Ir para acessibilidade
Foto do docente ALEXANDRE JORDAO BAPTISTA

ALEXANDRE JORDAO BAPTISTA

DFIL - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
04/2024 DIOTIMA - Grupo de Pesquisas em Tecnologias do Ensino e Aprendizagem da Filosofia,
Artigos (1)
2023, O Poeta como fabricante de ilusão: a crítica de Platão à mimesis poética, ISSN: 24476498
Publicação em eventos (20)
2023, , EXPERIENCIAS FILOSÓFICAS E ENSINO DE FILOSOFIA, XVII Encontro Humanístico da UFMA,
2023, , SÓCRATES E O ENSINO DE FILOSOFIA: PARA ALÉM DO MERO USO DE PERGUNTAS, XVII Encontro Humanístico da UFMA,
2022, , Dialética Socrática e Ensino de Filosofia: a sala de aula como espaço privilegiado do perguntar filosófico., XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF,
2015, , Práticas Dialógicas para o Ensino da Filosofia, II Encontro Nacional do PIBID-Filosofia,
2013, , Experimentos de pensamento e Ensino da Filosofia, no II Simpósio Estadual sobre Ensino de Filosofia da UERN ? SIMPHILO,
2013, , O Papel da Pesquisa na Formação Docente da Educação Básica, II Seminário de Iniciação à Docência ? II SEMID: Trabalho Docente na Educação Básica: Velhos Dilemas, Novos Desafios?,
2013, , Currículo, Avaliação, Metodologia e Pesquisa, 1º Encontro Nacional PIBID - Filosofia,
2013, , PIBID e formação de professores: construindo a identidade do curso de Licenciatura em Filosofia da UFMA, 1º Encontro Nacional PIBID - Filosofia,
2013, , Sócrates e o Ensino da Filosofia: notas para uma pedagogia do diálogo filosófico, I Jornada Interdisciplinar de Filosofia em Grajaú-MA: Os desafios contemporâneos do Ensino da Filosofia,
2012, , A intuição e seu papel na investigação filosófica, XV Encontro Nacional da ANPOF,
2012, , Gadamer e Sócrates: Contribuições para uma didática da Filosofia, VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação,
2012, , O Amor e a Filosofia em Platão, XXVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia ? ENEFIL,
2012, , Filosofia, Sofística e Ensino na Grécia Antiga: contribuições para uma didática do diálogo Argumentativo para a docência de filosofia no Ensino Médio, Encontro Nacional Prodocência de Filosofia da UFRJ,
2011, , A Crise da Educação na Pós-Modernidade, II Encontro de Estudos Culturais,
2011, , Sócrates e o ensino da filosofia: indo além do simples questionamento, I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia (CONEF),
2010, , Mito e Verdade na República de PLatão, XIX Semana de Filosofia da UFMA,
2010, , Sócrates: Método e Ensino de Filosofia, Aula Inaugural do 2º Semestre Letivo Regular do Curso de Filosofia,
2010, , O diálogo entre Sócrates e o jovem escravo no Ménon de Platão: exemplo de uma pedagogia socrática?, X Encontro Humanístico,
2009, , Formação de Professores de Filosofia para o Ensino Médio, II Fórum sobre Ensino de Filosofia,
2009, , Perspectivas e Desafios da Formação de Professores de Filosofia para a Educação Básica, V Seminário de Licenciatura em Ciências Sociais,
Capítulos de livros (3)
2024, Dialética Socrática e Ensino de Filosofia: a sala de aula como espaço privilegiado do perguntar filosófico, Sobre educação filosófica e práticas de ensino de filosofia Reverberações do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar no XIX Encontro Nacional da ANPOF, Alexandre Jordao Baptista
2023, Sócrates e o Ensino de Filosofia: Para além do mero uso de perguntas., E-book do XVII Encontro Humanístico da UFMA, Alexandre Jordao Baptista
2023, A experiência Filosófica no Ensino-Aprendizagem da Filosofia: Três condições de Possibilidade, E-book do XVII Encontro Humanístico da UFMA, Alexandre Jordao Baptista
Participações em Bancas de Cursos (24)
2024, Monografia de Graduação Platao e o translado etico que Socrates faz das narrativas, crencas e doutrinas para definir a mortecomo exercicio de filosofia, CARLOS CLEMENTE CAMARA
2024, Monografia de Graduação Platao e o translado etico que Socrates faz das narrativas, crencas e doutrinas para definir a mortecomo exercicio de filosofia., CARLOS CLEMENTE CAMARA
2023, Monografia de Graduação O PROBLEMA DO MAL E A QUESTAO DO LIVRE-ARBITRIO EM AGOSTINHO, MARCIO VIANA DA SILVA
2023, Monografia de Graduação FILOSOFIA, EDUCACAO E CULTURA POP: Batman e as virtudes aristotelicas, DAYVIDSON LEONARD ALMEIDA LINARD
2021, Dissertação de Mestrado O ENSINO FILOSOFICO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL COMO EXPERIENCIA POSSIBILITADORA DA AUTONOMIA, JOSE ANTONIO SOUZA ALMADA
2020, Qualificação de Mestrado O ENSINO FILOSOFICO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL COMO EXPERIENCIA POSSIBILITADORA DA AUTONOMIA, JOSE ANTONIO SOUZA ALMADA
2020, Monografia de Graduação ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO A PARTIR DE SILVIO GALLO: uma experiencia de sala de aula , SHAMYLLI FEITOSA DE ABREU ARAUJO
2020, Monografia de Graduação O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MEDIO A PARTIR DE SILVIO GALLO: uma experiencia de sala de aula, SHAMYLLI FEITOSA DE ABREU ARAUJO
2019, Dissertação de Mestrado A DIALOGICIDADE NO ENSINO DE FILOSOFIA: A RESSIGNIFICACAO DO DIALOGO PEDAGOGICO PELA LOGICA, MILLA TAMIRES AMORIM PEREIRA
2019, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE FILOSOFIA PARA O 6º ANO DA EDUCACAO BASICA: As contribuicoes de projetos de trabalho e o uso da tecnologia, CRISTIANE ALVARES COSTA
2018, Qualificação de Mestrado SEMINARIO SOCRATICO: uma experiencia no PIBID de Filosofia – UFMA, KATIANE SUELLEN MELO ARAUJO
2018, Qualificação de Mestrado A DIALOGICIDADE NO ENSINO DE FILOSOFIA: A RESSIGNIFICACAO DO DIALOGO PEDAGOGICO PELA LOGICA, MILLA TAMIRES AMORIM PEREIRA
2018, Monografia de Graduação EROS E DIALETICA: O AMOR E SUA PERSPECTIVA FILOSOFICA SEGUNDO PLATAO, VALESCA ASSUNCAO VILANOVA NOVAES
2018, Monografia de Graduação EPICURISMO: REFLEXOES SOBRE A PHRONESIS E A AUTARKEIA COMO PRINCIPIOS GERENCIADORES DO BEM VIVER43, CARLOS EDUARDO TEIXEIRA SAMPAIO
2018, Dissertação de Mestrado O ensino de Filosofia no contexto do livro didatico: um estudo no Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Maranhao (IFMA), Campus Santa Ines., FRANCISCO ROKES SOUSA LEITE
2018, Monografia de Graduação O ENSINO DE FILOSOFIA COMO PROPOSTA DE SINGULARIZACAO DO ALUNO, ALINE KARLE BORGES DOS SANTOS
2017, Qualificação de Mestrado O ENSINO DE FILOSOFIA NOS CURSOS DE EDUCACAO PROFISSIONAL TECNICO DE NIVEL MEDIO: do livro didatico publico a pratica pedagogica, FRANCISCO ROKES SOUSA LEITE
2017, Monografia de Graduação AS CONTRIBUICOES HISTORICAS DOS SOFISTAS PARA UMA EDUCACAO DEMOCRATICA Orientador: Profº Dr. Alexandre Jordao Baptista, ERWLYN DE GUADALUPE CAMPOS ALMEIDA
2017, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DO PIBID NA FORMACAO INICIAL DOCENTE: uma analise critico-reflexiva sobre as experiencias da pratica docente de licenciandos em Filosofia da Universidade Federal do Maranhao. Orientador: Profª Dr. Maria Olilia Serra, ADRIANA DE ANDRADE NOVAIS RIBEIRO
2015, Monografia de Graduação A DIALETICA PLATONICA: UM METODO PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MEDIO, KATIANE SUELLEN MELO ARAUJO
2014, Monografia de Graduação ORIENTADOR: PROF. ALMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR HERMENEUTICA E FORMACAO: a ressignificacao etico e estetica da educacao segundo Gadamer, JOSE EDUARDO FONSECA OLIVEIRA
2014, Monografia de Graduação AMOR E VERDADE: uma leitura do Banquete de Platao ORIENTADOR: PROF. DR. ALEXANDRE JORDAO BAPTISTA, LUCIANA TINOCO SANTOS
2013, Monografia de Graduação FILOSOFIA E ENSINO: a busca pela reabilitacao do dialogo pedagogico no contexto do ensino de filosofia no ensino medio no colegio CEGEL, LIDIA MARIA VALOIS CORREIA
2012, Monografia de Graduação ORIENTADOR: CYNTHIA MOREIRA LIMA FILMES E FILOSOFIA: UMA POSSIBILIDADE DE DINAMIZACAO MEDODOLOGICA, ROBERTA CAMPOS FRANCA
Trabalho de conclusão de curso (8)
AMOR E VERDADE: UMA LEITURA DO BANQUETE DE PLATÃO, LUCIANA TINOCO SANTOS , 01/2014
O MÉTODO DIALÉTICO PLATÔNICO E O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO, KATIANE SUELLEN MELO ARAUJO , 04/2014
As práticas dialógicas no ensino da filosofia na educação básica, JOINA CRISTINA ARAUJO PEREIRA , 07/2017
Eros e dialética: o amor e sua perspectiva filosófica segundo platão, VALESCA ASSUNÇÃO VILANOVA NOVAES , 12/2017
RELAÇÃO ENTRE CONSCIÊNCIA E LIBERDADE EM O SER E O NADA DE JEAN-PAUL SARTRE, DARLEANE CORREA SANTOS , 03/2015
A DIALÉTICA PLATÔNICA: UM MÉTODO PARA O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO, KATIANE SUELLEN MELO ARAUJO , 08/2015
AS CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS DOS SOFISTAS PARA UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA., ERWLYN DE GUADALUPE CAMPOS ALMEIDA , 07/2017
O AMOR E SUA PERSPECTIVA FILOSÓFICA SEGUNDO PLATÃO, VALESCA ASSUNÇÃO VILANOVA NOVAES , 11/2018
Orientação em pós-graduação (4)
Mestrado, JOSE ANTONIO SOUZA ALMADA, 03/2019 - , Concluída em 08/2021
Mestrado, FRANCISCO RODRIGUES DE SOUZA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ORDILEI DE JESUS FERREIRA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
Mestrado, JOSÉ CARLOS DE LIMA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo