Ir para acessibilidade
Foto do docente HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVAO FERREIRA

HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVAO FERREIRA

DLER - DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH

inicio do conteúdo

Produção Intelectual

Coordenação de grupo de pesquisa (2)
04/2019 Linguagens, Culturas e Identidades,
05/2017 Linguagens, Culturas e Identidades,
Coordenação de grupo de pesquisa externo (1)
2024,PARA ALÉM DO OUVIR: formação dos profissionais de saúde da UFMA para o atendimento de pessoas surdas. , CCH/UFMA
Artigos (18)
2023, TRANSMISSÃO DE SABERES E PODER: LIDERANÇAS FEMININAS NO BUMBA MEU BOI DO MARANHÃO, ISSN: 19837801
2023, A variação linguística na Libras à luz da sociolinguística interacional, ISSN: 19887833
2021, Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice, ISSN: 25258761
2021, A cultura organizacional e as implicações no espaço escolar / The organizational culture and the implications in the school space, ISSN: 25258761
2021, uso das tecnologias assistivas como suporte para o ensino de língua portuguesa como L2 na sala do AEE, ISSN: 23187085
2020, Variação de Sinais nos Ritmos da Cultura Maranhense: um estudo de lexias entre surdos entre os surdos ludovicenses., ISSN: 21781486
2020, Práticas de Multiletramento em Língua Portuguesa com o uso de tecnologias, ISSN: 21781486
2018, Despertando para uma nova vida: um estudo sobre o significado do sono em ?a Bela Adormecida?, ISSN: 23172347
2018, SURDEZ: A UNIVERSIDADE FORA DO ALCANCE DAS MÃO, ISSN: 21781486
2016, Estereótipos Raciais no livro de literatura infanto juvenil ?O grande dilema de um pequeno Jesus.?, ISSN: 24475777
2016, Os Programas PROEB e PARFOR como possibilidade de (re) significação do trabalho docente: reflexões sobre um percurso., ISSN: 23161086
2016, A internet como recurso para o trabalho com os gêneros digitais nas aulas de Língua Portuguesa., ISSN: 24475777
2015, A Cultura Popular como elemento para inserção da Lei Nº 11.645/08 no currículo escolar., ISSN: 01024175
2015, Estabelecendo a comunicação através de recursos expressivos: que língua é ensinada na escola?, ISSN: 18093264
2013, O conhecimento transdisciplinar na sala de aula, a partir do estudo de paisagem nas toadas de bumba-meu-boi, ISSN: 21781486
2013, Variação Dialetal nas cantigas de reisados: usos e desusos no município de São Bernardo ? MA, ISSN: 21781486
2013, (Em) Canto de Santo: religiosidade e identidade no bumba-meu-boi do Maranhão, ISSN: 21156395
2011, Entre o profano e o sagrado:práticas religiosas que sacralizam o bumba-meu-boi, ISSN: 18095968
Publicação em eventos (71)
2023, , VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA LIBRAS: distinções no contexto da cultura popular., I Seminário Nacional Interdisciplinar de Linguagem e Acessibilidade Comunicativa - II SENILAC,
2023, , QUEM VAI QUERÊ? PREGÃO E METÁFORA NOS CANTOS DOS PREGOEIROS DE SÃO LUÍS/MA, VII Congresso Internacional sobre a linguagem na metáfora e no pensamento,
2023, , A METÁFORA COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO DO MEME, VII Congresso Internacional sobre a linguagem na metáfora e no pensamento,
2023, Adriana do Vale Soares, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, METODOLOGIAS ATIVAS: uma experiência do uso da charge no ensino de geografia, 3º colóquio do PPGFOPRED: políticas públicas para educação superior, Trabalho Completo
2022, Katiana Oliveira dos Santos, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, O PROCESSO DE RESISTÊNCIA CULTURAL DO TAMBOR DE CRIOULA NA COMUNIDADE SANTA MARIA DOS PRETOS ? ITAPECURU MIRIM/MA, I Colóquio Internacional de Teoria e Crítica Literária. II Colóquio Nacional de Literatura, Memória e Subjetividade: Deslocamentos e Identidades (I e II: 2022: São Luís - MA), Resumo
2022, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Algemira de Macêdo Mendes, INTERSECCIONALIDADE ENTRE GÊNERO, CLASSE E RAÇA, DISSEMINADAS NOS ESPAÇOS VIRTUAIS NOS TEXTOS DE AUTORIA FEMININA, I Colóquio Internacional de Teoria e Crítica Literária. II Colóquio Nacional de Literatura, Memória e Subjetividade: Deslocamentos e Identidades (I e II: 2022: São Luís - MA), Resumo
2021, Francisco Martins Teixeira, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Raimunda Nonata Alves Cidreira, DECOLONIALIDADE E PEDAGOGIA DECOLONIAL NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A QUESTÃO RACIAL, I Colóquio da Linha 02 do Ppgfopred/UFMA, Trabalho Completo
2021, Janilda Lima dos Santos Silva, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Carlos André de Sousa Dublante, Rosana Araújo Rocha, A CULTURA ORGANIZACIONAL E AS IMPLICAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR, Colóquio do Núcleo de Estudos em Estado, Políticas Públicas Educacionais e Democracia, Trabalho Completo
2020, , Enunciação e produção de sentidos no contexto da sétima arte: uma discussão bakhtiniana em Os dois papas, I JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXTUAL: DIÁLOGOS EM ESTUDO DA LINGUAGEM_ I JOLINT,
2020, Margareth Santos Fonseca, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Clayton Gabriel Pavão Ferreira, RECURSOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE LEITURA E ESCRITA EM CLASSES HOSPITALARES, II SIMPÓSIO INTERNACIONAL E V NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
2020, , O discurso político nas campanhas presidenciais do Brasil: uma análise discursiva., I JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXTUAL: DIÁLOGOS EM ESTUDO DA LINGUAGEM_ I JOLINT,
2020, , Nem morta me calo: reverberações acerca da mulher vítima de violência., I JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXTUAL: DIÁLOGOS EM ESTUDO DA LINGUAGEM_ I JOLINT,
2020, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Josiane Coelho da Costa, A educação em tempos de pandemia: o que dizem os alunos surdos sobre as aulas remotas, II Simposio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação., Trabalho Completo
2019, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Alexandre de Moura Lima Neto, Fake News e Crimes Cibernéticos: uma discussão à luz do Direito Penal, II CIVIP, Resumo
2019, ALINE PEREIRA RUFINO, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Análise da produção textual da criança surda e da ouvinte, Jornada de Linguística textual - I JOLINT, Trabalho Completo
2019, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Rosa Santos, Renan Pires de Azevedo, O sujeito surdo e a escola formal:: uma análise da escrita na Língua Portuguesa, Jornada de Linguística textual - I JOLINT, Trabalho Completo
2019, , O uso de recursos digitais no ensino de Língua Portuguesa (L2) para Surdos, III SELAP - II Seminário de Linguística Aplicada,
2019, , Pibid na formação docente: relatos de professores em construção, I Seminário PIBID,
2019, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, josiane coelho da costa, Branca de neve e os sete anões: trabalhando gêneros textuais sob uma perspectiva de educação bilingue., III CONIL- Línguas e Literaturas em tempos de resistência., Resumo
2019, , FEMINISMO NEGRO: Quando a escravizada Esperança Garcia escreveu uma carta, XI SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA, BIBLIOTECAS E INFORMAÇÃO,
2019, RUAN PIRES AZEVEDO, Sílvia Cleide Piquiá dos Santos, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Análise e construção dialógica de sentidos no texto do sujeito surdo, I JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXTUAL: DIÁLOGOS EM ESTUDO DA LINGUAGEM, Trabalho Completo
2019, , Libras e Língua Portuguesa: significação e sentidos na cultura popular., Encontro de TILS,
2019, , Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (L2) para surdos: rompendo barreiras, criando possibilidades por meio do uso de Tecnologias Assistivas., II Colóquio da Escola Bilíngue,
2019, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Josiane Coelho da Costa, ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA: pressupostos para o desenvolvimento integral do estudante surdo, I JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXTUAL: DIÁLOGOS EM ESTUDO DA LINGUAGEM, Trabalho Completo
2019, Josiane Coelho da Costa, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, A aceitabilidade enquanto fator precípuo para produção de sentidos nos textos produzidos por surdos, Jornada de Linguística textual - I JOLINT, Trabalho Completo
2019, , ?Socializando cultura: gênero pastor como incentivo ao ensino de Leitura e Gramática para surdos?, XI Seminário de Políticas Públicas de Leitura, Bibliotecas e Informação,
2019, RENAN PIRES AZEVEDO, Rosa Santos, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, O SUJEITO SURDO E A ESCOLA FORMAL: uma análise da escrita na língua portuguesa, I JORNADA DE LINGUÍSTICA TEXTUAL: DIÁLOGOS EM ESTUDO DA LINGUAGEM, Resumo
2019, , Tecnologias Assistivas como suporte para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (L2) para surdos., II Colóquio da Escola Bilíngue,
2018, , Projetos de Vida: A cultura popular como recurso para a formação docente: uma discussão com base no Bumba meu Boi. do Maranhão., Seminário ?Promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar?,
2018, , Ensino e aprendizagem de línguas mediatizados pelas novas tecnologias, I SEMINÁRIO TEMÁTICO ?Formação do Professor de Línguas e suas implicações na Prática Docente?,
2018, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, João Batista Bottentuit Júnior, Maria Eugenia Rodrigues Araújo, POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, III SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
2018, Luis Felipe de Medeiros Brito, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, FORMAÇÃO DOCENTE NA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO EMANCIPATÓRIO, X Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
2018, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Luis Felipe de Medeiros Brito, TDIC?S NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: APROXIMAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA PROPOSTA PELO PNAIC E O PROUCA, X FIPED, Trabalho Completo
2018, , Educação Bilíngue e Direitos Educacionais da Pessoa com Deficiência, I CIDES: ciclo de Debates sobre Educação de Surdos e Educação Inclusiva,
2017, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, PROJETOS DE VIDA: O USO DE APPS NA SALA DE AULA, II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Trabalho Completo
2017, Julyana MOURA, Liziane Castro, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: A ESCRITA E A HABILIDADE DE SINALIZAR DE EDUCANDOS SURDOS E OUVINTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA SEGUNDA LÍNGUA, I CONIL, Trabalho Completo
2017, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Alisson R. Lima, Suellen N. Santos, POR QUE O SURDO ESCREVE DIFERENTE? BREVE ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE INTERPRETAÇÃO E DA UTILIZAÇÃO DOS CONECTIVOS NA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS SURDOS, I CONIL, Trabalho Completo
2017, , PROJETOS DE VIDA: religando saberes, contextualizando o conhecimento: uma proposta para Múltiplos letramentos., VI Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários ? VI SELL,
2017, , PROJETOS DE VIDA: O uso da tecnologia e dos gêneros digitais em uma perspectiva de múltiplos letramentos, Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia; II Seminário Nacional GPELD,
2017, Brandon Cardoso Santana, Oséias de Queiroz Santos, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, PRODUÇÃO DE SENTIDOS: UM OLHAR SOBRE A VARIAÇÃO REGIONAL DOS SINAIS NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, I CONIL, Trabalho Completo
2017, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES ÉTNICAS E RELIGIOSAS NAS REDES SOCIAIS, XX Congresso Internacional de Humanidades, Resumo
2017, , OS ARQUÉTIPOS DE BELEZA: UMA LEITURA BASEADA NOS CONTOS DE FADAS, DCIMA (Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia),
2017, , A identificação das variações semânticas de sinais específicos a partir do uso do método audiovisual em enunciados sinalizados em Libras, VI Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários ? VI SELL,
2016, , Da teoria à prática: Experiências de leitura a partir do Programa de Formação de Professores para a Educação Básica - PROEB., IX SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE BIBLIOTECAS, LEITURA E INFORMAÇÃO,
2016, , Lei 11.645/2008 e o uso das redes sociais na sala de aula: o preconceito racial em foco., 10ª FELIS _ Feira do Livro de São Luís/MA.,
2016, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Nayana de Sousa Silva, Willberth Galeno da Silva, CONHECER, DIAGNOSTICAR E SENSIBILIZAR: EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DO ?PROJETO DE VIDAS? EM SÃO BERNARDO ? MA, VIII FIPED, Trabalho Completo
2016, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, AS REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA PARA COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL, IX SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE BIBLIOTECAS, LEITURA E INFORMAÇÃO, Resumo
2016, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Margareth dos Santos Fonseca, OS PROGRAMAS PROEB E PARFOR COMO POSSIBILIDADE DE (RE) SIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE UM PERCURSO, Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED, Trabalho Completo
2016, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, PROJETOS DE VIDA: O USO DE APPS NA SALA DE AULA, Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação _ II ? SNTDE ? 2017, Trabalho Completo
2016, , Os componentes curriculares da área de linguagem: a integração de conceitos e os direitos de aprendizagem Integrantes, VIII SEMINÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO,
2016, , Formação de Professores de Língua Estrangeira: atuais desafios e perspectivas., Aula inaugural PARFOR/Letras- Inglês,
2016, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, DA TEORIA À PRÁTICA: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA A PARTIR DO PROEB, IX SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE BIBLIOTECAS, LEITURA E INFORMAÇÃO, Resumo
2016, , As redes sociais como estratégias para combate à discriminação racial., IX SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE BIBLIOTECAS, LEITURA E INFORMAÇÃO,
2015, , Identidade Racial em Rede, XII CONLAB,
2013, , O Brasil, sua diversidade cultural e o fazer pedagógico, I Festival de Artes,
2012, , O conhecimento transdisciplinar na sala de aula, a partir do estudo de paisagem nas toadas de bumba-meu-boi, II Jornadas Mercosul,
2012, , El llanto y la creatividad religiosa en Cuba, ,
2012, , Estudos de paisagem nas toadas do bumba meu boi, II Jornadas Mercosul,
2012, Ana Stela Cunha, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Célia Arribas, Ireverencia y obediencia en la práctica religiosa., 54º ICA - International Congress of Americanists, Resumo
2012, , Linguagens, códigos e representações sociais: patrimônio e memória ludovicense, XII Encontro Humanístico,
2012, Ana Stela Cunha, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, De espíritos e encantados: convergências, dinamismo e recriações nos Pajés da Baixada maranhense, XIII Simpósio Nacional da ABHR, Trabalho Completo
2012, , De Espíritos e encantados: convergências, dinamismo e recriações nos Pajés da Baixada maranhense, ,
2012, , Desafios e perspectivas para a inserção da Lei 11.645/08 no Currículo Escolar das novas licenciaturas da UFMA., III Encontro Nacional das Licenciaturas,
2012, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho, ESTUDO LINGUÍSTICO NA CULTURA POPULAR MARANHENSE: LÉXICO E CULTURA NO BUMBA MEU BOI E NO TAMBOR DE CRIOULA DO MARANHÃO, 10º Encontro de Letras da Universidade Católica de Brasília, Resumo
2012, Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Denise Maria Soares Lima, As Toadas de Bumba-meu-boi: Sociabilidades, conflitos e associações., 10º Encontro de Letras da Universidade Católica de Brasília, Trabalho Completo
2012, , Lei 11.645/2008: A Cultura Popular Maranhense na Sala de Aula, Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC,
2012, , (EM) CANTO DE SANTO: RELIGIOSIDADE E IDENTIDADE NO BUMBA-MEU-BOI DO MARANHÃO, III Seminário Linguagem e Identidades: múltiplos olhares,
2011, , Entre o profano e o sagrado: Sacralizando alguns rituais no bumba-meu-boi, XI CONGRESSO LUSO AFRO BRASILEIRO,
2011, FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Entre o profano e o sagrado: práticas religiosas que sacralizam o bumba meu boi, XI CONLAB, Trabalho Completo
2010, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Ronald Correa, Marcelo Nicomedes, Construção e manipulação de identidades a partir da linguagem musical presente no reggae, VI Simpósio Internacional de Estudos Caribenhos: ?Territorialidades e Influências Afro-Caribenhas nas Américas?, Resumo
2010, , Cultura Popular Maranhense em movimento: bumba-meu-boi do Maranhão, Panorama Brasil Portugal em Movimento,
Capítulos de livros (34)
2023, PRÁTICAS EDUCATIVAS, TECNOLOGIAS E EMANCIPAÇÃO: OS GÊNEROS DIGITAIS INSTAGRAM E TIK TOK NA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS, E-book do XVII Encontro Humanístico da UFMA:Ciências, Humanidades e Reconstrução Democrática, Gracy Kelia Lopes Silva, Estefânia Ferreira Almeida, Fernanda Silva Pereira, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2023, SABERES EXPERIÊNCIAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA EM CONSONÂNCIA COM A LEI 11.645/2008, E-book do XVII Encontro Humanístico da UFMA:Ciências, Humanidades e Reconstrução Democrática[, Ilka Janaira Martins Padilha Pinheiro, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Francisco Martins Teixeira
2023, Os multiletramentos e a produção de sentidos no ensino de surdos., ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS: A PESQUISA NO CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFMA E OUTROS ESCRITOS, Rosana Araújo Rocha, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2023, Uma análise sobre a importância da escrita para pessoas surdas. In: ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS:, A PESQUISA NO CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFMA E OUTROS ESCRITOS, Maria Benedita Leal Silva, Josiane Coelho da Costa, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2022, EDUCAÇÃO EM REDE: O USO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS COMO RECURSOS A FAVORECER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, E-book do IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VII NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Maria Eugenia Rodrigues Araújo
2022, A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: TRABALHANDO COM OS GÊNEROS DIGITAIS INSTAGRAM E TIK TOK NA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS, A educação na contemporaneidade [livro eletrônico]: desafios pedagógicos e tecnológicos, Gracy Kelia Lopes Silva, Fernanda Silva Pereira, Estefânia Ferreira Almeida, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2022, O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DA LIBRAS, NO MODELO REMOTO, E-book do IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VII NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO, Ilka Janaira Martins Padilha Pinheiro, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Maria Eugenia Rodrigues Araújo
2022, METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19, E-book do IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VII NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Raimunda Nonata Alves Cidreira, Clayton Gabriel Pavão Ferreira, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2022, A LIBRAS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO E ACESSO À CULTURA POPULAR E AO ENTRETENIMENTO DE PESSOAS SURDAS, A Cultura em uma perspectiva multidisciplinar, Clayton Gabriel Pavão Ferreira, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Thelma Helena Costa Chahini
2022, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO: O ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID19, EBOOK DO IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VII NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Francisco Martins Teixeira, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Maria Eugenia Rodrigues Araújo
2021, CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL FRENTE A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA), Educação: diálogos convergentes e articulação interdisciplinar, Tereza Sabina Souza Reis, Francisca Morais da Silveira, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2021, ABREVIAÇÕES ?ATV, PASS E VERS?: UM OLHAR SOBRE A ESCRITA DA COMUNIDADE VIRTUAL NO APLICATIVO GAY SCRUFF, E-Book [recurso eletrônico] do III Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, LEANDRO LINDOSO COELHO, Josiane Coelho da Costa, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2021, Formação continuada e formação social pela via do Programa Especial de Professores para a Educação Básica ? PROEB no estado do Maranhão., Letramento e tecnologia em pesquisa na formação do educador, Raimunda Ramos Marinho, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2020, FACEBOOK: POSSIBILIDADE DIDÁTICO METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS, Coletânea Educação 4.0: tecnologias educacionais., Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Josiane Coelho da Costa
2020, Um aluno surdo na minha sala de aula, e agora? Ensino de Português a partir do uso de tecnologias., Um aluno surdo na minha sala de aula, e agora? Ensino de Português a partir do uso de tecnologias., Josiane Coelho da Costa, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2020, DE ESCRAVIZADA A ADVOGADA IMPOSSÍVEL: SENTIDOS EPISTEMOLÓGICOS, JURÍDICOS E LINGUÍSTICOS NA PETIÇÃO DE ESPERANÇA GARCIA, III SIMPÓSIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE DO PGCult ? III SIICS, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Alexandre de Moura Lima Neto, Elton David Pereira Nascimento
2020, PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID: A IMPORTÂNCIA NO APERFEIÇOAMENTO DOS ALUNOS DE LECENCIATURA, FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: TRAJETÓRIAS, CONCEPÇÕES E DESAFIOS, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, LAÍS RIBEIRO COQUEIRO, STELIANE MESQUITA MARQUES
2020, Ensino de Língua Portuguesa para surdos: uma discussão com base nos Multiletramentos e na Produção de Sentidos, Estado da Arte em Educação, Rosana Araújo Rocha, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2020, PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS DE PROFESSORES EM CONSTRUÇÃO, FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: TRAJETÓRIAS, CONCEPÇÕES E DESAFIOS, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Josiane Coelho da Costa, Janete Costa Carvalho
2020, RECURSOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DELEITURA E ESCRITA EM CLASSES HOSPITALARES., e-BOOK II SIMPÓSIO INTERNACIONAL E V NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO,., Clayton Gabriel Pavão Ferreira, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Margareth Santos Fonseca
2020, TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO SUPORTE PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 NO AEE, E-book do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Raimunda Nonata Alves Cidreira
2020, A educação em tempos de pandemia: o que dizem os alunos surdos sobre as aulas remotas., E-book do II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, Josiane Coelho da Costa, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2020, Análise sobre a obrigatoriedade da disciplina Libras no currículo das licenciaturas da Universidade Federal do Maranhão., III Simpósio Interdisciplinar em Cultura e Sociedade do PGCULT - III SIICS, Josiane Coelho da Costa, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2020, Libras em modalidade sinalizada e o Português em modalidade escrita: os surdos em meio à sociedade grafocêntrica., Educação: atualidade e capacidade de transformação do conhecimento gerado, Josiane Coelho da Costa, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2019, Literatura Surda: expressão da cultura surda, Libras: linguagem e literatura: interface da identidade cultural surda, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Gérison Késio Fernandes Lopes, CRISTIANE NAVARRETE TOLOMEI
2019, A aceitabilidade enquanto fator precípuo para produção de sentido nos textos escritos por surdos., I Jornada de Linguística Textual: diálogos em estudo da linguagem, Josiane Coelho da Costa, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2019, Tecnologias digitais na educação de surdos: o professor em meio às atuais políticas inclusivas., Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação., Josiane Coelho da Costa, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2018, INTERFACES DIGITAIS E EDUCAÇÃO DE SURDOS: orientações para a acessibilidade, Nuances da Linguagem em Uso., Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Maria Nilza Oliveira Quixaba, Reinaldo de Jesus Silva
2018, POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA., e-BOOK III SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO,2018, São Luís., Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, João Batista Bottentuit Júnior, Maria Eugenia Rodrigues Araújo
2016, OS PROGRAMAS PROEB E PARFOR COMO POSSIBILIDADE DE (RE) SIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE UM PERCURSO, EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Margareth Santos Fonseca
2015, Amos, cantadores, amos e poetas e a festa do Bumba meu boi, Os senhores amos, cantadores, amos e poetas e a festa do Bumba meu boi, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, José Ribamar Viana Papete, Márcio Vasconcelos
2013, O CONHECIMENTO TRANSDISCIPLINAR NA SALA DE AULA, A PARTIR DO ESTUDO DE PAISAGEM NAS TOADAS DE BUMBA-MEU-BOI, O CONHECIMENTO TRANSDISCIPLINAR NA SALA DE AULA, A PARTIR DO ESTUDO DE PAISAGEM NAS TOADAS DE BUMBA-MEU-BOI, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho, Delcimara Batista Caldas
2011, O Bumba-meu-boi no currículo escolar, CONSTRUINDO QUILOMBOS, DESCONSTRUINDO MITOS: a educação formal e a realidade quilombola no Brasil, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho
2011, Sacralizando os rituais de Batismo e morte no Bumba-meu-boi, Boi de zabumba é a nossa tradição, Ana Stela Cunha, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
Livros (5)
2022, A Cultura em uma perspectiva Multidisciplinar, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2022, Maioba: 40 anos de gravações em 124 de existência, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2015, Amor na unha, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2014, Redação e Publicação Científica, Claudia Letícia Gonçalves Moraes, Rayron Lennon Costa Sous, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira
2012, A Estética do Terreiro: materialidade e agencialidade nos terreiros de mina e pajés do Maranhão, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Ana Stela Cunha
Participações em Bancas de Cursos (86)
2023, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE LINGUA INGLESA NOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE DE ENSINO BASICO JORNALISTA NEIVA MOREIRA: O MATERIAL DIDATICO EM FOCO, LUIZ MAXIMO LIMA COSTA
2023, Dissertação de Mestrado A LINGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA NO CONTEXTO DEMETODOLOGIAS BILINGUES PARA ESTUDANTES SURDOS:uma proposta didatico-pedagogica na Unidade Integrada Duque de Caxias, DISRAELY DA SILVA MACHADO FERNANDES
2022, Dissertação de Mestrado TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMACAO E COMUNICACAO NA EDUCACAO BASICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, WALLAKS LINICKER SILVA COSTA
2022, Dissertação de Mestrado ATUACAO DO CENTRO DE CULTURA NEGRA - NEGRO COSME (CCN-NC) NA CIDADE DE IMPERATRIZ – MARANHAO, MARIA ZILMA RODRIGUES SILVA
2022, Dissertação de Mestrado ENSINO A DISTANCIA NO CONTEXTO DA EDUCACAO ESPECIAL: inclusao de pessoas com deficiencia nos cursos de graduacao a distancia da Universidade Federal do Maranhao, PAULA ESTRELA DA SILVA NUNES
2022, Monografia de Graduação O CONTEXTO SOCIOCOGNITIVO COMO ELEMENTO DE CONSTRUCAO DE SENTIDOS DO GENERO TEXTUAL TIRINHAS., CASSIO OLIVEIRA DA SILVA
2022, Monografia de Graduação O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA EM TEMPO DE PANDEMIA: desafios e possibilidades no ensino medio, FRANCIANE CARDOSO ALMEIDA
2022, Monografia de Graduação O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA EM TEMPO DE PANDEMIA: desafios e possibilidades no ensino medio, VANUBIA ANDREZA ANDRADE
2022, Monografia de Graduação A CARENCIA DE LEITURA NO ENSINO MEDIO: UMA ANALISE DAPROGRESSAO TEXTUAL E TEMATICA NA ESCRITA DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICIPIO DE CHAPADINHA (MA), VANDERMARA EMANUELA COSTA NERES
2022, Monografia de Graduação A CARENCIA DE LEITURA NO ENSINO MEDIO: UMA ANALISE DAPROGRESSAO TEXTUAL E TEMATICA NA ESCRITA DOS ALUNOS DE UMAESCOLA DO MUNICIPIO DE CHAPADINHA (MA), LISBETHE SILVA ARAUJO
2022, Monografia de Graduação A CARENCIA DE LEITURA NO ENSINO MEDIO: UMA ANALISE DAPROGRESSAO TEXTUAL E TEMATICA NA ESCRITA DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICIPIO DE CHAPADINHA (MA), WILMA SILVA LIMA
2022, Dissertação de Mestrado TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMACAO E COMUNICACAO NA EDUCACAO BASICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, WALLAKS LINICKER SILVA COSTA
2022, Dissertação de Mestrado ATUACAO DO CENTRO DE CULTURA NEGRA - NEGRO COSME (CCN-NC) NA CIDADE DE IMPERATRIZ – MARANHAO, MARIA ZILMA RODRIGUES SILVA
2022, Dissertação de Mestrado RACA, GENERO E EDUCACAO EM “URSULA” E “CANTOS A BEIRA-MAR” DE MARIA FIRMINA DOS REIS, TATIARA BARBOSA
2022, Dissertação de Mestrado RACA, GENERO E EDUCACAO EM “URSULA” E “CANTOS A BEIRA-MAR” DE MARIA FIRMINA DOS REIS, TATIARA BARBOSA
2021, Dissertação de Mestrado O ENSINO DO ATO DE LER: uma abordagem metodologica discursiva para turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, DANIELE DE JESUS MOREIRA COSTA
2021, Dissertação de Mestrado TAMBOR DE CRIOULA COMO PRESSUPOSTO PARA A IMPLEMENTACAO DA LEI 10.639/2003: um estudo de caso na Unidade de Educacao Basica Professora Rosalia Freire, MARCOS AURELIO DOS SANTOS FREITAS
2021, Qualificação de Mestrado TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E DIGITAIS NO ATENDIMENTO DE USUARIOS COM DEFICIENCIA VISUAL NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMA: o direito a acessibilidade., LARISSA VERONICA MOREIRA RIBEIRO
2021, Monografia de Graduação AS ATIVIDADES LUDICAS NO ENSINO DE LINGUA INGLESA., MARIA GENILDA NASCIMENTO BATISTA
2021, Monografia de Graduação AS ATIVIDADES LUDICAS COMO RECURSOS FACILITADORES DO ENSINO DE LINGUA INGLESA., LUCIANA DA SILVA ALMEIDA
2021, Monografia de Graduação A INSERCAO DA LINGUA INGLESA NO CURRICULO DAS ESCOLAS PUBLICAS DAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL., ALANA SANTOS MOURA
2021, Monografia de Graduação A INSERCAO DA LINGUA INGLESA NO CURRICULO DAS ESCOLAS PUBLICAS DAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL., ERIKA PINHEIRO DA SILVA CRUZ
2021, Monografia de Graduação O USO DE ATIVIDADES LUDICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA INGLESA., NADIA PEREIRA DA CRUZ BANDEIRA
2021, Monografia de Graduação USO DE ATIVIDADES LUDICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA INGLESA., DAIANE BARBOSA DE SOUSA
2021, Monografia de Graduação METODOLOGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA NO 6⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL., JOSENILDA DE JESUS VIANA DE SOUSA
2021, Monografia de Graduação O USO DA LITERATURA NA SALA DE AULA DE LINGUA INGLESA., KARINE CASTRO DE OLIVEIRA PEREIRA
2021, Monografia de Graduação O USO DA MUSICA COMO RECURSO NO ENSINO DE LINGUA INGLESA., MACILENE DA SILVA ABREU CRUZ
2021, Monografia de Graduação O USO DA LITERATURA NA SALA DE AULA DE LINGUA INGLESA., MARLLONY DA SILVA PEREIRA
2021, Monografia de Graduação O LIVRO DIDATICO DE LINGUA INGLESA COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM., RICARDO ROCHA JATAHY
2021, Monografia de Graduação ESTRATEGIAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLES: UM OLHAR NO ENSINO FUNDAMENTAL., LUZIA SILVA CARVALHO
2021, Monografia de Graduação O LIVRO DIDATICO DE LINGUA INGLESA COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM., RAFAEL DO AMOR DIVINO PEREIRA DIAS
2021, Monografia de Graduação Os Desafios no Ensino de Lingua Inglesa nas Turmas do 6º ano Fundamental., ADRIANA DE SOUSA SILVA
2021, Monografia de Graduação ESTRATEGIAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLES: UM OLHAR NO ENSINO FUNDAMENTAL., CLAUDIA COSTA SANTOS SILVEIRA
2021, Monografia de Graduação DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PUBLICA., MARIA LUCIENE CORDEIRO DOS SANTOS DIAS
2021, Monografia de Graduação INGLES NA PRE-ESCOLA: POR QUE APRENDER UMA NOVA LINGUA ANTES DA ALFABETIZACAO?, VALDIRENE COSME DA SILVA BARROSO
2021, Monografia de Graduação DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PUBLICA., MARIA DA NATIVIDADE LIMA DOS SANTOS SOUSA
2021, Monografia de Graduação ESTRATEGIAS DIDATICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LINGUA INGLESA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL., FRANCISCA ELINE DA SILVA VIEIRA BARBOSA
2021, Monografia de Graduação INGLES NA PRE-ESCOLA: POR QUE APRENDER UMA NOVA LINGUA ANTES DA ALFABETIZACAO? , JANAIRA DA SILVA OLIVEIRA CARNEIRO
2021, Monografia de Graduação O USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE LINGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PUBLICA DE BURITI BRAVO., RAIANE DA CRUZ FREITAS
2021, Monografia de Graduação O TEXTO DIGITAL COMO RECURSO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LINGUA INGLESA., JOSEANE MARINHO BARBOSA SOUSA
2021, Monografia de Graduação O ENSINO DA LINGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSAO BASEADA NO LIVRO “WAY TO ENGLISH., LIDEANE VIEIRA DE SOUSA
2021, Monografia de Graduação MUSICA NAS AULAS DE INGLES: UMA PROPOSTA PARA POTENCIALIZAR O TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL., ANTONIA ERINEIDE DE MORAIS LIMA
2021, Monografia de Graduação ENSINO E APRENDIZAGEM DE LINGUA INGLESA NAS ESCOLAS DE BURITIBRAVO: algumas reflexoes a partir dos PCNs., EMERENCIANA ELIAS DOS SANTOS
2021, Monografia de Graduação MUSICA NAS AULAS DE INGLES: UMA PROPOSTA PARA POTENCIALIZAR O TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL., VANILMA MACEDO DE MORAES
2021, Monografia de Graduação O ANGLICISMO NO PORTUGUES BRASILEIRO., DOMINGAS MARIA DE SOUZA NASCIMENTO
2021, Dissertação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LINGUA PORTUGUESA: praticas pedagogicas para o ensino de estudantes com transtorno de leitura, RAIANISAN FELIZARDO DA SILVA
2021, Dissertação de Mestrado ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA PARA DISCENTES SURDOS: UMA DISCUSSAO COM BASE NO MULTILETRAMENTO E NA PRODUCAO DE SENTIDOS, ROSANA ARAÚJO ROCHA
2021, Monografia de Graduação DISCUSSAO DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA E INGLESA NOS ANOS FINAIS DE ENSINO EM ALUNOS COM DISLEXIA., ALEXANDRA PEREIRA DE SOUSA COELHO
2021, Qualificação de Mestrado FORMACAO CONTINUADA: praticas pedagogicas utilizadas pelos professores de Lingua Portuguesa com alunos dislexicos na cidade de Imperatriz - MA , RAIANISAN FELIZARDO DA SILVA
2021, Qualificação de Mestrado ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA PARA DISCENTES SURDOS: UMA DISCUSSAO COM BASE NO MULTILETRAMENTO E NA PRODUCAO DE SENTIDOS, ROSANA ARAÚJO ROCHA
2021, Qualificação de Mestrado O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO, NAYSA CHRISTINE SERRA SILVA
2020, Qualificação de Mestrado INCLUSAO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHAO: politicas institucionais, desafios e conquistas, RONALDO SILVA JÚNIOR
2020, Dissertação de Mestrado EDUCACAO INCLUSIVA NA EDUCACAO SUPERIOR: as condicoes de acesso e permanencia de discentes surdos ou com deficiencia auditiva na Universidade Federal do Maranhao, MARIA APARECIDA DE ALMEIDA ARAUJO
2020, Qualificação de Mestrado EDUCACAO INCLUSIVA NA EDUCACAO SUPERIOR: as condicoes de acesso e permanencia de discentes surdos ou com deficiencia auditiva na Universidade Federal do Maranhao, MARIA APARECIDA DE ALMEIDA ARAUJO
2020, Dissertação de Mestrado A PERSPECTIVA DISCURSIVA DE ALFABETIZACAO NA SALA DE AULA: encaminhamentos didaticos para o ensino da linguagem escrita em turmas de 1º ano do Ensino Fundamental Dissertacao, ROSIARA COSTA SOARES
2019, Monografia de Graduação A LEITURA E O ENSINO DA LITERATURA NA FORMACAO DO LEITOR DO 1º ANO DO ENSINO MEDIO, MARIRLANDIA SILVA CARTAGENES PINHO
2019, Monografia de Graduação GENEROS TEXTUAIS E LEITURA: Um estudo de caso em Cuma – Guimaraes., VALDEICI RABELO SILVA
2019, Monografia de Graduação Lingua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, no Quilombo de Damasio: uma discussao com base na Cultura Afro-Brasileira., NICKSON CHARLLES PEREIRA
2019, Monografia de Graduação O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA NO ENSINO MEDIO DA SEDE DE GUIMARAES - MARANHAO, CAMILA MELO SILVA
2019, Monografia de Graduação AS IMPLICACOES DO NOVO ACORDO ORTOGRAFICO NAS PRODUCOES TEXTUAIS DE ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL , LIGIA CARTAGENES LIMA
2019, Monografia de Graduação A importancia do incentivo a leitura e a escrita nas series finais do ensino fundamental: um estudo em escolas do municipio de Guimaraes., ERICLEY CARDOSO
2019, Monografia de Graduação A importancia da Literatura Infantil para a formacao do leitor critico. , NILMA PAIXAO RAMOS
2019, Monografia de Graduação ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: analise das atividades de leitura e escrita de alunos do ensino fundamental., YAN DE JESUS AZEVEDO MARTINS
2019, Monografia de Graduação O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMACAO E DA COMUNICACAO NO ENSINO DA LINGUA INGLESA NO ENSINO MEDIO DO MUNICIPIO DE MIRINZAL-MA., LIDIOMAR MACEDO DE LIMA
2019, Monografia de Graduação O lexico dos pescadores de Genipauba/ Guimaraes, JOSIENE MOURA PONTES
2019, Monografia de Graduação Coesao e Coerencia nas producoes escritas dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental no municipio de Cedral/MA, LUCILENE SOUZA COSTA
2019, Monografia de Graduação Aulas de Lingua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental: uma abordagem a partir do Bumba Meu Boi de Guimaraes, ARIANA RODRIGUES COSTA
2019, Monografia de Graduação LEXICO DOS PESCADORES DA RUA SANTA MARTA EM GUIMARAES/MA: uma analise das variacoes de fala, sob a perspectiva da Sociolinguistica, CLAUDENICE RABELO SILVA
2019, Monografia de Graduação LEITURA DE POEMAS: ensino de leitura e interpretacao de textos nos anos finais na Escola Nossa Senhora da Assuncao., NAIANNE ALINE DUARTE ABRANTES
2019, Monografia de Graduação O USO DA INTERNET COMO RECURSO PEDAGOGICO PARA O ENSINOAPRENDIZAGEM DA LEITURA NO 1º ANO DO ENSINO MEDIO NO MUNICIPIO DE GUIMARAES-MA., ANGELICA DOS SANTOS
2019, Monografia de Graduação CULTURA BRASILEIRA: um olhar a partir de Macunaima, LILLIA RAQUEL FERNANDES BRAGA
2019, Monografia de Graduação O DESEMPENHO DO ALUNO LEITOR NO 8º ANO NA UNIDADEESCOLAR MUNUCIPAL JOAO GOULAR NUNES EM CUMA –GUIMARAES, MARIA DA GRAÇA RIBEIRO DE ARAUJO
2019, Monografia de Graduação O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA NO CENTRO DE ENSINO MEDIO NOSSA SENHORA DA ASSUNCAO , VALMIR SANTOS MENDONCA
2019, Monografia de Graduação Rock na sala de aula: contribuicoes para o ensino de Lingua Portuguesa a luz da Teoria Bakhtiana, YASMIN FERREIRA TAVARES
2019, Monografia de Graduação O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA ESCRITA E LEITURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL., SILVIA LAISA AZEVEDO MARTINS
2019, Monografia de Graduação ETICA, MORAL E CIDADANIA NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA: uma discussao a partir dos PCNS, MARIA INACIA PIRES RIBEIRO
2019, Monografia de Graduação ANALISE DOS GENEROS TEXTUAIS DO LIVRO DIDATICO DE LINGUA INGLESA TIME TO SHARE FOR ENGLISH DO 7º ANO , HEBE DE FATIMA PINHEIRO
2019, Monografia de Graduação PRODUCAO TEXTUAL DE SURDOS: proficiencia na lingua portuguesa como segunda lingua, LUZIANE ALVES CARDOZO
2019, Monografia de Graduação ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: uma discussao com base nos PCNS, JOYCE ANNE MOREIRA DOS ANJOS
2019, Monografia de Graduação A PRATICA PEDAGOGICA DO PROFESSOR DE LINGUA INGLESA NAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL JOAO GOULAR NUNES EM cUMA-gUIMARAES-MA, JUCILEIDE MARTINS DIAS
2019, Monografia de Graduação A PRODUCAO TEXTUAL ESCRITA NA ESCOLA E A INFLUENCIA (OU NAO) DO FACEBOOK COMO UMA REDE SOCIAL DA WEB., THAYSE DE PAULA SANTOS DO NASCIMENTO
2019, Monografia de Graduação O ENSINO POR MEIO DE SEQUENCIAS DIDATICAS: uma proposta a partir da representacao do pastor na localidade de Gepuba, LARISSA BARBOSA SILVA
2019, Monografia de Graduação A VARIACAO LINGUISTICA PRESENTE NAS TOADAS DE TAMBOR DE CRIOULA em Guimaraes, MA, ERMELINDA CRISTINA BARBOSA MAIA
2019, Monografia de Graduação FORMACAO DE LEITORES: UMA DISCUSSAO A PARTIR DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS., MARIA FRANCINEIDE MORAES SANTOS
2018, Monografia de Graduação LIBRAS: O LUGAR DOS ALUNOS SURDOS NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II., LUZIA CARVALHO PEREIRA
2018, Monografia de Graduação Dialogos: Atendimento do Enfermeiro ao paciente com surdez., TAMARA RODRIGUES PIRES
Trabalho de conclusão de curso (106)
A PRÁTICA DA LEITURA DO 6º E 7º ANO DO COLÉGIO MUNICIPAL CÔNEGO NESTOR CUNHA, SANTA QUITÉRIA - MA, NICELENA CALDAS RAMOS , 12/2012
LEITURA E ANÁLISE TEXTUAL: O TEXTO COMO SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE LEITURA E ESCRITA NA LÍNGUA MATERNA., MOACIR CARLOS RODRIGUES NUNES , 12/2012
MÚSICA NA SALA DE AULA: possibilidades metodológicas para o ensino da Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, MARBETE DAS CHAGAS DE AMANCIO , 01/2016
A MÍSTICA PARA ALÉM DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: um olhar sobre o pensar dos estudantes do curso de pedagogia da terra no Maranhão, RAIMUNDO NONATO GOMES DE SOUSA , 02/2015
AS VARIAÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL U.E.B. EMÍLIA ARAÚJO MELO NO MUNICÍPIO DE URBANO SANTOS - MA, VALDENIR DE AGUIAR MELO , 01/2014
A INFLUÊNCIA DA INTERNET NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ELITANIA VIEIRA LIMA , 05/2015
FÁBULA: uma possibilidade para o trabalho com a leitura nas séries finais do ensino fundamental , ELZENI DIAS DE ARAGAO DA SILVA , 06/2015
A IMPORTÂNCIA DA INTERNET NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO, LUCIANA PEREIRA SOUSA , 05/2015
CHARGES E A TECNOLOGIA: A Charge comunicação com a força da imagem, RONILDO DA CONCEICAO , 05/2015
O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA EM BURITICUPU/MA, SANDRA MORAIS , 06/2015
Língua Portuguesa Brasileira:traços da variação linguística internetês no ensino da língua., VALDÊNIO RODRIGUES SILVA , 07/2015
A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO, NA VISÃO DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL., RAFAELA VIEIRA GOMES , 07/2015
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA INSERÇÃO DA LEI 10.639/03:DIÁLOGOS NECESSÁRIOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES, LUCINEIDE AMORIM LIMA , 06/2015
ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NA ERA DA INTERNET: uma análise a partir do gênero digital blog, FRANCINETE BORGES DE SOUSA , 01/2016
TEXTOS INSTRUCIONAIS: Como recurso para o ensino de Língua Portuguesa, ROSINETE DA SILVA SANTOS , 04/2016
PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA NO ENSINO DO 7º ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ZONA RURAL: desafios e potencialidades , EULINA LOPES DE MACEDO , 04/2016
O PRECONCEITO NO LIVRO DIDÁTICO: Uma abordagem a partir do estudo da variação linguística. , JULIANE CRISTINA CUNHA DE ALMEIDA , 06/2016
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE LEITORES, LETICIA DE JESUS SILVA MENDONCA , 04/2016
PRÁTICA DE LEITURA: analisando a poesia no 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, JAMILSON DIAS CORREIA , 04/2016
PAPEL DA LITERATURA INFANTO - JUVENIL NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: o caso da U. E. B. Eudes Araújo , MARINALDA DA CRUZ CASTRO , 04/2016
ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: Uma abordagem a partir do bumba meu boi , WILSON DA SILVA SOUZA , 04/2016
OS VÁRIOS ESTEREÓTIPOS DA MUHER NA OBRA “A ESCRAVA ISAURA” DE BERNARDO GUIMARÃES , ALLISON AQUINO DA SILVA ALMEIDA , 04/2016
A DIFICULDADE DOS ALUNOS EM RESUMIR/SINTETIZAR TEXTOS LONGOS E COMPLEXOS: UM ESTUDO DE CASO NO 8º DA UEB “DEUS É AMOR”, ANGELA CARLA SANTANA ABREU , 04/2016
ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: dificuldades e potencialidades., AULIENAI FREITAS PINTO , 06/2016
ESTUDO DAS VARIAÇÕES LINGUISTICAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: uma abordagem a partir de estudos sobre o tema., ALICE XAVIER CARDOSO , 06/2016
LITERATURA INFANTIL: INSTRUMENTO FACILITADOR NA CONSTRUÇÃO DE LEITORES. , TANIA DE FATIMA GARCIA PEREIRA , 05/2016
AS DIVERSAS CONFIGURAÇÕES DA IMAGEM FEMININA NA OBRA DE JORGE AMADO , ELIETE FERREIRA SILVA , 05/2016
AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA LEITORA DO ENSINO FUNDAMENTAL: da decodificação à compreensão crítica da realidade sociocultural, EDINALVA AMORIM CUNHA , 05/2016
A LINGUAGEM DO INTERNETÊS E O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA, MARIA DE JESUS AZEVEDO CARDOSO , 05/2016
PARA ALÉM DA BRINCADEIRA: a cantiga de roda nos anos finais do ensino fundamental, IRANILDE MENDES CAXIAS , 05/2016
APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: a gramática em foco, JUSTINA LOURDES CORREA VELOSO , 06/2016
LEITURA E RECURSOS DIDÁTICOS: Como utilizá-los no Ensino Fundamental, GLORIA REGINA OLIVEIRA VIEIRA , 06/2016
OS ESTEREÓTIPOS SOCIAIS E RACIAIS EM “CORTIÇO”: UM ESTUDO A PARTIR DO AMBIENTE E PERSONAGENS. , EDINAL MARQUES , 06/2016
USO DOS QUADRINHOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, MARIA DE NAZARE SOUSA SANTANA , 06/2016
O LÉXICO DO PESCADOR DE SANTA HELENA-MA: a importância das variações linguísticas no ensino de língua materna , IZEQUIEL MARQUES , 06/2016
O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO, ILKELIA MARIA SANTOS , 06/2016
IDENTIDADE E ORALIDADE CANTANHEDENSE: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS NARRATIVAS ORAIS DA MELHOR IDADE, ALEXANDRA ADRIANO DA SILVA , 07/2016
A INFLUÊNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA NELCILENE DOS SANTOS COSTA , 07/2016
TRADIÇÃO E MODERNIDADE NA LÍRICA DE VINÍCIUS DE MORAES, MARCELO ANDERSON ALVES LIMA , 07/2016
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E NOVAS TECNOLOGIAS, LEIR LIMA E SILVA DOS SANTOS , 07/2016
O PAPEL DA LITERATURA INFANTO - JUVENIL NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: O caso da Unidade de Educação Básica Mateus Avelar , ADIEL SILVA CARDOSO , 07/2016
A LEITURA COMO OBJETO NORTEADOR DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA U. E. B. JOAQUIM CANTANHEDE FILHO NO 6° AO 9°ANO., ADELCI BARBOSA MARTINS , 06/2016
A IMPORTÂCIA DOS CONTOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA, ELIZETH MARTINS CARDOSO , 06/2016
VARIANTES LINGUISTICAS: um olhar sobre os falares da população Centralense a partir dos elementos da cultura popular, FERNANDA DE JESUS COSTA MONDEGO , 06/2016
A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, ITELVINA VIANA BEZERRA NETA , 06/2016
O OLHAR DO PROFESSOR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NO 6º ANO DA ESCOLA JOAQUIM CANTANHEDE FILHO, FRANCIDALVA BARROS DE FRANÇA , 06/2016
A LEITURA INTERDISCIPLINAR COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO, RUTE LIMA DAMASCENO , 07/2016
GÊNEROS DIGITAIS: O BLOG E A LEITURA DE IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, MARIA VANESSA CALDAS FERREIRA DA SILVA , 07/2016
O GÊNERO “LENDA” COMO UMA FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA, MILCA DA SILVA RODRIGUES , 07/2016
RESSIGNIFICADO À LÍNGUA: um estudo comparativo entre o que escrevem os alunos na escola e nas redes sociais, GEANE MARIA DA CONCEICAO SILVA , 07/2016
FRACASSO ESCOLAR: Breves considerações acerca de suas causas e consequências, JANETE CLEIA FERRAZ COSTA , 06/2016
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARCIA REGINA COSTA SOARES , 07/2016
O DOMÍNIO DA LEITURA COMO FATOR PRIMORDIAL NO PROCESSO INTELECTUAL DE TRANSFORMAÇÃO DO SER HUMANO , MARIA JOSÉ PEREIRA SILVA , 06/2016
LEITURA, ESCRITA E A LEI 10.639/03: Um Diálogo a partir das Letras do Reggae, ROBERTO JADIEL DINIZ COSTA , 07/2016
PRÁTICAS DE LEITURA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo da prática docente, MARIA ARAUJO COSTA NICACIO , 12/2015
Educação Bilíngue: prática docente e recursos didáticos no contexto do ensino de Literatura Infanto-Juvenil para surdos, TEREZINHA DO SOCORRO SILVA OLIVEIRA , 07/2018
Tecnologias assistivas como suporte para o ensino de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos: uma investigação no AEE da Escola Municipal Antonio Vieira em São Luís, RAIMUNDA NONATA ALVES CIDREIRA , 07/2018
TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO SUPORTE PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA ALUNOS SURDOS: uma investigação no ACE da Escola Municipal Dra. Maria Alice Coutinho, RAIMUNDA NONATA ALVES CIDREIRA , 01/2019
FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS., MARIA FRANCINEIDE MORAES SANTOS , 01/2019
ÉTICA, MORAL E CIDADANIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma discussão a partir dos PCNS, MARIA INACIA PIRES RIBEIRO , 06/2019
O ENSINO POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: uma proposta a partir da representação do pastor na localidade de Gepuba, LARISSA BARBOSA SILVA , 06/2019
LÉXICO DOS PESCADORES DA RUA SANTA MARTA EM GUIMARÃES/MA: uma análise das variações de fala, sob a perspectiva da sociolinguística, CLAUDENICE RABELO SILVA , 06/2019
CULTURA BRASILEIRA: um olhar a partir de Macunaíma, LILLIA RAQUEL FERNANDES BRAGA , 06/2019
PRODUÇÃO TEXTUAL DE SURDOS: proficiência na língua portuguesa como segunda língua, LUZIANE ALVES CARDOZO , 06/2019
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma discussão com base nos PCNS, JOYCE ANNE MOREIRA DOS ANJOS , 06/2019
A importância da Literatura Infantil para a formação do leitor crítico, NILMA PAIXAO RAMOS , 06/2019
Aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental: uma abordagem a partir do Bumba Meu Boi de Guimarães, ARIANA RODRIGUES COSTA , 06/2019
Rock na sala de aula: contribuições para o ensino de Língua Portuguesa à luz da Teoria Backtiniana., YASMIN FERREIRA TAVARES , 06/2019
Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, no Quilombo de Damásio: uma discussão com base na Cultura Afro-Brasileira., NICKSON CHARLLES PEREIRA , 07/2019
LIBRAS: O LUGAR DOS ALUNOS SURDOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II., LUZIA CARVALHO PEREIRA , 07/2019
LITERATURA INFANTOJUVENIL E BILINGUISMO: uma discussão sobre a prática docente na formação do leitor surdo, TEREZINHA DO SOCORRO SILVA OLIVEIRA , 12/2019
APLICABILIDADE DA LEI 10.639/03 EM DIÁLOGO COM O MOVIMENTO HIP HOP EM UMA ESCOLA DO QUILOMBO URBANO LIBERDADE, EDILLA SANTOS COSTA , 06/2019
A contribuição das tecnologias como recurso para o Ensino de Libras como L2, EDILLA SANTOS COSTA , 07/2019
Metodologias ativas no ensino e aprendizagem de Libras: o uso de recursos digitais na unidade central do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, São Luís, ADRIELLEN MARY ARAUJO , 12/2020
Processos educativos em tempos de pandemia: tecnologia assistiva e inovação tecnológica em uma Unidade de Educação Básica, BIANCA PATRICIA DE AGRELA RIBEIRO , 12/2020
BUMBA MEU BOI E RUFEM OS TAMBORES: um estudo de variação linguística na Libras falada no Maranhão, JOSIANE COELHO DA COSTA , 12/2020
BUMBA MEU BOI E RUFEM OS TAMBORES: um estudo de variação linguística na Libras falada no Maranhão, JOSIANE COELHO DA COSTA , 12/2020
Alfabetização e letramento de alunos surdos na Educação de Jovens e Adultos (EJA): A relevância da leitura e escrita significativa para a vida, MARIA BENEDITA LEAL SILVA , 12/2020
O atendimento educacional especializado para alunos com doenças crônicas hospitalizados, MILMA MARIA MENDONÇA , 12/2020
O uso das tecnologias assistivas no processo de ensino aprendizagem de alunos surdos, MIS-SILENE MEDEIROS GARRETO , 12/2020
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS, ADRIELLEN MARY ARAUJO , 10/2020
APLICABILIDADE DA LEI 10.639/03 EM DIÁLOGO COM O MOVIMENTO HIP HOP EM UMA ESCOLA DO QUILOMBO URBANO LIBERDADE, EDILLA SANTOS COSTA , 01/2021
MÚSICA NAS AULAS DE INGLÊS: UMA PROPOSTA PARA POTENCIALIZAR O TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL., ANTONIA ERINEIDE DE MORAIS LIMA , 08/2021
ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS DE BURITIBRAVO: algumas reflexões a partir dos PCNs., EMERENCIANA ELIAS DOS SANTOS , 08/2021
O TEXTO DIGITAL COMO RECURSO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA., JOSEANE MARINHO BARBOSA SOUSA , 08/2021
MÚSICA NAS AULAS DE INGLÊS: UMA PROPOSTA PARA POTENCIALIZAR O TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VANILMA MACEDO DE MORAES , 08/2021
DISCUSSÃO DA LEITURA E ESCRITA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA NOS ANOS FINAIS DE ENSINO EM ALUNOS COM DISLEXIA., ALEXANDRA PEREIRA DE SOUSA COELHO , 07/2021
O ANGLICISMO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO., DOMINGAS MARIA DE SOUZA NASCIMENTO , 08/2021
O ENSINO DA LINGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO BASEADA NO LIVRO “WAY TO ENGLISH., LIDEANE VIEIRA DE SOUSA , 08/2021
O USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA DE BURITI BRAVO., RAIANE DA CRUZ FREITAS , 08/2021
O Anglicismo no Português Brasileiro, DOMINGAS MARIA DE SOUZA NASCIMENTO , 08/2021
MÚSICA NAS AULAS DE INGLÊS: UMA PROPOSTA PARA POTENCIALIZAR O TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANTONIA ERINEIDE DE MORAIS LIMA , 08/2021
MÚSICA NAS AULAS DE INGLÊS: UMA PROPOSTA PARA POTENCIALIZAR O TRABALHO DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VANILMA MACEDO DE MORAES , 08/2021
Leitura e escrita bo ensino da ~língya Portuguesa e inglesa nos anos finais em estudantes com dislexia., ALEXANDRA PEREIRA DE SOUSA COELHO , 08/2021
ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS DE BURITI BRAVO: algumas reflexões a partir dos PCNs, EMERENCIANA ELIAS DOS SANTOS , 08/2021
O TEXTO DIGITAL COMO RECURSO PARA O PROCECSSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA, JOSEANE MARINHO BARBOSA SOUSA , 08/2021
O ENSINO DA LINGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO BASEADA NO LIVRO “WAY TO ENGLISH”, LIDEANE VIEIRA DE SOUSA , 08/2021
O USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE LINGUA INGLESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA DE BURITI BRAVO , RAIANE DA CRUZ FREITAS , 08/2021
Um estudo da variação linguística na Libras falada no Maranhão: uma análise à luz da sociolinguística interacional, JOSIANE COELHO DA COSTA , 04/2021
A ESCRITA ENQUANTO ELEMENTO PRECÍPUO PARA A INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA SURDA, MARIA BENEDITA LEAL SILVA , 11/2022
EDUCAÇÃO DE SURDOS E LETRAMENTO NA ESCOLA EDUCA MAIS EM ALCÂNTARA: em estudo do processo de ensino e aprendizagem, ZILDENIS SILVA DINIZ , 01/2022
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma discussão sobre as práticas pedagógicas voltadas para esta modalidade de ensino, SULEMY DOS SANTOS OLIVEIRA MEIRELES , 08/2022
A IDENTIFICAÇÃO ABOLICIONISTA ENTRE A AUTORA/NARRADORA/PERSONAGEM NO CONTO “A ESCRAVA” DE MARIA FIRMINA DOS REIS., KAROLINE DANIELLE GOMES DE SOUSA , 11/2023
LETRAMENTO VISUAL> LETRAMENTO VISUAL: um desafio para os professores da escola inclusiva Unidade Integrada Duque de Caxias LETRAMENTO VISUAL: um desafio para os professores da escola inclusiva , DAMARES DE MELO CAMARA , 12/2023
ENSINO DE SURDOS: uma análise das políticas aplicadas pela SEMED/SÃO LUÍS, LINDORA DE JESUS ALVES CASTRO , 12/2023
Tecnologias digitais no contexto bilIngue: recursos de ensino-aprendizagem para estudantes surdos., WINNEY AGUIAR PIMENTA , 05/2024
Orientação em pós-graduação (7)
Mestrado, ROSANA ARAUJO ROCHA, 09/2019 - , Concluída em 07/2021
Mestrado, WALLAKS LINICKER SILVA COSTA, 10/2020 - , Concluída em 09/2022
Mestrado, FRANCISCO MARTINS TEIXEIRA, 09/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, RAIMUNDA NONATA ALVES CIDREIRA, 10/2021 - 01/2024 , Orientação em Andamento
Mestrado, MARCONY MÁRCIO SILVA ALMEIDA, 10/2021 - , Orientação em Andamento
Mestrado, ILKA JANAIRA MARTINS PADILHA PINHEIRO, 09/2022 - , Orientação em Andamento
Mestrado, DÉBORA SAMPAIO MARTINS, 04/2024 - , Orientação em Andamento
fim do conteúdo