KARLA CRISTINA SILVA SOUSA
DEII - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (1) |
04/2022 GEGFOPEB, |
Artigos (15) |
2023, O PIBID e a política de formação docente no Brasil: incursões teórico-metodológicas, ISSN: 19887833 |
2022, Federalismo cooperativo e plano de ações articuladas (PAR) - implicações no trabalho docente / Cooperative federalism and the articulated actions plan (PAR) - implications for the teaching work, ISSN: 25258761 |
2019, Planejamento Municipal: uma análise a partir do plano de ações articuladas (par) no Estado do Maranhão, ISSN: 22379460 |
2018, Estado, federalismo e políticas educacionais ? implicações na educação brasileira, ISSN: 25253409 |
2018, A COMUNICAÇÃO ON LINE NO ENSINO SUPERIOR COMO RECURSO DIDÁTICO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO, ISSN: 24474266 |
2018, Federalismo e Planejamento Educacional: uma análise a partir do Plano de Ações Articuladas (PAR), ISSN: 19827199 |
2017, Federalismo cooperativo e Plano de Ações Articuladas (PAR) - Algumas aproximações teóricas, ISSN: 01044036 |
2017, A Comunicação Online na Pesquisa em Educação: limites e possibilidades na coleta de dados, ISSN: 19832664 |
2017, Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO): um retrato da realidade no Baixo Parnaíba-MA, ISSN: 19832664 |
2016, FUNDOS CONTÁBEIS E O FEDERALISMO COOPERATIVO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: uma análise a partir do FUNDEB, ISSN: 24475777 |
2015, Educação integral e gestão escolar: nasce a sociedade dos indivíduos?, ISSN: 24475777 |
2012, Estereótipos étnicos e representações sociais: uma breve incursão teórica, ISSN: 16776097 |
2009, APREENDENDO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA E SUA RELAÇÃO COM A DIFUSÃO DOS ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS, ISSN: 01024175 |
2008, MOVIMENTO NEGRO E A POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL, ISSN: 19833946 |
2008, UMA ANÁLISE DO ESTADO CAPITALISTA CONTEMPORÂNEO: acertos e desafios, ISSN: 19801378 |
Publicação em eventos (69) |
2019, , Minicurso - Os Saberes Pedagógicos-Metodológicos Necessários à Formação Docente, QUIMICA EM 3D, |
2019, , BNCC E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO, I ENCONTRO FR FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO BAIXO PARNAIBA: DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE, |
2019, Karla Cristina Silva Sousa, Angelo Rodrigo Bianchinni, FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA RESIDÊNCIA, XII Seminário Nacional de Formação de Profissionais de Educação da ANFOPE, Resumo |
2019, , O PIBID E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: CONQUISTAS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS, III ERELIC, |
2019, , MULHERES EM MOVIMENTO: VOZES EPISTEMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, SEMINÁRIO DE PESQUISA DIVERSIDADE, CULTURA E INCLUSÃO, |
2018, Karla Cristina Silva Sousa, O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA, VIII Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, Trabalho Completo |
2018, , Docência, gestão r pesquisa: contribuição do estágio supervisionado para a formação do pedagogo, VIII Sesuped, |
2018, Karla Cristina Silva Sousa, José Rios Júnior, OLHARES SOBRE A GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE SÃO LUIS-MA, VIII Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, Trabalho Completo |
2017, , O Pibid E A Política De Formação Docente No Brasil: Incursões Teórico-metodológicas, IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências, |
2017, , NCLUSÃO DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: UM DESAFIO AINDA ATUAL, ICongresso de Pesquisadores(as)Negros(as) do Nordeste? ICOPENOR, |
2017, , Federalismo Cooperativo E Plano De Ações Articuladas (par) ? Implicações No Trabalho Docente', o IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências, |
2017, , 'A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS', II Simpósio internacional interdisciplinar em cultura e sociedade, |
2017, Karla Cristina Silva Sousa, MAPEANDO OS EGRESSOS DO PIBID/UFMA NO PERÍODO 2010-2016: incursões teórico-metodológicas, II Jornada Científica do Centro de Ciências Sociais, Trabalho Completo |
2017, Karla Cristina Silva Sousa, Liana Lindoso Moaraes, A ANÁLISE DO PIBID SEGUNDO A ABORDAGEM DO CICLO DE POLITICAS EDUCACIONAIS, II Jornada de Ciências Sociais/, Trabalho Completo |
2017, , A análise do PIBID segundo a abordagem do ciclo de políticas educacionais?, II JORNADA CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, |
2017, , 'Federalismo Cooperativo E Plano De Ações Articuladas (par) ? Implicações No Trabalho Docente', IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO -, |
2017, , 'O Pibid E A Política De Formação Docente No Brasil: Incursões Teórico-metodológicas', IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO - Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências, |
2017, , A comunicação on line na pesquisa em educação - limites e possibilidades na coleta de dados, II Simpósio nacional de tecnologias digitais na educação, |
2017, Karla Cristina Silva Sousa, VALDENICE DE ARAÚJO PRAZERES, JOSE CARLOS DE MELO, A educação das relações étnico-raciais e o trabalho docente na educação infantil a partir do uso das tecnologias digitais, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (II SIICS) do PGCult - UFMA, Resumo |
2017, , 'O Pibid E A Política De Formação Docente No Brasil: Incursões Teórico-metodológicas',, IX Encontro Brasileiro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente - REDESTRADO -, |
2017, Karla Cristina Silva Sousa, ESTEREÓTIPOS ÉTNICO-RACIAIS, TECNOLOGIAS E TRABALHO DOCENTE ? o imaginário do negro na educação infantil, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PGCult, Trabalho Completo |
2017, , ?MAPEANDO OS EGRESSOS DO PIBID/UFMA NO PERÍODO 2010-2016: INCURSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS?,, II JORNADA CIENTÍFICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, |
2017, , ESTEREÓTIPOÉTNICO-RACIAISETRABALHODOCENTE?OIMAGINÁRIODONEGROEMESTUDANTESDENÍVELSUPERIOR, ICongressodePesquisadores(as)Negros(as)doNordeste?ICOPENOR, |
2016, , LEITURA E ESCRITA: o caminho para transformação da realidade, XV Encontro Humanístico, |
2016, , Fundos contábeis e o federalismo cooperativo na educação brasileira - uma análise a partir do fundeb, V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, |
2016, , SER PROFESSOR: as contribuições do PIBIPEDAGOGIA para o exercício da docência nos anos iniciais do ensino fundamental, XV Encontro Humanístico, |
2016, Karla Cristina Silva Sousa, Ronaldo Franco Oliveira, Fundos contábeis e o federalismo cooperativo na educação brasileira - uma análise a partir do fundeb, V Congresso Ibero-Americano e VIII Congreso Luso-Brasileiro, Trabalho Completo |
2016, , A gestão educacional do Plano de Ações Articuladas (PAR): um pacto da regulação ou da cooperação nas Secretarias Municipais de Educação?, VII Jornada Internacional de Políticas Públicas, |
2016, , Gestão dos sistemas educacionais e da escola, VII Encontro de educadores: pesquisas e experiências, |
2016, , Com a palavras a Universidade, VII Seminário de estágio supervisionado do curso de Pedagogia, |
2016, , Relações Étnicoraciais no Ambiente Escolar, XV Encontro Humanístico, |
2015, , A gestão educacional do plano de ações articuladas (PAR): um pacto da regulação ou da cooperação nas Secretarias Municipais de Educação?, VII Jornada Internacional de Políticas Públicas: para além da crise global, |
2015, , A formação de professores da educação de jovens e adultos e a sua prática em sala de aula, I Jornada Acadêmica dos Estudantes de Pedagogia da UFMA, |
2015, Karla Cristina Silva Sousa, A gestão educacional do plano de ações articuladas (PAR): um pacto da regulação ou da cooperação nas Secretarias Municipais de Educação?, VIII Jornada internacional de políticas públicas, Trabalho Completo |
2014, , Imagens e imaginário nas representações de estereótipos étnicos de crianças escolarizadas, XXII Epenn, |
2014, Karla Cristina Silva Sousa, Maria do Socorro Estrela Paixão, Federalismo e Plano de Ações Articuladas (PAR) ? algumas aproximações teóricas, VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste/Encontro Estadual de Política e Administração da Educação - Anpae, Trabalho Completo |
2014, Karla Cristina Silva Sousa, Imagens e imaginário nas representações de estereótipos étnicos de crianças escolarizadas, XXII Epenn, Trabalho Completo |
2014, Karla Cristina Silva Sousa, Federalismo e Planos de Ações Articuladas (PAR) ? regulação da carreira docente por meio das secretarias municipais de educação, X Seminário Internacional Rede Estrado, Trabalho Completo |
2014, Maria do Socorro Estrela Paixão, Karla Cristina Silva Sousa, A escrita como mediação formativa na Universidade, VI Encontro de educadores: pesquisas e experiências, Trabalho Completo |
2014, , Federalismo e Planos de Ações Articuladas (PAR) ? regulação da carreira docente por meio das secretarias municipais de educação, X Seminário Internacional Rede Estrado, |
2014, , Federalismo e Plano de Ações Articuladas (PAR) ? algumas aproximações teóricas, VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste/Encontro Estadual de Política e Administração da Educação - Anpae, |
2013, Karla Cristina Silva Sousa, MARIA JOSÉ PIRES CARDOZO, Bergson Pereira Utta, A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE GESTORES: REFLEXÕES SOBRE O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO BÁSICA, VI Jornada Internacional de Políticas Públicas. ISBN: 21752, Trabalho Completo |
2013, , A política de formação de gestores: reflexões sobre o curso de especialização em gestão escolar da Universidade Federal do Maranhão, VI Jornada Internacional de Políticas Públicas, |
2013, , A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: o ensino superior homogeneizante em um ambiente de diversidade cultural, XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, |
2013, , Educação integral e gestão escolar: nasce a sociedade dos individuos?, XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, |
2013, Karla Cristina Silva Sousa, Maria do Socorro Estrela Paixão, Bergson Pereira Utta, EDUCAÇÃO INTEGRAL E GESTÃO ESCOLAR: NASCE A SOCIEDADE DOS INDIVIDUOS?, XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. ISBN: 1677-3802, Trabalho Completo |
2013, Karla Cristina Silva Sousa, Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: o ensino superior homogeneizante em um ambiente de diversidade cultural, XVI Congresso brasileiro de Sociologia. ISBN 2236-6636, Trabalho Completo |
2012, Karla Cristina Silva Sousa, Educação em tempo integral e gestão da educação: novos desafios ao gestor escolar. ISBN 23168595, V Encontro de Educadores do Maranhão. ISBN 23168595, Trabalho Completo |
2012, , Gestão e política educacional: a experiência maranhense do curso de especialização em gestão escolar, IV Seminário Regional de política e Administração da Educação da Região Norte, |
2012, , A política de formação de gestores: reflexões sobre o curso de especialização em gestão escolar da Universidade Federal do Maranhão, VII Seminário Regional de Política e Administração da educação do Nordeste, |
2012, , Educação em tempo integral e gestão da educação: novos desafios ao gestor escolar, V Encontro de educadores do Maranhão, |
2012, , Educação em tempo integral e gestão da educação: novos desafios ao gestor escolar, V Encontro de Educadores do Maranhão, |
2012, Karla Cristina Silva Sousa, MARIA JOSÉ PIRES CARDOZO, Gestão e política educacional: a experiência maranhense do curso de especialização em gestão escolar, IV Encontro Regional de Política e Administração d aEducação da Região Norte - ANPAE, Resumo |
2011, , A RECONTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA FACE AOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS, PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, |
2010, , HISTÓRIA DAS MEMÓRIAS ESCOLARES: TRAJETÓRIAS DA VIDA ESCOLAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PINHEIRO/MA, III ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, |
2010, Karla Cristina Silva Sousa, A IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS NAS REPRESENTAÇÕES DE ESTEREÓTIPOS ETNICOS FEITAS POR CRIANÇAS ESCOLARIZADAS EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO, I JORNADA CIENTÍFICA DO CCSO/UFMA, Resumo |
2010, Karla Cristina Silva Sousa, A IMPORTANCIA DAS IMAGENS NAS REPRESENTAÇÕES DE ESTEREOTIPOS ETNICOS, IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO, Trabalho Completo |
2010, , A IMPORTANCIA DAS IMAGENS NAS REPRESENTAÇÕES DE ESTEREOTIPOS ETNICOS, IV ENCONTRO MARANHENSE DE EDUCADORES, |
2010, Karla Cristina Silva Sousa, HISTÓRIA DAS MOMÓRIAS ESCOLARES: trajetórias da vida escolar de professores da educação básica em Pinheiro/MA, III ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Resumo |
2009, Karla Cristina Silva Sousa, ESTEREOTIPOS ETNICOS NO IMAGINARIO DO BRASIL: A IMAGEM DO NEGRO/A E AS ATUAIS POLÍTICAS PARA A PROMOÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DENTRO DA ESCOLA- REFLEXÕES HISTÓRICAS, CONFERENCIA INTERNACIONAL, EDUCAÇÃO GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA - NOVAS PERSPECTIVAS DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO., Trabalho Completo |
2008, , PRATICAS EDUCATIVAS CRÍTICAS DO HOMEM-MULHER CONTEMPORÂNEOS DO MARANHÃO, III ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS, I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, II SEMINÁRIO ARTE E IMAGINÁRIO NA EDUCAÇÃO, |
2008, Karla Cristina Silva Sousa, PRATICAS EDUCATIVAS CRITICAS DO HOMEM-MULHER CONTEMPORÂNEOS DO MARANHÃO, III ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIENCIAS, Trabalho Completo |
2007, , A imagem do negro/a e as atuais plíticas públicas para a promoção das relações étnico-raciais dentro da escola-reflexões históricas, VII encontro humanístico, |
2007, , DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: UMA LEITURA CRÍTICA DAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, XIX Seminário de Iniciação Científica SEMIC-UFMA, |
2007, Karla Cristina Silva Sousa, A imagem do negro/a e as atuais políticas públicas para promoção das relações étnico-raciais dentro da escola-reflexões históricas, VII encontro humanístico, Resumo |
2007, , A leitura em quadrinhos em sala de aula, VII encontro humanístico, |
2007, Raimundo Santos de Castro, Karla Cristina Silva Sousa, Sirlene Mota Pinheiro, Michelle Teixeira, Maria da Guia Vianna, Democratização da educação: uma leitura crítica das diretrizes educacionais para a educação, XIX Seminário de iniciação científica, Resumo |
2007, Karla Cristina Silva Sousa, Márcia Cordeiro Costa, A leitura dos quadrinhos em sala de aula, VII encontro humanístico, Resumo |
2006, , EDUCAÇÃO, TELENOVELA E SOCIEDADE DO ESPETÁCULO, III Semana de Pedagogia, |
Capítulos de livros (12) |
2021, SOFTWARE EDUCACIONAL MODELLUS APLICADO AO ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DO MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES, Discursos, Práticas, Ideias e Subjetividades na Educação 5, Gonçalves, Joerbed dos Santos, Carvalho, Edson Firmino Viana de, Karla Cristina Silva Sousa |
2019, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO DEMOCRÁTICA, GESTÃO ESCOLAR E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, Karla Cristina Silva Sousa, JOSENILDE CAMELO SIMÕES, RAIMUNDA LELIS PEREIRA |
2019, DEMOCRACIA E FEDERALISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: INCURSÕES CONCEITUAIS, Democracia e gestão da educação em perspectiva, Karla Cristina Silva Sousa, CARDOZO, MARIA JOSÉ PIRES BARROS |
2017, Coordenação pedagógica: novos caminhos para a melhoria da qualidade da educação, Formação continuada de coordenadores pedagógicos: discutindo políticas e contextos, Karla Cristina Silva Sousa, Carlos André Dublante |
2015, Federalismo e democracia participativa: implicações no sis- tema educacional brasileiro..., A Gestão da Educação Brasileira políticas e programas, Karla Cristina Silva Sousa, Carlos André Dublante |
2014, Federalismo e Plano de Ações Articuladas (PAR) ? regulação por meio da gestão das secretarias municipais de educação, Política e gestão educacional na América Latina: análises e desafios, Karla Cristina Silva Sousa |
2014, Federalismo cooperativo e as repercussões para o Plano de Ações Articuladas (PAR), Políticas Educacionais: gestão e controle social, Karla Cristina Silva Sousa, Alda Maria Duarte Araújo Castro |
2013, Educação em tempo integral e gestão da educação: novos desafios ao gestor escolar. ISBN 9788578623593, Educação integral: ideário pedagógico, políticas e práticas. ISBN 9788578623593, Karla Cristina Silva Sousa |
2012, Gestão escolar e educação à distância: a experiência maranhense do programa nacional escola de gestores. ISBN 9788578622503, Políticas educacionais: os desafios da democratização. ISBN 9788578622503, Karla Cristina Silva Sousa |
2011, Estereótipos étnicos nas representações de crianças escolarizadas em São Luís do Maranhão, Educação e simbolismo: leituras entrelineares, Karla Cristina Silva Sousa |
2009, ESTEREÓTIPOS RACIAIS NO IMAGINÁRIO DO BRASIL: a imagem do negro/a e as atuais políticas para a promoção das relações étnico-raciais dentro da escola- reflexões históricas. ISBN: 9788578621186, SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: interpretações acerca das lutas, conquistas e os desafios para a educação no século XXI. ISBN: 9788578621186, Karla Cristina Silva Sousa |
2008, PROPÓSITO DA CRÍTICA DE HABERMAS À FILOSOFIA ANTI-HUMANISTA DE HEIDEGGER. ISBN: 9788572823142, FILOSOFIA MODERNA. ISBN: 9788572823142, Karla Cristina Silva Sousa, Márcia Cordeiro Costa |
Livros (15) |
2023, A formação de professores e a crise político-educacional: paradigmas e debates sobre ensino, Karla Cristina Silva Sousa, ALAN CARLOS ROCHA PACHECO |
2022, Políticas educacionais (em) discursos?, Karla Cristina Silva Sousa, FRANCIMAR OLIVEIRA MIRANDA DE CARVALHO, Scarlet Cristina Silva Sousa |
2022, Efeito fotovoltaico e teoria dos campos conceituais, Karla Cristina Silva Sousa, Karl Marx Silva Garcez, djamilton foicinha campelo |
2021, A utilização de lapbooks para o ensino das Leis de Kepler, Karla Cristina Silva Sousa, Fábio Henrique Silva Sales, Gyuliana Pinheiro Ribeiro |
2021, A teoria dos campos conceituais para o ensino de Física, Karla Cristina Silva Sousa, Fábio Henrique Silva Sales, Gyuliana Pinheiro Ribeiro |
2021, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: consensos e dissensos de um programa em (co) formação, Karla Cristina Silva Sousa, FRANCIMAR OLIVEIRA MIRANDA DE CARVALHO |
2020, Estágio supervisionado na contemporaneidade: território atravessado, Karla Cristina Silva Sousa, Walkiria Martins |
2020, Anais do IV Seminário de Iniciação à Docência ? SEMID, Karla Cristina Silva Sousa, Angelo Rodrigo Bianchinni, Scarlet Cristina Silva Sousa, Tadeu Luís Maciel Rodrigues, Antonio Higor Gusmão dos Santos |
2020, Gestão e coordenação dos processos formativos em tempos de crise, Karla Cristina Silva Sousa, CARDOZO, MARIA JOSÉ PIRES BARROS, FRANCIMAR OLIVEIRA MIRANDA DE CARVALHO |
2019, O estágio supervisionado: experiências descoloniais, Karla Cristina Silva Sousa, Maria do Carmo Alves da Cruz, Maria do Socorro Estrela Paixão, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa, Raimunda Nonata da Silva Machado |
2019, Residência pedagógica e formação docente em debate inicial: formação docente em questão, Karla Cristina Silva Sousa, Andrezza Tavares, Keila Cruz |
2018, DIFERENÇAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: estudos, pesquisas e intervenções, Karla Cristina Silva Sousa, VALDENICE DE ARAÚJO PRAZERES, Sirlene Mota pinheiro da Silva, Raimunda Nonata da Silva Machado |
2018, VOZES EPISTÊMICAS E SABERES PLURAIS NA EDUCAÇÃO, Karla Cristina Silva Sousa, VALDENICE DE ARAÚJO PRAZERES, Raimunda Nonata da Silva Machado, Sirlene Mota pinheiro da Silva |
2018, VIII Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia: o lugar do estágio supervisionado nas licenciaturas: a escola e os sistemas educacionais como interlocutores, Karla Cristina Silva Sousa, MARIA DO SOCORRO ESTRELA PAIXÃO, Raimunda Nonata da Silva Machado, Maria do Carmo Alves da Cruz, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa |
2011, ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS NAS REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS. ISBN: 9788578621674, Karla Cristina Silva Sousa |
Participações em Bancas de Cursos (26) |
2020, Qualificação de Mestrado ELABORACAO, APLICACAO E AVALIACAO DE UM MATERIAL EDUCACIONAL, BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE TOPICOS DE ELETRODINAMICA, FRANK HERIK VALENTE SILVA |
2020, Monografia de Graduação POTENCIA M: as meninas e a relacao com matematica nos anos iniciais do ensino fundamental, RACHEL COUTINHO SANTOS |
2019, Qualificação de Mestrado CARTILHA DIDATICA: aplicacoes praticas dos principios fisicos na forma de perguntas geradoras como ferramenta didatica utilizada por professores no ambito da Educacao Escolar., ANTONIO MARCOS ALVES DA SILVA |
2019, Monografia de Graduação A AVALIACAO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR E NO RENDIMENTO DO ALUNO NA ESCOLA ROSA MOCHEL MARTINS, IVANIA LOBATO |
2019, Monografia de Especialização PIBID E FORMACAO DE PROFESSORES: O CASO DO CURSO DE HISTORIA/UFMA, MARCOS VINICIUS FERREIRA TRINDADE |
2019, Monografia de Especialização EU, NEGRO(A) ??? UMA ANALISE DA CONTRIBUICAO DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA, BELVANIRA SANTOS DE AZEVEDO |
2019, Dissertação de Mestrado O USO DE GAMES EDUCACIONAIS COMO ESTRATEGIA DE AVALIACAO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DA DINAMICA, PEDRO ALVES FONTES NETO |
2018, Qualificação de Mestrado IMPLEMENTACAO DE SEQUENCIA DIDATICA PARA EXPLICAR O EFEITO HALL PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MEDIO , MICHAEL JORGE OLIVEIRA BERREDO |
2018, Qualificação de Mestrado GUIA DIDATICO METODOLOGICO PARA APRENDIZAGEM DAS LEIS DE KEPLER E DA GRAVITACAO UNIVERSAL, GYULIANNA PINHEIRO RIBEIRO |
2018, Qualificação de Mestrado KIT DE CONVERSAO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA COM ARDUINO, DJAMILTON FOICINHA CAMPELO |
2018, Dissertação de Mestrado SOFTWARES EDUCACIONAIS APLICADOS AO ENSINO DE FISICA: uma proposta didatica para o uso do oscilador harmonico, JOERBED DOS SANTOS GONÇALVES |
2018, Qualificação de Mestrado CONSTRUCAO DE UM ESTEREOSCOPIO PARA O ESTUDO DA POLARIZACAO DA LUZ NO ENSINO MEDIO, CARLOS ADRIANO DA CONCEICAO CARDOSO |
2018, Monografia de Graduação O PIBID NA FORMACAO DO PEDAGOGO E A PRATICA DOCENTE, ROSIANE LEAL DE MORAIS |
2018, Monografia de Graduação O PIBID/UFMA NA FORMACAO DOCENTE DOS EGRESSOS DAS LICENCIATURAS PLENAS DO CCBS NO PERIODO DE 2010-2016, WASHINGTON LUIS CONCEICAO CARVALHO |
2018, Monografia de Graduação O PIBID/UFMA NA FORMACAO DOCENTE DOS EGRESSOS DAS LICENCIATURAS PLENAS DO CCH NO PERIODO DE 2010/2016: um estudo com os egressos do PIBID dos Cursos de Licenciatura do CCH, JOSE RIOS JUNIOR |
2018, Monografia de Graduação O PROJETO POLITICO-PEDAGOGICO E A ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO NO COLEGIO DE APLICACAO DA UFMA (COLUN), MAYCON PEREIRA GUIMARAES |
2018, Monografia de Graduação AVANCOS E IMPASSES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCACAO ANTIRRACISTA NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03: analise de uma escola publica ludovicense, PATRICIA RODRIGUES FREITAS |
2018, Monografia de Graduação GESTAO DEMOCRATICA DA ESCOLA PUBLICA: os desafios para os Conselhos Escolares da rede publica estadual de ensino, ALEXANDRE VIANA VERDE |
2017, Qualificação de Mestrado PRODUCAO DE UM MATERIAL DIGITAL INTERATIVO INCLUSIVO SOBRE CONSERVACAO DE ENERGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MEDIO, ANTONIO MOTTA FERRO |
2017, Qualificação de Mestrado SOFTWARES EDUCACIONAIS APLICADOS AO ENSINO DA FISICA: UMA DETERMINACAO DIDATICA DO CALOR ESPECIFICO, JOERBED DOS SANTOS GONÇALVES |
2017, Qualificação de Mestrado A visao humana: estudo de optica geometrica por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa, ROGERIO DOS SANTOS CARDOSO |
2017, Monografia de Graduação ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO NA ESCOLA SAO RAIMUNDO: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, CLIDENOR DA CONCEICAO |
2017, Monografia de Graduação LIMITES E POSSIBILIDADES NO USO DA TECNOLOGIA NAS PRATICAS PEDAGOGICAS DOS ANOS INICIAIS: PERSPECTIVAS DE FORMACAO, ELIAS DA SILVA COSTA |
2017, Monografia de Graduação ENSINO FUNDAMENTAL NAS SERES INICIAIS DO 4º ANO NA ESCOLA DE LUDOVICO MUNICIPIO DE LAGO DO JUNCO-MA, EDILENE SANTOS PAIVA |
2017, Monografia de Graduação EDUCACAO ESCOLAR QUILOMBOLA: contribuicoes para construcao e fortalecimento da identidade negra, RAFAELA BARBOSA DE SOUSA |
2016, Qualificação de Mestrado GESTAO ESCOLAR NO IFMA/CAMPUS SAO LUIS - MONTE CASTELO: entre o discurso oficial e as praticas vivenciadas pelo sujeito, GISELLE FERREIRA AMARAL DE MIRANDA AZEVEDO |
Trabalho de conclusão de curso (31) |
A VIOLÊNCIA NA ESCOLA NA VISÃO DA MÍDIA NACIONAL IMPRESSA (REVISTAS) COMO INDICADORES PONTUAIS DE REFLEXÃO AOS DOCENTES PARA IDENTIFICAÇÃO E COMBATE AO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR. , GENIVAL PEREIRA DOS SANTOS , 09/2012 |
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: um estudo sobre as influências das redes sociais para o processo de ensino-aprendizagem na Universidade Federal do Maranhão, JERRY WENDELL ROCHA SALAZAR , 03/2013 |
Programa de Informática na Educação-PROINFO: aplicação e funcionalidade dentro das escolas municipais e estaduais, AMANDA CRISTINA SANTOS COSTA , 07/2013 |
PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o desenvolvimento psicomotor por meio da ludicidade , RAMIRES DE MELO BASTOS , 08/2022 |
O PAPEL DA FAMÍLIA E SUA RELEVÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA , RANNYELLE GUIMARAES SILVA MORAES SOARES , 09/2022 |
Programa de Informática na educação -Proinfo, AMANDA CRISTINA SANTOS COSTA , 07/2013 |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A VIOLÊNCIA ESCOLAR: um estudo exploratório em duas escolas estaduais de São Luís-MA, DANIELLA REIS DOS SANTOS , 09/2013 |
PROTAGONINISMO ESTUDANTIL: tecendo reflexões pedagógicas para o engajamento discente no Ensino Médio, ROSANGELA LOPES DOS SANTOS SILVA , 08/2022 |
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DO MARANHÃO , GLEIANE GARDENIA CORREA SERRA , 11/2016 |
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO DEMOCRÁTICA: AÇÃO CONJUNTA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE BACABAL-MA, RAIMUNDA LELIS PEREIRA , 11/2016 |
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA QUALIDADE DE ENSINO REFLEXÃO SOBRE O CONSELHO DE CLASSE , MARIA DO CARMO LIMA SILVA , 11/2016 |
PLANEJAMENTO COLETIVO: UMA FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NA ESCOLA, MARIA LUIZA SANTOS GAMA , 11/2016 |
FUNDOS CONTÁBEIS E O FEDERALISMO COOPERATIVO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - uma análise a partir do FUNDEB, RONALDO FRANCO OLIVEIRA , 01/2017 |
O PERFIL DO GESTOR ESCOLAR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LUÍS-MA , MARCOS LEDO DE ALMEIDA , 08/2016 |
O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO ARTICULADOR DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, JOSENILDE CAMELO SIMOES , 11/2016 |
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE ESCOLAR RAIMUNDA BANDEIRA EM VITORINO FREIRE-MA, FRANCISCA BEZERRA SILVA , 11/2016 |
O PAPEL DO PROFESSOR COMO AGENTE DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA , ANTONIO CLEITON ANDRADE ALVES , 11/2016 |
A FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: REFLEXÕES EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE LAGOA GRANDE-MA, CINARA MARTINS DANTAS DO PRADO , 11/2016 |
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFMA (COLUN), MAYCON PEREIRA GUIMARAES , 06/2018 |
O PIBID/UFMA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS EGRESSOS DAS LICENCIATURAS PLENAS DO CCBS NO PERÍODO DE 2010-2016, WASHINGTON LUIS CONCEICAO CARVALHO , 07/2018 |
O PIBID/UFMA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS EGRESSOS DAS LICENCIATURAS PLENAS DO CCH NO PERÍODO DE 2010/2016: um estudo com os egressos do PIBID dos Cursos de Licenciatura do CCH, JOSE RIOS JUNIOR , 07/2018 |
O PIBID NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E A PRÁTICA DOCENTE, ROSIANE LEAL DE MORAIS , 07/2018 |
DIÁLOGO ENTRE OS PAIS E A ESCOLA, PAOLA FILIPINI RIBEIRO , 03/2022 |
OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DAS TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA MUNICIPAL RAFAEL DE ALMEIDA RIBEIRO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EM VIRTUDE DA PANDEMIA COVID-19, LEONILDA DA SILVA ARAUJO , 08/2022 |
A PSICOMOTRICIDADE COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS, KELIANNY DENISE FERREIRA BEZERRA , 08/2022 |
EDUCAÇÃO EMOCIONAL E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: avaliação da relação entre Autoconsciência emocional e rendimento acadêmico de estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal do Maranhão, ITACENI DE ARAUJO SOUSA , 03/2023 |
SOCIOLOGIA NO MARANHÃO: resistência e frente de ação ao novo Ensino Médio, DEJAMIM FERREIRA PEREIRA , 03/2023 |
FORMAÇÃO DE TUTORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, PENINA CORREA VALE , 03/2023 |
PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL Contribuições Para a Sociedade e Meio Ambiente, PABLO HENRIQUE CORTES BARBOSA , 08/2023 |
GESTÃO E COORDENAÇÃO DOS PROCESSOS FORMATIVOS PARA DOCENTES APARTIR DA BNCC PELAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS MARANHENSES NO PERÍODO DE 2020 A 2021, LIANA LINDOSO MORAES , 12/2023 |
GESTÃO ESCOLAR E A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR NA CIDADE DE SÃO LUÍS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, EVELINE SOARES PINHEIRO , 12/2023 |