REGIANE APARECIDA CAIRE DA SILVA
DARV - DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS/CCHinicio do conteúdo
Produção Intelectual
Coordenação de grupo de pesquisa (2) |
04/2016 O papel na arte do Maranhão: originais e gravuras, |
01/2018 GRUPO DE PESQUISA A IMAGEM SOBRE O PAPEL - GEPIPA, |
Artigos (11) |
2022, A XILOGRAFIA E O LIVRO DE HORAS: a tecnologia de reprodução da imagem nos primeiros livros impressos, ISSN: 21782911 |
2021, -O CONCILIADOR DO MARANHÃO- E -MEMÓRIA SOBRE A TIPOGRAFIA MARANHENSE- IMPRESSOS DO SÉCULO XIX: considerações sobre a matéria prima papel e ações extrínsecas invasivas praticadas por consulentes, ISSN: 18088031 |
2021, O ÁLBUM BRASIL PITORESCO: gravura e fotografia de mãos dadas mudando a imagem do século XIX, ISSN: 21797374 |
2021, O uso da perspectiva nas ilustrações xilográficas nos primeiros livros impressos: a construção do cenário, ISSN: 26758741 |
2019, MUSEU, PESQUISA E EDUCAÇÃO: O ACERVO COMO POSSIBILIDADE PARA O ESTUDO E ENSINO DE ARTES, ISSN: 2359232X |
2019, A formação do artista botânico no século XIX: fronteira entre ciência e arte, ISSN: 21782911 |
2018, O Museu Regional do Maranhão e a Obra de Pablo Picasso, ISSN: 22385436 |
2018, A SERIGRAFIA DE PABLO PICASSO DA COLEÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND DO MARANHÃO: intersecção entre arte e design têxtil, ISSN: 21797374 |
2018, COLEÇÃO DO BANCO CENTRAL DO MUSEU HISTÓRICO E ARTÍSTICO DO MARANHÃO: considerações sobre a gravura de Tarsila do Amaral, ISSN: 24476498 |
2017, A Coleção Assis Chateaubriand do Maranhão: o museu regional que não deu certo, ISSN: 19843917 |
2016, A Companhia de Jesus em São Luís do Maranhão: considerações sobre pintura e talha na Catedral da Sé, ISSN: 23143908 |
Publicação em eventos (40) |
2023, , Os primeiros livros impressos e a reprodução da imagem: discurso sobre o fim dos erros causado pelos copistas em edições de botânica, XV Encontro Internacional de Estudos Medievais, |
2023, Regiane Aparecida Caire da Silva, Os primeiros livros impressos e a reprodução da imagem: discurso sobre o fim dos erros causado pelos copistas em edições de botânica, XV Encontro Internacional da Associação Brasileira de Estudos Medievais & V Seminário Internacional Mundos Ibéricos, Resumo |
2022, Regiane Aparecida Caire da Silva, A ILUMINURA E A IMAGEM XILOGRÁFICA NOS PRIMEIROS LIVROS IMPRESSOS: considerações sobre o uso da cor no livro de hora, XII ENCONTRO INTERNACIONAL A IMAGEM MEDIEVAL: HISTÓRIA E TEORIA, Resumo |
2022, , A ILUMINURA E A IMAGEM XILOGRÁFICA NOS PRIIMEIROS LIVROS IMPRESSOS: considerações sobre o uso da cor no livro de horas, XII Encontro Internacional A imagem medieval: história e teoria., |
2022, Regiane Aparecida Caire da Silva, Amanda Moraes, Valeria Eulina P. Pereira, A LITOGRAFIA DE SÉBASTIEN SISSON E A FOTOGRAFIA DE VICTOR FROND: processos gráficos inovadores do oitocentos, IV Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade /IX Semana Acadêmica do PGCult, Trabalho Completo |
2022, Regiane Aparecida Caire da Silva, Lucas Malheiros Araújo, A IMAGEM GRÁFICA NA COLEÇÃO ARTHUR AZEVEDO: estudo dos processos de impressão e da conservação preventiva do papel, IV Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade /IX Semana Acadêmica do PGCult, Trabalho Completo |
2021, Regiane Aparecida Caire da Silva, A XILOGRAFIA E O LIVRO DE HORAS: a tecnologia de reprodução da imagem nos primeiros livros impressos, VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, Resumo |
2021, , A XILOGRAFIA E O LIVRO DE HORAS: a tecnologia de reprodução da imagem nos primeiros livros impressos, VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, |
2019, , A formação do artista botânico no século XIX: fronteira entre ciência e arte, I Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, |
2019, , A Flora Fluminense de Frei Veloso e as publicações de botânica da Casa Literária do Arco do Cego: considerações sobre a imagem impressa, Imprensa Nacional: 250 anos de história. o livro, os saberes e o estado., |
2019, Regiane Aparecida Caire da Silva, A formação do artista botânico no século XIX: fronteira entre ciência e arte, I Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, Resumo |
2018, , MUSEU E UNIVERSIDADE: uma parceria que dá certo, XVI Encontro Humanístico da UFMA, |
2018, , Conservação de documentos em papel, Programa de Treinamento dos Estagiários, |
2018, , O MUSEU COMO ESPAÇO DE PESQUISA E ENSINO: considerações sobre a Coleção do Banco Central do Maranhão, XVI Encontro Humanístico da UFMA, |
2018, , A Coleção Assis Chateaubriand do Museu Histórico e Artístico do Maranhão: considerações sobre as obras e formação da coleção., As Imagens do Patrimônio, |
2018, , A Coleção Assis Chateaubriand do MHAM: um recorte do tempo, Exposição Coleção Assis Chateaubriand, |
2018, , 30 ANOS DA COLEÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND NO MARANHÃO: considerações sobre sua origem com destaque para a obra de Pablo Picasso, XVI Encontro Humanístico da UFMA, |
2017, , As obras de Cícero Dias no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, |
2017, , Noções básicas de Conservação Preventiva em Museus, Curso no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, |
2017, , Coleção do Banco Central do Museu Histórico e Artístico do Maranhão: considerações sobre a gravura de Tarsila do Amaral, II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, |
2016, , Da Gravura à Fotografia:impressa, revelada e virtual, VII Encontro de Educadores: pesquisa e experiências, |
2015, , Revelada ou Impressa:considerações sobre a técnica e osuporte da imagem fotográfica, VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, |
2015, , Igreja N.S.da Vitória de São Luís (MA): considerações sobre as intervenções ocorridas no século XVIII até XX, 5º Colpoquio Internacional de História da Arte Perspectiva Pictorium, |
2015, Regiane Aparecida Caire da Silva, Revelada ou impressa: considerações sobre a técnica e o suporte da imagem fotográfica, VI Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Trabalho Completo |
2015, , Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino das Artes Visuais: considerações metodológicas, II Reunión Internacional de Cuerpos Académicos em Edución México-Brasil, |
2014, , A tradição dos manuscritos na imagem impressa da botânica no século XIX, 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, |
2014, Regiane Aparecida Caire da Silva, A tradição dos manuscritos na imagem impressa da botânica no século XIX, 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Trabalho Completo |
2014, , A gravura nos livros de botânica: do preto e branco ao colorido, Seminário Internacional História da Arte, |
2013, , O uso da perspectiva nas ilustrações xilográficas nos primeiros livros impressos: a construção do cenário, Colóquio Internacional: a arquitetura do engano, |
2013, , Novas fronteiras da transferência da imagem, Sobre um nome não dado - palestra 4, |
2013, Regiane Aparecida Caire da Silva, A rede de produção da imagem nos primeiros livros impressos, V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, Trabalho Completo |
2013, , A rede de produção da imagem nos primeiros livros impressos, V Simpósio Nacional de tecnologia e Sociedadde, |
2012, , Digigrafia: da xilografia à impressão digital, Eventos de Dezembro 2012, |
2011, , Abrindo os primeiros livros impressos: algumas considerações sobre cor e forma, I Fórum de Pesquisa Comunicação e Letras, |
2011, , A ilustração nos livros de Botânica no séc. XIX: tecnicas de reprodução da imagem a cores., IV Simpósio Nacional de tecnologia e Sociedade, |
2011, , Química das tintas na história: o tempero das cores, Química como atividade humana: na história, na sociedade, nas artes, na sala de aula, |
2011, Regiane Aparecida Caire da Silva, Maria Helena Roxo Beltran, Abrindo os primeiros livros impressos: algumas considerações sobre cor e forma, I Forum de Pesquisa Comunicação e Letras da Universidade Mackenzie, Trabalho Completo |
2011, Regiane Aparecida Caire da Silva, A ilustração nos livros de Botânica no séc. XIX:tecnicas da reprodução da imagem a cores, IV Simposio Nacional de Tecnologia e Sociedade, Trabalho Completo |
2010, , Espaço criativo de Renina Katz: o ateliê coletivo, X Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética, |
2010, Regiane Aparecida Caire da Silva, Espaço criativo de Renina Katz: o ateliê coletivo, Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética, Trabalho Completo |
Capítulos de livros (8) |
2023, O TEATRO E O ENSINO NA ?IDADE MÍDIA?: um relato do projeto Construindo Narrativas e Animações Populares no Espaço Virtual, XVII ENCONTRO HUMANÍSTICO DA UFMA Ciências, Humanidades e Reconstrução Democrática, Regiane Aparecida Caire da Silva, Rosana Ribeiro Fernandes |
2023, ARTE ENGAJADA COMO PRÁTICA EDUCATIVA PARA PROMOVER UMA CONSCIÊNCIA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, XVII ENCONTRO HUMANÍSTICO DA UFMA Ciências, Humanidades e Reconstrução Democrática, Regiane Aparecida Caire da Silva, Islanny Vitória Silvino da Silva, Lady Maria Da Conceição Ferreira, Nielly Aguiar Oliveira |
2023, OS PRIMEIROS LIVROS IMPRESSOS: discurso sobre o fim dos erros causados pelos copistas em edições de botânica., Ensaios Historiográficos: discursos, conflitos e sensibilidades., Regiane Aparecida Caire da Silva |
2022, IMMERSOS: Uma argumentação sobre a corporiedade em processo imersivo na cena intermedial durante a pandemia, Um voo sobre as Artes Cênicas: olhares, perspectivas e experiências em pesquisa, Regiane Aparecida Caire da Silva, Girlan Almeida Souza Tavares |
2016, Igreja Nossa Senhora da Vitoria de São Luís do Maranhão:considerações sobre as intervenções ocorridas entre os séculos XVIII e XX, Desenhando Palavras e Construindo Geometrias ? Espaço Escrito e Espaço Pintado no Tempo Barroco, Regiane Aparecida Caire da Silva, Marília Martha França Sousa |
2014, A gravura nos livros de botânica: do preto e branco ao colorido, Formas Imagens Sons: o Universo Cultural da História da Arte, Regiane Aparecida Caire da Silva |
2014, O livro na história da ciência:técnicas, formas e conteúdos, História da Ciência: tópicos atuais 3, Regiane Aparecida Caire da Silva, Zínia Carvalho, Fernanda Brito |
2010, Técnica de pintura na história: o tempero das cores, História da Ciência: tópicos atuais 2, Regiane Aparecida Caire da Silva |
Livros (2) |
2022, Um voo sobre as Artes Cênicas: olhares, perspectivas e experiências em pesquisa, Regiane Aparecida Caire da Silva, RICIERI CARLINI ZORZAL, Michelle Nascimento Cabral Fonseca |
2022, Um voo sobre as Artes Cênicas: olhares, perspectivas e experiências em pesquisa, Regiane Aparecida Caire da Silva, Girlan Almeida Souza Tavares |
Produção artística, literária e visual (10) |
2017, Entrelaços, Artistico, Outra, Regiane Aparecida Caire da Silva |
2017, Feminino Plural, Artistico, Outra, Regiane Aparecida Caire da Silva |
2017, 2ª VIA, Artistico, Gravura, Regiane Aparecida Caire da Silva |
2016, Uns & Outros, Artistico, Outra, Regiane Aparecida Caire da Silva |
2010, OFF Bienal 4, Artistico, Pintura, Regiane Aparecida Caire da Silva |
2009, Exposição Giiclées Artphoto, Artistico, Outra, Regiane Aparecida Caire da Silva |
2008, Off Bienal 3, Artistico, Pintura, Regiane Aparecida Caire da Silva |
2008, Galeria dos Reitores da PUC/SP, Artistico, Pintura, Regiane Aparecida Caire da Silva |
2006, Biennale 3000 Sao Paulo, Artistico, WEBART, Regiane Aparecida Caire da Silva |
2003, Retrospectiva: 18 anos pintando retratos., Artistico, Pintura, Regiane Aparecida Caire da Silva |
Produção Tecnológica (7) |
2018, Consultor(a) ad hoc da avaliação da solicitação CIENCIA-CULTURAL-02512/18 do EDITAL FAPEMA Nº 005/2018, COM CIÊNCIA CULTURAL. 2018., Regiane Aparecida Caire da Silva |
2018, Consultor(a) ad hoc da avaliação da solicitação CIENCIA-CULTURAL-02578/18 do EDITAL FAPEMA Nº 005/2018 ? COM CIÊNCIA CULTURAL., Regiane Aparecida Caire da Silva |
2018, Consultor(a) ad hoc da avaliação da solicitação CIENCIA-CULTURAL-02580/18 do EDITAL FAPEMA Nº 005/2018, COM CIÊNCIA CULTURAL., Regiane Aparecida Caire da Silva |
2018, Consultor(a) ad hoc da avaliação da solicitação CIENCIA-CULTURAL-02885/18 do EDITAL FAPEMA Nº 005/2018, COM CIÊNCIA CULTURAL., Regiane Aparecida Caire da Silva |
2018, Consultor(a) ad hoc da avaliação da solicitação CIENCIA-CULTURAL-02896/18 do EDITAL FAPEMA Nº 005/2018, COM CIÊNCIA CULTURAL, Regiane Aparecida Caire da Silva |
2018, Consultor(a) ad hoc da avaliação da solicitação CIENCIA-CULTURAL-02906/18 do EDITAL FAPEMA Nº 005/2018, COM CIÊNCIA CULTURAL, Regiane Aparecida Caire da Silva |
2018, Consultor(a) ad hoc da avaliação da solicitação CIENCIA-CULTURAL-02899/18 do EDITAL FAPEMA Nº 005/2018 ? COM CIÊNCIA CULTURAL., Regiane Aparecida Caire da Silva |
Participações em Bancas de Cursos (27) |
2023, Dissertação de Mestrado O TEATRO NA REDE: estudo dos recursos processuais da cena no contexto pandemico do coronavirus, GIRLAN ALMEIDA SOUZA TAVARES |
2022, Monografia de Graduação OS LUGARES DA MEMORIA: O MONUMENTO A BEQUIMAO E A ARTE PUBLICA DE SAO LUIS, LAIANE DA SILVA FONSECA |
2022, Monografia de Graduação CONSERVACAO PREVENTIVA EM OBRAS SOBRE PAPEL: analise visual de gravuras em acervos maranhenses., FABIANE SOUSA MOURA |
2022, Monografia de Graduação O TRABALHO XILOGRAFICO E TIPOGRAFICO DE TITA DO REGO SILVA: uma abordagem do movimento Arts And Crafts e sua relacao com a arte da impressao, FRANCINETE FERREIRA DOS SANTOS DE ALMEIDA |
2022, Dissertação de Mestrado O Teatro no World Wide Web: estudo dos recursos processuais da cena no contexto pandemico do coronavirus, GIRLAN ALMEIDA SOUZA TAVARES |
2022, Dissertação de Mestrado A FOTOGRAFIA DE SEBASTIAO SALGADO: uma proposta de trabalho com alunos do Instituto Federal do Maranhao/IFMA Campus Monte Castelo, LARA RUBIA SILVA TELES |
2022, Monografia de Graduação PATRIMONIO E ACESSIBILIDADE FISICA NO PREDIO HISTORICO DO MUSEU DE ARTES VISUAIS DE SAO LUIS DO MARANHAO, LIVIANE VANESSA OLIVEIRA DA SILVA |
2022, Monografia de Graduação A ARTE SEQUENCIAL NA EDUCACAO PARA O TRANSITO: como os quadrinhos podem contribuir na operacao Lei Seca., KELVIN VALE DOS ANJOS |
2022, Monografia de Graduação PALHACARIA, PERFORMANCE E O BRINCAR/JOGO: ABORDAGEM ENTRE AS AREAS E POSSIVEIS RELACOES ENTRE AS TEMATICAS, VICTOR ANDRADE SANTOS |
2022, Monografia de Graduação ARTES GRAFICAS NO MARANHAO: a contribuicao do tipografo Jose de Maria Correia de Frias e o contexto editorial do Oitocentos, STEFANI SOFIA VERAS CHAGAS |
2022, Monografia de Graduação ANALISE DAS CARICATURAS DE JOAO AFFONSO NO PERIODICO “A FLECHA” E SEUS DIALOGOS COM AS VESTIMENTAS LOCAIS., WANESSA ELLEN COSTA E COSTA |
2021, Dissertação de Mestrado CALEIDOSCORPOS: CRIACOES EM DANCA ENTRE ESPACOS, PRESENCAS E VIRTUALIDADES , LEONIDAS DE SOUZA SANTOS PORTELA |
2021, Monografia de Graduação HESTIAS: A presenca feminina no circo contemporaneo a comunicacao da cor no traje de cena, NUILANE RAQUEL LAGO DOS SANTOS |
2021, Monografia de Graduação MULHERES ARTISTAS: O NU FEMININO NA EXPOSICAO DO MUSEU DE ARTES VISUAIS, THAMIRES RODRIGUES LOPES |
2020, Monografia de Graduação BODY ART: Como recurso educacional para o ensino e aprendizagem nas Artes Visuais., LUDMILA PEREIRA TEIXEIRA |
2020, Monografia de Graduação O MUSEU E A ESCOLA: a relacao do estudante maranhense da Educacao Basica com o Museu Historico e Artistico do Maranhao, MARIA RAIMUNDA SANTOS RABELO DE OLIVEIRA |
2020, Monografia de Graduação GLITCH/QUEER: Processos criativos e narrativas mediadoras da exposicao D3g3n3r4d?, VICTOR HENRIQUE VIEIRA NUNES |
2020, Monografia de Graduação O AUDIOVISUAL ATRAVES DE LENTES FEMININAS: um olhar sobre a producao e a participacao de mulheres no cinema maranhense., ESTER PEREIRA SERRA |
2020, Monografia de Graduação A GRAVURA DE CICERO DIAS DO MUSEU HISTORICO E ARTISTICO DO MARANHAO: proposta metodologica de ensino e pesquisa em acervo, FLAVIA RODRIGUES DOS SANTOS |
2018, Monografia de Graduação QUEM AMA O FEIO, BONITO LHE PARECE: o feio enquanto categoria estetica representado nas xilogravuras de Oswaldo Goeldi Sao Luis, FRANCISCA ROSEMARY FERREIRA DE CARVALHO |
2018, Monografia de Graduação PAREDES & CORREDORES: consideracoes sobre a Street Art na analise das imagens do Centro de Ciencias Humanas da UFMA, LUIZ EDUARDO BRUZACA DE CARVALHO |
2018, Monografia de Graduação SERIGRAFIA E ARTE: Estudo sobre a Serigrafia enquanto Ferramenta no Processo Arte-Educativo Sao Luis, MARCOS AURELIO SANTOS SOUZA |
2017, Monografia de Graduação O ENSINO DA HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA DISCIPLINA DE ARTE: um estudo em escolas da rede publica do municipio de Sao Luis - MA, CLEIDIANE COELHO DA CONCEICAO |
2017, Monografia de Graduação “PARABENS PRA VOCE!”: um estudo sobre as festas de aniversarios infantis, em Sao Luis, Maranhao (1960 a 2000)., RISOMAR OLIVEIRA BARROS |
2017, Monografia de Graduação EFEITOS VISUAIS: a construcao de uma realidade filmica., LEONARDO CAMPOS SANTANA |
2017, Monografia de Graduação BUMBA-MEU-BOI SOTAQUE COSTA DE MAO: Analise do Projeto “O Boi vai a escola” na Unidade de Ensino Basico Honorio Odorico Ferreira em Tajipuru, ANA CAROLINA COSTA MARQUES DE MORAES |
2017, Monografia de Graduação A SERIGRAFIA COMO POSSIBILIDADE METODOLOGICA NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: a construcao da exposicao Cardume de Cores., ANTONIO ALEXANDRE RODRIGUES DE OLIVEIRA |
Trabalho de conclusão de curso (19) |
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: Um estudo sobre a oficina de artes como mediadora no processo de ensino e a aprendizagem, e sua eficiência no combate à evasão escolar da Unidade Integrada Sotero Reis. , ANDREA LOPES CABRAL , 01/2014 |
A ARTE E OS TEMAS TRANSVERSAIS: um estudo sobre as oficinas de convívio nos grupos de serviço de convivência e fortalecimento de vinculos para adolescentes de 15 ou 17 anos., CHIRLENE FERREIRA VIEIRA , 01/2014 |
AFROBRASILEIRANDO: Abordagem triangular na LDB 10.639/2003., LAURINEIA RODRIGUES NICACIO , 12/2014 |
CENTRO DE CULTURA POPULAR DOMINGOS VIEIRA FILHO: Como Espaço Educacional E Divulgador Da Cultura Popular Maranhense, MAELEIDE MORAES LOPES , 07/2015 |
CANTAR A BELEZA DA VIDA: O PAPEL DA MÚSICA NA QUALIDADE DE VIDA DO GRUPO DE IDOSOS DO CORAL VOZES DE SABEDORIA DO SESC DE SÃO LUÍS - MA, SAMMY MATIAS SOUSA , 04/2016 |
A SERIGRAFIA COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS: a construção da exposição Cardume de Cores., ANTONIO ALEXANDRE RODRIGUES DE OLIVEIRA , 07/2017 |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A LATERALIDADE: o canhoto na aprendizagem das artes, THAINARA COELHO MONTEIRO , 08/2016 |
A VOZ DO DONO: um estudo sobre os moradores de imóveis tombados do Centro Histórico de São Luís do Maranhão, INDYRA COSTA ALVES , 08/2016 |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: uma análise do Centro Histórico de São Luís- Ma a partir da prática docente no Colégio Adventista de São Luis, para alunos do Ensino Fundamental I., KARLA ANDREA SILVA DE JESUS , 01/2017 |
BUMBA-MEU-BOI SOTAQUE COSTA DE MÃO: Análise do Projeto O Boi vai à escola na Unidade de Ensino Básico Honório Odorico Ferreira em Tajipuru São Luís, ANA CAROLINA COSTA MARQUES DE MORAES , 07/2017 |
PAREDES & CORREDORES: considerações sobre a Street Art na análise das imagens do Centro de Ciências Humanas da UFMA, LUIZ EDUARDO BRUZACA DE CARVALHO , 07/2018 |
QUEM AMA O FEIO, BONITO LHE PARECE: o feio enquanto categoria estética representado nas xilogravuras de Oswaldo Goeldi, FRANCISCA ROSEMARY FERREIRA DE CARVALHO , 07/2018 |
A GRAVURA DE CÍCERO DIAS DO MUSEU HISTÓRICO E ARTÍSTICO DO MARANHÃO: proposta metodológica de ensino e pesquisa em acervo., FLAVIA RODRIGUES DOS SANTOS , 12/2020 |
O MUSEU E A ESCOLA: a relação do estudante maranhense da Educação Básica com o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, MARIA RAIMUNDA SANTOS RABELO DE OLIVEIRA , 12/2020 |
O AUDIOVISUAL ATRAVÉS DE LENTES FEMININAS: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO E A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NO CINEMA MARANHENSE, ESTER PEREIRA SERRA , 12/2020 |
HESTIAS: A presença feminina no circo contemporâneo à comunicação da cor no traje de cena, NUILANE RAQUEL LAGO DOS SANTOS , 09/2021 |
O TRABALHO XILOGRÁFICO DE TITA DO RÊGO SILVA: uma abordagem do movimento arts and crafts e sua relação com a arte da impressão., FRANCINETE FERREIRA DOS SANTOS DE ALMEIDA , 11/2022 |
ARTES GRÁFICAS NO MARANHÃO: a contribuição do tipógrafo José de Maria Correia de Frias e o contexto editorial do Oitocentos., STEFANI SOFIA VERAS CHAGAS DOS SANTOS , 01/2022 |
CONSERVAÇÃO PREVENTIVA EM OBRAS SOBRE PAPEL: ANÁLISE VISUAL DE GRAVURAS EM ACERVOS MARANHENSES, FABIANE SOUSA MOURA , 12/2022 |
Orientação em pós-graduação (5) |
Mestrado, ROSANA RIBEIRO FERNANDES, 10/2021 - , Concluída em 10/2023 |
Mestrado, GIRLAN ALMEIDA SOUZA TAVARES, 11/2020 - , Concluída em 02/2023 |
Mestrado, RÉGIS COSTA DE OLIVEIRA, 08/2015 - , Concluída em 06/2016 |
Mestrado, MONICA RODRIGUES DE FARIAS, 02/2016 - , Orientação em Andamento |
Mestrado, RUTE DE JESUS FERREIRA SILVA, 10/2023 - , Orientação em Andamento |