Ir para acessibilidade

SAMUEL LUIS VELAZQUEZ CASTELLANOS

DEEI - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Artigos (6)
2016, As doenças e o controle dos desejos corporais dos meninos recolhidos em instituições educativas maranhenses no oitocentos, ISSN: 19827806
2015, TENDENCIAS Y PERSPECTIVAS DE NUEVOS ESCENARIOS EDUCACIONALES, ISSN: 21782229
2015, O lugar do livro e da leitura no Maranhão Oitocentista: o Gabinete Português de Leitura, ISSN: 1678765X
2015, UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO POPULAR NO MARANHÃO, ISSN: 16762584
2015, INSPETORIA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA E PROFISSÃO DOCENTE NO MARANHÃO IMPÉRIO, ISSN: 21782229
2014, O G ABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA : o lugar do livro e da leitura no Maranhão oitocentista, ISSN: 18038031
Publicação em eventos (32)
2018, , A CULTURA MATERIAL, NA HISTÓRIA DO LICEU MARANHENSE, XII CONGRESO IBEROAMERICANO DE LA EDUCACION LATINOAMERICANA,
2018, , OS LIVROS ESCOLARES DE AUTORES MARANHENSES NA INSTRUÇÃO NO PERÍODO IMPERIAL, XII CONGRESO IBEROAMERICANO DE LA EDUCACION LATINOAMERINCANA,
2018, Samuel Luis Velazquez Castellanos, Os livros escolares de autores maranhenses na instrução no período imperial, Congresso iberomarericano de História de la educacion latinoamericana, Resumo
2018, , A IMPRENSA COMO FONTE PARA O LIVRO ESCOLAR, I ENCONTRO DO LIVRO ESCOLAR NA AMAZÔNIA,
2018, , OS ESTUDOS E AS PESQUISAS SOBRE O LIVRO ESCOLAR NO MARANHÃO, O transnacional, o nacional e o local na cultura material escolar no Maranhão e no Pará para além dos manuais escolares e dos métodos de leitura.,
2018, Samuel Luis Velazquez Castellanos, A IMPRENSA COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DO LIVRO ESCOLAR, I ENCONTRO DE HISTÓRIA DO LIVRO DIDÁTICO NA AMAZÔNIA, Resumo
2018, Samuel Luis Velazquez Castellanos, A HISTORIA DO LIVRO ESCOLAR MARANHENSE, I ENCONTRO DE HISTÓRIA DO LIVRO DIDÁTICO NA AMAZÔNIA, Resumo
2018, Samuel Luis Velazquez Castellanos, CESAR AUGUSTO CASTRO, a cultura material escola, na história da liceu maranhense, XII CONGRESO IBEROAMERICANO DE LA EDUCACION LATINOAMERICANA, Resumo
2018, Samuel Luis Velazquez Castellanos, OS ESTUDOS E AS PESQUISAS SOBRE O LIVRO ESCOLAR NO MARANHÃO, O transnacional, o nacional e o local na cultura material escolar no Maranhão e no Pará para além dos manuais escolares e dos métodos de leitura., Trabalho Completo
2018, , AS PESQUISAS SOBRE O LIVRO ESCOLAR MARANHENSE, I ENCONTRO DE HISTÓRIA DO LIVRO DIDÁTICO NA AMAZONIA,
2017, , A ESCRITA DA HISTÓRIA DO LIVRO ESCOLAR NO MARANHÃO: A IMPRENSA OITOCENTISTA COMO FONTE, IX CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,
2017, , O PENSAMENTO DE BARBOSA DE GODOIS SOBRE A ESCOLA NORMAL, X ENCONTRO MARANNENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO,
2017, , THE BARBOSA DE GODOIS THOUGT ON HUMAN EMANCIPATION BY EDUCATION, INTERNATIONAL STADING CONFERENCE FOR THE HISTORY OF EDUCATION,
2017, Samuel Luis Velazquez Castellanos, A ESCRITA DA HISTÓRIA DO LIVRO ESCOLAR NO MARANHÃO: A IMPRENSA OITOCENTISTA COMO FONTE, IX CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Resumo
2016, , A CRIANCA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, VII ENCONTRO DE EDUCADORES,
2016, , OS LIVROS ESCOLARES DE PERDIGÃO E RAYOL NO ENSINO DE MÚSICA MARANHENSE (1869-1902), XII CONGRESSO IBEROAMERICANA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,
2016, , A CIRCULAÃO DOS ' LIVROS DE CLASSE' NO MARANHÃO IMPÉRIO, I COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO LIVRO, DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS,
2016, Samuel Luis Velazquez Castellanos, A FORMAÇÃO LEITORA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NO MARANHÃO REPUBLICANO, I COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO LIVRO, DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS, Trabalho Completo
2016, , A organização do trabalho pedagógico na supervisão do PNAIC, VII ENCONTRO DE EDUCADORES: PERSPECTIVA E EXPERIÊNCIAS,
2016, , A CONCEPÇÃO DE CRIANÇAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, VII ENCONTRO DE EDUCADORES,
2016, Samuel Luis Velazquez Castellanos, A CIRCULACÃO DOS ' LIVROS DE CLASSE' NO MARANHÃO IMPÉRIO, IX ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
2016, , ALFABETIZAÇÃO DO DIREITO A EDUCAÇÃO: CRISES, PERSPECTIVAS E CONTROLE SOCIAL, VII ENCONTRO DE EDUCADORES,
2016, Samuel Luis Velazquez Castellanos, A CONCEPÇÃO DE CRIANÇAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, VII ENCONTRO DE EDUCADORES, Resumo
2016, Samuel Luis Velazquez Castellanos, A CRIANCA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, VII ENCONTRO DE EDUCADORES, Resumo
2016, , A VIVENCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS COMO PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO DE EDUCACORES E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, VII ENCONTRO DE EDUCADORES: PERSPECTIVA E EXPERIENCIAS,
2016, , A FORMAÇÃO LEITORA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NO MARANHÃO REPUBLICANO, IX ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,
2016, KATHIA SALOMÃO, CESAR AUGUSTO CASTRO, Samuel Luis Velazquez Castellanos, OS LIVROS ESCOLARES DE PERDIGÃO E RAYOL NO ENSINO DE MÚSICA MARANHENSE (1869-1902), XII CONGRESSO IBEROAMERICANO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LATINOAMERICANA, Resumo
2015, , The ralationship between education and material culture in model school ''Benedito Leite''(MaranhÃo-Brazil), International Standing Conference for the History of Education,
2015, Samuel Luis Velazquez Castellanos, OS JORNAIS COMO FONTE PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA DO LIVRO ESCOLAR NO MARANHÃO OITOCENTISTA, VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Resumo
2015, CESAR AUGUSTO CASTRO, Samuel Luis Velazquez Castellanos, The ralationship between education and material culture in model school ''Benedito Leite''(MaranhÃo-Brazil), International Standing Conference for the History of Education, Resumo
2015, , OS LIVROS ESCOLARES ESCRITOS POR E PARA MULHERES NO MARANHÃO OITOCENTISTA, XIV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ,
2015, , LEITORES INDÔMITOS NO MARANHÃO DO OITOCENTOS: ANONIMATO, DESCONHECIMENTO E OU RECONHECIMENTO, VIII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,
Capítulos de livros (16)
2018, APRESENTAÇÃO, HISTORIA DA ESCOLA: MÉTODOS, DISCIPLINAS, CURRÍCULOS E ESPAÇOS DE LEITURA, Samuel Luis Velazquez Castellanos, CESAR AUGUSTO CASTRO
2018, A ESCOLA COMO VITRINE: OS OBJETOS ESCOLARES NAS EXPOSIÇÕES DO TRABALHO NO MARANHÃO IMPÉRIO, CULTURA MATERIAL ESCOLAR EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: ESCRITAS E POSSIBILIDADES, Samuel Luis Velazquez Castellanos, CESAR AUGUSTO CASTRO
2018, O CATECISMO DE FLEURY NA INSTRUÇÃO MARANHENSE OITOCENTISTA: MÉTODO CATEQUÉTICO OU HISTÓRICO, HISTORIA DA ESCOLA: MÉTODOS, DISCIPLINAS, CURRÍCULOS E ESPAÇOS DE LEITURA, Samuel Luis Velazquez Castellanos
2017, ITINERÁRIOS DO ENSINO INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA, CONHECIMENTO, SABERES E EXPERIENCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Samuel Luis Velazquez Castellanos, Noyra Melônio da Fonseca
2017, A HISTÓRIA COMO DISCIPLINA NO ENSINO FUNDAMENTAL: percursos e desvios, CONHECIMENTO, SABERES E EXPERIENCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Samuel Luis Velazquez Castellanos, BENEDITA DOS SANTOS AZEVEDO FRAZÃO
2017, ITINERÁRIOS DO ENSINO INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA, Conhecimentos, saberes e experiências na Educação básica, Samuel Luis Velazquez Castellanos, Noyra Melônio da Fonseca
2017, A REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO HOMOSSEXUAL MA CULTURA DA ESCOLA: POTENCIALIDAE E RESISTÊNCIAS PARA ALÉM DOS RÓTULOS, USOS E DESUSOS DO GÊNERO E DIVERSIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO, Samuel Luis Velazquez Castellanos, MARILIA MILHOMEM MOSCOSO MAIA
2017, A HISTÓRIA COMO DISCIPLINA NO ENSINO FUNDAMENTAL: percursos e desvios, CONHECIMENTO, SABERES E EXPERIENCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Samuel Luis Velazquez Castellanos, BENEDITA DOS SANTOS AZEVEDO FRAZÃO
2016, A CIRCULAÇÃO DO " LIVRO DE CLASSE" FRANCÊS DO MARANHÃO IMPÉRIO, LIVRO, LEITURA E LEITOR: PERPSPECTIVA HISTÓRICA, Samuel Luis Velazquez Castellanos
2016, APRESENTAÇÃO, LIVRO, LEITURA E LEITOR: PERPSPECTIVA HISTÓRICA, Samuel Luis Velazquez Castellanos, CESAR AUGUSTO CASTRO
2015, ARQUITETURA ESCOLAR: ENTRE CONSTRUÇÕES E ADAPTAÇÕES, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NO BRASIL: INVESTIGAÇÕES EM PERSPECTIVA COMPARADA, CESAR AUGUSTO CASTRO, Samuel Luis Velazquez Castellanos
2015, Sujeitos indômitos no Maranhão Império: os leitores permitidos e os deslegitimados, O Império do Brasil: educação, impressos e confrontos sociopolíticos, CESAR AUGUSTO CASTRO, Samuel Luis Velazquez Castellanos
2015, O ?Livro do povo? ou os ?Livros do povo? no Maranhão no século XIX? Essa é a questão..., O Império do Brasil: educação, impressos e confrontos sociopolíticos, Samuel Luis Velazquez Castellanos
2015, NAVEGAR É PRECISO: A ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS NO MARANHÃO IMPERIO, O MARANHÃO OITOCENTISTA: REVISTA E AMPLIADA, CESAR AUGUSTO CASTRO, Samuel Luis Velazquez Castellanos
2015, A CIRCULAÇÃO DOS LIVROS DE LEITURA COMO CULTURA MATERIAL ESCOLAR NA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA: Maranhão, São Paulo e Sergipe na primeira metade do século XX, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NO BRASIL: INVESTIGAÇÕES EM PERSPECTIVA COMPARADA, Samuel Luis Velazquez Castellanos, Claudia Panizzolo, Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas
2015, As crenças e as atitudes no ato de ler e sua influencia na formação leitora de alunos(as) e professores(as) no Maranhão, Pesquisas em educação: a produção do Núcleo de Etnografia em Educação(NetEDU), Samuel Luis Velazquez Castellanos
Livros (3)
2018, HISTÓRIA DA ESCOLA: MÉTODOS, DISCIPLINAS, CURRÍCULOS E ESPAÇOS DE LEITURA, Samuel Luis Velazquez Castellanos, CESAR AUGUSTO CASTRO
2017, O LIVRO ESCOLAR NO MARANHÃO IMPÉRIO (1822-1889), Samuel Luis Velazquez Castellanos
2016, LIVRO, LEITURA E LEITOR: PERPSPECTIVA HISTÓRICA, Samuel Luis Velazquez Castellanos, CESAR AUGUSTO CASTRO
Trabalho de conclusão de curso (7)
E NÃO MERECERÁS A ATHENAS BRASILEIRA UM BOLO DE NOIVA?, LUCIANA NATHALIA MORAIS FURTADO , 09/2012
O LIVRO ESCOLAR NO MARANHÃO NO PERÍODO DE 1889 A 1913., JANIELLE DE OLIVEIRA MORAES , 02/2013
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: as práticas pedagógicas e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de zero a seis anos., MARIANA CARVALHO LOPES , 07/2014
O TRABALHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO HOSPITAL MATERNO INFANTIL, NADJA PINTO DO NASCIMENTO , 07/2014
A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA LEITURA E DA ESCRITA: Relações possíveis entre as dimensões afetiva e cognitiva no processo de alfabetização de crianças, ANA CAROLINA DE ARAUJO CAMPOS , 07/2014
FORMAÇÃO DE PROFESSORES VIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA: Perspectivas e Impasses do ensino a distância, LAYNA KARINY FREIRE MADEIRA , 07/2014
O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise entre uma escola inclusiva e a escola bilíngue de São Luís - MA, GABRIELA SOARES DOS SANTOS , 07/2018
Orientação em pós-graduação (7)
Mestrado, JARINA SERRA SANTOS, 03/2019 - , Orientação em Andamento
Mestrado, TESSIA LUANA CASTRO GUIMARÃES, 05/2018 - 01/2019 , Orientação em Andamento
Mestrado, CLAUDIO MAGNO PEREIRA FARIAS, 05/2018 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ANDREIA VAZ CUNHA DE SOUSA, 03/2018 - , Orientação em Andamento
Mestrado, BENEDITA DOS SANTOS AZEVEDO FRAZÃO, 03/2016 - , Concluída em 01/2018
Mestrado, ANDREIA MONTEIRO CARVALHO, 03/2019 - , Orientação em Andamento
Mestrado, EMÍDIA FERREIRA ALVES PEREIRA, 03/2020 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo