Ir para acessibilidade
Foto do docente KARLA CRISTINA SILVA SOUSA

KARLA CRISTINA SILVA SOUSA

DEII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (1)
04/2022 GEGFOPEB,
Artigos (15)
2023, O PIBID e a política de formação docente no Brasil: incursões teórico-metodológicas, ISSN: 19887833
2022, Federalismo cooperativo e plano de ações articuladas (PAR) - implicações no trabalho docente / Cooperative federalism and the articulated actions plan (PAR) - implications for the teaching work, ISSN: 25258761
2019, Planejamento Municipal: uma análise a partir do plano de ações articuladas (par) no Estado do Maranhão, ISSN: 22379460
2018, Estado, federalismo e políticas educacionais ? implicações na educação brasileira, ISSN: 25253409
2018, A COMUNICAÇÃO ON LINE NO ENSINO SUPERIOR COMO RECURSO DIDÁTICO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO, ISSN: 24474266
2018, Federalismo e Planejamento Educacional: uma análise a partir do Plano de Ações Articuladas (PAR), ISSN: 19827199
2017, Federalismo cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) - Algumas aproximações teóricas, ISSN: 01044036
2017, A Comunicação Online na Pesquisa em Educação: limites e possibilidades na coleta de dados, ISSN: 19832664
2017, Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO): um retrato da realidade no Baixo Parnaíba-MA, ISSN: 19832664
2016, FUNDOS CONTÁBEIS E O FEDERALISMO COOPERATIVO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: uma análise a partir do FUNDEB, ISSN: 24475777
2015, Educação integral e gestão escolar: nasce a sociedade dos indivíduos?, ISSN: 24475777
2012, Estereótipos étnicos e representações sociais: uma breve incursão teórica, ISSN: 16776097
2009, APREENDENDO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA E SUA RELAÇÃO COM A DIFUSÃO DOS ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS, ISSN: 01024175
2008, MOVIMENTO NEGRO E A POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL, ISSN: 19833946
2008, UMA ANÁLISE DO ESTADO CAPITALISTA CONTEMPORÂNEO: acertos e desafios, ISSN: 19801378
Publicação em eventos (69)
2019, , Minicurso - Os Saberes Pedagógicos-Metodológicos Necessários à Formação Docente, QUIMICA EM 3D,
2019, , BNCC E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO, I ENCONTRO FR FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO BAIXO PARNAIBA: DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE,
2019, Karla Cristina Silva Sousa, Angelo Rodrigo Bianchinni, FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA, XII Seminário Nacional de Formação de Profissionais de Educação da ANFOPE, Resumo
2019, , O PIBID E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: CONQUISTAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS, III ERELIC,
2019, , MULHERES EM MOVIMENTO: VOZES EPISTEMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, SEMINÁRIO DE PESQUISA DIVERSIDADE, CULTURA E INCLUSÃO,
2018, Karla Cristina Silva Sousa, O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA, VIII Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, Trabalho Completo
2018, , Docência, gestão r pesquisa: contribuição do estágio supervisionado para a formação do pedagogo, VIII Sesuped,
2018, Karla Cristina Silva Sousa, José Rios Júnior, OLHARES SOBRE A GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE SÃO LUIS-MA, VIII Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, Trabalho Completo
2017, , O Pibid E A Política De Formação Docente No Brasil: Incursões Teórico-metodológicas, IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências,
2017, , NCLUSÃO DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: UM DESAFIO AINDA ATUAL, ICongresso de Pesquisadores(as)Negros(as) do Nordeste? ICOPENOR,
2017, , Federalismo Cooperativo E Plano De Ações Articuladas (par) ? Implicações No Trabalho Docente', o IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências,
2017, , 'A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS', II Simpósio internacional interdisciplinar em cultura e sociedade,
2017, Karla Cristina Silva Sousa, MAPEANDO OS EGRESSOS DO PIBID/UFMA NO PERÍODO 2010-2016: incursões teórico-metodológicas, II Jornada Científica do Centro de Ciências Sociais, Trabalho Completo
2017, Karla Cristina Silva Sousa, Liana Lindoso Moaraes, A ANÁLISE DO PIBID SEGUNDO A ABORDAGEM DO CICLO DE POLITICAS EDUCACIONAIS, II Jornada de Ciências Sociais/, Trabalho Completo
2017, , A análise do PIBID segundo a abordagem do ciclo de políticas educacionais?, II JORNADA CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS,
2017, , 'Federalismo Cooperativo E Plano De Ações Articuladas (par) ? Implicações No Trabalho Docente', IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO -,
2017, , 'O Pibid E A Política De Formação Docente No Brasil: Incursões Teórico-metodológicas', IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências,
2017, , A comunicação on line na pesquisa em educação - limites e possibilidades na coleta de dados, II Simpósio nacional de tecnologias digitais na educação,
2017, Karla Cristina Silva Sousa, VALDENICE DE ARAÚJO PRAZERES, JOSE CARLOS DE MELO, A educação das relações étnico-raciais e o trabalho docente na educação infantil a partir do uso das tecnologias digitais, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (II SIICS) do PGCult - UFMA, Resumo
2017, , 'O Pibid E A Política De Formação Docente No Brasil: Incursões Teórico-metodológicas',, IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO -,
2017, Karla Cristina Silva Sousa, ESTEREÓTIPOS ÉTNICO-RACIAIS, TECNOLOGIAS E TRABALHO DOCENTE ? o imaginário do negro na educação infantil, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PGCult, Trabalho Completo
2017, , ?MAPEANDO OS EGRESSOS DO PIBID/UFMA NO PERÍODO 2010-2016: INCURSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS?,, II JORNADA CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS,
2017, , ESTEREÓTIPOÉTNICO-RACIAISETRABALHODOCENTE?OIMAGINÁRIODONEGROEMESTUDANTESDENÍVELSUPERIOR, ICongressodePesquisadores(as)Negros(as)doNordeste?ICOPENOR,
2016, , LEITURA E ESCRITA: o caminho para transformação da realidade, XV Encontro Humanístico,
2016, , Fundos contábeis e o federalismo cooperativo na educação brasileira - uma análise a partir do fundeb, V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação,
2016, , SER PROFESSOR: as contribuições do PIBIPEDAGOGIA para o exercício da docência nos anos iniciais do ensino fundamental, XV Encontro Humanístico,
2016, Karla Cristina Silva Sousa, Ronaldo Franco Oliveira, Fundos contábeis e o federalismo cooperativo na educação brasileira - uma análise a partir do fundeb, V Congresso Ibero-Americano e VIII Congreso Luso-Brasileiro, Trabalho Completo
2016, , A gestão educacional do Plano de Ações Articuladas (PAR): um pacto da regulação ou da cooperação nas Secretarias Municipais de Educação?, VII Jornada Internacional de Políticas Públicas,
2016, , Gestão dos sistemas educacionais e da escola, VII Encontro de educadores: pesquisas e experiências,
2016, , Com a palavras a Universidade, VII Seminário de estágio supervisionado do curso de Pedagogia,
2016, , Relações Étnicoraciais no Ambiente Escolar, XV Encontro Humanístico,
2015, , A gestão educacional do plano de ações articuladas (PAR): um pacto da regulação ou da cooperação nas Secretarias Municipais de Educação?, VII Jornada Internacional de Políticas Públicas: para além da crise global,
2015, , A formação de professores da educação de jovens e adultos e a sua prática em sala de aula, I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA,
2015, Karla Cristina Silva Sousa, A gestão educacional do plano de ações articuladas (PAR): um pacto da regulação ou da cooperação nas Secretarias Municipais de Educação?, VIII Jornada internacional de políticas públicas, Trabalho Completo
2014, , Imagens e imaginário nas representações de estereótipos étnicos de crianças escolarizadas, XXII Epenn,
2014, Karla Cristina Silva Sousa, Maria do Socorro Estrela Paixão, Federalismo e Plano de Ações Articuladas (PAR) ? algumas aproximações teóricas, VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste/Encontro Estadual de Política e Administração da Educação - Anpae, Trabalho Completo
2014, Karla Cristina Silva Sousa, Imagens e imaginário nas representações de estereótipos étnicos de crianças escolarizadas, XXII Epenn, Trabalho Completo
2014, Karla Cristina Silva Sousa, Federalismo e Planos de Ações Articuladas (PAR) ? regulação da carreira docente por meio das secretarias municipais de educação, X Seminário Internacional Rede Estrado, Trabalho Completo
2014, Maria do Socorro Estrela Paixão, Karla Cristina Silva Sousa, A escrita como mediação formativa na Universidade, VI Encontro de educadores: pesquisas e experiências, Trabalho Completo
2014, , Federalismo e Planos de Ações Articuladas (PAR) ? regulação da carreira docente por meio das secretarias municipais de educação, X Seminário Internacional Rede Estrado,
2014, , Federalismo e Plano de Ações Articuladas (PAR) ? algumas aproximações teóricas, VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste/Encontro Estadual de Política e Administração da Educação - Anpae,
2013, Karla Cristina Silva Sousa, MARIA JOSÉ PIRES CARDOZO, Bergson Pereira Utta, A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE GESTORES: REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO BÁSICA, VI Jornada Internacional de Políticas Públicas. ISBN: 21752, Trabalho Completo
2013, , A política de formação de gestores: reflexões sobre o curso de especialização em gestão escolar da Universidade Federal do Maranhão, VI Jornada Internacional de Políticas Públicas,
2013, , A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: o ensino superior homogeneizante em um ambiente de diversidade cultural, XVI Congresso Brasileiro de Sociologia,
2013, , Educação integral e gestão escolar: nasce a sociedade dos individuos?, XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação,
2013, Karla Cristina Silva Sousa, Maria do Socorro Estrela Paixão, Bergson Pereira Utta, EDUCAÇÃO INTEGRAL E GESTÃO ESCOLAR: NASCE A SOCIEDADE DOS INDIVIDUOS?, XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. ISBN: 1677-3802, Trabalho Completo
2013, Karla Cristina Silva Sousa, Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: o ensino superior homogeneizante em um ambiente de diversidade cultural, XVI Congresso brasileiro de Sociologia. ISBN 2236-6636, Trabalho Completo
2012, Karla Cristina Silva Sousa, Educação em tempo integral e gestão da educação: novos desafios ao gestor escolar. ISBN 23168595, V Encontro de Educadores do Maranhão. ISBN 23168595, Trabalho Completo
2012, , Gestão e política educacional: a experiência maranhense do curso de especialização em gestão escolar, IV Seminário Regional de política e Administração da Educação da Região Norte,
2012, , A política de formação de gestores: reflexões sobre o curso de especialização em gestão escolar da Universidade Federal do Maranhão, VII Seminário Regional de Política e Administração da educação do Nordeste,
2012, , Educação em tempo integral e gestão da educação: novos desafios ao gestor escolar, V Encontro de educadores do Maranhão,
2012, , Educação em tempo integral e gestão da educação: novos desafios ao gestor escolar, V Encontro de Educadores do Maranhão,
2012, Karla Cristina Silva Sousa, MARIA JOSÉ PIRES CARDOZO, Gestão e política educacional: a experiência maranhense do curso de especialização em gestão escolar, IV Encontro Regional de Política e Administração d aEducação da Região Norte - ANPAE, Resumo
2011, , A RECONTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA FACE AOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS, PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA,
2010, , HISTÓRIA DAS MEMÓRIAS ESCOLARES: TRAJETÓRIAS DA VIDA ESCOLAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PINHEIRO/MA, III ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,
2010, Karla Cristina Silva Sousa, A IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS NAS REPRESENTAÇÕES DE ESTEREÓTIPOS ETNICOS FEITAS POR CRIANÇAS ESCOLARIZADAS EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO, I JORNADA CIENTÍFICA DO CCSO/UFMA, Resumo
2010, Karla Cristina Silva Sousa, A IMPORTANCIA DAS IMAGENS NAS REPRESENTAÇÕES DE ESTEREOTIPOS ETNICOS, IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO, Trabalho Completo
2010, , A IMPORTANCIA DAS IMAGENS NAS REPRESENTAÇÕES DE ESTEREOTIPOS ETNICOS, IV ENCONTRO MARANHENSE DE EDUCADORES,
2010, Karla Cristina Silva Sousa, HISTÓRIA DAS MOMÓRIAS ESCOLARES: trajetórias da vida escolar de professores da educação básica em Pinheiro/MA, III ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Resumo
2009, Karla Cristina Silva Sousa, ESTEREOTIPOS ETNICOS NO IMAGINARIO DO BRASIL: A IMAGEM DO NEGRO/A E AS ATUAIS POLÍTICAS PARA A PROMOÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DENTRO DA ESCOLA- REFLEXÕES HISTÓRICAS, CONFERENCIA INTERNACIONAL, EDUCAÇÃO GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA - NOVAS PERSPECTIVAS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO., Trabalho Completo
2008, , PRATICAS EDUCATIVAS CRÍTICAS DO HOMEM-MULHER CONTEMPORÂNEOS DO MARANHÃO, III ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS, I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, II SEMINÁRIO ARTE E IMAGINÁRIO NA EDUCAÇÃO,
2008, Karla Cristina Silva Sousa, PRATICAS EDUCATIVAS CRITICAS DO HOMEM-MULHER CONTEMPORÂNEOS DO MARANHÃO, III ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIENCIAS, Trabalho Completo
2007, , A imagem do negro/a e as atuais plíticas públicas para a promoção das relações étnico-raciais dentro da escola-reflexões históricas, VII encontro humanístico,
2007, , DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: UMA LEITURA CRÍTICA DAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, XIX Seminário de Iniciação Científica SEMIC-UFMA,
2007, Karla Cristina Silva Sousa, A imagem do negro/a e as atuais políticas públicas para promoção das relações étnico-raciais dentro da escola-reflexões históricas, VII encontro humanístico, Resumo
2007, , A leitura em quadrinhos em sala de aula, VII encontro humanístico,
2007, Raimundo Santos de Castro, Karla Cristina Silva Sousa, Sirlene Mota Pinheiro, Michelle Teixeira, Maria da Guia Vianna, Democratização da educação: uma leitura crítica das diretrizes educacionais para a educação, XIX Seminário de iniciação científica, Resumo
2007, Karla Cristina Silva Sousa, Márcia Cordeiro Costa, A leitura dos quadrinhos em sala de aula, VII encontro humanístico, Resumo
2006, , EDUCAÇÃO, TELENOVELA E SOCIEDADE DO ESPETÁCULO, III Semana de Pedagogia,
Capítulos de livros (12)
2021, SOFTWARE EDUCACIONAL MODELLUS APLICADO AO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES, Discursos, Práticas, Ideias e Subjetividades na Educação 5, Gonçalves, Joerbed dos Santos, Carvalho, Edson Firmino Viana de, Karla Cristina Silva Sousa
2019, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO DEMOCRÁTICA, GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, Karla Cristina Silva Sousa, JOSENILDE CAMELO SIMÕES, RAIMUNDA LELIS PEREIRA
2019, DEMOCRACIA E FEDERALISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: INCURSÕES CONCEITUAIS, Democracia e gestão da educação em perspectiva, Karla Cristina Silva Sousa, CARDOZO, MARIA JOSÉ PIRES BARROS
2017, Coordenação pedagógica: novos caminhos para a melhoria da qualidade da educação, Formação continuada de coordenadores pedagógicos: discutindo políticas e contextos, Karla Cristina Silva Sousa, Carlos André Dublante
2015, Federalismo e democracia participativa: implicações no sis- tema educacional brasileiro..., A Gestão da Educação Brasileira políticas e programas, Karla Cristina Silva Sousa, Carlos André Dublante
2014, Federalismo e Plano de Ações Articuladas (PAR) ? regulação por meio da gestão das secretarias municipais de educação, Política e gestão educacional na América Latina: análises e desafios, Karla Cristina Silva Sousa
2014, Federalismo cooperativo e as repercussões para o Plano de Ações Articuladas (PAR), Políticas Educacionais: gestão e controle social, Karla Cristina Silva Sousa, Alda Maria Duarte Araújo Castro
2013, Educação em tempo integral e gestão da educação: novos desafios ao gestor escolar. ISBN 9788578623593, Educação integral: ideário pedagógico, políticas e práticas. ISBN 9788578623593, Karla Cristina Silva Sousa
2012, Gestão escolar e educação à distância: a experiência maranhense do programa nacional escola de gestores. ISBN 9788578622503, Políticas educacionais: os desafios da democratização. ISBN 9788578622503, Karla Cristina Silva Sousa
2011, Estereótipos étnicos nas representações de crianças escolarizadas em São Luís do Maranhão, Educação e simbolismo: leituras entrelineares, Karla Cristina Silva Sousa
2009, ESTEREÓTIPOS RACIAIS NO IMAGINÁRIO DO BRASIL: a imagem do negro/a e as atuais políticas para a promoção das relações étnico-raciais dentro da escola- reflexões históricas. ISBN: 9788578621186, SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: interpretações acerca das lutas, conquistas e os desafios para a educação no século XXI. ISBN: 9788578621186, Karla Cristina Silva Sousa
2008, PROPÓSITO DA CRÍTICA DE HABERMAS À FILOSOFIA ANTI-HUMANISTA DE HEIDEGGER. ISBN: 9788572823142, FILOSOFIA MODERNA. ISBN: 9788572823142, Karla Cristina Silva Sousa, Márcia Cordeiro Costa
Livros (15)
2023, A formação de professores e a crise político-educacional: paradigmas e debates sobre ensino, Karla Cristina Silva Sousa, ALAN CARLOS ROCHA PACHECO
2022, Políticas educacionais (em) discursos?, Karla Cristina Silva Sousa, FRANCIMAR OLIVEIRA MIRANDA DE CARVALHO, Scarlet Cristina Silva Sousa
2022, Efeito fotovoltaico e teoria dos campos conceituais, Karla Cristina Silva Sousa, Karl Marx Silva Garcez, djamilton foicinha campelo
2021, A utilização de lapbooks para o ensino das Leis de Kepler, Karla Cristina Silva Sousa, Fábio Henrique Silva Sales, Gyuliana Pinheiro Ribeiro
2021, A teoria dos campos conceituais para o ensino de Física, Karla Cristina Silva Sousa, Fábio Henrique Silva Sales, Gyuliana Pinheiro Ribeiro
2021, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: consensos e dissensos de um programa em (co) formação, Karla Cristina Silva Sousa, FRANCIMAR OLIVEIRA MIRANDA DE CARVALHO
2020, Estágio supervisionado na contemporaneidade: território atravessado, Karla Cristina Silva Sousa, Walkiria Martins
2020, Anais do IV Seminário de Iniciação à Docência ? SEMID, Karla Cristina Silva Sousa, Angelo Rodrigo Bianchinni, Scarlet Cristina Silva Sousa, Tadeu Luís Maciel Rodrigues, Antonio Higor Gusmão dos Santos
2020, Gestão e coordenação dos processos formativos em tempos de crise, Karla Cristina Silva Sousa, CARDOZO, MARIA JOSÉ PIRES BARROS, FRANCIMAR OLIVEIRA MIRANDA DE CARVALHO
2019, O estágio supervisionado: experiências descoloniais, Karla Cristina Silva Sousa, Maria do Carmo Alves da Cruz, Maria do Socorro Estrela Paixão, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, Raimunda Nonata da Silva Machado
2019, Residência pedagógica e formação docente em debate inicial: formação docente em questão, Karla Cristina Silva Sousa, Andrezza Tavares, Keila Cruz
2018, DIFERENÇAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: estudos, pesquisas e intervenções, Karla Cristina Silva Sousa, VALDENICE DE ARAÚJO PRAZERES, Sirlene Mota pinheiro da Silva, Raimunda Nonata da Silva Machado
2018, VOZES EPISTÊMICAS E SABERES PLURAIS NA EDUCAÇÃO, Karla Cristina Silva Sousa, VALDENICE DE ARAÚJO PRAZERES, Raimunda Nonata da Silva Machado, Sirlene Mota pinheiro da Silva
2018, VIII Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia: o lugar do estágio supervisionado nas licenciaturas: a escola e os sistemas educacionais como interlocutores, Karla Cristina Silva Sousa, MARIA DO SOCORRO ESTRELA PAIXÃO, Raimunda Nonata da Silva Machado, Maria do Carmo Alves da Cruz, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa
2011, ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS NAS REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS. ISBN: 9788578621674, Karla Cristina Silva Sousa
Participações em Bancas de Cursos (26)
2020, Qualificação de Mestrado ELABORACAO, APLICACAO E AVALIACAO DE UM MATERIAL EDUCACIONAL, BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE TOPICOS DE ELETRODINAMICA, FRANK HERIK VALENTE SILVA
2020, Monografia de Graduação POTENCIA M: as meninas e a relacao com matematica nos anos iniciais do ensino fundamental, RACHEL COUTINHO SANTOS
2019, Qualificação de Mestrado CARTILHA DIDATICA: aplicacoes praticas dos principios fisicos na forma de perguntas geradoras como ferramenta didatica utilizada por professores no ambito da Educacao Escolar., ANTONIO MARCOS ALVES DA SILVA
2019, Monografia de Graduação A AVALIACAO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR E NO RENDIMENTO DO ALUNO NA ESCOLA ROSA MOCHEL MARTINS, IVANIA LOBATO
2019, Monografia de Especialização PIBID E FORMACAO DE PROFESSORES: O CASO DO CURSO DE HISTORIA/UFMA, MARCOS VINICIUS FERREIRA TRINDADE
2019, Monografia de Especialização EU, NEGRO(A) ??? UMA ANALISE DA CONTRIBUICAO DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA, BELVANIRA SANTOS DE AZEVEDO
2019, Dissertação de Mestrado O USO DE GAMES EDUCACIONAIS COMO ESTRATEGIA DE AVALIACAO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DA DINAMICA, PEDRO ALVES FONTES NETO
2018, Qualificação de Mestrado IMPLEMENTACAO DE SEQUENCIA DIDATICA PARA EXPLICAR O EFEITO HALL PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MEDIO , MICHAEL JORGE OLIVEIRA BERREDO
2018, Qualificação de Mestrado GUIA DIDATICO METODOLOGICO PARA APRENDIZAGEM DAS LEIS DE KEPLER E DA GRAVITACAO UNIVERSAL, GYULIANNA PINHEIRO RIBEIRO
2018, Qualificação de Mestrado KIT DE CONVERSAO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA COM ARDUINO, DJAMILTON FOICINHA CAMPELO
2018, Dissertação de Mestrado SOFTWARES EDUCACIONAIS APLICADOS AO ENSINO DE FISICA: uma proposta didatica para o uso do oscilador harmonico, JOERBED DOS SANTOS GONÇALVES
2018, Qualificação de Mestrado CONSTRUCAO DE UM ESTEREOSCOPIO PARA O ESTUDO DA POLARIZACAO DA LUZ NO ENSINO MEDIO, CARLOS ADRIANO DA CONCEICAO CARDOSO
2018, Monografia de Graduação O PIBID NA FORMACAO DO PEDAGOGO E A PRATICA DOCENTE, ROSIANE LEAL DE MORAIS
2018, Monografia de Graduação O PIBID/UFMA NA FORMACAO DOCENTE DOS EGRESSOS DAS LICENCIATURAS PLENAS DO CCBS NO PERIODO DE 2010-2016, WASHINGTON LUIS CONCEICAO CARVALHO
2018, Monografia de Graduação O PIBID/UFMA NA FORMACAO DOCENTE DOS EGRESSOS DAS LICENCIATURAS PLENAS DO CCH NO PERIODO DE 2010/2016: um estudo com os egressos do PIBID dos Cursos de Licenciatura do CCH, JOSE RIOS JUNIOR
2018, Monografia de Graduação O PROJETO POLITICO-PEDAGOGICO E A ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO NO COLEGIO DE APLICACAO DA UFMA (COLUN), MAYCON PEREIRA GUIMARAES
2018, Monografia de Graduação AVANCOS E IMPASSES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCACAO ANTIRRACISTA NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: analise de uma escola publica ludovicense, PATRICIA RODRIGUES FREITAS
2018, Monografia de Graduação GESTAO DEMOCRATICA DA ESCOLA PUBLICA: os desafios para os Conselhos Escolares da rede publica estadual de ensino, ALEXANDRE VIANA VERDE
2017, Qualificação de Mestrado PRODUCAO DE UM MATERIAL DIGITAL INTERATIVO INCLUSIVO SOBRE CONSERVACAO DE ENERGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MEDIO, ANTONIO MOTTA FERRO
2017, Qualificação de Mestrado SOFTWARES EDUCACIONAIS APLICADOS AO ENSINO DA FISICA: UMA DETERMINACAO DIDATICA DO CALOR ESPECIFICO, JOERBED DOS SANTOS GONÇALVES
2017, Qualificação de Mestrado A visao humana: estudo de optica geometrica por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa, ROGERIO DOS SANTOS CARDOSO
2017, Monografia de Graduação ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO NA ESCOLA SAO RAIMUNDO: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, CLIDENOR DA CONCEICAO
2017, Monografia de Graduação LIMITES E POSSIBILIDADES NO USO DA TECNOLOGIA NAS PRATICAS PEDAGOGICAS DOS ANOS INICIAIS: PERSPECTIVAS DE FORMACAO, ELIAS DA SILVA COSTA
2017, Monografia de Graduação ENSINO FUNDAMENTAL NAS SERES INICIAIS DO 4º ANO NA ESCOLA DE LUDOVICO MUNICIPIO DE LAGO DO JUNCO-MA, EDILENE SANTOS PAIVA
2017, Monografia de Graduação EDUCACAO ESCOLAR QUILOMBOLA: contribuicoes para construcao e fortalecimento da identidade negra, RAFAELA BARBOSA DE SOUSA
2016, Qualificação de Mestrado GESTAO ESCOLAR NO IFMA/CAMPUS SAO LUIS - MONTE CASTELO: entre o discurso oficial e as praticas vivenciadas pelo sujeito, GISELLE FERREIRA AMARAL DE MIRANDA AZEVEDO
Trabalho de conclusão de curso (31)
A VIOLÊNCIA NA ESCOLA NA VISÃO DA MÍDIA NACIONAL IMPRESSA (REVISTAS) COMO INDICADORES PONTUAIS DE REFLEXÃO AOS DOCENTES PARA IDENTIFICAÇÃO E COMBATE AO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR. , GENIVAL PEREIRA DOS SANTOS , 09/2012
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: um estudo sobre as influências das redes sociais para o processo de ensino-aprendizagem na Universidade Federal do Maranhão, JERRY WENDELL ROCHA SALAZAR , 03/2013
Programa de Informática na Educação-PROINFO: aplicação e funcionalidade dentro das escolas municipais e estaduais, AMANDA CRISTINA SANTOS COSTA , 07/2013
PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o desenvolvimento psicomotor por meio da ludicidade , RAMIRES DE MELO BASTOS , 08/2022
O PAPEL DA FAMÍLIA E SUA RELEVÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA , RANNYELLE GUIMARAES SILVA MORAES SOARES , 09/2022
Programa de Informática na educação -Proinfo, AMANDA CRISTINA SANTOS COSTA , 07/2013
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A VIOLÊNCIA ESCOLAR: um estudo exploratório em duas escolas estaduais de São Luís-MA, DANIELLA REIS DOS SANTOS , 09/2013
PROTAGONINISMO ESTUDANTIL: tecendo reflexões pedagógicas para o engajamento discente no Ensino Médio, ROSANGELA LOPES DOS SANTOS SILVA , 08/2022
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DO MARANHÃO , GLEIANE GARDENIA CORREA SERRA , 11/2016
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO DEMOCRÁTICA: AÇÃO CONJUNTA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE BACABAL-MA, RAIMUNDA LELIS PEREIRA , 11/2016
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA QUALIDADE DE ENSINO REFLEXÃO SOBRE O CONSELHO DE CLASSE , MARIA DO CARMO LIMA SILVA , 11/2016
PLANEJAMENTO COLETIVO: UMA FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NA ESCOLA, MARIA LUIZA SANTOS GAMA , 11/2016
FUNDOS CONTÁBEIS E O FEDERALISMO COOPERATIVO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - uma análise a partir do FUNDEB, RONALDO FRANCO OLIVEIRA , 01/2017
O PERFIL DO GESTOR ESCOLAR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LUÍS-MA , MARCOS LEDO DE ALMEIDA , 08/2016
O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, JOSENILDE CAMELO SIMOES , 11/2016
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE ESCOLAR RAIMUNDA BANDEIRA EM VITORINO FREIRE-MA, FRANCISCA BEZERRA SILVA , 11/2016
O PAPEL DO PROFESSOR COMO AGENTE DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA , ANTONIO CLEITON ANDRADE ALVES , 11/2016
A FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: REFLEXÕES EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE LAGOA GRANDE-MA, CINARA MARTINS DANTAS DO PRADO , 11/2016
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFMA (COLUN), MAYCON PEREIRA GUIMARAES , 06/2018
O PIBID/UFMA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS EGRESSOS DAS LICENCIATURAS PLENAS DO CCBS NO PERÍODO DE 2010-2016, WASHINGTON LUIS CONCEICAO CARVALHO , 07/2018
O PIBID/UFMA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS EGRESSOS DAS LICENCIATURAS PLENAS DO CCH NO PERÍODO DE 2010/2016: um estudo com os egressos do PIBID dos Cursos de Licenciatura do CCH, JOSE RIOS JUNIOR , 07/2018
O PIBID NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E A PRÁTICA DOCENTE, ROSIANE LEAL DE MORAIS , 07/2018
DIÁLOGO ENTRE OS PAIS E A ESCOLA, PAOLA FILIPINI RIBEIRO , 03/2022
OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DAS TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA MUNICIPAL RAFAEL DE ALMEIDA RIBEIRO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EM VIRTUDE DA PANDEMIA COVID-19, LEONILDA DA SILVA ARAUJO , 08/2022
A PSICOMOTRICIDADE COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS, KELIANNY DENISE FERREIRA BEZERRA , 08/2022
EDUCAÇÃO EMOCIONAL E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: avaliação da relação entre Autoconsciência emocional e rendimento acadêmico de estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal do Maranhão, ITACENI DE ARAUJO SOUSA , 03/2023
SOCIOLOGIA NO MARANHÃO: resistência e frente de ação ao “novo” Ensino Médio, DEJAMIM FERREIRA PEREIRA , 03/2023
FORMAÇÃO DE TUTORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, PENINA CORREA VALE , 03/2023
PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL Contribuições Para a Sociedade e Meio Ambiente, PABLO HENRIQUE CORTES BARBOSA , 08/2023
GESTÃO E COORDENAÇÃO DOS PROCESSOS FORMATIVOS PARA DOCENTES APARTIR DA BNCC PELAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS MARANHENSES NO PERÍODO DE 2020 A 2021, LIANA LINDOSO MORAES , 12/2023
GESTÃO ESCOLAR E A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR NA CIDADE DE SÃO LUÍS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, EVELINE SOARES PINHEIRO , 12/2023
fim do conteúdo