MICHELLE NASCIMENTO CABRAL FONSECA
DARC - DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS/CCHinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (1) |
08/2017 GRUPO DE PESQUISA ENCENAÇÃO E CORPOREIDADES, |
Artigos (10) |
2024, Devorando a cena, ISSN: 19831005 |
2023, A PREPARAÇÃO DO ATOR/ATRIZ NO TEATRO DE RUA: intervenções no espaço urbano de São Luís, ISSN: 26756420 |
2023, De repente um clown: reflexões sobre gestos em uma experiência pessoal em Bogotá, ISSN: 23586958 |
2023, TEXTO E INTERMIDIALIDADE DOS PALCOS À TELA DE TV DIÁLOGOS ENTRE AS ARTES EM ?AS AVENTURAS DE PALITA?, ISSN: 23583703 |
2023, Um fim de tarde, uma praça, um espetáculo: uma leitura dos aspectos dramatúrgicos no teatro de rua, ISSN: 23586958 |
2021, Experiências artístico-pedagógicas com estudantes do Ensino Médio da Rede Pública do estado do Maranhão, ISSN: 25262688 |
2021, VEM ANDAR E VOA: processos e narrativas de uma oficina de perna de pau, ISSN: 26756420 |
2019, O Palco (In) verso: diálogos e fricções estético-políticas com o espectador., ISSN: 26756420 |
2011, Texto e Imagem no Teatro de Rua: Experimentos do laboratório de Pesquisa 'Teatro e Cidade' da Cia. MiraMundo, ISSN: 22377913 |
2007, Rompendo Fronteiras: Lazer, teatro e espaço público., ISSN: 19813171 |
Publicação em eventos (41) |
2020, , Cuántas mujeres caben en mi cuerpo?, I Encuentro de mujeres investigadoras, |
2020, , ?Mulheres, Cena e Poéticas do Riso?., II Colóquio Internacional de Estudos do Riso, |
2019, , Urgências: as artes do corpo e as questões do nosso tempo, Abertura do semestre letivo do Mestrado Profissional em Artes (PROF.Artes), |
2019, , ESPECTOFAGIA: um ato estético-político de autodevoração entre o teatro e o espectador, III Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade- PGGCULT, |
2018, , HISTÓRIA,DITADURA MILITAR E OS DESAFIOS DAS ARTES EM UM GOVERNO FASCISTA, Encontros políticos - Curso de Licenciatura em Teatro da UFMA, |
2018, DA SILVA, JULIANA, Michelle Nascimento Cabral Fonseca, Um novo olhar para o Bonfim: Intervenção teatro-tecnológica na antiga colônia., Colóquio Internacional De Pedagogia Do Teatro, Resumo |
2018, Michelle Nascimento Cabral Fonseca, UM TRIBUNAL PELA CIDADE: corpo, imagem e subjetividade no espaço público, Colóquio Internacional De Pedagogia Do Teatro, Resumo |
2018, , O circo e o teatro de rua no ensino de teatro: experiências na educação básica e superior., X CONGRESSO DA ABRACE, |
2018, , TEXTO, JOGO E ESPAÇO NO TEATRO DE RUA: experimentos do projeto de pesquisa A Cidade como Palco, X Congresso da ABRACE, |
2017, , DA LITERATURA AO PALCO: Cais da Sagração e os desafios da adaptação dramatúrgica, Josué Montello pelos degraus da UFMA, |
2016, , APROPRIAÇÃO E RESIGNIFICAÇÃO NO ESPAÇO PÚBLICO: INTERVENÇÕES TEATRAIS NAS RUAS DE SÃO LUÍS, I SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISAS E ESTUDOS SOBRE AS CIDADES: ESPAÇOS, ATORES E DINÂMICAS NO NORDESTE DO BRASIL, |
2016, , E A PALHAÇA QUEM É? Relato de experiência e reflexões sobre gênero e cidadania no âmbito da comicidade feminina, IX CONGRESSO DA ABRACE, |
2016, , Pode um Subalterno da Amazônia Falar?, Seminário: As veias abertas da Amazônia Legal, |
2016, , Teatro Físico e Comicidade, Tópicos Especiais, |
2015, , Panorama do Teatro Maranhense: passado, presente e novas perspectivas, X Semana do Teatro no Maranhão, |
2014, , Imagem e Representação no Teatro de Rua: Ação comunicativa e subjetividade no espaço público., VII Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais., |
2014, , Apreciação Crítica Teatral: Mediações na formação do artista e do espectador., Festival de Teatro Universitário Ponto de Vista: Para Além da Cena, |
2014, , Teatro na Rua, Teatro na Cidade., Seminário Rumos Teatro, |
2014, , Interatividade e Espaço Público: processos comunicacionais no teatro de rua., Seminário Redes Sociais, Tribos e Sentidos, |
2014, , Teatro de Rua: Espaço público e cidadania., Festival de Teatro Independente - FESTIA, |
2014, Michelle Nascimento Cabral Fonseca, Imagem e Representação no Teatro de Rua: ação comunicativa e subjetividade no espaço público, VII Jornada Latino- Americana de Estudos Teatrais, Trabalho Completo |
2013, , Cenografia e evolução do espaço, Disciplina tópicos especiais, |
2013, , Teatro Para Crianças: Os desafios da comunicação artística com o público infanto-juvenil, Projeto SESC Dramaturgias, |
2013, , O Circo ontem e hoje e sua especificidade, SESC CIRCO, |
2012, , Teatro de rua e circo, Disciplina tópicos especiais, |
2011, , E a Palhaça quem é? Genero e Comicidade Feminina com mulheres da Cidade de Alcantara no Maranhão, XXI Congresso de Arte-educadores do Brasil - CONFAEB, |
2011, , A Realidade do Teatro no Maranhão, Congresso Brasileiro de Teatro, |
2011, , E a Palhaça Quem É? Gênero e comicidade feminina com mulheres da cidade de Alcântara/MA, XXI Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil - CONFAEB, |
2011, , As Mostras e Festivais como veículo de troca e circulação de espetáculos no Brasil, VI Semana do Teatro no Maranhão, |
2011, , técnicas Circenses e teatro de Rua, Disciplina tópicos especiais, |
2011, , A Pesquisa em Teatro: diferentes tendências, contextos diversos e múltiplos olhares., Encontro de Pesquisadores em Teatro no Maranhão, |
2008, , Teatro Anarquista, futebol e propaganda:tensões e contradições no âmbito do lazer, Banca de defesa de mestrado, |
2007, , Teatro Anarquista: identidade e propaganda (Rio de Janeiro- 1900 a 1920), Banca de defesa/Qualificação, |
2007, , Animação Cultural e Teatro de Rua: uma proposta de intervensão, VIII Seminário o Lazer em Debate- A temática do Lazer no âmbito das Ciências Humanas, |
2007, Michelle Nascimento Cabral Fonseca, Operários e Anarquistas: tensões e contradições no âmbito do lazer, VI Simpósio de História Comparada, Resumo |
2007, , Operários e Anarquistas:tensões e contradições no âmbito do lazer., VI Simpósio de História Comparada, |
2006, Michelle Nascimento Cabral Fonseca, Teatro Anarquista: identidade e propaganda (Rio de Janeiro-1900 a 1930), V Simpósio de História Comparada, Resumo |
2006, , Teatro Anarquista: identidade e propaganda (Rio de Janeiro-1900 a 1930, V Simpósio de História Comparada, |
2002, , A Performance da Resistência, Tecer Encuentro de Performance y Politica, |
2002, , A Performance da Resistencia, II Encontro e Colóquio do NEPAA: globalização, migração e espaço público., |
2002, Michelle Nascimento Cabral Fonseca, A Performance da Resistência: uma reflexão sobre a arte como forma de protesto no Brasil., II Colóquio do Nepaa : Globalização Migração e Espaço Público., Resumo |
Capítulos de livros (6) |
2023, MULHERES ILUMINADORAS EM SÃO LUÍS: a colaboração da universidade federal do Maranhão na formação das iluminadoras de São Luís no século XXI, UM VOO SOBRE AS ARTES CÊNICAS: Olhares, perspectivas e experiências em pesquisa, Michelle Nascimento Cabral Fonseca, Ona Carla Silva Câmara |
2023, EXPERIÊNCIA COM TEATRO NA ESCOLA: memórias e análise do processo de montagem do espetáculo teatral "O Cavaleiro do Destino"., UM VOO SOBRE AS ARTES CÊNICAS: Olhares, perspectivas e experiências em pesquisa, Michelle Nascimento Cabral Fonseca, ANDRESSA PASSOS DO NASCIMENTO |
2022, ONDE ESTAVAM AS MULHERES QUANDO O CIRCO ERA MONTADO? A busca do protagonismo feminino na comicidade circense., CADERNOS FORMATIVOS - SESC Circo, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2022, Palhaça Palita Presepada, SOMOS PALHAÇAS: Um registro histórico e artístico de mulheres que atuam como palhaças no Brasil, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2019, La imagen política en un cuerpo/ciudad: recepción e interactividad en el teatro callejero, La escena expandida, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2008, Apropriação e ressignificação: animação cultural e teatro nas ruas do Rio de Janeiro, Lazer e cidade:reflexões sobre o Rio de Janeiro, Victor Andrade de Melo, Angela Bretas, Edmundo Drummond de Alves Junior, Fabio de Faria Peres, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
Livros (6) |
2023, UM VOO SOBRE AS ARTES CÊNICAS: Olhares, perspectivas e experiências em pesquisa, Michelle Nascimento Cabral Fonseca, LUCIANA SILVA AGUIAR MENDES BARROS, REGIANE APARECIDA CAIRE DA SILVA, RICIERI CARLINI ZORZAL |
2018, Processos Comunicacionais no Teatro de Rua: performatividade e espaço público, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2016, Teatro, Futebol, Anarquismo e Propaganda: disputas ideológicas no âmbito do lazer, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2014, Histórias de riso e circo, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2013, Teatro e Anarquismo: Tensões e contradições no âmbito do lazer, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2009, Roda de Rua: memórias da capoeira do Maranhão da década de 70 do século XX, Roberto Augusto A. Pereira, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
Produção artística, literária e visual (40) |
2023, Bodas de Sangue, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2023, Efeito Colateral, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca, Leonardo Fernandes |
2022, CABARÉ DAS DEBUTANTES, Artistico, Circense, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2022, SUPER 'MUIÉ', Artistico, Circense, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2022, AMOR, MORTE E RUA, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2022, AS MEMÓRIAS QUE HABITAM AQUI, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2021, CABARÉ DA PALITA, Artistico, Circense, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2020, Miss. Banana vai à praia, Artistico, Vídeo, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2020, Só Eles Sabem, Artistico, Filme, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2020, A Ceia, Artistico, Vídeo, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2020, Cuántas Mujeres Caben en mi Cuerpo?, Artistico, Perfomática, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2019, ESPECTOFAGIA: um rito/oralidade com espectadores a partir da obra A Balsa da Medusa de Emílio Wehbi, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2018, Palita Arruaçando, Artistico, Circense, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2018, DIZ A LENDA, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2017, Cais da Sagração, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2017, CANTILIANA E OS HERDEIROS DO MAL DE LÁZARO, Artistico, Audiovisual, Michelle Nascimento Cabral Fonseca, Roberto Augusto A. Pereira |
2017, O Circo nos Trilhos: do Maranhão ao Pará na rota do trem, Artistico, Circense, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2015, Palita no Trapézio, Artistico, Circense, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2015, Circo Arruaça, Artistico, Circense, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2013, O piquenique, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2013, Sesc Amazônia das Artes, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2013, Mis. Banana Quer Casar, Artistico, Circense, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2013, O piquenique, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2013, 7° Feira do livro de São luis - Espetáculo Palita no trapézio, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2012, Cais da Sagração, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2012, Palco Giratório - Regional Sergipe, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2011, Atrapalhaças!, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2010, 4° Festa Latino de bonequeiros e brincantes Espetáculo teatral Palita no trapézio, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2009, Roque Santeiro, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca, Dias Gomes |
2008, A mulher que vendeu o marido por 1,99, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2008, Palita no Trapézio, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2007, O Vaqueiro que não Sabia Mentir, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2006, O Pagador de Promessas, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2005, Histórias de Todos os Dias, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2004, Os sete gatinhos, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2003, O Último Carro- A Anti-tragédia Brasileira, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2003, Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2001, Revolução na América do Sul, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
1998, Nau da Loucura, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
1997, Lisistrata, Artistico, Teatral, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
Participações em Bancas de Cursos (13) |
2018, Monografia de Graduação OS SETES ENCONTROS: analise da composicao do espetaculo teatral "O cavaleiro do destino", ANDRESSA PASSOS DO NASCIMENTO |
2018, Monografia de Graduação “A LUZ e A TINTA E O PALCO UMA TELA”: desafios e possibilidades da criacao e execucao de um projeto de iluminacao cenica., NINA ARAUJO PEREIRA DO NASCIMENTO |
2018, Monografia de Graduação INVESTIGACAO DA CENA COSPLAY NO MATSURI: conexoes entre o teatro e jogo na pratica ludovicense, ANDERSON SANTOS REGO GARROS MARINHO |
2018, Monografia de Graduação TEATRO, MITOLOGIA E GENERO: OS PROCESSOS CRIATIVOS DE UMA ALUNA-BRUXA, CAROLINA SIMOES MACHADO |
2018, Monografia de Graduação PRESENCA/EFEITO DE PRESENCA: SUPORTES POSSIVEIS PARA EXPERIMENTOS COM APARELHAGENS DIVERSAS, ELTON ROBERT VIEIRA PACHECO |
2018, Monografia de Graduação RASABOXES NA ESCOLA: Experiencia e analise no C. E Antonio Ribeiro da Silva da comunidade Sa Viana/ Sao Luis - MA, LARISSA SOUSA PEREIRA |
2018, Monografia de Graduação LUZ, O PRINCIPIO DA CENA: As mulheres iluminadoras em Sao Luis no seculo XXI, ONA CARLA SILVA CAMARA |
2018, Monografia de Graduação O NEGRO NO TEATRO DE BONECOS: das tradicoes de Teatro de Bonecos a sala de aula da Educacao Basica, GLEYDSON DE CASTRO OLIVEIRA |
2018, Monografia de Graduação NA PISADA DO BRINCANTE: A DANCA DO TAMBOR DE CRIOULA MARANHENSE E OS CANTOS DE TRABALHO PORTUGUESES COMO POSSIBILIDADES CORPORAIS NO PROCESSO DE CRIACAO, DOROTI FERREIRA MARTZ |
2018, Monografia de Graduação NA PISADA DO BRINCANTE: A DANCA DO TAMBOR DE CRIOULA MARANHENSE E OS CANTOS DE TRABALHO PORTUGUESES COMO POSSIBILIDADES CORPORAIS NO PROCESSO DE CRIACAO , DOROTI FERREIRA MARTZ |
2018, Monografia de Graduação A FILOSOFIA TEATRAL E A CONSTRUCAO DO CONHECIMENTO, RAYLSON SILVA DA CONCEICAO |
2017, Monografia de Graduação O GUESA ERRANTE - CANTO: TERRA, VINICIUS VIANA FERREIRA |
2017, Monografia de Graduação AVENTURA DO LOBO: Uma narrativa de criacao em dramaturgia, NECYLIA MARIA DA SILVA MONTEIRO |
Trabalho de conclusão de curso (20) |
NEM HOMEM, NEM MULHER, GENTE: a desconstrução do gênero no espetáculo Gente computada igual a você do grupo Dzi Croquettes. , JURANDIR EDUARDO PEREIRA JUNIOR , 03/2013 |
GÊNERO E REPRESENTAÇÃO uma analise das representações do feminino em Leonor de Mendonça de Gonçalves Dias, JOSÉ CARLOS LIMA COSTA , 08/2013 |
A LINGUAGEM DO PALHAÇO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ATOR, BRAZ PEREIRA MORAES , 01/2014 |
A FILOSOFIA TEATRAL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, RAYLSON SILVA DA CONCEICAO , 01/2018 |
A FILOSOFIA TEATRAL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, RAYLSON SILVA DA CONCEICAO , 01/2018 |
OS (DES) EQUILÍBRIOS DA PRODUÇÃO CIRCENSE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO, ANDRESSA CABRAL DA COSTA DA SILVA , 07/2014 |
A COMICIDADE ALÉM DO RISO: uma análise dos espetáculos Pão com Ovo e 7 conto - a comédia , ISAMARA FERNANDA MARTINS DE OLIVEIRA , 08/2016 |
O GUESA ERRANTE - CANTO: TERRA., VINICIUS VIANA FERREIRA , 07/2017 |
LUZ, O PRINCIPIO DA CENA: As mulheres iluminadoras em São Luis no século XXI., ONA CARLA SILVA CÂMARA , 07/2018 |
MEDIAÇÃO TEATRAL: Experiências formativas para o diretor-mediador em processo., THOMAZ TOBIAS DE CASTRO NAVA PAIVA , 01/2019 |
ALMA LIVRE: uma análise da proposta estética e performativa da personagem Alma Negrot., IVO BORGNETH RABELO , 01/2019 |
A LUZ É A TINTA E O PALCO UMA TELA: desafios e possibilidades da criação e execução de um projeto de iluminação cênica. , NINA ARAUJO PEREIRA DO NASCIMENTO , 12/2018 |
VEM ANDAR E VOA!: Processos e narrativas de uma oficina de perna de pau, FERNANDA GOMES DA COSTA , 12/2020 |
DENTRO, JOGO DE FORA, TREINAMENTO DO ATOR A PARTIR DA CAPOEIRA ANGOLA: DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA, LUZIHEIDY ATAIDES , 02/2022 |
O TEATRO MARÍTIMO: pressupostos e implicações poético-metodológicos na construção do texto teatral, RONALDY MATHEUS RAMOS DA SILVA , 07/2022 |
UM FIM DE TARDE, UMA PRAÇA, UM ESPETÁCULO: UMA LEITURA DOS ASPECTOS DRAMATÚRGICOS NO TEATRO DE RUA,, CLEYTON DE SOUSA BRAGA , 12/2022 |
TEXTO E INTERMIDIALIDADE DOSPALCOS À TELA DE TV: diálogos entre as artes em As Aventuras de Palita,, JOANDERSON SOUSA FERREIRA , 12/2022 |
Teatro de Rua; Intervenções; Espaço Urbano; Ator/Atriz, LUCAS SILVA LIMA , 12/2022 |
O TEATRO POLÍTICO NO ESPAÇO PÚBLICO: uma análise da encenação de Todo camburão tem um pouco de navio negreiro do grupo Nóis de Teatro (CE), EMANUELLE MARIA LEAR BONFIM , 05/2023 |
MULHERES DO TEATRO DO SÉCULO XX: um referencial teórico para o ensino do teatro brasileiro, ITALO BRUNO ALVES DOS SANTOS , 12/2023 |
Orientação em pós-graduação (9) |
Mestrado, ANDRESSA PASSOS DO NASCIMENTO, 09/2019 - , Concluída em 11/2021 |
Mestrado, ONA CARLA SILVA CÂMARA, 11/2020 - , Concluída em 02/2024 |
Mestrado, GLAUBER DE SOUSA SILVA, 10/2021 - , Concluída em 03/2024 |
Mestrado, FRANCISCA AHTANGE TAVARES DE OLIVEIRA, 09/2019 - , Concluída em 11/2021 |
Mestrado, SÁ DE MORAES PRETTO, 11/2020 - , Concluída em 04/2023 |
Mestrado, CARLOS AUGUSTO CARDOZO TORRES, 12/2022 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, ONA CARLA SILVA CÂMARA, 11/2020 - 02/2023 , Orientação em Andamento |
Mestrado, RONALDY MATHEUS RAMOS DA SILVA, 10/2023 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, FERNANDA RAFAELA SILVA COSTA, 12/2022 - , Orientação em Andamento |