LEITURA E COMPREESÃO DE TEXTO EM LÍNGUA ESPANHOLA", MARIA DA CONCEIÇÃO SENA DA COSTA , 09/2012
"A AVALIAÇÃO APLICADA NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: O ESPANHOL NO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE CODÓ-MA", PATRÍCIA SILVA MENDES , 09/2012
"A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DO LEITOR", JOSELIA MARIA FERREIRA BEZERRA , 09/2012
"LEITURA E DECODIFICAÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA ESTRATÉGIA", MARENILDE SANTOS MENDES , 09/2012
"A IMPOTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL", JOSELIA COSTA PAIVA , 09/2012
"METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA ESPANOLHA: UMA ANÁLISE DO POSICIONAMENTO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS-ESPANHOL", MARIA DA ANUNCIAÇÃO RIBEIRO , 09/2012
"A CONTRIBUIÇÃO DA ABORDAGEM DIRETA PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA", DEUZENE NUNES DA SILVA , 09/2012
"A CONTEXTUALIZAÇÃO DEL POEMA A COLON", ELISA DA SILVA RAMOS , 09/2012
"A VARIAÇÃO FONÉTICO-FONOLOGICA ENTRE ACADÊMICOS DE LETRAS: O YCISMO NA PRONUNCIA DE TURMA DE LETRAS-ESPANHOL EM COROATÁ-MA", MARIA DE FATIMA LIMA LOPES , 09/2012
"O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DO MÉTODO GRAMÁTICA E TRADUÇÃO: UM NOVO OLHAR", MAGDA MAGALLY NUNES DA SILVA , 09/2012
"A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM COMUNICATIVA PARA O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA", MARIA ERENILDE SANTOS MENDES , 09/2012
"OS FALSOS COGNOTOS COMO ELEMENTO FACILITADOR PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL", MARIA RAIMUNDA COSTA PESSOA , 09/2012
"A LÍNGUA ESPANHOLA E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: ALGUMAS PECULIARIDADES DA VARIEDADE COLOMBIANA", MARCOS ROBERTO REIS LIMA , 09/2012
"CONTRIBUIÇÃO DAS HQ'S COMO ESTRATÉGIAS DE LEITURA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE ESPANHOL", NOAB COSTA DE SOUSA , 10/2012
"A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE ESPANHOL NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS", LUCIANA DA SILVA ABREU VIEIRA , 10/2012
"O ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA: A MÚSICA NUMA PERSPECTIVA LÚDICA", KÊNIA CRISTINA DOS SANTOS CHAVES , 10/2012
"LITERATURA INFANTIL: ESTRATÉGIAS DE ENSINAR E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA COM A UTILIZAÇÃO DOS CONTOS INFANTIS", ELIANE MACHADO DOS SANTOS , 10/2012
"LAZARILLO DE TORMES: UMA LEITURA SOCIOLÓGICA DO ABANDONO", ANDRÉIA MARQUES DA SILVA , 09/2012
"ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO DE ESPANHOL: UM OLHAR SOBRE A QUESTÃO METODOLÓGICA., MARIA BENEDITA BEZERRA MAGALHÃES , 09/2012
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA., ANTONIA DE SOUSA SANTOS COSTA , 09/2012
A INTERFERÊNCIA LINGUÍSTICA NO USO DAS PESSOAS PRONOMINAIS, PRISCILA MARTINS QUINTANS , 08/2013
A INFLUÊNCIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO NO LUNFARDO: UM ESTUDO LEXICOLÓGICO, NATYARA CARVALHO ARAUJO , 03/2013
AS TRANSFORMAÇÕES OCASIONADAS PELA INCLUSÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, ANA CLAUDIA ARRUDA SANTOS , 08/2013
O Componente Cultural no Processo de Aprendizagem de Espanhol, THAYSLANNE SILVA BALDEZ , 01/2014
A Competência da tradução: Uma Análise da Prática Tradutória no Processo de Ensino/Aprendizagem de Lingua Espanhola, SUZANE MARIA RAMOS DE SOUSA , 06/2014
A Interferência Linguística na aquisição de formas verbais preposicionadas do Espanhol por aprendizes brasileiros, JOELINE SANTANA DE MELO , 06/2014
INTERFERÊNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PRODUÇÃO ESCRITA DE APRENDIZES DE LÍNGUA ESPANHOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL, VANDINALVA DE JESUS COELHO CAMPOS , 12/2014
A Construção da Identidade feminina em letras de Funk carioca, JOELINE SANTANA DE MELO , 01/2015
"Facebook como ferramenta de acesso ao Imput", PAULA FERNANDA SILVA DOS SANTOS , 01/2015
Análise de erros cometidos por brasileiros no processo de aprendizagem de espanhol, LAIS CARDOZO FERREIRA SERRA , 06/2015
A Interculturalidade na aquisição do espanhol como segunda língua, STÉPHANNIE GARCÊS PARGA COSTA , 06/2015
O USO DE APLICATIVOS NA ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS, MYRIAN CRISTINA CARDOSO COSTA , 08/2016
O FACEBOOK E AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE ESPANHOL, PAULA FERNANDA SILVA DOS SANTOS , 08/2016
A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DOS APRENDIZES DE LÍNGUAS NO CONTEXTO DE USO DOS APLICATIVOS DIGITAIS, MYRIAN CRISTINA CARDOSO COSTA , 02/2017
TRADUÇÃO AUTOMÁTICA: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DE TRADUTORES ON LINE, VANESSA AGUIAR FRANCA , 07/2017
A DIVERGÊNCIA LÉXICO-SEMÂNTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, STÉPHANNIE GARCÊS PARGA COSTA , 03/2018
A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA MATERNA NA ORTOGRAFIA DE APRENDIZES BRASILEIROS DE LÍNGUA ESPANHOLA, LAIS CARDOZO FERREIRA SERRA , 07/2018
Utilização de Recursos Tecnológicos como Estratégia de Aprendizagem da Língua Espanhola por Estudantes do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol, BRUNA NICKOLLY CASTRO DE OLIVEIRA FERREIRA , 06/2019
YEÍSMO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA: O Ensino da Variação Fonética nos cursos de idiomas em São Luís do Maranhão, DANIELLE CUNHA ROCHA , 06/2019
A NETFLIX COMO "FERRAMENTA" DE APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA: UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS INDIVIDUAIS MOBILIZADAS POR APRENDIZES, DANIELLE CUNHA ROCHA , 12/2019
Estratégias de aprendizagem sociais no aplicativo Tandem por usuários de Língua Espanhola, BENILLA MARIA LOPES DE MENESES , 12/2020
ENSINO DE ESPANHOL COMO LE PARA BRASILEIROS POR PERFIS EDUCACIONAIS NO INSTAGRAM: um estudo sobre a questão metodológica, HAYANNE RIBEIRO DE SOUZA , 09/2021
O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS POR ESTUDANTES INICIANTES DA GRADUAÇÃO EM LETRAS-ESPANHOL, BRUNA NICKOLLY CASTRO DE OLIVEIRA FERREIRA , 10/2021
ENSINO DE ESPANHOL NO INSTAGRAM: um estudo sobre o método usado por perfis educacionais, HAYANNE RIBEIRO DE SOUZA , 01/2022
“BILINGUISMO E COMPLEXIDADE: INTERCESSÕES EM TORNO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS”., THIAGO GOMES ANDRADE , 01/2023
A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES EM CURSOS DE IDIOMAS, JACKELINE BRAGA CUNHA , 04/2023
“CURSOS ON-LINE ABERTOS E MASSIVOS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: REVISÃO DE LITERATURAS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DESSE TIPO DE OFERTA EDUCACIONAL”, MIZRAIM NUNES MESQUITA , 02/2023
A VARIAÇÃO FONÉTICA E SUA ABORDAGEM NO NUEVO ESPAÑOL EN MARCHA A1 + A2 NA AULA DE ELE NO PROJETO DE EXTENSÃO CLLE/UFPA, DIMITRIA JASTES GONÇALVES FERNANDES , 02/2023
SISTEMAS ADAPTATIVOS COMPLEXOS E DESINFORMAÇÃO: as dinâmicas da desinformação sobre as universidades na perspectiva da complexidade, CARLOS MAYCON ALMEIDA SANTOS , 12/2023
Orientação em pós-graduação (10)
Mestrado, LEANDRO VALENTE DA VEIGA, 03/2020 - , Concluída em 09/2022
Mestrado, MYRIAN CRISTINA CARDOSO COSTA, 03/2018 - , Concluída em 06/2020
Mestrado, NATYARA CARVALHO ARAUJO, 03/2019 - , Concluída em 06/2021
Mestrado, FLAVIA REGINA DA SILVA CORREA, 02/2019 - , Concluída em 10/2021
Mestrado, WALDERICK DE OLIVEIRA MENDES ALENCAR, 03/2020 - 03/2024 , Orientação em Andamento
Mestrado, LETICIA FRANÇA LEMOS, 04/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, DANDARA SALES DE LIMA, 03/2020 - 11/2021 , Orientação em Andamento
Mestrado, HAYANNE RIBEIRO DE SOUZA, 04/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, MARIA TAVARES MACHADO, 04/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, VANDINALVA DE JESUS COELHO CAMPOS, 03/2021 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo